MEMORIAL -2024

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Memorial: Ensino/aprendizagem de Geografia 2024

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                           Itamaraju- 2024

 

 


PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

Dados de identificação:

 

Coordenadora do Ensino Fundamental Anos finais:

Lurdes Marina Barbosa

 

 

Professora articuladora:

Uelcineia Jeamonod da Cruz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                           Itamaraju- 2024

APRESENTAÇÃO

 O presente memorial foi elaborado com o objetivo de retratar as experiências consideradas de maior importâncias durante um percurso determinado por um espaço de tempo, no qual articuladores e professores faz uma retomada articulada e intencionada na construção do processo de ensinar e no aprender dos estudantes.

O componente de Geografia a nível municipal, retrata no memorial as atividades didáticas durante o ano de 2024, sendo demostrados através de fotos os trabalhos desenvolvidos na rede, abordando a evolução do componente curricular em um ano de trabalhos através de temas Inter curriculares e articulações.

1.     Portanto, utilizo das palavras de Jean Piaget. ‘O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram’.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   OBJETIVO

 

Demonstrar as atividades elaboradas e executadas pelos professores nos encontros das articulações de Geografia no decorrer do ano de 2024 no município de Itamaraju.

 

IDENTIFICAÇÃO

Cronograma: 2024.

Município: Itamaraju-Bahia.

Responsáveis: professores do componente Geografia da Rede Municipal de Itamaraju, Anos Finais: Adeires Marques Lima, Adeluzia Gomes Bran, Elenice Vieira da Silva Oliveira, Danilo Ribeiro Cunha, Evandro Silva Guimarães, Ibys Alves dos Santos, Ilce Aventurado Pinheiro, Izaiane Ferreira, Joelita José de Jesus, Leonardo Procópio do Carmo, Lívia Oliveira Santos, Marilaque dos Santos Vieira Alves, Mauro André Monteiro Figueiredo, Maria José Ferreira Flores, Natália Nogueira Polon, Núbia da Silva Matos, Suzemeire Olímpio.

Público alvo: Estudantes da Rede Pública Municipal de Itamaraju dos Anos Finais.

 

Escolas envolvidas: Escola Municipal Reitor Edgard Santos, Escola Municipal José de Anchieta, Escola Municipal Novo Prado, Escola Municipal Benedita Malaquias, Escola Municipal Maria D’Ajuda, Escola Municipal Liberdade, Escola Municipal Urbis II, Escola Municipal Sizaltina Barbosa dos Santos, Escola Municipal Presidente Médici, Escola Municipal Otávio Mangabeira.


 INTRODUÇÃO

 

A prática educativa não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também o processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e transformá-los em função de suas necessidades econômicas, políticas na coletividade (LIBÂNIO, 1994).

As novas gerações que chegam cada vez mais à escola com diferentes estruturas cognitivas, exige do profissional um trabalho diferenciado.

Portanto este memorial, descreve as Ações Pedagógicas promovidas pela Secretaria de Educação de Itamaraju, as atividades orientadas, planejadas, elaboradas e desenvolvidas durante o I, II, III Trimestre do ano letivo de 2024. Sendo assim, retomando as vivências durante o período do dia 23 de Janeiro ao dia 22 de Novembro.

Trata-se de um período de sugestões, planejamento, trocas de experiências, reflexões entre gestores, educadores, colaboradores envolvidos em todo processo educativo.

O presente trabalho tem como objetivo relatar experiências relevantes ocorridas enquanto articuladora do componente curricular de Geografia no ensino Fundamental Anos Finais.

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. O saber se aprende com mestres e livros.

A Sabedoria, com o corriqueiro, com a vida e com os humildes.

O que importa na vida não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, sempre se terá o que colher” (Cora Coralina). Com as palavras de Cora Coralina eu Uelcineia Jeamonod da Cruz, início os relatos e vivências dos ocorridos durante o ano letivo.

No dia 23 de Janeiro de 2024 aconteceu na Secretaria Municipal de Educação de Itamaraju o encontro de articuladores, com um caloroso acolhimento, boas-vindas e aproveitando o reencontro das colegas de trabalho, comemoramos o aniversário da Coordenadora Técnica Lurdes Marina, que com um emocionante discurso e

 


mensagem de reflexão deu início a nossa reunião. Em seguida alguns informes para iniciarmos o ano letivo com espaço a algumas sugestões para o trabalho e socialização, com melhor visibilidade nas propostas educacionais no ano de 2024.

 

 



No dia 29 de Janeiro a coordenadora Técnica Lurdes Marina fez uma reunião com articuladores, diretores e coordenadores com uma saudavél acolhida. Dando continuidade com uma dinâmica para interagir e descontrair a reunião. Dando seguimento com informes, momentos de sugestões e trocas de experiências para melhor atender nossos professores, estudantes e demais funcionários das escolas durante o ano letivo de 2024.


 

Caixa de texto: Jornada Pedagógica 2024

 


caminhos para uma aprendizagem significativa”.


A Jornada Pedagógica é um momento em que profissionais da educação partilham ideias, ensinam e aprendem na coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo, por meio da análise dos indicadores educacionais, dos valores e da cultura das escolas. O tema escolhido é um convite à comunidade escolar para evidenciar práticas educativas e o trabalho desenvolvido com a leitura, na perspectiva das diversas linguagens e áreas do conhecimento.

A rede municipal de ensino de Itamaraju, inaugurou o ano letivo de 2024 com a Jornada Pedagógica, sob o tema “A Gestão de sala: construindo


As ações realizadas pelo professor(a) para estabelecer e manter um ambiente ordenado e atencioso, no qual os estudantes possam se engajar em aprendizado significativo e onde o crescimento emocional e social da turma seja estimulado.

Tema para a formação: Gestão da sala de aula é muito importante para a aprendizagem significativa dos estudantes da sala de aula: estratégias de ensino para a promoção da autonomia, criatividade, protagonismo docente e estudantil perante os desafios educacionais”.


No dia 06/02/2024 aconteceu na Escola Municipal Reitor Edgard Santos o encontro de articulação e formação dos profissionais da educação de Itamaraju. Sendo recebidos com

uma calorosa acolhida pela articuladora de Geografia Uelcineia Jeamonod da Cruz, foram dando inícios aos trabalhos com dinâmicas, reflexões, relatos, sugestões para os planejamentos durante o ano letivo.


 

Momento da dinâmica do ovo

O experimento de deixar o ovo cair é um clássico da ciência, mas ainda pode ser bem intimamente se você nunca tiver feito antes. Para deixar um ovo cair sem quebrar, você precisará achar um modo de minimizar a força do impacto e seus efeitos sobre a casca delicada. As melhores formas de se fazer isso são acolchoar o ovo e mudar a forma como ele cai e aterrissa. Esse momento proporcionou interação e trabalho em equipe. Em seguida foi disponibilizado as primeiras sequências didáticas do 6º ano e 7º ano e outras para 8º ano e 9º ano para ser trabalhado nas 2(duas) semanas. Priorizando as primeiras aulas de forma lúdicas dando evidência ao nosso tema.

A Jornada Pedagógica prioriza o desenvolvimento profissional de professores. Sendo um período dedicado ao planejamento, formação e reflexão dos profissionais da educação, como professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. No entanto seu principal


objetivo é promover a melhor qualidade no ensino e na aprendizagem. Dando continuidade as etapas da jornada pedagógica na noite do dia 06 de Fevereiro de 2024 aconteceu no espaço da Escola Presidente Medíci uma palestra reflexiva, com o psicólogo Ismael Morais.


 

 

 

No dia 07 de Fevereiro de 2024 os professores do Fundamental - Anos Finais,

Participaram juntos com setor de inclusão e refletiram sobre práticas e aplicabilidades em sala de aula.

O setor de inclusão na educação desempenha um papel fundamental na garantia de que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade,            respeitando  suas individualidades e promovendo a igualdade de oportunidades no ambiente escolar.


 

 

 

 

08/02 - A PALESTRA COM CELSO VASCONCELLOS

A gestão de sala é o conjunto de ações que o professor realiza para criar um ambiente favorável à aprendizagem significativa. Para isso, é importante que o professor:

·         Identifique as dificuldade de aprendizagem dos estudantes;


·         Crie um ambiente propício à aprendizagem;

·         Seja orientador e motivador dos estudantes.

No entanto aconteceu no espaço do Território no dia 08-02 a Abertura da Jornada Pedagógica com o palestrante Prof. Celso Vasconcellos, Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica.

Autor dos livros: Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político- Pedagógico; Construção do Conhecimento em Sala de Aula; Avaliação: Concepção Dialética- Libertadora do Processo de Avaliação Escolar; (In)Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola; Para Onde Vai o Professor - resgate do professor como sujeito de transformação; Superação da Lógica Classificatória e Excludente da Avaliação: do “é proibido reprovar” ao é preciso garantir a aprendizagem; Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança - por uma práxis transformadora; Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula; Indisciplina e Disciplina Escolar: fundamentos para o trabalho docente; Currículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo.

 

http://www.celsovasconcellos.com.br/index_arquivos/Page1189.htm

 



                                                                                                           


                                                                                                                       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Momento de muito aprendizado edificado por alguns pilares da sabedoria: instrução, conselhos e conhecimento.


Além disso, a pauta sugerida pela coordenação técnica do Fundamental Anos Finais tendo em vista, melhor abordar, direcionar e discutir os resultados do ano anterior, sendo assim deu procedimento no dia 05- 02-2024 realizando a acolhida de toda equipe da escola Municipal José de Anchieta, estudo do PPP, planejamento do calendário de eventos da instituição e para sugerir alterações contou com a avaliação do ano letivo de 2023 ano anterior.


Ressaltando que em concordância com o DCRMI (Documento Curricular Referencial do Município de Itamaraju), o ano de 2024 foi pensado trabalhar as seguintes temáticas: “Gestão da sala de aula: estratégias de ensino para a promoção da autonomia, criatividade e protagonismo docente e estudantil perante os desafios educacionais”, Saúde Ambiental (Combate ao Aedes Aegypti) – Dengue, Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!, Consumidor consciente empreendedor eficiente, Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco, Arte e cultura em movimento: Itamaraju em foco e


Ancestralidade Preta: diversidades, saberes e conhecimento na construção da auto- afirmação da identidade e protagonista afro-brasileiro.

No segundo encontro, os professores e a articuladora Uelcineia Jeamonod da Cruz do componente curricular de Geografia reuniu-se para planejamento e elaboração das próximas sequências didáticas, dando seguimento aos trabalhos os professores que também receberam da secretária de educação de Itamaraju bolsas, para contribuir na organização de seus materiais de trabalhos.


 


Visto que alguns recursos didáticos como mapas e globo terrestre também foram disponibilizados nas escolas para professores do componente curricular de Geografia favorecerem a autonomia dos estudantes a analisar a teoria e a prática mediando o processo de ensino-aprendizagem.



 

 

No primeiro dia letivo de aula (19-02), na escola Municipal José de Anchieta com a gestão de Janete Rocha e coordenação de Marineide Mota, professores e demais funcionários os estudantes foram recebidos na entrada da escola com palmas, onde foram encaminhados para o pátio da escola. Dando início com uma oração coletiva,logo após a diretora da instituiçãodeu boas vindas aos estudanes e fez a apresentação da nova coordenadora, professores, auxiliares, merendeiras e auxiliares de secretaria. A coordenadora se apresentou, falando se suas expectativas para o ano letivo e também citando algumas regras da escola. Os professores também se apresentaram e falaram sobre seus componentes curriculares. Teve um momento de louvor e alguns informes passado pela diretora. Logo após o intervalo os estudantes foram para suas respectivas salasonde os professores os receberam e proceguiram a aula inaugural com dinâmicas de conhecimento e combinados de regras orientados pela sequência didáticas de cada componente curricular.


 

 

 

Este ano letivo, foi marcado por grandes desafios e muitas descobertas. Em Geografia, teve um dos momentos mais marcantes com o lançamento da revista “A Geografia de Itamaraju”, que aconteceu na escola Municipal Presidente Medíci.

A revista A GEOGRAFIA DE ITAMARAJU

como tema: Olhar geográfico sobre relações integradas da população itamarajuense e o meio ambiente.

Fruto de um amplo processo de debate, discussão, pesquisa e coleta de dados dos professores de Geografia da rede pública de Itamaraju.


Professores e seus estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, elaboraram este rico material que servirá como recurso didático para o aprendizado. Sendo uma ferramenta útil ao processo de construção de uma coletânea das produções que resgata a

história do município por meio do olhar geográfico, que se constituirá como material de consulta e pesquisa, disponível a todos que desejarem.

A Geografia em Revista só foi possível devido a parceria escola, professores e a Secretaria de Educação através do Secretário José Ferreira. A mesma, fica à disposição dos educadores e da comunidade em geral, visando apoiar e subsidiar às Unidades Escolares na desafiadora tarefa de promover a universalização dos saberes construídos por meio de ações efetivas nas práticas curriculares, possibilitando a interatividade, o diálogo, a interlocução, as

 

 

 

 

 

 

 

 

experiências exitosas, caminhos que (re) significam a existência de um currículo vivo capaz de transformar vidas.


23

 



Grêmio Estudantil

Dando continuidade aos trabalhos na escola Municipal José de Anchieta, no dia 16/ 04 aconteceu a eleição do grêmio estudantil, uma organização de estudantes que defende seus interesses e promove a participação cidadã. O primeiro momento no pátio da escola, as chapas concorrentes fizeram a explanação de suas propostas para todos estudantes, no segundo horário. No quarto horário, cada turma votou na chapa preferida. Após a votação, a comissão convocou um representante de cada chapa para fiscalização da apuração, onde a chapa 2 foi vencedora.



Neste I Trimestre os professores de Geografia tiveram a oportunidade de trabalhar com os estudantes o tema Inter curricular “Gestão da sala de aula: construindo caminhos para a aprendizagem significativa”. Esse tema foi dividido em subtemas para cada ano, (6ºano e 7º ano, ano e ano), dando possibilidades ao trabalho dos professores relacionado ao tema e subtemas:

Subtema: A importância da Geografia na aprendizagem significativa. (6ºano e 7ºano); Subtema: Caminhos em Geografia para uma aprendizagem significativa. (8ºano e 9ºano).

Dando continuidade ao I Trimestre os professores de Geografia tiveram a chance de trabalhar com os estudantes o tema Inter curricular Saúde Ambiental (Combate ao Aedes Aegypti). Sendo dividido em subtemas para cada ano, (6ºano, ano, ano e ano), dando alternativas ao trabalho dos professores relacionado ao tema e subtemas:

Subtema: A importância da Geografia na prevenção do mosquito Aedes Aegypti. (6ºano); Subtema: Combate ao mosquito Aedes Aegypti no espaço geográfico. (7ºano);

Subtema: Caminhos em Geografia para uma melhor prevenção ao mosquito Aedes Aegypti.

(8ºano);

Subtemas: Combate ao mosquito Aedes Aegypti no espaço geográfico. (9ºano).

AÇÕES DOS ESTUDANTES REFERENTE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DA I TRIMESTRE.





No dia 16 de Abril, estiveram reunidos todos os professores de Geografia e Articuladora Uelcineia Jeamonod da Cruz, com objetivos de oportunizar o desenvolvimento dos profissionais da educação, favorecendo a ampliação da participação e o fortalecimento da organização do trabalho pedagógico coletivo e contribuir para a melhoria dos indicadores Educacionais da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju. Levando os mesmos a elaboração da sequência didática planejadas e elaboradas pelos professores, sob as orientações da Articuladora de Geografia para da seguimento o ano letivo, com o intuito de evidenciar o tema Juntos pelo planeta: sustentabilidade é o novo normal, dando ênfase a preservação ao meio ambiente, estimulando os estudantes ao protagonismo de sugestões de ideias a preservação e sustentabilidade destacando suas criatividades nas apresentações.



 

A expressão sustentabilidade, associa a uma maior conscientização sobre as diferentes formas de preservar o meio ambiente. Sustentabilidade é a ideia de utilizar a natureza para atender as necessidades da sociedade sem comprometer as gerações futuras, de modo que elas também possam utilizar os meios naturais. Sendo assim, temos que preservar o meio ambiente para garantir sua existência para as próximas gerações a fim de que elas façam o mesmo. Por tanto, os professores de Geografia, promoveram a oportunidade dos estudantes de associar a teoria à prática, levando- os ao reconhecimento dos impactos ambientais e discutir a importância da educação ambiental no processo de ensino aprendizagem. Com pequenas ações orientados os estudantes a elaborar e colocar em prática ideias para realizar o desenvolvimento da sociedade de forma que não prejudique a natureza.

Feito de modo a evitar que os resultados das ações humanas o prejudiquem.

Neste I e II Trimestre os professores de Geografia tiveram a oportunidade de trabalhar com os estudantes o tema Inter curricular “Juntos pelo planeta: sustentabilidade é o novo normal”. Esse tema foi dividido em subtemas para cada ano, (6ºano, ano,8º ano e ano), dando possibilidades ao trabalho dos professores relacionado ao tema e subtemas:

Subtema: Sustentabilidade no espaço geográfico. (6ºano);

Subtema: Escola lugar de sustentabilidade e conhecimento geográfico. (7ºano); Subtema: Escola lugar de sustentabilidade, conhecimento geográfico e iniciativas. (8ºano) Subtemas: Globalização e a indispensável sustentabilidade ambiental. (9ºano).


Orientados pelos professores os estudantes fizeram um ótimo trabalho iniciando com roda de conversas, em discussão a conscientização e preservação ao Meio Ambiente, demonstrando preocupação em fazer a sua parte dando a sua contribuição preservando o meio em que vive, reaproveitando o lixo orgânico em casa, participando um bate papo com um profissional da limpeza urbana se apropriando de sua rotina de trabalho levando os a uma reflexão, certificando-se da importância do consumo consciente da água, reciclagem do lixo( reaproveitamento de várias formas) e usando a criatividade confeccionando cartazes e montando informativos através de slides, demonstrando um olhar geográfico sobre a importância de preservação ao meio ambiente. Contribuindo assim com o Projeto interdisciplinar.

 

 

AÇÕES DOS ESTUDANTES REFERENTE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DA II TRIMESTRE.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

                          



 

“Consumidor consciente, empreendedor eficiente; Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em foco”.

 

Sabemos que, a várias questões relacionadas ao processo de produção das mercadorias que consumismos são expostas gerando culpa e sensação de impotência. A Geografia tem um papel importante a de propor atividades e momentos de interação com o meio em que o estudantes vive, motivando-o a refletir sobre como as pessoas se relacionam entre si e encorajando-os para enfrentar situações-problema, primeiramente na escola e futuramente na vida. O que difere o ensino de um ano para o outro, são a profundidade e a extensão de cada uma das competências.

A partir de 10 junho a 19 de outubro foi trabalhado o tema “Consumidor consciente, empreendedor eficiente; Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em foco” que permitiu que o professor compartilhasse suas experiências profissionais com saberes da vida, disponibilizando ao estudantes uma forma mais reflexiva em relação ao comportamento da sociedade sobre Consumidor consciente. Possibilitou momentos de leituras e interpretação de textos sobre o consumo consciente.

Os estudantes orientados pelos professores demonstraram sua criatividade desenvolvendo as atividades direcionada na sequência didática com temas e subtemas para cada ano:


Tema “Consumidor consciente, empreendedor eficiente Subtema: O consumo consciente no espaço geográfico. (6ºano); Subtema: Empreendedor eficiente geográfico. (7ºano);

Subtema: Consumidor consciente e conhecimento geográfico. (8ºano) Subtemas: Consumidor consciente empreededor eficiente. (9ºANO). Tema Leitura e escrita em movimento: “Itamaraju em foco”.

Subtema: Leituras geográficas. (6ºano); Subtema: Leitura no espaço geográfico. (7ºano);

Subtema: Desafios de ensinar a ler o mundo global. (8ºano) Subtemas: Desafios de ensinar a ler o mundo global. (9ºANO).

 

 

 

 

 

 

 

 

 







 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AÇÕES DOS ESTUDANTES REFERENTE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DA III TRIMESTRE

 

 

Referencias:

 

https://br.search.yahoo.com/search?fr=mcafee&type=E210BR91199G0&p=gremio+estudantil Grêmio estudantil.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário