Pauta do 1º encontro

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

    SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 

DE ITAMARAJU

 

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 ENCONTRO PEDAGÓGICO – 2023

 

 

COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

ARTICULADORA: ANA PAULA FERNANDES DA SILVA

DATA: 15/03/2023

HORÁRIO: 08:00h às 11:30 (matutino)
                   13:00 às 17:00h (vespertino)



PAUTA:


 

1º Momento: Acolhida/Oração;

 

 

2º Momento: Texto reflexivo;

 

 

Quente ou Frio?

R. Cansaan

Sete horas. Todos os alunos aguardavam a chegada do mestre. O frio daquela manhã de inverno era intenso. Ao entrar, o professor de Física, percebendo a forma como os pupilos estavam focados apenas naquela dificuldade aparente, decidiu quebrar o gelo.

“Estão com frio?”, perguntou o professor. A classe anuiu de forma tímida. “Pois saibam que o frio não existe”, disse o mestre, enfático. Aquela afirmação caiu como uma bomba sobre eles, provocando comentários acalorados. Diante do resultado intencional, o professor explicou: “Não existe frio, existe ausência de calor”.

Essa incontestável verdade científica encontra paralelos em todos os momentos de nossa vida. Não existe escuro, por exemplo, existe ausência de luz. Também não existe ignorância, existe ausência de conhecimento. E, numa empresa, não existe fracasso, existe ausência de liderança.

 

Pense nisso. E, a partir de agora, seja o calor, a luz e o conhecimento que sua equipe precisa para alcançar o sucesso.

 

 

3º Momento: Relatos da aplicação da última sequência didática 

 

4º Momento: CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DIAGNÓSTICA

 

TEMA: INTERCURRICULAR:

“VALORES EM PAUTA: APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E INOVADORAS EM SALA DE AULA”

- Cada Componente Curricular deverá selecionar um objeto de conhecimento, e uma competência socioemocional e suas habilidades, em seguida elaborar atividades diagnósticas com o objetivo de trabalhar em sala de aula as competências socioemocionais com foco em valores, além de levar os alunos a pensarem e desenvolverem na prática as habilidades socioemocionais e cognitivas, através de práticas inovadoras com o uso das tecnologias e estratégias intervencionistas. Metodologias ativas: sala de aula invertida, etc.

Estimular os alunos a construírem atividades práticas para obtenção do seu próprio conhecimento, aluno protagonista, desenvolvendo as competências socioemocionais e cognitivas na prática.

 


5º MOMENTO: LANCHE

 

6º Momento: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

- IMPORTÂNCIA DO ENSINO - COMPONENTE CURRICULAR;

- OBJETO DE CONHECIMENTO (importância e significado);

- HABILIDADES (a importância de trabalhar com a habilidade do objeto de conhecimento escolhido de maneira detalhada, destacando o objetivo da aprendizagem). O professor precisa criar condições para o desenvolvimento da habilidade.

- AVALIAÇÃO: DIAGNÓSTICA E PROCESSUAL: (Como avaliar se a habilidade selecionada foi desenvolvida?)

- ESTRATÉGIAS INTERVENCIONISTAS: Estratégias de leitura e escrita, projetos de intervenção, recuperação paralela,etc)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário