Pauta Jornada Pedagógica

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO                 DE ITAMARAJU

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

Jornada Pedagógica 2021

Data:  25/02/2020 (Quinta-feira)

Horário: Manhã (08h às 11h)

Tema: “As competências socioemocionais em tempo de pandemia”

Componente Curricular: Geografia

Articulador: Uelcineia Jeamonod da Cruz

PAUTA I - 2021

1. Boas vindas/ Oração (30 min)

  • Quais sentimentos/emoções trago na bagagem em relação a 2020?
  • Quais são as expectativas para este ano de 2021?

2. Curta Metragem: Fragmentos para pensar habilidades socioemocionais

https://www.youtube.com/watch?v=V-rXgE_ZDLg

Duração: (03min:10)

Leitura do Poema: Pedaços de mim (Bráulio Bessa)

Discussão dos questionamento acerca do curta (15 min)

  • Quais emoções estiveram presentes em você ao assistir esse curta metragem?
  • Qual das capacidades que as habilidades socioemocionais proporcionam se identifica com o vídeo? Explique.
  • Que relação existe entre a história do curta metragem com o autoconhecimento?
  • Por que crianças, adolescentes e adultos aparecem com partes do corpo rachadas?
  • Reflita sobre as características da liderança. Esclareça por que ela tem relação com o autoconhecimento.

 3. Fundamentação teórica: Competências Socioemocionais (25 minutos)

Levantamento de conhecimentos prévios

Fazer a relação das competências gerais com as competências socioemocionais (slides)

4. Diagnóstico (20 minutos)

. O que é Diagnóstico de Aprendizagem?

É um instrumento avaliativo, realizado no início de um processo de aprendizagem, para obter informações sobre os conhecimentos, as habilidades e as competências prévias dos alunos.

. Qual é o objetivo da avaliação diagnóstica na retomada das aulas?

Tem o objetivo de avaliar como foi a aprendizagem dos alunos durante o ensino remoto, no período de pandemia, para verificar sua eficácia, sua contribuição para o desenvolvimento dos alunos e seus pontos que necessitam de recuperação.

. Como fazer um Diagnóstico

  • Defina as perguntas. Para cada área, uma série de perguntas deve ser criada para detectar a realidade atual de seu negócio. ...
  • Colete as respostas. ...
  • Analise os resultados. ...
  • Identifique problemas e oportunidades. ...
  • Desenhe as estratégias e os planos de ação.

5. Planejamento da semana diagnóstica (1h e meia)

Duração da sequência (2 semanas) 6º ao 9º ano

Ø  SUGESTÕES DE VÍDEOS PARA A ACOLHIDA:

Vídeo 1: MENSAGEM DE VOLTA ÀS AULAS 2021

https://youtu.be/9rg0N-LeJAs

Duração: 03:36

Vídeo 2: Boas vindas às aulas remotas.

https://www.youtube/9rg0N-LeJAs

Duração: 02:43

Vídeo 3: Linda mensagem de incentivo de volta às aulas

https://www.youtube

Duração:02:11

 

Ø  COMBINADOS

- Boas-vindas;

- Informações sobre a forma das aulas online/remotas;

- O formato das aulas (app, whtsap, zoom, outros) ligar a câmara, desligar o microfone, falar um por vez etc.;

- Duração (1 hora cada aula);

-Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas- pais, irmãos, animais etc.);

- Sociolização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula);

- Todas as questões deverão ser registradas no caderno pelos alunos.

 

Ø  APRESENTAÇÃO DO COMPONENTE DE GEOGRAFIA

 

Geografia Enem - Tudo sobre Geografia | Educabras      Cartografia infantil – Institucional EA

 Pensar as emoções dentro de perspectivas geográfica é um desafio. ensino de Geografia deve se desenvolver impulsionado pela sensibilidade e pela urgência de aliar o conhecimento científico e tecnológico a uma nova perspectiva de produção material da vida, pautado no respeito aos seres humanos e à natureza, e principalmente, vinculado a vivência dos estudantes e seu entorno.

teórica-conceitual baseada em referências sobre o tema, mostrar aos alunos sua importância e o prazer em participar desse momento.

 

Vídeo 1: O que é Geografia?

Qual o papel do Geógrafo?

https://youtu.be/X_uV3AcGb40

DURAÇÃO: 3:34

Diário de GEOGRAFIA

Ø  DINÂMICAS/ATIVIDADES:

 

  1. O que aprendi na quarentena?
  2. 3. O que trago na bagagem?

                          Atividades propostas (Dinâmicas)

As atividades propostas estão comprometidas com o desenvolvimento de competências socioemocionais fundamentais¹ para o período de retorno, que são: Foco, Respeito, Empatia, Tolerância ao Estresse e Imaginação Criativa. Cada uma delas é especialmente importante na retomada da rotina escolar. É fundamental que a execução das atividades propostas seja realizada respeitando os protocolos de saúde.

O QUE APRENDI NA QUARENTENA?

RESUMO

Estudantes, professores e demais funcionários compartilham o que aprenderam durante o período de distanciamento social.

OBJETIVO

Reconhecer que o período de crise também foi um período de geração de ideias inovadoras sobre o dia a dia e de aprendizados nos mais diversos âmbitos da vida.

ORGANIZAÇÃO

    Escola se organiza em um espaço comum ou por turma nas salas. Abre-se a lista para voluntários compartilharem algo que aprenderam durante a quarentena. Pode ser sobre autoconhecimento, alguma habilidade que aprenderam, algo novo que fizeram em casa, entre outros. É importante estipular um limite de tempo para cada fala. É possível estimular que na cobertura do Dia do Acolhimento sejam compartilhados exemplos dos aprendizados.

CONDUÇÃO

Um professor para receber e acompanhar as falas, um para cuidar dos turnos de fala e outro para cuidar que o tempo estipulado para cada fala seja atendido.

O QUE TRAGO NA BAGAGEM?

RESUMO

Em quartetos, os estudantes refletem sobre as mudanças que ocorreram no mundo, nas suas comunidades e nas suas vidas com a crise do novo coronavírus e registram em filipetas ou notas adesivas por meio de texto ou desenho. Em seguida, compartilham com os demais colegas.

OBJETIVO

Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento.

CONDUÇÃO

Pedir para escrever 6 palavras de algo referente a pessoas ou coisa essenciais em sua vida, que não poderia viver sem as mesmas.

Prosseguir dizendo que todos devem imaginar que irão fazer uma viagem num pequeno barco e que você e as preciosidades, que escreveu irão fazer uma viagem até um paraíso. A viagem segue tranquila, você está no comando do barco e tudo que mais ama está contigo. Porém, de repente alguém informa pelo rádio que uma tempestade se aproxima e seu barco está muito cheio e para o barco não afundar é necessário desfazer de 3 itens que carrega no barco. Caso contrário o barco afundará. Então você desfaz de 3 itens que julga menos importante e pode continuar vivendo sem eles

A viagem segue com você no comando e os 3 itens mais importantes da sua vida.

Porém o tempo piora, a tempestade se aproxima ainda mais e outra informação chega pelo rádio: terá que desfazer de mais um item da bagagem. E agora? É preciso tirar algo precioso para você. Qual?  Só ficará com 2 itens importantes. Não tem jeito e um item é tirado. Com o coração apertado, segue a viagem.

Logo a diante inicia a tempestade, mar agitado, o medo o desespera, as lágrimas atrapalham a visão e outra informação chega: desfaça de outro item ou não chegará ao final da viagem. Que desespero! Mas não tem jeito e em prantos você desfaz de algo ou alguém que tanto ama.

A viagem segue, aos poucos a tempestade passa, o mar fica calmo e você só tem a companhia da bagagem favorita. Começa a sentir falta dos 5 descartados, bate arrependimento e decide voltar para ver se consegue resgatar algo do que lançou fora ao longo da viagem. É a última chance de recuperar algo ou alguém muito importante. De repente consegue alcançar e pegar um dos itens descartados ... suspense. Quem ou o que você pegou?

Reflexão sobre a dinâmica:

A viagem – nossa vida

As bagagens – tudo o que a gente escolhe na vida, pessoas, sentimentos

A bagagem escolhida – é o que é mais importante na vida, algo ou alguém que se valoriza acima de tudo.

O rádio – nossa consciência

Bagagem descartada – nossos arrependimentos, mostra que as vezes descartamos pessoas ou sentimentos e quando tentamos recuperá-los eles não são os mesmos, estão feridos, machucados.

2.      Emocionômetro:

 

Roda de conversas Professores e estudantes reúnem-se em um bate papo para expressar o que vivenciaram em momentos de distanciamento, quais os sonhos, as mudanças vivenciadas, entre outras possibilidades. Por meio da linguagem e interação, os estudantes e professores podem conhecer outras realidades. O professor deve mediar e direcionar a conversa, estimulando a participação. Resolução de atividade relacionada ao Emocionômetro que é um recurso educativo para ensinar a identificar e regular emoções e sentimentos.

O que importa é proporcionar tempo e espaço para fala e escuta de todos. Duas perguntas podem guiar esse momento importante e especial: O que mais deixou triste nesse período de distanciamento social? O que você fez que te deixou feliz/bem e ajudou a passar pelos momentos tristes? O professor deve fazer as mediações entre as falas, fazendo ligações entre elas, destacando os pontos positivos, etc.

 

 

 

Fichas de emoções para colorir e se expressar:

30 Atividades sobre Expressão Facial para Imprimir - Online Cursos Gratuitos 

 

Ø  SUBTEMAS POR ANO:

6º ano (As emoções e afetos na geografia)

Ler o mundo por intermédio de questões emocionais é um desafio relativamente novo para a Geografia, pois permite compreendê-lo em uma perspectiva relacional e perceptiva. As maneiras de experimentar o ambiente diferem de pessoa a pessoa e também entre grupos culturais distintos, incluindo afetos de nativos e visitantes. Vivemos no espaço e a ele nos apegamos, preenchendo-o de simbolismo e representatividade.

 Augusto Rodrigo Bezarra

Universidade Monstros Filme Completo Dublado

Filme: https://youtu.be/BQPjXrvrW6sDuração: 4:30  

O filme também remete à revisão de valores e à persistência necessária através de desafios na educação, assim como o percurso do descobrimento e aplicação de seus talentos. No fim, eles entendem que existem diferentes caminhos capazes de levá-los ao mesmo lugar e etapas a serem respeitadas, o que pode inspirar os professores a ensinarem o mesmo aos seus alunos!

Atividade: Produção de texto através do Filme disponível, elaborar uma produção textual com (Introdução, desenvolvimento e conclusão).

 

7º ANO (Amabilidade para aprender geografia)

 

Levantamento de conhecimentos prévios: Questionário

VÍDEO PORCO ESPINHO COM AUDIODESCRIÇÃO

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yYZOJ-Rn9hU

(Duração de 01:37)

Como desenvolver amabilidade

Este vídeo viralizou na internet pela sua delicadeza e simplicidade. Uma boa reflexão sobre ações e recursos, sobre afeto e criatividade, que podem transformar a escola em um lugar que acolhe e ensina a todos os alunos.

Curta-metragem (Duração de 02:20)

Amabilidade

Exercite a amabilidade e seja mais feliz e faça as pessoas mais felizes !!!

https://youtu.be/d72lyH3SWIs

Atividade: Produção de texto através do vídeo disponível, elaborar uma produção textual com (Introdução, desenvolvimento e conclusão)

Atividade: Copiar e responder no caderno a atividade proposta

 

8º ano (A geografia e as habilidades socioemocionais)

Leitura e interpretação do texto: A geografia

Vídeo: link: https://www.youtube.com/watch?v=pJdUJmSqDGE

 Assistir com os alunos o vídeo “Qual o sentido da vida”. Em seguida iniciar uma discursão e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relevantes a respeito do vídeo. Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito do vídeo, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentar sobre o vídeo.

Atividade sugestiva: Solicitar aos alunos que faça uma produção de texto com relatos do vídeo que mais o chamou atenção.

1.Analise e leitura de um Trecho de uma música “Vida de viajante” para diagnóstico exercitando as habilidades.

2.Leitura de um texto” Região Sul” e atividade complementar para diagnóstico.

9ºano (Geografia e emoções, pessoas e lugar sentidos e emoções)

As emoções e os sentimentos acompanham os homens ao longo da sua existência, e referem-se aos indivíduos (sentimentos individuais) e aos grupos (sentimentos sociais). Estes, em particular, possuem um papel geográfico: ligam os homens aos seus espaços de vida e influenciam as relações geopolíticas e os projetos de planejamento compartilhado. Os lugares estão impregnados de humanidade e de paixões, e sob essa luz devem ser compreendidos, analisados e planejados. Nessa perspectiva nascem as geografias emocionais, cujos objetos de estudo são os territórios emocionais e as paisagens das sensações e dos sentimentos: novas abordagens geográficas que se integram àquelas tradicionais. 

Beatriz Helena Furlanetto

 Vídeo:  link: https://youtu.be/spFE9y0w1Tw

Assistir com os alunos o vídeo. Em seguida iniciar uma discursão e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relevantes a respeito do vídeo.

 Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito do vídeo, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas. Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentar sobre o vídeo.

 Atividade sugestiva: Solicitar aos alunos que faça uma produção de texto com relatos do filme.

Exercitar as habilidades socioemocionais. Observando e analisando a imagem e fazendo a leitura do texto “Em 2014, mais de 3 mil morreram tentando chegar à Europa” exercitando as emoções, na luta por melhor condição de vida.

Migrações: um fenômeno global. Vídeo link: https://youtu.be/spFE9y01Tw

               Leitura de um texto “América do Norte” e atividade complementar para diagnóstico.

Observação:

 No decorrer na sequência didática o professor deverá preencher a ficha de avaliação diagnóstica com os aspectos a serem levantados sobre cada aluno e turma.

6. Vídeo: Assim é a vida

https://www.youtube.com/watch?v=t0XkIZeYc7sDuração: 02min:

 

 

 

 

 

 

 

                                                            Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário