Projeto MATEMATICANDO

 

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PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU                                                                                    

  SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPORTE E CULTURA

 COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Anos Finais

 

 

 

 

 

 

MATEMATICANDO

Projeto de Matemática para

os anos finais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Itamaraju – 2018

 

Professores que participaram de forma direta e indireta na execução desse projeto:

 

Alexsandra Chagas

Aloisio Ribeiro

André Luiz Alves de Souza

Carlos Gilvandro Lopes Marotinho

Cláudio José de Jesus

Cleudes da S. Carneiro

Cleutides de Brito Silva

Deolizan Pereira da Silva Neto

Diego Rodrigues Loyola

Diogo Silva de Souza

Eligia Lima dos Santos Silva

Gustavo Souza de Melo

Ibys Alves dos Santos

Jáira Soares de Oliveira

Josiane Dal’Bó Sant’Anna

Jucilene da Conceição Vieira

Lolita Cancela

Lusiedson Moreira Barbosa

Maria de Fátima Pereira do Prado (articuladora substituta)

Maria do Carmo Nobre da Silva Batista

Niciaria Soares Mota

Orlando de Oliveira Novais

Reginaldo Souza Santos

Rita de Cássia Borges Moreira

Tânia Oliveira Silva

Waldir Pinto (articulador do componente)

Wandres Marinho Nascimento

Zilma Dias silva

              

 

 

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:

Aplicação: III e IV Unidade/2018

Cronograma: de 08 de outubro a 20 de novembro

Município: Itamaraju-Bahia

Público alvo: alunos da Rede Pública Municipal de Itamaraju dos Anos Finais do Ensino Fundamental II

Escolas envolvidas: Escola Municipal Reitor Edgard Santos, Escola Municipal José de Anchieta, Escola Municipal Novo Prado, Escola Municipal Benedita Malaquias, Escola Municipal Maria D’Ajuda, Escola Municipal Liberdade, Escola Municipal Urbis II, Escola Municipal Sizaltina Barbosa dos Santos, Escola Municipal Presidente Médici, Escola Municipal Otávio Mangabeira.

Cada escola apresentará o projeto na forma de uma mostra ou feira, de acordo aos trabalhos desenvolvidos ao longo do percurso.

 

2. APRESENTAÇÃO

O projeto apresenta possibilidades de promover atividades em que os alunos, de maneira lúdica, prazerosa, crítica e criativa sejam estimulados a compreender os conceitos, os procedimentos e as estratégias matemáticas que permita o desenvolvimento nos estudos posteriores, adquirindo a capacidade de buscar seu próprio conhecimento a partir da realidade em que vive.

 

3. JUSTIFICATIVA

Diante as dificuldades dos alunos na leitura, escrita e na resolução de situações problemas, envolvendo as quatro operações do conhecimento matemático, fez-se necessário desenvolver atividades diversificadas para resgatar a autoestima no campo cognitivo dos saberes da linguagem e raciocínio lógico matemático. 

Diante da necessidade de ensinar Matemática de forma lúdica e prazerosa, desenvolvendo o raciocínio lógico, estimulando o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Os educadores matemáticos, devem procurar alternativas para aumentar a motivação na aprendizagem, desenvolvendo a autoconfiança, concentração, atenção, raciocínio lógico e senso cooperativo.

D’ Ambrósio (1991, p.1) afirma que “[...] há algo errado com a Matemática que estamos ensinando. O conteúdo que tentamos passar adiante através dos sistemas escolares é obsoleto, desinteressante e inútil”. As palavras deste autor evidenciam a necessidade de se abandonar o tradicionalismo, isto é, a visão da Matemática como disciplina que desperta ansiedade e medo no alunado, além de apresentar o maior índice de reprovação nas escolas. Evidenciam, também, a urgência de uma reflexão acerca de novas estratégias pedagógicas que contribuam para a facilitação do processo de ensino aprendizagem dessa disciplina, ao mesmo tempo em que estimulem nos alunos o pensamento independente, o que lhes permitirá a utilização de recursos e instrumentos úteis no seu cotidiano.

Pensando na importância da Matemática, na vida diária dos cidadãos, é que nos empenhamos num trabalho voltado para o lúdico, competitivo e artístico, desmistificando a disciplina e dar nova roupagem às práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano escolar do nosso município.

 

4. OBJETIVOS

4.1. OBJETIVO GERAL

Desenvolver a linguagem matemática de forma lúdica.

 

4.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS

· Proporcionar ao aluno atividades lúdicas e desafiadoras;

· Estimular o gosto pela Matemática através de jogos educativos;

· Favorecer o desenvolvimento de atitudes de segurança para resolver problemas.

· Ampliar a capacidade de calcular por meio do cálculo mental.

· Ampliar a capacidade criativa através da elaboração de jogos

· Desenvolver o raciocínio-lógico

· Estabelecer diferentes procedimentos de contagem

 

Conteúdos abordados:

. Sistema de numeração

. Operações com números naturais

. Figuras geométricas

. Potenciação e radiciação

. Tabelas e gráficos

. Números positivos e negativos

. Ângulos

. Conjuntos numéricos

. Equações

. Monômios e polinômios

. Funções

. Medidas

. Outros

Serão apresentados através de gráficos, jogos, desafios, pegadinhas, painéis, desfile, paródia, poemas, cordel, dobraduras, coreografia, jogos, tangran, tabuada, outros.

 

 

 

 

5. METODOLOGIA

 

O projeto propõe a leitura e interpretação através de procedimentos aplicados de forma planejada, contínua, progressiva e organizada da seguinte maneira:

* Mobilizar direção, coordenação pedagógica, professores e alunos para a importância da leitura e interpretação em todas as áreas do conhecimento, especificamente em Matemática;

* Interpretação das mais diversos jogos matemáticos;

Para desenvolver esse trabalho, com a intenção de tornar as atividades mais atrativas e ao mesmo tempo enriquecedoras para a aprendizagem dos alunos, várias ações serão desenvolvidas, tais como:

         Apresentação do projeto para os alunos;

         Aplicação de atividades desenvolvidas a partir dos conteúdos aplicados;

         Aplicação de atividades diversificadas envolvendo os conteúdos estudados;

         Jogos didáticos variados (xadrez, dama, jogo da memória, baralho, trilha, sudoku dominó, outros). Todos envolvendo tabuada e outros assuntos matemáticos;

          Confecção de painéis com gráficos e outros atributos matemáticos;

         Criação de paródias, coreografias, dobraduras, desenhos, outros. Todos voltados para a área matemática.

         Desfile de figuras geométricas 

 

6. DESENVOLVIMENTO

Ao longo do percurso as atividades serão apresentadas e desenvolvidas de acordo com o cronograma.

Cada escola, apresentará o que os professores de Matemática trabalharam ao longo do percurso, que supor ser mais aprazível e o que os demais colegas produziram interdisciplinarmente.

Assim distribuído:

Escola

Professores

Modalidades a ser apresentada

Data da culminância

BENDITA MALAQUIAS

Jáira  Niciaria

Parodia

Desfile

Desenho (formas geométricas)

Circuito matemático 

Jogo da velha

Corrida da bexiga

Corrida da água

Cara na farinha

Jogo sobe e desce

Descobrindo objetos geométricos

Trilha numérica

Tangran

Outros

09 e 10/10

JOSÉ DE ANCHIETA

Wandres, Claudio

Ibys

Desfile geométrico

Coreografia

Histórico e invenções de Arquimedes

Dominó das frações

Roleta das equações

Jogos de raciocínio lógico.

Pesquisas variadas

Jogos de cálculos diversos

14/11

 

 

 

 

 

LIBERDADE

 

 

 

Oralndo, Cleutides  Jucilene

Mosaico

Eneagramas

Pirâmide alimentar

Atletismo (velocidade média)

Cálculo do IMC

Pirâmides do Egito

Censo demográfico

Gráficos

Paródias

Poemas

Piadas de raciocínio

Tabuleiros

Operações matemáticas- resultados em inglês.

Soletrando matemático.

25/10

MARIA D’AJUDA

Carlos

Diogo

Jogos

 IMC

Paródia

Outros

 

 

20/11

NOVO PRADO

Lusiedson, André Luiz, Deolizan Neto e Ibys

Dominó da tabuada

Biografia de alguns matemáticos

Jogos matemáticos

Poliedros (mundo das formas)

Teodolito

Gráficos

Maquete (projeto de arquitetura)

Tabuleiro de pregos (geoplano)

IMC (cálculo)

Matematizando os efeitos sonoros

Planejamento financeiro

08/11

OTÁVIO MANGABEIRA

Diego,

Rita

 Jackson

Jogos envolvendo as quatro operações

Curiosidades matemáticas

Mosaicos

Exposição geométrica 

Gráficos

Jogos diversos

Desfile geométrico

Paródia

Outros

09/11

PRESIDENTE MÉDICI

Tânia,

Zilma, Alexsandra, Maria do Carmo, Wandres  Niciaria

jogos diversos

Coreografias

Desfile

Parodias

Exposição de trabalhos

Dominó da tabuada

Jogo da velha da tabuada

Mosaico da tabuada

Jogo do pião da tabuada

Dominó fração

Dominó potência

Dominó radiciação

Bingo da tabuada Jogo da velha

09/11

REITOR E. SANTOS

Aloisio, Lolita, Josiane

Claudio

Xadrez vivo

Tangran

Poliedros

História dos números

Histórico e invenções de Arquimedes

História em quadrinhos com os números inteiros

Poemas e paródias

A lemda do Tsuru (dobraduras)

08/11

SIZALTINA BARBOSA

Reginaldo Eligia

Operações (pirâmides)

Retas numéricas

Coreografia(polígonos)

Xadrez

Jogos(trilha)

Formação resolutiva (painel)

Paródias

06/11

URBIS II

Gustavo  Cleudes

Apresentação da II FICEU (Feira de Iniciação cientifica)

Dama

Xadrez

Dominó envolvendo as quatro operações

A torre hanoi

Jogo da trilha

Mosaico

Exposição de maquete

Palestra

Demonstração de frações com material concreto

Pescaria matemática

11/10

 

As demais disciplinas estarão envolvidas dando contribuição no projeto proposto de acordo suas atribuições:

Artes – Mosaico (painel), teatro, desfile, outros

Educação Física - A matemática no esporte, gincana, coreografia,

Língua Portuguesa – paródias, poesia, cordel, acróstico

História – História dos números, grandes matemáticos (caracterização, biografia)

Ciências – medidas, gráficos

Inglês – números em inglês

Geografia – censo demográfico do bairro, arredores da escola, de Itamaraju, gráficos

 

 

7. RECURSOS

. Papéis variados

. Datashow,

. Som e caixa de som

. Microfone

.Pen drive

. Material reciclável

. Material de pintura (tintas, lápis de cor)

. Fita adesiva

. TNT

. Cola branca e quente

. Outros

 

8. CULMINÂNCIA

As escolas ficarão responsáveis pelas apresentações de forma que permita uma análise dos trabalhos apresentados embasados na aprendizagem dos alunos, nas datas agendadas. Assim cada grupo realizará uma apresentação para os seus colegas, visitantes e demais presentes de acordo a modalidade de conhecimento trabalhada.

O evento se ocorrerá da seguinte forma:

. Abertura, fala da direção e professores, apresentação dos visitantes

. Apresentações (poemas, paródias, cordéis, coreografias, desfiles, outros)

. Exposição dos trabalhos (visitas as salas ou stands)

. Atividades competitivas e premiações

 

 

9. AVALIAÇÃO

A avaliação do projeto ocorrerá durante todo o processo de seu desenvolvimento, envolvendo a observação direta do professor. As atividades de produção, tanto escrita como oral, desenvolvidas pelos alunos, serão consideradas. Também serão alvos das nossas observações, os avanços obtidos e demostrados pelos alunos no decorrer e no final do projeto.

As atividades serão desenvolvidas em dupla ou em grupos, proporcionando aos alunos oportunidade de ouvir, discutir e refletir sobre a opinião dos colegas, facilitando o exercício de verificação e entendimento dos temas trabalhados.

Um fator de extrema importância é a relação professor e alunos, onde o aluno ao se expressar, demonstra o conhecimento adquirido e a sua compreensão do conteúdo.

Levar em consideração o interesse dos alunos, pois a Matemática tem aplicações notáveis em outras ciências. Os alunos serão avaliados pelo seu envolvimento e participação nas atividades propostas.

 

Sugestão para avaliar o trabalho

 

 

Planilha de avaliação da participação nos trabalhos apresentados na feira/mostra

 

Aluno:........................................................................................................................................

Valor:  2,0 (sugestão)

 

Critérios avaliados

N

QN

AV

S

O

Resultado final

1

Participa na elaboração do trabalho

 

2

 Assiduidade

 

3

Participação individual

 

4

Participação coletiva

 

 

 

 

 

 

5

Conduta diante das normas

 

6

Relacionamento com os colegas

 

7

Respeita outras ideias e opiniões

 

8

Participa das atividades propostas

 

9

Apresenta cooperação com os colegas

 

10

Conhecimento na(s) atividade(s)

 

Legenda: N = Nunca; QN = Quase Nunca; AV =Algumas vezes; S= Sempre;

 O = Outros

Total

 

Obs. Cada item valerá 0,04

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