PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
Memorial: Ensino/aprendizagem de Geografia
2022
Itamaraju- 2022
PREFEITURA MUNICIPAL
DE ITAMARAJU
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
Dados de identificação:
Coordenadora do Ensino Fundamental Anos finais:
Lurdes Marina Barbosa
Professora articuladora:
Uelcineia Jeamonod da Cruz
Itamaraju- 2022
APRESENTAÇÃO
Este memorial foi
elaborado com o intuito de retratar as experiências consideradas de maior
relevância durante uma trajetória determinada por um espaço e tempo, no qual
faz uma retomada articulada e intencionada da trajetória traçada por
articuladores e professores na construção do processo de ensinar e no aprender
do aluno.
O
memorial do componente de Geografia a nível municipal, retrata as atividades
didáticas durante o ano de 2022, sendo demostrados através de fotos os
trabalhos desenvolvidos na rede, abordando a evolução do componente curricular
em um ano de trabalhos através de temas Inter curriculares e articulações.
Sendo assim, utilizo
das palavras de Paulo Freire ‘Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar
as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.’ (Paulo
Freire).
OBJETIVO
Demonstrar as
atividades elaboradas e executadas pelos professores nos encontros das
articulações de Geografia no decorrer do ano de 2022 no município de Itamaraju.
IDENTIFICAÇÃO
Cronograma:
2022.
Município: Itamaraju-Bahia.
Responsáveis: professores do componente Geografia da Rede
Municipal de Itamaraju, Anos Finais.
Público alvo: alunos da Rede Pública Municipal de Itamaraju dos
Anos Finais.
Escolas envolvidas: Escola Municipal Reitor Edgard Santos, Escola
Municipal José de Anchieta, Escola Municipal Novo Prado, Escola Municipal
Benedita Malaquias, Escola Municipal Maria D’Ajuda, Escola Municipal Liberdade,
Escola Municipal Urbis II, Escola Municipal Sizaltina Barbosa dos Santos,
Escola Municipal Presidente Médici, Escola Municipal Otávio Mangabeira e
escolas do campo.
INTRODUÇÃO
O
presente memorial tem o objetivo de relatar experiências marcantes ocorridas,
enquanto articuladora do componente de Geografia no ensino Fundamental Anos
Finais.
Todos são peças importantes no trabalho em equipe, cada um
representa uma pequena parcela do resultado final, quando um falha, todos devem
se unir, para sua reconstrução.
No dia 23 de Fevereiro de forma virtual deu início a
abertura da Jornada Pedagógica 2022, com
a participação da cerimônia de abertura o
Prefeito Dr. Marcelo Angênica, a Secretaria de Desenvolvimento Social Fabiana
Angênica, o Secretário de Educação Dr. José Ferreira Filho, o Secretário de
Administração Léo Oss, o Secretário de Esporte Gustavo Souto e o vice-prefeito
Dalvadísio Lima. Em seguida, encerrando a abertura da Jornada o secretário José
Ferreira convidou a todos a assistirem a palestra de Eduardo Shinyashiki, com o
tema “Competências Para o Educador do Futuro”.
O palestrante, consultor
organizacional, escritor, conferencista nacional e internacional, especialista
em desenvolvimento das competências de liderança organizacional, educacional e
pessoal e em neurocoaching.
https://www.youtube.com/watch?v=Ah5sOem0TWA .
Dando
continuidade à programação aconteceu no dia 24 de Fevereiro de 2022 o primeiro
encontro presencial com os professores do Ensino Fundamental Anos Finais,
Coordenação Geral dos Anos Finais e Articuladores de Área.
Preocupados
em acolher esses professores de uma forma diferente, recebendo-os de maneira
sensível e empática, o principal objetivo do reencontro foi promovido pela
equipe dos Anos Finais, um "Acolhimento Emocional", fugindo de todos
os moldes e regras dos anos anteriores, afinal o momento carecia de muito
cuidado e zelo.
O
encontro foi em ritmo de Carnaval, tendo como cerimonialista Maínne de Souza
(Articuladora de Língua Portuguesa) e Rita Valéria (Articuladora de História)
conduziram todas as atividades naquela noite. A Coordenadora Técnica Lurdes
Marina Barbosa, fez a abertura do evento, dando boas-vindas aos docentes
presentes.
O
encontro contou com a presença da professora Sarah Oliver que abrilhantou e enriqueceu
ainda mais com a palestra "Emoções", regada de atividades
socioemocionais, dança, muita descontração e relaxamento.
E para
fechar o encontro, os professores foram convidados a participar de um Karaokê,
pois já dizia o poeta: A vida é um grande baile, cabe a nós escolhermos a
melhor melodia e cair na folia!!! Que saibamos escolher a melodia certa e
afinar todos os acordes para que nossa canção em 2022 seja a mais melodiosa e
harmoniosa, nos trazendo paz e força para essa jornada que se inicia!
Em
continuidade, durante toda semana, se deu o início as atividades referentes aos
encontros com professores para iniciar o ano letivo de 2022 no município de
Itamaraju.
No
dia 22 de março, estiveram reunidos todos os professores de Geografia e
Articulador de Área, com objetivos de oportunizar o desenvolvimento dos
profissionais da educação, favorecendo a ampliação da participação e o
fortalecimento da organização do trabalho pedagógico coletivo e contribuir para
a melhoria dos indicadores Educacionais da Rede Municipal de Ensino de
Itamaraju. Levando os mesmos a elaboração das primeiras sequências didáticas planejadas
e elaboradas pelos professores, sob as orientações da Coordenação Geral e Articuladora
de Geografia para iniciar o ano letivo,
com o intuito de evidenciar as competências socioemocionais, dando ênfase as
emoções que os alunos apresentaram no ano anterior em virtude da pandemia, e
que demonstraram esse ano.
Em concordância com o DCRMI (Diretório
Curricular Referencial do Município de Itamaraju), o ano de 2022 foi pensado
trabalhar as seguintes temáticas: Escola como espaço de acolhimento,
afetividade e conhecimento; Sustentabilidade no seu sentido mais significativo:
“Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”; As
diversas facetas do consumo; Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em
foco”;
Pluralismo
Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas
e culturais.
Nas primeiras semanas foi
abordado o tema Inter curricular: Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento e como tema integrador: Desenvolvendo empatia por Geografia,
trabalhando objetos de conhecimentos de prioridades do 6º ano ao 9º ano,
objetos que foram pontos estratégicos para os professores observarem através de
atividades práticas com leitura e interpretação de textos, conversa informal,
vídeos e exposição de slides abordando os temas estudados, de maneira a diagnosticar
através de aulas, interação oral e escrita o conhecimento prévio dos alunos.
O tema: Escola
como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento, foi trabalhado no período de 03 de Março a 05 de maio.
“Todos nós
temos a capacidade de criar”, refletir sobre o que nos comove e transformar o
meio em que vivemos. (Autor desconhecido). Sendo assim, neste período os
estudantes foram orientados pelos professores de Geografia a comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses
lugares em diferentes tempos, descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o
tempo atmosférico, os padrões climáticos, a analisar a
distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a
diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática),
Identificar as desigualdades presentes na população a partir dos indicadores
demográficos e Relacionar
diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia
e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais. Estimulando os estudantes a usarem a sua
criatividade e compreensão sobre os objetos de conhecimento abordados.
AÇÕES DOS ALUNOS REFERENTE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DA I
UNIDADE.
Sustentabilidade no seu sentido mais significativo:
“Amor à vida, por todas as formas
de vida e para a vida!”
Sempre que ouvimos por aí a
expressão sustentabilidade, vemos o seu nome associado a uma maior
conscientização sobre as diferentes formas de preservar o meio ambiente. Sustentabilidade
é a ideia de utilizar a natureza para atender as necessidades da sociedade sem
comprometer as gerações futuras, de modo que elas também possam utilizar os
meios naturais. Assim sendo, temos que preservar o
meio ambiente para garantir sua existência para as próximas gerações a fim de
que elas façam o mesmo. Por isso, os professores de Geografia no período de (09/05 a 23/07), promoveram
a oportunidade dos estudantes de associar a teoria à prática, levando-os ao
reconhecimento dos impactos ambientais e discutir a importância da educação
ambiental no processo de ensino aprendizagem. Com pequenas ações orientados os
estudantes a elaborar e colocar em prática ideias para realizar o
desenvolvimento da sociedade de forma que não prejudique a natureza.
Feito de modo a evitar que os resultados das ações humanas o
prejudiquem.
Nesta III unidade os professores de Geografia tiveram a oportunidade de
trabalhar com os estudantes o tema Inter curricular “Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”. Esse tema foi
dividido em subtemas para cada ano, (6ºano, 7º ano,8º ano e 9º ano), dando
possibilidades ao trabalho dos professores relacionado ao tema e subtemas:
Subtema: A importância da sustentabilidade para o planeta. (6ºano);
Subtema: Meio ambiente e sustentabilidade por amor à vida. (7ºano);
Subtema: Atitudes Sustentáveis: iniciativas a favor do meio
ambiente (8ºano)
Subtemas: Globalização e a indispensável sustentabilidade
ambiental. (9ºANO).
Orientados pelos professores os estudantes fizeram um ótimo
trabalho de conscientização demonstrando preocupação em fazer a sua parte dando
a sua contribuição preservando o meio em que vive e usando a criatividade
confeccionando cartazes, panfletos e montando informativos através de slides e
vídeos demonstrando um olhar geográfico sobre a importância de preservação ao
meio ambiente. Contribuindo assim com um Projeto interdisciplinar: Comprometidos
com um ambiente saudável e sustentável em prol da saúde física, mental e
social.
AÇÕES DOS ALUNOS REFERENTE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DA II UNIDADE.
As diversas facetas
do consumo
O
acesso à informação permite que algumas facetas da sociedade de consumo,
aquelas que preferimos ignorar, se tornem evidentes. Assim, várias questões
relacionadas ao processo de produção das mercadorias que consumismos são
expostas gerando culpa e sensação de impotência. A Geografia tem um papel
importante a de propor atividades e momentos de interação com o meio em que o
aluno vive, motivando-o a refletir sobre como as pessoas se relacionam entre si
e encorajando-os para enfrentar situações-problema, primeiramente na escola e
futuramente na vida. O que difere o ensino de um ano para o outro, são a
profundidade e a extensão de cada uma das competências.
A partir de 02 de agosto a 02 de setembro
foi trabalhado o tema “As diversas facetas do consumo que permitiu que o
professor compartilhasse suas experiências profissionais com saberes da vida,
disponibilizando ao aluno uma forma mais reflexiva em relação ao comportamento
da sociedade sobre consumo e consumismo. Possibilitou momentos de leituras e
interpretação de textos sobre o consumo consciente.
Os alunos orientados pelos professores
demonstraram sua criatividade desenvolvendo as atividades direcionada na
sequência didática e confeccionando cartazes e fizeram
apresentações sobre pesquisas orientadas possibilitando o aluno a obter mais conhecimento
em relação aos conteúdos abordados durante a sequência didática.
AÇÕES DOS ALUNOS REFERENTE A
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA III UNIDADE.
Leitura
e escrita em movimento: “Itamaraju em foco”
A escrita
considera-se uma forma de representação,
para o uso da comunicação, através desse recurso, o indivíduo tem a
correspondência, para transmiti-la. A leitura constitui-se, da
habilidade da escrita, assim
assimilada, a criança passa para o estágio da leitura, fará relação grafema-fonema (Piaget diz).
O presente tema visa
trabalhar leitura e escrita de forma interdisciplinar, almejando diagnosticar e
trabalhar as dificuldades do estudante estimulando- o a analisar, elaborar,
descrever e interpretar mapas, e outros.
Foram
trabalhados neste tema Inter curricular um subtema para cada ano (6º ano-
Leituras Geográficas ,7º ano - Leituras
Geográficas, 8º ano - Leitura Geográfica na América
e 9º ano-Desafio
de ensinar a ler o mundo) estimulando os estudantes a analisar, elaborar, descrever e interpretar,
fazendo a leitura de mundo e colocando em foco a cidade de Itamaraju.
AÇÕES
DOS ALUNOS REFERENTE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA III E IV UNIDADE.
Pluralismo
Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas
e culturais.
O multiculturalismo favorece
a mudança nas relações vividas pelos indivíduos, inserindo dentro do contexto
as questões como identidade, diferenças de classe, gênero e etnia, entre
outros.
Com o intuito de evidenciar as heranças genéticas, esse tema deu a oportunidade
aos professores de trabalhar a conscientização sobre o preconceito cultural,
racial e social, aos direitos humanos. O
presente trabalho estimulou o aluno expor o seu ponto de vista através de
debates e questionamentos, dentro dos limites, destacando o respeito pelos
direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. Sendo orientados pelos
professores os estudantes participaram e
fizeram apresentações abordando a Consciência Negra.
AÇÕES DOS ALUNOS REFERENTE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA IV
UNIDADE.
Acompanhamentos nas escolas
No
ano letivo foram realizadas 14 visitas monitoradas nas escolas sendo elas:
Escola Municipal José de Anchieta no turno matutino com Mojana Mello a atual
Coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a diretora Janete Rocha e
Escola Municipal Maria D’Ajuda no turno vespertino com Ozenildes Pereira da
Costa a atual Coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental e a diretora Núbia
Celeste Cajaíba para direcionamento das atividades nas escolas.
Neste
dia a pauta foi sugerida, com as orientações e explicações necessárias para o
cumprimento de todas as etapas da pauta, como por exemplo:
Busca Ativa durante todo o ano; Avaliação
Diagnóstica; Calendário de Eventos da Escola; Elencar junto aos professores,
temas de formação para o decorrer dos encontros pedagógicos durante o ano
letivo e relatórios mensais do coordenador sobre as ACs na escola.
Durante as visitas de acompanhamento as escolas
ocorreu alguns eventos e ações que tive a oportunidade de presenciar.
A elaboração do Plano
Anual.
A construção do Planejamento Anual ocorreu depois da
quinzena de diagnóstico, outro fator relevante para a construção do mesmo,
contando com a participação dos professores e orientação da articuladora de
área.
Os Anos
Finais do Ensino Fundamental ao longo desses anos evidencia-se pela elaboração
de muitos pontos que são considerados para manter e até mesmo despertar a
autonomia dos estudantes com relação à aprendizagem, para tanto é necessário
elaborar no planejamento métodos que fortifiquem esse protagonismo, em todo
processo de ensino aprendizagem, desde levantamento de conhecimentos prévios
até avaliação. Sendo os professores protagonistas na construção desse
documento, pois sabem e conhecem sobre seus estudantes, dificuldades, anseios,
habilidades, enfim, fatores cognitivos, emocionais, culturais e sociais
presentes em uma sala de aula e que precisam ser priorizados.
ENCONTROS
DE ARTICULAÇÃO E FORMAÇÃO
Período: Ao
longo do Ano Letivo (encontros quinzenais de março a dezembro).
Quem
está dentro da sala de aula todos os dias sabe quantos desafios diariamente precisam
ser vencidos. Dentro do espaço escolar a diversidade de necessidades é muito
grande. Cada estudante apresenta uma personalidade e uma bagagem diferente,
sendo assim, para aprender a lidar, com maestria, com tal diversidade,
oferecendo o melhor aprendizado para todos os alunos é preciso desenvolver
técnicas e estratégias. Sendo assim é essencial para a efetivação de um
currículo que de fato, priorize a realidade e a participação efetiva de todos
os professores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Os encontros de
Articulação acontecem quinzenalmente, sempre nas terças-feiras, nos períodos de
aula, em dois turnos, dessa forma o professor participa no seu horário de
trabalho, porém, havendo necessidade poderá acontecer com espaço de tempo
inferior, dessa maneira, os encontros prioriza elaboração de Plano de Trabalho
coerente com o contexto do município, propondo estratégias, ações, prazos e
recursos a serem utilizados, identificando possíveis problemas para propor
soluções que atendam tais necessidades; construção, em conjunto com
os professores do planejamento anual e das sequências didáticas quinzenal, dos
projetos pedagógicos, contribuindo com informações necessárias e sugerindo
ações relacionadas a área; formação continuada com temas relevantes para
atuação em sala de sala, como educação e tecnologia, relação entre as
tecnologias e o tempo, reflexo em nossos estudantes.
ARTICULAÇÃO
Período:
Ao longo do ano letivo
Descrição
da Atividade:
Durante o ano letivo foram realizadas 10 encontros
na Secretaria Municipal de Educação, inicialmente no dia 22 de março.
FORMAÇÃO
Período:
Ao longo do ano letivo
Descrição da Atividade:
Durante o ano letivo foram realizadas 03 encontros
na Secretaria Municipal de Educação, inicialmente no dia 03 de agosto.
1º Encontro
Data: 03 de
Agosto de 2022
Temas: Identidade/Autoconhecimento Comunicação Não
Violenta
2º
Encontro
Tema: Didática (Tendências Pedagógicas)
Data: 05 de Setembro de 2022
3º
Encontro
Tema: Gestão em sala de aula
Data: 04 de Outubro de
2022
Com
o principal objetivo de acompanhar o trabalho é o desempenho do professor
durante as aulas, para colaborar com intervenções na busca de melhores métodos
na condução do conhecimento em sala de aula. Os professores registram por meio
de fotos todas as atividades práticas realizadas durante as aulas, envia ao
Articulador de Área e este por sua vez as armazenam no Blogger
articulandooconhecimento.blogspot.com.br como uma espécie de portfólio.
Referencias:
https://brasilescola.uol.com.br Sustentabilidade.
https://aguamineraltrezetilias.com.br Sustentabilidade.
https://www.ideiademarketing.com.br
: O acesso as informações permite que algumas facetas da sociedade de
consumo,...
https://www.profluizeduardo.combr
( consumismo)
Livro
didático Araribá Mais Geografia
https://itamaraju.ba.io.org.br ( História – Portal da Prefeitura Municipal
de Itamaraju).
Pesquisas
e entrevista local.
https://www.seer.ufgs.br
O Pluralismo De Sentido Da Cultura Da Mídia Contemporânea.
Formação de professores:
https://fia.com.br/blog/formacao-de-professores/#:~:text=Uma%20forma%C3%A7%C3%A3o%20de%20professores%20adequada,se%20debate%20e%20se%20busca%E2%80%9D .
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos de nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário