QUARENTENA 6º ANO MATEMÁTICA 15/04


Data de envio: 15/04
Sistema de numeração – Atividades de revisão para 6º ano
5) Efetue as adições

a) 296 + 1634 + 98 =                                     b) 109 + 432 + 7482 =
c) 48 + 16409 + 287 = 
                                             d) 31 + 1487 + 641 + 109 =

6) Determine a soma do número 273 com o seu sucessor


7) Um objeto custa R$ 415.720,00. O comprador terá ainda R$ 28.912,00 de despesa de frete. Quanto o comprador vai pagar?


8) Ao receber o meu salário paguei R$ 437,12 de aluguel, R$ 68,14 de impostos. R$ 1.089,67 de gastos com alimentação e ainda me sobraram R$ 749,18. Quanto recebi de salário?


9) Um menino estuda 2 horas e 45 minutos pela manhã e 4 horas e 30 minutos à tarde. Quantos minutos estuda diariamente?


10) Um automóvel passou pelo quilômetro 435 de uma rodovia. Ele ainda deverá percorrer 298 quilômetros até chegar ao seu destino. Quantos quilômetros da estrada vai percorrer para chegar ao destino?


11) Em 1990 o Brasil vendeu para o exterior 283.356 veículos e, em 1991, essa venda foi de 345.760 veículos. Quantos veículos o Brasil vendeu para o exterior nesses dois anos?


12) Uma empresa tem sede em São Paulo e filiais em outros estados. Na sede trabalham 316 pessoas e nas filiais 1098 pessoas. Quantas pessoas trabalham nessa empresa?


13) Em um condomínio, há 675 lotes já vendidos e 1095 lotes para vender. Quantos lotes de terreno há nesse condomínio?

14) Uma escola funciona em dois turnos. No turno matutino há 1407 alunos e no turno vespertino há 1825 alunos. Quantos alunos estudam nessa escola?

15) Uma empresa produziu no primeiro trismestre 6905 peças. no segundo trimestre, a mesma empresa produziu 795 peças a mais que no primeiro trimestre. Nessas condições:

a) Quantas peças a empresa produziu no segundo trimestre?

b) Quantas peças a empresa produziu no semestre?


18) Calcule:

a) 1705 + 395 =                                 b) 11.048 + 9.881 =                           c) 4.907 + 62.103 =
d) 275.103 + 94.924 =                       e) 545 + 2.298 + 99 =                        f) 7.502 + 209.169 + 38.425 = 

Quiz sobre sistema de numeração decimal – 6º ano
Questão 1 - Considere o número 8253. Coloque um zero entre dois dos algarismos e obtenha o maior número possível.
(A) 80253                               (B) 82053
(C) 82503                               (D) 82530
Questão 2 - A Lua, do latim Luna, é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 384.405 quilômetros do nosso planeta. Ao separar este número em classes, quantas classes ele possui?
(A) 2 classes                           (B) 3 classes
(C) 4 classes                           (D) 6 classes
Questão 3 - Um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano e a velocidade da luz é de, aproximadamente, 300 000 km por segundo. Sendo assim, em 1 ano, a luz percorre 9 460 000 000 000 km. Como se lê esse número?
(A) Nove milhões e quarenta e seis mil                      (B) Nove milhões e quatrocentos e sessenta mil
(C) Nove bilhões e quarenta e seis milhões               (D) Nove trilhões e quatrocentos e sessenta bilhões
Questão 4 - Qual o valor posicional do algarismo 7 escrito no número 257885?
(A) 7                                                  (B) 70
(C) 700                                               (D) 7000
Questão 5 - Veja a seguir, os quatros países com maior área territorial, em quilômetros quadrados. A partir destes dados, determine qual o menor país, em área territorial.
País
Área
China
9 572 900
Estados Unidos
9 372 614
Federação Russa
17 075 400
Canadá
9 970 610

 (A) Canadá                (B) China                    (C) Estados Unidos               (D) Federação Russa
Questão 6 - Deise foi fazer compras em uma loja de roupas e esqueceu o seu cartão de crédito, por isso ela utilizou o cheque para fazer o pagamento das compras. O valor total foi de R$ 12.368,00. Como ela deverá escrever este valor por extenso no cheque?
(A) Dez mil, trezentos e setenta e oito reais                         (B) Doze mil, trezentos e sessenta e oito reais
(C) Cento e doze mil, sessenta e oito reais                           (D) Cento e vinte e três mil, sessenta e oito reais
Questão 7 – Qual o menor e o maior número formado por estes três algarismos 5, 3 e 9, sem repeti-los.
(A) 353 e 593                         (B) 359 e 953
(C) 395 e 959                         (D) 539 e 999
Questão 8 - Usando somente as teclas 1, 0 e + da calculadora, como podemos representar o número 2304?
(A)1000 + 100 + 100 + 1 + 1 + 1 + 1                                   (B)1000 + 1000 + 100 + 100 + 1 + 1
(C)1000 + 1000 + 100 + 100 + 100 + 1 + 1              (D)1000 + 1000 + 100 + 100 + 100 + 1 + 1 + 1 + 1

Questão 9 - O resultado do Censo 2010 indica que a população brasileira é de cento e noventa milhões, setecentos e trinta e dois mil e seiscentos e noventa e quatro pessoas. Utilizando algarismos, o total de habitantes do Brasil é de:
(A) 19.073.294                       (B) 19.732.694
(C)190.732.694                      (D)190.964.094
Questão 10 - Dentre os números 7502, 2845, 6531, 7054, 3052, 70 563 e 41 500, quantos têm o algarismo 5 ocupando a ordem das centenas?
(A) 2 números                                    (B) 3 números
(C) 4 números                                    (D) 5 números
Questão 11 - Seguindo as pistas, descubra que número representa:
Pistas:
• O algarismo das unidades é 1;
• O algarismo das dezenas é o dobro do algarismo das unidades;
• O algarismo das centenas é o dobro do algarismo das dezenas;
• O algarismo dos milhares é o dobro do algarismo das centenas.
(A) 1248                                 (B) 2221
(C) 2461                                 (D) 8421
Questão 12 - O Pico 31 de Março, no estado do Amazonas, com aproximadamente 2.992 metros, é dos picos mais altos do Brasil. Que valor representa cada algarismo do número 2.992?
(A) 2=centena de milhar, 9=centena simples, 9=dezena simples e 2=unidade simples.
(B) 2=dezena de milhar, 9=centena simples, 9=dezena simples e 2=unidade simples.
(C) 2=unidade de milhar, 9=centena simples, 9=dezena simples e 2=unidade simples.
(D) 2=unidade de milhão, 9=centena de milhar, 9=dezena de milhar e 2=unidade de milhar









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