PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DE
ITAMARAJU
Coordenação do Ensino Fundamental Anos
Finais
ENCONTRO PEDAGÓGICO – 2023
COMPONENTE
CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA
ARTICULADORA:
ANA PAULA FERNANDES DA SILVA
DATA:
15/03/2023
HORÁRIO:
08:00h às 11:30 (matutino)
13:00 às 17:00h
(vespertino)
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração;
2º Momento: Texto
reflexivo;
Quente ou Frio?
R. Cansaan
Sete
horas. Todos os alunos aguardavam a chegada do mestre. O frio daquela manhã de
inverno era intenso. Ao entrar, o professor de Física, percebendo a forma como
os pupilos estavam focados apenas naquela dificuldade aparente, decidiu quebrar
o gelo.
“Estão
com frio?”, perguntou o professor. A classe anuiu de forma tímida. “Pois saibam
que o frio não existe”, disse o mestre, enfático. Aquela afirmação caiu como
uma bomba sobre eles, provocando comentários acalorados. Diante do resultado
intencional, o professor explicou: “Não existe frio, existe ausência de calor”.
Essa
incontestável verdade científica encontra paralelos em todos os momentos de
nossa vida. Não existe escuro, por exemplo, existe ausência de luz. Também não
existe ignorância, existe ausência de conhecimento. E, numa empresa, não existe
fracasso, existe ausência de liderança.
Pense
nisso. E, a partir de agora, seja o calor, a luz e o conhecimento que sua
equipe precisa para alcançar o sucesso.
3º
Momento: Relatos da aplicação da última sequência didática
4º
Momento: CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DIAGNÓSTICA
TEMA: INTERCURRICULAR:
“VALORES EM PAUTA: APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E INOVADORAS EM
SALA DE AULA”
- Cada
Componente Curricular deverá selecionar um objeto de conhecimento, e uma
competência socioemocional e suas habilidades, em seguida elaborar atividades
diagnósticas com o objetivo de trabalhar em sala de aula as competências
socioemocionais com foco em valores, além de levar os alunos a pensarem e
desenvolverem na prática as habilidades socioemocionais e cognitivas,
através de práticas inovadoras com o uso das tecnologias e estratégias
intervencionistas. Metodologias ativas: sala de aula invertida, etc.
Estimular
os alunos a construírem atividades práticas para obtenção do seu próprio
conhecimento, aluno protagonista, desenvolvendo as competências socioemocionais
e cognitivas na prática.
5º
MOMENTO: LANCHE
6º Momento: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
- IMPORTÂNCIA DO ENSINO - COMPONENTE CURRICULAR;
-
OBJETO DE CONHECIMENTO (importância e significado);
- HABILIDADES (a importância de trabalhar com a
habilidade do objeto de conhecimento escolhido de maneira detalhada, destacando
o objetivo da aprendizagem). O professor precisa criar condições para o
desenvolvimento da habilidade.
- AVALIAÇÃO: DIAGNÓSTICA E PROCESSUAL: (Como avaliar
se a habilidade selecionada foi desenvolvida?)
- ESTRATÉGIAS INTERVENCIONISTAS: Estratégias de
leitura e escrita, projetos de intervenção, recuperação paralela,etc)
Nenhum comentário:
Postar um comentário