PLANEJAMENTO ANUAL - 2023

  

 

 

PLANEJAMENTO ANUAL

2023

                                                    ITAMARAJU, BA

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Componente Curricular: Geografia

Professores(as) de Geografia da Sede:

Adeires Marques Lima, Adeluzia Gomes Bran, Elenice Vieira da Silva Oliveira, Evandro Silva Guimarães, Ibys Alves dos Santos, Ilce Aventurado Pinheiro, Ilma Pereira Oliveira, Joelita José de Jesus, Leonardo Procópio do Carmo, Marilaque dos Santos Vieira Alves, Mauro André Monteiro Figueiredo, Maria José Ferreira Flores, Natália Nogueira Polon, Renata de Souza Silva, Núbia da Silva Matos.

 

 

Articuladora: Uelcineia Jeamonod de Cruz

 

 

 

ESCOLA:

PROFESSOR(A):                                                                      

TURNO:

 

 A Geografia passou por várias mudanças ao longo do seu processo de construção como ciência. Muitas dessas mudanças estão relacionadas a correntes filosóficas e aos processos históricos vividos pela sociedade. É importante ter em mente que em todos os lugares, os seres humanos estabelecem relações uns com os outros, sejam elas de amizade, afeto ou poder. As ciências humanas buscam compreender como estas relações se formam e de que maneira elas vão se estabelecendo ao longo do tempo. Essa relação entre o Eu e o Outro deve ser pautada na formação ética, requisito fundamental para uma atitude responsável que valorize os direitos humanos, respeite o ambiente e a própria coletividade fortalecendo os vínculos sociais e afetivos estabelecidos. Embora a contextualização seja hoje fundamental em todos os Componentes Curriculares, de modo a favorecer a compreensão de mundo, construir uma Ciências Humanas que vá além da descrição do tempo e do espaço é imprescindível para desenvolver uma aprendizagem significativa consolidando saberes estabelecidos nas relações humanas. O tempo, o espaço e o movimento são condições básicas das Ciências Humanas realçadas nas relações sociais, de poder, na produção de conhecimento e saberes do ser humano. Por investigar o homem e a sociedade, essas ciências abordam diversos aspectos, sejam teóricos, práticos ou subjetivos, como linguagem, cultura e produção de conhecimento.     Atualmente se dedica ao estudo das relações entre o homem e o ambiente em que vive o que possibilita uma análise crítica da relação entre a sociedade e a natureza e, consequentemente, da produção do espaço geográfico vivido e produzido, uma vez que o espaço geográfico encontra-se em constante transformação pelo homem. Vale ressaltar que o estudo da Geografia é um estudo bastante amplo, pois dialoga com vários outros Componentes Curriculares, transcendendo então o seu próprio saber.

 O planejamento anual foi elaborado sob as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos documentos orientadores do munícipio de Itamaraju, Documento Curricular Referencial do Município de Itamaraju (DCRMI).

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) organizou o Componente Curricular de Geografia, em uma área denominada Área das Ciências Humanas ao lado do Componente Curricular de História. Foi estruturado em cinco Unidades Temáticas comuns ao longo de todo o Ensino Fundamental, porém com progressão nas Habilidades propostas para cada Ano/Série. São elas: O sujeito e seu lugar no mundo, Conexões e escalas, Mundo do trabalho, Formas de representação espacial e Natureza, Ambientes e qualidade de vida, enfocando a necessidade de uma aprendizagem pautada na investigação dos conceitos e princípios geográficos, possibilitando assim a compreensão da realidade do lugar onde se vive e sua relação entre a sociedade e a natureza.

Segundo a BNCC (BRASIL, 2017), as Unidades Temáticas sugeridas pretendem desenvolver no estudante:

 ▬ Na unidade temática O sujeito e seu lugar no mundo, focalizam-se as noções de pertencimento e identidade. No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, busca-se ampliar as experiências com o espaço e o tempo vivenciadas pelas crianças em jogos e brincadeiras na Educação Infantil, por meio do aprofundamento de seu conhecimento sobre si mesmo e de sua comunidade, valorizando-se os contextos mais próximos da vida cotidiana. Espera-se que as crianças percebam e compreendam a dinâmica de suas relações sociais e étnico-raciais, identificando-se com a sua comunidade e respeitando os diferentes contextos socioculturais. Ao tratar do conceito de espaço, estimula-se o desenvolvimento das relações espaciais topológicas, projetivas e euclidianas, além do raciocínio geográfico, importantes para o processo de alfabetização cartográfica e a aprendizagem com as várias linguagens (formas de representação e pensamento espacial).

Além disso, pretende-se possibilitar que os estudantes construam sua identidade relacionando-se com o outro (sentido de alteridade); valorizem as suas memórias e marcas do passado vivenciadas em diferentes lugares; e, à medida que se alfabetizam, ampliem a sua compreensão do mundo. Dessa forma, o estudo da Geografia constitui-se em uma busca do lugar de cada indivíduo no mundo, valorizando a sua individualidade e, ao mesmo tempo, situando-o em uma categoria mais ampla de sujeito social: a de cidadão ativo, democrático e solidário. Enfim, cidadãos produtos de sociedades localizadas em determinado tempo e espaço, mas também produtores dessas mesmas sociedades, com sua cultura e suas normas.

▬ Em Conexões e escalas, a atenção está na articulação de diferentes espaços e escalas de análise, possibilitando que os alunos compreendam as relações existentes entre fatos nos níveis local e global. Portanto, no decorrer do Ensino Fundamental, os alunos precisam compreender as interações multiescalares existentes entre sua vida familiar, seus grupos e espaços de convivência e as interações espaciais mais complexas. A conexão é um princípio da Geografia que estimula a compreensão do que ocorre entre os componentes da sociedade e do meio físico natural.

Ela também analisa o que ocorre entre quaisquer elementos que constituem um conjunto na superfície terrestre e que explicam um lugar na sua totalidade. Conexões e escalas explicam os arranjos das paisagens, a localização e a distribuição de diferentes fenômenos e objetos técnicos, por exemplo. Dessa maneira, desde o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, as crianças compreendem e estabelecem as interações entre sociedade e meio físico natural. No decorrer desse processo, os alunos devem aprender a considerar as escalas de tempo e as periodizações históricas, importantes para a compreensão da produção do espaço geográfico em diferentes sociedades e épocas.

▬ Em Mundo do trabalho, abordam-se, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais os processos e as técnicas construtivas e o uso de diferentes materiais produzidos pelas sociedades em diversos tempos. São igualmente abordadas as características das inúmeras atividades e suas funções socioeconômicas nos setores da economia e os processos produtivos agroindustriais, expressos em distintas cadeias produtivas. A Revolução Industrial, a revolução técnico-científico informacional e a urbanização devem ser associadas às alterações no mundo do trabalho. Nesse sentido, os alunos terão condição de compreender as mudanças que ocorreram no mundo do trabalho em variados tempos, escalas e processos históricos, sociais e étnico-raciais.

 ▬ Por sua vez, na unidade temática Formas de representação e pensamento espacial, além da ampliação gradativa da concepção do que é um mapa e de outras formas de representação gráfica, são reunidas aprendizagens que envolvem o raciocínio geográfico. Espera-se que, no decorrer do Ensino Fundamental, os alunos tenham domínio da leitura e elaboração de mapas e gráficos, iniciando-se na alfabetização cartográfica. Fotografias, mapas, esquemas, desenhos, imagens de satélites, audiovisuais, gráficos, entre outras alternativas, são frequentemente utilizados no componente curricular. Quanto mais diversificado for o trabalho com linguagens, maior o repertório construído pelos alunos, ampliando a produção de sentidos na leitura de mundo. Compreender as particularidades de cada linguagem, em suas potencialidades e em suas limitações, conduz ao reconhecimento dos produtos dessas linguagens não como verdades, mas como possibilidades. No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os alunos começam, por meio do exercício da localização geográfica, a desenvolver o pensamento espacial, que gradativamente passa a envolver outros princípios metodológicos do raciocínio geográfico, como os de localização, extensão, correlação, diferenciação e analogia espacial.

▬ Na unidade temática Natureza, ambientes e qualidade de vida, busca-se a unidade da geografia, articulando geografia física e geografia humana, com destaque para a discussão dos processos físico-naturais do planeta Terra. No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, destacam-se as noções relativas à percepção do meio físico natural e de seus recursos. Com isso, os alunos podem reconhecer de que forma as diferentes comunidades transformam a natureza, tanto em relação às inúmeras possibilidades de uso ao transformá-la em recursos quanto aos impactos socioambientais delas provenientes. A BNCC estabelece ainda princípios básicos do raciocínio geográfico para o estudo de Geografia. Os princípios do raciocínio geográfico destacados na BNCC são: Analogia, Conexão, Diferenciação, Distribuição, Extensão, Localização e por último Ordem, conforme destacado no quadro a seguir:

                                       DESCRIÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO

Analogia

 

Conexão

 

Diferenciação

 

Distribuição

 

Extensão

 

Localização

 

 

Ordem**

Um fenômeno geográfico sempre é comparável a outros. A identificação das semelhanças entre fenômenos geográficos é o início da compreensão da unidade terrestre.

Um fenômeno geográfico nunca acontece isoladamente, mas sempre em interação com outros fenômenos próximos ou distantes.

* É a variação dos fenômenos de interesse da geografia pela superfície terrestre (por exemplo, o clima), resultando na diferença entre áreas.

 

Exprime como os objetos se repartem pelo espaço.

 

Espaço finito e contínuo delimitado pela ocorrência do fenômeno geográfico.

 

Posição particular de um objeto na superfície terrestre. A localização pode ser absoluta (definida por um sistema de coordenadas geográficas) ou relativa (expressa por meio de relações espaciais topológicas ou por interações espaciais)

Ordem ou arranjo espacial é o princípio geográfico de maior complexidade. Refere-se ao modo de estruturação do espaço de acordo com as regras da própria sociedade que o produziu.

 

      Fontes: FERNANDES, José Alberto Rio; TRIGAL, Lourenzo López; SPÓSITO, Eliseu Savério. Dicionário de Geografia aplicada. Porto: Porto Editora, 2016. * MOREIRA, Ruy. A diferença e a geografia: o ardil da identidade e a representação da diferença na geografia. GEOgraphia, Rio de Janeiro, ano 1, n. 1, p. 41-58, 1999. ** MOREIRA, Ruy. Repensando a Geografia. In: SANTOS, Milton (Org.). Novos rumos da Geografia brasileira. São Paulo: Hucitec, 1982, p. 35-49.

OBJETIVO DA ÁREA: Objetivo primordial entender o conceito de “espaço” atrelado ao conceito de “tempo”, para conduzir o planejamento das ações humanas na manutenção da vida em sociedade e sobretudo compreender o mundo em que se vive.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

 Fica estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco grandes domínios que são entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si.

Autogestão: determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade.

Engajamento com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo.

Amabilidade: empatia, respeito e confiança.

Resiliência Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração.

Abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DO COMPONENTE CURRICULAR DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

 1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

4. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções 564 (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.

6. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.

7. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

 

                                                                          METODOLOGIAS

·          Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

·         Leitura e interpretação de textos;

·          Conversa informal;

·         Aula expositiva utilizando o livro didático;

·         Vídeos ou exposição de slides abordando os temas estudados;

·         Construção de mapas conceituais como instrumento de revisão dos conhecimentos estudados.

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

·         Atividades de pesquisa e experimentação;

·         Utilizar desafios, jogos, atividades lúdicas, que ajudam o aluno a pensar, a relacionar ideias e a realizar descobertas.

 As metodologias também devem vir acompanhadas de recursos didáticos, o livro didático utilizado pelos professores de geografia deve ser visto como um recurso, mas não o único, muitos professores sustentam a base do seu trabalho apenas no livro didático, mas este não traz todo conhecimento necessário, abordado em sala, devem usar o livro didático para complementar os debates. É necessário buscar outros recursos, como por exemplo, o auxílio de computadores da informática, TV, data show, câmera. Os recursos audiovisuais que dá suporte, a pratica educativa, chamando atenção do aluno para o tema.

 Ao planejar aula o professor deve escolher diferentes recursos audiovisuais como filme, mapas gráficos, painel, revistas, slides e transparências, com o objetivo do aluno assimilar de melhor forma os conteúdos, através da sua percepção visual, construindo assim seu conhecimento geográfico.

 

                                                                                       6º ANO

                                                                                    I TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): O SUJEITO E O SEU LUGAR NO MUNDO/ CONEXÕES E ESCALAS

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

 

 “Valores em Pauta: Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”.

01/03 a 07/04/2023.

 

   Identidade socioculturais

 Paisagem, espaço e lugar: Elementos da paisagem, as transformações das paisagens, o espaço geográfico, lugar.

   Transformação das paisagens naturais e antrópicas

O trabalho e a transformação do espaço geográfico: o trabalho, as atividades econômicas e as paisagens.

 Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras

Orientação e localização no espaço geográfico: A orientação pelo sol, a rosa dos ventos, a orientação pela bússola.

 

 

·         Saúde na escola.

 

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (10/04 a 26/05/2023).                     

 

. Orientação e localização no espaço geográfico: A latitude e a longitude, as coordenadas geográficas.

 

Relações entre os componentes físicos -naturais

Características do planeta Terra: os movimentos da terra, a rotação, a translação, as zonas térmicas, as estações do ano, os fusos horários (simplificado), a estrutura interna do planeta Terra.

 

Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras

Biodiversidade e ciclo hidrológico

 

A deriva continental e as placas tectônicas: como se formaram os movimentos da Terra, as placas tectônicas em movimento, o vulcanismo, o terremoto.

Saúde na Escola

Educação Ambiental

                                                                                II TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S):  Mundo do Trabalho /Formas de Representação e Pensamento Espacial.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida! (29/05 a 10/06/2023).

 

 Consumo (12/06 a 04/08/2023).

 

Transformação das paisagens naturais e antrópicas.

 

Continentes e ilhas / Oceanos e mares.

Educação Financeira para o Consumo

Educação Fiscal

Educação em Direitos Humanos

Leitura, escrita(07/08a 01/09/2023).       

Fenômenos Naturais e Sociais Representados de Diferentes Maneiras com Foco no Paisagismo e Jardinagem.

Relevo e Hidrografia

O relevo terrestre

A água e a hidrografia

 

Educação para o Trânsito

Saúde na Escola em Direitos Humanos Educação para a Diversidade

 III TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Natureza Ambientes e Qualidade de Vida

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Leitura, escrita (04/09 A 30/09/2023.

Biodiversidade,  

 

 

PLANEJAMENTO ANUAL

2023

                                                    ITAMARAJU, BA

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Componente Curricular: Geografia

Professores(as) de Geografia da Sede:

Adeires Marques Lima, Adeluzia Gomes Bran, Elenice Vieira da Silva Oliveira, Evandro Silva Guimarães, Ibys Alves dos Santos, Ilce Aventurado Pinheiro, Ilma Pereira Oliveira, Joelita José de Jesus, Leonardo Procópio do Carmo, Marilaque dos Santos Vieira Alves, Mauro André Monteiro Figueiredo, Maria José Ferreira Flores, Natália Nogueira Polon, Renata de Souza Silva, Núbia da Silva Matos.

 

 

Articuladora: Uelcineia Jeamonod de Cruz

 

 

 

ESCOLA:

PROFESSOR(A):                                                                      

TURNO:

 

 A Geografia passou por várias mudanças ao longo do seu processo de construção como ciência. Muitas dessas mudanças estão relacionadas a correntes filosóficas e aos processos históricos vividos pela sociedade. É importante ter em mente que em todos os lugares, os seres humanos estabelecem relações uns com os outros, sejam elas de amizade, afeto ou poder. As ciências humanas buscam compreender como estas relações se formam e de que maneira elas vão se estabelecendo ao longo do tempo. Essa relação entre o Eu e o Outro deve ser pautada na formação ética, requisito fundamental para uma atitude responsável que valorize os direitos humanos, respeite o ambiente e a própria coletividade fortalecendo os vínculos sociais e afetivos estabelecidos. Embora a contextualização seja hoje fundamental em todos os Componentes Curriculares, de modo a favorecer a compreensão de mundo, construir uma Ciências Humanas que vá além da descrição do tempo e do espaço é imprescindível para desenvolver uma aprendizagem significativa consolidando saberes estabelecidos nas relações humanas. O tempo, o espaço e o movimento são condições básicas das Ciências Humanas realçadas nas relações sociais, de poder, na produção de conhecimento e saberes do ser humano. Por investigar o homem e a sociedade, essas ciências abordam diversos aspectos, sejam teóricos, práticos ou subjetivos, como linguagem, cultura e produção de conhecimento.     Atualmente se dedica ao estudo das relações entre o homem e o ambiente em que vive o que possibilita uma análise crítica da relação entre a sociedade e a natureza e, consequentemente, da produção do espaço geográfico vivido e produzido, uma vez que o espaço geográfico encontra-se em constante transformação pelo homem. Vale ressaltar que o estudo da Geografia é um estudo bastante amplo, pois dialoga com vários outros Componentes Curriculares, transcendendo então o seu próprio saber.

 O planejamento anual foi elaborado sob as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos documentos orientadores do munícipio de Itamaraju, Documento Curricular Referencial do Município de Itamaraju (DCRMI).

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) organizou o Componente Curricular de Geografia, em uma área denominada Área das Ciências Humanas ao lado do Componente Curricular de História. Foi estruturado em cinco Unidades Temáticas comuns ao longo de todo o Ensino Fundamental, porém com progressão nas Habilidades propostas para cada Ano/Série. São elas: O sujeito e seu lugar no mundo, Conexões e escalas, Mundo do trabalho, Formas de representação espacial e Natureza, Ambientes e qualidade de vida, enfocando a necessidade de uma aprendizagem pautada na investigação dos conceitos e princípios geográficos, possibilitando assim a compreensão da realidade do lugar onde se vive e sua relação entre a sociedade e a natureza.

Segundo a BNCC (BRASIL, 2017), as Unidades Temáticas sugeridas pretendem desenvolver no estudante:

 ▬ Na unidade temática O sujeito e seu lugar no mundo, focalizam-se as noções de pertencimento e identidade. No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, busca-se ampliar as experiências com o espaço e o tempo vivenciadas pelas crianças em jogos e brincadeiras na Educação Infantil, por meio do aprofundamento de seu conhecimento sobre si mesmo e de sua comunidade, valorizando-se os contextos mais próximos da vida cotidiana. Espera-se que as crianças percebam e compreendam a dinâmica de suas relações sociais e étnico-raciais, identificando-se com a sua comunidade e respeitando os diferentes contextos socioculturais. Ao tratar do conceito de espaço, estimula-se o desenvolvimento das relações espaciais topológicas, projetivas e euclidianas, além do raciocínio geográfico, importantes para o processo de alfabetização cartográfica e a aprendizagem com as várias linguagens (formas de representação e pensamento espacial).

Além disso, pretende-se possibilitar que os estudantes construam sua identidade relacionando-se com o outro (sentido de alteridade); valorizem as suas memórias e marcas do passado vivenciadas em diferentes lugares; e, à medida que se alfabetizam, ampliem a sua compreensão do mundo. Dessa forma, o estudo da Geografia constitui-se em uma busca do lugar de cada indivíduo no mundo, valorizando a sua individualidade e, ao mesmo tempo, situando-o em uma categoria mais ampla de sujeito social: a de cidadão ativo, democrático e solidário. Enfim, cidadãos produtos de sociedades localizadas em determinado tempo e espaço, mas também produtores dessas mesmas sociedades, com sua cultura e suas normas.

▬ Em Conexões e escalas, a atenção está na articulação de diferentes espaços e escalas de análise, possibilitando que os alunos compreendam as relações existentes entre fatos nos níveis local e global. Portanto, no decorrer do Ensino Fundamental, os alunos precisam compreender as interações multiescalares existentes entre sua vida familiar, seus grupos e espaços de convivência e as interações espaciais mais complexas. A conexão é um princípio da Geografia que estimula a compreensão do que ocorre entre os componentes da sociedade e do meio físico natural.

Ela também analisa o que ocorre entre quaisquer elementos que constituem um conjunto na superfície terrestre e que explicam um lugar na sua totalidade. Conexões e escalas explicam os arranjos das paisagens, a localização e a distribuição de diferentes fenômenos e objetos técnicos, por exemplo. Dessa maneira, desde o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, as crianças compreendem e estabelecem as interações entre sociedade e meio físico natural. No decorrer desse processo, os alunos devem aprender a considerar as escalas de tempo e as periodizações históricas, importantes para a compreensão da produção do espaço geográfico em diferentes sociedades e épocas.

▬ Em Mundo do trabalho, abordam-se, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais os processos e as técnicas construtivas e o uso de diferentes materiais produzidos pelas sociedades em diversos tempos. São igualmente abordadas as características das inúmeras atividades e suas funções socioeconômicas nos setores da economia e os processos produtivos agroindustriais, expressos em distintas cadeias produtivas. A Revolução Industrial, a revolução técnico-científico informacional e a urbanização devem ser associadas às alterações no mundo do trabalho. Nesse sentido, os alunos terão condição de compreender as mudanças que ocorreram no mundo do trabalho em variados tempos, escalas e processos históricos, sociais e étnico-raciais.

 ▬ Por sua vez, na unidade temática Formas de representação e pensamento espacial, além da ampliação gradativa da concepção do que é um mapa e de outras formas de representação gráfica, são reunidas aprendizagens que envolvem o raciocínio geográfico. Espera-se que, no decorrer do Ensino Fundamental, os alunos tenham domínio da leitura e elaboração de mapas e gráficos, iniciando-se na alfabetização cartográfica. Fotografias, mapas, esquemas, desenhos, imagens de satélites, audiovisuais, gráficos, entre outras alternativas, são frequentemente utilizados no componente curricular. Quanto mais diversificado for o trabalho com linguagens, maior o repertório construído pelos alunos, ampliando a produção de sentidos na leitura de mundo. Compreender as particularidades de cada linguagem, em suas potencialidades e em suas limitações, conduz ao reconhecimento dos produtos dessas linguagens não como verdades, mas como possibilidades. No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os alunos começam, por meio do exercício da localização geográfica, a desenvolver o pensamento espacial, que gradativamente passa a envolver outros princípios metodológicos do raciocínio geográfico, como os de localização, extensão, correlação, diferenciação e analogia espacial.

▬ Na unidade temática Natureza, ambientes e qualidade de vida, busca-se a unidade da geografia, articulando geografia física e geografia humana, com destaque para a discussão dos processos físico-naturais do planeta Terra. No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, destacam-se as noções relativas à percepção do meio físico natural e de seus recursos. Com isso, os alunos podem reconhecer de que forma as diferentes comunidades transformam a natureza, tanto em relação às inúmeras possibilidades de uso ao transformá-la em recursos quanto aos impactos socioambientais delas provenientes. A BNCC estabelece ainda princípios básicos do raciocínio geográfico para o estudo de Geografia. Os princípios do raciocínio geográfico destacados na BNCC são: Analogia, Conexão, Diferenciação, Distribuição, Extensão, Localização e por último Ordem, conforme destacado no quadro a seguir:

                                       DESCRIÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO

Analogia

 

Conexão

 

Diferenciação

 

Distribuição

 

Extensão

 

Localização

 

 

Ordem**

Um fenômeno geográfico sempre é comparável a outros. A identificação das semelhanças entre fenômenos geográficos é o início da compreensão da unidade terrestre.

Um fenômeno geográfico nunca acontece isoladamente, mas sempre em interação com outros fenômenos próximos ou distantes.

* É a variação dos fenômenos de interesse da geografia pela superfície terrestre (por exemplo, o clima), resultando na diferença entre áreas.

 

Exprime como os objetos se repartem pelo espaço.

 

Espaço finito e contínuo delimitado pela ocorrência do fenômeno geográfico.

 

Posição particular de um objeto na superfície terrestre. A localização pode ser absoluta (definida por um sistema de coordenadas geográficas) ou relativa (expressa por meio de relações espaciais topológicas ou por interações espaciais)

Ordem ou arranjo espacial é o princípio geográfico de maior complexidade. Refere-se ao modo de estruturação do espaço de acordo com as regras da própria sociedade que o produziu.

 

      Fontes: FERNANDES, José Alberto Rio; TRIGAL, Lourenzo López; SPÓSITO, Eliseu Savério. Dicionário de Geografia aplicada. Porto: Porto Editora, 2016. * MOREIRA, Ruy. A diferença e a geografia: o ardil da identidade e a representação da diferença na geografia. GEOgraphia, Rio de Janeiro, ano 1, n. 1, p. 41-58, 1999. ** MOREIRA, Ruy. Repensando a Geografia. In: SANTOS, Milton (Org.). Novos rumos da Geografia brasileira. São Paulo: Hucitec, 1982, p. 35-49.

OBJETIVO DA ÁREA: Objetivo primordial entender o conceito de “espaço” atrelado ao conceito de “tempo”, para conduzir o planejamento das ações humanas na manutenção da vida em sociedade e sobretudo compreender o mundo em que se vive.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

 Fica estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco grandes domínios que são entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si.

Autogestão: determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade.

Engajamento com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo.

Amabilidade: empatia, respeito e confiança.

Resiliência Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração.

Abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DO COMPONENTE CURRICULAR DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

 1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

4. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções 564 (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.

6. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.

7. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

 

                                                                          METODOLOGIAS

·          Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

·         Leitura e interpretação de textos;

·          Conversa informal;

·         Aula expositiva utilizando o livro didático;

·         Vídeos ou exposição de slides abordando os temas estudados;

·         Construção de mapas conceituais como instrumento de revisão dos conhecimentos estudados.

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

·         Atividades de pesquisa e experimentação;

·         Utilizar desafios, jogos, atividades lúdicas, que ajudam o aluno a pensar, a relacionar ideias e a realizar descobertas.

 As metodologias também devem vir acompanhadas de recursos didáticos, o livro didático utilizado pelos professores de geografia deve ser visto como um recurso, mas não o único, muitos professores sustentam a base do seu trabalho apenas no livro didático, mas este não traz todo conhecimento necessário, abordado em sala, devem usar o livro didático para complementar os debates. É necessário buscar outros recursos, como por exemplo, o auxílio de computadores da informática, TV, data show, câmera. Os recursos audiovisuais que dá suporte, a pratica educativa, chamando atenção do aluno para o tema.

 Ao planejar aula o professor deve escolher diferentes recursos audiovisuais como filme, mapas gráficos, painel, revistas, slides e transparências, com o objetivo do aluno assimilar de melhor forma os conteúdos, através da sua percepção visual, construindo assim seu conhecimento geográfico.

 

                                                                                       6º ANO

                                                                                    I TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): O SUJEITO E O SEU LUGAR NO MUNDO/ CONEXÕES E ESCALAS

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

 

 “Valores em Pauta: Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”.

01/03 a 07/04/2023.

 

   Identidade socioculturais

 Paisagem, espaço e lugar: Elementos da paisagem, as transformações das paisagens, o espaço geográfico, lugar.

   Transformação das paisagens naturais e antrópicas

O trabalho e a transformação do espaço geográfico: o trabalho, as atividades econômicas e as paisagens.

 Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras

Orientação e localização no espaço geográfico: A orientação pelo sol, a rosa dos ventos, a orientação pela bússola.

 

 

·         Saúde na escola.

 

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (10/04 a 26/05/2023).                     

 

. Orientação e localização no espaço geográfico: A latitude e a longitude, as coordenadas geográficas.

 

Relações entre os componentes físicos -naturais

Características do planeta Terra: os movimentos da terra, a rotação, a translação, as zonas térmicas, as estações do ano, os fusos horários (simplificado), a estrutura interna do planeta Terra.

 

Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras

Biodiversidade e ciclo hidrológico

 

A deriva continental e as placas tectônicas: como se formaram os movimentos da Terra, as placas tectônicas em movimento, o vulcanismo, o terremoto.

Saúde na Escola

Educação Ambiental

                                                                                II TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S):  Mundo do Trabalho /Formas de Representação e Pensamento Espacial.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida! (29/05 a 10/06/2023).

 

 Consumo (12/06 a 04/08/2023).

 

Transformação das paisagens naturais e antrópicas.

 

Continentes e ilhas / Oceanos e mares.

Educação Financeira para o Consumo

Educação Fiscal

Educação em Direitos Humanos

Leitura, escrita(07/08a 01/09/2023).       

Fenômenos Naturais e Sociais Representados de Diferentes Maneiras com Foco no Paisagismo e Jardinagem.

Relevo e Hidrografia

O relevo terrestre

A água e a hidrografia

 

Educação para o Trânsito

Saúde na Escola em Direitos Humanos Educação para a Diversidade

 III TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Natureza Ambientes e Qualidade de Vida

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Leitura, escrita (04/09 A 30/09/2023.

Biodiversidade, Agrobiodiversidade destacando a História da Agroecologia e o ciclo hidrológico estudando as Bacias Hidrográficas da Bahia e os principais rios de Itamaraju.

Clima e Vegetação

O tempo atmosférica e o clima.

As vegetações da Terra.

O espaço rural e urbano

Educação Financeira para o consumo

 

Territorialidade (02/10 a 24/11/2023)

Atividades Humanas e Dinâmica Climática.

Extrativismo e Agropecuária

Recursos naturais e atividades econômicas.

A agricultura e a pecuária.

Multiculturalismo

 Educação para as Relações Étnico-raciais

Cultura digital

(27/11 a 08/12/2023).               

Atividades Humanas e Dinâmica Climática

Indústria, comércio e prestação de serviços.

O artesanato, a manufatura e a prestação de serviços.

 

Educação para as Relações Étnico-raciais

Educação para a Diversidade

                                                                                      HABILIDADES

(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

(EF06GE01IT) Comparar modificações das paisagens de diversos lugares, inclusive no município de Itamaraju, em diferentes tempos.

(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

(EF06GE02IT) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia: Índios Pataxó e os primeiros habitantes do município de Itamaraju

(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos

(EF06GE03BA) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a dinâmica social e econômica no campo e na cidade.

(EF06GE03IT) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a dinâmica social e econômica no campo e na cidade da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia e Microrregião de Porto Seguro das áreas litorâneas e de Itamaraju.

(EF06GE04) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

(EF06GE04BA) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil e da Bahia e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

(EF06GE04IT) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil, da Bahia e do município de Itamaraju e a sua localização no modelado da superfície terrestre destacando planaltos e morros de Itamaraju e da cobertura vegetal de mata Atlântica.

(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos desolo, relevo e formações vegetais.

(EF06GE05IT) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais identificando estes aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua importância.

(EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

(EF06GE06BA) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização e ofertas de diversos serviços, partindo de sua realidade.

(EF06GE06IT) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária, com destaque para a cultura do café, pimenta-do-reino e eucalipto e para criação do gado e ofertas de diversos serviços, como aqueles ligados à expansão urbana partindo da realidade do município de Itamaraju.

(EF06GE06IT) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo cobertura vegetal, rios, etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.

(EF06GE07) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.

(EF06GE07BA) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades, considerando a história dos processos produtivos em sua comunidade, estado, no Brasil e no mundo.

(EF06GE07IT) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza destacando as vantagens e desvantagens da indústria de cerâmicas, cuja matéria-prima é extraída nas planícies e margens do Rio Jucuruçu em Itamaraju) a partir do surgimento das cidades, considerando a história dos processos produtivos em seu município ou em sua comunidade, estado, no Brasil e no mundo.

(EF06GE08) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.

(EF06GE08IT) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas, usando os recursos tecnológicos disponíveis a partir da realidade de Itamaraju.

 (EF06GE09) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.

(EF06GE09IT) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre. Natureza, ambientes e qualidade de vida biodiversidade e ciclo hidrológico usando recursos disponíveis que compara outros lugares com o município de Itamaraju.

 

(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.

 (EF06GE10IT) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, curvas de nível aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares, incluindo e analisando o município de Itamaraju.

(EF06GE10IT) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos nas plantações e extrações de materiais entre outras possibilidades e os impactos desses usos no cotidiano no campo e na cidade.

(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

(EF06GE11IT) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade do bioma da Mata Atlântica em Itamaraju local e do mundo.

(EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.

(EF06GE12BA) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no seu município, na Bahia, no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos e rurais.

 (EF06GE12IT) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no seu município, na Bahia, no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos: Rios do Ouro, Jucuruçu, desaparecimento de nascentes urbanas, na cidade de Itamaraju, bem como outros rios importantes nos distritos e em ambientes rurais como a destruição da mata ciliar e a canalização ilegal das águas para propriedades particulares.

(EF06GE13) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.

(EF06GE13BA) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.), considerando a realidade local.

(EF06GE13IT) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor, queimadas e outros poluidores atmosféricos), considerando a realidade de Itamaraju tanto urbana quanto rural.

 

                                                                                7º ANO

                                                                             I TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): O SUJEITO E O SEU LUGAR NO MUNDO/ CONEXÕES E ESCALAS

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

“Valores em Pauta: Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”.

01/03 a 07/04/2023.

Ideias e Concepções Sobre a formação Territorial do Brasil.

A localização geográfica brasileira e as paisagens.

Características do território brasileiro.

 

·         Educação em Direitos Humanos.

·         Saúde na escola.

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (10/04 a 26/05/2023).                      

 

   Formação territorial do Brasil com a abordagem territorial como uma política de Estado.

Característica da População brasileira.

Meio ambiente, sustentabilidade e fontes de energia.

 

·         Saúde na Escola

·         Educação Ambiental

 

        II TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Mundo do trabalho/ Formas de Representação e Pensamento Espacial.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida! (29/05 a 10/06/2023).

 

 

 

 Formação Territorial do Brasil com a Abordagem Territorial Como uma Política de Estado. Características da População Brasileira.

 

 

·         Saúde na Escola

·         Educação Ambiental

 

 

 

Consumo (12/06 a 04/08/2023).

Produção, Circulação e Consumo de Mercadorias com práticas Agroecológicas e Cooperação.

População brasileira

Aspecto demográficos e sociais

A heterogeneidade da população brasileira.

Desigualdade Social e o Trabalho.

População e trabalho.

Brasil:Industrialização, Urbanização e Espaço rural.

Educação Financeira para o Consumo

Educação Fiscal

Leitura, escrita(07/08a 01/09/2023).      

Mapas Temáticos do Brasil.

Região Norte

Região Nordeste

Educação para o Trânsito Saúde na Escola em Direitos Humanos Educação para a Diversidade

                                                                                III TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Natureza Ambientes e Qualidade de Vida

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Leitura, escrita (04/09 A 30/09/2023).

Mapas Temáticos do Brasil e da Mesorregião – Sul Baiano e do Município de Itamaraju.

Região Centro-oeste

Região Sul

 

 

·         Educação Financeira para o consumo.

 

Territorialidade (02/10 a 24/11/2023).

Biodiversidade Brasileira.

Região Sudeste

Elementos naturais e ocupação territorial

·         Multiculturalismo

·         Meio Ambiente

·         (Educação Ambiental)

·         Ciência e Tecnologia

·         Saúde

·         Economia (Trabalho)

·         Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos

 

(27/11 a 08/12/2023).              

 Biodiversidade Brasileira.

Organização do espaço econômico e sub-regionalização.

 

·         Multiculturalismo

·         Meio Ambiente (Educação Ambiental)

·         Ciência e Tecnologia

 

HABILIDADES

   (EF07GE01) Avaliar por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.

   (EF07GE01BA) Avaliar por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil e da Bahia.

   (EF07GE01IT) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil, da Bahia da microrregião geográfica do Extremo Sul da Bahia a partir do município de Itamaraju.

 (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

  (EF07GE02BA) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial da Bahia e do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

  (EF07GE02IT) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do local, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia e do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas com destaque para a questão fundiária entre os fazendeiros latifundiários, os indígenas Pataxó e os povos do Movimento Sem-terra-MST na região do Extremo Sul da Bahia e no município de Itamaraju.

 (EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

(EF07GE03BA) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado e caatinga, de ribeirinhos.

(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

 (EF07GE03BA) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado e caatinga, de ribeirinhos.

(EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.

(EF07GE04BA) Analisar a distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado.

(EF07GE04IT) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado, como Itamaraju.

(EF07GE05) Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo.

(EF07GE05BA) Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo e suas repercussões na atualidade.

(EF07GE05IT) Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo a partir produção econômica do município de Itamaraju voltada para o mercado mundial, bem como dos importados que circulam para consumo.

(EF07GE05IT) Compreender e descrever o processo de produção e transformação da matéria prima, circulação e consumo de diferentes produtos para a economia do local ao global.

(EF07GE06) Discutirem que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares. (EF07GE06BA) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares e em sua comunidade.

(EF07GE06IT) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais no Brasil, no bioma da Mata Atlântica, etc., assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares analisando a partir do município de Itamaraju e lugares vizinhos. (EF07GE06IT) Diagnosticar e interpretar os impactos ambientais provocados com o uso de agrotóxico causador de possíveis riscos a saúde dos seres humanos e ao meio ambiente e apontar meios para o cultivo de agricultura orgânica.

(EF07GE07) Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.

(EF07GE07BA) Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro e baiano, identificando as desigualdades no espaço urbano e rural, mundo regional e local e as consequências disso.

(EF07GE07IT) Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro e baiano, identificando as desigualdades no espaço urbano e rural, mundo regional e local e as consequências disso, observando e comparando a partir meio de vivência.

(EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

(EF07GE08BA) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro e baiano.

(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil e da Bahia (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogia espaciais.

(EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.

(EF07GE10BA) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia.

 (EF07GE10IT) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia e do Município de Itamaraju.

(EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.

(EF07GE10BA) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia.

(EF07GE10IT) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia e do Município de Itamaraju

(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional e estadual, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

(EF07GE11IT) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, regional e local, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária). Destaque à biodiversidade da Mata Atlântica e litorânea originárias do Extremo Sul da Bahia.

(EF07GE12) Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação(SNUC).

 

                                                                                    8º ANO

                                                                                      I TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): O SUJEITO E O SEU LUGAR NO MUNDO/ CONEXÕES E ESCALAS

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

“Valores em Pauta: Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”.

01/03 a 07/04/2023.

Distribuição da População Mundial e Deslocamento Populacionais.

Espaço Geográfico e geopolítica mundial

Geopolítica e relações internacionais

Da ordem bipolar à geopolítica atual.  

·         Educação em Direitos Humanos.

·         Saúde na escola.

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (10/04 a 26/05/2023).                     

 

 População e Regionalização do Espaço Mundial 

Migrações e diversidade

 

·         Saúde na Escola

·         Educação Ambiental

    II TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Mundo do trabalho/ Formas de Representação e Pensamento Espacial.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida! (29/05 a 10/06/2023).

 

 

Diversidade e Dinâmica da População Mundial e Local.

Corporações e Organismos Internacionais e do Brasil na Ordem Econômica Mundial.

Diferentes formas de regionalização

 

·         Saúde na Escola

·         Educação Ambiental

 

 

 

 

Consumo (12/06 a 04/08/2023).

Os Diferentes contextos e os Meios Técnicos e Tecnológicos na Produção das Políticas de Agroecológica

Transformações do Espaço na Sociedade Urbana Industrial na América Latina.

O continente Americano

Quadro natural e regionalização

População e economia.

Educação Financeira para o Consumo

Educação Fiscal

Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco (29/08 a 07/10)

Cartografia: Anamorfose, Croquis e Mapas Temáticos da América e da África.

América do Norte

Estados Unidos: território, organização do espaço e população

Canadá e México.

América Central e América do Sul

América do Sul

América Central: continental e insular.

A integração regional e o papel do Brasil.

Educação para o Trânsito Saúde na Escola em Direitos Humanos Educação para a Diversidade

III TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Natureza Ambientes e Qualidade de Vida

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Leitura, escrita (10-10 a 29-10) Leitura, escrita (04/09 A 30/09/2023).

Identidade e Interculturalidades Regionais: Estados Unidos da América, América Espanhola e Portuguesa e África.

Regiões Polares

A região ártica

Antártida: o continente gelado

Educação Financeira para o consumo

 

Territorialidade (02/10 a 24/11/2023).

Diversidade Ambiental e as Transformações nas Paisagens na América Latina.

África: regionalização e Fronteiras

Localização, quadro natural e regionalização

As fronteiras africanas

Multiculturalismo

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Economia (Trabalho)

Projeto de Vida

(27/11 a 08/12/2023).         

 Diversidade Ambiental e as Transformações nas Paisagens na América Latina.

População e economia da África

População, condições sociais e diversidade cultural.

Urbanização e economia africana.

Multiculturalismo

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

                                                                                              HABILIDADES

((EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

 (EF08GE01BA) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes e sua espacialização no país e no estado.

(EF08GE01IT) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no município de Itamaraju.

(EF08GE02) Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial.

(EF08GE02IT) Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial, e de outras regiões do Brasil com destaque para a presença do capixaba e o mineiro no município de Itamaraju.

 (EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial). Uma na pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no município de Itamaraju.

(EF08GE01BA) Identificar as desigualdades presentes na população a partir dos indicadores demográficos, pensando alternativas para fortalecer o desenvolvimento social na Bahia, no Brasil e no mundo.

(EF08GE01IT) Identificar as desigualdades presentes na população a partir dos indicadores demográficos, pensando alternativas para fortalecer o desenvolvimento social no município de Itamaraju, Bahia, no Brasil e no mundo.

 (EF08GE04) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e força dos, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional e baiana.

 (EF08GE04IT) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional, baiana da mesorregião do Extremo Sul da Bahia especialmente no Município de Itamaraju.

 (EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

 (EF08GE06) Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.

(EF08GE06IT) Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural (capoeira, festividades, comida, arte, etc.) e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.

(EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos d a América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.

(EF08GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.

(EF08GE08BA) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra, identificando os desdobramentos dissona Bahia.

(EF08GE08IT) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra, identificando os desdobramentos disso na Bahia na mesorregião do Extremo Sul da Bahia em especial em Itamaraju.

(EF08GE09) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

(EF08GE09BA) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), reconhecendo o papel desempenhado pela Bahia e sua contribuição nesse contexto.

(EF08GE09IT) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), reconhecendo o papel desempenhado pela Bahia, pela na mesorregião do Extremo Sul da Bahia em especial em Itamaraju e pela e sua contribuição nesse contexto.

 (EF08GE10) Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros e baiano, no campo e na cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos.

(EF08GE10IT) Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo (MST dentre outros) e na cidade em especial no espaço de vivência, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos.

(EF08GE11) Analisar áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários.

(EF08GE11BA) Analisar áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários, comparando com a situação brasileira.

(EF08GE11IT) Analisar áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários, comparando com a situação brasileira.

 (EF08GE12) Compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, entre outros).

(EF08GE13) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.

(EF08GE13BA) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África, estabelecendo aproximações e distanciamentos com a realidade brasileira e baiana.

(EF08GE13IT) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África, estabelecendo aproximações e distanciamentos com a realidade brasileira e baiana. Transformações do espaço na sociedade urbano industrial na América Latina.

(EF08GE14) Analisar os processos de desconcentração, descentralização e re centralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil.

(EF08GE14BA) Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil e a Bahia.

(EF08GE14IT) Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil e a Bahia a partir de Itamaraju.

(EF08GE14IT) Entender o processo de desenvolvimento da política agroecológica no Brasil e na América

(EF08GE15) Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, Bacia do Rio São Francisco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

(EF08GE15IT) Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água relacionando a partir das fontes fornecedoras de energia que chegam no espaço de vivência.

(EF08GE16) Analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino americanas, particularmente àquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.

 (EF08GE17) Analisar a segregação sócio espacial em ambientes urbanos e rurais da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos.

(EF08GE17IT) Analisar a segregação sócio espacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de risco no Brasil, na Bahia, comparando com o lugar de vivência.

(EF08GE18) Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América.

(EF08GE18IT) Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América, comparando com o Brasil, a Bahia em unidade territorial de vivencia.

(EF08GE19) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América.

(EF08GE19BA) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América e comparar com outros.

(EF08GE19IT) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América e comparar com outros mais próximos da realidade.

(EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

(EF08GE21) Analisar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global.

(EF08GE22) Identificar os principais recursos naturais dos países da América Latina, analisando seu uso para a produção de matéria-prima e energia e sua relevância para a cooperação entre os países do Mercosul.

(EF08GE23) Identificar paisagens da América Latina e associá-las, por meio da cartografia, aos diferentes povos da região, com base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia e da climatologia.

 (EF08GE24) Analisar as principais características produtivas dos países latino americanos (como exploração mineral na Venezuela; agricultura de alta especialização e exploração mineira no Chile; circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil; circuito da cana-de-açúcar em Cuba e no estado; polígono industrial do sudeste brasileiro e plantações de soja no centro-oeste e na Bahia; maquiladoras mexicanas, entre outros).

(EF08GE24IT2) Analisar as principais características produtivas dos países latino americanos (como exploração mineral na Venezuela; agricultura de alta especialização e exploração mineira no Chile; circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil; circuito da cana-de-açúcar em Cuba; polígono industrial do Sudeste brasileiro e plantações de soja no Centro-Oeste e no oeste da Bahia; maquiladoras mexicanas, entre outros), apontando as vantagens e as desvantagens das características produtivas.

                                                                                9º ANO

                                                                        I TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): O SUJEITO E O SEU LUGAR NO MUNDO/ CONEXÕES E ESCALAS

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Valores em Pauta: Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”.

01/03 a 07/04/2023.

 

·         A Hegemonia Europeia na Economia, Política e na Cultura.

·         Corporações e Organismos Internacionais.

Organização política e econômica mundial

·         O capitalismo, o socialismo e suas características.

·         Economia global e organizações econômicas mundiais.

·         Educação em Direitos Humanos.

·         Saúde na escola.

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (09/05 a 23/07).

 

·         Integração Mundial e suas Interpretações: Globalização e Mundialização.

·         A Divisão do Mundo em Oriente e Ocidente. Intercâmbios Históricos e Culturais entre Europa, Ásia e Oceania.

Globalização, Sociedade e Meio Ambiente

Globalização e seus efeitos

 

Saúde na Escola

Educação Ambiental

                                                                                   II TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Mundo do trabalho/ Formas de Representação e Pensamento Espacial

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida! (29/05 a 10/06/2023).

 

 

·         Transformações do Espaço na Sociedade Urbano-Industrial.

Globalização e meio ambiente.

·         Cadeias Industriais e Inovação no Uso dos Recursos Naturais e Matérias – Primas, Destacando a Agroecologia no Mercado Mundial.

 

Saúde na Escola

Educação Ambiental

Consumo (12/06 a 04/08/2023).

Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas

 de representação para analisar Informações Geográficas.

O continente Europeu

Europeu: quadro natural e regionalização

Educação Financeira para o Consumo

Educação Fiscal

Leitura, escrita (29/08 a 07/10)

Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas de Representação Para Analisar Informações Geográficas.

·         Europa: economia e população

·         União Europeia

Educação para o Trânsito Saúde na Escola em Direitos Humanos Educação para a Diversidade

III TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Natureza Ambientes e Qualidade de Vida

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Leitura, escrita (04/09 A 30/09/2023.

·         Diversidade Ambiental e as Transformações nas Paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.

Leste Europeu e CEI

Rússia 

O continente Asiático

Educação Financeira para o consumo

Saúde na escola

 

Territorialidade (02/10 a 24/11/2023)

·         Diversidade Ambiental e as Transformações nas Paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.

Ásia :China, Japão e Tigres Asiáticos

A China no século XXI

Japão e Tigres Asiáticos

Multiculturalismo

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Economia (Trabalho)

Projeto de Vida

             (27/11 a 08/12/2023).              

·         Diversidade Ambiental e as Transformações nas Paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.

Ásia: Índia e Oriente Médio

Índia: potência emergente

Oriente Médio: região estratégica.

Multiculturalismo

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

HABILIDADES

(EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.

(EF09GE01BA) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares, destacando a repercussão no território brasileiro e no baiano.

(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.

(EF09GE03IT) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.

(EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.

 (EF09GE04IT) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais e no local de vivência.

 (EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.

(EF09GE05IT) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização em mundialização analisadas a partir da localidade de convivência.

(EF09GE07) Analisar os componentes físico naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.

 (EF09GE08) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.

(EF09GE08BA) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania, comparando casos no Brasil e na Bahia.

 (EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.

(EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

(EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.

(EF09GE11BA) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia.

(EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

(EF09GE12BA) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil e a Bahia.

(EF09GE12IT) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil, a Bahia, a mesorregião do Sul Baiano e o município de Itamaraju.

 (EF09GE13) Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria prima.

 (EF08GE13IT) Analisar a importância da produção as principais características da agroecologia nos países latino-americanos e no mercado mundial.

 (EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

(EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

(EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

(EF09GE16) Identificar e comparar diferentes domínios Morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.

(EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.

(EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.

(EF09GE18IT) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países, comparando com o Brasil e a Bahia.

 OBJETIVOS, FUDAMENTOS LEGAIS E PEDAGÓGICOS  

 

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante.

Avaliação da Aprendizagem

A avaliação da aprendizagem permeia todo o caminho pedagógico de apreensão dos novos conhecimentos, tomando como referência a prática social do estudante, devendo ser compreendida em três dimensões: avaliação inicial, avaliação processual e avaliação de resultado.

Avaliação Inicial

A avaliação inicial fornece informações aos professores sobre o desempenho dos estudantes que com base nesse diagnóstico, terão subsídios suficientes para intervir e tomar decisões no que se refere ao planejamento pedagógico, pois, segundo Luckesi (2003), o ato de avaliar implica em dois processos articulados e indissociáveis: diagnosticar e decidir.

Avaliação Processual

A avaliação processual é formativa, possibilita ao/à professor/a acompanhamento dos avanços e das dificuldades dos estudantes ao longo do processo. Nessa dimensão, a avaliação permite que as intervenções pedagógicas sejam promovidas no tempo em que as dificuldades ocorrem e, por isso, evita resultados indesejados.

 

· Avaliação de Resultado

Finalmente, o/a professor/a realiza sua avaliação a partir do trabalho desenvolvido com os estudantes e estes avaliarão em que medida o objeto do conhecimento teórico se transformará em ação após ser trabalhado. Este é o momento da prática social final, ou seja, é o momento da avaliação na prática, em consonância com a síntese do método didático. Nesse sentido, a prática social final se efetiva quando há mudança de comportamento do estudante, ou seja, quando o mesmo se posiciona diante das problemáticas cotidianas, intervindo positivamente na solução destas (GASPARIN, 2007).

 

Critérios de Avaliação

Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental ou Ensino Médio, propostos para cada área de conhecimento, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes de cada componente curricular.

Nessa premissa, definir critérios significa ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.

 

    MARANHÃO. Governo do Estado Escola Digna: caderno de orientações pedagógicas - caderno de Avaliação de Aprendizagem. / Secretaria de Estado da Educação. – São Luís, 2017.

 

 

Exemplos de Auto avaliação:

                                                                 AUTOAVALIAÇÃO DO PROFESSOR

1. Procuro dar assistência individual aos alunos, atendendo às suas dificuldades? Como?

2. Quais os aspectos atitudinais trabalhados nesse período? Como o grupo se encontra quanto a esses objetivos?

3. Quais assuntos foram objetos de conhecimento nesse período? Como o grupo se encontra frente a eles?

4. O que deve ser melhorado no componente curricular?

5. Quais aspectos avalio como dificuldades da minha ação pedagógica?

6. De que maneira conduzo a aula na educação online?

7. Delego atribuições aos meus alunos para que busquem o conhecimento por si interações em minhas aulas? São dominadas por poucos? Minhas aulas são realmente interativas?

8. Sinto-me à vontade quando meus alunos discordam do meu ponto de vista? Como próprios? É rotina incorporar tarefas e exercícios colaborativos em minhas aulas?

9. Como me sentiria se um aluno sugerisse algo que ele descobriu em seu processo de aprendizagem?

10. Qual é a minha definição de aprendizagem? Que resultados espero de uma aula online?

 

                                                                       AUTOAVALIAÇÃO DO ALUNO

1. Minhas contribuições foram significativas?

2. Compartilhei com os colegas e professor o que aprendi?

3. Senti-me à vontade para expressar abertamente os meus problemas e minhas preocupações no grupo?

 4. Fiz comentários substanciais sobre o trabalho de outros participantes?

5. O trabalho em grupo contribuiu para os meus objetivos de aprendizagem e para os do componente curricular?

6. O que foi mais útil e menos útil para mim no processo de aprendizagem?

7. Alcancei meus objetivos de aprendizagem no estudo? Se não os alcancei, quais foram os obstáculos?

8. O que aprendi sobre meu processo de aprendizagem com este objeto de conhecimento/conteúdo?

9. O que aprendi nesta aula terá aplicação em outras áreas da minha vida? Onde aplicarei este conhecimento?

10. Como foi minha participação na aula? Estou satisfeito com o nível e com a qualidade de minha participação?

Adaptado e retirado de: Ferramentas de Avaliação na Educação Online Luís Paulo Leopoldo Mercado Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Alagoas - Brasil lpmercado@oi.com.br

 

 

Trabalhos propostos de acordo aos temas apresentados pelo PSE (Programa Saúde na Escola) Geografia

 

Tema

Tema integrador

relacionado ao componente curricular

Data de execução

Objeto de conhecimento

Trabalho desenvolvido

Ano/série escolar

 

“Valores em Pauta: Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”.

01/03 a 07/04/2023.

Educação em Direitos Humanos

Saúde na Escola

(01/03 a 07/04).

6º ano: Identidade Sociocultural

7º ano: Ideias e Concepções Sobre a formação Territorial do Brasil

8º ano: Distribuição da População Mundial e Deslocamento Populacionais

9º ano: A Hegemonia Europeia na Economia, Política e na Cultural. Corporações e Organismos Internacionais. As manifestações Culturais na Formação Populacional.

Leitura, vídeos, discussões, atividades relacionadas a sentimentos e emoções

6º ao 9º

 Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Saúde na Escola

Educação Ambiental

 

 

29/05 a 10/06/2023).

6º ano: Relações entre os componentes físicos-naturais.

7º ano: Formação Territorial do Brasil com a Abordagem Territorial Como uma Política de Estado.

8º ano: Diversidade e Dinâmica da População Mundial e Local.

9º ano: Integração Mundial e suas Interpretações: Globalização e Mundialização. A Divisão do Mundo em Ocidente e Oriente.

Leitura, vídeos, discussões, atividades relacionadas a Sustentabilidade e ao meio Ambiente.

6º e 9º

. Territorialidade (02/10 a 24/11/2023)

Promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos

 (14/11 a 25/11).

6º ano - Atividades Humanas e Dinâmica Climática

7º ano - Biodiversidade Brasileira.

8º ano -  Diversidade Ambiental e as Transformações nas Paisagens na América Latina.

9º ano- Diversidade Ambiental e as Transformações nas Paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.

Palestras, vídeos, pesquisas, discussões, atividades.

7º ano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

Obs. Poderão ocorrer mudanças nas datas de execução.

 

Referencias:

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos documentos orientadores do munícipio de Itamaraju, Documento Curricular Referencial do Município de Itamaraju (DCRMI).

https://g1.globo.com › bahia › noticia › 2021/07/20 › go...                     (Aulas semipresenciais).

 http://www.aberd.org.br.>congresso2003>docs>anuais     (Aulas semipresenciais).

 MARANHÃO. Governo do Estado Escola Digna: caderno de orientações pedagógicas - caderno de Avaliação de Aprendizagem. / Secretaria de Estado da Educação. – São Luís, 2017.

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                               Que Deus continue protegendo e abençoando a tod destacando a História da Agroecologia e o ciclo hidrológico estudando as Bacias Hidrográficas da Bahia e os principais rios de Itamaraju.

Clima e Vegetação

O tempo atmosférica e o clima.

As vegetações da Terra.

O espaço rural e urbano

Educação Financeira para o consumo

 

Territorialidade (02/10 a 24/11/2023)

Atividades Humanas e Dinâmica Climática.

Extrativismo e Agropecuária

Recursos naturais e atividades econômicas.

A agricultura e a pecuária.

Multiculturalismo

 Educação para as Relações Étnico-raciais

Cultura digital

(27/11 a 08/12/2023).               

Atividades Humanas e Dinâmica Climática

Indústria, comércio e prestação de serviços.

O artesanato, a manufatura e a prestação de serviços.

 

Educação para as Relações Étnico-raciais

Educação para a Diversidade

                                                                                      HABILIDADES

(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

(EF06GE01IT) Comparar modificações das paisagens de diversos lugares, inclusive no município de Itamaraju, em diferentes tempos.

(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

(EF06GE02IT) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia: Índios Pataxó e os primeiros habitantes do município de Itamaraju

(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos

(EF06GE03BA) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a dinâmica social e econômica no campo e na cidade.

(EF06GE03IT) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a dinâmica social e econômica no campo e na cidade da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia e Microrregião de Porto Seguro das áreas litorâneas e de Itamaraju.

(EF06GE04) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

(EF06GE04BA) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil e da Bahia e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

(EF06GE04IT) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil, da Bahia e do município de Itamaraju e a sua localização no modelado da superfície terrestre destacando planaltos e morros de Itamaraju e da cobertura vegetal de mata Atlântica.

(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos desolo, relevo e formações vegetais.

(EF06GE05IT) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais identificando estes aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua importância.

(EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

(EF06GE06BA) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização e ofertas de diversos serviços, partindo de sua realidade.

(EF06GE06IT) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária, com destaque para a cultura do café, pimenta-do-reino e eucalipto e para criação do gado e ofertas de diversos serviços, como aqueles ligados à expansão urbana partindo da realidade do município de Itamaraju.

(EF06GE06IT) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo cobertura vegetal, rios, etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.

(EF06GE07) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.

(EF06GE07BA) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades, considerando a história dos processos produtivos em sua comunidade, estado, no Brasil e no mundo.

(EF06GE07IT) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza destacando as vantagens e desvantagens da indústria de cerâmicas, cuja matéria-prima é extraída nas planícies e margens do Rio Jucuruçu em Itamaraju) a partir do surgimento das cidades, considerando a história dos processos produtivos em seu município ou em sua comunidade, estado, no Brasil e no mundo.

(EF06GE08) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.

(EF06GE08IT) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas, usando os recursos tecnológicos disponíveis a partir da realidade de Itamaraju.

 (EF06GE09) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.

(EF06GE09IT) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre. Natureza, ambientes e qualidade de vida biodiversidade e ciclo hidrológico usando recursos disponíveis que compara outros lugares com o município de Itamaraju.

 

(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.

 (EF06GE10IT) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, curvas de nível aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares, incluindo e analisando o município de Itamaraju.

(EF06GE10IT) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos nas plantações e extrações de materiais entre outras possibilidades e os impactos desses usos no cotidiano no campo e na cidade.

(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

(EF06GE11IT) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade do bioma da Mata Atlântica em Itamaraju local e do mundo.

(EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.

(EF06GE12BA) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no seu município, na Bahia, no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos e rurais.

 (EF06GE12IT) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no seu município, na Bahia, no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos: Rios do Ouro, Jucuruçu, desaparecimento de nascentes urbanas, na cidade de Itamaraju, bem como outros rios importantes nos distritos e em ambientes rurais como a destruição da mata ciliar e a canalização ilegal das águas para propriedades particulares.

(EF06GE13) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.

(EF06GE13BA) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.), considerando a realidade local.

(EF06GE13IT) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor, queimadas e outros poluidores atmosféricos), considerando a realidade de Itamaraju tanto urbana quanto rural.

 

                                                                                7º ANO

                                                                             I TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): O SUJEITO E O SEU LUGAR NO MUNDO/ CONEXÕES E ESCALAS

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

“Valores em Pauta: Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”.

01/03 a 07/04/2023.

Ideias e Concepções Sobre a formação Territorial do Brasil.

A localização geográfica brasileira e as paisagens.

Características do território brasileiro.

 

·         Educação em Direitos Humanos.

·         Saúde na escola.

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (10/04 a 26/05/2023).                      

 

   Formação territorial do Brasil com a abordagem territorial como uma política de Estado.

Característica da População brasileira.

Meio ambiente, sustentabilidade e fontes de energia.

 

·         Saúde na Escola

·         Educação Ambiental

 

        II TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Mundo do trabalho/ Formas de Representação e Pensamento Espacial.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida! (29/05 a 10/06/2023).

 

 

 

 Formação Territorial do Brasil com a Abordagem Territorial Como uma Política de Estado. Características da População Brasileira.

 

 

·         Saúde na Escola

·         Educação Ambiental

 

 

 

Consumo (12/06 a 04/08/2023).

Produção, Circulação e Consumo de Mercadorias com práticas Agroecológicas e Cooperação.

População brasileira

Aspecto demográficos e sociais

A heterogeneidade da população brasileira.

Desigualdade Social e o Trabalho.

População e trabalho.

Brasil:Industrialização, Urbanização e Espaço rural.

Educação Financeira para o Consumo

Educação Fiscal

Leitura, escrita(07/08a 01/09/2023).      

Mapas Temáticos do Brasil.

Região Norte

Região Nordeste

Educação para o Trânsito Saúde na Escola em Direitos Humanos Educação para a Diversidade

                                                                                III TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Natureza Ambientes e Qualidade de Vida

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Leitura, escrita (04/09 A 30/09/2023).

Mapas Temáticos do Brasil e da Mesorregião – Sul Baiano e do Município de Itamaraju.

Região Centro-oeste

Região Sul

 

 

·         Educação Financeira para o consumo.

 

Territorialidade (02/10 a 24/11/2023).

Biodiversidade Brasileira.

Região Sudeste

Elementos naturais e ocupação territorial

·         Multiculturalismo

·         Meio Ambiente

·         (Educação Ambiental)

·         Ciência e Tecnologia

·         Saúde

·         Economia (Trabalho)

·         Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos

 

(27/11 a 08/12/2023).              

 Biodiversidade Brasileira.

Organização do espaço econômico e sub-regionalização.

 

·         Multiculturalismo

·         Meio Ambiente (Educação Ambiental)

·         Ciência e Tecnologia

 

HABILIDADES

   (EF07GE01) Avaliar por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.

   (EF07GE01BA) Avaliar por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil e da Bahia.

   (EF07GE01IT) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil, da Bahia da microrregião geográfica do Extremo Sul da Bahia a partir do município de Itamaraju.

 (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

  (EF07GE02BA) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial da Bahia e do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

  (EF07GE02IT) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do local, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia e do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas com destaque para a questão fundiária entre os fazendeiros latifundiários, os indígenas Pataxó e os povos do Movimento Sem-terra-MST na região do Extremo Sul da Bahia e no município de Itamaraju.

 (EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

(EF07GE03BA) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado e caatinga, de ribeirinhos.

(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

 (EF07GE03BA) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado e caatinga, de ribeirinhos.

(EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.

(EF07GE04BA) Analisar a distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado.

(EF07GE04IT) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado, como Itamaraju.

(EF07GE05) Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo.

(EF07GE05BA) Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo e suas repercussões na atualidade.

(EF07GE05IT) Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo a partir produção econômica do município de Itamaraju voltada para o mercado mundial, bem como dos importados que circulam para consumo.

(EF07GE05IT) Compreender e descrever o processo de produção e transformação da matéria prima, circulação e consumo de diferentes produtos para a economia do local ao global.

(EF07GE06) Discutirem que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares. (EF07GE06BA) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares e em sua comunidade.

(EF07GE06IT) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais no Brasil, no bioma da Mata Atlântica, etc., assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares analisando a partir do município de Itamaraju e lugares vizinhos. (EF07GE06IT) Diagnosticar e interpretar os impactos ambientais provocados com o uso de agrotóxico causador de possíveis riscos a saúde dos seres humanos e ao meio ambiente e apontar meios para o cultivo de agricultura orgânica.

(EF07GE07) Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.

(EF07GE07BA) Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro e baiano, identificando as desigualdades no espaço urbano e rural, mundo regional e local e as consequências disso.

(EF07GE07IT) Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro e baiano, identificando as desigualdades no espaço urbano e rural, mundo regional e local e as consequências disso, observando e comparando a partir meio de vivência.

(EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

(EF07GE08BA) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro e baiano.

(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil e da Bahia (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogia espaciais.

(EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.

(EF07GE10BA) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia.

 (EF07GE10IT) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia e do Município de Itamaraju.

(EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.

(EF07GE10BA) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia.

(EF07GE10IT) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia e do Município de Itamaraju

(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional e estadual, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

(EF07GE11IT) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, regional e local, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária). Destaque à biodiversidade da Mata Atlântica e litorânea originárias do Extremo Sul da Bahia.

(EF07GE12) Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação(SNUC).

 

                                                                                    8º ANO

                                                                                      I TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): O SUJEITO E O SEU LUGAR NO MUNDO/ CONEXÕES E ESCALAS

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

“Valores em Pauta: Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”.

01/03 a 07/04/2023.

Distribuição da População Mundial e Deslocamento Populacionais.

Espaço Geográfico e geopolítica mundial

Geopolítica e relações internacionais

Da ordem bipolar à geopolítica atual.  

·         Educação em Direitos Humanos.

·         Saúde na escola.

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (10/04 a 26/05/2023).                     

 

 População e Regionalização do Espaço Mundial 

Migrações e diversidade

 

·         Saúde na Escola

·         Educação Ambiental

    II TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Mundo do trabalho/ Formas de Representação e Pensamento Espacial.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida! (29/05 a 10/06/2023).

 

 

Diversidade e Dinâmica da População Mundial e Local.

Corporações e Organismos Internacionais e do Brasil na Ordem Econômica Mundial.

Diferentes formas de regionalização

 

·         Saúde na Escola

·         Educação Ambiental

 

 

 

 

Consumo (12/06 a 04/08/2023).

Os Diferentes contextos e os Meios Técnicos e Tecnológicos na Produção das Políticas de Agroecológica

Transformações do Espaço na Sociedade Urbana Industrial na América Latina.

O continente Americano

Quadro natural e regionalização

População e economia.

Educação Financeira para o Consumo

Educação Fiscal

Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco (29/08 a 07/10)

Cartografia: Anamorfose, Croquis e Mapas Temáticos da América e da África.

América do Norte

Estados Unidos: território, organização do espaço e população

Canadá e México.

América Central e América do Sul

América do Sul

América Central: continental e insular.

A integração regional e o papel do Brasil.

Educação para o Trânsito Saúde na Escola em Direitos Humanos Educação para a Diversidade

III TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Natureza Ambientes e Qualidade de Vida

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Leitura, escrita (10-10 a 29-10) Leitura, escrita (04/09 A 30/09/2023).

Identidade e Interculturalidades Regionais: Estados Unidos da América, América Espanhola e Portuguesa e África.

Regiões Polares

A região ártica

Antártida: o continente gelado

Educação Financeira para o consumo

 

Territorialidade (02/10 a 24/11/2023).

Diversidade Ambiental e as Transformações nas Paisagens na América Latina.

África: regionalização e Fronteiras

Localização, quadro natural e regionalização

As fronteiras africanas

Multiculturalismo

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Economia (Trabalho)

Projeto de Vida

(27/11 a 08/12/2023).         

 Diversidade Ambiental e as Transformações nas Paisagens na América Latina.

População e economia da África

População, condições sociais e diversidade cultural.

Urbanização e economia africana.

Multiculturalismo

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

                                                                                              HABILIDADES

((EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

 (EF08GE01BA) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes e sua espacialização no país e no estado.

(EF08GE01IT) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no município de Itamaraju.

(EF08GE02) Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial.

(EF08GE02IT) Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial, e de outras regiões do Brasil com destaque para a presença do capixaba e o mineiro no município de Itamaraju.

 (EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial). Uma na pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no município de Itamaraju.

(EF08GE01BA) Identificar as desigualdades presentes na população a partir dos indicadores demográficos, pensando alternativas para fortalecer o desenvolvimento social na Bahia, no Brasil e no mundo.

(EF08GE01IT) Identificar as desigualdades presentes na população a partir dos indicadores demográficos, pensando alternativas para fortalecer o desenvolvimento social no município de Itamaraju, Bahia, no Brasil e no mundo.

 (EF08GE04) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e força dos, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional e baiana.

 (EF08GE04IT) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional, baiana da mesorregião do Extremo Sul da Bahia especialmente no Município de Itamaraju.

 (EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

 (EF08GE06) Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.

(EF08GE06IT) Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural (capoeira, festividades, comida, arte, etc.) e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.

(EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos d a América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.

(EF08GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.

(EF08GE08BA) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra, identificando os desdobramentos dissona Bahia.

(EF08GE08IT) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra, identificando os desdobramentos disso na Bahia na mesorregião do Extremo Sul da Bahia em especial em Itamaraju.

(EF08GE09) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

(EF08GE09BA) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), reconhecendo o papel desempenhado pela Bahia e sua contribuição nesse contexto.

(EF08GE09IT) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), reconhecendo o papel desempenhado pela Bahia, pela na mesorregião do Extremo Sul da Bahia em especial em Itamaraju e pela e sua contribuição nesse contexto.

 (EF08GE10) Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros e baiano, no campo e na cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos.

(EF08GE10IT) Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo (MST dentre outros) e na cidade em especial no espaço de vivência, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos.

(EF08GE11) Analisar áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários.

(EF08GE11BA) Analisar áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários, comparando com a situação brasileira.

(EF08GE11IT) Analisar áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários, comparando com a situação brasileira.

 (EF08GE12) Compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, entre outros).

(EF08GE13) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.

(EF08GE13BA) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África, estabelecendo aproximações e distanciamentos com a realidade brasileira e baiana.

(EF08GE13IT) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África, estabelecendo aproximações e distanciamentos com a realidade brasileira e baiana. Transformações do espaço na sociedade urbano industrial na América Latina.

(EF08GE14) Analisar os processos de desconcentração, descentralização e re centralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil.

(EF08GE14BA) Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil e a Bahia.

(EF08GE14IT) Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil e a Bahia a partir de Itamaraju.

(EF08GE14IT) Entender o processo de desenvolvimento da política agroecológica no Brasil e na América

(EF08GE15) Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, Bacia do Rio São Francisco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

(EF08GE15IT) Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água relacionando a partir das fontes fornecedoras de energia que chegam no espaço de vivência.

(EF08GE16) Analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino americanas, particularmente àquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.

 (EF08GE17) Analisar a segregação sócio espacial em ambientes urbanos e rurais da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos.

(EF08GE17IT) Analisar a segregação sócio espacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de risco no Brasil, na Bahia, comparando com o lugar de vivência.

(EF08GE18) Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América.

(EF08GE18IT) Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América, comparando com o Brasil, a Bahia em unidade territorial de vivencia.

(EF08GE19) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América.

(EF08GE19BA) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América e comparar com outros.

(EF08GE19IT) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América e comparar com outros mais próximos da realidade.

(EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

(EF08GE21) Analisar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global.

(EF08GE22) Identificar os principais recursos naturais dos países da América Latina, analisando seu uso para a produção de matéria-prima e energia e sua relevância para a cooperação entre os países do Mercosul.

(EF08GE23) Identificar paisagens da América Latina e associá-las, por meio da cartografia, aos diferentes povos da região, com base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia e da climatologia.

 (EF08GE24) Analisar as principais características produtivas dos países latino americanos (como exploração mineral na Venezuela; agricultura de alta especialização e exploração mineira no Chile; circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil; circuito da cana-de-açúcar em Cuba e no estado; polígono industrial do sudeste brasileiro e plantações de soja no centro-oeste e na Bahia; maquiladoras mexicanas, entre outros).

(EF08GE24IT2) Analisar as principais características produtivas dos países latino americanos (como exploração mineral na Venezuela; agricultura de alta especialização e exploração mineira no Chile; circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil; circuito da cana-de-açúcar em Cuba; polígono industrial do Sudeste brasileiro e plantações de soja no Centro-Oeste e no oeste da Bahia; maquiladoras mexicanas, entre outros), apontando as vantagens e as desvantagens das características produtivas.

                                                                                9º ANO

                                                                        I TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): O SUJEITO E O SEU LUGAR NO MUNDO/ CONEXÕES E ESCALAS

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Valores em Pauta: Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”.

01/03 a 07/04/2023.

 

·         A Hegemonia Europeia na Economia, Política e na Cultura.

·         Corporações e Organismos Internacionais.

Organização política e econômica mundial

·         O capitalismo, o socialismo e suas características.

·         Economia global e organizações econômicas mundiais.

·         Educação em Direitos Humanos.

·         Saúde na escola.

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (09/05 a 23/07).

 

·         Integração Mundial e suas Interpretações: Globalização e Mundialização.

·         A Divisão do Mundo em Oriente e Ocidente. Intercâmbios Históricos e Culturais entre Europa, Ásia e Oceania.

Globalização, Sociedade e Meio Ambiente

Globalização e seus efeitos

 

Saúde na Escola

Educação Ambiental

                                                                                   II TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Mundo do trabalho/ Formas de Representação e Pensamento Espacial

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida! (29/05 a 10/06/2023).

 

 

·         Transformações do Espaço na Sociedade Urbano-Industrial.

Globalização e meio ambiente.

·         Cadeias Industriais e Inovação no Uso dos Recursos Naturais e Matérias – Primas, Destacando a Agroecologia no Mercado Mundial.

 

Saúde na Escola

Educação Ambiental

Consumo (12/06 a 04/08/2023).

Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas

 de representação para analisar Informações Geográficas.

O continente Europeu

Europeu: quadro natural e regionalização

Educação Financeira para o Consumo

Educação Fiscal

Leitura, escrita (29/08 a 07/10)

Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas de Representação Para Analisar Informações Geográficas.

·         Europa: economia e população

·         União Europeia

Educação para o Trânsito Saúde na Escola em Direitos Humanos Educação para a Diversidade

III TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Natureza Ambientes e Qualidade de Vida

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Leitura, escrita (04/09 A 30/09/2023.

·         Diversidade Ambiental e as Transformações nas Paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.

Leste Europeu e CEI

Rússia 

O continente Asiático

Educação Financeira para o consumo

Saúde na escola

 

Territorialidade (02/10 a 24/11/2023)

·         Diversidade Ambiental e as Transformações nas Paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.

Ásia :China, Japão e Tigres Asiáticos

A China no século XXI

Japão e Tigres Asiáticos

Multiculturalismo

Meio Ambiente

(Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Economia (Trabalho)

Projeto de Vida

             (27/11 a 08/12/2023).              

·         Diversidade Ambiental e as Transformações nas Paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.

Ásia: Índia e Oriente Médio

Índia: potência emergente

Oriente Médio: região estratégica.

Multiculturalismo

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

HABILIDADES

(EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.

(EF09GE01BA) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares, destacando a repercussão no território brasileiro e no baiano.

(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.

(EF09GE03IT) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, partindo de sua localidade como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.

(EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.

 (EF09GE04IT) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais e no local de vivência.

 (EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.

(EF09GE05IT) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização em mundialização analisadas a partir da localidade de convivência.

(EF09GE07) Analisar os componentes físico naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.

 (EF09GE08) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.

(EF09GE08BA) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania, comparando casos no Brasil e na Bahia.

 (EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.

(EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

(EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.

(EF09GE11BA) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia.

(EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

(EF09GE12BA) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil e a Bahia.

(EF09GE12IT) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil, a Bahia, a mesorregião do Sul Baiano e o município de Itamaraju.

 (EF09GE13) Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria prima.

 (EF08GE13IT) Analisar a importância da produção as principais características da agroecologia nos países latino-americanos e no mercado mundial.

 (EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

(EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

(EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

(EF09GE16) Identificar e comparar diferentes domínios Morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.

(EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.

(EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.

(EF09GE18IT) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países, comparando com o Brasil e a Bahia.

 OBJETIVOS, FUDAMENTOS LEGAIS E PEDAGÓGICOS  

 

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante.

Avaliação da Aprendizagem

A avaliação da aprendizagem permeia todo o caminho pedagógico de apreensão dos novos conhecimentos, tomando como referência a prática social do estudante, devendo ser compreendida em três dimensões: avaliação inicial, avaliação processual e avaliação de resultado.

Avaliação Inicial

A avaliação inicial fornece informações aos professores sobre o desempenho dos estudantes que com base nesse diagnóstico, terão subsídios suficientes para intervir e tomar decisões no que se refere ao planejamento pedagógico, pois, segundo Luckesi (2003), o ato de avaliar implica em dois processos articulados e indissociáveis: diagnosticar e decidir.

Avaliação Processual

A avaliação processual é formativa, possibilita ao/à professor/a acompanhamento dos avanços e das dificuldades dos estudantes ao longo do processo. Nessa dimensão, a avaliação permite que as intervenções pedagógicas sejam promovidas no tempo em que as dificuldades ocorrem e, por isso, evita resultados indesejados.

 

· Avaliação de Resultado

Finalmente, o/a professor/a realiza sua avaliação a partir do trabalho desenvolvido com os estudantes e estes avaliarão em que medida o objeto do conhecimento teórico se transformará em ação após ser trabalhado. Este é o momento da prática social final, ou seja, é o momento da avaliação na prática, em consonância com a síntese do método didático. Nesse sentido, a prática social final se efetiva quando há mudança de comportamento do estudante, ou seja, quando o mesmo se posiciona diante das problemáticas cotidianas, intervindo positivamente na solução destas (GASPARIN, 2007).

 

Critérios de Avaliação

Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental ou Ensino Médio, propostos para cada área de conhecimento, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes de cada componente curricular.

Nessa premissa, definir critérios significa ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.

 

    MARANHÃO. Governo do Estado Escola Digna: caderno de orientações pedagógicas - caderno de Avaliação de Aprendizagem. / Secretaria de Estado da Educação. – São Luís, 2017.

 

 

Exemplos de Auto avaliação:

                                                                 AUTOAVALIAÇÃO DO PROFESSOR

1. Procuro dar assistência individual aos alunos, atendendo às suas dificuldades? Como?

2. Quais os aspectos atitudinais trabalhados nesse período? Como o grupo se encontra quanto a esses objetivos?

3. Quais assuntos foram objetos de conhecimento nesse período? Como o grupo se encontra frente a eles?

4. O que deve ser melhorado no componente curricular?

5. Quais aspectos avalio como dificuldades da minha ação pedagógica?

6. De que maneira conduzo a aula na educação online?

7. Delego atribuições aos meus alunos para que busquem o conhecimento por si interações em minhas aulas? São dominadas por poucos? Minhas aulas são realmente interativas?

8. Sinto-me à vontade quando meus alunos discordam do meu ponto de vista? Como próprios? É rotina incorporar tarefas e exercícios colaborativos em minhas aulas?

9. Como me sentiria se um aluno sugerisse algo que ele descobriu em seu processo de aprendizagem?

10. Qual é a minha definição de aprendizagem? Que resultados espero de uma aula online?

 

                                                                       AUTOAVALIAÇÃO DO ALUNO

1. Minhas contribuições foram significativas?

2. Compartilhei com os colegas e professor o que aprendi?

3. Senti-me à vontade para expressar abertamente os meus problemas e minhas preocupações no grupo?

 4. Fiz comentários substanciais sobre o trabalho de outros participantes?

5. O trabalho em grupo contribuiu para os meus objetivos de aprendizagem e para os do componente curricular?

6. O que foi mais útil e menos útil para mim no processo de aprendizagem?

7. Alcancei meus objetivos de aprendizagem no estudo? Se não os alcancei, quais foram os obstáculos?

8. O que aprendi sobre meu processo de aprendizagem com este objeto de conhecimento/conteúdo?

9. O que aprendi nesta aula terá aplicação em outras áreas da minha vida? Onde aplicarei este conhecimento?

10. Como foi minha participação na aula? Estou satisfeito com o nível e com a qualidade de minha participação?

Adaptado e retirado de: Ferramentas de Avaliação na Educação Online Luís Paulo Leopoldo Mercado Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Alagoas - Brasil lpmercado@oi.com.br

 

 

Trabalhos propostos de acordo aos temas apresentados pelo PSE (Programa Saúde na Escola) Geografia

 

Tema

Tema integrador

relacionado ao componente curricular

Data de execução

Objeto de conhecimento

Trabalho desenvolvido

Ano/série escolar

 

“Valores em Pauta: Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”.

01/03 a 07/04/2023.

Educação em Direitos Humanos

Saúde na Escola

(01/03 a 07/04).

6º ano: Identidade Sociocultural

7º ano: Ideias e Concepções Sobre a formação Territorial do Brasil

8º ano: Distribuição da População Mundial e Deslocamento Populacionais

9º ano: A Hegemonia Europeia na Economia, Política e na Cultural. Corporações e Organismos Internacionais. As manifestações Culturais na Formação Populacional.

Leitura, vídeos, discussões, atividades relacionadas a sentimentos e emoções

6º ao 9º

 Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Saúde na Escola

Educação Ambiental

 

 

29/05 a 10/06/2023).

6º ano: Relações entre os componentes físicos-naturais.

7º ano: Formação Territorial do Brasil com a Abordagem Territorial Como uma Política de Estado.

8º ano: Diversidade e Dinâmica da População Mundial e Local.

9º ano: Integração Mundial e suas Interpretações: Globalização e Mundialização. A Divisão do Mundo em Ocidente e Oriente.

Leitura, vídeos, discussões, atividades relacionadas a Sustentabilidade e ao meio Ambiente.

6º e 9º

. Territorialidade (02/10 a 24/11/2023)

Promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos

 (14/11 a 25/11).

6º ano - Atividades Humanas e Dinâmica Climática

7º ano - Biodiversidade Brasileira.

8º ano -  Diversidade Ambiental e as Transformações nas Paisagens na América Latina.

9º ano- Diversidade Ambiental e as Transformações nas Paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.

Palestras, vídeos, pesquisas, discussões, atividades.

7º ano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

Obs. Poderão ocorrer mudanças nas datas de execução.

 

Referencias:

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos documentos orientadores do munícipio de Itamaraju, Documento Curricular Referencial do Município de Itamaraju (DCRMI).

https://g1.globo.com › bahia › noticia › 2021/07/20 › go...                     (Aulas semipresenciais).

 http://www.aberd.org.br.>congresso2003>docs>anuais     (Aulas semipresenciais).

 MARANHÃO. Governo do Estado Escola Digna: caderno de orientações pedagógicas - caderno de Avaliação de Aprendizagem. / Secretaria de Estado da Educação. – São Luís, 2017.

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                               Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário