PLANEJAMENTO ANUAL EF 8º ANO

 

PLANEJAMENTO ANUAL

8º ANO-2022

Ensino Fundamental-Anos Finais

 

 

Itamaraju/BA

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2022

ESCOLA:

PROFESSOR (A):                                                                      

ANO: 8º ANO

OBJETIVO DA ÁREA: A Educação Física, enquanto componente curricular contribui para a formação dos alunos por meio da apreensão dos conhecimentos específicos que favorecem a aquisição de competências motoras, a ampliação do repertório de movimentos e o hábito da prática regular de atividades físicas, integrados a conhecimentos gerais contextualizados às temáticas sobre atualidades sociais, políticas, econômicas, tecnológicas e ambientais.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA ÁREA DE LINGUAGENS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.

2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.

4. Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo.

5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.

6. Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Considerando esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC e as competências específicas da área de Linguagens, o componente curricular de Educação Física deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências    específicas relacionadas a seguir:

 1.Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.

2.Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo.

3.Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.

4.Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.

5.Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes.

6.Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam.

7.Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.

8.Usufruir das práticas corporais de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde.

9.Reconhecer o acesso às práticas corporais como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua realização no contexto comunitário.

10.Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Fica estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco grandes domínios que são entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si.

Autogestão: determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade.

Engajamento com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo.

Amabilidade: empatia, respeito e confiança.

Resiliência Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração.

Abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico.

 

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES

Na educação, os temas integradores são fundamentais para o trabalho pedagógico interdisciplinar e contextualizado, são propostas que dizem respeito a questões que atravessam as experiências de vida e interferem na construção da identidade do indivíduo envolvendo teoria e prática. São temas que perpassam às experiências dos sujeitos, envolvendo o ambiente, a ética e a criticidade sobre o mundo em sua volta.

Dessa forma na BNCC, os Temas Contemporâneos Transversais foram ampliados para quinze e distribuídos em seis macro áreas deixando de serem recomendações facultativas, tornando-se essenciais e obrigatórias conforme as Resoluções CNE/CEB Nº 7/2010 E Nº 12/2012. São elas: Meio Ambiente (Educação Ambiental, Educação para o consumo), Economia (Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal) Saúde (Saúde, Educação alimentar e Nutricional) Cidadania e Civismo (Vida Familiar e social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, Respeito e Valorização do Idoso) Multicuturalismo (Diversidade cultural, Educação para valorização do multicuturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras), Ciências e Tecnologia)

 

METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Os conteúdos selecionados, organizados e sistematizados devem promover uma concepção científica de mundo, a formação de interesses e a manifestação de possibilidades e aptidões para conhecer a natureza e a sociedade.

Partimos do pressuposto de que não existem fórmula mágica ou receitas prontas de como ensinar, porque o ensino, como um processo de construção coletiva, é mediado pela relação professor/aluno/conhecimento. Nesse sentido, há de se considerar, no cotidiano de nossas aulas, a possibilidade de alterar o planejamento previsto por meio de intervenções criativas e inovadoras que facilitem a aprendizagem dos alunos de maneira prazerosa e significativa.

O compromisso da área da Educação Física com a formação cidadã demanda que o processo ensino-aprendizagem seja orientado, sobretudo, pelos seguintes princípios metodológicos:

Reconhecimento e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos – Esse princípio, fundamentado no reconhecimento do aluno como sujeito do processo educativo, é essencial não só para conhecer melhor suas necessidades e os interesses e ampliar as possibilidades de construção de novas aprendizagens, como também para motivar o seu efetivo envolvimento e participação nas aulas.

Consideração da diversidade cultural como ponto de partida da educação inclusiva – O reconhecimento da diversidade, além de ser a essência dos princípios da democracia e da estética, é também uma das diretrizes da educação nacional. No contexto do ensino da Educação Física, esse princípio desafia-nos a desenvolver uma prática pedagógica não discriminatória entre meninos e meninas, independentemente da classe social, do grupo étnico e do credo religioso a que pertencem ou do nível de aptidão física ou mental que possuem. 

Integração teoria-prática – É importante ressaltar que os conhecimentos, no ensino da Educação Física demanda a criação de estratégias metodológicas que estimulem o aluno a apreender o conhecimento pelo processo de ação-reflexão-ação. Para tanto, faz-se necessário problematizar a vivência corporal dos alunos nas brincadeiras, nos jogos, nas danças, nas ginásticas, nos esportes, enfim, em todas as suas manifestações corporais, imprimindo-lhes sentidos e significados educativos. Assim, as práticas corporais deixam de ser vistas como um “fazer pelo fazer”, ou seja, como uma atividade desprovida de significado e intencionalidade educativa, e passam a ser percebidas como conhecimentos importantes e necessários à formação humana do educando, principalmente para a vivência plena de sua corporeidade.

Interdisciplinaridade – No contexto do processo educativo, esse princípio instiga-nos a repensar e re-significar nossa prática pedagógica e desafia-nos a superar a desarticulação entre os diferentes componentes curriculares e entre esses saberes e a vida cotidiana dos alunos. 

Esse enfoque de ensino nos desafia não só a articular as disciplinas entre si, mas também a relacioná-las com o cotidiano da vida dos alunos. Essa é uma forma que temos, como professores, de tornar o ensino significativo e prazeroso.  O trabalho por projetos é alternativa capaz de viabilizar ações coletivas e a interdisciplinaridade no interior da escola.

Articulação coerente entre objetos de conhecimento, métodos e recursos didáticos – É imprescindível garantir a articulação entre objetos de conhecimento e métodos de ensino, na opção didática que se fizer para que o ensino alcance as habilidades e os objetivos propostos. Assim, os professores poderão utilizar, dentre outros, os seguintes recursos didáticos e estratégias de ensino:

-Análise e criação de imagens e sons (filmes, vídeos, fotografias, desenhos, pinturas, propagandas, músicas, charges, tirinhas, murais, documentários); de objetos (troféus, medalhas, certificados, diplomas, maquetes, cenários,); de textos (livros, mapas conceituais, contos, crônicas, jornais, revistas, poesias, histórias, paródias), dentre outros;

-Pesquisa, trabalho, relatórios, entrevista, júri simulado, seminário, palestra; oficina, campeonatos, torneios, desafios, excursões, debate, feiras e eventos artísticos e culturais, dentre outros.

 

 

            AVALIAÇÃO

O processo de avaliação se dará através conceitos de acordo a Resolução CMEI Nº 001/2022, aprovada pelo Conselho Municipal de Educação em 19/05/2022, disposto no capítulo VI sobre o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais.

Art. 35-Usar-se-à no Ensino Fundamental anos iniciais e finais, conceitos como instrumento de registro, com o intuito de informar os resultados obtidos no processo de ensino aprendizagem.

I-Constituição dos seguintes conceitos para fins de atividades avaliativas:

S-SATISFATÓRIO: O aluno alcançou os objetivos determinados pelo componente curricular, em relação às atividades avaliativas, assim como inerentes aos bloco/ano que está inserido.

PS-PARTICALMENTE SATISFATÓRIO: O aluno alcançou em nível médio em relação aos objetivos determinados para o componente curricular, inerentes aos bloco/ano que está inserido, assim como, em relação à atividade avaliativa desenvolvida, porém precisa aperfeiçoar o seu resultado.

NS-NÃO SATISFATÓRIO: Aplicar-se-á quando o aluno não alcançou resultados satisfatórios em relação aos objetivos propostos pelo professor em determinadas atividades avaliativas dos componentes curriculares, assim como, inerentes aos bloco/ano que está inserido.

Art. 36- Nos anos finais do Ensino Fundamental será promovido para o ano seguinte o aluno que até o quarto bimestre atingir os conceitos PS e S. Caso não atingir esses dois conceitos será submetidos à recuperação final.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

I UNIDADE

UNIDADES TEMÁTICAS: Saúde, lazer e estilo de vida, Esporte

 

TEMAS INTER CURRICULARES

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

 

 

 

 

 

 

 

Escola: Espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento (07/03 a 07/05)

·         Como eu me sinto? Como eu quero me sentir?

 

·         O que é Educação Física?

 

·         A Escola me conduz ao conhecimento sobre Antropometria

 

Saúde, Lazer e estilo de vida:

·         A Escola me conduz ao conhecimento sobre hábitos e tipos de higiene; higiene nas aulas de Educação Física;

 

Esporte de Invasão ou Territorial

(FUTSAL)

·         (Fundamentos táticos)

·         Lei 13.413/2016 que obriga a execução do hino nacional nos eventos esportivos.

 

 

 

Saúde

Cidadania e Civismo

Ciência e Tecnologia

Projeto de Vida

Meio Ambiente

Economia

 

HABILIDADES

(EF89EF01) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

 

(EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.

 

(EF89EF03)   Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos  e táticos,  tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.

 

(EF89EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate.

 

(EF89EF05) Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir   alguns  de seus           problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.

 

(EF89EF06) Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das            demais           práticas corporais tematizadas na escola, propondo e produzindo alternativas para utilizá-los no tempo livre.

 

(EF89EF07BA) Reconhecer, refletir e argumentar sobre as questões conceituais, culturais e históricas do esporte.

 

(EF08EF05IT) Diferenciar os fundamentos técnicos táticos e entender a função dos jogadores do esporte de invasão futebol.

 

(EF08EF07IT) Analisar a Lei 13.413/2016 que obriga a execução do hino nacional nos eventos esportivos, bem como vivenciar a sua prática no ambiente escolar e em outros contextos.

 

II UNIDADE

UNIDADES TEMÁTICAS: Saúde, Lazer e estilo de vida, práticas corporais de aventura Urbana

 

TEMAS INTER CURRICULARES

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

 

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (09/05 a 23/07)

8 semanas= 8 aulas teóricas

 

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE:

·         Alimentação, Nutrição e Atividade Física

·         Pirâmide alimentar/Pirâmide da atividade Física

·         Importância e efeitos do exercício físico no organismo;

 

 

 

Meio ambiente

Economia

Saúde

Ciência e tecnologia

Cidadania e Civismo

Educação para o trânsito

HABILIDADES

(EF89EF28BA) Compreender adaptações fisiológicas relacionadas à saúde em detrimento das atividades físicas.

(EF89EF30BA) Refletir sobre a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e      estética corporal, analisando,      criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.

(EF89EF32BA) Experimentar e compreender a importância das práticas corporais/ atividades físicas de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos diversos, ampliando as redes de sociabilidade e a promoção da saúde mental, física e exercícios físicos.

(EF89EF33BA) Experimentar e compreender a organização alimentar nos processos de gasto calórico e suas relações antes, durante e depois das atividades físicas.

 (EF08EF18IT) Associar a manutenção da saúde com o consumo equilibrado de uma alimentação saudável reconhecendo a sua influência na prática de exercício físico.

(EF08EF19IT) Desenvolver ações que tratem a melhoria da qualidade de vida por meio de atividades esportivas, culturais e de lazer.

III UNIDADE

UNIDADES TEMÁTICAS: Esporte, Ginástica

 

TEMAS INTER CURRICULARES

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

 

 

As diversas facetas do Consumo

(25/07 a 27/08)

05 semanas=5 aulas teóricas

Esporte de rede/parede: (VÔLEI)

·         História

·         Fundamentos técnicos

 

Mundial de vôlei

Meio Ambiente

Saúde

 

 

 

 

Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco (29/08 a 23/09)

04 semanas= 04 aulas teóricas

 

 

Lutas do mundo (MUAY TAI)

·         História/Origem/Significado

·         Técnicas e principais golpes

·         Locais na cidade de Itamaraju onde são praticadas essa luta.

 

Multiculturalismo

Economia (Trabalho)

Ciência e Tecnologia

Saúde

HABILIDADES

(EF89EF01) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

 

(EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.

 

(EF89EF03)   Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos  e táticos,  tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.

 

(EF89EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate.

 

(EF89EF05) Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir   alguns  de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.

 

(EF89EF06) Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das            demais           práticas corporais tematizadas na escola, propondo  e produzindo alternativas para utilizá-los no tempo livre.

 

(EF89EF07BA) Reconhecer, refletir e argumentar sobre as questões conceituais, culturais e históricas do esporte.

 

(EF08EF01IT) Compreender a história do esporte de rede/parede voleibol bem como identificar os fundamentos técnicos desse esporte.

 

(EF08EF02IT) Conhecer e valorizar a história dos atletas do município, que já atuaram dentro do esporte de rede/parede voleibol.

 

(EF89EF16)   Experimentar  e fruir  a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de       segurança e respeitando o oponente.

 

(EF89EF17) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.

 

(EF89EF18) Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização de uma ou mais lutas, valorizando e respeitando as culturas de origem.

 

(EF08EF15IT) Identificar locais na cidade de Itamaraju onde são praticadas as lutas de Muay Thai.

 

(EF08EF11IT) Identificar os principais músculos através de alongamentos reconhecendo os seus efeitos no organismo.

 

IV UNIDADE

UNIDADES TEMÁTICAS: Lutas, Esporte

 

TEMAS INTER CURRICULARES

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco (27/09 a 07/10)

02 semanas= 02 aulas teóricas

 

 

SISTEMA MUSCULAR

·         Função e tipo de músculos;

·         Principais músculos utilizados na musculação;

·         Alongamento muscular;

 

Multiculturalismo

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente

Saúde

Economia

 

 

 

 

Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais. (10/10 a 25/11)

07 semanas=7 aulas teóricas

 

Esporte de Invasão ou Territorial

(FUTEBOL)

·         Fundamentos táticos;

 

Esporte de Invasão ou Territorial

(FUTEBOL)

·         Fundamentos técnicos;

 

Copa do Mundo

·         País sede

·         Mascote

·         Curiosidades

·         Tabela

·         Personalidades negras do futebol

·         O racismo e a participação do negro no esporte

 

Saúde

Multiculturalismo

Meio Ambiente

Ciência e tecnologia

Cidadania e civismo

 

(28/11 a 09/12)

02 semanas= 02 aulas teóricas

 

 

 

 

 

HABILIDADES

 

(EF08EF11IT) Identificar os principais músculos através de alongamentos reconhecendo os seus efeitos no organismo.

 

(EF89EF01) Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

(EF89EF02) Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.

(EF89EF03)   Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos  e táticos,  tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.

(EF89EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate.

(EF89EF05) Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir   alguns  de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.

(EF89EF06) Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das            demais           práticas corporais tematizadas na escola, propondo  e produzindo alternativas para utilizá-los no tempo livre.

(EF89EF07BA) Reconhecer, refletir e argumentar sobre as questões conceituais, culturais e históricas do esporte.

(EF08EF05IT) Diferenciar os fundamentos técnicos táticos e entender a função dos jogadores do esporte de invasão futebol.

 

COPA DO MUNDO

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Conhecer as principais características do país sede;

·         Identificar as características e o significado do mascote.

·         Conhecer as curiosidades da copa do mundo.

·         Interpretar a tabela da competição da copa do mundo.

·         Conhecer a história das personalidades negras do futebol.

·         Perceber o racismo e a participação do negro no esporte.

 

OBSERVAÇÕES: As habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objetos de conhecimentos trabalhados.

 

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