MEMORIAL DE GEOGRAFIA DE 2017 A 2020

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Memorial: Ensino/aprendizagem de Geografia

2017 a 2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Itamaraju- 2020

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

 

 

 

Dados de identificação:

 

 

Coordenadora do Ensino Fundamental Anos finais:

Lurdes Marina Barbosa

 

 

Professora articuladora:

Joelita José de Jesus

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Itamaraju- 2020

APRESENTAÇÃO

 

         Este memorial será elaborado com o intuito de retratar as experiências consideradas de maior relevância durante uma trajetória determinada por um espaço e tempo, no qual faz uma retomada articulada e intencionada da trajetória traçada por articuladores e professores na construção do processo de ensinar e no aprender do aluno.

         O memorial do componente de Geografia a nível municipal, retrata as atividades didáticas durante os anos de 2017 a 2020, sendo demostrados através de fotos os trabalhos desenvolvidos na rede, abordando a evolução do componente curricular ao longo dos quatro anos de serviço, através de projetos e articulações.  Sendo assim, utilizo das palavras de Paulo Freire ‘Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.’(Paulo Freire).

 

 

OBJETIVO

 

Demonstrar as atividades elaboradas e executadas pelos professores nos encontros das articulações de Geografia no decorrer dos anos de 2017 à 2020 no município de Itamaraju.

 

 

IDENTIFICAÇÃO

 

Cronograma: 2017 a 2020

Município: Itamaraju-Bahia

Responsáveis: Professores do componente Geografia da Rede Municipal de Itamaraju, Anos Finais

Público alvo: Alunos da Rede Pública Municipal de Itamaraju dos Anos Finais

Escolas envolvidas: Escola Municipal Reitor Edgard Santos, Escola Municipal José de Anchieta, Escola Municipal Novo Prado, Escola Municipal Benedita Malaquias, Escola Municipal Maria D’Ajuda, Escola Municipal Liberdade, Escola Municipal Urbis II, Escola Municipal Sizaltina Barbosa dos Santos, Escola Municipal Presidente Médici, Escola Municipal Otávio Mangabeira e escolas do campo.

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

         O termo articulador pode ser definido como um professor ou um coordenador pedagógico, que será responsável pela coordenação e organização das atividades na escola, pela promoção de interação entre a escola e a comunidade, pela prestação de informações sobre o desenvolvimento das atividades para fins de monitoramento e pela integração do sistema educacional. Nós articuladores integrados aos professores temos o dever de promover e facilitar o aprendizado do aluno através de projetos, oficinas, palestras e as atividades extra classe.

         O trabalho da articulação do Ensino Fundamental Anos Finais no município de Itamaraju nasceu com o objetivo de unificar e melhorar a comunicação e aspectos entre professores, coordenadores e a secretária de educação, dessa maneira foi elaborado todo um processo para executar essa articulação com êxito. Um dos processos são as reuniões semanais, que ocorre durantes as segundas feiras, a partir das 13:30, com a coordenadora do segmento Ensino Fundamental Anos Finais, Lurdes Marina Barbosa, durante tal evento são expostos pontos positivos e negativos das atividades desenvolvidos com os professores e alunos durante a semana, com foco na melhoria gradual do processo de aprendizagem. Assim são propostas metodologias, temas e orientações referentes a formação continuada, encontros pedagógicos, projetos interdisciplinares e específicos, que buscam priorizar a boa qualidade da educação no município, visando o aluno como sujeito protagonista no processo ensino/aprendizagem.

         O segundo passo do processo de articulação é estar à frente dos trabalhos pedagógicos desde início da jornada pedagógica até o fechamento do ano letivo. O terceiro passo são os encontros quinzenais de articulação com os professores de componente curricular especifico. Nesse parâmetro, os encontros com os professores de Geografia ocorrem nas Terças Feiras durante os turnos matutino e vespertino com a função de promover formação continuada, orientar, debater, planejar metodologias para facilitar uma troca mutua entre professores de escolas distintas e consequentemente enriquecer a aplicação didática e pedagógica. O quarto passo são as visitas nas escolas do Munícipio de Itamaraju nas Terças Feiras alternadas para acompanhar o andamento dos trabalhos organizados, planejados e elaborados nas articulações de cada componente e outras atividades que foram atribuídas.

         Referente ao componente de Geografia foram desenvolvidas diversas atividades no decorrer dos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020. Realizações de projetos, como por exemplo, a Geoação, palestras, aulas de campo para que o aluno desenvolva e aplique os conhecimentos adquiridos durante as aulas ministradas pelos professores de Geografia.   Posteriormente serão apresentadas informações relevantes de algumas ações, objetivos, responsáveis, anos/turmas/escolas/professores, e períodos ocorridos nesses quatro anos através de fotos e pequenas descrições.

 

 

PROJETOS REALIZADOS AO DECORRER DE 2017 À 2020

 

EM 2017:

         Iniciamos o ano com a Jornada Pedagógica cujo tema era “Cuidar e viver juntos por uma educação de qualidade” no dia 15 de fevereiro de 2017 em uma Quarta-Feira, na escola Reitor Edgar Santos. O evento foi divido em dois turnos, matutino das 08:00 às 11:30 e no vespertino das 13:30 às 17:00. Durante o encontro matutino foi realizado cinco momentos com os professores. No primeiro momento as boas-vindas aos Professores com mensagem e dinâmica. No segundo momento foi transmitido um vídeo para apreciação e discussão, após esse momento houve um intervalo e em seguida trabalhamos os índices de aprovação e reprovação do ano 2016 e o resultado do II Simulado com foco nas turmas do 9º ano. Dando segmento foi apresentada a proposta curricular de Geografia. No turno vespertino ocorreu a continuação do debate sobre a proposta curricular, em seguida trabalhamos os critérios e instrumentos de avaliação, planejamento da primeira semana de aula e a construção do planejamento anual com base na proposta curricular, mediante ao planejamento, surgiu a ideia de uma proposta para ser trabalhada nos nossos projetos de Geografia com o objetivo de promover as ações, oferecendo aos alunos a possibilidade de vincular a parte prática com a teórica que será ministrada durante as aulas anualmente, esse projeto mostra ativamente aos alunos e comunidade escolar valores que serão atribuídos na sua vivencia cotidiana, tais como, responsabilidade, respeito, compromisso, objetividade, socialização, pro atividade e entre outros, o que consequentemente irá ajuda-los as se destacar em uma sociedade que alguns valores se perderam com o tempo. Esse projeto foi nomeado GEOAÇÃO, que tem como significado nas siglas Geografia em Ação.

 

Objetivo da Jornada Pedagógica: Analisar as ações do ano anterior em seus pontos positivos e negativos para melhor planejar as atividades que serão propostas no planejamento anual e das aulas cotidianas.

 

· Tema: Encontro quinzenal de articulação com os professores de Geografia

Escola Municipal: Presidente Médici

Período: Durante o ano letivo

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.

Metodologias:  Essas atividades foram realizadas ao decorrer do ano letivo.

Ø  Planejamento das aulas práticas e teóricas.

Ø  Construção de projetos.

Ø  Construção de atividades.

Ø  Seminários elaborados e executados pelos professores.

Ø  Aulas simuladas.

Ø  Correção dos simulados;

Objetivos: Orientar os professores sobre possíveis práticas didáticas, com a socialização e integração das práticas aplicadas pelos mesmo em sala de aula.

Resultado: A cada encontro me sinto grata pela minha equipe de trabalho, na qual o respeito e a admiração são notáveis, fico satisfeita com os resultados demonstrados através da participação na formação continuada e na construção das sequências didáticas para serem aplicadas durante as aulas cotidianas.

 

 

·                    Tema: Monitoramento da Articulação nas Escolas

Local: Todas as Escolas do Município de Itamaraju - Bahia

Período: Durante todo o ano letivo.

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.

Metodologias: Todas essas atividades são realizadas durante todo o ano letivo, de forma quinzenal nas escolas.

Ø  Observação das cadernetas

Ø  Acompanhamento das atividades docentes

Ø  Acompanhamento dos projetos

Ø  Acompanhamento das aulas de campo

Ø  Verificação de rendimento dos alunos

Ø  Acompanhamento da aplicação do simulado

Objetivos: Dar suporte ao coordenador pedagógico e aos professores durante o desenvolvimento das metas e atividades propostas durante os encontros de formação continuada e planejamento quinzenal.

 

Resultado: Com esse acompanhamento observo a melhora na comunicação entre coordenador e docente, consequentemente trazendo bons resultados para a sala de aula, pois o professor consegue atingir os objetivos propostos com segurança e criatividade.

 


·                    Tema: GEOAÇÃO:  Trabalhando as diferentes paisagens.

Local: Município de Itamaraju - Bahia

Período: 01/03 a 31/03

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.

Turmas: 6º ao 9º Ano

Metodologias: Aula prática, teórica, pesquisa de campo e confecções de álbuns de fotografias.

Objetivos: Compreender o conceito de paisagem, identificando os elementos naturais e sociais presentes nas diferentes paisagens, desse modo entender como uma paisagem pode revelar um pouco sobre a dinâmica da natureza e dos seres humanos que nela vivem.

Resultado: Após a realização de projeto foi elaborado registros das descobertas realizadas com esta pesquisa e através disso ocorreu à produção de relatórios coletivos, incentivando a cooperação e a colaboração de todos os alunos envolvidos, assim foram socializados os conhecimentos adquiridos e concretizados com a produção de álbuns fotográficos.

 


·                    Tema: GEOAÇÃO: Eu e o Ambiente onde vivo

Escola Municipal: Todas as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais.

Período: 03/04 a 05/05

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju da cede e do campo.

Turmas: 6º Ano

Metodologias:  Aulas práticas, oficinas e seminários

Objetivos: Permitir ao aluno a oportunidade de externar o seu conhecimento com relação ao ambiente em que vive, colocando em prática o conhecimento adquirido nas aulas de campo e nas oficinas de confecção de mapas e rosas dos ventos, facilitando assim a sua absorção ao tema abordado.

 

Resultado: Os alunos se sentiram à vontade na abordagem do assunto mostrando um conhecimento prévio. No final do objeto de conhecimento trabalhado notou-se que os alunos ficaram satisfeitos com o trabalho elaborados e expostos pelos mesmos. E os professores entusiasmados por terem atingido o objetivo.

 


·                    Tema: GEOAÇÃO: Trabalhando a Hidrografia de Itamaraju

Local: Município de Itamaraju - Bahia

Período: 01/04 a 30/04

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.

Turmas: 6º ao 9º Ano

Metodologias: Aula prática, teórica, pesquisa de campo e confecções de álbuns de fotografias.

Objetivos: Analisar histórica e geograficamente a ocupação das margens do Rio Jucuruçu e Rio do Ouro na área urbana, suburbana e rural no município de Itamaraju, identificando os impactos socioambientais.

 

Resultado: Com esse trabalho de campo realizado com os alunos do município, foi possível perceber o esforço e a dedicação dos alunos ao decorrer de todo o processo do projeto, através de imagens fotográficas, produção de vídeos, confecções de álbuns e materiais de Power Point. Os professores ficaram gratificados com todo resultado e empenho dos alunos para atingirem o objetivo.

 

 



·                    Tema: GEOAÇÃO: Seminário de Geografia

Escola Municipal: Colégio Luiz Eduardo Magalhães (Modelo)

Período: 30/05/2017

Articuladora: Joelita José de Jesus

 

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju da cede e do campo.

 

Palestrantes: Primeiro palestrante professor e escritor Sergio Adas com o tema As novas tecnologias e as linguagens no ensino da Geografia. Segundo palestrante com a oficina sobre a Polissemia na cartografia com o Dr. Leandro Gaffo,

 

Metodologias: Palestras e oficinas.

 

Objetivos: Proporcionar ao professor a possibilidade de interação com os temas propostos nas palestras e na oficina, dando os a oportunidade de sistematizar e trocar experiências didáticas, para que futuramente as suas práticas sejam aplicadas em sala de aula, facilitando assim para o aluno um método mais eficaz de uma aprendizagem com raciocínio e reflexão em torno de um conhecimento crítico.

 

Resultado: Foi de grande importância para o desenvolvimento do conhecimento e melhoramento das aulas práticas, agregou e proporcionou um momento de reflexão, de conhecimento e descontração em torno do tema abordado.





·                    Tema: GEOAÇÃO:  Meio ambiente e qualidade de vida

Escola: Todas as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais.

Período: 22/05 a 09/06

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju da cede e do campo.

 

Turmas: 6º e 7º Ano

 

Metodologias: Aula prática e técnica.

 

Objetivos: Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e a atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.

 

Resultado: Para o professor foi satisfatório o aprendizado e a interação dos alunos com o tema abordado.

 

 

·                    Tema: Simulado

Local: Todas as Escolas do Municipal do Município de Itamaraju – Bahia Sede e Campo.

Período: 11/07 a 17/07

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os alunos do município de Itamaraju Campo e Sede.

Turmas: 6º ao 9º Ano

Metodologias: Avaliação Objetiva

Objetivos: A avaliação tem a função de alimentar, sustentar e orientar o processo pedagógico e se baseia na verificação da aprendizagem do aluno, fornecendo subsídios para uma reflexão constante da prática do professor e direcionando o trabalho de formação continuada e planejamento da rede de ensino do município. 

 

Resultado: Após a aplicação fica possível avaliar o desempenho dos alunos em relação ao componente de Geografia, com seus pontos positivo e negativo dando a possibilidade de trazer melhoras e adquirir estratégias para que os resultados melhorem progressivamente ao decorrer do ano letivo.

 


·                    Tema: GEOAÇÃO:  Meio ambiente e qualidade de vida

Local: Município de Caravelas – Bahia

Período: 15/11

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju da cede e do campo.

Turmas: 6º ao 9º Ano

Metodologias: Aula prática e técnica.

Objetivos: Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos acerca dos temas que envolvam meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e com o desenvolvimento sustentável.

Resultado: Aula de campo foi prazerosa, os alunos saíram cheios de conhecimentos e descobertas sobre o mundo marítimo e o ecossistema em que estão inseridos, os professores felizes por satisfazer a curiosidade dos alunos e a integração entre as escolas participantes.

 


EM 2018:

         O ano letivo iniciou com a Jornada Pedagógica cujo tema era “Autoestima e relações interpessoais, caminhos para a educação transformadora” realizada no dia 05 de fevereiro de 2018 em uma Segunda-Feira, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. O objetivo desse tema escolhido segundo a fala da secretária de educação Juciara Pereira, é buscar superar as dificuldades entre os profissionais, removendo assim imagens e preconceitos sobre muitos assuntos do cotidiano da educação municipal. Na Quinta-Feira cada articulador se reuniu com o grupo de professores de cada componente curricular com o tema “Eu, o outro e o nosso espaço”, o encontro foi realizado na Escola Reitor Edgar Santos durante o turno matutino, porém eu fiquei disponível no turno vespertino para os professores que não possuía possibilitar de comparecer no turno matutino. O evento ocorreu das 08:00 às 11:30.

         Durante o encontro foi realizado cinco momentos com os professores. No primeiro momento as boas-vindas aos Professores com mensagem e dinâmica. No segundo momento foi transmitido um vídeo para apreciação e discussão, após esse momento houve um intervalo e em seguida trabalhamos os índices de aprovação e reprovação do ano 2017 e o resultado do II Simulado. Dando segmentos montamos o planejamento anual e a elaboração de algumas ideias para projetos a serem trabalhados, em seguida ocorreu o planejamento das duas primeiras semanas de aula.

 

Objetivo da Jornada Pedagógica: Analisar e pontuar as atividades trabalhadas no decorrer do ano anterior com a finalidade de promover e criar metodologias para melhor desenvolver o trabalho dos professores em sala de aula.

 

·                    Tema: Encontro quinzenal de articulação com os professores de Geografia

Escola: Municipal Presidente Médici

Período: Durante o ano letivo

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.

Metodologias: Todas as atividades realizadas a seguir foram trabalhadas e discutidas nos encontros de articulação quinzenais.

Ø  Planejamento das aulas práticas e teóricas.

Ø  Produção de atividades Lúdicas.

Ø  Construção de projetos.

Ø  Estudos iniciados sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

Ø  Inicio da produção da DCRMI (Documento Curricular Referencial do Município de Itamaraju)

Ø  Correção dos Simulados de Geografia

Objetivos: Orientar os professores sobre possíveis práticas didáticas, com a socialização e integração das práticas aplicadas pelos mesmos em sala de aula.

Resultado: Percebo que os encontros têm facilitado o trabalho e as dinâmicas dos professores em sala de aula, dessa forma é possível visualizar a melhora no desempenho dos alunos diante das atividades e avaliações propostas.

 


·                    Tema: Monitoramento da Articulação nas Escolas

Local: Todas as Escolas do Município de Itamaraju - Bahia

Período: Durante todo o ano letivo.

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.

Metodologias: Todas essas atividades são realizadas durante todo o ano letivo, de forma quinzenal nas escolas.

Ø  Observação das cadernetas

Ø  Acompanhamento das atividades docentes

Ø  Acompanhamento dos projetos

Ø  Acompanhamento das aulas de campo

Ø  Verificação de rendimento dos alunos

Ø  Acompanhamento da aplicação do simulado

Objetivos: Dar suporte ao coordenador pedagógico e aos professores durante o desenvolvimento das metas e atividades propostas durante os encontros de formação continuada e planejamento quinzenal.

 

Resultado: Com esse acompanhamento observo a melhora na comunicação entre coordenador e docente, consequentemente trazendo bons resultados para a sala de aula, pois o professor consegue atingir os objetivos propostos com segurança e criatividade.




 

·                    Tema: GEOAÇÃO:  Horta na Escola: Saúde e Sabor

Escola: Todas as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais.

Período: Durante o ano letivo

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju da cede e do campo.

Turmas: 6º ao 9º Ano

Metodologias: Aula prática e técnica (Plantio do canteiro, limpeza, regar e cuidar)

Responsáveis: Três alunos por turma a cada dia da semana

Objetivos: Contribuir e proporcionar conhecimento e conscientização para os alunos acerca dos temas que envolvam a transformação do espaço escolar, desenvolvendo a formação de cidadãos conscientes e críticos.

Resultado: Para os professores foi gratificante observar o empenho dos alunos em realizar as atividades extra classe propostas, os alunos ficaram satisfeito ao termino das atividades por terem a possibilidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas e como consequência os bons resultados.


 

·                    Tema: GEOAÇÃO: Visita ao Monte Pascoal

Escola: Todas as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais.

Período: 20/04

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.

Turmas: 9º Ano

Metodologias: Aula de campo

Objetivos: Com essa visita queremos proporcionar aos alunos a possibilidade de uma maior interação com a comunidade indígena e assim enriquecer o conhecimento adquirido em sala de aula.

Resultado: Com essa aula de campo analisamos uma interação de harmonia e curiosidade dos alunos sobre a vida e a sobrevivência dos índios na sociedade atual.


 

·                    Tema: GEOAÇÃO: Vivendo e Aprendendo com o Meio Ambiente

Escola: Todas as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais.

Período: 18/05

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.

Turmas: 8º e 9º Ano

Metodologias: Aula de campo

Objetivos: Conscientização dos alunos a desenvolver ações práticas para valorizar o meio em que vive e criar experiências e motivações que permitam ao aluno chegar à formação de conceitos mais importantes.

Resultado: Com essa aula foi possível aprofundar o conhecimento sobre a relação do ser humano com a natureza, mostrando que devem ter mais amor e responsabilidade com a paisagem natural.



 



·                    Tema: Simulado

Local: Todas as Escolas do Municipal do Município de Itamaraju – Bahia Sede e Campo.

Período: Junho e Novembro

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os alunos do município de Itamaraju Campo e Sede.

Turmas: 6º ao 9º Ano

Metodologias: Avaliação Objetiva

Objetivos: A avaliação tem a função de alimentar, sustentar e orientar o processo pedagógico e se baseia na verificação da aprendizagem do aluno, fornecendo subsídios para uma reflexão constante da prática do professor e direcionando o trabalho de formação continuada e planejamento da rede de ensino do município. 

 

Resultado: Após a aplicação fica possível avaliar o desempenho dos alunos em relação ao componente de Geografia, com seus pontos positivo e negativo dando a possibilidade de trazer melhoras e adquirir estratégias para que os resultados melhorem progressivamente ao decorrer do ano letivo.

 


·                    Tema: GEOAÇÃO:  Os desafios da educação na contemporaneidade; Síndrome Burnout

Escola: Reitor Edgard Santos

Período: 18/09/2018

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju da cede e do campo.

Metodologias: Palestra ministrada pela Dra. Geíse Pinheiro Pinto.

Objetivos: Proporcionar ao professor momento de descontração, visando uma melhor compreensão sobre o tema abordado para assim promover uma reflexão sobre a necessidade de um autocuidado com os mesmos, mediante aos problemas enfrentados na vida profissional e pessoal.

Resultado: Foi notório a descoberta entre os professores sobre a Síndrome Burnout, no qual está presente na vida de muitos colegas de profissão, percebi que a palestra ajudou muitos a entender quais são as suas fraquezas e dessa forma trabalhar em cima delas para que se fortaleça.

 

 



·                    Tema: Projeto: Matematicando

Escola Municipal: Todas as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais Campo e Sede.

Data: 08/10 a 20/11/2018

Articuladora: Joelita José de Jesus

Professores: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.

Turmas: 6º ao 9º ano

Metodologias:  Pesquisas, Estudo Dirigido, Montagem de Gráfico, Exposição do Trabalho com Explicação.

Objetivos: Desenvolver os conceitos Geográficos dentro da matemática de forma lúdica.

Resultado: Os professores foram bastante criativos e os alunos participaram com grande empenho e alegria nas apresentações e exposições dos trabalhos.



·                    Tema: GEOAÇÃO: Consciência Negra

Escola: Todas as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais Campo e Sede.

Período: 12 a 19/11/2018 nas Escolas e 21/11/2018 na Culminância Municipal, na Câmara dos Vereadores.

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.

Turmas: 6º e 9º Ano

Metodologias: Aulas práticas e teóricas, oficinas e apresentações.

Objetivos: Investigar detalhes significativos da história do nosso Estado/Município, bem como a nossa própria história de variadas etnias, trabalhar a temática relacionada com a cultura afro-baiana e cultura em todas as escolas da rede Municipal de Itamaraju, promovendo assim uma reflexão sobre a identidade negra.

Resultado: Esse projeto obteve saldo positivo, pois mostrou aos alunos a importância da valorização da cultura negra e seus afros descendentes na escola e fora dela, os alunos mostraram interesse, respeito e muita criatividade com a abordagem do tema, os professores estão satisfeitos com o resultado e a repercussão do trabalho dos alunos.

 


EM 2019:

         O ano letivo iniciou com a Jornada Pedagógica cujo tema era “Inovando a Educação: Paradigmas e Desafios Educacionais na Atualidade” realizada no dia 04 de fevereiro de 2019 em uma Segunda-Feira, o evento aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA). No qual o tema abordado tem referência com assuntos de relacionamentos pessoais, de ambiente, de trabalho e com a simplicidade humana. Na Quinta-Feira cada articulador se reuniu com o grupo de professores de cada componente curricular, o encontro foi realizado na Escola Reitor Edgar Santos 08:00 às 11:30. Durante o encontro foi debatido ideias e argumentos sobre as atividades executados no ano de 2018, com intuito de melhor a didática e práticas pedagógicas que serão realizadas no ano corrente. Dando segmentos montamos o planejamento anual e a elaboração de algumas ideias para projetos a serem trabalhados, em seguida ocorreu o planejamento das duas primeiras semanas de aula.

 

Objetivo da Jornada Pedagógica: Promover uma relação entre a teoria e a prática, possibilitando a inovação da educação nos paradigmas e desafios educacionais na atualidade.

 

·                    Tema: Encontro quinzenal de articulação com os professores de Geografia

Local: Secretaria de Educação do Município de Itamaraju

Período: Durante o ano letivo

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.

Metodologias:  Todas as atividades a seguir foram trabalhadas nos encontros quinzenais de Geografia que ocorreu durante todo o ano letivo.

Ø  Planejamento das aulas práticas e teóricas

Ø  Construção de projetos

Ø  Formação continuada

Ø  Escolha do livro didático pedagógico de Geografia

Ø  Correção dos Simulados de Geografia

Ø  Seminários elaborados pelos próprios professores

Objetivos: Aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino e aprendizagem, assegurando aos alunos e professores uma compreensão maior do que foi ensinado, pois os registros apresentados serão como uma apresentação do aluno, do seu desenvolvimento, das suas habilidades, fazendo referência nos métodos e abordagens empreendidas.

Resultado: Nota-se que os encontros de articulação têm contribuído para uma didática mais flexível na aplicação dos objetos de conhecimentos, provocando nos professores uma segurança maior nas suas práticas no ensino da aprendizagem.

 

·                    Tema: Monitoramento da Articulação nas Escolas

Local: Todas as Escolas do Município de Itamaraju - Bahia

Período: Durante todo o ano letivo.

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.

Metodologias: Todas essas atividades são realizadas durante todo o ano letivo, de forma quinzenal nas escolas.

Ø  Observação das cadernetas

Ø  Acompanhamento das atividades docentes

Ø  Acompanhamento dos projetos

Ø  Acompanhamento das aulas de campo

Ø  Verificação de rendimento dos alunos

Ø  Acompanhamento da aplicação do simulado

Objetivos: Dar suporte ao coordenador pedagógico e aos professores durante o desenvolvimento das metas e atividades propostas durante os encontros de formação continuada e planejamento quinzenal.

 

Resultado: Com esse acompanhamento observo a melhora na comunicação entre coordenador e docente, consequentemente trazendo bons resultados para a sala de aula, pois o professor consegue atingir os objetivos propostos com segurança e criatividade.




·                    Tema: GEOAÇÃO:  Conhecimento Além da Sala de Aula: Visita a Escola Agroecológica

Escola: Todas as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais.

Período: 16/04

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju da cede e do campo.

Turmas: 6º ao 9º Ano

Metodologias: Aula prática e técnica

Objetivos: Fazer com que o aluno entenda como funciona o trabalho e a conservação da base de recursos naturais e a orientação da mudança tecnologia e institucional, de maneira a assegurar a obtenção e a satisfação continua das necessidades humanas para as gerações presentes e futuras.

Resultado: Com essa aula ficou evidente que os alunos tem uma interação de harmonia com as práticas aplicadas no campo, onde eles demonstraram respeito e amor ao meio ambiente.

 


·                    Tema: GEOAÇÃO:  Paisagismo na Escola: Beleza e Cuidado com o Meio em que vive

Escola: Todas as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais.

Período: Durante o ano letivo

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju da cede e do campo.

Turmas: 6º ao 9º Ano

Metodologias: Aula prática e técnica (Jardinagem, limpeza, regar e cuidar)

Responsáveis: Três alunos por turma a cada dia da semana.

Objetivos: Promover a sensibilização, conscientização e capacitação dos alunos, dos problemas ambientais visando à construção de um futuro sustentável.

Resultado: Com esse projeto podemos vivenciar a transformação de pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizagem para todas as faixas etárias, promovendo a beleza da nossa escola.

 

 

·                    Tema: GEOAÇÃO: Atividade Prática de Geografia: Vivenciando o Conhecimento.

Escola: Todas as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais.

Período: 03/05 Culminância do Estudo e de Pesquisa sobre as regiões do Brasil (01/04 a 03/05).

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju da cede e do campo.

Turmas: 7º Ano

Metodologias: Levantar conhecimentos prévios nas aulas teóricas, práticas e apresentações de danças e poesias.

Objetivos: Conhecer a divisão do Brasil em cinco regiões administrativas proposta pelo IBGE, compreendo como os aspectos (os sistemas) naturais e humanos criam espaços e estruturas que formam uma totalidade. Conhecendo assim, características marcantes de cada região, a ocupação e a transformação desse espaço.

Resultado: O trabalho foi executado com louvor e com a participação ativa de todas as turmas das escolas envolvidas.

 

 

·                    Tema: Simulado

Local: Todas as Escolas do Municipal do Município de Itamaraju – Bahia Sede e Campo.

Período: Junho e Novembro

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os alunos do município de Itamaraju Campo e Sede.

Turmas: 6º ao 9º Ano

Metodologias: Avaliação Objetiva

Objetivos: A avaliação tem a função de alimentar, sustentar e orientar o processo pedagógico e se baseia na verificação da aprendizagem do aluno, fornecendo subsídios para uma reflexão constante da prática do professor e direcionando o trabalho de formação continuada e planejamento da rede de ensino do município. 

 

Resultado: Após a aplicação fica possível avaliar o desempenho dos alunos em relação ao componente de Geografia, com seus pontos positivo e negativo dando a possibilidade de trazer melhoras e adquirir estratégias para que os resultados melhorem progressivamente ao decorrer do ano letivo.

 

 

·                    Tema: Curso da BNCC dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Período: 18/09/2019 a 24/03/2020

Carga Horaria: 40 Horas

Participante: Joelita José de Jesus

Ementa: O curso prevê a apresentação da Base Nacional Comum Curricular – seus princípios e estrutura. Há um aprofundamento sobre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento e campos de experiência. Por fim, será abordada a reformulação de projetos pedagógicos e a implementação de currículos do ensino fundamental, norteados pela BNCC.

 

Metodologias:  O curso se organiza para apresentar conceitos e princípios fundamentais e propor reflexões sobre as implicações da BNCC para a prática pedagógica. Em cada módulo, o conteúdo será apresentado, principalmente, por meio de videoaulas que esclarecerão princípios, discutirão práticas pedagógicas e abordarão exemplos.
Demais recursos – textos, imagens, animações, objetos digitais – servirão como elementos de apoio para a compreensão dos vídeos, trazendo conceitos, dados complementares e outras informações necessárias. Ao final de cada módulo, o cursista é convidado a realizar um conjunto de atividades não avaliativas: questões fechadas com feedback automático em diferentes formatos – verdadeiro ou falso, múltipla escolha, associação – e questões abertas e reflexivas, sem resposta certa ou errada, com comentário para consideração do cursista. O intuito das atividades é tanto o de permitir ao cursista que verifique seu entendimento do conteúdo abordado quanto o de sensibilizar e provocar reflexões a respeito de suas práticas. Ainda ao final de cada módulo também, há tópicos para discussão no fórum, disponível no ambiente virtual de aprendizagem. Por se tratar de um curso autoinstrucional, a participação no fórum é opcional e não avaliativa, entretanto, assume-se que o espaço para troca de experiências e reflexões entre os cursistas amplia as oportunidades de aprendizagens dos cursistas. A partir das inscrições, o início do curso será automaticamente liberado e o prazo máximo de 120 dias para conclusão do curso começará a contar assim que o cursista receber um e-mail confirmando sua inscrição. O curso é realizado 100% online.
A declaração é emitida pelo ambiente virtual de aprendizagem do Ministério da Educação – AVAMEC, tão logo finalizado o curso. Por isso, é importante que os dados pessoais estejam corretamente preenchidos no cadastro.

 

Objetivos: Ao final, espera-se que o cursista:

Ø  Conheça em profundidade a BNCC e suas premissas pedagógicas;

Ø  Perceba como a BNCC contribui para a promoção das aprendizagens de todos os estudantes - crianças, jovens e adultos;

Ø  Conheça as aprendizagens previstas para os alunos do ensino fundamental;

Ø  Identifique mudanças que a BNCC imprime nas práticas pedagógicas e acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento.

Público alvo:  Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental: Geografia

 

Conteúdo do curso

Ø  A BNCC da Educação Básica

Ø  A BNCC da Educação Básica

Ø  Os fundamentos pedagógicos da BNCC

Ø  Como a Base está organizada?

Ø  Qual é o desafio posto aos educadores?

Ø  M1 Atividades - Professores

Ø  O componente Geografia nos anos finais do ensino fundamental

Ø  A etapa dos anos finais

Ø  O componente GEOGRAFIA nos anos finais

Ø  O componente GEOGRAFIA nos anos finais: Atividades

Ø  O currículo em ação: a implementação das propostas pedagógicas

Ø  A implementação da BNCC: compromisso com a excelência e a equidade nas aprendizagens

Ø  O currículo em ação: a implementação das propostas pedagógicas

Ø  Atividades

Ø  M3 Ficha Técnica

Resultado: Esse curso foi de fundamental importância, pois enriqueceu meu conhecimento profissional, possibilitando suporte para a construção da DCRMI e para contribuir na formação dos meus colegas e professores do componente curricular de Geografia.

 



·                    Tema: GEOAÇÃO: Conhecendo o Mundo e suas Diversidades

Escola: Todas as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais.

Período: 30/09 a 31/10

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju da cede e do campo.

Turmas: 8º e 9º Ano

Metodologias: Levantar conhecimentos prévios nas aulas teóricas, práticas e seminários.

Objetivos: Proporcionar o aluno condições para investigar elementos históricos, sociais, políticos e culturais dos países estudados.

Resultado: No momento da apresentação do seminário, na produção artística quando todos os trabalhos foram apresentados, foi visível a segurança de cada grupo nas apresentações.

 



·                    Tema: GEOAÇÃO: Passeio com os professores na Fazenda Agroecológica com a participação de vários professores da América Latina.

Período: 22/10

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.

Metodologias: Palestras, visitas ao plantio agroecológico e ao viveiro autossustentável.

Objetivos: Proporcionar ao professor momentos de descontração e aprendizagem com outras culturas.

Resultado: Foi visível a alegria dos professores durante toda trajetória do passeio.

 


·                    Tema: GEOAÇÃO: Consciência Negra

Escola: Todas as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais.

Período: 28/10 a 19/11/2019 nas Escolas e 21/11/2019 na Culminância Municipal, na Câmara dos Vereadores.

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.

Turmas: 6º e 9º Ano

Metodologias: Aulas práticas e teóricas, oficinas, apresentações e palestras.

Objetivos: Compreender a contribuição africana para a construção da identidade brasileira, por meio do desenvolvimento sociocultural e musical; identificar as diversas origens dessas contribuições; reconhecer e ouvir a obra de compositores afro descendentes para assim formar uma consciência crítica e inovadora do mundo em que vivemos.

Resultado: A partir desse projeto os alunos obtiveram a oportunidade de perceber o tamanho da contribuição no desenvolvimento sociocultural, artístico e musical na nossa sociedade brasileira.

 



EM 2020:

         A Jornada Pedagógica do Município de Itamaraju no ano letivo de 2020 obteve como tema: “Vivências e práticas educacionais no mundo tecnológico”, no qual foi realizada durante os dias 10/02 a 13/02 no auditório da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA). O primeiro encontro de articulação do componente curricular de Geografia aconteceu no dia 13 de fevereiro na Escola Municipal Presidente Médici com a participação de todos os professores da rede municipal. Durante o evento foi abordado metas a serem cumpridas durante o ano letivo. Foi feita uma breve analise de gráficos com resultados de avaliações do ano anterior, com o intuito de perceber os pontos fracos para que com o trabalho em equipe e determinação da articulação e dos professores, esses problemas fossem sanados. Também foi realizada uma análise do plano anual e a construção da sequência didática da primeira semana para ser trabalhada. Devido a pandemia, infelizmente só conseguimos nos reunir presencialmente mais uma vez no dia 25/02 e começamos a planejar projetos para serem desenvolvidos durante o ano letivo e o planejamento quinzenal. Dessa forma, fomos obrigados a nos adaptar a situação atual, passamos a nos reunir através de aplicativos com intuito de dar continuidade ao nosso trabalho e alcançar ainda assim as nossas metas iniciais.

        


·                    Tema: Monitoramento da Articulação nas Escolas

Local: Todas as Escolas do Município de Itamaraju - Bahia

Período: Durante todo o ano letivo.

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.

Metodologias: Todas essas atividades são realizadas durante todo o ano letivo, de forma quinzenal nas escolas.

Ø  Observação das cadernetas

Ø  Acompanhamento das atividades docentes

Ø  Acompanhamento dos projetos

Ø  Acompanhamento das aulas de campo

Ø  Verificação de rendimento dos alunos

Ø  Acompanhamento da aplicação do simulado

Objetivos: Dar suporte ao coordenador pedagógico e aos professores durante o desenvolvimento das metas e atividades propostas durante os encontros de formação continuada e planejamento quinzenal.

 

Resultado: Com esse acompanhamento observo a melhora na comunicação entre coordenador e docente, consequentemente trazendo bons resultados para a sala de aula, pois o professor consegue atingir os objetivos propostos com segurança e criatividade.

 


·                    Tema: Geoação: Atividade prática de Geografia: Conhecendo e Entendendo o espaço Geográfico aonde vivemos.

Período: Duas primeiras semanas do ano letivo.

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.

Metodologias:  Aulas práticas e teóricas.

Objetivos: Promover o conhecimento do espaço geográfico aonde vivemos, para assim construir uma aprendizagem progressiva, despertando a motivação e os interesses dos alunos pelo saber, facilitando a compreensão de fenômenos naturais e concepções cientificas.

Resultado: Com as aulas práticas é possível analisar o entendimento e o aprimoramento do objeto do conhecimento abordado.

 


·                    Tema: Encontro quinzenal de articulação com os professores de Geografia na modalidade Remota.

Período: Durante o ano letivo

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.

Metodologias:  Atividades elaboradas nos encontros de articulação online ao decorrer desse ano letivo.

Ø  Planejamento das aulas

Ø  Atividades remotas.

Ø  Montagem de vídeo aulas

Ø  Projetos para atividades online

Ø  Atividades confeccionadas para serem impressas e entregue aos alunos que não possuem aparelhos eletrônicos para ter acesso as aulas online.

Ø  Roteiro de Estudos para os alunos que não possuem aparelhos eletrônicos para ter acesso as aulas online.

 

Objetivos: Proporcionar ao professor condições necessárias para aplicar as aulas e as atividades remotas, visando uma melhor compreensão da situação atual.

Resultado:  É um momento difícil, que ainda estamos em fase de adaptação, pois saímos de um contato físico da sala de aula para uma aula online, onde sentimos a ausência do calor humano e da interação entre alunos, é tudo muito assustador, mas decidimos darmos as mãos e seguirmos juntos na busca de novos métodos de ensinar.

 

 

·                    Tema: Formação para Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Período: 22/06 a 15/09

Articuladora e Coordenadora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju Campo e Sede.

Metodologias:  Estudo compartilhado, Debates, Apresentação de Poemas, Parodias e Slides.

Objetivos: Estudar e entender melhor a DCRB – Documento Curricular Referencial da Bahia, ao qual foram feitos vários trabalhos: leituras, atividades, reflexões, discussões, apresentações, em preparação da reelaboração da proposta curricular de Itamaraju.

Resultado: Com essa formação foi possível com a participação de professores de Geografia da rede pública reformular o DCRMI com mais segurança e criatividade.


·                    Tema: Consciência Negra

Período: 01/11 a 20/11

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju.

Metodologias:  Será utilizada um trabalho dinâmico através de diálogo entre professor e alunos, apresentação de textos, músicas e poemas que retratam o empoderamento no negro na nossa sociedade.

Objetivos: Proporcionar conhecimentos sobre os aspectos históricos que levaram ao fim da escravidão e suas consequências imediatas na sociedade, conhecendo o motivo especial pelo dia da consciência negra e elevando o entendimento sobre o empoderamento do negro na sociedade.

Resultado: Com esse projeto é possível contribuir para o desenvolvimento da consciência do aluno do respeito e da valorização do povo negro, da cultura africana e afro-brasileira na sociedade, destacando a importância dos mesmos na construção da identidade do povo brasileiro.

 

 

·                    Tema: Busca Ativa

Período: 23/11 a 04/12

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todas as Escolas da rede Municipal de Itamaraju Sede e Campo.

Metodologias:  Matriculas e Busca ativa aos alunos que não comparecerão a escola.

Objetivos: Rematricular os alunos e avaliar quantos não estão participando ativamente das aulas online e nem tão pouco respondendo as atividades impressas disponíveis nas escolas para aqueles alunos que não possuem aparelhos eletrônicos, desse modo, buscamos outras metodologias para atingir todo o público, pois existe a possibilidade das aulas não retornarem presencialmente.

Resultado: Apesar de estarmos vivenciando um episódio jamais visto em todos esses anos no Brasil o programa Busca Ativa criado pela Secretária de Educação do Município de Itamaraju – Bahia, se fez necessário, pois até o momento presente, conseguiu atingir o objetivo.


·                    Tema: GEOAÇÃO:  Paisagismo na Escola: Beleza e Cuidado com o Meio em que vive (Resultado do projeto em andamento desde 2019)

Escola: Todas as escolas do município de Itamaraju do Ensino Fundamental Anos Finais.

Período: Durante o ano letivo

Articuladora: Joelita José de Jesus

Participantes: Todos os professores do componente de Geografia do município de Itamaraju da cede e do campo.

Turmas: 6º ao 9º Ano

Metodologias: Aula prática e técnica (Jardinagem, limpeza, regar e cuidar)

Responsáveis: Três alunos por turma a cada dia da semana, porém devido a pandemia de COVID 19, foi necessária uma adaptação do projeto, pois as aulas foram suspensas. Dessa forma, atualmente os funcionários se sentiram responsáveis para dar continuidade ao projeto cuidando da melhor maneira possível.

Objetivos: Promover a sensibilização, conscientização e capacitação dos alunos, dos problemas ambientais visando à construção de um futuro sustentável.

Resultado: Com esse projeto podemos vivenciar a transformação de pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizagem para todas as faixas etárias, promovendo a beleza da nossa escola. Essa avaliação foi realizada em 2019 e hoje em 2020, posso afirmar que o nosso objetivo foi alcançado com sucesso, pois tínhamos a intenção de atingir como público alvo, não só os alunos, mas também a comunidade e a sociedade em que esses alunos vivem, de forma que levem esses comportamentos e esses valores adquiridos por toda a vida.

 



SUGESTÕES DE AÇÕES PATA CONTINUIIDADE DOS SERVIÇOS REALIZADOS

·                    Para que as aulas de campo aconteçam com o mesmo êxito, ou melhor, é necessário continuar nos apoiando com o meio de transporte.

·                    Disponibilidade de matérias didáticos cartográficos, como por exemplo:

1-      Mapa do Município de Itamaraju

2-      Mapa do Brasil: Regional, Politico, Físico e Econômico

3-      Mapa Mundi: Divisão Continental, Físico e Econômico

4-      Globo Terrestre

·                    Jogos Pedagógicos Geográficos

·                    Medalhas e Troféus para as gincanas

·                    Caso as aulas não voltem a acontecer de formar presencial seria interessante disponibilizar um canal ou uma plataforma própria da escola para facilitar a vida do professor e do aluno.

·                    Caso as aulas voltem a acontecer de forma presencial seria uma sugestão montar um sistema de rodizio de alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário