PLANEJAMENTO
ANUAL
7º
ANO-2022
Ensino
Fundamental-Anos Finais
Itamaraju/BA
PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2022 |
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ESCOLA: |
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PROFESSOR
(A):
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ANO:
7º ANO |
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OBJETIVO DA ÁREA: A Educação Física, enquanto componente
curricular contribui para a formação dos alunos por meio da apreensão dos
conhecimentos específicos que favorecem a aquisição de competências motoras,
a ampliação do repertório de movimentos e o hábito da prática regular de
atividades físicas, integrados a conhecimentos gerais contextualizados às
temáticas sobre atualidades sociais, políticas, econômicas, tecnológicas e
ambientais. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS DA
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
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1. Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal
(oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e
digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao
entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias
digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para
se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos,
resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e
coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e
vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe
possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer
escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com
liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos
outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua
saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9.
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,
fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos,
com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos
sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia,
responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões
com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e
solidários. |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA ÁREA DE
LINGUAGENS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
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1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica,
social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as
como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e
identidades sociais e culturais. 2. Conhecer e explorar diversas práticas de
linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da
atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de
participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais
justa, democrática e inclusiva. 3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral
ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital
–, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo,
à resolução de conflitos e à cooperação. 4. Utilizar diferentes linguagens para defender
pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo. 5. Desenvolver o senso estético para reconhecer,
fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das
locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da
humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e
coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de
saberes, identidades e culturas. 6. Compreender e utilizar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética
nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por
meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver
problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos. |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
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Considerando
esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC e as
competências específicas da área de Linguagens, o componente curricular de
Educação Física deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas a seguir: 1.Compreender a origem da cultura corporal
de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual. 2.Planejar e empregar estratégias para
resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais,
além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo. 3.Refletir, criticamente, sobre as relações
entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença,
inclusive no contexto das atividades laborais. 4.Identificar a multiplicidade de padrões de
desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os
modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e
preconceituosas. 5.Identificar as formas de produção dos
preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos
discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes. 6.Interpretar e recriar os valores, os
sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem
como aos sujeitos que delas participam. 7.Reconhecer as práticas corporais como
elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos. 8.Usufruir das práticas corporais de forma
autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as
redes de sociabilidade e a promoção da saúde. 9.Reconhecer o acesso às práticas corporais
como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua
realização no contexto comunitário. 10.Experimentar, desfrutar, apreciar e criar
diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e
práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o
protagonismo. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Fica estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes
oportunidades de desenvolver os cinco grandes domínios que são entendidos como cinco macro competências, e
em cada um deles localizam-se diversas competências mais específicas,
fortemente relacionadas entre si. Autogestão: determinação, organização, foco,
persistência e responsabilidade. Engajamento com os outros: iniciativa social,
assertividade, entusiasmo. Amabilidade: empatia, respeito e confiança. Resiliência Emocional: tolerância ao estresse,
autoconfiança, tolerância a frustração. Abertura ao novo: curiosidade para aprender,
imaginação criativa, interesse artístico. |
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TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
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Na educação, os temas integradores são fundamentais para o
trabalho pedagógico interdisciplinar e contextualizado, são propostas que
dizem respeito a questões que atravessam as experiências de vida e interferem
na construção da identidade do indivíduo envolvendo teoria e prática. São
temas que perpassam às experiências dos sujeitos, envolvendo o ambiente, a
ética e a criticidade sobre o mundo em sua volta. Dessa forma na BNCC, os Temas Contemporâneos Transversais foram
ampliados para quinze e distribuídos em seis macroáreas deixando de serem
recomendações facultativas, tornando-se essenciais e obrigatórias conforme as
Resoluções CNE/CEB Nº 7/2010 E Nº 12/2012. São elas: Meio Ambiente (Educação
Ambiental, Educação para o consumo), Economia (Trabalho, Educação Financeira
e Educação Fiscal) Saúde (Saúde, Educação alimentar e Nutricional) Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e social, Educação para o Trânsito, Educação em
Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, Respeito e
Valorização do Idoso) Multicuturalismo (Diversidade cultural, Educação para
valorização do multicuturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras),
Ciências e Tecnologia) |
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METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
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Os conteúdos selecionados, organizados e
sistematizados devem promover uma concepção científica de mundo, a formação
de interesses e a manifestação de possibilidades e aptidões para conhecer a
natureza e a sociedade. Partimos do pressuposto de que não existem
fórmula mágica ou receitas prontas de como ensinar, porque o ensino, como um
processo de construção coletiva, é mediado pela relação
professor/aluno/conhecimento. Nesse sentido, há de se considerar, no
cotidiano de nossas aulas, a possibilidade de alterar o planejamento previsto
por meio de intervenções criativas e inovadoras que facilitem a aprendizagem
dos alunos de maneira prazerosa e significativa. O compromisso da área da Educação Física com
a formação cidadã demanda que o processo ensino-aprendizagem seja orientado,
sobretudo, pelos seguintes princípios metodológicos: • Reconhecimento
e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos – Esse
princípio, fundamentado no reconhecimento do aluno como sujeito do processo
educativo, é essencial não só para conhecer melhor suas necessidades e os
interesses e ampliar as possibilidades de construção de novas aprendizagens,
como também para motivar o seu efetivo envolvimento e participação nas aulas.
• Consideração
da diversidade cultural como ponto de partida da educação inclusiva – O
reconhecimento da diversidade, além de ser a essência dos princípios da
democracia e da estética, é também uma das diretrizes da educação nacional.
No contexto do ensino da Educação Física, esse princípio desafia-nos a
desenvolver uma prática pedagógica não discriminatória entre meninos e
meninas, independentemente da classe social, do grupo étnico e do credo
religioso a que pertencem ou do nível de aptidão física ou mental que
possuem. • Integração
teoria-prática – É importante ressaltar que os conhecimentos, no ensino
da Educação Física demanda a criação de estratégias metodológicas que
estimulem o aluno a apreender o conhecimento pelo processo de
ação-reflexão-ação. Para tanto, faz-se necessário problematizar a vivência
corporal dos alunos nas brincadeiras, nos jogos, nas danças, nas ginásticas,
nos esportes, enfim, em todas as suas manifestações corporais,
imprimindo-lhes sentidos e significados educativos. Assim, as práticas
corporais deixam de ser vistas como um “fazer pelo fazer”, ou seja, como uma
atividade desprovida de significado e intencionalidade educativa, e passam a
ser percebidas como conhecimentos importantes e necessários à formação humana
do educando, principalmente para a vivência plena de sua corporeidade. • Interdisciplinaridade
– No contexto do processo educativo, esse princípio instiga-nos a repensar e
re-significar nossa prática pedagógica e desafia-nos a superar a
desarticulação entre os diferentes componentes curriculares e entre esses
saberes e a vida cotidiana dos alunos.
Esse enfoque de ensino nos desafia não só a
articular as disciplinas entre si, mas também a relacioná-las com o cotidiano
da vida dos alunos. Essa é uma forma que temos, como professores, de tornar o
ensino significativo e prazeroso. O
trabalho por projetos é alternativa capaz de viabilizar ações coletivas e a
interdisciplinaridade no interior da escola. • Articulação
coerente entre objetos de conhecimento, métodos e recursos didáticos – É
imprescindível garantir a articulação entre objetos de conhecimento e métodos
de ensino, na opção didática que se fizer para que o ensino alcance as
habilidades e os objetivos propostos. Assim, os professores poderão utilizar,
dentre outros, os seguintes recursos didáticos e estratégias de ensino: -Análise e criação de imagens e sons
(filmes, vídeos, fotografias, desenhos, pinturas, propagandas, músicas,
charges, tirinhas, murais, documentários); de objetos (troféus, medalhas,
certificados, diplomas, maquetes, cenários,); de textos (livros, mapas
conceituais, contos, crônicas, jornais, revistas, poesias, histórias,
paródias), dentre outros; -Pesquisa, trabalho, relatórios, entrevista,
júri simulado, seminário, palestra; oficina, campeonatos, torneios, desafios,
excursões, debate, feiras e eventos artísticos e culturais, dentre outros. |
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AVALIAÇÃO
O processo de avaliação se dará através conceitos de
acordo a Resolução CMEI Nº 001/2022, aprovada pelo Conselho Municipal de
Educação em 19/05/2022, disposto no capítulo VI sobre o Ensino Fundamental
Anos Iniciais e Anos Finais.
Art. 35-Usar-se-à no Ensino Fundamental anos iniciais e
finais, conceitos como instrumento de registro, com o intuito de informar os
resultados obtidos no processo de ensino aprendizagem.
I-Constituição dos seguintes conceitos para fins de
atividades avaliativas:
S-SATISFATÓRIO: O aluno alcançou os objetivos determinados pelo
componente curricular, em relação às atividades avaliativas, assim como
inerentes aos bloco/ano que está inserido.
PS-PARTICALMENTE
SATISFATÓRIO: O aluno alcançou em nível médio em relação
aos objetivos determinados para o componente curricular, inerentes aos
bloco/ano que está inserido, assim como, em relação à atividade avaliativa
desenvolvida, porém precisa aperfeiçoar o seu resultado.
NS-NÃO
SATISFATÓRIO: Aplicar-se-á quando o aluno não alcançou
resultados satisfatórios em relação aos objetivos propostos pelo professor em
determinadas atividades avaliativas dos componentes curriculares, assim como,
inerentes aos bloco/ano que está inserido.
Art. 36- Nos anos finais do Ensino
Fundamental será promovido para o ano seguinte o aluno que até o quarto
bimestre atingir os conceitos PS e S. Caso não atingir esses dois conceitos
será submetidos à recuperação final.
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I UNIDADE |
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UNIDADES
TEMÁTICAS: Saúde,
Lazer e estilo de vida, Esporte |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Escola: Espaço de acolhimento,
afetividade e conhecimento (07/03 a 07/05) |
·
O que trago na bagagem? ·
O que é Educação Física? ·
A Escola me conduz ao conhecimento sobre
Antropometria Saúde,
Lazer e estilo de vida: ·
A Escola me conduz ao conhecimento sobre hábitos e
tipos de higiene; higiene nas aulas de Educação Física; Esporte de
Invasão ou Territorial (FUTSAL) ·
Fundamentos
técnicos; |
Saúde
Cidadania
e Civismo Ciência
e Tecnologia Projeto
de Vida Meio
Ambiente Economia
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HABILIDADES |
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(EF67EF03) Experimentar e fruir
esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios, valorizando o
trabalho coletivo e o protagonismo. (EF67EF04) Praticar um ou mais esportes
de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios oferecidos pela escola,
usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras. (EF67EF05) Planejar e utilizar
estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos
esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios como nas
modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica. (EF67EF06) Analisar as transformações na
organização e na prática dos esportes em suas diferentes manifestações
(profissional e comunitário/lazer). (EF67EF07) Propor e produzir
alternativas para experimentação dos esportes não disponíveis e/ou acessíveis
na comunidade e das demais práticas corporais tematizadas na escola. (EF07EF07IT) Diferenciar os
fundamentos técnicos do esporte de invasão futsal. |
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II UNIDADE |
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UNIDADES
TEMÁTICAS:
Saúde, Lazer e estilo de vida, Práticas corporais de aventura. |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”
(09/05 a 23/07) 8 semanas= 8 aulas teóricas |
Saúde, Lazer e
estilo de vida: ·
Leis da alimentação; ·
Pirâmide alimentar; ·
Alimentos industrializados; Práticas
corporais de aventura Urbana (BIKE) -6º ano ·
História/Origem ·
Principais partes ·
Benefícios para a saúde ·
Ciclistas de Itamaraju ·
Equipamentos de segurança e riscos |
Meio
ambiente Economia Saúde Ciência
e tecnologia Cidadania
e Civismo Educação
para o trânsito |
HABILIDADES (EF67EF33BA) Compreender os
diversos paradigmas contemporâneos do ser humano e sua corporeidade, a partir
das discussões sobre as questões da saúde, do lazer ativo e atividade física,
oportunizando a formação de hábitos e estilos de vida saudáveis. (EF07EF18IT) Associar a manutenção da
saúde com o consumo equilibrado de uma
alimentação saudável adquirindo hábitos da prática de atividades físicas. (EF07EF19IT) Estabelecer a importância
da Pirâmide Alimentar fazendo relação aos alimentos industrializados. (EF67EF18) Experimentar e fruir
diferentes práticas corporais de aventura urbanas, valorizando a própria
segurança e integridade física, bem como as dos demais. (EF67EF19) Identificar os riscos
durante a realização de práticas corporais de aventura urbanas e planejar
estratégias para sua superação. (EF67EF20) Executar práticas corporais
de aventura urbanas, respeitando o patrimônio público e utilizando
alternativas para a prática segura em diversos espaços. (EF67EF21) Identificar a origem das práticas corporais de aventura e as
possibilidades de recriá-las, reconhecendo as características (instrumentos, equipamentos de segurança,
indumentária, organização) e seus tipos de práticas. (EF06EF16IT) Identificar grupos de
ciclistas que realizam essa prática corporal na cidade, bem como os
benefícios que a prática da bike traz para a saúde. |
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III UNIDADE |
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UNIDADES
TEMÁTICAS: Esporte,
Ginástica |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
As diversas
facetas do Consumo (25/07
a 27/08) 05 semanas=5 aulas teóricas |
Esporte de
marca (ATLETISMO) ·
Arremesso e Lançamentos |
Saúde Ciência e tecnologia Economia Meio ambiente |
Leitura,
escrita em movimento: Itamaraju em foco (29/08 a 23/09) 04 semanas= 04
aulas teóricas |
(SISTEMA ESQUELÉTICO) ·
Classificação/principais ossos ·
Fraturas ósseas no atletismo Esportes
Técnicos Combinatórios (GINÁSTICA
RÍTMICA) ·
Aparelhos (fita, arco, bola, maça, materiais
alternativos); ·
As competições e categorias; ·
Coreografias; |
Saúde Ciência e tecnologia Multiculturalismo Economia |
HABILIDADES (EF67EF04) Praticar um ou mais
esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios oferecidos pela
escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras.
(EF67EF05) Planejar e utilizar
estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos
esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios como nas
modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica. (EF07EF04IT) Conhecer as modalidades
arremesso e lançamentos do esporte de marca atletismo. (EF07EF05IT) Compreender a classificação e
os principais ossos do sistema esquelético conhecendo as fraturas ósseas
decorrentes no esporte atletismo. (EF67EF08) Experimentar e fruir exercícios
físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus
tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade) e as sensações
corporais provocadas pela sua prática. (EF67EF09) Construir,
coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a
participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de
promover a saúde. (EF07EF11IT) Identificar os aparelhos que
são utilizados na ginástica rítmica, adaptando os mesmos para
utilizar em coreografias. |
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IV UNIDADE |
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UNIDADES
TEMÁTICAS: Ginástica,
Esporte |
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TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Leitura,
escrita em movimento: Itamaraju em foco (27/09 a 07/10) 02 semanas= 02 aulas teóricas |
Ginástica de Condicionamento
Físico: (GINÁSTICA
LABORAL) ·
Benefícios e resultados |
Saúde Ciência e tecnologia Meio ambiente |
Pluralismo
Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões
étnicas e culturais. (10/10 a 25/11) 07 semanas=7 aulas teóricas |
Esporte de
Invasão ou Territorial (FUTEBOL) ·
Fundamentos técnicos; Copa do Mundo ·
País sede ·
Mascote ·
Curiosidades ·
Tabela Lutas
do Brasil (CAPOEIRA) ·
Instrumentos e músicas na capoeira; ·
Principais personagens da capoeira; ·
Diferentes benefícios relacionais; ·
Locais na comunidade de Itamaraju onde são praticadas a
capoeira; |
Saúde Multiculturalismo Meio
Ambiente Ciência
e tecnologia Cidadania
e civismo |
(28/11 a 09/12) 02 semanas= 02 aulas teóricas |
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HABILIDADES (EF67EF08) Experimentar e fruir
exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas,
identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade) e as
sensações corporais provocadas pela sua prática. (EF67EF09) Construir,
coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a
participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de
promover a saúde. (EF67EF10) Diferenciar exercício
físico de atividade física e propor alternativas para a prática de exercícios
físicos dentro e fora do ambiente escolar. (EF67EF12IT) Entender a
classificação da ginástica laboral, experimentando os tipos de ginástica que
possibilitem uma reflexão sobre a promoção da saúde no ambiente de trabalho. (EF67EF03) Experimentar e fruir esportes de marca, precisão,
invasão e técnico- combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o
protagonismo.
(EF67EF04) Praticar um ou mais esportes de marca, precisão,
invasão e técnico- combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades
técnico-táticas básicas e respeitando regras.
(EF67EF05) Planejar e utilizar estratégias para solucionar os
desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de marca, precisão, invasão e
técnico-combinatórios como nas modalidades esportivas escolhidas para
praticar de forma específica.
(EF67EF06) Analisar as transformações na organização e na prática
dos esportes em suas diferentes manifestações (profissional e
comunitário/lazer).
(EF07EF08IT) Conhecer os fundamentos técnicos do esporte de invasão futebol.
(EF07EF10IT) Conhecer os fatos históricos em relação aos desportistas praticantes dos
esportes de invasão (futsal e futebol) em Itamaraju-BA.
(EF67EF14) Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas do
Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos
demais.
(EF67EF15) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do
Brasil, respeitando o colega como oponente.
(EF67EF16) Identificar as características (códigos, rituais,
elementos técnico-táticos, indumentária, materiais, instalações,
instituições) das lutas do Brasil.
(EF67EF17) Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados
ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para
superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.
(EF67EF28BA) Compreender a capoeira como jogo, dança e seu
significado como patrimônio imaterial.
(EF67EF29BA) Identificar e compreender a relevância social dos
grandes mestres da capoeira, com ênfase na Bahia.
(EF07EF14IT) Perceber a relação dos instrumentos, músicas e
expressões corporais desenvolvidas através da capoeira.
(EF07EF15IT) Analisar os diferentes benefícios relacionais e
sociais da prática da capoeira identificando locais na comunidade de
Itamaraju-BA onde são praticadas a capoeira.
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COPA DO MUNDO OBJETIVOS ESPECÍFICOS ·
Conhecer as principais características do país sede;
·
Identificar as características e o significado do
mascote.
·
Conhecer as curiosidades da copa do mundo.
·
Interpretar a tabela da competição da copa do mundo.
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OBSERVAÇÕES: As habilidades a serem desenvolvidas
aparecem por ordem de objetos de conhecimentos trabalhados. |
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