SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPORTE E CULTURA
COORDENAÇÃO DO
ENSINO FUNDAMENTAL
Anos Finais
MATEMATICANDO
Projeto de Matemática para
Itamaraju – 2018
Professores
que participaram de forma direta e indireta na execução desse projeto:
Alexsandra
Chagas
Aloisio
Ribeiro
André
Luiz Alves de Souza
Carlos
Gilvandro Lopes Marotinho
Cláudio
José de Jesus
Cleudes
da S. Carneiro
Cleutides
de Brito Silva
Deolizan
Pereira da Silva Neto
Diego
Rodrigues Loyola
Diogo
Silva de Souza
Eligia
Lima dos Santos Silva
Gustavo
Souza de Melo
Ibys
Alves dos Santos
Jáira
Soares de Oliveira
Josiane
Dal’Bó Sant’Anna
Jucilene
da Conceição Vieira
Lolita
Cancela
Lusiedson
Moreira Barbosa
Maria
de Fátima Pereira do Prado (articuladora
substituta)
Maria
do Carmo Nobre da Silva Batista
Niciaria
Soares Mota
Orlando
de Oliveira Novais
Reginaldo
Souza Santos
Rita
de Cássia Borges Moreira
Tânia
Oliveira Silva
Waldir
Pinto (articulador do
componente)
Wandres
Marinho Nascimento
Zilma
Dias silva
1.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
Aplicação: III e IV
Unidade/2018
Cronograma: de 08 de
outubro a 20 de novembro
Município: Itamaraju-Bahia
Público alvo: alunos da Rede
Pública Municipal de Itamaraju dos Anos Finais do Ensino Fundamental II
Escolas envolvidas: Escola Municipal Reitor Edgard
Santos, Escola Municipal José de Anchieta, Escola Municipal Novo Prado, Escola
Municipal Benedita Malaquias, Escola Municipal Maria D’Ajuda, Escola Municipal Liberdade,
Escola Municipal Urbis II, Escola Municipal Sizaltina Barbosa dos Santos,
Escola Municipal Presidente Médici, Escola Municipal Otávio Mangabeira.
Cada escola apresentará o projeto na forma de uma
mostra ou feira, de acordo aos trabalhos desenvolvidos ao longo do percurso.
2.
APRESENTAÇÃO
O projeto apresenta possibilidades de
promover atividades em que os alunos, de maneira lúdica, prazerosa, crítica e
criativa sejam estimulados a compreender os conceitos, os procedimentos e as
estratégias matemáticas que permita o desenvolvimento nos estudos posteriores,
adquirindo a capacidade de buscar seu próprio conhecimento a partir da realidade
em que vive.
3.
JUSTIFICATIVA
Diante
as dificuldades dos alunos na leitura, escrita e na resolução de situações
problemas, envolvendo as quatro operações do conhecimento matemático, fez-se
necessário desenvolver atividades diversificadas para resgatar a autoestima no
campo cognitivo dos saberes da linguagem e raciocínio lógico matemático.
Diante
da necessidade de ensinar Matemática de forma lúdica e prazerosa, desenvolvendo
o raciocínio lógico, estimulando o pensamento independente, a criatividade e a
capacidade de resolver problemas. Os educadores matemáticos, devem procurar
alternativas para aumentar a motivação na aprendizagem, desenvolvendo a
autoconfiança, concentração, atenção, raciocínio lógico e senso cooperativo.
D’
Ambrósio (1991, p.1) afirma que “[...] há algo errado com a
Matemática que estamos ensinando. O conteúdo que tentamos passar adiante
através dos sistemas escolares é obsoleto, desinteressante e inútil”. As
palavras deste autor evidenciam a necessidade de se abandonar o tradicionalismo,
isto é, a visão da Matemática como disciplina que desperta ansiedade e medo no
alunado, além de apresentar o maior índice de reprovação nas escolas.
Evidenciam, também, a urgência de uma reflexão acerca de novas estratégias
pedagógicas que contribuam para a facilitação do processo de ensino
aprendizagem dessa disciplina, ao mesmo tempo em que estimulem nos alunos o
pensamento independente, o que lhes permitirá a utilização de recursos e
instrumentos úteis no seu cotidiano.
Pensando na importância da
Matemática, na vida diária dos cidadãos, é que nos empenhamos num trabalho
voltado para o lúdico, competitivo e artístico, desmistificando a disciplina e
dar nova roupagem às práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano escolar do
nosso município.
4.
OBJETIVOS
4.1.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver a linguagem matemática de forma lúdica.
4.2.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Proporcionar ao aluno atividades lúdicas e desafiadoras;
·
Estimular o gosto pela Matemática através de jogos educativos;
·
Favorecer o desenvolvimento de atitudes de segurança para resolver problemas.
· Ampliar a
capacidade de calcular por meio do cálculo mental.
· Ampliar a capacidade
criativa através da elaboração de jogos
· Desenvolver o
raciocínio-lógico
· Estabelecer
diferentes procedimentos de contagem
Conteúdos
abordados:
. Sistema de numeração
. Operações com números naturais
. Figuras geométricas
. Potenciação e radiciação
. Tabelas e gráficos
. Números positivos e negativos
. Ângulos
. Conjuntos numéricos
. Equações
. Monômios e polinômios
. Funções
. Medidas
. Outros
Serão
apresentados através de gráficos, jogos, desafios, pegadinhas, painéis,
desfile, paródia, poemas, cordel, dobraduras, coreografia, jogos, tangran,
tabuada, outros.
5.
METODOLOGIA
O
projeto propõe a leitura e interpretação através de procedimentos aplicados de
forma planejada, contínua, progressiva e organizada da seguinte maneira:
*
Mobilizar direção, coordenação pedagógica, professores e alunos para a
importância da leitura e interpretação em todas as áreas do conhecimento,
especificamente em Matemática;
*
Interpretação das mais diversos jogos matemáticos;
Para desenvolver esse trabalho, com a intenção de
tornar as atividades mais atrativas e ao mesmo tempo enriquecedoras para a
aprendizagem dos alunos, várias ações serão desenvolvidas, tais como:
•
Apresentação do projeto para os alunos;
•
Aplicação de atividades desenvolvidas a partir dos
conteúdos aplicados;
•
Aplicação de atividades diversificadas
envolvendo os conteúdos estudados;
•
Jogos didáticos variados (xadrez, dama, jogo da
memória, baralho, trilha, sudoku dominó, outros). Todos envolvendo tabuada e
outros assuntos matemáticos;
•
Confecção de painéis com gráficos e outros atributos matemáticos;
•
Criação de paródias, coreografias, dobraduras,
desenhos, outros. Todos voltados para a área matemática.
•
Desfile de figuras geométricas
6.
DESENVOLVIMENTO
Ao longo do percurso as atividades serão
apresentadas e desenvolvidas de acordo com o cronograma.
Cada escola, apresentará o que os professores de
Matemática trabalharam ao longo do percurso, que supor ser mais aprazível e o
que os demais colegas produziram interdisciplinarmente.
Assim distribuído:
Escola |
Professores |
Modalidades
a ser apresentada |
Data da
culminância |
BENDITA
MALAQUIAS |
Jáira Niciaria |
Parodia Desfile Desenho (formas
geométricas) Circuito
matemático Jogo da velha Corrida da bexiga Corrida da água Cara na farinha Jogo sobe e
desce Descobrindo
objetos geométricos Trilha numérica Tangran Outros |
09 e 10/10 |
JOSÉ DE ANCHIETA |
Wandres,
Claudio Ibys |
Desfile geométrico Coreografia Histórico e invenções de Arquimedes Dominó das frações Roleta das equações Jogos de raciocínio lógico. Pesquisas variadas Jogos de cálculos diversos |
14/11 |
LIBERDADE |
Oralndo,
Cleutides Jucilene |
Mosaico Eneagramas Pirâmide
alimentar Atletismo
(velocidade média) Cálculo do IMC Pirâmides do
Egito Censo
demográfico Gráficos Paródias Poemas Piadas de
raciocínio Tabuleiros Operações
matemáticas- resultados em inglês. Soletrando
matemático. |
25/10 |
MARIA D’AJUDA |
Carlos Diogo |
Jogos IMC Paródia Outros |
20/11 |
NOVO PRADO |
Lusiedson,
André Luiz, Deolizan Neto e Ibys |
Dominó da
tabuada Biografia de
alguns matemáticos Jogos
matemáticos Poliedros
(mundo das formas) Teodolito Gráficos Maquete
(projeto de arquitetura) Tabuleiro de
pregos (geoplano) IMC (cálculo) Matematizando
os efeitos sonoros Planejamento
financeiro |
08/11 |
OTÁVIO MANGABEIRA |
Diego, Rita Jackson |
Jogos envolvendo as quatro operações Curiosidades matemáticas Mosaicos Exposição geométrica Gráficos Jogos diversos Desfile geométrico Paródia Outros |
09/11 |
PRESIDENTE
MÉDICI |
Tânia, Zilma,
Alexsandra, Maria do Carmo, Wandres
Niciaria |
jogos diversos Coreografias Desfile Parodias Exposição de trabalhos Dominó da tabuada Jogo da
velha da tabuada Mosaico
da tabuada Jogo do
pião da tabuada Dominó
fração Dominó
potência Dominó
radiciação Bingo da
tabuada Jogo da velha |
09/11 |
REITOR E. SANTOS |
Aloisio, Lolita, Josiane Claudio |
Xadrez vivo Tangran Poliedros História dos números Histórico e invenções de Arquimedes História em quadrinhos com os números inteiros Poemas e paródias A lemda do Tsuru (dobraduras) |
08/11 |
SIZALTINA
BARBOSA |
Reginaldo
Eligia |
Operações
(pirâmides) Retas numéricas Coreografia(polígonos) Xadrez Jogos(trilha) Formação
resolutiva (painel) Paródias |
06/11 |
URBIS II |
Gustavo Cleudes |
Apresentação da II FICEU (Feira de Iniciação
cientifica) Dama Xadrez Dominó envolvendo as quatro operações A torre hanoi Jogo da trilha Mosaico Exposição de maquete Palestra Demonstração de frações com material concreto Pescaria matemática |
11/10 |
As demais disciplinas estarão envolvidas dando
contribuição no projeto proposto de acordo suas atribuições:
Artes – Mosaico (painel), teatro, desfile, outros
Educação Física - A matemática no esporte, gincana,
coreografia,
Língua Portuguesa – paródias, poesia, cordel,
acróstico
História – História dos números, grandes matemáticos
(caracterização, biografia)
Ciências – medidas, gráficos
Inglês – números em inglês
Geografia – censo demográfico do bairro, arredores da
escola, de Itamaraju, gráficos
7.
RECURSOS
. Papéis variados
. Datashow,
. Som e caixa de som
. Microfone
.Pen drive
. Material reciclável
. Material de pintura (tintas, lápis de cor)
. Fita adesiva
. TNT
. Cola branca e quente
. Outros
8.
CULMINÂNCIA
As escolas ficarão responsáveis
pelas apresentações de forma que permita uma análise dos trabalhos apresentados
embasados na aprendizagem dos alunos, nas datas agendadas. Assim cada grupo
realizará uma apresentação para os seus colegas, visitantes e demais presentes
de acordo a modalidade de conhecimento trabalhada.
O evento se ocorrerá da seguinte
forma:
. Abertura, fala da direção e
professores, apresentação dos visitantes
. Apresentações (poemas,
paródias, cordéis, coreografias, desfiles, outros)
. Exposição dos trabalhos
(visitas as salas ou stands)
. Atividades competitivas e
premiações
9.
AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto ocorrerá durante todo o
processo de seu desenvolvimento, envolvendo a observação direta do professor.
As atividades de produção, tanto escrita como oral, desenvolvidas pelos alunos,
serão consideradas. Também serão alvos das nossas observações, os avanços
obtidos e demostrados pelos alunos no decorrer e no final do projeto.
As atividades serão desenvolvidas em dupla ou em
grupos, proporcionando aos alunos oportunidade de ouvir, discutir e refletir
sobre a opinião dos colegas, facilitando o exercício de verificação e
entendimento dos temas trabalhados.
Um fator de extrema importância é a relação
professor e alunos, onde o aluno ao se expressar, demonstra o conhecimento
adquirido e a sua compreensão do conteúdo.
Levar em consideração o interesse dos alunos, pois
a Matemática tem aplicações notáveis em outras ciências. Os alunos serão
avaliados pelo seu envolvimento e participação nas atividades propostas.
Sugestão
para avaliar o trabalho
Planilha de avaliação da participação nos trabalhos
apresentados na feira/mostra
Aluno:........................................................................................................................................
Valor: 2,0 (sugestão)
Critérios avaliados |
N |
QN |
AV |
S |
O |
Resultado final |
||
1 |
Participa na elaboração do trabalho |
|
||||||
2 |
Assiduidade |
|
||||||
3 |
Participação individual |
|
||||||
4 |
Participação coletiva |
|
|
|
|
|
|
|
5 |
Conduta diante das normas |
|
||||||
6 |
Relacionamento com os colegas |
|
||||||
7 |
Respeita outras ideias e
opiniões |
|
||||||
8 |
Participa das atividades propostas |
|
||||||
9 |
Apresenta cooperação com os
colegas |
|
||||||
10 |
Conhecimento na(s)
atividade(s) |
|
||||||
Legenda: N = Nunca; QN = Quase
Nunca; AV =Algumas vezes; S= Sempre; O = Outros |
Total |
|||||||
Obs. Cada item valerá 0,04
Nenhum comentário:
Postar um comentário