MEMORIAL: ENSINO /APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA - 2021

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Memorial: Ensino/aprendizagem de Geografia

                                    2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Itamaraju- 2021

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

 

 

 

Dados de identificação:

 

 

Coordenadora do Ensino Fundamental Anos finais:

Lurdes Marina Barbosa

 

 

Professora articuladora:

Uelcineia Jeamonod da Cruz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Itamaraju- 2021

APRESENTAÇÃO

 

Este memorial foi elaborado com o intuito de retratar as experiências consideradas de maior relevância durante uma trajetória determinada por um espaço e tempo, no qual faz uma retomada articulada e intencionada da trajetória traçada por articuladores e professores na construção do processo de ensinar e no aprender do aluno.

O memorial do componente de Geografia a nível municipal, retrata as atividades didáticas durante o ano de 2021, sendo demostrados através de fotos os trabalhos desenvolvidos na rede, abordando a evolução do componente curricular em um ano de trabalhos através de temas Inter curriculares e articulações.

Sendo assim, utilizo das palavras de Paulo Freire ‘Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.’(Paulo Freire).

 

 

 

OBJETIVO

 

Demonstrar as atividades elaboradas e executadas pelos professores nos encontros das articulações de Geografia no decorrer do ano de 2021 no município de Itamaraju.

 

 

IDENTIFICAÇÃO

 

Cronograma: 2021.

Município: Itamaraju-Bahia.

Responsáveis: professores do componente Geografia da Rede Municipal de Itamaraju, Anos Finais.

Público alvo: alunos da Rede Pública Municipal de Itamaraju dos Anos Finais.

Escolas envolvidas: Escola Municipal Reitor Edgard Santos, Escola Municipal José de Anchieta, Escola Municipal Novo Prado, Escola Municipal Benedita Malaquias, Escola Municipal Maria D’Ajuda, Escola Municipal Liberdade, Escola Municipal Urbis II, Escola Municipal Sizaltina Barbosa dos Santos, Escola Municipal Presidente Médici, Escola Municipal Otávio Mangabeira e escolas do campo.

 

 

 

INTRODUÇÃO

De forma virtual o ano letivo iniciou em 22/02/2021 a jornada pedagógica com uma live, apresentada pela palestrante, professora Grasiela Dourado, que abordou o tema sobre o proposto: “As competências socioemocionaiss em tempos de pandemia”.

 

 

Em seguida deu início a elaboração das primeiras sequências didáticas planejadas e elaboradas pelos professores, sob as orientações da coordenação e articuladora para iniciar o ano letivo, com aulas virtuais pelos programas do Googlle meet, zoom, Whattzap ... e ensino remoto, com atividades impressas, com o intuito de evidenciar as competências socioemocionais, dando ênfase as emoções que os alunos apresentaram no ano anterior em virtude da pandemia, e que possivelmente apresentarão esse ano.

Para o ano de 2021 em concordância com o DCRMI (Diretório Curricular Referencial do Município de Itamaraju), foi pensado trabalhar as seguintes temáticas: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia; Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”; As diversas facetas do consumo; Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em foco”;

Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais.

As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia

 

Foi abordado nas primeiras semanas o tema Intercurricular: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia e como tema integrador: Desenvolvendo empatia por Geografia, trabalhando objetos de conhecimentos de prioridades do 6º ano ao 9º ano, objetos que foram pontos estratégicos para os professores observarem através de atividades práticas com leitura e interpretação de textos, conversa informal, vídeos e exposição de slides abordando os temas estudados, de maneira a diagnosticar através de aulas, interação oral e escrita o conhecimento prévio dos alunos.  

O tema: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia foi trabalhado no período de 29 de Março a 07 de maio. Nesse período foi confeccionado alguns trabalhos orientados pelos professores, estimulando os alunos a usarem a sua criatividade.

 

FOTOS

 

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por        todas as formas de vida e para a vida!”

 

A base de toda a sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a Natureza. A sustentabilidade é a abertura para o futuro, caso fecharmos não existirá futuro. ... Pensar em sustentabilidade é pensar na família, no próximo e em você mesmo.

No dia 10 de maio o trabalho iniciou-se com o tema: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”, com o tema integrador: Saúde na Escola.

Esse tema levou os alunos a uma reflexão sobre a importância de contribuir para preservar o meio ambiente. Sendo orientados pelos professores que abordaram as temáticas sobre reciclagem, efeito estufa, lixo, sustentabilidade e outros.

Os alunos fizeram um ótimo trabalho de conscientização demonstrando preocupação em fazer a sua parte dando a sua contribuição preservando o meio em que vive e usando a criatividade confeccionando cartazes e montando informativos através de slides e vídeos demonstrando um olhar geográfico sobre a importância de preservação ao meio ambiente.

 

 

                    

  FOTOS

                        

                           As diversas facetas do consumo

O acesso à informação permite que algumas facetas da sociedade de consumo, aquelas que preferimos ignorar, se tornem evidentes. Assim, várias questões relacionadas ao processo de produção das mercadorias que consumismos são expostas gerando culpa e sensação de impotência. É papel da Geografia propor atividades e momentos de interação com o meio em que o aluno vive, motivando-o a refletir sobre como as pessoas se relacionam entre si e encorajando-os para enfrentar situações-problema, primeiramente na escola e futuramente na vida. O que difere o ensino de um ano para o outro, são a profundidade e a extensão de cada uma das competências.

A partir de 28 de junho a 17 de setembro foi trabalhado o tema “As diversas facetas do consumo que possibilitou o professor dividir e compartilhar suas experiências profissionais com saberes da vida, proporcionando ao aluno uma forma mais reflexiva em relação ao comportamento da sociedade sobre consumo e consumismo. Promovendo momentos de leituras e interpretação de textos.

 Orientados pelos professores os alunos demonstraram sua criatividade produzindo e confeccionando cadernos com história em quadrinhos, vídeos e slides com informativos abordando a compreensão geral de como o consumo exagerado causa danos ao planeta. Esse trabalho trouxe aos alunos uma reflexão sobre a maneira de consumo e como o homem tem tratado os recursos naturais que nos mantem vivos fornecido pelo nosso planeta. Levando-os a preocupação com os seres humanos futuros, aqueles que ainda nem nasceram. Destaque de alguns dos trabalhos criados e produzidos pelos alunos:

  

 

 

 

 

                      

 

 

 

 

 

FOTOS

               

             Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em foco”

A compreensão do espaço geográfico onde são analisados os fenômenos geográficos físicos ou humanos, como a leitura da paisagem, do lugar ou da vida em sociedade...nos leva a uma observação.

A maioria dos alunos não demonstra interesse em aprender Geografia, em muitos casos os mesmos se preocupam com o português devido às maiores dificuldades. Nessa perspectiva de buscar alternativas pedagógicas a oferecer atrativos se faz necessário que o professor de Geografia busque alternativas que estimule esse aluno.

Com o tema Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em foco” no período de 20 de setembro a 5 de novembro, foi direcionado pelos professores que os alunos fossem estimulados a valorizar a leitura, a História de Itamaraju destacando a importância da Geografia em cada espaço da cidade e colocando em prática o conhecimento adquirido nas aulas. Sendo assim os professores trabalharam bastante a leitura e interpretação de texto, reescrita, conversas informal, vídeos e exposição de slides abordando o tema, atividades e pesquisas destacando a cidade de Itamaraju. Estimulando os alunos a utilizar a sua criatividade de produção, produzindo poemas sobre a história de Itamaraju. Com esse trabalho os alunos realizaram atividades, pesquisaram e apresentaram slides, vídeos recitando poemas produzidos sobre a história de Itamaraju. Monte pescoço Itamaraju - Ba. | Pescocinho, Montinho

Ficheiro:Bandeira Itamaraju.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre

FOTOS

 

 

Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais.

 

  Multiculturalismo (ou pluralismo cultural) por ser um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine, porém separadas geograficamente e até do convívio, no que se convencionou chamar de “mosaico cultural”. O Canadá e a Austrália são exemplos de multiculturalismo; porém, alguns países europeus advogam discretamente a adoção de uma política multiculturalista.

Destacando esse tema os professores teve um trabalho de conscientização sobre o preconceito cultural, racial e social, os direitos humanos com o intuito de evidenciar as heranças genéticas.  O presente trabalho estimulou o aluno expor o seu ponto de vista através de debates e questionamentos, dentro dos limites, destacando o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. Sendo orientados pelos professores os alunos participaram e apresentaram um seminário abordando a Consciência Negra.

 Exemplo de alguns dos trabalhos representados nas imagens abaixo:

   

FOTOS

 

Referencias:

https://www.ideiademarketing.com.br : O acesso as informações permite que algumas facetas da sociedade de consumo,...

https://www.profluizeduardo.combr ( consumismo)

Livro didático Araribá Mais Geografia

https://itamaraju.ba.io.org.br     ( História – Portal da Prefeitura Municipal de Itamaraju).

Pesquisas e entrevista local.

https://www.seer.ufgs.br O Pluralismo De Sentido Da Cultura Da Mídia Contemporânea.

 

 

                                     Que Deus continue protegendo e abençoando a todos de nós...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário