PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
Memorial: Ensino/aprendizagem de Geografia
2017 a 2020
Itamaraju- 2020
PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
Dados de identificação:
Coordenadora do Ensino Fundamental Anos finais:
Lurdes Marina Barbosa
Professora articuladora:
Joelita José de Jesus
Itamaraju- 2020
APRESENTAÇÃO
Este memorial será elaborado com o
intuito de retratar as experiências consideradas de maior relevância durante
uma trajetória determinada por um espaço e tempo, no qual faz uma retomada
articulada e intencionada da trajetória traçada por articuladores e professores
na construção do processo de ensinar e no aprender do aluno.
O memorial do componente de Geografia a
nível municipal, retrata as atividades didáticas durante os anos de 2017 a
2020, sendo demostrados através de fotos os trabalhos desenvolvidos na rede, abordando
a evolução do componente curricular ao longo dos quatro anos de serviço,
através de projetos e articulações. Sendo
assim, utilizo das palavras de Paulo Freire ‘Ensinar não é transferir
conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua
construção.’(Paulo Freire).
OBJETIVO
Demonstrar as
atividades elaboradas e executadas pelos professores nos encontros das
articulações de Geografia no decorrer dos anos de 2017 à 2020 no município de
Itamaraju.
IDENTIFICAÇÃO
Cronograma: 2017 a 2020
Município: Itamaraju-Bahia
Responsáveis: Professores do componente Geografia da Rede
Municipal de Itamaraju, Anos Finais
Público alvo: Alunos da Rede Pública Municipal de Itamaraju dos
Anos Finais
Escolas envolvidas: Escola Municipal Reitor Edgard Santos, Escola
Municipal José de Anchieta, Escola Municipal Novo Prado, Escola Municipal Benedita
Malaquias, Escola Municipal Maria D’Ajuda, Escola Municipal Liberdade, Escola
Municipal Urbis II, Escola Municipal Sizaltina Barbosa dos Santos, Escola
Municipal Presidente Médici, Escola Municipal Otávio Mangabeira e escolas do
campo.
INTRODUÇÃO
O termo articulador pode ser definido
como um professor ou um coordenador pedagógico, que será responsável pela
coordenação e organização das atividades na escola, pela promoção de interação
entre a escola e a comunidade, pela prestação de informações sobre o
desenvolvimento das atividades para fins de monitoramento e pela integração do
sistema educacional. Nós articuladores integrados aos professores temos o dever
de promover e facilitar o aprendizado do aluno através de projetos, oficinas,
palestras e as atividades extra classe.
O trabalho da articulação do Ensino
Fundamental Anos Finais no município de Itamaraju nasceu com o objetivo de
unificar e melhorar a comunicação e aspectos entre professores, coordenadores e
a secretária de educação, dessa maneira foi elaborado todo um processo para
executar essa articulação com êxito. Um dos processos são as reuniões semanais,
que ocorre durantes as segundas feiras, a partir das 13:30, com a coordenadora
do segmento Ensino Fundamental Anos Finais, Lurdes Marina Barbosa, durante tal
evento são expostos pontos positivos e negativos das atividades desenvolvidos
com os professores e alunos durante a semana, com foco na melhoria gradual do
processo de aprendizagem. Assim são propostas metodologias, temas e orientações
referentes a formação continuada, encontros pedagógicos, projetos
interdisciplinares e específicos, que buscam priorizar a boa qualidade da
educação no município, visando o aluno como sujeito protagonista no processo
ensino/aprendizagem.
O segundo passo do processo de
articulação é estar à frente dos trabalhos pedagógicos desde início da jornada
pedagógica até o fechamento do ano letivo. O terceiro passo são os encontros
quinzenais de articulação com os professores de componente curricular
especifico. Nesse parâmetro, os encontros com os professores de Geografia
ocorrem nas Terças Feiras durante os turnos matutino e vespertino com a função
de promover formação continuada, orientar, debater, planejar metodologias para
facilitar uma troca mutua entre professores de escolas distintas e
consequentemente enriquecer a aplicação didática e pedagógica. O quarto passo
são as visitas nas escolas do Munícipio de Itamaraju nas Terças Feiras
alternadas para acompanhar o andamento dos trabalhos organizados, planejados e
elaborados nas articulações de cada componente e outras atividades que foram
atribuídas.
Referente ao componente de Geografia
foram desenvolvidas diversas atividades no decorrer dos anos de 2017, 2018,
2019 e 2020. Realizações de projetos, como por exemplo, a Geoação, palestras,
aulas de campo para que o aluno desenvolva e aplique os conhecimentos
adquiridos durante as aulas ministradas pelos professores de Geografia. Posteriormente
serão apresentadas informações relevantes de algumas ações, objetivos,
responsáveis, anos/turmas/escolas/professores, e períodos ocorridos nesses
quatro anos através de fotos e pequenas descrições.
PROJETOS REALIZADOS AO
DECORRER DE 2017 À 2020
EM 2017:
Iniciamos o ano com a Jornada
Pedagógica cujo tema era “Cuidar e viver juntos por uma educação de
qualidade” no dia 15 de fevereiro
de 2017 em uma Quarta-Feira, na escola Reitor Edgar Santos. O evento foi divido
em dois turnos, matutino das 08:00 às 11:30 e no vespertino das 13:30 às 17:00.
Durante o encontro matutino foi realizado cinco momentos com os professores. No
primeiro momento as boas-vindas aos Professores com mensagem e dinâmica. No
segundo momento foi transmitido um vídeo para apreciação e discussão, após esse
momento houve um intervalo e em seguida trabalhamos os índices de aprovação e
reprovação do ano 2016 e o resultado do II Simulado com foco nas turmas do 9º
ano. Dando segmento foi apresentada a proposta curricular de Geografia. No
turno vespertino ocorreu a continuação do debate sobre a proposta curricular,
em seguida trabalhamos os critérios e instrumentos de avaliação, planejamento
da primeira semana de aula e a construção do planejamento anual com base na
proposta curricular, mediante ao planejamento, surgiu a ideia de uma proposta
para ser trabalhada nos nossos projetos de Geografia com o objetivo de promover
as ações, oferecendo aos alunos a possibilidade de vincular a parte prática com
a teórica que será ministrada durante as aulas anualmente, esse projeto mostra
ativamente aos alunos e comunidade escolar valores que serão atribuídos na sua
vivencia cotidiana, tais como, responsabilidade, respeito, compromisso,
objetividade, socialização, pro atividade e entre outros, o que
consequentemente irá ajuda-los as se destacar em uma sociedade que alguns
valores se perderam com o tempo. Esse projeto foi nomeado GEOAÇÃO, que tem como
significado nas siglas Geografia em Ação.
Objetivo da Jornada Pedagógica: Analisar as ações do
ano anterior em seus pontos positivos e negativos para melhor planejar as
atividades que serão propostas no planejamento
anual e das aulas cotidianas.
·
Tema: Encontro quinzenal de articulação com os professores de Geografia
Escola Municipal:
Presidente Médici
Período: Durante
o ano letivo
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.
Metodologias: Essas atividades foram realizadas ao decorrer
do ano letivo.
Ø
Planejamento das aulas
práticas e teóricas.
Ø
Construção de projetos.
Ø
Construção de atividades.
Ø
Seminários elaborados e
executados pelos professores.
Ø
Aulas simuladas.
Ø
Correção dos simulados;
Objetivos: Orientar os professores
sobre possíveis práticas didáticas, com a socialização e integração das
práticas aplicadas pelos mesmo em sala de aula.
Resultado: A cada encontro me sinto
grata pela minha equipe de trabalho, na qual o respeito e a admiração são
notáveis, fico satisfeita com os resultados demonstrados através da
participação na formação continuada e na construção das sequências didáticas para
serem aplicadas durante as aulas cotidianas.
·
Tema: Monitoramento da Articulação nas Escolas
Local: Todas
as Escolas do Município de Itamaraju - Bahia
Período: Durante
todo o ano letivo.
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.
Metodologias: Todas
essas atividades são realizadas durante todo o ano letivo, de forma quinzenal
nas escolas.
Ø
Observação das cadernetas
Ø
Acompanhamento das
atividades docentes
Ø
Acompanhamento dos
projetos
Ø
Acompanhamento das aulas
de campo
Ø
Verificação de rendimento
dos alunos
Ø
Acompanhamento da
aplicação do simulado
Objetivos: Dar suporte ao coordenador
pedagógico e aos professores durante o desenvolvimento das metas e atividades
propostas durante os encontros de formação continuada e planejamento quinzenal.
Resultado: Com esse acompanhamento observo a melhora na
comunicação entre coordenador e docente, consequentemente trazendo bons
resultados para a sala de aula, pois o professor consegue atingir os objetivos
propostos com segurança e criatividade.
·
Tema: GEOAÇÃO: Trabalhando as
diferentes paisagens.
Local: Município
de Itamaraju - Bahia
Período: 01/03 a
31/03
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.
Turmas: 6º ao
9º Ano
Metodologias: Aula
prática, teórica, pesquisa de campo e confecções de álbuns de fotografias.
Objetivos: Compreender o conceito de paisagem,
identificando os elementos naturais e sociais presentes nas diferentes
paisagens, desse modo entender como uma paisagem pode revelar um pouco sobre a
dinâmica da natureza e dos seres humanos que nela vivem.
Resultado: Após a realização de projeto foi elaborado
registros das descobertas realizadas com esta pesquisa e através disso ocorreu à
produção de relatórios coletivos, incentivando a cooperação e a colaboração de
todos os alunos envolvidos, assim foram socializados os conhecimentos
adquiridos e concretizados com a produção de álbuns fotográficos.
·
Tema: GEOAÇÃO: Eu e o Ambiente onde vivo
Escola Municipal: Todas
as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais.
Período: 03/04 a
05/05
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju da cede e
do campo.
Turmas: 6º Ano
Metodologias: Aulas práticas, oficinas e seminários
Objetivos: Permitir ao aluno a
oportunidade de externar o seu conhecimento com relação ao ambiente em que
vive, colocando em prática o conhecimento adquirido nas aulas de campo e nas
oficinas de confecção de mapas e rosas dos ventos, facilitando assim a sua
absorção ao tema abordado.
Resultado: Os alunos se sentiram à vontade na abordagem do
assunto mostrando um conhecimento prévio. No final do objeto de conhecimento
trabalhado notou-se que os alunos ficaram satisfeitos com o trabalho elaborados
e expostos pelos mesmos. E os professores entusiasmados por terem atingido o
objetivo.
·
Tema: GEOAÇÃO: Trabalhando a Hidrografia de Itamaraju
Local: Município
de Itamaraju - Bahia
Período: 01/04 a
30/04
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.
Turmas: 6º ao
9º Ano
Metodologias: Aula
prática, teórica, pesquisa de campo e confecções de álbuns de fotografias.
Objetivos: Analisar histórica e geograficamente
a ocupação das margens do Rio Jucuruçu e Rio do Ouro na área urbana, suburbana
e rural no município de Itamaraju, identificando os impactos socioambientais.
Resultado: Com esse trabalho de campo realizado com os alunos
do município, foi possível perceber o esforço e a dedicação dos alunos ao
decorrer de todo o processo do projeto, através de imagens fotográficas,
produção de vídeos, confecções de álbuns e materiais de Power Point. Os
professores ficaram gratificados com todo resultado e empenho dos alunos para
atingirem o objetivo.
·
Tema: GEOAÇÃO: Seminário de Geografia
Escola Municipal:
Colégio Luiz Eduardo Magalhães (Modelo)
Período: 30/05/2017
Articuladora: Joelita José de Jesus
Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de
Itamaraju da cede e do campo.
Palestrantes:
Primeiro palestrante professor e escritor Sergio Adas com o tema As
novas tecnologias e as linguagens no ensino da Geografia. Segundo palestrante
com a oficina sobre a Polissemia na cartografia com o Dr. Leandro Gaffo,
Metodologias: Palestras e oficinas.
Objetivos: Proporcionar ao
professor a possibilidade de interação com os temas propostos nas palestras e
na oficina, dando os a oportunidade de sistematizar e trocar experiências
didáticas, para que futuramente as suas práticas sejam aplicadas em sala de
aula, facilitando assim para o aluno um método mais eficaz de uma aprendizagem
com raciocínio e reflexão em torno de um conhecimento crítico.
Resultado: Foi de grande importância para o desenvolvimento do
conhecimento e melhoramento das aulas práticas, agregou e proporcionou um
momento de reflexão, de conhecimento e descontração em torno do tema abordado.
·
Tema: GEOAÇÃO: Meio ambiente e qualidade
de vida
Escola: Todas
as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais.
Período: 22/05 a
09/06
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju
da cede e do campo.
Turmas: 6º e 7º Ano
Metodologias: Aula prática e técnica.
Objetivos: Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a
decidir e a atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a
vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Resultado: Para o professor foi satisfatório o
aprendizado e a interação dos alunos com o tema abordado.
·
Tema: Simulado
Local: Todas
as Escolas do Municipal do Município de Itamaraju – Bahia Sede e Campo.
Período: 11/07 a
17/07
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os alunos do município de Itamaraju Campo e Sede.
Turmas: 6º ao
9º Ano
Metodologias:
Avaliação Objetiva
Objetivos: A avaliação tem a função
de alimentar, sustentar e orientar o processo pedagógico e se baseia na
verificação da aprendizagem do aluno, fornecendo subsídios para uma reflexão
constante da prática do professor e direcionando o trabalho de formação
continuada e planejamento da rede de ensino do município.
Resultado: Após a aplicação fica possível avaliar o
desempenho dos alunos em relação ao componente de Geografia, com seus pontos
positivo e negativo dando a possibilidade de trazer melhoras e adquirir
estratégias para que os resultados melhorem progressivamente ao decorrer do ano
letivo.
·
Tema: GEOAÇÃO: Meio ambiente e
qualidade de vida
Local: Município
de Caravelas – Bahia
Período: 15/11
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju da cede e
do campo.
Turmas: 6º ao
9º Ano
Metodologias: Aula
prática e técnica.
Objetivos: Proporcionar o conhecimento e a
conscientização dos alunos acerca dos temas que envolvam meio ambiente e
cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e com o
desenvolvimento sustentável.
Resultado: Aula de campo foi prazerosa, os alunos saíram cheios de
conhecimentos e descobertas sobre o mundo marítimo e o ecossistema em que estão
inseridos, os professores felizes por satisfazer a curiosidade dos alunos e a
integração entre as escolas participantes.
EM 2018:
O ano letivo iniciou com a Jornada
Pedagógica cujo tema era “Autoestima e relações interpessoais,
caminhos para a educação transformadora”
realizada no dia 05 de fevereiro de 2018 em uma Segunda-Feira, no
auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. O objetivo desse tema
escolhido segundo a fala da secretária de educação Juciara Pereira, é buscar
superar as dificuldades entre os profissionais, removendo assim imagens e
preconceitos sobre muitos assuntos do cotidiano da educação municipal. Na
Quinta-Feira cada articulador se reuniu com o grupo de professores de cada
componente curricular com o tema “Eu, o outro e o nosso espaço”, o encontro foi
realizado na Escola Reitor Edgar Santos durante o turno matutino, porém eu
fiquei disponível no turno vespertino para os professores que não possuía
possibilitar de comparecer no turno matutino. O evento ocorreu das 08:00 às
11:30.
Durante o encontro foi realizado cinco
momentos com os professores. No primeiro momento as boas-vindas aos Professores
com mensagem e dinâmica. No segundo momento foi transmitido um vídeo para
apreciação e discussão, após esse momento houve um intervalo e em seguida
trabalhamos os índices de aprovação e reprovação do ano 2017 e o resultado do II
Simulado. Dando segmentos montamos o planejamento anual e a elaboração de
algumas ideias para projetos a serem trabalhados, em seguida ocorreu o planejamento
das duas primeiras semanas de aula.
Objetivo da Jornada Pedagógica: Analisar e pontuar as
atividades trabalhadas no decorrer do ano anterior com a finalidade de promover
e criar metodologias para melhor desenvolver o trabalho dos professores em sala
de aula.
·
Tema: Encontro quinzenal de articulação com os professores de Geografia
Escola: Municipal
Presidente Médici
Período: Durante
o ano letivo
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.
Metodologias: Todas
as atividades realizadas a seguir foram trabalhadas e discutidas nos encontros
de articulação quinzenais.
Ø
Planejamento das aulas
práticas e teóricas.
Ø
Produção de atividades
Lúdicas.
Ø
Construção de projetos.
Ø
Estudos iniciados sobre a
BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
Ø
Inicio da produção da
DCRMI (Documento Curricular Referencial do Município de Itamaraju)
Ø
Correção dos Simulados de
Geografia
Objetivos: Orientar os professores
sobre possíveis práticas didáticas, com a socialização e integração das
práticas aplicadas pelos mesmos em sala de aula.
Resultado: Percebo que os encontros
têm facilitado o trabalho e as dinâmicas dos professores em sala de aula, dessa
forma é possível visualizar a melhora no desempenho dos alunos diante das
atividades e avaliações propostas.
·
Tema: Monitoramento da Articulação nas Escolas
Local: Todas
as Escolas do Município de Itamaraju - Bahia
Período: Durante
todo o ano letivo.
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.
Metodologias: Todas
essas atividades são realizadas durante todo o ano letivo, de forma quinzenal
nas escolas.
Ø
Observação das cadernetas
Ø
Acompanhamento das
atividades docentes
Ø
Acompanhamento dos
projetos
Ø
Acompanhamento das aulas
de campo
Ø
Verificação de rendimento
dos alunos
Ø
Acompanhamento da
aplicação do simulado
Objetivos: Dar suporte ao coordenador
pedagógico e aos professores durante o desenvolvimento das metas e atividades
propostas durante os encontros de formação continuada e planejamento quinzenal.
Resultado: Com esse acompanhamento observo a melhora na
comunicação entre coordenador e docente, consequentemente trazendo bons
resultados para a sala de aula, pois o professor consegue atingir os objetivos
propostos com segurança e criatividade.
·
Tema: GEOAÇÃO: Horta na Escola: Saúde
e Sabor
Escola: Todas
as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais.
Período: Durante
o ano letivo
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju da cede e
do campo.
Turmas: 6º ao
9º Ano
Metodologias: Aula
prática e técnica (Plantio do canteiro, limpeza, regar e cuidar)
Responsáveis: Três
alunos por turma a cada dia da semana
Objetivos: Contribuir
e proporcionar conhecimento e conscientização para os alunos acerca dos temas que
envolvam a transformação do espaço escolar, desenvolvendo a formação de
cidadãos conscientes e críticos.
Resultado: Para os professores foi gratificante observar o empenho dos
alunos em realizar as atividades extra classe propostas, os alunos ficaram
satisfeito ao termino das atividades por terem a possibilidade de colocar em
prática os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas e como consequência os
bons resultados.
·
Tema: GEOAÇÃO: Visita ao Monte Pascoal
Escola: Todas
as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais.
Período: 20/04
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.
Turmas: 9º Ano
Metodologias: Aula de
campo
Objetivos:
Com essa visita queremos proporcionar aos alunos a possibilidade de uma maior
interação com a comunidade indígena e assim enriquecer o conhecimento adquirido
em sala de aula.
Resultado: Com essa aula de campo
analisamos uma interação de harmonia e curiosidade dos alunos sobre a vida e a
sobrevivência dos índios na sociedade atual.
·
Tema: GEOAÇÃO: Vivendo e Aprendendo com o Meio Ambiente
Escola: Todas
as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais.
Período: 18/05
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.
Turmas: 8º e 9º
Ano
Metodologias: Aula
de campo
Objetivos: Conscientização
dos alunos a desenvolver ações práticas para valorizar o meio em que vive e
criar experiências e motivações que permitam ao aluno chegar à formação de
conceitos mais importantes.
Resultado: Com essa aula foi
possível aprofundar o conhecimento sobre a relação do ser humano com a
natureza, mostrando que devem ter mais amor e responsabilidade com a paisagem
natural.
·
Tema: Simulado
Local: Todas
as Escolas do Municipal do Município de Itamaraju – Bahia Sede e Campo.
Período: Junho e
Novembro
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os alunos do município de Itamaraju Campo e Sede.
Turmas: 6º ao
9º Ano
Metodologias:
Avaliação Objetiva
Objetivos: A avaliação tem a função
de alimentar, sustentar e orientar o processo pedagógico e se baseia na
verificação da aprendizagem do aluno, fornecendo subsídios para uma reflexão
constante da prática do professor e direcionando o trabalho de formação
continuada e planejamento da rede de ensino do município.
Resultado: Após a aplicação fica possível avaliar o
desempenho dos alunos em relação ao componente de Geografia, com seus pontos
positivo e negativo dando a possibilidade de trazer melhoras e adquirir
estratégias para que os resultados melhorem progressivamente ao decorrer do ano
letivo.
·
Tema: GEOAÇÃO: Os desafios da
educação na contemporaneidade; Síndrome Burnout
Escola: Reitor
Edgard Santos
Período: 18/09/2018
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju da cede e
do campo.
Metodologias: Palestra
ministrada pela Dra. Geíse Pinheiro Pinto.
Objetivos: Proporcionar
ao professor momento de descontração, visando uma melhor compreensão sobre o
tema abordado para assim promover uma reflexão sobre a necessidade de um
autocuidado com os mesmos, mediante aos problemas enfrentados na vida
profissional e pessoal.
Resultado: Foi notório a descoberta entre os professores sobre a Síndrome
Burnout,
no qual está presente na vida de muitos colegas de profissão, percebi que a
palestra ajudou muitos a entender quais são as suas fraquezas e dessa forma
trabalhar em cima delas para que se fortaleça.
·
Tema: Projeto: Matematicando
Escola Municipal: Todas as escolas do
município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais Campo e Sede.
Data: 08/10 a 20/11/2018
Articuladora: Joelita José de Jesus
Professores: Todos os professores do
componente de Geografia do município de Itamaraju.
Turmas: 6º ao 9º ano
Metodologias: Pesquisas,
Estudo Dirigido, Montagem de Gráfico, Exposição do Trabalho com Explicação.
Objetivos: Desenvolver os conceitos Geográficos dentro da
matemática de forma lúdica.
Resultado: Os professores foram bastante criativos e os alunos
participaram com grande empenho e alegria nas apresentações e exposições dos
trabalhos.
·
Tema: GEOAÇÃO: Consciência Negra
Escola: Todas
as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais Campo e
Sede.
Período: 12 a
19/11/2018 nas Escolas e 21/11/2018 na Culminância Municipal, na Câmara dos
Vereadores.
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.
Turmas: 6º e
9º Ano
Metodologias: Aulas
práticas e teóricas, oficinas e apresentações.
Objetivos: Investigar
detalhes significativos da história do nosso Estado/Município, bem como a nossa
própria história de variadas etnias, trabalhar a temática relacionada com a
cultura afro-baiana e cultura em todas as escolas da rede Municipal de
Itamaraju, promovendo assim uma reflexão sobre a identidade negra.
Resultado: Esse projeto obteve
saldo positivo, pois mostrou aos alunos a importância da valorização da cultura
negra e seus afros descendentes na escola e fora dela, os alunos mostraram
interesse, respeito e muita criatividade com a abordagem do tema, os
professores estão satisfeitos com o resultado e a repercussão do trabalho dos
alunos.
EM 2019:
O ano letivo iniciou com a Jornada
Pedagógica cujo tema era “Inovando a Educação: Paradigmas e
Desafios Educacionais na Atualidade”
realizada no dia 04 de fevereiro de 2019 em uma Segunda-Feira, o evento
aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA). No
qual o tema abordado tem referência com assuntos de relacionamentos pessoais,
de ambiente, de trabalho e com a simplicidade humana. Na Quinta-Feira cada
articulador se reuniu com o grupo de professores de cada componente curricular,
o encontro foi realizado na Escola Reitor Edgar Santos 08:00 às 11:30. Durante
o encontro foi debatido ideias e argumentos sobre as atividades executados no
ano de 2018, com intuito de melhor a didática e práticas pedagógicas que serão
realizadas no ano corrente. Dando segmentos montamos o planejamento anual e a
elaboração de algumas ideias para projetos a serem trabalhados, em seguida
ocorreu o planejamento das duas primeiras semanas de aula.
Objetivo da Jornada Pedagógica: Promover uma relação
entre a teoria e a prática, possibilitando a inovação da educação nos
paradigmas e desafios educacionais na atualidade.
·
Tema: Encontro quinzenal de articulação com os professores de Geografia
Local: Secretaria
de Educação do Município de Itamaraju
Período: Durante
o ano letivo
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.
Metodologias: Todas as atividades a seguir foram
trabalhadas nos encontros quinzenais de Geografia que ocorreu durante todo o
ano letivo.
Ø
Planejamento das aulas
práticas e teóricas
Ø
Construção de projetos
Ø
Formação continuada
Ø
Escolha do livro didático
pedagógico de Geografia
Ø
Correção dos Simulados de
Geografia
Ø
Seminários elaborados
pelos próprios professores
Objetivos: Aprofundar o
conhecimento sobre a relação ensino e aprendizagem, assegurando aos alunos e professores
uma compreensão maior do que foi ensinado, pois os registros apresentados serão
como uma apresentação do aluno, do seu desenvolvimento, das suas habilidades,
fazendo referência nos métodos e abordagens empreendidas.
Resultado: Nota-se que os encontros
de articulação têm contribuído para uma didática mais flexível na aplicação dos
objetos de conhecimentos, provocando nos professores uma segurança maior nas
suas práticas no ensino da aprendizagem.
·
Tema: Monitoramento da Articulação nas Escolas
Local: Todas
as Escolas do Município de Itamaraju - Bahia
Período: Durante
todo o ano letivo.
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.
Metodologias: Todas
essas atividades são realizadas durante todo o ano letivo, de forma quinzenal
nas escolas.
Ø
Observação das cadernetas
Ø
Acompanhamento das
atividades docentes
Ø
Acompanhamento dos
projetos
Ø
Acompanhamento das aulas
de campo
Ø
Verificação de rendimento
dos alunos
Ø
Acompanhamento da
aplicação do simulado
Objetivos: Dar suporte ao coordenador
pedagógico e aos professores durante o desenvolvimento das metas e atividades
propostas durante os encontros de formação continuada e planejamento quinzenal.
Resultado: Com esse acompanhamento observo a melhora na
comunicação entre coordenador e docente, consequentemente trazendo bons
resultados para a sala de aula, pois o professor consegue atingir os objetivos
propostos com segurança e criatividade.
·
Tema: GEOAÇÃO: Conhecimento Além da
Sala de Aula: Visita a Escola Agroecológica
Escola: Todas
as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais.
Período: 16/04
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju da cede e
do campo.
Turmas: 6º ao
9º Ano
Metodologias: Aula
prática e técnica
Objetivos: Fazer
com que o aluno entenda como funciona o trabalho e a conservação da base de
recursos naturais e a orientação da mudança tecnologia e institucional, de
maneira a assegurar a obtenção e a satisfação continua das necessidades humanas
para as gerações presentes e futuras.
Resultado: Com essa aula ficou
evidente que os alunos tem uma interação de harmonia com as práticas aplicadas
no campo, onde eles demonstraram respeito e amor ao meio ambiente.
·
Tema: GEOAÇÃO: Paisagismo na Escola:
Beleza e Cuidado com o Meio em que vive
Escola: Todas
as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais.
Período: Durante
o ano letivo
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju da cede e
do campo.
Turmas: 6º ao
9º Ano
Metodologias: Aula
prática e técnica (Jardinagem, limpeza, regar e cuidar)
Responsáveis: Três
alunos por turma a cada dia da semana.
Objetivos: Promover
a sensibilização, conscientização e capacitação dos alunos, dos problemas
ambientais visando à construção de um futuro sustentável.
Resultado: Com esse projeto podemos
vivenciar a transformação de pequenos espaços da escola em cantos de muito
encanto e aprendizagem para todas as faixas etárias, promovendo a beleza da
nossa escola.
·
Tema: GEOAÇÃO: Atividade Prática de Geografia: Vivenciando o Conhecimento.
Escola: Todas
as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais.
Período: 03/05
Culminância do Estudo e de Pesquisa sobre as regiões do Brasil (01/04 a 03/05).
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju da cede e
do campo.
Turmas: 7º Ano
Metodologias: Levantar
conhecimentos prévios nas aulas teóricas, práticas e apresentações de danças e
poesias.
Objetivos: Conhecer
a divisão do Brasil em cinco regiões administrativas proposta pelo IBGE,
compreendo como os aspectos (os sistemas) naturais e humanos criam espaços e
estruturas que formam uma totalidade. Conhecendo assim, características
marcantes de cada região, a ocupação e a transformação desse espaço.
Resultado: O trabalho foi executado
com louvor e com a participação ativa de todas as turmas das escolas
envolvidas.
· Tema: Simulado
Local: Todas
as Escolas do Municipal do Município de Itamaraju – Bahia Sede e Campo.
Período: Junho e
Novembro
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os alunos do município de Itamaraju Campo e Sede.
Turmas: 6º ao
9º Ano
Metodologias:
Avaliação Objetiva
Objetivos: A avaliação tem a função
de alimentar, sustentar e orientar o processo pedagógico e se baseia na
verificação da aprendizagem do aluno, fornecendo subsídios para uma reflexão
constante da prática do professor e direcionando o trabalho de formação
continuada e planejamento da rede de ensino do município.
Resultado: Após a aplicação fica possível avaliar o
desempenho dos alunos em relação ao componente de Geografia, com seus pontos
positivo e negativo dando a possibilidade de trazer melhoras e adquirir
estratégias para que os resultados melhorem progressivamente ao decorrer do ano
letivo.
·
Tema: Curso da BNCC dos Anos Finais do Ensino Fundamental
Período: 18/09/2019
a 24/03/2020
Carga Horaria: 40
Horas
Participante:
Joelita José de Jesus
Ementa: O
curso prevê a apresentação da Base Nacional Comum Curricular – seus princípios
e estrutura. Há um aprofundamento sobre os direitos de aprendizagem e
desenvolvimento e campos de experiência. Por fim, será abordada a reformulação
de projetos pedagógicos e a implementação de currículos do ensino fundamental,
norteados pela BNCC.
Metodologias: O curso se
organiza para apresentar conceitos e princípios fundamentais e propor reflexões
sobre as implicações da BNCC para a prática pedagógica. Em cada módulo, o
conteúdo será apresentado, principalmente, por meio de videoaulas que
esclarecerão princípios, discutirão práticas pedagógicas e abordarão exemplos.
Demais recursos – textos, imagens, animações, objetos digitais – servirão como
elementos de apoio para a compreensão dos vídeos, trazendo conceitos, dados
complementares e outras informações necessárias. Ao final de cada módulo, o
cursista é convidado a realizar um conjunto de atividades não avaliativas:
questões fechadas com feedback automático em diferentes formatos – verdadeiro
ou falso, múltipla escolha, associação – e questões abertas e reflexivas, sem
resposta certa ou errada, com comentário para consideração do cursista. O
intuito das atividades é tanto o de permitir ao cursista que verifique seu
entendimento do conteúdo abordado quanto o de sensibilizar e provocar reflexões
a respeito de suas práticas. Ainda ao final de cada módulo também, há tópicos
para discussão no fórum, disponível no ambiente virtual de aprendizagem. Por se
tratar de um curso autoinstrucional, a participação no fórum é opcional e não
avaliativa, entretanto, assume-se que o espaço para troca de experiências e
reflexões entre os cursistas amplia as oportunidades de aprendizagens dos
cursistas. A partir das inscrições, o início do curso será automaticamente
liberado e o prazo máximo de 120 dias para conclusão do curso começará a contar
assim que o cursista receber um e-mail confirmando sua inscrição. O curso é
realizado 100% online.
A declaração é emitida pelo ambiente virtual de aprendizagem do Ministério da
Educação – AVAMEC, tão logo finalizado o curso. Por isso, é importante que os
dados pessoais estejam corretamente preenchidos no cadastro.
Objetivos: Ao
final, espera-se que o cursista:
Ø Conheça
em profundidade a BNCC e suas premissas pedagógicas;
Ø Perceba
como a BNCC contribui para a promoção das aprendizagens de todos os estudantes
- crianças, jovens e adultos;
Ø Conheça
as aprendizagens previstas para os alunos do ensino fundamental;
Ø Identifique
mudanças que a BNCC imprime nas práticas pedagógicas e acompanhamento da
aprendizagem e desenvolvimento.
Público alvo: Professores dos Anos
Finais do Ensino Fundamental: Geografia
Conteúdo do curso
Ø A
BNCC da Educação Básica
Ø A
BNCC da Educação Básica
Ø Os
fundamentos pedagógicos da BNCC
Ø Como
a Base está organizada?
Ø Qual
é o desafio posto aos educadores?
Ø M1
Atividades - Professores
Ø O
componente Geografia nos anos finais do ensino fundamental
Ø A
etapa dos anos finais
Ø O
componente GEOGRAFIA nos anos finais
Ø O
componente GEOGRAFIA nos anos finais: Atividades
Ø O
currículo em ação: a implementação das propostas pedagógicas
Ø A
implementação da BNCC: compromisso com a excelência e a equidade nas
aprendizagens
Ø O
currículo em ação: a implementação das propostas pedagógicas
Ø Atividades
Ø M3
Ficha Técnica
Resultado: Esse
curso foi de fundamental importância, pois enriqueceu meu conhecimento
profissional, possibilitando suporte para a construção da DCRMI e para
contribuir na formação dos meus colegas e professores do componente curricular
de Geografia.
·
Tema: GEOAÇÃO: Conhecendo o Mundo e suas Diversidades
Escola: Todas
as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais.
Período: 30/09 a
31/10
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju da cede e
do campo.
Turmas: 8º e
9º Ano
Metodologias:
Levantar conhecimentos prévios nas aulas teóricas, práticas e seminários.
Objetivos:
Proporcionar o aluno condições para investigar elementos históricos, sociais,
políticos e culturais dos países estudados.
Resultado: No momento da
apresentação do seminário, na produção artística quando todos os trabalhos
foram apresentados, foi visível a segurança de cada grupo nas apresentações.
·
Tema: GEOAÇÃO: Passeio com os professores na Fazenda Agroecológica com a
participação de vários professores da América Latina.
Período: 22/10
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.
Metodologias: Palestras,
visitas ao plantio agroecológico e ao viveiro autossustentável.
Objetivos:
Proporcionar ao professor momentos de descontração e aprendizagem com outras
culturas.
Resultado: Foi visível a alegria
dos professores durante toda trajetória do passeio.
·
Tema: GEOAÇÃO: Consciência Negra
Escola: Todas
as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais.
Período: 28/10 a
19/11/2019 nas Escolas e 21/11/2019 na Culminância Municipal, na Câmara dos
Vereadores.
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.
Turmas: 6º e
9º Ano
Metodologias: Aulas
práticas e teóricas, oficinas, apresentações e palestras.
Objetivos: Compreender
a contribuição africana para a construção da identidade brasileira, por meio do
desenvolvimento sociocultural e musical; identificar as diversas origens dessas
contribuições; reconhecer e ouvir a obra de compositores afro descendentes para
assim formar uma consciência crítica e inovadora do mundo em que vivemos.
Resultado: A partir desse projeto
os alunos obtiveram a oportunidade de perceber o tamanho da contribuição no
desenvolvimento sociocultural, artístico e musical na nossa sociedade brasileira.
EM 2020:
A Jornada Pedagógica do Município de
Itamaraju no ano letivo de 2020 obteve como tema: “Vivências e
práticas educacionais no mundo tecnológico”, no qual foi realizada durante os
dias 10/02 a 13/02 no auditório da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
(FACISA). O primeiro encontro de
articulação do componente curricular de Geografia aconteceu no dia 13 de
fevereiro na Escola Municipal Presidente Médici com a participação de todos os
professores da rede municipal. Durante o evento foi abordado metas a serem
cumpridas durante o ano letivo. Foi feita uma breve analise de gráficos com
resultados de avaliações do ano anterior, com o intuito de perceber os pontos
fracos para que com o trabalho em equipe e determinação da articulação e dos
professores, esses problemas fossem sanados. Também foi realizada uma análise
do plano anual e a construção da sequência didática da primeira semana para ser
trabalhada. Devido a pandemia, infelizmente só conseguimos nos reunir
presencialmente mais uma vez no dia 25/02 e começamos a planejar projetos para
serem desenvolvidos durante o ano letivo e o planejamento quinzenal. Dessa
forma, fomos obrigados a nos adaptar a situação atual, passamos a nos reunir
através de aplicativos com intuito de dar continuidade ao nosso trabalho e
alcançar ainda assim as nossas metas iniciais.
·
Tema: Monitoramento da Articulação nas Escolas
Local: Todas
as Escolas do Município de Itamaraju - Bahia
Período: Durante
todo o ano letivo.
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.
Metodologias: Todas
essas atividades são realizadas durante todo o ano letivo, de forma quinzenal
nas escolas.
Ø
Observação das cadernetas
Ø
Acompanhamento das
atividades docentes
Ø
Acompanhamento dos
projetos
Ø
Acompanhamento das aulas
de campo
Ø
Verificação de rendimento
dos alunos
Ø
Acompanhamento da
aplicação do simulado
Objetivos: Dar suporte ao coordenador
pedagógico e aos professores durante o desenvolvimento das metas e atividades
propostas durante os encontros de formação continuada e planejamento quinzenal.
Resultado: Com esse acompanhamento observo a melhora na
comunicação entre coordenador e docente, consequentemente trazendo bons
resultados para a sala de aula, pois o professor consegue atingir os objetivos
propostos com segurança e criatividade.
·
Tema: Geoação: Atividade prática de Geografia: Conhecendo e Entendendo o
espaço Geográfico aonde vivemos.
Período: Duas
primeiras semanas do ano letivo.
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.
Metodologias: Aulas práticas e teóricas.
Objetivos: Promover o conhecimento
do espaço geográfico aonde vivemos, para assim construir uma aprendizagem
progressiva, despertando a motivação e os interesses dos alunos pelo saber,
facilitando a compreensão de fenômenos naturais e concepções cientificas.
Resultado: Com as aulas práticas é
possível analisar o entendimento e o aprimoramento do objeto do conhecimento
abordado.
·
Tema: Encontro quinzenal de articulação com os professores de Geografia na
modalidade Remota.
Período: Durante
o ano letivo
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.
Metodologias: Atividades elaboradas nos encontros de
articulação online ao decorrer desse ano letivo.
Ø
Planejamento das aulas
Ø
Atividades remotas.
Ø
Montagem de vídeo aulas
Ø
Projetos para atividades
online
Ø
Atividades confeccionadas
para serem impressas e entregue aos alunos que não possuem aparelhos
eletrônicos para ter acesso as aulas online.
Ø
Roteiro de Estudos para
os alunos que não possuem aparelhos eletrônicos para ter acesso as aulas
online.
Objetivos: Proporcionar ao
professor condições necessárias para aplicar as aulas e as atividades remotas,
visando uma melhor compreensão da situação atual.
Resultado: É um momento difícil, que ainda estamos em fase de
adaptação, pois saímos de um contato físico da sala de aula para uma aula online,
onde sentimos a ausência do calor humano e da interação entre alunos, é tudo
muito assustador, mas decidimos darmos as mãos e seguirmos juntos na busca de
novos métodos de ensinar.
·
Tema: Formação para Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental
Período: 22/06 a
15/09
Articuladora e Coordenadora: Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju Campo e
Sede.
Metodologias: Estudo compartilhado, Debates, Apresentação
de Poemas, Parodias e Slides.
Objetivos: Estudar e entender melhor a DCRB – Documento
Curricular Referencial da Bahia, ao qual foram feitos vários trabalhos:
leituras, atividades, reflexões, discussões, apresentações, em preparação da
reelaboração da proposta curricular de Itamaraju.
Resultado: Com essa formação foi
possível com a participação de professores de Geografia da rede pública
reformular o DCRMI com mais segurança e criatividade.
·
Tema: Consciência Negra
Período: 01/11 a
20/11
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.
Metodologias: Será utilizada um trabalho dinâmico através
de diálogo entre professor e alunos, apresentação de textos, músicas e poemas
que retratam o empoderamento no negro na nossa sociedade.
Objetivos: Proporcionar
conhecimentos sobre os aspectos históricos que levaram ao fim da escravidão e
suas consequências imediatas na sociedade, conhecendo o motivo especial pelo
dia da consciência negra e elevando o entendimento sobre o empoderamento do
negro na sociedade.
Resultado: Com esse projeto é
possível contribuir para o desenvolvimento da consciência do aluno do respeito
e da valorização do povo negro, da cultura africana e afro-brasileira na
sociedade, destacando a importância dos mesmos na construção da identidade do
povo brasileiro.
·
Tema: Busca Ativa
Período: 23/11 a
04/12
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todas
as Escolas da rede Municipal de Itamaraju Sede e Campo.
Metodologias: Matriculas e Busca ativa aos alunos que não
comparecerão a escola.
Objetivos: Rematricular os alunos e
avaliar quantos não estão participando ativamente das aulas online e nem tão
pouco respondendo as atividades impressas disponíveis nas escolas para aqueles
alunos que não possuem aparelhos eletrônicos, desse modo, buscamos outras
metodologias para atingir todo o público, pois existe a possibilidade das aulas
não retornarem presencialmente.
Resultado: Apesar de estarmos
vivenciando um episódio jamais visto em todos esses anos no Brasil o programa
Busca Ativa criado pela Secretária de Educação do Município de Itamaraju –
Bahia, se fez necessário, pois até o momento presente, conseguiu atingir o
objetivo.
·
Tema: GEOAÇÃO: Paisagismo na Escola:
Beleza e Cuidado com o Meio em que vive (Resultado do projeto em andamento
desde 2019)
Escola: Todas
as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais.
Período: Durante
o ano letivo
Articuladora:
Joelita José de Jesus
Participantes: Todos
os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju da cede e
do campo.
Turmas: 6º ao
9º Ano
Metodologias: Aula
prática e técnica (Jardinagem, limpeza, regar e cuidar)
Responsáveis: Três
alunos por turma a cada dia da semana, porém devido a pandemia de COVID 19, foi
necessária uma adaptação do projeto, pois as aulas foram suspensas. Dessa
forma, atualmente os funcionários se sentiram responsáveis para dar
continuidade ao projeto cuidando da melhor maneira possível.
Objetivos: Promover
a sensibilização, conscientização e capacitação dos alunos, dos problemas
ambientais visando à construção de um futuro sustentável.
Resultado: Com esse projeto podemos
vivenciar a transformação de pequenos espaços da escola em cantos de muito
encanto e aprendizagem para todas as faixas etárias, promovendo a beleza da
nossa escola. Essa avaliação foi realizada em 2019 e hoje em 2020, posso
afirmar que o nosso objetivo foi alcançado com sucesso, pois tínhamos a
intenção de atingir como público alvo, não só os alunos, mas também a
comunidade e a sociedade em que esses alunos vivem, de forma que levem esses
comportamentos e esses valores adquiridos por toda a vida.
SUGESTÕES DE AÇÕES
PATA CONTINUIIDADE DOS SERVIÇOS REALIZADOS
·
Para que as aulas de campo aconteçam com o mesmo êxito, ou
melhor, é necessário continuar nos apoiando com o meio de transporte.
·
Disponibilidade de matérias didáticos cartográficos, como por
exemplo:
1-
Mapa do Município de Itamaraju
2-
Mapa do Brasil: Regional, Politico, Físico e Econômico
3-
Mapa Mundi: Divisão Continental, Físico e Econômico
4-
Globo Terrestre
·
Jogos Pedagógicos Geográficos
·
Medalhas e Troféus para as gincanas
·
Caso as aulas não voltem a acontecer de formar presencial
seria interessante disponibilizar um canal ou uma plataforma própria da escola
para facilitar a vida do professor e do aluno.
·
Caso as aulas voltem a acontecer de forma presencial seria
uma sugestão montar um sistema de rodizio de alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário