MEMORIAL DE GEOGRAFIA - 2022

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Memorial: Ensino/aprendizagem de Geografia

                                    2022

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Itamaraju- 2022

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

 

 

 

Dados de identificação:

 

 

Coordenadora do Ensino Fundamental Anos finais:

Lurdes Marina Barbosa

 

 

Professora articuladora:

Uelcineia Jeamonod da Cruz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Itamaraju- 2022

APRESENTAÇÃO

 Este memorial foi elaborado com o intuito de retratar as experiências consideradas de maior relevância durante uma trajetória determinada por um espaço e tempo, no qual faz uma retomada articulada e intencionada da trajetória traçada por articuladores e professores na construção do processo de ensinar e no aprender do aluno.

O memorial do componente de Geografia a nível municipal, retrata as atividades didáticas durante o ano de 2022, sendo demostrados através de fotos os trabalhos desenvolvidos na rede, abordando a evolução do componente curricular em um ano de trabalhos através de temas Inter curriculares e articulações.

Sendo assim, utilizo das palavras de Paulo Freire ‘Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.’ (Paulo Freire).

 

OBJETIVO

 

Demonstrar as atividades elaboradas e executadas pelos professores nos encontros das articulações de Geografia no decorrer do ano de 2022 no município de Itamaraju.

 

 

 

 

 

 

 

IDENTIFICAÇÃO

 

Cronograma: 2022.

Município: Itamaraju-Bahia.

Responsáveis: professores do componente Geografia da Rede Municipal de Itamaraju, Anos Finais.

Público alvo: alunos da Rede Pública Municipal de Itamaraju dos Anos Finais.

Escolas envolvidas: Escola Municipal Reitor Edgard Santos, Escola Municipal José de Anchieta, Escola Municipal Novo Prado, Escola Municipal Benedita Malaquias, Escola Municipal Maria D’Ajuda, Escola Municipal Liberdade, Escola Municipal Urbis II, Escola Municipal Sizaltina Barbosa dos Santos, Escola Municipal Presidente Médici, Escola Municipal Otávio Mangabeira e escolas do campo.

 

INTRODUÇÃO

 

 O presente memorial tem o objetivo de relatar experiências marcantes ocorridas, enquanto articuladora do componente de Geografia no ensino Fundamental Anos Finais.

Todos são peças importantes no trabalho em equipe, cada um representa uma pequena parcela do resultado final, quando um falha, todos devem se unir, para sua reconstrução.

(Salvador Faria).

 

No dia 23 de Fevereiro de forma virtual deu início a abertura da Jornada Pedagógica 2022, com a participação da cerimônia de abertura o Prefeito Dr. Marcelo Angênica, a Secretaria de Desenvolvimento Social Fabiana Angênica, o Secretário de Educação Dr. José Ferreira Filho, o Secretário de Administração Léo Oss, o Secretário de Esporte Gustavo Souto e o vice-prefeito Dalvadísio Lima. Em seguida, encerrando a abertura da Jornada o secretário José Ferreira convidou a todos a assistirem a palestra de Eduardo Shinyashiki, com o tema “Competências Para o Educador do Futuro”.

 O palestrante, consultor organizacional, escritor, conferencista nacional e internacional, especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional, educacional e pessoal e em neurocoaching.

https://www.youtube.com/watch?v=Ah5sOem0TWA .

Dando continuidade à programação aconteceu no dia 24 de Fevereiro de 2022 o primeiro encontro presencial com os professores do Ensino Fundamental Anos Finais, Coordenação Geral dos Anos Finais e Articuladores de Área.

Preocupados em acolher esses professores de uma forma diferente, recebendo-os de maneira sensível e empática, o principal objetivo do reencontro foi promovido pela equipe dos Anos Finais, um "Acolhimento Emocional", fugindo de todos os moldes e regras dos anos anteriores, afinal o momento carecia de muito cuidado e zelo.

O encontro foi em ritmo de Carnaval, tendo como cerimonialista Maínne de Souza (Articuladora de Língua Portuguesa) e Rita Valéria (Articuladora de História) conduziram todas as atividades naquela noite. A Coordenadora Técnica Lurdes Marina Barbosa, fez a abertura do evento, dando boas-vindas aos docentes presentes.  

O encontro contou com a presença da professora Sarah Oliver que abrilhantou e enriqueceu ainda mais com a palestra "Emoções", regada de atividades socioemocionais, dança, muita descontração e relaxamento. 

E para fechar o encontro, os professores foram convidados a participar de um Karaokê, pois já dizia o poeta: A vida é um grande baile, cabe a nós escolhermos a melhor melodia e cair na folia!!! Que saibamos escolher a melodia certa e afinar todos os acordes para que nossa canção em 2022 seja a mais melodiosa e harmoniosa, nos trazendo paz e força para essa jornada que se inicia!

 

Em continuidade, durante toda semana, se deu o início as atividades referentes aos encontros com professores para iniciar o ano letivo de 2022 no município de Itamaraju.

No dia 22 de março, estiveram reunidos todos os professores de Geografia e Articulador de Área, com objetivos de oportunizar o desenvolvimento dos profissionais da educação, favorecendo a ampliação da participação e o fortalecimento da organização do trabalho pedagógico coletivo e contribuir para a melhoria dos indicadores Educacionais da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju. Levando os mesmos a elaboração das primeiras sequências didáticas planejadas e elaboradas pelos professores, sob as orientações da Coordenação Geral e Articuladora de Geografia para iniciar o ano letivo, com o intuito de evidenciar as competências socioemocionais, dando ênfase as emoções que os alunos apresentaram no ano anterior em virtude da pandemia, e que demonstraram esse ano.

 Em concordância com o DCRMI (Diretório Curricular Referencial do Município de Itamaraju), o ano de 2022 foi pensado trabalhar as seguintes temáticas: Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento; Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”; As diversas facetas do consumo; Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em foco”;

Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais.

Nas primeiras semanas foi abordado o tema Inter curricular: Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento e como tema integrador: Desenvolvendo empatia por Geografia, trabalhando objetos de conhecimentos de prioridades do 6º ano ao 9º ano, objetos que foram pontos estratégicos para os professores observarem através de atividades práticas com leitura e interpretação de textos, conversa informal, vídeos e exposição de slides abordando os temas estudados, de maneira a diagnosticar através de aulas, interação oral e escrita o conhecimento prévio dos alunos.  

O tema:  Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento, foi trabalhado no período de 03 de Março a 05 de maio.

 “Todos nós temos a capacidade de criar”, refletir sobre o que nos comove e transformar o meio em que vivemos. (Autor desconhecido). Sendo assim, neste período os estudantes foram orientados pelos professores de Geografia a comparar modificações das paisagens  nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos, descrever os movimentos do planeta e sua  relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos, a analisar a distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), Identificar as desigualdades presentes na população a partir dos indicadores demográficos e Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais. Estimulando os estudantes a usarem a sua criatividade e compreensão sobre os objetos de conhecimento abordados.

 

      AÇÕES DOS ALUNOS REFERENTE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DA I UNIDADE.

  

  

  

 

 

Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por        todas as formas de vida e para a vida!”

Sempre que ouvimos por aí a expressão sustentabilidade, vemos o seu nome associado a uma maior conscientização sobre as diferentes formas de preservar o meio ambiente. Sustentabilidade é a ideia de utilizar a natureza para atender as necessidades da sociedade sem comprometer as gerações futuras, de modo que elas também possam utilizar os meios   naturais. Assim sendo, temos que preservar o meio ambiente para garantir sua existência para as próximas gerações a fim de que elas façam o mesmo. Por isso, os professores de Geografia no período de (09/05 a 23/07), promoveram a oportunidade dos estudantes de associar a teoria à prática, levando-os ao reconhecimento dos impactos ambientais e discutir a importância da educação ambiental no processo de ensino aprendizagem. Com pequenas ações orientados os estudantes a elaborar e colocar em prática ideias para realizar o desenvolvimento da sociedade de forma que não prejudique a natureza.

Feito de modo a evitar que os resultados das ações humanas o prejudiquem.

Nesta III unidade os professores de Geografia tiveram a oportunidade de trabalhar com os estudantes o tema Inter curricular “Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”. Esse tema foi dividido em subtemas para cada ano, (6ºano, 7º ano,8º ano e 9º ano), dando possibilidades ao trabalho dos professores relacionado ao tema e subtemas:

Subtema: A importância da sustentabilidade para o planeta. (6ºano);

Subtema: Meio ambiente e sustentabilidade por amor à vida. (7ºano);

Subtema: Atitudes Sustentáveis: iniciativas a favor do meio ambiente (8ºano)

Subtemas: Globalização e a indispensável sustentabilidade ambiental. (9ºANO).

Orientados pelos professores os estudantes fizeram um ótimo trabalho de conscientização demonstrando preocupação em fazer a sua parte dando a sua contribuição preservando o meio em que vive e usando a criatividade confeccionando cartazes, panfletos e montando informativos através de slides e vídeos demonstrando um olhar geográfico sobre a importância de preservação ao meio ambiente. Contribuindo assim com um Projeto interdisciplinar: Comprometidos com um ambiente saudável e sustentável em prol da saúde física, mental e social.

     AÇÕES DOS ALUNOS REFERENTE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DA II UNIDADE.

 

 

 

 

      

      

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                        

                           As diversas facetas do consumo

O acesso à informação permite que algumas facetas da sociedade de consumo, aquelas que preferimos ignorar, se tornem evidentes. Assim, várias questões relacionadas ao processo de produção das mercadorias que consumismos são expostas gerando culpa e sensação de impotência. A Geografia tem um papel importante a de propor atividades e momentos de interação com o meio em que o aluno vive, motivando-o a refletir sobre como as pessoas se relacionam entre si e encorajando-os para enfrentar situações-problema, primeiramente na escola e futuramente na vida. O que difere o ensino de um ano para o outro, são a profundidade e a extensão de cada uma das competências.

A partir de 02 de agosto a 02 de setembro foi trabalhado o tema “As diversas facetas do consumo que permitiu que o professor compartilhasse suas experiências profissionais com saberes da vida, disponibilizando ao aluno uma forma mais reflexiva em relação ao comportamento da sociedade sobre consumo e consumismo. Possibilitou momentos de leituras e interpretação de textos sobre o consumo consciente.

 Os alunos orientados pelos professores demonstraram sua criatividade desenvolvendo as atividades direcionada na sequência didática   e confeccionando cartazes e fizeram apresentações sobre pesquisas orientadas possibilitando o aluno a obter mais conhecimento em relação aos conteúdos abordados durante a sequência didática.

 

 

 AÇÕES DOS ALUNOS REFERENTE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA III UNIDADE.

 

                      

               

             Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em foco”

A escrita considera-se uma forma de representação, para o uso da comunicação, através desse recurso, o indivíduo tem a correspondência, para transmiti-la. A leitura constitui-se, da habilidade da escrita, assim assimilada, a criança passa para o estágio da leitura, fará relação grafema-fonema (Piaget diz).

O presente tema visa trabalhar leitura e escrita de forma interdisciplinar, almejando diagnosticar e trabalhar as dificuldades do estudante estimulando- o a analisar, elaborar, descrever e interpretar mapas, e outros.

Foram trabalhados neste tema Inter curricular um subtema para cada ano ( ano- Leituras Geográficas ,7º ano - Leituras Geográficas, ano - Leitura Geográfica na América e 9º ano-Desafio de ensinar a ler o mundo) estimulando os estudantes a analisar, elaborar, descrever e interpretar, fazendo a leitura de mundo e colocando em foco a cidade de Itamaraju.

AÇÕES DOS ALUNOS REFERENTE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA III  E IV UNIDADE.

   

 

 

 

Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais.

multiculturalismo favorece a mudança nas relações vividas pelos indivíduos, inserindo dentro do contexto as questões como identidade, diferenças de classe, gênero e etnia, entre outros.

Com o intuito de evidenciar as heranças genéticas, esse tema deu a oportunidade aos professores de trabalhar a conscientização sobre o preconceito cultural, racial e social, aos direitos humanos.  O presente trabalho estimulou o aluno expor o seu ponto de vista através de debates e questionamentos, dentro dos limites, destacando o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. Sendo orientados pelos professores os estudantes participaram  e fizeram apresentações abordando a Consciência Negra.

 

  AÇÕES DOS ALUNOS REFERENTE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA IV UNIDADE.

 

 

                             Acompanhamentos nas escolas

No ano letivo foram realizadas 14 visitas monitoradas nas escolas sendo elas: Escola Municipal José de Anchieta no turno matutino com Mojana Mello a atual Coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a diretora Janete Rocha e Escola Municipal Maria D’Ajuda no turno vespertino com Ozenildes Pereira da Costa a atual Coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental e a diretora Núbia Celeste Cajaíba para direcionamento das atividades nas escolas.

Neste dia a pauta foi sugerida, com as orientações e explicações necessárias para o cumprimento de todas as etapas da pauta, como por exemplo:

Busca Ativa durante todo o ano; Avaliação Diagnóstica; Calendário de Eventos da Escola; Elencar junto aos professores, temas de formação para o decorrer dos encontros pedagógicos durante o ano letivo e relatórios mensais do coordenador sobre as ACs na escola.

Durante as visitas de acompanhamento as escolas ocorreu alguns eventos e ações que tive a oportunidade de presenciar.

 

 

 

  

 

 

 

 

 

      

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

                          A elaboração do Plano Anual.

A construção do Planejamento Anual ocorreu depois da quinzena de diagnóstico, outro fator relevante para a construção do mesmo, contando com a participação dos professores e orientação da articuladora de área.

 Os Anos Finais do Ensino Fundamental ao longo desses anos evidencia-se pela elaboração de muitos pontos que são considerados para manter e até mesmo despertar a autonomia dos estudantes com relação à aprendizagem, para tanto é necessário elaborar no planejamento métodos que fortifiquem esse protagonismo, em todo processo de ensino aprendizagem, desde levantamento de conhecimentos prévios até avaliação. Sendo os professores protagonistas na construção desse documento, pois sabem e conhecem sobre seus estudantes, dificuldades, anseios, habilidades, enfim, fatores cognitivos, emocionais, culturais e sociais presentes em uma sala de aula e que precisam ser priorizados.

 

ENCONTROS DE ARTICULAÇÃO E FORMAÇÃO    

Período: Ao longo do Ano Letivo (encontros quinzenais de março a dezembro).

                                 

 Quem está dentro da sala de aula todos os dias sabe quantos desafios diariamente precisam ser vencidos. Dentro do espaço escolar a diversidade de necessidades é muito grande. Cada estudante apresenta uma personalidade e uma bagagem diferente, sendo assim, para aprender a lidar, com maestria, com tal diversidade, oferecendo o melhor aprendizado para todos os alunos é preciso desenvolver técnicas e estratégias. Sendo assim é essencial para a efetivação de um currículo que de fato, priorize a realidade e a participação efetiva de todos os professores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Os encontros de Articulação acontecem quinzenalmente, sempre nas terças-feiras, nos períodos de aula, em dois turnos, dessa forma o professor participa no seu horário de trabalho, porém, havendo necessidade poderá acontecer com espaço de tempo inferior, dessa maneira, os encontros prioriza elaboração de Plano de Trabalho coerente com o contexto do município, propondo estratégias, ações, prazos e recursos a serem utilizados, identificando possíveis problemas para propor soluções que atendam tais necessidades;  construção, em conjunto com os professores do planejamento anual e das sequências didáticas quinzenal, dos projetos pedagógicos, contribuindo com informações necessárias e sugerindo ações relacionadas a área; formação continuada com temas relevantes para atuação em sala de sala, como educação e tecnologia, relação entre as tecnologias e o tempo, reflexo em nossos estudantes.

ARTICULAÇÃO

Período: Ao longo do ano letivo

Descrição da Atividade:

Durante o ano letivo foram realizadas 10 encontros na Secretaria Municipal de Educação, inicialmente no dia 22 de março.

               

                    

 

                 

 

 

FORMAÇÃO

Período: Ao longo do ano letivo

Descrição da Atividade:

Durante o ano letivo foram realizadas 03 encontros na Secretaria Municipal de Educação, inicialmente no dia 03 de agosto.

1º Encontro                               Data: 03 de Agosto de 2022

Temas: Identidade/Autoconhecimento Comunicação Não Violenta

2º Encontro

Tema: Didática (Tendências Pedagógicas)

Data: 05 de Setembro de 2022

3º Encontro

Tema: Gestão em sala de aula

Data: 04 de Outubro de 2022      

 

   

                    

 

Com o principal objetivo de acompanhar o trabalho é o desempenho do professor durante as aulas, para colaborar com intervenções na busca de melhores métodos na condução do conhecimento em sala de aula. Os professores registram por meio de fotos todas as atividades práticas realizadas durante as aulas, envia ao Articulador de Área e este por sua vez as armazenam no Blogger articulandooconhecimento.blogspot.com.br como uma espécie de portfólio.

 

 

 

Referencias:                                  

https://brasilescola.uol.com.br Sustentabilidade.

https://aguamineraltrezetilias.com.br  Sustentabilidade. 

https://www.ideiademarketing.com.br : O acesso as informações permite que algumas facetas da sociedade de consumo,...

https://www.profluizeduardo.combr ( consumismo)

Livro didático Araribá Mais Geografia

https://itamaraju.ba.io.org.br   ( História – Portal da Prefeitura Municipal de Itamaraju).

Pesquisas e entrevista local.

https://www.seer.ufgs.br O Pluralismo De Sentido Da Cultura Da Mídia Contemporânea.

Formação de professores: https://fia.com.br/blog/formacao-de-professores/#:~:text=Uma%20forma%C3%A7%C3%A3o%20de%20professores%20adequada,se%20debate%20e%20se%20busca%E2%80%9D .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                     Que Deus continue protegendo e abençoando a todos de nós...

 

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