PLANEJAMENTO
ANUAL
8º
ANO-2022
Ensino
Fundamental-Anos Finais
Itamaraju/BA
PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2022 |
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ESCOLA: |
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PROFESSOR
(A):
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ANO:
8º ANO |
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OBJETIVO DA ÁREA: A Educação Física, enquanto componente
curricular contribui para a formação dos alunos por meio da apreensão dos
conhecimentos específicos que favorecem a aquisição de competências motoras,
a ampliação do repertório de movimentos e o hábito da prática regular de
atividades físicas, integrados a conhecimentos gerais contextualizados às
temáticas sobre atualidades sociais, políticas, econômicas, tecnológicas e
ambientais. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS DA
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
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1. Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal
(oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e
digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao
entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias
digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para
se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos,
resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e
coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e
vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe
possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer
escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com
liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos
outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua
saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9.
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,
fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos,
com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos
sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia,
responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões
com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e
solidários. |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA ÁREA DE
LINGUAGENS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
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1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica,
social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as
como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e
identidades sociais e culturais. 2. Conhecer e explorar diversas práticas de
linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da
atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de
participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais
justa, democrática e inclusiva. 3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral
ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital
–, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo,
à resolução de conflitos e à cooperação. 4. Utilizar diferentes linguagens para defender
pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo. 5. Desenvolver o senso estético para reconhecer,
fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das
locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da
humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e
coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de
saberes, identidades e culturas. 6. Compreender e utilizar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética
nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por
meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver
problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos. |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
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Considerando
esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC e as
competências específicas da área de Linguagens, o componente curricular de
Educação Física deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas a seguir: 1.Compreender a origem da cultura corporal
de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual. 2.Planejar e empregar estratégias para
resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais,
além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo. 3.Refletir, criticamente, sobre as relações
entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença,
inclusive no contexto das atividades laborais. 4.Identificar a multiplicidade de padrões de
desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os
modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e
preconceituosas. 5.Identificar as formas de produção dos
preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos
discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes. 6.Interpretar e recriar os valores, os
sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem
como aos sujeitos que delas participam. 7.Reconhecer as práticas corporais como
elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos. 8.Usufruir das práticas corporais de forma
autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as
redes de sociabilidade e a promoção da saúde. 9.Reconhecer o acesso às práticas corporais
como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua
realização no contexto comunitário. 10.Experimentar, desfrutar, apreciar e criar
diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e
práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o
protagonismo. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Fica estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes
oportunidades de desenvolver os cinco grandes domínios que são entendidos como cinco macro competências, e
em cada um deles localizam-se diversas competências mais específicas,
fortemente relacionadas entre si. Autogestão: determinação, organização, foco,
persistência e responsabilidade. Engajamento com os outros: iniciativa social,
assertividade, entusiasmo. Amabilidade: empatia, respeito e confiança. Resiliência Emocional: tolerância ao estresse,
autoconfiança, tolerância a frustração. Abertura ao novo: curiosidade para aprender,
imaginação criativa, interesse artístico. |
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TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
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Na educação, os temas integradores são fundamentais para o
trabalho pedagógico interdisciplinar e contextualizado, são propostas que
dizem respeito a questões que atravessam as experiências de vida e interferem
na construção da identidade do indivíduo envolvendo teoria e prática. São
temas que perpassam às experiências dos sujeitos, envolvendo o ambiente, a
ética e a criticidade sobre o mundo em sua volta. Dessa forma na BNCC, os Temas Contemporâneos Transversais foram
ampliados para quinze e distribuídos em seis macro áreas deixando de serem
recomendações facultativas, tornando-se essenciais e obrigatórias conforme as
Resoluções CNE/CEB Nº 7/2010 E Nº 12/2012. São elas: Meio Ambiente (Educação
Ambiental, Educação para o consumo), Economia (Trabalho, Educação Financeira
e Educação Fiscal) Saúde (Saúde, Educação alimentar e Nutricional) Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e social, Educação para o Trânsito, Educação em
Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, Respeito e
Valorização do Idoso) Multicuturalismo (Diversidade cultural, Educação para
valorização do multicuturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras),
Ciências e Tecnologia) |
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METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
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Os conteúdos selecionados, organizados e
sistematizados devem promover uma concepção científica de mundo, a formação de
interesses e a manifestação de possibilidades e aptidões para conhecer a
natureza e a sociedade. Partimos do pressuposto de que não existem
fórmula mágica ou receitas prontas de como ensinar, porque o ensino, como um
processo de construção coletiva, é mediado pela relação
professor/aluno/conhecimento. Nesse sentido, há de se considerar, no
cotidiano de nossas aulas, a possibilidade de alterar o planejamento previsto
por meio de intervenções criativas e inovadoras que facilitem a aprendizagem
dos alunos de maneira prazerosa e significativa. O compromisso da área da Educação Física com
a formação cidadã demanda que o processo ensino-aprendizagem seja orientado,
sobretudo, pelos seguintes princípios metodológicos: • Reconhecimento
e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos – Esse
princípio, fundamentado no reconhecimento do aluno como sujeito do processo
educativo, é essencial não só para conhecer melhor suas necessidades e os
interesses e ampliar as possibilidades de construção de novas aprendizagens,
como também para motivar o seu efetivo envolvimento e participação nas aulas.
• Consideração
da diversidade cultural como ponto de partida da educação inclusiva – O
reconhecimento da diversidade, além de ser a essência dos princípios da
democracia e da estética, é também uma das diretrizes da educação nacional.
No contexto do ensino da Educação Física, esse princípio desafia-nos a
desenvolver uma prática pedagógica não discriminatória entre meninos e
meninas, independentemente da classe social, do grupo étnico e do credo
religioso a que pertencem ou do nível de aptidão física ou mental que
possuem. • Integração
teoria-prática – É importante ressaltar que os conhecimentos, no ensino
da Educação Física demanda a criação de estratégias metodológicas que
estimulem o aluno a apreender o conhecimento pelo processo de
ação-reflexão-ação. Para tanto, faz-se necessário problematizar a vivência
corporal dos alunos nas brincadeiras, nos jogos, nas danças, nas ginásticas,
nos esportes, enfim, em todas as suas manifestações corporais,
imprimindo-lhes sentidos e significados educativos. Assim, as práticas
corporais deixam de ser vistas como um “fazer pelo fazer”, ou seja, como uma
atividade desprovida de significado e intencionalidade educativa, e passam a
ser percebidas como conhecimentos importantes e necessários à formação humana
do educando, principalmente para a vivência plena de sua corporeidade. • Interdisciplinaridade
– No contexto do processo educativo, esse princípio instiga-nos a repensar e
re-significar nossa prática pedagógica e desafia-nos a superar a
desarticulação entre os diferentes componentes curriculares e entre esses
saberes e a vida cotidiana dos alunos.
Esse enfoque de ensino nos desafia não só a
articular as disciplinas entre si, mas também a relacioná-las com o cotidiano
da vida dos alunos. Essa é uma forma que temos, como professores, de tornar o
ensino significativo e prazeroso. O
trabalho por projetos é alternativa capaz de viabilizar ações coletivas e a
interdisciplinaridade no interior da escola. • Articulação
coerente entre objetos de conhecimento, métodos e recursos didáticos – É
imprescindível garantir a articulação entre objetos de conhecimento e métodos
de ensino, na opção didática que se fizer para que o ensino alcance as
habilidades e os objetivos propostos. Assim, os professores poderão utilizar,
dentre outros, os seguintes recursos didáticos e estratégias de ensino: -Análise e criação de imagens e sons
(filmes, vídeos, fotografias, desenhos, pinturas, propagandas, músicas,
charges, tirinhas, murais, documentários); de objetos (troféus, medalhas,
certificados, diplomas, maquetes, cenários,); de textos (livros, mapas
conceituais, contos, crônicas, jornais, revistas, poesias, histórias,
paródias), dentre outros; -Pesquisa, trabalho, relatórios, entrevista,
júri simulado, seminário, palestra; oficina, campeonatos, torneios, desafios,
excursões, debate, feiras e eventos artísticos e culturais, dentre outros. |
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AVALIAÇÃO
O processo de avaliação se dará através conceitos de
acordo a Resolução CMEI Nº 001/2022, aprovada pelo Conselho Municipal de
Educação em 19/05/2022, disposto no capítulo VI sobre o Ensino Fundamental
Anos Iniciais e Anos Finais.
Art. 35-Usar-se-à no Ensino Fundamental anos iniciais e
finais, conceitos como instrumento de registro, com o intuito de informar os
resultados obtidos no processo de ensino aprendizagem.
I-Constituição dos seguintes conceitos para fins de
atividades avaliativas:
S-SATISFATÓRIO: O aluno alcançou os objetivos determinados pelo
componente curricular, em relação às atividades avaliativas, assim como
inerentes aos bloco/ano que está inserido.
PS-PARTICALMENTE
SATISFATÓRIO: O aluno alcançou em nível médio em relação
aos objetivos determinados para o componente curricular, inerentes aos
bloco/ano que está inserido, assim como, em relação à atividade avaliativa
desenvolvida, porém precisa aperfeiçoar o seu resultado.
NS-NÃO
SATISFATÓRIO: Aplicar-se-á quando o aluno não alcançou
resultados satisfatórios em relação aos objetivos propostos pelo professor em
determinadas atividades avaliativas dos componentes curriculares, assim como,
inerentes aos bloco/ano que está inserido.
Art. 36- Nos anos finais do Ensino
Fundamental será promovido para o ano seguinte o aluno que até o quarto
bimestre atingir os conceitos PS e S. Caso não atingir esses dois conceitos
será submetidos à recuperação final.
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I UNIDADE |
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UNIDADES
TEMÁTICAS: Saúde,
lazer e estilo de vida, Esporte |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Escola: Espaço de acolhimento,
afetividade e conhecimento (07/03 a 07/05) |
·
Como eu me sinto?
Como eu quero me sentir? ·
O que é Educação Física? ·
A Escola me conduz ao conhecimento sobre
Antropometria Saúde,
Lazer e estilo de vida: ·
A Escola me conduz ao conhecimento sobre hábitos e
tipos de higiene; higiene nas aulas de Educação Física; Esporte de
Invasão ou Territorial (FUTSAL) ·
(Fundamentos táticos) ·
Lei 13.413/2016 que
obriga a execução do hino nacional nos eventos esportivos. |
Saúde
Cidadania
e Civismo Ciência
e Tecnologia Projeto
de Vida Meio
Ambiente Economia
|
HABILIDADES |
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(EF89EF01) Experimentar
diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de
rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo
e o protagonismo. (EF89EF02) Praticar
um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate
oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas. (EF89EF03) Formular e utilizar estratégias para solucionar os
desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco,
rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas
para praticar de forma específica. (EF89EF04) Identificar
os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas,
sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como
diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica
interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e
combate. (EF89EF05) Identificar
as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns
de seus problemas (doping,
corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam. (EF89EF06) Verificar
locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das demais práticas corporais tematizadas na escola, propondo e
produzindo alternativas para utilizá-los no tempo livre. (EF89EF07BA) Reconhecer,
refletir e argumentar sobre as questões conceituais, culturais e históricas
do esporte. (EF08EF05IT) Diferenciar
os fundamentos técnicos táticos e entender a função dos jogadores do esporte
de invasão futebol. (EF08EF07IT) Analisar
a Lei 13.413/2016 que obriga a execução do hino nacional nos eventos esportivos, bem como vivenciar a sua
prática no ambiente escolar e em outros contextos. |
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II UNIDADE |
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UNIDADES
TEMÁTICAS: Saúde,
Lazer e estilo de vida, práticas corporais de aventura Urbana |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (09/05
a 23/07) 8 semanas= 8 aulas teóricas |
ALIMENTAÇÃO E SAÚDE: ·
Alimentação,
Nutrição e Atividade Física ·
Pirâmide
alimentar/Pirâmide da atividade Física ·
Importância e efeitos do exercício físico no
organismo; |
Meio
ambiente Economia Saúde Ciência
e tecnologia Cidadania
e Civismo Educação
para o trânsito |
HABILIDADES (EF89EF28BA) Compreender adaptações
fisiológicas relacionadas à saúde em detrimento das atividades físicas. (EF89EF30BA) Refletir sobre a
multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na
mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas. (EF89EF32BA) Experimentar e
compreender a importância das práticas corporais/ atividades físicas de forma
autônoma para potencializar o envolvimento em contextos diversos, ampliando
as redes de sociabilidade e a promoção da saúde mental, física e exercícios
físicos. (EF89EF33BA) Experimentar e
compreender a organização alimentar nos processos de gasto calórico e suas
relações antes, durante e depois das atividades físicas. (EF08EF18IT)
Associar a manutenção da saúde com o consumo equilibrado de uma
alimentação saudável reconhecendo a sua influência na prática de exercício
físico. (EF08EF19IT) Desenvolver ações que
tratem a melhoria da qualidade de vida por meio de atividades esportivas, culturais
e de lazer. |
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III UNIDADE |
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UNIDADES
TEMÁTICAS:
Esporte, Ginástica |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
As diversas
facetas do Consumo (25/07
a 27/08) 05 semanas=5 aulas teóricas |
Esporte
de rede/parede: (VÔLEI) ·
História ·
Fundamentos
técnicos Mundial de vôlei |
Meio
Ambiente Saúde |
Leitura,
escrita em movimento: Itamaraju em foco (29/08 a 23/09) 04 semanas= 04
aulas teóricas |
Lutas do mundo (MUAY TAI) ·
História/Origem/Significado ·
Técnicas e principais golpes ·
Locais na cidade de Itamaraju onde são praticadas
essa luta. |
Multiculturalismo Economia (Trabalho) Ciência e Tecnologia Saúde |
HABILIDADES (EF89EF01) Experimentar diferentes
papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo
e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. (EF89EF02) Praticar um ou mais
esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela
escola, usando habilidades técnico-táticas básicas. (EF89EF03) Formular e utilizar estratégias para solucionar os
desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco,
rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas
para praticar de forma específica. (EF89EF04) Identificar os elementos
técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de
jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as
modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das
categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate. (EF89EF05) Identificar as transformações
históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção,
violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam. (EF89EF06) Verificar locais
disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das demais práticas corporais tematizadas na escola, propondo e produzindo alternativas para utilizá-los
no tempo livre. (EF89EF07BA) Reconhecer, refletir e
argumentar sobre as questões conceituais, culturais e históricas do esporte. (EF08EF01IT) Compreender a história do
esporte de rede/parede voleibol bem como identificar os fundamentos técnicos
desse esporte. (EF08EF02IT) Conhecer e valorizar a
história dos atletas do município, que já atuaram dentro do esporte de
rede/parede voleibol. (EF89EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às
lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança
e respeitando o oponente. (EF89EF17) Planejar e utilizar
estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas
características técnico-táticas. (EF89EF18) Discutir as transformações
históricas, o processo de esportivização e a midiatização de uma ou mais
lutas, valorizando e respeitando as culturas de origem. (EF08EF15IT) Identificar locais na cidade
de Itamaraju onde são praticadas as lutas de Muay Thai. (EF08EF11IT) Identificar os
principais músculos através de alongamentos reconhecendo os seus efeitos no
organismo. |
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IV UNIDADE |
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UNIDADES
TEMÁTICAS: Lutas,
Esporte |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Leitura,
escrita em movimento: Itamaraju em foco (27/09 a 07/10) 02 semanas= 02 aulas teóricas |
SISTEMA MUSCULAR ·
Função e tipo de
músculos; ·
Principais
músculos utilizados na musculação; ·
Alongamento
muscular; |
Multiculturalismo Ciência
e Tecnologia Meio
Ambiente Saúde
Economia
|
Pluralismo
Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões
étnicas e culturais. (10/10 a 25/11) 07 semanas=7 aulas teóricas |
Esporte de
Invasão ou Territorial (FUTEBOL) ·
Fundamentos táticos; Esporte de
Invasão ou Territorial (FUTEBOL) ·
Fundamentos técnicos; Copa do Mundo ·
País sede ·
Mascote ·
Curiosidades ·
Tabela ·
Personalidades negras do futebol ·
O racismo e a participação do negro no esporte |
Saúde Multiculturalismo Meio
Ambiente Ciência
e tecnologia Cidadania
e civismo |
(28/11 a 09/12) 02 semanas= 02 aulas teóricas |
|
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HABILIDADES (EF08EF11IT) Identificar os
principais músculos através de alongamentos reconhecendo os seus efeitos no
organismo. (EF89EF01) Experimentar
diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de
rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo
e o protagonismo. (EF89EF02) Praticar um ou mais
esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela
escola, usando habilidades técnico-táticas básicas. (EF89EF03) Formular e utilizar
estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos,
tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate
como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica. (EF89EF04) Identificar os
elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas,
sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como
diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica
interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e
combate. (EF89EF05) Identificar as
transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de
seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias
os apresentam. (EF89EF06) Verificar locais
disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das demais práticas corporais tematizadas na escola, propondo e produzindo alternativas para utilizá-los
no tempo livre. (EF89EF07BA) Reconhecer, refletir e
argumentar sobre as questões conceituais, culturais e históricas do esporte. (EF08EF05IT) Diferenciar
os fundamentos técnicos táticos e entender a função dos jogadores do esporte
de invasão futebol. |
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COPA DO MUNDO OBJETIVOS ESPECÍFICOS ·
Conhecer as principais características do país sede;
·
Identificar as características e o significado do
mascote.
·
Conhecer as curiosidades da copa do mundo.
·
Interpretar a tabela da competição da copa do mundo.
·
Conhecer a história das personalidades negras do
futebol.
·
Perceber o racismo e a participação do negro no
esporte.
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OBSERVAÇÕES: As habilidades a serem desenvolvidas
aparecem por ordem de objetos de conhecimentos trabalhados. |
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