MEMORIAL DE GEOGRAFIA - 2023

                      PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

                     SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

                      Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais












Memorial: Ensino/aprendizagem de Geografia

                                    2023














                                                         Itamaraju- 2023

                                  PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

                                  SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

                                    Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais






Dados de identificação:



Coordenadora do Ensino Fundamental Anos finais:

Lurdes Marina Barbosa



Professora articuladora:

Uelcineia Jeamonod da Cruz
























                                                         Itamaraju- 2023


APRESENTAÇÃO

 O presente memorial tem por objetivo analisar, refletir e retratar as experiências consideradas de maior relevância durante uma trajetória determinada por um espaço e tempo, no qual faz uma retomada articulada e intencionada da trajetória traçada por articuladores e professores na construção do processo de ensinar e no aprender dos estudantes.

O memorial do componente de Geografia a nível municipal, retrata as atividades didáticas durante o ano de 2023, sendo demostrados através de fotos os trabalhos desenvolvidos na rede, abordando a evolução do componente curricular em um ano de trabalhos através de temas Inter curriculares e articulações. 

Portanto, utilizo das palavras de Paulo Freire ‘Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.’ (Paulo Freire).


OBJETIVO


Demonstrar as atividades elaboradas e executadas pelos professores nos encontros das articulações de Geografia no decorrer do ano de 2023 no município de Itamaraju.


IDENTIFICAÇÃO 

Cronograma: 2023.

Município: Itamaraju-Bahia.

Responsáveis: professores do componente Geografia da Rede Municipal de Itamaraju, Anos Finais: Adeires Marques Lima, Adeluzia Gomes Bran, Elenice Vieira da Silva Oliveira, Danilo Evandro Silva Guimarães, Ibys Alves dos Santos, Ilce Aventurado Pinheiro, Ilma Pereira Oliveira, Joelita José de Jesus, Leonardo Procópio do Carmo, Marilaque dos Santos Vieira Alves, Mauro André Monteiro Figueiredo, Maria José Ferreira Flores, Natália Nogueira Polon, Renata de Souza Silva, Núbia da Silva Matos.

Público alvo: alunos da Rede Pública Municipal de Itamaraju dos Anos Finais.

Escolas envolvidas: Escola Municipal Reitor Edgard Santos, Escola Municipal José de Anchieta, Escola Municipal Novo Prado, Escola Municipal Benedita Malaquias, Escola Municipal Maria D’Ajuda, Escola Municipal Liberdade, Escola Municipal Urbis II, Escola Municipal Sizaltina Barbosa dos Santos, Escola Municipal Presidente Médici, Escola Municipal Otávio Mangabeira. 









INTRODUÇÃO

A prática educativa não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também o processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e transformá-los em função de suas necessidades econômicas, políticas na coletividade (LIBÂNIO, 1994). 

 Com as novas gerações que chegam cada vez mais à escola com diferentes estruturas cognitivas, exige do profissional um trabalho diferenciado.

 Este memorial, descreve as Ações Pedagógicas promovidas pela Secretaria de Educação de Itamaraju, as atividades orientadas, planejadas, elaboradas e desenvolvidas durante o I, II, III Trimestre do ano letivo de 2023. Sendo assim, retomando as vivências durante o período do dia 02 de fevereiro ao dia 14 de dezembro.

Trata-se de um período de sugestões, planejamento, trocas de experiências, reflexões entre gestores, educadores, colaboradores envolvidos em todo processo educativo. 

O presente trabalho tem como objetivo relatar experiências relevantes ocorridas enquanto articuladora do componente curricular de Geografia no ensino Fundamental Anos Finais. 

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

O saber se aprende com mestres e livros.

A Sabedoria, com o corriqueiro, com a vida e com os humildes.

O que importa na vida não é o ponto de partida, mas a caminhada.

Caminhando e semeando, sempre se terá o que colher” (Cora Coralina). 

Com as palavras de Cora Coralina início os relatos e vivências dos ocorridos durante o ano letivo.

No dia 02 de fevereiro de 2023 aconteceu na Secretaria Municipal de Educação de Itamaraju o encontro de articuladores, com um caloroso acolhimento e boas-vindas. Em seguida alguns informes para iniciar o ano letivo dando espaço a algumas sugestões para o trabalho e socialização, visando atender melhor as propostas educacionais no ano de 2023.

 




 






                              Jornada Pedagógica 2023


  A Jornada Pedagógica é um momento em que profissionais da educação partilham ideias, ensinam e aprendem na coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo, por meio da análise dos indicadores educacionais, dos valores e da cultura das escolas. O tema escolhido é um convite à comunidade escolar para evidenciar práticas educativas e o trabalho desenvolvido com a leitura, na perspectiva das diversas linguagens e áreas do conhecimento.

A rede municipal de ensino de Itamaraju, inaugurou o ano letivo de 2023 com a Jornada Pedagógica, sob o tema “Tecnologias e Competências Socioemocionais: Reflexões Necessárias”.

Portanto a Jornada Pedagógica foi dividida em 3 etapas, iniciando nas escolas no dia 23-02 (quinta –feira) e 24-02 ( sexta-feira), com a pauta sugerida pela coordenação técnica do Fundamental Anos Finais  tendo em vista, melhor abordar, direcionar e discutir os resultados do ano anterior, sendo assim deu procedimento realizando a acolhida de toda equipe da escola, estudo do PPP, planejamento do calendário de eventos da instituição, e para sugerir alterações contou com a avaliação do ano letivo de 2022, ano anterior. 

No auditório da CESESB/FACISA aconteceu no dia 27-02 a Abertura da Jornada Pedagógica, com o palestrante Eduardo Shinyashiki, consultor organizacional, escritor, conferencista nacional e internacional, especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional, educacional e pessoal e em neurocoaching.

https://www.youtube.com/watch?v=Ah5sOem0TWA .

 De uma forma diferente, recebendo-os de maneira sensível e empática, acolhendo os professores, o palestrante foi trabalhado o tema “Tecnologias e Competências Socioemocionais: Reflexões Necessárias”. Promovendo momentos de reflexões e acolhimentos.

 

 



No dia 28 de fevereiro encerrou com a palestra para os professores do Ensino Fundamental Anos Finais Sede e Campo, ministrada por Leonardo Gaffo palestrando sobre “Aprendizagens Significativas a partir de práticas Inovadoras, Afetivas e Seguras. 



Dando continuidade à programação, o encontro presencial contou com a participação dos professores do Ensino Fundamental Anos Finais, Coordenação Geral dos Anos Finais e Articuladores de Área. Portanto o acolhimento aos professores foi de forma diferente, um momento permeado de expectativas, reflexões, angústias e diversos outros sentimentos. O reencontro teve como principal objetivo promovido pela equipe dos Anos Finais, um "Acolhimento Emocional", fugindo de todos os moldes e regras dos anos anteriores, afinal o momento carecia de muito cuidado e zelo. Proporcionando força e paz para essa jornada que se inicia!

Em seguida, durante toda semana, se deu o início as atividades referentes aos encontros com professores para iniciar o ano letivo de 2023 no município de Itamaraju.

Aconteceu também um momento de apresentações dos Projetos Inovadores que veio para fazer a diferença nas escolas. Essa ocasião contou com a participação de gestão e coordenação escolar, articuladores de área  e coordenação técnica. 













No dia 28 de março, estiveram reunidos todos os professores de Geografia e Articulador de Área, com objetivos de oportunizar o desenvolvimento dos profissionais da educação, favorecendo a ampliação da participação e o fortalecimento da organização do trabalho pedagógico coletivo e contribuir para a melhoria dos indicadores Educacionais da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju. Levando os mesmos a elaboração das primeiras sequências didáticas planejadas e elaboradas pelos professores, sob as orientações da Coordenação Geral e Articuladora de Geografia para iniciar o ano letivo, com o intuito de evidenciar as competências socioemocionais, dando ênfase as emoções que os estudantes apresentaram no ano anterior e que demonstraram esse ano.

 Em concordância com o DCRMI (Documento Curricular Referencial do Município de Itamaraju), o ano de 2023 foi pensado trabalhar as seguintes temáticas: Valores em Pauta: Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula”; Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”; Consumidor consciente, empreendedor eficiente; Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em foco”;

Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da independência da Bahia. 

Nas primeiras semanas foi abordado o tema Intercurricular: Valores em Pauta: Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula e como tema integrador: Desenvolvendo empatia por Geografia, trabalhando objetos de conhecimentos de prioridades do 6º ano ao 9º ano, objetos que foram pontos estratégicos para os professores observarem através de atividades práticas com leitura e interpretação de textos, conversa informal, vídeos e exposição de slides abordando os temas estudados, de maneira a diagnosticar através de aulas, interação oral e escrita o conhecimento prévio dos alunos.   

O tema: Valores em Pauta: Aprendizagem Significativas e Inovadoras em sala de aula foi trabalhado no período de 01 de Março a 07 de abril.

“Por aprendizagem significativa, entendo, aquilo que provoca profunda modificação no indivíduo. Ela é penetrante, e não se limita a um aumento de conhecimento, mas abrange todas as parcelas de sua existência. (Carl Rogers).

Sendo assim, neste período os estudantes foram orientados pelos professores de Geografia a comparar modificações das paisagens  nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos, descrever os movimentos do planeta e sua  relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos, a analisar a distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), Identificar as desigualdades presentes na população a partir dos indicadores demográficos e Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais. Estimulando os estudantes a usarem a sua criatividade e compreensão sobre os objetos de conhecimento abordados.

      AÇÕES DOS ESTUDANTES REFERENTE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DA I TRIMESTRE.

 

  

 

 

  


  



  





 

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por        todas as formas de vida e para a vida!”

A expressão sustentabilidade, associa a uma maior conscientização sobre as diferentes formas de preservar o meio ambiente. Sustentabilidade é a ideia de utilizar a natureza para atender as necessidades da sociedade sem comprometer as gerações futuras, de modo que elas também possam utilizar os meios   naturais. Assim sendo, temos que preservar o meio ambiente para garantir sua existência para as próximas gerações a fim de que elas façam o mesmo. Por isso, os professores de Geografia, promoveram a oportunidade dos estudantes de associar a teoria à prática, levando-os ao reconhecimento dos impactos ambientais e discutir a importância da educação ambiental no processo de ensino aprendizagem. Com pequenas ações orientados os estudantes a elaborar e colocar em prática ideias para realizar o desenvolvimento da sociedade de forma que não prejudique a natureza. 

Feito de modo a evitar que os resultados das ações humanas o prejudiquem.

Neste I e II Trimestre os professores de Geografia tiveram a oportunidade de trabalhar com os estudantes o tema Inter curricular “Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”. Esse tema foi dividido em subtemas para cada ano, (6ºano, 7º ano,8º ano e 9º ano), dando possibilidades ao trabalho dos professores relacionado ao tema e subtemas:

Subtema: A importância da sustentabilidade para o planeta. (6ºano);

Subtema: Meio ambiente e sustentabilidade por amor à vida. (7ºano);

Subtema: Atitudes Sustentáveis: iniciativas a favor do meio ambiente (8ºano)

Subtemas: Globalização e a indispensável sustentabilidade ambiental. (9ºANO).

Orientados pelos professores os estudantes fizeram um ótimo trabalho iniciando com roda de conversas, em discussão a conscientização e preservação ao Meio Ambiente, demonstrando preocupação em fazer a sua parte dando a sua contribuição preservando o meio em que vive,  reaproveitando o lixo orgânico em casa, participando um bate papo com um profissional da limpeza urbana se apropriando  de sua rotina de trabalho levando os a uma reflexão, certificando-se da importância do consumo consciente da água, reciclagem do lixo( reaproveitamento de várias formas) e usando a criatividade confeccionando cartazes e montando informativos através de slides, demonstrando um olhar geográfico sobre a importância de preservação ao meio ambiente. Contribuindo assim com um Projeto interdisciplinar: Comprometidos com um ambiente saudável e sustentável em prol da saúde física, mental e social. 

         “Consumidor consciente, empreendedor eficiente; Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em foco”.


A várias questões relacionadas ao processo de produção das mercadorias que consumismos são expostas gerando culpa e sensação de impotência. A Geografia tem um papel importante a de propor atividades e momentos de interação com o meio em que o estudantes vive, motivando-o a refletir sobre como as pessoas se relacionam entre si e encorajando-os para enfrentar situações-problema, primeiramente na escola e futuramente na vida. O que difere o ensino de um ano para o outro, são a profundidade e a extensão de cada uma das competências.

A partir de 12 de abril a 01 de setembro foi trabalhado o tema “Consumidor consciente, empreendedor eficiente; Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em foco” que permitiu que o professor compartilhasse suas experiências profissionais com saberes da vida, disponibilizando ao estudantes uma forma mais reflexiva em relação ao comportamento da sociedade sobre Consumidor consciente. Possibilitou momentos de leituras e interpretação de textos sobre o consumo consciente.

 Os estudantes orientados pelos professores demonstraram sua criatividade desenvolvendo as atividades direcionada na sequência didática.

     AÇÕES DOS ESTUDANTES REFERENTE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS  DO  II TRIMESTRE.


 

  

 

  


 

 


   



 


 


 




      

       






 



 


 

 

 




 



    


 

   




 


 AÇÕES DOS ESTUDANTES REFERENTE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA III TRIMESTRE.

                

             Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em foco”

O presente tema visa trabalhar leitura e escrita de forma interdisciplinar, almejando diagnosticar e trabalhar as dificuldades do estudante estimulando- o a analisar, elaborar, descrever e interpretar mapas, e outros. 

Foram trabalhados neste tema Inter curricular um subtema para cada ano (6º ano- Leituras Geográficas ,7º ano - Leituras Geográficas, 8º ano - Leitura Geográfica na América e 9º ano-Desafio de ensinar a ler o mundo) estimulando os estudantes a analisar, elaborar, descrever e interpretar, fazendo a leitura de mundo e colocando em foco a cidade de Itamaraju.

Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da independência da Bahia. 

O multiculturalismo favorece a mudança nas relações vividas pelos indivíduos, inserindo dentro do contexto as questões como identidade, diferenças de classe, gênero e etnia, entre outros.

 Dando a oportunidade aos professores de trabalhar a conscientização sobre o preconceito cultural, racial e social, aos direitos humanos com o intuito de evidenciar as heranças genéticas.  O presente trabalho estimulou o estudante expor o seu ponto de vista através de debates e questionamentos, dentro dos limites, destacando o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. Sendo orientados pelos professores os estudantes participaram e fizeram apresentações abordando a Consciência Negra.




 

   


 


  


 




 

 

 

  

Com o principal objetivo de acompanhar o trabalho é o desempenho do professor durante as aulas, para colaborar com intervenções na busca de melhores métodos na condução do conhecimento em sala de aula. Os professores registram por meio de fotos todas as atividades práticas realizadas durante as aulas, envia ao Articulador de Área e este por sua vez as armazenam no Blogger articulandooconhecimento.blogspot.com.br como uma espécie de portfólio.


                             Acompanhamentos nas escolas

No ano letivo foram realizadas os acompanhamentos monitorados  na  Escola Municipal José de Anchieta no turno matutino com Leide Guilherme a atual Coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a diretora Janete Rocha para direcionamento das atividades nas escolas, inicialmente no dia 14 de fevereiro, a então Articuladora de Geografia Uelcineia Jeamonod da Cruz, responsável por acompanhar a escola Municipal José de Anchieta, Leide Guilherme a atual coordenador dos anos Finais do fundamental e a diretora Janete Rocha estiveram reunidas para direcionamento da Jornada Pedagógica.

Neste dia a pauta foi sugerida, com as orientações e explicações necessárias para o cumprimento de todas as etapas da pauta, como por exemplo: 

Busca Ativa durante todo o ano; Avaliação Diagnóstica; Calendário de Eventos da Escola; Elencar junto aos professores, temas de formação para o decorrer dos encontros pedagógicos durante o ano letivo e relatórios mensais do coordenador sobre as ACs na escola.

Durante o acompanhamento a escola ocorreu alguns eventos e ações que tive a oportunidade de presenciar.


  


                         



 A elaboração do Plano Anual.

A construção do Planejamento Anual ocorreu depois da quinzena de diagnóstico, outro fator relevante para a construção do mesmo, contando com a participação dos professores e orientação da articuladora de área.

 Os Anos Finais do Ensino Fundamental ao longo desses anos evidencia-se pela elaboração de muitos pontos que são considerados para manter e até mesmo despertar a autonomia dos estudantes com relação à aprendizagem, para tanto é necessário elaborar no planejamento métodos que fortifiquem esse protagonismo, em todo processo de ensino aprendizagem, desde levantamento de conhecimentos prévios até avaliação. Sendo os professores protagonistas na construção desse documento, pois sabem e conhecem sobre seus estudantes, dificuldades, anseios, habilidades, enfim, fatores cognitivos, emocionais, culturais e sociais presentes em uma sala de aula e que precisam ser priorizados.


ENCONTROS DE ARTICULAÇÃO E FORMAÇÃO

Período: Ao longo do Ano Letivo (encontros quinzenais de março a dezembro).

 Dentro do espaço escolar a diversidade de necessidades é muito grande. Quem está dentro da sala de aula todos os dias sabe quantos desafios diariamente precisam ser vencidos. Cada estudante apresenta uma personalidade e uma bagagem diferente, sendo assim, para aprender a lidar, com maestria, com tal diversidade, oferecendo o melhor aprendizado para todos os alunos é preciso desenvolver técnicas e estratégias. Sendo assim é essencial para a efetivação de um currículo que de fato, priorize a realidade e a participação efetiva de todos os professores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Os encontros de Articulação acontecem quinzenalmente, sempre nas terças-feiras, nos períodos de aula, em dois turnos, dessa forma o professor participa no seu horário de trabalho, porém, havendo necessidade poderá acontecer com espaço de tempo inferior, dessa maneira, os encontros prioriza elaboração de Plano de Trabalho coerente com o contexto do município, propondo estratégias, ações, prazos e recursos a serem utilizados, identificando possíveis problemas para propor soluções que atendam tais necessidades;  construção, em conjunto com os professores do planejamento anual e das sequências didáticas quinzenal, dos projetos pedagógicos, contribuindo com informações necessárias e sugerindo ações relacionadas a área; formação continuada com temas relevantes para atuação em sala de sala, como educação e tecnologia, relação entre as tecnologias e o tempo, reflexo em nossos estudantes.


ARTICULAÇÃO

Período: Ao longo do ano letivo

Descrição da Atividade:

Durante o ano letivo foram realizados encontros na Secretaria Municipal de Educação, inicialmente no dia 28 de março.

                

 

  

  

 



                     



                  



No dia 08-08-2023 foi o momento em que os professores do componente curricular de Geografia analisaram com muita atenção vários livros didáticos.






Aconteceu no dia 28-09-2023 na Escola Municipal Reitor Edgard Santos com a participação dos professores do componente curricular de Geografia uma das etapas da CONAE, abordando o EIXO VII- Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantias da vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdade e da pobreza. 

 Em caráter extraordinário, a Conferência Nacional de Educação – CONAE Edição 2024, deu início as Discussões e Proposições por Eixo Temático, baseado no Decreto nº 11.697 de 11 de setembro de 2023.

& 1º Realização da CONAEE como a finalidade o desenvolvimento da educação nacional, com gestão democrática e inclusão, equidade, diversidade e qualidade social, a parti da defesa do Estado democrático de direito, da constituição e da educação como direito de todas as pessoas.


  






 FOTOS:



 

 

  




  



                    

 





                    Homenagem ao dia do professor(a)s na SMEI.


Aconteceu na manhã do dia (31-10) na Secretaria Municipal de Educação de Itamaraju, com a participação dos professores do componente curricular de Geografia e Arte uma homenagem ao dia do professor! 

Daqui só se leva o amor (Jota Quest), música que transmite uma mensagem positiva sobre a nossa vida e nos chama a uma reflexão sobre o que realmente importa (família e educação).  Foi inspirada nesta música que abrilhantamos a homenagem com a participação de Iris Marques cantando e emocionando a todos.

 


 

 


 


















A confraternização  aconteceu no dia 28 dia dos momentos vivenciados durante o ano letivo dos professores no decorrer dos trabalhos. Momentos de reflexões e emoções.

 








 

“Trabalhar em equipe é unir várias formas de pensar para um só objetivo”.

 (Autor desconhecido) 

Aconteceu no dia 11-12-2023 a Confraternização  dos articuladores de área. A ocasião  contou com a participação de Kelly e Eliana que abrilantou o evento trabalhando dinâmicas e estimulando a todas  com reflexões de  vivencias emotivas , proporcionando um momento inesquesível, dando a oportunidade  de  mais uma vez agradecer a Deus por ter nos capacitados para cumprirmos com maestria a missão que nos foi confiada durante todo o ano.



No dia 14 -12 -2023 finalizando as atividades do ano letivo na escola, a gestão, coordenação pedagógica, articuladora do componente curricular de Geografia, secretários, professores participaram do Conselho de classe e em seguida uma confraternização da equipe da Escola Municipal José de Anchieta.








 

 




























Referencias:      

   http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=329 Aprendizagem significativa.

https://www.pensador.com/frases_sobre_educacao_cora_coralina/                     

https://brasilescola.uol.com.br Sustentabilidade.

https://aguamineraltrezetilias.com.br  Sustentabilidade.  

https://www.ideiademarketing.com.br : O acesso as informações sobre o consumo,...

https://www.profluizeduardo.combr ( consumismo)

Livro didático Araribá Mais Geografia.

https://itamaraju.ba.io.org.br   ( História – Portal da Prefeitura Municipal de Itamaraju).

Pesquisas e entrevista local.

https://www.seer.ufgs.br O Pluralismo De Sentido Da Cultura Da Mídia Contemporânea.

Formação de professores: https://fia.com.br/blog/formacao-de-professores/#:~:text=Uma%20forma%C3%A7%C3%A3o%20de%20professores%20adequada,se%20debate%20e%20se%20busca%E2%80%9D .

















                                     Que Deus continue protegendo e abençoando a todos de nós...


Nenhum comentário:

Postar um comentário