PLANEJAMENTO ANUAL EF 9º ANO

 

PLANEJAMENTO ANUAL

9º ANO-2022

Ensino Fundamental-Anos Finais

 

 

Itamaraju/BA

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2022

ESCOLA:

PROFESSOR(A):                                                                      

ANO: 9º ANO

OBJETIVO DA ÁREA: A Educação Física, enquanto componente curricular contribui para a formação dos alunos por meio da apreensão dos conhecimentos específicos que favorecem a aquisição de competências motoras, a ampliação do repertório de movimentos e o hábito da prática regular de atividades físicas, integrados a conhecimentos gerais contextualizados às temáticas sobre atualidades sociais, políticas, econômicas, tecnológicas e ambientais.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA ÁREA DE LINGUAGENS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.

2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.

4. Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo.

5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.

6. Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Considerando esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC e as competências específicas da área de Linguagens, o componente curricular de Educação Física deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências    específicas relacionadas a seguir:

 1.Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.

2.Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo.

3.Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.

4.Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.

5.Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes.

6.Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam.

7.Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.

8.Usufruir das práticas corporais de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde.

9.Reconhecer o acesso às práticas corporais como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua realização no contexto comunitário.

10.Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Fica estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco grandes domínios que são entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si.

Autogestão: determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade.

Engajamento com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo.

Amabilidade: empatia, respeito e confiança.

Resiliência Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração.

Abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico.

 

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES

Na educação, os temas integradores são fundamentais para o trabalho pedagógico interdisciplinar e contextualizado, são propostas que dizem respeito a questões que atravessam as experiências de vida e interferem na construção da identidade do indivíduo envolvendo teoria e prática. São temas que perpassam às experiências dos sujeitos, envolvendo o ambiente, a ética e a criticidade sobre o mundo em sua volta.

Dessa forma na BNCC, os Temas Contemporâneos Transversais foram ampliados para quinze e distribuídos em seis macro áreas deixando de serem recomendações facultativas, tornando-se essenciais e obrigatórias conforme as Resoluções CNE/CEB Nº 7/2010 E Nº 12/2012. São elas: Meio Ambiente (Educação Ambiental, Educação para o consumo), Economia (Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal) Saúde (Saúde, Educação alimentar e Nutricional) Cidadania e Civismo (Vida Familiar e social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, Respeito e Valorização do Idoso) Multicuturalismo (Diversidade cultural, Educação para valorização do multicuturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras), Ciências e Tecnologia)

 

METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Os conteúdos selecionados, organizados e sistematizados devem promover uma concepção científica de mundo, a formação de interesses e a manifestação de possibilidades e aptidões para conhecer a natureza e a sociedade.

Partimos do pressuposto de que não existem fórmula mágica ou receitas prontas de como ensinar, porque o ensino, como um processo de construção coletiva, é mediado pela relação professor/aluno/conhecimento. Nesse sentido, há de se considerar, no cotidiano de nossas aulas, a possibilidade de alterar o planejamento previsto por meio de intervenções criativas e inovadoras que facilitem a aprendizagem dos alunos de maneira prazerosa e significativa.

O compromisso da área da Educação Física com a formação cidadã demanda que o processo ensino-aprendizagem seja orientado, sobretudo, pelos seguintes princípios metodológicos:

Reconhecimento e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos – Esse princípio, fundamentado no reconhecimento do aluno como sujeito do processo educativo, é essencial não só para conhecer melhor suas necessidades e os interesses e ampliar as possibilidades de construção de novas aprendizagens, como também para motivar o seu efetivo envolvimento e participação nas aulas.

Consideração da diversidade cultural como ponto de partida da educação inclusiva – O reconhecimento da diversidade, além de ser a essência dos princípios da democracia e da estética, é também uma das diretrizes da educação nacional. No contexto do ensino da Educação Física, esse princípio desafia-nos a desenvolver uma prática pedagógica não discriminatória entre meninos e meninas, independentemente da classe social, do grupo étnico e do credo religioso a que pertencem ou do nível de aptidão física ou mental que possuem. 

Integração teoria-prática – É importante ressaltar que os conhecimentos, no ensino da Educação Física demanda a criação de estratégias metodológicas que estimulem o aluno a apreender o conhecimento pelo processo de ação-reflexão-ação. Para tanto, faz-se necessário problematizar a vivência corporal dos alunos nas brincadeiras, nos jogos, nas danças, nas ginásticas, nos esportes, enfim, em todas as suas manifestações corporais, imprimindo-lhes sentidos e significados educativos. Assim, as práticas corporais deixam de ser vistas como um “fazer pelo fazer”, ou seja, como uma atividade desprovida de significado e intencionalidade educativa, e passam a ser percebidas como conhecimentos importantes e necessários à formação humana do educando, principalmente para a vivência plena de sua corporeidade.

Interdisciplinaridade – No contexto do processo educativo, esse princípio instiga-nos a repensar e re-significar nossa prática pedagógica e desafia-nos a superar a desarticulação entre os diferentes componentes curriculares e entre esses saberes e a vida cotidiana dos alunos. 

Esse enfoque de ensino nos desafia não só a articular as disciplinas entre si, mas também a relacioná-las com o cotidiano da vida dos alunos. Essa é uma forma que temos, como professores, de tornar o ensino significativo e prazeroso.  O trabalho por projetos é alternativa capaz de viabilizar ações coletivas e a interdisciplinaridade no interior da escola.

Articulação coerente entre objetos de conhecimento, métodos e recursos didáticos – É imprescindível garantir a articulação entre objetos de conhecimento e métodos de ensino, na opção didática que se fizer para que o ensino alcance as habilidades e os objetivos propostos. Assim, os professores poderão utilizar, dentre outros, os seguintes recursos didáticos e estratégias de ensino:

-Análise e criação de imagens e sons (filmes, vídeos, fotografias, desenhos, pinturas, propagandas, músicas, charges, tirinhas, murais, documentários); de objetos (troféus, medalhas, certificados, diplomas, maquetes, cenários,); de textos (livros, mapas conceituais, contos, crônicas, jornais, revistas, poesias, histórias, paródias), dentre outros;

-Pesquisa, trabalho, relatórios, entrevista, júri simulado, seminário, palestra; oficina, campeonatos, torneios, desafios, excursões, debate, feiras e eventos artísticos e culturais, dentre outros.

 

 

            AVALIAÇÃO

O processo de avaliação se dará através conceitos de acordo a Resolução CMEI Nº 001/2022, aprovada pelo Conselho Municipal de Educação em 19/05/2022, disposto no capítulo VI sobre o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais.

Art. 35-Usar-se-à no Ensino Fundamental anos iniciais e finais, conceitos como instrumento de registro, com o intuito de informar os resultados obtidos no processo de ensino aprendizagem.

I-Constituição dos seguintes conceitos para fins de atividades avaliativas:

S-SATISFATÓRIO: O aluno alcançou os objetivos determinados pelo componente curricular, em relação às atividades avaliativas, assim como inerentes aos bloco/ano que está inserido.

PS-PARTICALMENTE SATISFATÓRIO: O aluno alcançou em nível médio em relação aos objetivos determinados para o componente curricular, inerentes aos bloco/ano que está inserido, assim como, em relação à atividade avaliativa desenvolvida, porém precisa aperfeiçoar o seu resultado.

NS-NÃO SATISFATÓRIO: Aplicar-se-á quando o aluno não alcançou resultados satisfatórios em relação aos objetivos propostos pelo professor em determinadas atividades avaliativas dos componentes curriculares, assim como, inerentes aos bloco/ano que está inserido.

Art. 36- Nos anos finais do Ensino Fundamental será promovido para o ano seguinte o aluno que até o quarto bimestre atingir os conceitos PS e S. Caso não atingir esses dois conceitos será submetidos à recuperação final.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

I UNIDADE

UNIDADES TEMÁTICAS: Saúde, lazer e estilo de vida, Esporte

 

TEMAS INTER CURRICULARES

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

 

 

 

 

 

 

 

Escola: Espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento (07/03 a 07/05)

  • Como eu me sinto? Como eu quero me sentir?

 

·         O que trago na bagagem?

 

·         O que é Educação Física?

 

·         A Escola me conduz ao conhecimento sobre Antropometria

 

Saúde, Lazer e estilo de vida:

·         A Escola me conduz ao conhecimento sobre hábitos e tipos de higiene; higiene nas aulas de Educação Física;

 

Esporte de Invasão ou Territorial

(FUTSAL)

  • Regras e penalidades;
  • Sinais do árbitro de futebol

 

Saúde

Cidadania e Civismo

Ciência e Tecnologia

Projeto de Vida

Meio Ambiente

Economia

 

HABILIDADES

(EF89EF01) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

 

(EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.

 

(EF89EF03)   Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos  e táticos,  tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.

 

(EF89EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate.

 

(EF89EF05) Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir   alguns  de seus           problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.

 

(EF89EF06) Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das            demais           práticas corporais tematizadas na escola, propondo e produzindo alternativas para utilizá-los no tempo livre.

 

(EF89EF07BA) Reconhecer, refletir e argumentar sobre as questões conceituais, culturais e históricas do esporte.

 

(EF09EF05IT) Experimentar, bem como diferenciar as regras, penalidades e sinais do árbitro do futebol.

 

(EF09EF07IT) Discutir a postura e o respeito dos atletas brasileiros para com os hinos antes das competições ou na entrega das premiações     dos vencedores, fazendo relação com a própria postura enquanto jogador e torcedor nas apresentações e competições da cidade de Itamaraju, demonstrando a sua prática no ambiente escolar e em outros contextos.

II UNIDADE

UNIDADES TEMÁTICAS: Saúde, Lazer e estilo de vida

 

TEMAS INTER CURRICULARES

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

 

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (09/05 a 23/07)

8 semanas= 8 aulas teóricas

 

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE:

·         Doenças causadas pela má alimentação;

·         Doenças crônicas;

·         Sedentarismo

·         Pirâmide da atividade física

 

 

Meio ambiente

Economia

Saúde

Ciência e tecnologia

Cidadania e Civismo

 

HABILIDADES

(EF89EF28BA) Compreender adaptações fisiológicas relacionadas à saúde em detrimento das atividades físicas.

(EF89EF30BA) Refletir sobre a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e      estética corporal, analisando,      criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.

(EF89EF32BA) Experimentar e compreender a importância das práticas corporais/         atividades físicas de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos diversos, ampliando as redes de sociabilidade e a promoção da saúde mental, física e exercícios físicos.

(EF89EF33BA) Experimentar e compreender a organização alimentar nos processos de gasto calórico e suas relações antes, durante e depois das atividades físicas.

 (EF09EF21IT) Reconhecer a importância da alimentação e exercício físico para o funcionamento do organismo fazendo associação às doenças crônicas e transtornos alimentares.

III UNIDADE

UNIDADES TEMÁTICAS: Esporte, Lutas

 

TEMAS INTER CURRICULARES

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

 

 

As diversas facetas do Consumo

(25/07 a 27/08)

05 semanas=5 aulas teóricas

 

Esporte de rede/parede (VÔLEI)

·         Fundamentos táticos;

·         Regras e penalidades;

 

Mundial de vôlei

 

 

 

Economia

Meio Ambiente

Ciência e Tecnologia

Saúde

Cidadania e Civismo

 

 

 

Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco (29/08 a 23/09)

05 semanas=5 aulas teóricas

 

 

Esporte Combates (JIU JITSU)

·         História/Origem

Regras e movimentos básicos

 

 

 

Multiculturalismo

Saúde

HABILIDADES

(EF89EF01) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

 

(EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.

 

(EF89EF03)   Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos  e táticos,  tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.

 

(EF89EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate.

 

(EF89EF05) Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir   alguns  de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.

 

(EF89EF06) Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das            demais           práticas corporais tematizadas na escola, propondo  e produzindo alternativas para utilizá-los no tempo livre.

 

(EF89EF07BA) Reconhecer, refletir e argumentar sobre as questões conceituais, culturais e históricas do esporte.

 

(EF09EF01IT) Conhecer e valorizar a história dos atletas do município, que já atuaram dentro dos esportes.

 

(EF09EF02IT) Compreender as regras e penalidades do esporte de rede/parede voleibol.

 

(EF09EF08IT) Compreender as transformações históricas do jiu-jítsu identificando as regras e desenvolvendo os movimentos básicos dessa modalidade esporte combate.

 

(EF89EF16)   Experimentar  e fruir  a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de       segurança e respeitando o oponente.

 

(EF89EF17) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.

 

(EF89EF18) Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização de uma ou mais lutas, valorizando e respeitando as culturas de origem.

 

(EF09EF16IT) Conhecer a história de atletas que representam a cidade de Itamaraju em competições.

IV UNIDADE

UNIDADES TEMÁTICAS: Esporte

 

TEMAS INTER CURRICULARES

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

 

 

Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco (27/09 a 07/10)

02 semanas= 02 aulas teóricas

 

SISTEMA MUSCULAR

·         Contração muscular;

·         Atrofia e hipertrofia;

·         Principais músculos;

·         Alongamento muscular;

 

 

 

Saúde

 

 

 

Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais. (10/10 a 25/11)

07 semanas=7 aulas teóricas

Esporte de Invasão ou Territorial

(FUTEBOL)

  • Regras e penalidades;
  • Sinais do árbitro de futebol

Copa do Mundo

·         País sede

·         Mascote

·         Curiosidades

·         Tabela

·         Personalidades negras do futebol

·         O racismo e a participação do negro no esporte

 

Saúde

Multiculturalismo

Meio Ambiente

Ciência e tecnologia

Cidadania e civismo

 

 

(28/11 a 09/12)

02 semanas= 02 aulas teóricas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HABILIDADES

(EF09EF10IT) Aprender sobre sistema muscular, como sistema fundamental na estrutura do corpo humano, destacando os tipos de contrações e os principais músculos.

 

(EF09EF11IT) Identificar os principais músculos através de alongamentos reconhecendo os seus efeitos no organismo.

 

EF89EF07) Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.

 

(EF89EF08) Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc.).

 

(EF89EF09) Problematizar a            prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.

 

(EF89EF10) Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal, identificando as exigências corporais dos mesmos.

 

(EF89EF11) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização           corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática     de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

 

(EF09EF09IT) Identificar as academias existentes na cidade de Itamaraju e conhecer os aparelhos e exercícios utilizados nas diversas modalidades da ginástica de academia.

 

(EF89EF01) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

(EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.

(EF89EF03)   Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos  e táticos,  tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.

(EF89EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate.

(EF89EF05) Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir   alguns  de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.

(EF89EF06) Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das            demais           práticas corporais tematizadas na escola, propondo  e produzindo alternativas para utilizá-los no tempo livre.

(EF89EF07BA) Reconhecer, refletir e argumentar sobre as questões conceituais, culturais e históricas do esporte.

(EF09EF05IT) Experimentar, bem como diferenciar as regras, penalidades e sinais do árbitro do futebol.

 

(EF09EF07IT) Discutir a postura e o respeito dos atletas brasileiros para com os hinos antes das competições ou na entrega das premiações     dos vencedores, fazendo relação com a própria postura enquanto jogador e torcedor nas apresentações e competições da cidade de Itamaraju, demonstrando a sua prática no ambiente escolar e em outros contextos.

 

(EF89EF32BA) Experimentar e compreender a importância das práticas corporais/ atividades físicas de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos diversos, ampliando as redes de sociabilidade e a promoção da saúde mental, física e exercícios físicos.

 

 

COPA DO MUNDO

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Conhecer as principais características do país sede;

·         Identificar as características e o significado do mascote.

·         Conhecer as curiosidades da copa do mundo.

·         Interpretar a tabela da competição da copa do mundo.

·         Conhecer a história das personalidades negras do futebol.

·         Perceber o racismo e a participação do negro no esporte.

 

OBSERVAÇÕES: As habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objetos de conhecimentos trabalhados.

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