PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
Memorial: Ensino/aprendizagem de Geografia
2021
Itamaraju- 2021
PREFEITURA MUNICIPAL
DE ITAMARAJU
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
Dados de identificação:
Coordenadora do Ensino Fundamental Anos finais:
Lurdes Marina Barbosa
Professora articuladora:
Uelcineia Jeamonod da Cruz
Itamaraju- 2021
APRESENTAÇÃO
Este
memorial foi elaborado com o intuito de retratar as experiências consideradas
de maior relevância durante uma trajetória determinada por um espaço e tempo,
no qual faz uma retomada articulada e intencionada da trajetória traçada por
articuladores e professores na construção do processo de ensinar e no aprender
do aluno.
O
memorial do componente de Geografia a nível municipal, retrata as atividades
didáticas durante o ano de 2021, sendo demostrados através de fotos os trabalhos
desenvolvidos na rede, abordando a evolução do componente curricular em um ano
de trabalhos através de temas Inter curriculares e articulações.
Sendo assim, utilizo
das palavras de Paulo Freire ‘Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar
as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.’(Paulo
Freire).
OBJETIVO
Demonstrar as
atividades elaboradas e executadas pelos professores nos encontros das
articulações de Geografia no decorrer do ano de 2021 no município de Itamaraju.
IDENTIFICAÇÃO
Cronograma: 2021.
Município: Itamaraju-Bahia.
Responsáveis: professores do componente Geografia da Rede
Municipal de Itamaraju, Anos Finais.
Público alvo: alunos da Rede Pública Municipal de Itamaraju dos
Anos Finais.
Escolas envolvidas: Escola Municipal Reitor Edgard Santos, Escola Municipal
José de Anchieta, Escola Municipal Novo Prado, Escola Municipal Benedita
Malaquias, Escola Municipal Maria D’Ajuda, Escola Municipal Liberdade, Escola
Municipal Urbis II, Escola Municipal Sizaltina Barbosa dos Santos, Escola
Municipal Presidente Médici, Escola Municipal Otávio Mangabeira e escolas do
campo.
INTRODUÇÃO
De
forma virtual o ano letivo iniciou em 22/02/2021 a jornada pedagógica com uma
live, apresentada pela palestrante, professora Grasiela Dourado, que
abordou o tema sobre o proposto: “As competências socioemocionaiss em tempos de
pandemia”.
Em
seguida deu início a elaboração das primeiras sequências didáticas planejadas e
elaboradas pelos professores, sob as orientações da coordenação e articuladora
para iniciar o ano letivo, com aulas virtuais pelos programas do Googlle meet, zoom, Whattzap ... e ensino
remoto, com atividades impressas, com o intuito de evidenciar as competências
socioemocionais, dando ênfase as emoções que os alunos apresentaram no ano
anterior em virtude da pandemia, e que possivelmente apresentarão esse ano.
Para o ano de 2021 em concordância com o DCRMI (Diretório
Curricular Referencial do Município de Itamaraju), foi pensado trabalhar as
seguintes temáticas: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia; Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e
para a vida!”; As diversas facetas do consumo;
Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em foco”;
Pluralismo
Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas
e culturais.
As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia
Foi abordado nas primeiras semanas o tema Intercurricular:
As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia e como tema integrador: Desenvolvendo empatia por
Geografia, trabalhando objetos de conhecimentos de prioridades do 6º ano ao 9º
ano, objetos que foram pontos estratégicos para os professores observarem
através de atividades práticas com leitura e interpretação de textos, conversa
informal, vídeos e exposição de slides abordando os temas estudados, de maneira
a diagnosticar através de aulas, interação oral e escrita o conhecimento prévio
dos alunos.
O tema: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia foi trabalhado no período
de 29 de Março a 07 de maio. Nesse
período foi confeccionado alguns trabalhos orientados pelos professores,
estimulando os alunos a usarem a sua criatividade.
FOTOS
Sustentabilidade no seu sentido mais significativo:
“Amor à vida, por todas as formas
de vida e para a vida!”
A base de toda a sustentabilidade é o
desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem
com os semelhantes e a Natureza. A sustentabilidade é a
abertura para o futuro, caso fecharmos não existirá futuro. ... Pensar em sustentabilidade é
pensar na família, no próximo e em você mesmo.
No dia 10 de maio o trabalho iniciou-se com o tema: Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e
para a vida!”, com o tema integrador: Saúde na Escola.
Esse tema levou os alunos a uma reflexão sobre a
importância de contribuir para preservar o meio ambiente. Sendo
orientados pelos professores que abordaram as temáticas sobre reciclagem,
efeito estufa, lixo, sustentabilidade e outros.
Os alunos fizeram um ótimo trabalho de
conscientização demonstrando preocupação em fazer a sua parte dando a sua
contribuição preservando o meio em que vive e usando a criatividade
confeccionando cartazes e montando informativos através de slides e vídeos demonstrando
um olhar geográfico sobre a importância de preservação ao meio ambiente.
FOTOS
As diversas facetas
do consumo
O
acesso à informação permite que algumas facetas da sociedade de consumo,
aquelas que preferimos ignorar, se tornem evidentes. Assim, várias questões
relacionadas ao processo de produção das mercadorias que consumismos são
expostas gerando culpa e sensação de impotência. É papel da Geografia propor
atividades e momentos de interação com o meio em que o aluno vive, motivando-o
a refletir sobre como as pessoas se relacionam entre si e encorajando-os para
enfrentar situações-problema, primeiramente na escola e futuramente na vida. O
que difere o ensino de um ano para o outro, são a profundidade e a extensão de
cada uma das competências.
A partir de 28 de junho a 17 de setembro
foi trabalhado o tema “As diversas facetas do consumo que possibilitou o
professor dividir e compartilhar suas experiências profissionais com saberes da
vida, proporcionando ao aluno uma forma mais reflexiva em relação ao
comportamento da sociedade sobre consumo e consumismo. Promovendo momentos de
leituras e interpretação de textos.
Orientados pelos professores os alunos
demonstraram sua criatividade produzindo e confeccionando cadernos com história
em quadrinhos, vídeos e slides com informativos abordando a compreensão geral
de como o consumo exagerado causa danos ao planeta. Esse trabalho trouxe aos
alunos uma reflexão sobre a maneira de consumo e como o homem tem tratado os
recursos naturais que nos mantem vivos fornecido pelo nosso planeta. Levando-os
a preocupação com os seres humanos futuros, aqueles que ainda nem nasceram.
Destaque de alguns dos trabalhos criados e produzidos pelos alunos:
FOTOS
Leitura
e escrita em movimento: “Itamaraju em foco”
A compreensão do espaço geográfico onde
são analisados os fenômenos geográficos físicos ou humanos, como a leitura da
paisagem, do lugar ou da vida em sociedade...nos leva a uma observação.
A maioria dos alunos não demonstra
interesse em aprender Geografia, em muitos casos os mesmos se preocupam com o
português devido às maiores dificuldades. Nessa perspectiva de buscar
alternativas pedagógicas a oferecer atrativos se faz necessário que o professor
de Geografia busque alternativas que estimule esse aluno.
Com o tema Leitura
e escrita em movimento: “Itamaraju em foco” no período de 20 de setembro a 5 de novembro, foi direcionado pelos
professores que os alunos fossem estimulados a valorizar a leitura, a História
de Itamaraju destacando a importância da Geografia em cada espaço da cidade e
colocando em prática o conhecimento adquirido nas aulas.
Sendo assim os professores trabalharam bastante a leitura e interpretação de
texto, reescrita, conversas informal, vídeos e exposição de slides abordando o
tema, atividades e pesquisas destacando a cidade de Itamaraju. Estimulando os
alunos a utilizar a sua criatividade de produção, produzindo poemas sobre a
história de Itamaraju. Com esse trabalho os alunos realizaram atividades, pesquisaram
e apresentaram slides, vídeos recitando poemas produzidos sobre a história de Itamaraju.
FOTOS
Pluralismo
Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas
e culturais.
Multiculturalismo (ou pluralismo cultural) por ser um termo que descreve a
existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma
delas predomine, porém separadas geograficamente e até do convívio, no que se
convencionou chamar de “mosaico cultural”. O Canadá e a Austrália são exemplos
de multiculturalismo; porém, alguns países europeus advogam discretamente a
adoção de uma política multiculturalista.
Destacando esse tema os professores
teve um trabalho de conscientização sobre o preconceito cultural, racial e
social, os direitos humanos com o intuito de evidenciar as heranças
genéticas. O presente trabalho estimulou
o aluno expor o seu ponto de vista através de debates e questionamentos, dentro
dos limites, destacando o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais.
Sendo orientados pelos professores os alunos participaram e apresentaram um
seminário abordando a Consciência Negra.
Exemplo de alguns dos trabalhos representados
nas imagens abaixo:
FOTOS
Referencias:
https://www.ideiademarketing.com.br
: O acesso as informações permite que algumas facetas da sociedade de
consumo,...
https://www.profluizeduardo.combr
( consumismo)
Livro
didático Araribá Mais Geografia
https://itamaraju.ba.io.org.br ( História – Portal da Prefeitura
Municipal de Itamaraju).
Pesquisas
e entrevista local.
https://www.seer.ufgs.br
O Pluralismo De Sentido Da Cultura Da Mídia Contemporânea.
Que Deus continue protegendo e abençoando a
todos de nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário