PLANEJAMENTO ANUAL
2023
ITAMARAJU, BA
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Componente Curricular: Geografia
Professores(as) de Geografia da Sede:
Adeires Marques Lima, Adeluzia Gomes Bran, Elenice
Vieira da Silva Oliveira, Evandro Silva Guimarães, Ibys Alves dos Santos, Ilce
Aventurado Pinheiro, Ilma Pereira Oliveira, Joelita José de Jesus, Leonardo
Procópio do Carmo, Marilaque dos Santos Vieira Alves, Mauro André Monteiro
Figueiredo, Maria José Ferreira Flores, Natália Nogueira Polon, Renata de Souza
Silva, Núbia da Silva Matos.
Articuladora: Uelcineia Jeamonod de
Cruz
ESCOLA: |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
PROFESSOR(A):
|
TURNO: |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A Geografia
passou por várias mudanças ao longo do seu processo de construção como
ciência. Muitas dessas mudanças estão relacionadas a correntes filosóficas e
aos processos históricos vividos pela sociedade. É importante ter em mente
que em todos os lugares, os seres humanos estabelecem relações uns com os
outros, sejam elas de amizade, afeto ou poder. As ciências humanas buscam compreender como estas relações se formam
e de que maneira elas vão se estabelecendo ao longo do tempo. Essa relação
entre o Eu e o Outro deve ser pautada na formação ética, requisito
fundamental para uma atitude responsável que valorize os direitos humanos,
respeite o ambiente e a própria coletividade fortalecendo os vínculos sociais
e afetivos estabelecidos. Embora a contextualização seja hoje fundamental em
todos os Componentes Curriculares, de modo a favorecer a compreensão de
mundo, construir uma Ciências Humanas que vá além da descrição do tempo e do
espaço é imprescindível para desenvolver uma aprendizagem significativa
consolidando saberes estabelecidos nas relações humanas. O tempo, o espaço e
o movimento são condições básicas das Ciências Humanas realçadas nas relações
sociais, de poder, na produção de conhecimento e saberes do ser humano. Por
investigar o homem e a sociedade, essas ciências abordam diversos aspectos,
sejam teóricos, práticos ou subjetivos, como linguagem, cultura e produção de
conhecimento. Atualmente se dedica
ao estudo das relações entre o homem e o ambiente em que vive o que
possibilita uma análise crítica da relação entre a sociedade e a natureza e,
consequentemente, da produção do espaço geográfico vivido e produzido, uma
vez que o espaço geográfico encontra-se em constante transformação pelo
homem. Vale ressaltar que o estudo da Geografia é um estudo bastante amplo,
pois dialoga com vários outros Componentes Curriculares, transcendendo então
o seu próprio saber. O planejamento anual foi elaborado sob as orientações da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos documentos orientadores do munícipio
de Itamaraju, Documento Curricular Referencial do Município de Itamaraju
(DCRMI). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
organizou o Componente Curricular de Geografia, em uma área denominada Área
das Ciências Humanas ao lado do Componente Curricular de História. Foi
estruturado em cinco Unidades Temáticas comuns ao longo de todo o Ensino
Fundamental, porém com progressão nas Habilidades propostas para cada
Ano/Série. São elas: O sujeito e seu
lugar no mundo, Conexões e escalas,
Mundo do trabalho, Formas de
representação espacial e Natureza, Ambientes
e qualidade de vida, enfocando a necessidade de uma aprendizagem pautada
na investigação dos conceitos e princípios geográficos, possibilitando assim
a compreensão da realidade do lugar onde se vive e sua relação entre a
sociedade e a natureza. Segundo
a BNCC (BRASIL, 2017), as Unidades Temáticas sugeridas pretendem desenvolver
no estudante: ▬ Na unidade temática O sujeito e seu lugar no mundo, focalizam-se as noções de
pertencimento e identidade. No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, busca-se
ampliar as experiências com o espaço e o tempo vivenciadas pelas crianças em
jogos e brincadeiras na Educação Infantil, por meio do aprofundamento de seu
conhecimento sobre si mesmo e de sua comunidade, valorizando-se os contextos
mais próximos da vida cotidiana. Espera-se que as crianças percebam e
compreendam a dinâmica de suas relações sociais e étnico-raciais,
identificando-se com a sua comunidade e respeitando os diferentes contextos
socioculturais. Ao tratar do conceito de espaço, estimula-se o
desenvolvimento das relações espaciais topológicas, projetivas e euclidianas,
além do raciocínio geográfico, importantes para o processo de alfabetização
cartográfica e a aprendizagem com as várias linguagens (formas de
representação e pensamento espacial). Além
disso, pretende-se possibilitar que os estudantes construam sua identidade
relacionando-se com o outro (sentido de alteridade); valorizem as suas
memórias e marcas do passado vivenciadas em diferentes lugares; e, à medida
que se alfabetizam, ampliem a sua compreensão do mundo. Dessa forma, o estudo
da Geografia constitui-se em uma busca do lugar de cada indivíduo no mundo,
valorizando a sua individualidade e, ao mesmo tempo, situando-o em uma
categoria mais ampla de sujeito social: a de cidadão ativo, democrático e
solidário. Enfim, cidadãos produtos de sociedades localizadas em determinado
tempo e espaço, mas também produtores dessas mesmas sociedades, com sua
cultura e suas normas. ▬ Em Conexões e escalas, a atenção está na
articulação de diferentes espaços e escalas de análise, possibilitando que os
alunos compreendam as relações existentes entre fatos nos níveis local e
global. Portanto, no decorrer do Ensino Fundamental, os alunos precisam
compreender as interações multiescalares existentes entre sua vida familiar,
seus grupos e espaços de convivência e as interações espaciais mais
complexas. A conexão é um princípio da Geografia que estimula a compreensão
do que ocorre entre os componentes da sociedade e do meio físico natural. Ela
também analisa o que ocorre entre quaisquer elementos que constituem um
conjunto na superfície terrestre e que explicam um lugar na sua totalidade.
Conexões e escalas explicam os arranjos das paisagens, a localização e a
distribuição de diferentes fenômenos e objetos técnicos, por exemplo. Dessa
maneira, desde o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, as crianças compreendem e
estabelecem as interações entre sociedade e meio físico natural. No decorrer
desse processo, os alunos devem aprender a considerar as escalas de tempo e
as periodizações históricas, importantes para a compreensão da produção do
espaço geográfico em diferentes sociedades e épocas. ▬ Em Mundo do trabalho, abordam-se, no
Ensino Fundamental – Anos Iniciais os processos e as técnicas construtivas e
o uso de diferentes materiais produzidos pelas sociedades em diversos tempos.
São igualmente abordadas as características das inúmeras atividades e suas
funções socioeconômicas nos setores da economia e os processos produtivos
agroindustriais, expressos em distintas cadeias produtivas. A Revolução
Industrial, a revolução técnico-científico informacional e a urbanização
devem ser associadas às alterações no mundo do trabalho. Nesse sentido, os
alunos terão condição de compreender as mudanças que ocorreram no mundo do
trabalho em variados tempos, escalas e processos históricos, sociais e
étnico-raciais. ▬ Por sua vez, na unidade temática Formas de representação e pensamento
espacial, além da ampliação gradativa da concepção do que é um mapa e de
outras formas de representação gráfica, são reunidas aprendizagens que
envolvem o raciocínio geográfico. Espera-se que, no decorrer do Ensino
Fundamental, os alunos tenham domínio da leitura e elaboração de mapas e
gráficos, iniciando-se na alfabetização cartográfica. Fotografias, mapas,
esquemas, desenhos, imagens de satélites, audiovisuais, gráficos, entre outras
alternativas, são frequentemente utilizados no componente curricular. Quanto
mais diversificado for o trabalho com linguagens, maior o repertório
construído pelos alunos, ampliando a produção de sentidos na leitura de
mundo. Compreender as particularidades de cada linguagem, em suas
potencialidades e em suas limitações, conduz ao reconhecimento dos produtos
dessas linguagens não como verdades, mas como possibilidades. No Ensino
Fundamental – Anos Iniciais, os alunos começam, por meio do exercício da
localização geográfica, a desenvolver o pensamento espacial, que
gradativamente passa a envolver outros princípios metodológicos do raciocínio
geográfico, como os de localização, extensão, correlação, diferenciação e
analogia espacial. ▬ Na
unidade temática Natureza, ambientes e
qualidade de vida, busca-se a unidade da geografia, articulando geografia
física e geografia humana, com destaque para a discussão dos processos
físico-naturais do planeta Terra. No Ensino Fundamental – Anos Iniciais,
destacam-se as noções relativas à percepção do meio físico natural e de seus
recursos. Com isso, os alunos podem reconhecer de que forma as diferentes
comunidades transformam a natureza, tanto em relação às inúmeras
possibilidades de uso ao transformá-la em recursos quanto aos impactos
socioambientais delas provenientes. A BNCC estabelece ainda princípios
básicos do raciocínio geográfico para o estudo de Geografia. Os princípios do
raciocínio geográfico destacados na BNCC são: Analogia, Conexão,
Diferenciação, Distribuição, Extensão, Localização e por último Ordem,
conforme destacado no quadro a seguir: DESCRIÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO RACIOCÍNIO
GEOGRÁFICO
Fontes: FERNANDES, José Alberto Rio;
TRIGAL, Lourenzo López; SPÓSITO, Eliseu Savério. Dicionário de Geografia
aplicada. Porto: Porto Editora, 2016. * MOREIRA, Ruy. A diferença e a
geografia: o ardil da identidade e a representação da diferença na geografia.
GEOgraphia, Rio de Janeiro, ano 1, n. 1, p. 41-58, 1999. ** MOREIRA, Ruy.
Repensando a Geografia. In: SANTOS, Milton (Org.). Novos rumos da Geografia
brasileira. São Paulo: Hucitec, 1982, p. 35-49. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
OBJETIVO
DA ÁREA: Objetivo
primordial entender o conceito de “espaço” atrelado ao conceito de “tempo”,
para conduzir o planejamento das ações humanas na manutenção da vida em
sociedade e sobretudo compreender o mundo em que se vive. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
COMPETÊNCIAS GERAIS
DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal
(oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e
digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao
entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias
digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para
se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos,
resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e
coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e
vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe
possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer
escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com
liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos
outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua
saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Fica estabelecido que os educadores
ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco grandes
domínios que são entendidos como
cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas
competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si. Autogestão: determinação, organização,
foco, persistência e responsabilidade. Engajamento
com os outros:
iniciativa social, assertividade, entusiasmo. Amabilidade: empatia, respeito e
confiança. Resiliência
Emocional:
tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração. Abertura
ao novo:
curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DO
COMPONENTE CURRICULAR DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1. Utilizar os conhecimentos geográficos
para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o
espírito de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes
temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos
técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos
recursos da natureza ao longo da história. 3. Desenvolver autonomia e
senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na
análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de
analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e
ordem. 4. Desenvolver o pensamento
espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de
diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de
problemas que envolvam informações geográficas. 5. Desenvolver e utilizar
processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo
natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e
informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções 564 (inclusive
tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da
Geografia. 6. Construir argumentos com
base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista
que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à
biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza. 7. Agir pessoal e coletivamente
com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em
princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
METODOLOGIAS ·
Sondagem dos conhecimentos prévios através
de imagens, ou, atividades práticas; ·
Leitura
e interpretação de textos; ·
Conversa informal; ·
Aula
expositiva utilizando o livro didático; ·
Vídeos
ou exposição de slides abordando os temas estudados; ·
Construção
de mapas conceituais como instrumento de revisão dos conhecimentos estudados. ·
Resolução
de atividades individuais e/ou em grupos. ·
Atividades
de pesquisa e experimentação; ·
Utilizar
desafios, jogos, atividades lúdicas, que ajudam o aluno a pensar, a relacionar
ideias e a realizar descobertas. As metodologias também devem vir
acompanhadas de recursos didáticos, o livro didático utilizado pelos
professores de geografia deve ser visto como um recurso, mas não o único,
muitos professores sustentam a base do seu trabalho apenas no livro didático,
mas este não traz todo conhecimento necessário, abordado em sala, devem usar
o livro didático para complementar os debates. É necessário buscar outros
recursos, como por exemplo, o auxílio de computadores da informática, TV,
data show, câmera. Os recursos audiovisuais que dá suporte, a pratica
educativa, chamando atenção do aluno para o tema. Ao planejar aula o
professor deve escolher diferentes recursos audiovisuais como filme, mapas
gráficos, painel, revistas, slides e transparências, com o objetivo do aluno
assimilar de melhor forma os conteúdos, através da sua percepção visual, construindo
assim seu conhecimento geográfico.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6º ANO |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
I TRIMESTRE |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): O SUJEITO E O SEU LUGAR NO
MUNDO/ CONEXÕES E ESCALAS |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
“Valores em
Pauta: Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”. 01/03
a 07/04/2023. |
Identidade socioculturais Paisagem, espaço e lugar: Elementos da paisagem, as transformações das
paisagens, o espaço geográfico, lugar. Transformação das paisagens naturais e
antrópicas O trabalho e a transformação do espaço geográfico: o trabalho, as atividades econômicas e
as paisagens. Fenômenos naturais e sociais representados
de diferentes maneiras Orientação e
localização no espaço geográfico: A orientação pelo
sol, a rosa dos ventos, a orientação pela bússola.
|
·
Saúde
na escola. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida
e para a vida!” (10/04 a 26/05/2023).
|
. Orientação e
localização no espaço geográfico: A latitude e a longitude, as coordenadas
geográficas.
Relações entre os componentes físicos -naturais Características do planeta Terra: os movimentos da terra, a rotação, a translação,
as zonas térmicas, as estações do ano, os fusos horários (simplificado), a
estrutura interna do planeta Terra.
Fenômenos naturais e
sociais representados de diferentes maneiras Biodiversidade e ciclo
hidrológico
A deriva continental e as placas
tectônicas: como se formaram os movimentos da Terra, as placas tectônicas em
movimento, o vulcanismo, o terremoto. |
Saúde na Escola Educação
Ambiental |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
II TRIMESTRE |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Mundo do Trabalho /Formas de Representação e
Pensamento Espacial. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Sustentabilidade no seu sentido
mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida! (29/05 a 10/06/2023).
Consumo (12/06 a
04/08/2023).
|
Transformação
das paisagens naturais e antrópicas.
Continentes e ilhas / Oceanos e mares. |
Educação
Financeira para o Consumo Educação
Fiscal Educação
em Direitos Humanos |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Leitura, escrita(07/08a 01/09/2023). |
Fenômenos Naturais e Sociais
Representados de Diferentes Maneiras com Foco no Paisagismo e Jardinagem. Relevo e Hidrografia O relevo terrestre A água e a hidrografia
|
Educação
para o Trânsito Saúde
na Escola em Direitos Humanos Educação para a Diversidade |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
III TRIMESTRE |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Natureza Ambientes e Qualidade
de Vida |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Leitura,
escrita (04/09 A 30/09/2023. |
Biodiversidade, PLANEJAMENTO ANUAL 2023 ITAMARAJU, BA ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Componente Curricular: Geografia Professores(as) de Geografia da Sede: Adeires Marques Lima, Adeluzia Gomes Bran, Elenice
Vieira da Silva Oliveira, Evandro Silva Guimarães, Ibys Alves dos Santos, Ilce
Aventurado Pinheiro, Ilma Pereira Oliveira, Joelita José de Jesus, Leonardo
Procópio do Carmo, Marilaque dos Santos Vieira Alves, Mauro André Monteiro
Figueiredo, Maria José Ferreira Flores, Natália Nogueira Polon, Renata de Souza
Silva, Núbia da Silva Matos.
Articuladora: Uelcineia Jeamonod de
Cruz
Trabalhos propostos de acordo aos
temas apresentados pelo PSE (Programa Saúde na
Escola) Geografia
Obs. Poderão ocorrer mudanças nas
datas de execução.
Referencias: Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos documentos orientadores do munícipio de
Itamaraju, Documento Curricular Referencial do Município de Itamaraju (DCRMI). https://g1.globo.com ›
bahia › noticia › 2021/07/20 › go... (Aulas semipresenciais). http://www.aberd.org.br.>congresso2003>docs>anuais (Aulas
semipresenciais). MARANHÃO. Governo do Estado Escola Digna:
caderno de orientações pedagógicas - caderno de Avaliação de Aprendizagem. /
Secretaria de Estado da Educação. – São Luís, 2017.
Que Deus continue protegendo e
abençoando a tod destacando a História da Agroecologia e o ciclo
hidrológico estudando as Bacias Hidrográficas da Bahia e os principais rios
de Itamaraju. Clima e Vegetação O tempo atmosférica e o clima. As vegetações da Terra. O espaço rural e
urbano |
Educação
Financeira para o consumo
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Territorialidade
(02/10 a 24/11/2023) |
Atividades
Humanas e Dinâmica Climática. Extrativismo e
Agropecuária Recursos naturais e atividades econômicas. A agricultura e a pecuária. |
Multiculturalismo Educação para as Relações Étnico-raciais Cultura
digital |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
(27/11 a 08/12/2023). |
Atividades
Humanas e Dinâmica Climática Indústria, comércio e
prestação de serviços. O artesanato, a manufatura e a prestação de serviços.
|
Educação
para as Relações Étnico-raciais Educação
para a Diversidade |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
HABILIDADES (EF06GE01) Comparar modificações das
paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes
tempos. (EF06GE01IT) Comparar modificações das
paisagens de diversos lugares, inclusive no município de Itamaraju, em
diferentes tempos. (EF06GE02) Analisar modificações de
paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos
originários. (EF06GE02IT) Analisar modificações de
paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos
originários, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia: Índios Pataxó e os
primeiros habitantes do município de Itamaraju (EF06GE03) Descrever os movimentos do
planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo
atmosférico, os padrões climáticos (EF06GE03BA) Descrever os movimentos do
planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo
atmosférico, os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a dinâmica
social e econômica no campo e na cidade. (EF06GE03IT) Descrever os movimentos do
planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo
atmosférico, os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a dinâmica
social e econômica no campo e na cidade da Mesorregião do Extremo Sul da
Bahia e Microrregião de Porto Seguro das áreas litorâneas e de Itamaraju. (EF06GE04) Descrever o ciclo da água,
comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo
os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas
e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura
vegetal. (EF06GE04BA) Descrever o ciclo da
água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural,
reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes
hidrográficas do Brasil e da Bahia e a sua localização no modelado da
superfície terrestre e da cobertura vegetal. (EF06GE04IT) Descrever o ciclo da
água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural,
reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes
hidrográficas do Brasil, da Bahia e do município de Itamaraju e a sua
localização no modelado da superfície terrestre destacando planaltos e morros
de Itamaraju e da cobertura vegetal de mata Atlântica. (EF06GE05) Relacionar padrões
climáticos, tipos desolo, relevo e formações vegetais. (EF06GE05IT) Relacionar padrões
climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais identificando estes
aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua importância. (EF06GE06) Identificar as
características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do
desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização. (EF06GE06BA) Identificar as
características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do
desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização e ofertas
de diversos serviços, partindo de sua realidade. (EF06GE06IT) Identificar as
características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do
desenvolvimento da agropecuária, com destaque para a cultura do café,
pimenta-do-reino e eucalipto e para criação do gado e ofertas de diversos
serviços, como aqueles ligados à expansão urbana partindo da realidade do
município de Itamaraju. (EF06GE06IT) Identificar as
características das paisagens naturais e antrópicas (relevo cobertura
vegetal, rios, etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na
conservação ou degradação dessas áreas. (EF06GE07) Explicar as mudanças na
interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades. (EF06GE07BA) Explicar as mudanças na
interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades,
considerando a história dos processos produtivos em sua comunidade, estado,
no Brasil e no mundo. (EF06GE07IT) Explicar as mudanças na
interação humana com a natureza destacando as vantagens e desvantagens da indústria
de cerâmicas, cuja matéria-prima é extraída nas planícies e margens do Rio
Jucuruçu em Itamaraju) a partir do surgimento das cidades, considerando a
história dos processos produtivos em seu município ou em sua comunidade,
estado, no Brasil e no mundo. (EF06GE08) Medir distâncias na superfície
pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. (EF06GE08IT) Medir distâncias na
superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas, usando os recursos
tecnológicos disponíveis a partir da realidade de Itamaraju. (EF06GE09)
Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de
vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície
terrestre. (EF06GE09IT) Elaborar modelos
tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação,
visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.
Natureza, ambientes e qualidade de vida biodiversidade e ciclo hidrológico
usando recursos disponíveis que compara outros lugares com o município de Itamaraju.
(EF06GE10) Explicar as diferentes
formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de
apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes
de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas
e lugares. (EF06GE10IT)
Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras,
terraceamento, curvas de nível aterros etc.) e de apropriação dos recursos
hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como
suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares, incluindo e
analisando o município de Itamaraju. (EF06GE10IT) Reconhecer a importância
do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos nas
plantações e extrações de materiais entre outras possibilidades e os impactos
desses usos no cotidiano no campo e na cidade. (EF06GE11) Analisar distintas interações
das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes
físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do
mundo. (EF06GE11IT) Analisar distintas interações
das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes
físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade do bioma da
Mata Atlântica em Itamaraju local e do mundo. (EF06GE12) Identificar o consumo dos
recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no
mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos. (EF06GE12BA) Identificar o consumo dos
recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no seu
município, na Bahia, no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos
ambientes urbanos e rurais. (EF06GE12IT) Identificar o consumo dos
recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no seu
município, na Bahia, no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos
ambientes urbanos: Rios do Ouro, Jucuruçu, desaparecimento de nascentes
urbanas, na cidade de Itamaraju, bem como outros rios importantes nos
distritos e em ambientes rurais como a destruição da mata ciliar e a
canalização ilegal das águas para propriedades particulares. (EF06GE13) Analisar consequências, vantagens
e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.
(EF06GE13BA) Analisar consequências,
vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de
calor etc.), considerando a realidade local. (EF06GE13IT) Analisar consequências,
vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de
calor, queimadas e outros poluidores atmosféricos), considerando a realidade
de Itamaraju tanto urbana quanto rural. |
7º ANO |
||
I TRIMESTRE |
||
UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): O SUJEITO E O SEU LUGAR NO
MUNDO/ CONEXÕES E ESCALAS |
||
TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
“Valores em Pauta: Aprendizagem Significativas e
Inovadoras em sala de aula”. 01/03
a 07/04/2023. |
Ideias
e Concepções Sobre a formação Territorial do Brasil. A localização geográfica brasileira e as paisagens. Características do território brasileiro.
|
·
Educação
em Direitos Humanos. ·
Saúde
na escola. |
Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida
e para a vida!” (10/04 a 26/05/2023).
|
Formação territorial do Brasil com a
abordagem territorial como uma política de Estado. Característica
da População brasileira. Meio ambiente, sustentabilidade e fontes de energia.
|
·
Saúde
na Escola ·
Educação
Ambiental
|
II TRIMESTRE |
||
UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Mundo do trabalho/ Formas de
Representação e Pensamento Espacial. |
||
TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Sustentabilidade no seu sentido
mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida! (29/05 a 10/06/2023).
|
Formação Territorial do Brasil com a
Abordagem Territorial Como uma Política de Estado. Características da
População Brasileira.
|
·
Saúde
na Escola ·
Educação
Ambiental |
|
|
|
Consumo (12/06 a 04/08/2023). |
Produção,
Circulação e Consumo de Mercadorias com práticas Agroecológicas e Cooperação. População brasileira Aspecto demográficos e sociais A heterogeneidade da população brasileira. Desigualdade
Social e o Trabalho. População e trabalho. Brasil:Industrialização, Urbanização e Espaço rural. |
Educação
Financeira para o Consumo Educação
Fiscal |
Leitura, escrita(07/08a 01/09/2023). |
Mapas
Temáticos do Brasil. Região Norte Região Nordeste |
Educação
para o Trânsito Saúde na Escola em Direitos Humanos Educação para a
Diversidade |
III TRIMESTRE |
||
UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Natureza Ambientes e Qualidade
de Vida |
||
TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Leitura,
escrita (04/09 A 30/09/2023). |
Mapas
Temáticos do Brasil e da Mesorregião – Sul Baiano e do Município de Itamaraju. Região
Centro-oeste Região Sul
|
·
Educação
Financeira para o consumo.
|
Territorialidade
(02/10 a 24/11/2023). |
Biodiversidade
Brasileira. Região Sudeste Elementos naturais e ocupação territorial |
·
Multiculturalismo ·
Meio
Ambiente ·
(Educação
Ambiental) ·
Ciência
e Tecnologia ·
Saúde ·
Economia
(Trabalho) ·
Promoção
da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos
|
(27/11 a 08/12/2023). |
Biodiversidade Brasileira. Organização do espaço econômico e sub-regionalização.
|
·
Multiculturalismo ·
Meio
Ambiente (Educação Ambiental) ·
Ciência
e Tecnologia |
HABILIDADES (EF07GE01)
Avaliar por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e
estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil. (EF07GE01BA) Avaliar por meio de exemplos
extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das
paisagens e da formação territorial do Brasil e da Bahia. (EF07GE01IT)
Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e
estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil, da
Bahia da microrregião geográfica do Extremo Sul da Bahia a partir do
município de Itamaraju. (EF07GE02)
Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação
socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as
tensões históricas e contemporâneas. (EF07GE02BA)
Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação
socioeconômica e territorial da Bahia e do Brasil, compreendendo os conflitos
e as tensões históricas e contemporâneas. (EF07GE02IT)
Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação
socioeconômica e territorial do local, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia
e do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e
contemporâneas com destaque para a questão fundiária entre os fazendeiros
latifundiários, os indígenas Pataxó e os povos do Movimento Sem-terra-MST na
região do Extremo Sul da Bahia e no município de Itamaraju. (EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as
territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades
remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos
e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos
legais dessas comunidades. (EF07GE03BA) Selecionar argumentos que
reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das
comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado e
caatinga, de ribeirinhos. (EF07GE03) Selecionar argumentos que
reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das
comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado,
de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade,
como direitos legais dessas comunidades. (EF07GE03BA)
Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas
originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das
florestas e do cerrado e caatinga, de ribeirinhos. (EF07GE04) Analisar a distribuição
territorial da população brasileira e baiana, considerando a diversidade
étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos
de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras. (EF07GE04BA) Analisar a distribuição
territorial da população brasileira e baiana, considerando a diversidade
étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como
aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de
identidade do estado. (EF07GE04IT) Analisar a distribuição
territorial da população brasileira, considerando a diversidade
étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como
aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de
identidade do estado, como Itamaraju. (EF07GE05) Analisar fatos e situações
representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o
advento do capitalismo. (EF07GE05BA) Analisar fatos e
situações representativas das alterações ocorridas entre o período
mercantilista e o advento do capitalismo e suas repercussões na atualidade. (EF07GE05IT) Analisar fatos e
situações representativas das alterações ocorridas entre o período
mercantilista e o advento do capitalismo a partir produção econômica do
município de Itamaraju voltada para o mercado mundial, bem como dos
importados que circulam para consumo. (EF07GE05IT) Compreender e descrever o
processo de produção e transformação da matéria prima, circulação e consumo
de diferentes produtos para a economia do local ao global. (EF07GE06) Discutirem que medida a
produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos
ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes
lugares. (EF07GE06BA) Discutir em
que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam
impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em
diferentes lugares e em sua comunidade. (EF07GE06IT) Discutir em que medida a
produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos
ambientais no Brasil, no bioma da Mata Atlântica, etc., assim como influem na
distribuição de riquezas, em diferentes lugares analisando a partir do
município de Itamaraju e lugares vizinhos. (EF07GE06IT) Diagnosticar e interpretar os impactos ambientais
provocados com o uso de agrotóxico causador de possíveis riscos a saúde dos
seres humanos e ao meio ambiente e apontar meios para o cultivo de
agricultura orgânica. (EF07GE07) Analisar a influência e o
papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território
brasileiro. (EF07GE07BA) Analisar a influência e o
papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território
brasileiro e baiano, identificando as desigualdades no espaço urbano e rural,
mundo regional e local e as consequências disso. (EF07GE07IT) Analisar a influência e o
papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território
brasileiro e baiano, identificando as desigualdades no espaço urbano e rural,
mundo regional e local e as consequências disso, observando e comparando a
partir meio de vivência. (EF07GE08) Estabelecer relações entre
os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações
socioeconômicas do território brasileiro. (EF07GE08BA) Estabelecer relações entre os
processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações
socioeconômicas do território brasileiro e baiano. (EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas
temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com
informações demográficas e econômicas do Brasil e da Bahia (cartogramas),
identificando padrões espaciais, regionalizações e analogia espaciais. (EF07GE10) Elaborar e interpretar
gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados
socioeconômicos das regiões brasileiras. (EF07GE10BA) Elaborar e interpretar
gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados
socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da
Bahia. (EF07GE10IT) Elaborar e interpretar
gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados
socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da
Bahia e do Município de Itamaraju. (EF07GE10) Elaborar e interpretar
gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados
socioeconômicos das regiões brasileiras. (EF07GE10BA) Elaborar e interpretar
gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados
socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da
Bahia. (EF07GE10IT) Elaborar e interpretar
gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados
socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da
Bahia e do Município de Itamaraju (EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos
componentes físico-naturais no território nacional e estadual, bem como sua
distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas,
Campos Sulinos e Matas de Araucária). (EF07GE11IT) Caracterizar dinâmicas dos componentes
físico-naturais no território nacional, regional e local, bem como sua
distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas,
Campos Sulinos e Matas de Araucária). Destaque à biodiversidade da Mata
Atlântica e litorânea originárias do Extremo Sul da Bahia. (EF07GE12) Comparar unidades de
conservação existentes no Município de residência e em outras localidades
brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de
Conservação(SNUC). |
8º
ANO |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
I TRIMESTRE |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): O SUJEITO E O SEU LUGAR NO
MUNDO/ CONEXÕES E ESCALAS |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
TEMAS INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
“Valores em Pauta: Aprendizagem Significativas e
Inovadoras em sala de aula”. 01/03
a 07/04/2023. |
Distribuição da
População Mundial e Deslocamento Populacionais. Espaço
Geográfico e geopolítica mundial Geopolítica
e relações internacionais Da ordem
bipolar à geopolítica atual. |
·
Educação
em Direitos Humanos. ·
Saúde
na escola. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida
e para a vida!” (10/04 a 26/05/2023).
|
População e Regionalização do Espaço Mundial Migrações e diversidade
|
·
Saúde
na Escola ·
Educação
Ambiental |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
II TRIMESTRE |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Mundo do trabalho/ Formas de
Representação e Pensamento Espacial. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Sustentabilidade no seu sentido
mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida! (29/05 a 10/06/2023).
|
Diversidade
e Dinâmica da População Mundial e Local. Corporações
e Organismos Internacionais e do Brasil na Ordem Econômica Mundial. Diferentes formas de regionalização
|
·
Saúde
na Escola ·
Educação
Ambiental |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Consumo (12/06 a 04/08/2023). |
Os
Diferentes contextos e os Meios Técnicos e Tecnológicos na Produção das
Políticas de Agroecológica Transformações
do Espaço na Sociedade Urbana Industrial na América Latina. O continente
Americano Quadro natural e regionalização População e economia. |
Educação
Financeira para o Consumo Educação
Fiscal |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Leitura,
escrita em movimento: Itamaraju em foco (29/08 a 07/10) |
Cartografia:
Anamorfose, Croquis e Mapas Temáticos da América e da África. América do Norte Estados Unidos: território, organização do espaço e população Canadá e México. América Central e
América do Sul América do Sul América Central: continental e insular. A integração regional e o papel do Brasil. |
Educação
para o Trânsito Saúde na Escola em Direitos Humanos Educação para a
Diversidade |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
III
TRIMESTRE |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Natureza Ambientes e Qualidade
de Vida |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Leitura, escrita (10-10 a 29-10) Leitura, escrita
(04/09 A 30/09/2023). |
Identidade
e Interculturalidades Regionais: Estados Unidos da América, América Espanhola
e Portuguesa e África. Regiões Polares A região ártica Antártida: o continente gelado |
Educação
Financeira para o consumo
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Territorialidade (02/10 a 24/11/2023). |
Diversidade
Ambiental e as Transformações nas Paisagens na América Latina. África:
regionalização e Fronteiras Localização, quadro natural e regionalização As fronteiras africanas |
Multiculturalismo Meio
Ambiente (Educação
Ambiental) Ciência
e Tecnologia Saúde Cidadania
e Civismo (Vida Familiar e Social) Economia
(Trabalho) Projeto
de Vida |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
(27/11 a 08/12/2023). |
Diversidade Ambiental e as Transformações
nas Paisagens na América Latina. População e economia
da África População, condições sociais e diversidade cultural. Urbanização e economia africana. |
Multiculturalismo Meio Ambiente
(Educação Ambiental) Ciência
e Tecnologia |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
HABILIDADES ((EF08GE01) Descrever as rotas de
dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios
em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e
condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana
pelos continentes. (EF08GE01BA)
Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os
principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo
os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à
distribuição da população humana pelos continentes e sua espacialização no
país e no estado. (EF08GE01IT) Descrever as rotas de
dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios
em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e
condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana
pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no
município de Itamaraju. (EF08GE02) Relacionar fatos e
situações representativas da história das famílias do Município em que se
localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da
população mundial. (EF08GE02IT) Relacionar fatos e
situações representativas da história das famílias do Município em que se
localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da
população mundial, e de outras regiões do Brasil com destaque para a presença
do capixaba e o mineiro no município de Itamaraju. (EF08GE03)
Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando
características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e
mobilidade espacial). Uma na pelos continentes e sua espacialização no país e
no estado da Bahia e no município de Itamaraju. (EF08GE01BA) Identificar as desigualdades
presentes na população a partir dos indicadores demográficos, pensando
alternativas para fortalecer o desenvolvimento social na Bahia, no Brasil e
no mundo. (EF08GE01IT) Identificar as desigualdades
presentes na população a partir dos indicadores demográficos, pensando
alternativas para fortalecer o desenvolvimento social no município de
Itamaraju, Bahia, no Brasil e no mundo. (EF08GE04)
Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e
força dos, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais
políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional e
baiana. (EF08GE04IT)
Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e
forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais
políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional,
baiana da mesorregião do Extremo Sul da Bahia especialmente no Município de
Itamaraju. (EF08GE05)
Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o
entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para
as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas
regionalizações a partir do pós-guerra. (EF08GE06)
Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração
cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em
seus lugares de vivência, marcas desses processos. (EF08GE06IT) Analisar a atuação das
organizações mundiais nos processos de integração cultural (capoeira,
festividades, comida, arte, etc.) e econômica nos contextos americano e
africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos. (EF08GE07) Analisar os impactos
geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos
d a América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na
relação com a China e o Brasil. (EF08GE08) Analisar a situação do Brasil
e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência
estadunidense na ordem mundial do pós-guerra. (EF08GE08BA) Analisar a situação do
Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da
potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra, identificando os
desdobramentos dissona Bahia. (EF08GE08IT) Analisar a situação do
Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da
potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra, identificando os
desdobramentos disso na Bahia na mesorregião do Extremo Sul da Bahia em
especial em Itamaraju. (EF08GE09) Analisar os padrões
econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos
agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da
América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e
África do Sul). (EF08GE09BA) Analisar os padrões
econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos
agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da
América e os países denominados de Brics
(Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), reconhecendo o papel
desempenhado pela Bahia e sua contribuição nesse contexto. (EF08GE09IT) Analisar os padrões
econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos
agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da
América e os países denominados de Brics
(Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), reconhecendo o papel
desempenhado pela Bahia, pela na mesorregião do Extremo Sul da Bahia em
especial em Itamaraju e pela e sua contribuição nesse contexto. (EF08GE10)
Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros e
baiano, no campo e na cidade, comparando com outros movimentos sociais
existentes nos países latino-americanos. (EF08GE10IT) Distinguir e analisar
conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo (MST dentre
outros) e na cidade em especial no espaço de vivência, comparando com outros
movimentos sociais existentes nos países latino-americanos. (EF08GE11) Analisar áreas de conflito e
tensões nas regiões de fronteira do continente latino americano e o papel de
organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários. (EF08GE11BA) Analisar áreas de conflito e
tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de
organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários,
comparando com a situação brasileira. (EF08GE11IT) Analisar áreas de
conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e
o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses
cenários, comparando com a situação brasileira. (EF08GE12)
Compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de
integração do território americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba,
Comunidade Andina, Aladi, entre outros). (EF08GE13) Analisar a influência do desenvolvimento científico e
tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços
urbanos e rurais da América e da África. (EF08GE13BA) Analisar a influência do
desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de
trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África,
estabelecendo aproximações e distanciamentos com a realidade brasileira e
baiana. (EF08GE13IT) Analisar a influência do
desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de
trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África,
estabelecendo aproximações e distanciamentos com a realidade brasileira e
baiana. Transformações do espaço na sociedade urbano industrial na América
Latina. (EF08GE14) Analisar os processos de desconcentração,
descentralização e re centralização das atividades econômicas a partir do
capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque
para o Brasil. (EF08GE14BA) Analisar os processos de
desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas
a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo,
com destaque para o Brasil e a Bahia. (EF08GE14IT) Analisar os processos de
desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas
a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo,
com destaque para o Brasil e a Bahia a partir de Itamaraju. (EF08GE14IT) Entender o processo de
desenvolvimento da política agroecológica no Brasil e na América (EF08GE15) Analisar a importância dos
principais recursos hídricos da América Latina (Aquífero Guarani, Bacias do
rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, Bacia do Rio São Francisco, sistemas
de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros) e discutir os desafios
relacionados à gestão e comercialização da água. (EF08GE15IT) Analisar a importância dos principais recursos
hídricos da América Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do
Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre
outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da
água relacionando a partir das fontes fornecedoras de energia que chegam no
espaço de vivência. (EF08GE16) Analisar as principais
problemáticas comuns às grandes cidades latino americanas, particularmente
àquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às
condições de vida e trabalho. (EF08GE17) Analisar a segregação sócio espacial em ambientes
urbanos e rurais da América Latina, com atenção especial ao estudo de
favelas, alagados e zona de riscos. (EF08GE17IT) Analisar a segregação sócio espacial em ambientes
urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas,
alagados e zona de risco no Brasil, na Bahia, comparando com o lugar de
vivência. (EF08GE18) Elaborar mapas ou outras
formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas
urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida
e usos e ocupação de solos da África e América. (EF08GE18IT) Elaborar mapas ou outras
formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas
urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida
e usos e ocupação de solos da África e América, comparando com o Brasil, a
Bahia em unidade territorial de vivencia. (EF08GE19) Interpretar cartogramas, mapas
esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas
acerca da África e América. (EF08GE19BA) Interpretar cartogramas, mapas
esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas
acerca da África e América e comparar com outros. (EF08GE19IT) Interpretar cartogramas, mapas
esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas
acerca da África e América e comparar com outros mais próximos da realidade. (EF08GE20) Analisar características de
países e grupos de países da América e da África no que se refere aos
aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as
desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas
riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que
resulta na espoliação desses povos. (EF08GE21) Analisar o papel ambiental e
territorial da Antártica no contexto geopolítico, sua relevância para os
países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à
compreensão do ambiente global. (EF08GE22) Identificar os principais
recursos naturais dos países da América Latina, analisando seu uso para a
produção de matéria-prima e energia e sua relevância para a cooperação entre
os países do Mercosul. (EF08GE23) Identificar paisagens da
América Latina e associá-las, por meio da cartografia, aos diferentes povos
da região, com base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia e da
climatologia. (EF08GE24)
Analisar as principais características produtivas dos países latino
americanos (como exploração mineral na Venezuela; agricultura de alta
especialização e exploração mineira no Chile; circuito da carne nos pampas
argentinos e no Brasil; circuito da cana-de-açúcar em Cuba e no estado;
polígono industrial do sudeste brasileiro e plantações de soja no
centro-oeste e na Bahia; maquiladoras mexicanas, entre outros). (EF08GE24IT2) Analisar as principais
características produtivas dos países latino americanos (como exploração
mineral na Venezuela; agricultura de alta especialização e exploração mineira
no Chile; circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil; circuito da
cana-de-açúcar em Cuba; polígono industrial do Sudeste brasileiro e
plantações de soja no Centro-Oeste e no oeste da Bahia; maquiladoras
mexicanas, entre outros), apontando as vantagens e as desvantagens das
características produtivas.
OBJETIVOS,
FUDAMENTOS LEGAIS E PEDAGÓGICOS
A
concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas
de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao
processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos
ou fracassos do estudante.
MARANHÃO.
Governo do Estado Escola Digna: caderno de orientações pedagógicas - caderno
de Avaliação de Aprendizagem. / Secretaria de Estado da Educação. – São Luís,
2017.
Exemplos de Auto
avaliação:
Adaptado e
retirado de:
Ferramentas de Avaliação na Educação Online Luís Paulo Leopoldo Mercado
Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Alagoas -
Brasil lpmercado@oi.com.br
|
Trabalhos propostos de acordo aos
temas apresentados pelo PSE (Programa Saúde na
Escola) Geografia
Tema |
Tema integrador relacionado ao componente curricular |
Data de execução |
Objeto de conhecimento |
Trabalho desenvolvido |
Ano/série escolar |
“Valores em Pauta: Aprendizagem Significativas e
Inovadoras em sala de aula”. 01/03
a 07/04/2023. |
Educação em
Direitos Humanos Saúde na Escola |
(01/03 a 07/04). |
6º ano:
Identidade Sociocultural 7º ano: Ideias e
Concepções Sobre a formação Territorial do Brasil 8º ano:
Distribuição da População Mundial e Deslocamento Populacionais 9º ano: A
Hegemonia Europeia na Economia, Política e na Cultural. Corporações e
Organismos Internacionais. As manifestações Culturais na Formação
Populacional. |
Leitura, vídeos,
discussões, atividades relacionadas a sentimentos e emoções |
6º
ao 9º |
Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” |
Saúde na Escola Educação
Ambiental
|
29/05 a
10/06/2023). |
6º ano: Relações
entre os componentes físicos-naturais. 7º ano: Formação
Territorial do Brasil com a Abordagem Territorial Como uma Política de
Estado. 8º ano:
Diversidade e Dinâmica da População Mundial e Local. 9º ano:
Integração Mundial e suas Interpretações: Globalização e Mundialização. A
Divisão do Mundo em Ocidente e Oriente. |
Leitura, vídeos,
discussões, atividades relacionadas a Sustentabilidade e ao meio Ambiente. |
6º
e 9º |
.
Territorialidade (02/10 a 24/11/2023) |
Promoção da
cultura da paz, cidadania e direitos humanos |
(14/11 a 25/11). |
6º ano - Atividades
Humanas e Dinâmica Climática 7º ano - Biodiversidade
Brasileira. 8º ano - Diversidade Ambiental e as Transformações
nas Paisagens na América Latina. 9º ano- Diversidade
Ambiental e as Transformações nas Paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. |
Palestras,
vídeos, pesquisas, discussões, atividades. |
7º
ano |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
. |
|
Obs. Poderão ocorrer mudanças nas
datas de execução.
Referencias:
Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos documentos orientadores do munícipio de
Itamaraju, Documento Curricular Referencial do Município de Itamaraju (DCRMI).
https://g1.globo.com ›
bahia › noticia › 2021/07/20 › go... (Aulas semipresenciais).
http://www.aberd.org.br.>congresso2003>docs>anuais (Aulas
semipresenciais).
MARANHÃO. Governo do Estado Escola Digna:
caderno de orientações pedagógicas - caderno de Avaliação de Aprendizagem. /
Secretaria de Estado da Educação. – São Luís, 2017.
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário