Projeto Quem sabe canta, quem não sabe dança

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E CULTURA

 

 

 

 

 

 

QUEM SABE CANTA, QUEM NÃO SABE DANÇA

 

                                            ITAMARAJU, BAHIA

                                                         2020

 

1º DESAFIO “QUEM SABE CANTA, QUEM NÃO SABE DANÇA”

“A música é o instrumento educacional

mais potente do que qualquer outro”.[1]

 

INTRODUÇÃO

O sistema de educação pública é um segmento situado no campo da complexidade e prescinde do contexto social, local, econômico e político dos agentes envolvidos – discentes, docentes e outros profissionais da educação – para que tenha o poder de exercer sua função: formar cognitiva e emocionalmente os educandos para o exercício de sua cidadania, reconhecendo que são seres compostos de direitos e deveres. No entanto, para que a escola pública tenha a capacidade de se tornar um elemento de cidadania, de minimização dos efeitos da desigualdade social e promova a justiça social de forma gratuita e equânime para todos, faz-se necessário que os responsáveis pela promoção da educação estejam atentos às mudanças que ocorrem no contexto local e no entorno.

          Nesse momento, as escolas enfrentam uma situação singular, na qual todos os agentes envolvidos nesse processo tiveram que se reinventar para atenuar os prejuízos causados pelo afastamento social em função da pandemia de coronavírus. Essa situação incomum, que impele o processo educativo através dos meios midiáticos precisa tornar-se envolvente e produtiva para os estudantes e, por essa razão os professores responsáveis pelo componente curricular Arte desenvolveram o projeto “Quem sabe canta, quem não sabe dança”, no qual o estudante gravará um vídeo cantando ou dançando uma música que ficará a seu critério, seguindo as orientações que posteriormente serão discriminadas aqui. A música como elemento artístico será trabalhada como subsídio para o desenvolvimento da linguagem oral e corporal do estudante, bem como para demonstração de suas emoções, porque

a música, tem o poder de acalmar e disciplinar uma criança, portanto facilita a aprendizagem, seja ela formal ou no âmbito familiar. Ela é um dos estímulos mais potentes para os circuitos do cérebro, além de ajudar no raciocínio lógico matemático, contribui para a compreensão da linguagem e para o desenvolvimento da comunicação. Atua nos dois hemisférios do cérebro. O direito que é criativo e intuitivo e o esquerdo que é lógico e sequencial.[2]

 

          Partindo dessa premissa, compreende-se que a música, resguardadas as suas especificidades pode ser uma ferramenta muito eficaz no processo de educação pelo seu poder de estimular o cérebro e contribuir para o desenvolvimento no que se refere ao aspecto cognitivo e emocional.

 

JUSTIFICATIVA

Em tempos de quarentena por motivo da pandemia do novo corona vírus, os professores de todo o Brasil se depararam com uma situação atípica e tiveram que repensar sua prática pedagógica para atender a demanda de um contexto que impossibilita a aula presencial. Diante dessa realidade, os professores de todos os componentes curriculares têm utilizado o ambiente virtual para a proposição de aulas, com a finalidade de amenizar os efeitos da pandemia no processo ensino-aprendizagem.

Entretanto, o distanciamento e a impessoalidade do ambiente virtual tendem a dificultar o entendimento dos conteúdos programáticos por parte do corpo discente. Diante do exposto, os professores do Componente Curricular Arte, pensaram na elaboração de um projeto intitulado “Quem sabe canta, quem não sabe dança”, no qual o aluno gravará um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer estilo e ritmo, desde que não faça apologia à droga, sexo e violência.

 

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

ü  A elaboração do projeto “Quem sabe canta, quem não sabe dança” objetiva tornar mais dinâmicas as aulas de Arte e promover uma relação mais interativa entre docentes e discentes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Propiciar a pesquisa sobre diversificados estilos musicais;

ü  Estimular o raciocínio e a atenção em relação ao texto escrito (música);

ü  Proporcionar o desenvolvimento da linguagem corporal através da dança;

ü  Desenvolver a percepção auditiva, corporal e memória musical;

ü  Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais apresentadas pelos discentes;

ü  Criar oportunidades de cultura e lazer para os estudantes, diminuindo o estresse desse momento tão conturbado;

ü  Promover a análise das letras das músicas para que interpretem e cheguem a conclusão sobre a temática e mensagem apresentadas pelas mesmas, desconsiderando as que promovem apologia a droga, sexo e violência;

ü  Reconhecer a música como um texto que pode ser lido e interpretado.

 

METODOLOGIA

O desenvolvimento do projeto “Quem sabe canta, quem não sabe dança” seguirá as seguintes etapas:

     I.        Todos os alunos e alunas do Ensino Fundamental Anos Finais da Sede e Campo poderão participar;

    II.        Cada ano/série competirá somente entre si, ou seja, os alunos do sexto ano competirão com os alunos do sexto, alunos do sétimo ano com alunos do sétimo ano, e assim por diante;

  III.        A classificação dar-se-á da seguinte forma:

ü  A primeira etapa será eliminatória e ocorrerá na escola, através de uma comissão julgador que selecionará somente uma apresentação dentre as melhores indicadas pelos professores do componente curricular;

ü  A segunda etapa, também eliminatória, ocorrerá entre os finalistas de cada unidade escolar, com premiação para os três primeiros lugares.

  IV.        O desafio consiste em o (a) aluno (a) gravar um vídeo cantando ou dançando uma música de qualquer ritmo (pagode, forró, samba, gospel, axé, sertanejo, rock, fank, rap, etc)

   V.        O vídeo deverá ser gravado em casa e não em locais públicos;

  VI.        Iniciar o vídeo apresentando o nome do(a) aluno (a), o ano que cursa e a unidade escolar a que pertence;

VII.        O aluno deverá aparecer no vídeo com a camisa do uniforme da escola, no momento da gravação;

VIII.        O período para a realização da etapa escolar será 01 de Outubro a 27 de Outubro

  IX.        O aluno (a) poderá ser desclassificado caso não seguir as descrições deste regulamento;

   X.        Os professores de Arte deverão encaminhar em 28 a 30/10/2020 à Articulação de área os vídeos que foram selecionados;

  XI.        Os vídeos e fotos dos campeões 1º, 2º e 3º lugar após autorização serão divulgados nas redes sociais.

XII.        Na semana de 02 a 06/11/2020 será para a etapa final onde os alunos serão julgados pela comissão da Secretaria de Eduçação.

XIII.        Na semana de 09 a 13/11/2020 será divulgado os vencedores

 

 

AVALIAÇÃO

          A avaliação do projeto “Quem sabe canta, quem não sabe dança” permeará toda sua execução, tendo em vista que, se fará presente em todas as suas etapas e mensurará todos os envolvidos. Os critérios de avaliação para os estudantes serão:

ü  Interação no processo de divulgação do projeto, no sentido de compreender todas as etapas e sanar todas as dúvidas;

ü  Contribuir no esclarecimento para os estudantes que dispuserem de menos acesso aos meios tecnológicos;

ü  Envolvimento na realização do projeto;

ü  Envio do vídeo na data pré-estabelecida pela escola;

ü  Respeito aos critérios e orientações determinados pela metodologia do projeto;

ü  Zelo e capricho na gravação e edição do vídeo;

 

Ao final da execução do desafio em 30 de Outubro, todos os atores envolvidos participarão de uma avaliação para mensurarem o desenvolvimento e a eficácia do trabalho no processo educativo, sinalizando seus aspectos positivos e negativos e será realizada uma autoavaliação para que cada um possa identificar a sua participação e contribuição no desenvolvimento desse projeto. Espera-se que esse planejamento coletivo promova a interação e a aprendizagem dos estudantes, tornando as aulas de Arte mais prazerosa e significativa através dos recursos possíveis nesse momento de afastamento social e que todos os estudantes sejam contemplados.

 

 

                                                                                  ARTICULADORA DE ARTE

                                                                             Valdirene Soares de Almeida Pires

 

REFERÊNCIAS

 

https://oportaln10.com.br/qual-a-importancia-da-musica-na-vida-da-crianca-e-que-efeito-faz-para-o-bebe-24721/

 

http://www.vidamaterna.com/a-importancia-da-musica-na-educacao-das-criancas/



[1]https://oportaln10.com.br/qual-a-importancia-da-musica-na-vida-da-crianca-e-que-efeito-faz-para-o-bebe-24721/

[2]http://www.vidamaterna.com/a-importancia-da-musica-na-educacao-das-criancas/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário