PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAMARAJU
Coordenação do
Ensino Fundamental Anos Finais
Jornada Pedagógica 2021
Data: 25/02/2020 (Quinta-feira)
Horário:
Manhã (08h às 11h)
Tema: “As competências socioemocionais
em tempo de pandemia”
Componente Curricular: Geografia
Articulador: Uelcineia Jeamonod da
Cruz
PAUTA I - 2021
1. Boas vindas/ Oração (30 min)
- Quais
sentimentos/emoções trago na bagagem em relação a 2020?
- Quais
são as expectativas para este ano de 2021?
2.
Curta Metragem: Fragmentos para
pensar habilidades socioemocionais
https://www.youtube.com/watch?v=V-rXgE_ZDLg
Duração:
(03min:10)
Leitura do Poema: Pedaços de mim (Bráulio
Bessa)
Discussão dos questionamento acerca
do curta (15 min)
- Quais
emoções estiveram presentes em você ao assistir esse curta metragem?
- Qual
das capacidades que as habilidades socioemocionais proporcionam se
identifica com o vídeo? Explique.
- Que
relação existe entre a história do curta metragem com o autoconhecimento?
- Por
que crianças, adolescentes e adultos aparecem com partes do corpo
rachadas?
- Reflita
sobre as características da liderança. Esclareça por que ela tem relação
com o autoconhecimento.
3. Fundamentação teórica: Competências Socioemocionais (25 minutos)
Levantamento
de conhecimentos prévios
Fazer
a relação das competências gerais com as competências socioemocionais (slides)
4.
Diagnóstico (20 minutos)
.
O que é Diagnóstico de Aprendizagem?
É um instrumento avaliativo, realizado no início de
um processo de aprendizagem, para obter informações sobre os
conhecimentos, as habilidades e as competências prévias dos alunos.
.
Qual é o objetivo da avaliação diagnóstica na retomada das aulas?
Tem o objetivo de avaliar como foi a aprendizagem
dos alunos durante o ensino remoto, no período de pandemia, para verificar sua
eficácia, sua contribuição para o desenvolvimento dos alunos e seus pontos que
necessitam de recuperação.
.
Como fazer um Diagnóstico
- Defina as perguntas. Para cada área, uma série
de perguntas deve ser criada para detectar a realidade atual de seu
negócio. ...
- Colete as respostas. ...
- Analise os resultados. ...
- Identifique problemas e oportunidades. ...
- Desenhe as estratégias e os planos de ação.
5.
Planejamento da semana diagnóstica (1h e
meia)
Duração da sequência (2 semanas) 6º
ao 9º ano
Ø SUGESTÕES DE VÍDEOS PARA A
ACOLHIDA:
Vídeo
1: MENSAGEM DE VOLTA ÀS AULAS 2021
https://youtu.be/9rg0N-LeJAs
Duração:
03:36
Vídeo
2: Boas vindas às aulas remotas.
https://www.youtube/9rg0N-LeJAs
Duração:
02:43
Vídeo
3: Linda mensagem de incentivo de volta às aulas
https://www.youtube
Duração:02:11
Ø
COMBINADOS
- Boas-vindas;
- Informações
sobre a forma das aulas online/remotas;
- O formato das
aulas (app, whtsap, zoom, outros) ligar a câmara, desligar o microfone, falar
um por vez etc.;
- Duração (1
hora cada aula);
-Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas- pais, irmãos, animais etc.);
- Sociolização
entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);
- Todas as
questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.
Ø
APRESENTAÇÃO
DO COMPONENTE DE GEOGRAFIA
Pensar as emoções dentro de perspectivas
geográfica é um desafio. O ensino de Geografia deve se desenvolver
impulsionado pela sensibilidade e pela urgência de aliar o conhecimento
científico e tecnológico a uma nova perspectiva de produção material da vida,
pautado no respeito aos seres humanos e à natureza, e principalmente, vinculado
a vivência dos estudantes e seu entorno.
teórica-conceitual
baseada em referências sobre o tema, mostrar aos alunos sua importância e o
prazer em participar desse momento.
Vídeo 1: O que é
Geografia?
Qual o papel do Geógrafo?
DURAÇÃO:
3:34
Diário
de GEOGRAFIA
Ø
DINÂMICAS/ATIVIDADES:
- O
que aprendi na quarentena?
- 3.
O que trago na bagagem?
Atividades propostas
(Dinâmicas)
As atividades propostas
estão comprometidas com o desenvolvimento de competências socioemocionais
fundamentais¹ para o período de retorno, que são: Foco, Respeito, Empatia,
Tolerância ao Estresse e Imaginação Criativa. Cada uma delas é especialmente
importante na retomada da rotina escolar. É fundamental que a execução das
atividades propostas seja realizada respeitando os protocolos de saúde.
O
QUE APRENDI NA QUARENTENA?
RESUMO
Estudantes, professores
e demais funcionários compartilham o que aprenderam durante o período de
distanciamento social.
OBJETIVO
Reconhecer que o período de crise também foi um
período de geração de ideias inovadoras sobre o dia a dia e de aprendizados nos
mais diversos âmbitos da vida.
ORGANIZAÇÃO
Escola se organiza em um espaço comum ou
por turma nas salas. Abre-se a lista para voluntários compartilharem algo que
aprenderam durante a quarentena. Pode ser sobre autoconhecimento, alguma
habilidade que aprenderam, algo novo que fizeram em casa, entre outros. É
importante estipular um limite de tempo para cada fala. É possível estimular
que na cobertura do Dia do Acolhimento sejam compartilhados exemplos dos
aprendizados.
CONDUÇÃO
Um professor para
receber e acompanhar as falas, um para cuidar dos turnos de fala e outro para
cuidar que o tempo estipulado para cada fala seja atendido.
O QUE TRAGO NA BAGAGEM?
RESUMO
Em quartetos, os
estudantes refletem sobre as mudanças que ocorreram no mundo, nas suas
comunidades e nas suas vidas com a crise do novo coronavírus e registram em
filipetas ou notas adesivas por meio de texto ou desenho. Em seguida,
compartilham com os demais colegas.
OBJETIVO
Promover um momento de
reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das
diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento.
CONDUÇÃO
Pedir para escrever 6 palavras de algo referente a pessoas
ou coisa essenciais em sua vida, que não poderia viver sem as mesmas.
Prosseguir dizendo que todos devem imaginar que irão fazer
uma viagem num pequeno barco e que você e as preciosidades, que escreveu irão
fazer uma viagem até um paraíso. A viagem segue tranquila, você está no comando
do barco e tudo que mais ama está contigo. Porém, de repente alguém informa
pelo rádio que uma tempestade se aproxima e seu barco está muito cheio e para o
barco não afundar é necessário desfazer de 3 itens que carrega no barco. Caso
contrário o barco afundará. Então você desfaz de 3 itens que julga menos
importante e pode continuar vivendo sem eles
A viagem segue com você no comando e os 3 itens mais
importantes da sua vida.
Porém o tempo piora, a tempestade se aproxima ainda mais e
outra informação chega pelo rádio: terá que desfazer de mais um item da
bagagem. E agora? É preciso tirar algo precioso para você. Qual? Só ficará com 2 itens importantes. Não tem
jeito e um item é tirado. Com o coração apertado, segue a viagem.
Logo a diante inicia a tempestade, mar agitado, o medo o
desespera, as lágrimas atrapalham a visão e outra informação chega: desfaça de
outro item ou não chegará ao final da viagem. Que desespero! Mas não tem jeito
e em prantos você desfaz de algo ou alguém que tanto ama.
A viagem segue, aos poucos a tempestade passa, o mar fica
calmo e você só tem a companhia da bagagem favorita. Começa a sentir falta dos
5 descartados, bate arrependimento e decide voltar para ver se consegue
resgatar algo do que lançou fora ao longo da viagem. É a última chance de
recuperar algo ou alguém muito importante. De repente consegue alcançar e pegar
um dos itens descartados ... suspense. Quem ou o que você pegou?
Reflexão sobre a dinâmica:
A viagem – nossa vida
As bagagens – tudo o que a gente escolhe na vida, pessoas,
sentimentos
A bagagem escolhida – é o que é mais importante na vida,
algo ou alguém que se valoriza acima de tudo.
O rádio – nossa consciência
Bagagem descartada – nossos arrependimentos, mostra que as
vezes descartamos pessoas ou sentimentos e quando tentamos recuperá-los eles
não são os mesmos, estão feridos, machucados.
2.
Emocionômetro:
Roda de
conversas Professores e estudantes reúnem-se em um bate papo para expressar o
que vivenciaram em momentos de distanciamento, quais os sonhos, as mudanças
vivenciadas, entre outras possibilidades. Por meio da linguagem e interação, os
estudantes e professores podem conhecer outras realidades. O professor deve
mediar e direcionar a conversa, estimulando a participação. Resolução de
atividade relacionada ao Emocionômetro que é um recurso educativo para ensinar
a identificar e regular emoções e sentimentos.
O que importa é proporcionar tempo e espaço
para fala e escuta de todos. Duas perguntas podem guiar esse momento importante
e especial: O que mais deixou triste nesse período de distanciamento social? O
que você fez que te deixou feliz/bem e ajudou a passar pelos momentos tristes?
O professor deve fazer as mediações entre as falas, fazendo ligações entre
elas, destacando os pontos positivos, etc.
Fichas
de emoções para colorir e se expressar:
Ø
SUBTEMAS
POR ANO:
6º ano (As emoções e afetos na geografia)
Ler o mundo por intermédio de questões
emocionais é um desafio relativamente novo para a Geografia, pois permite compreendê-lo
em uma perspectiva relacional e perceptiva. As maneiras de experimentar o
ambiente diferem de pessoa a pessoa e também entre grupos culturais distintos,
incluindo afetos de nativos e visitantes. Vivemos no espaço e a ele nos
apegamos, preenchendo-o de simbolismo e representatividade.
Augusto Rodrigo Bezarra
Universidade Monstros Filme Completo Dublado
Filme: https://youtu.be/BQPjXrvrW6sDuração: 4:30
O
filme também remete à revisão de valores e à persistência necessária através de
desafios na educação, assim como o percurso do descobrimento e aplicação de
seus talentos. No fim, eles entendem que existem diferentes caminhos capazes de
levá-los ao mesmo lugar e etapas a serem respeitadas, o que pode inspirar os
professores a ensinarem o mesmo aos seus alunos!
Atividade: Produção de
texto através do Filme disponível, elaborar uma produção textual com
(Introdução, desenvolvimento e conclusão).
7º ANO (Amabilidade para aprender
geografia)
Levantamento de conhecimentos prévios: Questionário
VÍDEO PORCO ESPINHO COM AUDIODESCRIÇÃO
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yYZOJ-Rn9hU
(Duração de 01:37)
Como desenvolver amabilidade
Este vídeo viralizou na internet pela sua
delicadeza e simplicidade. Uma boa reflexão sobre ações e recursos, sobre afeto
e criatividade, que podem transformar a escola em um lugar que acolhe e ensina
a todos os alunos.
Curta-metragem
(Duração de 02:20)
Amabilidade
Exercite a amabilidade e seja mais feliz e
faça as pessoas mais felizes !!!
https://youtu.be/d72lyH3SWIs
Atividade: Produção de
texto através do vídeo disponível, elaborar uma produção textual com
(Introdução, desenvolvimento e conclusão)
Atividade: Copiar
e responder no caderno a atividade proposta
8º ano (A geografia e as habilidades socioemocionais)
Leitura e interpretação do texto: A geografia
Vídeo:
link: https://www.youtube.com/watch?v=pJdUJmSqDGE
Assistir com os alunos o vídeo “Qual o sentido da vida”. Em seguida iniciar uma
discursão e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais
relevantes a respeito do vídeo.
Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos
sobre as informações a respeito do vídeo, aproveitando o momento para
esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Professor, aproveite o momento para
instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentar sobre o vídeo.
Atividade
sugestiva: Solicitar
aos alunos que faça uma produção de texto com relatos do vídeo que mais o
chamou atenção.
1.Analise
e leitura de um Trecho de uma música “Vida
de viajante” para diagnóstico exercitando as habilidades.
2.Leitura de um
texto” Região Sul” e atividade complementar para diagnóstico.
9ºano (Geografia e emoções, pessoas
e lugar sentidos e emoções)
As emoções e os
sentimentos acompanham os homens ao longo da sua existência, e referem-se aos
indivíduos (sentimentos individuais) e aos grupos (sentimentos sociais). Estes,
em particular, possuem um papel geográfico: ligam os homens aos seus espaços de
vida e influenciam as relações geopolíticas e os projetos de planejamento
compartilhado. Os lugares estão impregnados de humanidade e de paixões, e sob
essa luz devem ser compreendidos, analisados e planejados. Nessa perspectiva
nascem as geografias emocionais, cujos objetos de estudo são os territórios
emocionais e as paisagens das sensações e dos sentimentos: novas abordagens
geográficas que se integram àquelas tradicionais.
Beatriz
Helena Furlanetto
Vídeo: link:
https://youtu.be/spFE9y0w1Tw
Assistir
com os alunos o vídeo. Em seguida iniciar uma discursão e pedir
que anotem no caderno as informações que considerem mais relevantes a respeito
do vídeo.
Após assistir o vídeo
e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações
a respeito do vídeo, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas
levantadas. Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a
refletirem e argumentar sobre o vídeo.
Atividade sugestiva: Solicitar aos alunos que faça uma
produção de texto com relatos do filme.
Exercitar
as habilidades socioemocionais. Observando e analisando a imagem e fazendo a
leitura do texto “Em 2014, mais de 3 mil
morreram tentando chegar à Europa” exercitando as emoções, na luta por
melhor condição de vida.
Migrações:
um fenômeno global. Vídeo link: https://youtu.be/spFE9y01Tw
Leitura de um texto “América do
Norte” e atividade complementar para diagnóstico.
Observação:
No decorrer na sequência didática o professor
deverá preencher a ficha de avaliação diagnóstica com os aspectos a serem
levantados sobre cada aluno e turma.
6.
Vídeo: Assim é a vida
https://www.youtube.com/watch?v=t0XkIZeYc7sDuração:
02min:
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário