PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
Memorial: Ensino/aprendizagem de Matemática
2017 a 2020
Itamaraju- 2020
PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
Dados de identificação:
Coordenadora do Ensino Fundamental Anos finais:
Lurdes Marina Barbosa
Professores articuladores:
Waldy Pinto Teixeira Lopes de 2017 a 2019 e Maria de Fátima
Pereira do Prado em 2018 (como substituta) e em 2020.
Professores: Alexsandra
Chagas, Alexandre Dias dos Santos, Aloisio Ribeiro, André Luiz Alves de Souza,
Carlos Gilvandro Lopes Marotinho, Cláudio José de Jesus, Cleudes da S.
Carneiro, Cleutides de Brito Silva, Deolizan Pereira da Silva Neto, Diego
Rodrigues Loyola, Diogo Silva de Souza, Eligia Lima dos Santos Silva, Gustavo
Souza de Melo, Jáira Soares de Oliveira, Josiane Dal’Bó Sant’Anna, Josianne de
Souza Lopes, Jucilene da Conceição Vieira, Lolita Cancela, Lusiedson Moreira
Barbosa, Maria de Fátima Pereira do Prado, Maria do Carmo Nobre da Silva
Batista, Maria José Passos Souza Vieira,
Maria Luiza Aragão, Orlando de Oliveira Novais, Reginaldo Souza Santos ,
Rita de Cássia Borges Moreira, Tânia Oliveira Silva, Ueslei de Oliveira Vieira
, Vanessa de Araújo Silva , Ywelia Campos Rodrigues ,Waldy Pinto Teixeira
Lopes, Wandres Marinho Nascimento e
Zilma Dias silva
Turmas: do 6º ao 9º ano
Turno: Matutino e vespertino
Itamaraju- 2020
Sumário
Apresentação .................................................................................................................04
Objetivo
..........................................................................................................................04
Identificação...................................................................................................................04
Introdução .....................................................................................................................05
Trabalhos
projetados e trabalhados de 2017
.............................................................05
Trabalhos
projetados e trabalhados de 2018
.............................................................06
Trabalhos
projetados e trabalhados de 2019
.............................................................07
Trabalhos
projetados e trabalhados de 2020 .............................................................07
Anexos:
Fotos de apresentações 2017.........................................................................................08
Fotos de apresentações 2018.........................................................................................11
Fotos de apresentações 2019.........................................................................................15
Fotos de apresentações 2020.........................................................................................21
Itamaraju- 2020
APRESENTAÇÃO
A
ideia de elaborar um Memorial do componente Matemática a nível municipal ocorre
com a intensão de evidenciar, nos anos de 2017 a 2020 os trabalhos
desenvolvidos na rede, objetivando atenuar a defasagem do aprendizado desse
componente curricular, assim como evidenciar o que foi feito para tal intuito.
Projetos,
fotos, articulações, atividades realizadas,
planejamentos,
aulas interessantes, atividades diferenciadas e lúdicas, gincanas, simulados, dentre
outros, são formas de registro de uma realidade que sempre está em movimento,
de um processo que sempre é rico e inesgotável, pelas múltiplas facetas que o
integram.
O
Memorial é um documento que retrata determinados momentos e registra aspectos
essenciais, vividos num determinado espaço de tempo. Nesse sentido, o exercício
dessa prática nos permite identificar e comprovar as ações desenvolvidas nesse
período, além de avaliar os avanços, impactos e dificuldades ocorridas.
OBJETIVO
Evidenciar parte
das ações planejadas, desenvolvidas e aplicadas pelos professores de Matemática
da rede municipal de Itamaraju
IDENTIFICAÇÃO
Cronograma: 2017 a 2020
Município: Itamaraju-Bahia
Responsáveis: professores do componente Matemática da Rede
Municipal de Itamaraju, Anos Finais
Público alvo: alunos da Rede Pública Municipal de Itamaraju dos
Anos Finais
Escolas envolvidas: Escola Municipal Reitor Edgard Santos, Escola
Municipal José de Anchieta, Escola Municipal Novo Prado, Escola Municipal Benedita
Malaquias, Escola Municipal Maria D’Ajuda, Escola Municipal Liberdade, Escola
Municipal Urbis II, Escola Municipal Sizaltina Barbosa dos Santos, Escola
Municipal Presidente Médici, Escola Municipal Otávio Mangabeira e escolas do
campo.
INTRODUÇÃO
O
trabalho de articulador consiste em reunir semanalmente as segundas feiras, a
partir das 13:30, com a coordenadora do segmento Ensino Fundamental Anos
Finais, Lurdes Marina Barbosa, onde é apresentado os trabalhos desenvolvidos,
as dificuldades e avanços conquistados, discutidas ideias, formatadas
orientações dos atributos de cada articulador, apresentadas temas e orientações
referente a formação continuada, encontros pedagógicos, projetos
interdisciplinar e específicos, através diversos processos, dentre outras
propostas que buscam priorizar a boa
qualidade da educação no município visando o aluno como protagonista no processo
ensino/aprendizagem.
O
articulador é responsável pela integração dos professores, facilitando o
aprendizado do alunado promovendo um alinhamento de trabalho nas propostas
pedagógicas do município.
O
articulador das áreas específicas está à frente dos trabalhos pedagógicos desde
a abertura da jornada pedagógica que acontece anualmente até o fim do ano
letivo.
Nas
quintas feiras, quinzenalmente o articulador encontra-se com os demais
professores do seu componente para juntos estudar, discutir, articular e
planejar novos direcionamentos às aulas ministradas pelos professores em cada
escola, em cada ano e em cada turma. E em outra quinzena o mesmo faz visitas a
uma ou duas escolas do município para acompanhar o andamento dos trabalhos
organizados, planejados e elaborados nas articulações de cada componente, bem
como outras atribuições: verificar cadernetas, outros.
No
que tange ao componente Matemática, foram desenvolvidas diversas ações no
decorrer dos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020. Tais como: projetos
interdisciplinares e específicos, atividades lúdicas e diversificadas,
apresentações e modelagens de jogos envolvendo tabuada e outros objetos de
conhecimentos, simulados, gincanas, feiras e mostras dos trabalhos
desenvolvidos pelos professores e alunos. Tudo objetivando desmistificar o
conceito negativo que assola o componente e para despertar prazer e interesse
na aprendizagem do aluno em relação à Matemática.
A seguir temos apresentações relevantes de algumas
ações, objetivos, responsáveis e resultados dos
anos/turmas/escolas/professores, e períodos ocorridos nesses quatro anos
através de fotos e pequenas descrições. Os
trabalhos, projetos foram desenvolvidos nas escolas, com o acompanhamento do
articulador do componente e demais envolvidos.
Em 2017
Iniciado o ano como esse ano foi priorizado
trabalhos voltados a tabuada do 6º ao 9º ano, enfatizando, jogos que desse
ênfase ao raciocínio lógico, houve uma tentativa de um projeto com xadrez. Foi
trabalhado em várias articulações como trabalhar xadrez em sala de aula, com vídeos,
textos, como jogar, como confeccionar xadrez com sucatas, demonstração com
convidados.
Porém o projeto não foi adiante, por vários motivos,
entre os quais a maioria dos professores desconhecer essa prática e nem mostrar
empenho pelo mesmo, as escolas não abraçaram a ideia, alegaram não ter
recursos, outros.
Também foi feito uma oficina, onde alguns
professores apresentaram a confecção de vários jogos envolvendo tabuada e
outros objetos de conhecimentos.
Ainda foi apresentado formas de trabalhar com as
mídias tecnológicas, já que os alunos tem bem mais habilidades com as mesmas.
Durante o ano de 2017 alguns professores trabalharam
a tabuada de forma bem dinâmica e diferenciada, outros deram mais relevância ao
trabalho com mídias, o que ficou evidente nos relatos e apresentações de
trabalhos de forma avulsa em algumas escolas e no projeto de Ciências referente
ao meio ambiente.
O simulado aconteceu como nos anos anteriores e mais
uma vez Matemática foi o componente com o maior índice de reprovação
Aos professores do 9º ano foi dado mais apoio e
propostas de trabalho voltado a avaliação “Prova Brasil”.
Algumas escolas tais como: Urbis II, Liberdade e
Reitor Edgard Santos, realizaram internamente feiras, mostras, apresentações
variadas dos trabalhados realizados durante o ano.
Trabalhos projetados e trabalhados em
2017
Tema: Encontro
quinzenal de articulação com os professores de Matemática.
Escola Municipal:
Presidente Médici
Período: Durante
o ano letivo
Articulador: Waldy Pinto Teixeira Lopes
Participantes: Todos
os professores do componente de Matemática do município de Itamaraju.
Metodologias Planejamento
das aulas práticas e teóricas, elaboração das sequências.
Objetivos: Organizar os trabalhos
pedagógicos de forma que permitam antecipar os objetivos de cada objeto de
conhecimento de acordo ao que os alunos precisam aprender, da mediação e do
constante monitoramento que o professor faz para acompanhar os alunos, por
diferentes formas de aplicar e avaliar.
Resultados: A cada encontro os
professores relatam as conquistas e avanços em sala de aula.
Tema: Projeto de intervenção: cálculos com jogos online.
Escola
Municipal: Reitor
Edgard Santos
Período: 04 a 27 /09/2017
Articulador: Waldy Pinto Lopes Teixeira
Professora: Professora Maria de Fátima Pereira do Prado
Turma: 7º Ano B
Justificativa: Diante das
dificuldades dos alunos na resolução de situações problemas, envolvendo as
quatro operações do conhecimento matemático, dos alunos do 7º ano B, da Escola
Municipal Reitor Edgard Santos, fez-se necessário desenvolver atividades que
fosse do agrado deles na intenção de resgatar no corpo discente dessa turma a
autoestima no campo cognitivo do saber calcular e do raciocínio lógico
matemático com o que é prazeroso para eles.
Metodologias: Aulas práticas e demonstrativas
na sala de aula e na sala de informática.
Objetivos:
·
Desenvolver o pensamento matemático, por meio dos jogos online em
situações de aprendizagem que levem o aluno a:
§ Adquirir competência pra
compreender a leitura e interpretar vários tipos de texto
(regras dos jogos), mostrando que sabe
ganhar e perder;
§ Dominar as operações
matemáticas;
§ Compreender o jogo como
prática humana e social de relação com o conhecimento;
.
Resultados: Ao iniciar as primeiras
aulas os alunos amaram a ideia de poder associar os jogos ao aprendizado de
Matemática.
Foi prazeroso, os alunos
participaram com entusiasmo das aulas, alguns traziam novas ideias, praticavam
em casa. Portanto os objetivos foram relativamente alcançados.
Aula na sala de informática Alunos maravilhados com os jogos
Tema: Matemática em ação: Projeto de iniciação científica
Escola
Municipal: URBIS
II
Período: 1º a 28/09/2017
Articulador: Waldy Pinto Lopes Teixeira
Professores: Gustavo Melo e Cleudes Carneiro
Turmas: 6º ao 9º ano
Metodologias: Aulas práticas e demonstrativas
na sala de aula e oficinas.
Objetivos:
·
Melhorar o
processo de ensino e aprendizagem da Matemática através de um
processo educativo científico-cultural, que alia vivências e experiências, da
qual podem participar na condição de expositores.
·
Desenvolver estratégias,
raciocínio lógico, respeito as regras e normas.
Resultado: Os alunos demonstraram
muita segurança ao demonstrar o que aprenderam nas aulas
Escola Municipal |
Tema do trabalho |
Professor
responsável |
Data |
Ano/Turma |
Reitor E. Santos |
Matemática
Interativa |
Aloísio, Fátima, Jáira, Lolita e Marli |
19/10/2017 |
6º ao 9º ano |
Tema: Matemática Interativa
Escola
Municipal: Reitor E.
Santos
Data: 19/10/2017
Articulador: Waldy Pinto Lopes Teixeira
Professores: Aloísio, Fátima, Jáira, Lolita e Marli
Turmas: 6º ao 9º ano
Metodologias: Aulas práticas e
demonstrativas, confecção de jogos, atividades variadas
Objetivos: Evidenciar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula
Resultado: Os alunos mostraram bastante empenho nas apresentações de coreografias, poemas e
nos stands, ensinaram os jogos aos demais colegas e mostraram os trabalhos
desenvolvidos nas salas de aula com bastante entusiasmo.
Grupo
que fez uma coreografia com as Jogo do labirinto com números
inteiros visitas aos stands
figuras
geométricas
Tema: Os
feras da tabuada - 2017
Escola
Municipal: Liberdade
Data: 23/11/2017
Professores: Anderson, Cleutides e Orlando.
Turmas: 6º ao 9º ano
Metodologias: Atividades apresentando
diversas formas de fazer cálculos.
Objetivos: Incentivar os educandos a aprender a tabuada de uma forma
prazerosa.
Resultado: Os alunos competiram
uns com os outros jogos envolvendo tabuada e raciocínio lógico.
Professores
e alunos finalistas Professor Orlando
orientando a execução dos jogos
Confraternização no final do ano – 2017
Em 2018
Deu continuidade com o propósito de trabalhar as
operações fundamentais de maneira bem diversificada, fazendo uso das mídias e
jogos entre outras modalidades de trabalhos pedagógicos.
Foi apresentado a ideia de trabalhar um projeto
intitulado “Saber Matemático”, programado para o mês de setembro, ainda com a
intenção de desenvolver o “Projeto xadrez na escola”.
No mês de abril, o professor articulador Waldy Pinto
Lopes Teixeira, pediu licença, por motivos de saúde e a professora Maria de
Fátima Pereira do Prado assumiu a articulação dando continuidade aos trabalhos
já iniciado.
Quinzenalmente, sempre as quintas-feiras, todos os
professores do componente se reuniam para estudar um tema já planejado
anteriormente por todos articuladores e coordenadora, além de construir as
sequências para a próxima quinzena, apresentavam o andamento da sequência
anterior, discutiam novas propostas, relatavam experiências com bons resultados
e outras frustrantes, reclamavam das dificuldades dos alunos em compreender os
enunciados das questões, assim como não saber as operações fundamentais.
A cada quinze dias acontecia a visita na Escola
Municipal Reitor Edgard Santos, para junto a coordenação observar o andamento
das sequências, as atividades desenvolvidas, os preparativos para projetos,
preenchimento de cadernetas, outros.
Alertados para a OBMEP que se aproximava alguns colegas
se prontificaram a trabalhar com as orientações da mesma
O projeto do
meio ambiente já estava em andamento, assim como a elaboração do I simulado.
Passado o I simulado e a primeira prova da OBMEP os
professores começaram a solicitar atividades diversificadas e jogos envolvendo
tabuada e outras formas de calcular, foram atendidos e alguns passaram a
partilhar ideias, atividades, outros.
Com o objetivo de contribuir com o projeto proposto,
houve um maior envolvimento dos professores e das escolas para trabalhar
tabuada e outros objetos de conhecimentos de forma dinamizada e diversificada,
o projeto tomou forma e trouxe como abordagem principal a tabuada e outras
formas de calcular.
Formatado o projeto com o título “Projeto
Matematicando”, algumas escolas, prefiram outros títulos: Matemática em ação,
na Escola Presidente Médici, Os Feras da Tabuada, na Escola Liberdade, II LICEU
na Escola URBIS II. E apenas a Escola Novo Prado trabalhou o “Projeto xadrez na
escola”.
O projeto foi elaborado com contribuição de todos
professores do componente, trabalhado e apresentado nos meses de outubro a
novembro.
Também iniciou estudos relacionados a BNCC e início
da elaboração do Documento Referencial do Município. Em toda articulação tirava
um tempo para lermos e discutirmos algumas partes da BNCC.
Trabalhos projetados e trabalhados em
2018
Tema: Encontro
quinzenal de articulação com os professores de Matemática.
Escola Municipal:
Presidente Médici
Período: Durante
o ano letivo
Articuladores: Waldy Pinto Teixeira Lopes,
até abril e Maria de Fátima P. do Prado de maio a dezembro.
Participantes: Todos
os professores do componente de Matemática do município de Itamaraju.
Metodologias: Orações,
dinâmicas, reflexões, leituras, estudos, discussões, relato de experiências,
sugestões de atividades, orientações para OBMEP e outros, construção das
sequências, planejamento das aulas práticas e teóricas e apresentação de
projetos.
Objetivos: Organizar os trabalhos
pedagógicos de forma que permitam antecipar os objetivos de cada objeto de
conhecimento de acordo ao que os alunos precisam aprender, fazer mediação e
constante monitoramento que o professor faz para acompanhar os alunos, por
diferentes formas de aplicar e avaliar.
Resultados: Percebia a dinanimização de alguns
os professores em sala de aula com relação aos trabalhos voltados a tabuada, visualizava
a melhora no desempenho dos alunos diante de algumas atividades propostas.
Colegas
do vespertino
Colegas do matutino
Orlando concentrado na atividade. Todos planejando e elaborando novas
propostas
Tema: Conjuntos
numéricos: dinâmica – encontre a casa dos números
Escola
Municipal: Reitor Edgard Santos
Data: 12/04/2018
Articulador: Waldy Lopes
Professora: Maria de Fátima P. do Prado
Turmas: 8º ano D e E
Metodologias: Aula prática e demonstrativa, os alunos escreviam números
aleatoriamente e depois localizavam a casa dos mesmos, de acordo sua posição em
relação ao conjunto numérico.
Objetivos: Desenvolver o raciocínio lógico e revisar o os objetos de conhecimentos.
Resultado: Os alunos procuravam a casa do seu número e quando
acertava vibravam de alegria. Percebia o prazer deles nessa atividade.
Aluna procurando a casa do número. Preocupação de quem não sabe encontrar a
casa
do seu número
Tema: Tabuada
através de jogos
Escola
Municipal: Presidente Médici
Data: maio de 2018
Articuladora: Maria de Fátima Pereira do Prado
Professora: Tânia Oliveira
Turmas: 7º e 8º ano
Metodologias: Aulas práticas e demonstrativas
com jogos e atividades variadas
Objetivos: criar
estratégias mentais fazendo uso da tabuada para a solução dos jogos.
Resultado: Os alunos se pareciam cada dia mais entusiasmado
em aprender tabuada
Confecção dos jogos. Jogando e aprendendo.
Tema: Apresentação
de trabalhos de fácil compreensão para ensinar adição e subtração aos idosos no
CCI
Escola Municipal: Presidente Médici
Data: 26 /04 2018
Articuladora: Maria de Fátima Pereira do Prado
Professora: Tânia Oliveira
Turmas: 8º ano
Metodologias: Aulas práticas e demonstrativas
na confecção de jogos envolvendo adição e subtração de fácil compreensão aos
idosos
Objetivos: Orientar os idosos a fazer cálculos mentais através dos
jogos.
Resultado: Os idosos ficaram entusiasmados com os jogos e
alunos felizes em contribuir com a aprendizagem dos idosos
Os alunos explicando com o calcular. Os idosos atentos e tentando
fazer os cálculos
Tema: Projeto
de Ciências: Vivendo e Aprendendo com o Meio Ambiente meio
Ambiente
Escola
Municipal: Todas
Data: Mês de maio a junho
Articuladora: Maria de Fátima Pereira do Prado
Professores: Todos
Turmas: 6º ao 9º ano
Metodologias: Aulas práticas e demonstrativas na confecção de jogos com sucatas, envolvendo
as operações fundamentais e outros objetos de conhecimentos tentando conscientizar
os alunos para a necessidade de um desenvolvimento sustentável.
Objetivos: Proporcionar
condições para a conscientização dos alunos, acerca da necessidade de
confeccionar os jogos com material reciclável, desenvolvendo nos mesmos
atitudes de preservação e conservação ambiental.
Resultado: Alguns professores e alunos se envolveram de forma
bem organizada na intenção de conscientizar os alunos a desenvolver
ações práticas para valorizar o meio em que vivem e apresentação dos jogos
matemáticos, os gráficos forma todos embasados nos conhecimentos adquiridos nas
aulas aplicadas.
Tema: Projeto xadrez na escola
Escola
Municipal: Novo Prado
Data: julho a outubro de 2018
Articuladora: Maria de Fátima Pereira do Prado
Professores: André Luiz, Deolizan Neto e Lusiedson
Turmas: 6º, 7º e 8º anos
Metodologias: Aulas demonstrativas de como jogar, mostra de jogadas e estratégias.
Objetivos: Despertar o interesse do aluno pelo jogo de xadrez
Resultado: Alguns alunos se mostraram interessados,
aprenderam bem, desenvolveu bem as jogadas, outros acharam o jogo monótono e
não mostraram empenho.
Tema: Projeto:
Matematicando
Escola
Municipal: Todas
Data: 08/10 a 20/11/2018
Articuladora: Maria de Fátima Pereira do Prado
Professores: Todos
Turmas: 6º ao 9º ano
Metodologias:
Objetivos: Desenvolver a linguagem matemática de forma lúdica.
Resultado: Os professores foram bastante criativos e os
alunos participaram com grande empenho e alegria nas apresentações e exposições
dos trabalhos.
Em 2019
O ano letivo iniciou como de costume com a Jornada
Pedagógica cujo tema era “Inovando a Educação: Paradigmas e
Desafios Educacionais na Atualidade”
realizada no dia 04 de fevereiro de 2019
Com o objetivo de promover
uma relação entre a teoria e a prática, possibilitando a inovação da educação
nos paradigmas e desafios educacionais na atualidade, os professores reuniram,
argumentaram sobre a o tema, abordaram situações do seu dia a dia e se
dispuseram a planejar conforme as orientações dadas.
Como acontece anualmente, os professores de
Matemática participaram ativamente do Projeto de Ciências em Defesa do Meio
Ambiente e várias escolas tiveram apresentações maravilhosas.
Os simulados aconteceram da mesma forma dos anos
anteriores.
Não houve um projeto apenas para o componente
Matemática para toda rede, porém algumas escolas tais como: Liberdade – Os Feras da Tabuada e Reitor
Edgard Santos – Projeto Operacionando, realizaram internamente feiras, mostras,
apresentações variadas dos trabalhados realizados durante o ano e participação
ativa em várias escolas, no Projeto de Ciências: em Defesa do Meio Ambiente e
também teve uma pequena contribuição no Projeto: Consciência Negra.
Ainda foi feito
seleção e escolha do novo livro didático adotado para os próximos anos.
Alguns professores se empenharam mais nas
orientações para a OBMEP. E novamente nossos alunos foram premiados com
medalhas e menções honrosas, prestigiando nossa cidade e trazendo grande
orgulho aos professores e para todos envolvidos na educação do nosso
município.
Os professores do 9º ano se empenharam bastante
orientado e preparando os alunos para a avaliação “Prova Brasil”.
Tema: Encontro
quinzenal de articulação com os professores de Matemática.
Escola Municipal: SMEI
(Secretaria de Educação do Município de Itamaraju)
Período: Durante
o ano letivo
Articuladores: Waldy Pinto Teixeira Lopes
Participantes: Todos
os professores do componente de Matemática do município de Itamaraju.
Metodologias:
Construção das sequências, planejamento das aulas práticas e teóricas e apresentação
de projetos.
Objetivos: Orientar os professores
sobre possíveis práticas didáticas, com a socialização e integração das
práticas aplicadas pelos mesmo em sala de aula.
Resultados: Os encontros tem facilitado o
trabalho e a dinâmicas dos professores em sala de aula, dessa forma é possível
visualizar a melhora no desempenho dos alunos diante das atividades e
avaliações propostas.
Trabalhos projetados e trabalhados em
2019
Tema: Projeto: Os fortes
da tabuada 2019
Escola
Municipal: Liberdade
Data: 29/11/2019
Articulador: Waldy Pinto Lopes Teixeira
Professores: Orlando, Cleutides e Jucilene
Turmas: 6º ao 9º ano
Metodologias:
Aulas teóricas e práticas voltadas ao desenvolvimento do raciocínio
lógico
Objetivos: Incentivar os alunos a aprender a tabuada de uma forma prazerosa
e divertida
Resultado: Os alunos amam essas modalidades de competições,
querem ser premiados e assim os professores se orgulham dos resultados obtidos.
.
Tema: Projeto
Em Defesa do Meio Ambiente
Escola
Municipal: Todas
Data: Mês de maio a junho
Articulador: Waldy Pinto Lopes Teixeira
Professores: Todos
Turmas: 6º ao 9º ano
Metodologias: Nas aulas teóricas sobre os
objetos de conhecimentos em pauta, envolver as questões matemática com as
questões ambientais
Objetivo: Desenvolver nos alunos a consciência dos problemas ambientais e
estimulá-los a tentar apresentar sugestões para atenuar
estes problemas.
Resultado: Os professores se empenharam em preparar
atividades e aulas com envolvimentos dos temas, os alunos participaram
ativamente das propostas apresentadas.
Tema: Projeto Operacionando
Escola Municipal: Reitor
E. Santos
Data: 1º/10 a
21/11/2019
Articulador: Waldy Pinto Lopes Teixeira
Professores: Aloísio,
Cláudio, Lolita, Josiane Dal´Bo e Joseanne Lopes
Turmas: 6º ao
9º ano
Metodologias: Construção
da tabuada; Elaboração de desafios matemáticos; Exercícios que envolvam as
operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão; Realização
de atividades lúdicas e diferenciadas; Competições.
Objetivos: Estimular
o educando a aprender a tabuada de forma divertida, utilizando recursos
variados.
Interpretar
e resolver situações-problema, desenvolvendo formas de raciocínio lógico e
processos, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.
Resultado: Os professores preparam as aulas, os jogos, as
apresentações com bastante empenho e organização. Os alunos demonstraram grande
interesse na aprendizagem e participaram ativamente das competições realizadas.
Tema: Pegadinhas
matemáticas
Escola Municipal: Oziel Alves Pereira
Data:
Articulador: Waldy Pinto Lopes Teixeira
Professora: Maria José Passos
Turmas: 6º, 7º e 9º anos
Metodologias: Aulas recreativas com competições
Objetivos: Incentivar o raciocínio lógico
Resultado: Os alunos participaram com entusiasmo e se
empenharam em responder com coerência.
Tema: Projeto
Consciência Negra
Escola
Municipal: Otávio Mangabeira e Maria D’ Ajuda e Oziel A.
Pereira
Data: 19/11/2019
Articulador: Waldy Pinto Lopes Teixeira
Professores: Vanessa, Fátima e Maria José
Turmas: 6º, 7º e 9º anos
Metodologias: Aula práticas e teóricas,
confecção de jogos africanos, gráficos e painéis abordando
Objetivos: Apresentar contribuição africana em nossos aprendizados
Resultado: Os alunos desconheciam as contribuições negras em
alguns aspectos da nossa cultura e se mostraram atônitos nas pesquisas para
elaboração dos gráficos, apresentaram os jogos com desenvoltura.
Alunos
premiados na OBMEP - 2019
Em 2020
Com o tema: “Vivências e
práticas educacionais no mundo tecnológico”, após a abertura da jornada
pedagógica, o primeiro encontro de articulação aconteceu no dia 13 de fevereiro
com a participação de todos os professores de Matemática da rede municipal,
onde foi abordado o tema em pauta, dinâmicas,
orientações a serem desenvolvidas nessa temática, os desejos e
expectativas para o ano em pauta, além de definir como fazer uma avaliação
diagnóstica de cada ano e formatação das sequencias didáticas para as primeiras
semanas de aula.
Devido a pandemia, só teve mais um encontro de
articulação, em 27de fevereiro, onde foi feito algumas menções da BNCC,
distribuição dos livros didáticos e alguns professores relataram as primeiras
impressões das suas turmas. Foi alertado sobre as inscrições para OBMEP que
iniciariam em breve e a formatada as sequências para nova quinzena.
Da segunda quinzena de março a abril foi preparado e
enviado aos professores, atividades de reforço para todos os anos. Essas
atividades abordavam somente objetos de conhecimentos dos anos anteriores e o
contato com os professores e alunos foram apenas via whatsapp.
Em 11 de junho deu-se início aos encontros
pedagógicos de articulação online, através do programa Google
Meet.
No primeiro encontro o colega Gustavo orientou a dispor uma página no Google
Forms, onde todos professores deveriam participar,
contribuindo com ideias, definições, conceitos e atividades dos objetos de
conhecimentos selecionados nas articulações. Essas atividades foram
apresentadas aos alunos via online, pelo whatsapp ou pelo Google Meet e os
alunos sem acesso a internt, passaram a receber as atividades impressas. A
partir de então os encontros das articulações voltaram a ser quinzenais e
virtuais. De 16 de junho a 30 de julho as sequências só abordaram revisão de
objetos de conhecimentos dos anos anteriores, exemplo no 6º ano, planejava-se
as sequências com objetos de conhecimentos do 5º ano e assim sucessivamente. De
agosto em diante passou a abordar os objetos de conhecimentos novos de acordo a
cada ano.
Em 22 de junho iniciou os encontros de Formação GEA
– Grupo de Estudos e Aprendizagem, com o objetivo de estudar a DCRB – Documento
Curricular Referencial da Bahia, em consonância com a BNCC, ao qual foram
feitos vários trabalhos: leituras, atividades, reflexões, discussões,
apresentações, em preparação da reelaboração da proposta curricular de
Itamaraju.
Daí os encontros com os professores passaram a ser
semanais, ora articulação, ora formação e assim foi até 17 de setembro, dia que
finalizaram os estudos, reflexões e sugestões para elaboração do DCRMI –
Documento Curricular Referencial do Município de Itamaraju. E os articuladores,
coordenadores do GEA, foram os responsáveis de compilar as ideias, os trabalhos
e formatar o DCRMI do seu componente.
Mesmo online, com um número muito reduzido de
alunos, as aulas deram continuidade e alguns alunos correspondem as atividades
propostas. Os trabalhos estão sendo feitos e apresentados online ou enviados as
escolas.
No mês de novembro foi posto em prática o “Projeto
Busca Ativa”, objetivando a rematrícula do aluno, e assim assegurar
sua permanência na escola.
Todos os trabalhos, reuniões, atividades foram
feitas de forma virtual, mas semanalmente cada articulador se faz presente na
secretaria, onde apresenta as pautas dos curso de formação, articulação,
reuniões e a frequência dos professores nesses eventos.
Tema: Encontro
quinzenal de articulação com os professores de Matemática.
Escola Municipal: SMEI
Período: Durante
o ano letivo
Articuladores: Maria de Fátima
Pereira do Prado
Participantes: Todos
os professores do componente de Matemática do município de Itamaraju.
Metodologias: Estudos,
reflexões, dinâmicas, relatos de experiências, leituras, discussões, sugestões
de atividades, orientações para ações em sala de aula, construção das sequências,
outros.
Objetivos: Observar o desempenho
dos professores, mediante as propostas apresentadas no coletivo, orientar os
professores sobre possíveis práticas didáticas e socializar as práticas
aplicadas em sala de aula.
Resultados: É possível visualizar os mais empenhados em fazer
um trabalho voltado para a educação de qualidade.
Trabalhos projetados e trabalhados em
2020
Tema: Curso oferecido pelo AVAMEC: A BNCC nos Anos Finais do
Ensino Fundamental: Matemática
Período: Março/2020
Participantes: Professores dos Anos Finais do
Ensino Fundamental: Matemática
Metodologias: O curso foi organizado para
apresentar conceitos e princípios fundamentais e propor reflexões sobre as
implicações da BNCC para a prática pedagógica. Em cada módulo, o conteúdo será
apresentado, principalmente, por meio de videoaulas que esclarecerão
princípios, discutirão práticas pedagógicas e abordarão exemplos.
Demais recursos – textos, imagens, animações,
objetos digitais – servirão como elementos de apoio para a compreensão dos
vídeos, trazendo conceitos, dados complementares e outras informações
necessárias
Objetivos:
. Conhecer em
profundidade a BNCC e suas premissas pedagógicas;
. Perceber como a BNCC
contribui para a promoção das aprendizagens de todos os estudantes;
.Conhecer as aprendizagens previstas para os
alunos do ensino fundamental;
. Identificar mudanças que a BNCC imprime nas
práticas pedagógicas e acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento
Resultados: Melhor conhecimento e embasamento
sobre as modificações advindas pela BNCC.
Certificado curso feito
pelo AVAMEC: A BNCC
nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Matemática
Reunião
online com coordenação e demais articuladoras
Encontros online
de formação 2020 - construção do DCRMI
Encontros online,
quinzenais de articulação
Aulas
online do professor Alexandre – Escola Otávio Mangabeira
Aula
online utilizando o GEOGEBRA para a construção dos ângulos colaterais.
Escola
Otávio mangabeira. Alunos
do 7° ano B
Professora
Vanessa Araújo No
dia 10/11/2020.
Aulas online com os professores Gustavo, Aulas online
com a professora Lolita
André Luiz, Deolizan Neto e Alexandre
Tema: Consciência Negra
Período: Em curso
Articuladora: Maria de Fátima Pereira do Prado
Participantes: Todos os professores do componente de Matemática do município de
Itamaraju.
Metodologias: Aulas teóricas sobre as
contribuições africanas na Matemática em outros aspectos da nossa cultura e
aulas práticas através de vídeos e instruções para confeccionar os itens
propostos: jogos africanos, mosaico com figuras africanas, artesanatos com
motivos africanos, mandalas, trabalhos envolvendo a geometria sona, outros.
Objetivos: Proporcionar condições
para o aluno perceber as contribuições matemáticas para toda humanidade
Resultados: Espera-se que os alunos reconheçam
as contribuições africanas na Matemática em outros campos de estudos.
Mandalas Mosaico com
pintura Mosaico com colagem
Sugestões para os próximos anos:
Concurso público para professores.
Iniciar o ano com as cadernetas impressas
Conceder os mais recursos as escolas
Oferecer prêmios aos alunos mais empenhados
Planejar e executar um projeto voltado ao componente Matemática
Nenhum comentário:
Postar um comentário