Memorial - 2017 a 2020

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

 

 


 

 

 

Memorial: Ensino/aprendizagem de Matemática

2017 a 2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Itamaraju- 2020   






















                                                    

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

 

Dados de identificação:

 

 

Coordenadora do Ensino Fundamental Anos finais:

Lurdes Marina Barbosa

 

 

Professores articuladores:

Waldy Pinto Teixeira Lopes de 2017 a 2019 e Maria de Fátima Pereira do Prado em 2018 (como substituta) e em 2020.

 

Professores: Alexsandra Chagas, Alexandre Dias dos Santos, Aloisio Ribeiro, André Luiz Alves de Souza, Carlos Gilvandro Lopes Marotinho, Cláudio José de Jesus, Cleudes da S. Carneiro, Cleutides de Brito Silva, Deolizan Pereira da Silva Neto, Diego Rodrigues Loyola, Diogo Silva de Souza, Eligia Lima dos Santos Silva, Gustavo Souza de Melo, Jáira Soares de Oliveira, Josiane Dal’Bó Sant’Anna, Josianne de Souza Lopes, Jucilene da Conceição Vieira, Lolita Cancela, Lusiedson Moreira Barbosa, Maria de Fátima Pereira do Prado, Maria do Carmo Nobre da Silva Batista, Maria José Passos Souza Vieira,  Maria Luiza Aragão, Orlando de Oliveira Novais, Reginaldo Souza Santos , Rita de Cássia Borges Moreira, Tânia Oliveira Silva, Ueslei de Oliveira Vieira , Vanessa de Araújo Silva , Ywelia Campos Rodrigues ,Waldy Pinto Teixeira Lopes,   Wandres Marinho Nascimento e Zilma Dias silva

 

Turmas: do 6º ao 9º ano

 

Turno:  Matutino e vespertino

 

 

 

 

Itamaraju- 2020

Sumário

 

 

Apresentação .................................................................................................................04

Objetivo ..........................................................................................................................04

Identificação...................................................................................................................04                 

Introdução .....................................................................................................................05

Trabalhos projetados e trabalhados de 2017 .............................................................05

Trabalhos projetados e trabalhados de 2018 .............................................................06

Trabalhos projetados e trabalhados de 2019 .............................................................07

Trabalhos projetados e trabalhados de 2020 .............................................................07

Anexos:

Fotos de apresentações 2017.........................................................................................08

Fotos de apresentações 2018.........................................................................................11

Fotos de apresentações 2019.........................................................................................15

Fotos de apresentações 2020.........................................................................................21

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Itamaraju- 2020

 

 

APRESENTAÇÃO

 

A ideia de elaborar um Memorial do componente Matemática a nível municipal ocorre com a intensão de evidenciar, nos anos de 2017 a 2020 os trabalhos desenvolvidos na rede, objetivando atenuar a defasagem do aprendizado desse componente curricular, assim como evidenciar o que foi feito para tal intuito.

Projetos, fotos, articulações, atividades realizadas, planejamentos, aulas interessantes, atividades diferenciadas e lúdicas, gincanas, simulados, dentre outros, são formas de registro de uma realidade que sempre está em movimento, de um processo que sempre é rico e inesgotável, pelas múltiplas facetas que o integram.

O Memorial é um documento que retrata determinados momentos e registra aspectos essenciais, vividos num determinado espaço de tempo. Nesse sentido, o exercício dessa prática nos permite identificar e comprovar as ações desenvolvidas nesse período, além de avaliar os avanços, impactos e dificuldades ocorridas.

 

OBJETIVO

 

Evidenciar parte das ações planejadas, desenvolvidas e aplicadas pelos professores de Matemática da rede municipal de Itamaraju

 

 

IDENTIFICAÇÃO

 

Cronograma: 2017 a 2020

Município: Itamaraju-Bahia

Responsáveis: professores do componente Matemática da Rede Municipal de Itamaraju, Anos Finais

Público alvo: alunos da Rede Pública Municipal de Itamaraju dos Anos Finais

Escolas envolvidas: Escola Municipal Reitor Edgard Santos, Escola Municipal José de Anchieta, Escola Municipal Novo Prado, Escola Municipal Benedita Malaquias, Escola Municipal Maria D’Ajuda, Escola Municipal Liberdade, Escola Municipal Urbis II, Escola Municipal Sizaltina Barbosa dos Santos, Escola Municipal Presidente Médici, Escola Municipal Otávio Mangabeira e escolas do campo.

 

INTRODUÇÃO

 

O trabalho de articulador consiste em reunir semanalmente as segundas feiras, a partir das 13:30, com a coordenadora do segmento Ensino Fundamental Anos Finais, Lurdes Marina Barbosa, onde é apresentado os trabalhos desenvolvidos, as dificuldades e avanços conquistados, discutidas ideias, formatadas orientações dos atributos de cada articulador, apresentadas temas e orientações referente a formação continuada, encontros pedagógicos, projetos interdisciplinar e específicos, através diversos processos, dentre outras propostas  que buscam priorizar a boa qualidade da educação no município visando o aluno como protagonista no processo ensino/aprendizagem.

O articulador é responsável pela integração dos professores, facilitando o aprendizado do alunado promovendo um alinhamento de trabalho nas propostas pedagógicas do município.

O articulador das áreas específicas está à frente dos trabalhos pedagógicos desde a abertura da jornada pedagógica que acontece anualmente até o fim do ano letivo.

Nas quintas feiras, quinzenalmente o articulador encontra-se com os demais professores do seu componente para juntos estudar, discutir, articular e planejar novos direcionamentos às aulas ministradas pelos professores em cada escola, em cada ano e em cada turma. E em outra quinzena o mesmo faz visitas a uma ou duas escolas do município para acompanhar o andamento dos trabalhos organizados, planejados e elaborados nas articulações de cada componente, bem como outras atribuições: verificar cadernetas, outros.

No que tange ao componente Matemática, foram desenvolvidas diversas ações no decorrer dos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020. Tais como: projetos interdisciplinares e específicos, atividades lúdicas e diversificadas, apresentações e modelagens de jogos envolvendo tabuada e outros objetos de conhecimentos, simulados, gincanas, feiras e mostras dos trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos. Tudo objetivando desmistificar o conceito negativo que assola o componente e para despertar prazer e interesse na aprendizagem do aluno em relação à Matemática.

A seguir temos apresentações relevantes de algumas ações, objetivos, responsáveis e resultados dos anos/turmas/escolas/professores, e períodos ocorridos nesses quatro anos através de fotos e pequenas descrições. Os trabalhos, projetos foram desenvolvidos nas escolas, com o acompanhamento do articulador do componente e demais envolvidos.

Em 2017

Iniciado o ano como esse ano foi priorizado trabalhos voltados a tabuada do 6º ao 9º ano, enfatizando, jogos que desse ênfase ao raciocínio lógico, houve uma tentativa de um projeto com xadrez. Foi trabalhado em várias articulações como trabalhar xadrez em sala de aula, com vídeos, textos, como jogar, como confeccionar xadrez com sucatas, demonstração com convidados.

Porém o projeto não foi adiante, por vários motivos, entre os quais a maioria dos professores desconhecer essa prática e nem mostrar empenho pelo mesmo, as escolas não abraçaram a ideia, alegaram não ter recursos, outros.

Também foi feito uma oficina, onde alguns professores apresentaram a confecção de vários jogos envolvendo tabuada e outros objetos de conhecimentos.

Ainda foi apresentado formas de trabalhar com as mídias tecnológicas, já que os alunos tem bem mais habilidades com as mesmas.

Durante o ano de 2017 alguns professores trabalharam a tabuada de forma bem dinâmica e diferenciada, outros deram mais relevância ao trabalho com mídias, o que ficou evidente nos relatos e apresentações de trabalhos de forma avulsa em algumas escolas e no projeto de Ciências referente ao meio ambiente.

O simulado aconteceu como nos anos anteriores e mais uma vez Matemática foi o componente com o maior índice de reprovação

Aos professores do 9º ano foi dado mais apoio e propostas de trabalho voltado a avaliação “Prova Brasil”.

Algumas escolas tais como: Urbis II, Liberdade e Reitor Edgard Santos, realizaram internamente feiras, mostras, apresentações variadas dos trabalhados realizados durante o ano.

 

 

Trabalhos projetados e trabalhados em 2017

 

Tema: Encontro quinzenal de articulação com os professores de Matemática.

Escola Municipal: Presidente Médici

Período: Durante o ano letivo

Articulador: Waldy Pinto Teixeira Lopes

Participantes: Todos os professores do componente de Matemática do município de Itamaraju.

Metodologias Planejamento das aulas práticas e teóricas, elaboração das sequências.

Objetivos: Organizar os trabalhos pedagógicos de forma que permitam antecipar os objetivos de cada objeto de conhecimento de acordo ao que os alunos precisam aprender, da mediação e do constante monitoramento que o professor faz para acompanhar os alunos, por diferentes formas de aplicar e avaliar.

Resultados: A cada encontro os professores relatam as conquistas e avanços em sala de aula.

 

Tema: Projeto de intervenção: cálculos com jogos online.

Escola Municipal: Reitor Edgard Santos

Período: 04 a 27 /09/2017

Articulador: Waldy   Pinto Lopes Teixeira

Professora: Professora Maria de Fátima Pereira do Prado

Turma: 7º Ano B

Justificativa: Diante das dificuldades dos alunos na resolução de situações problemas, envolvendo as quatro operações do conhecimento matemático, dos alunos do 7º ano B, da Escola Municipal Reitor Edgard Santos, fez-se necessário desenvolver atividades que fosse do agrado deles na intenção de resgatar no corpo discente dessa turma a autoestima no campo cognitivo do saber calcular e do raciocínio lógico matemático com o que é prazeroso para eles. 

Metodologias:  Aulas práticas e demonstrativas na sala de aula e na sala de informática.

Objetivos:

·         Desenvolver o pensamento matemático, por meio dos jogos online em situações de aprendizagem que levem o aluno a:

§   Adquirir competência pra compreender a leitura e interpretar vários tipos de texto

       (regras dos jogos), mostrando que sabe ganhar e perder;

§   Dominar as operações matemáticas;

§   Compreender o jogo como prática humana e social de relação com o conhecimento;

.

Resultados: Ao iniciar as primeiras aulas os alunos amaram a ideia de poder associar os jogos ao aprendizado de Matemática.

Foi prazeroso, os alunos participaram com entusiasmo das aulas, alguns traziam novas ideias, praticavam em casa. Portanto os objetivos foram relativamente alcançados.

 

 

Aula na sala de informática                                    Alunos maravilhados com os jogos

 

Tema: Matemática em ação: Projeto de iniciação científica

Escola Municipal: URBIS II

Período: 1º a 28/09/2017

Articulador: Waldy   Pinto Lopes Teixeira

Professores: Gustavo Melo e Cleudes Carneiro

Turmas: 6º ao 9º ano

Metodologias:  Aulas práticas e demonstrativas na sala de aula e oficinas.

Objetivos:

·         Melhorar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática através de um processo educativo científico-cultural, que alia vivências e experiências, da qual podem participar na condição de expositores.

·         Desenvolver estratégias, raciocínio lógico, respeito as regras e normas.

Resultado: Os alunos demonstraram muita segurança ao demonstrar o que aprenderam nas aulas

Uso do ábaco                                                            Xadrez em ação 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escola

Municipal

Tema do trabalho

Professor responsável

Data

Ano/Turma

Reitor E. Santos

 

Matemática Interativa

Aloísio, Fátima, Jáira, Lolita e Marli

19/10/2017

6º ao 9º ano






Tema: Matemática Interativa

Escola Municipal: Reitor E. Santos

Data: 19/10/2017

Articulador: Waldy   Pinto Lopes Teixeira

Professores: Aloísio, Fátima, Jáira, Lolita e Marli

Turmas: 6º ao 9º ano

Metodologias:  Aulas práticas e demonstrativas, confecção de jogos, atividades variadas

Objetivos: Evidenciar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula

Resultado: Os alunos mostraram bastante empenho nas apresentações de coreografias, poemas e nos stands, ensinaram os jogos aos demais colegas e mostraram os trabalhos desenvolvidos nas salas de aula com bastante entusiasmo.

  Grupo que fez uma coreografia com as                Jogo do labirinto com números inteiros           visitas aos stands

    figuras geométricas

 

 

Tema: Os feras da tabuada - 2017

Escola Municipal: Liberdade

Data: 23/11/2017

Professores: Anderson, Cleutides e Orlando.

Turmas: 6º ao 9º ano

Metodologias:  Atividades apresentando diversas formas de fazer cálculos.

Objetivos: Incentivar os educandos a aprender a tabuada de uma forma prazerosa.

Resultado: Os alunos competiram uns com os outros jogos envolvendo tabuada e raciocínio lógico.

Professores e alunos finalistas                            Professor Orlando orientando a execução dos jogos

Confraternização no final do ano – 2017

 

 

Em 2018

Deu continuidade com o propósito de trabalhar as operações fundamentais de maneira bem diversificada, fazendo uso das mídias e jogos entre outras modalidades de trabalhos pedagógicos.

Foi apresentado a ideia de trabalhar um projeto intitulado “Saber Matemático”, programado para o mês de setembro, ainda com a intenção de desenvolver o “Projeto xadrez na escola”.

No mês de abril, o professor articulador Waldy Pinto Lopes Teixeira, pediu licença, por motivos de saúde e a professora Maria de Fátima Pereira do Prado assumiu a articulação dando continuidade aos trabalhos já iniciado.

Quinzenalmente, sempre as quintas-feiras, todos os professores do componente se reuniam para estudar um tema já planejado anteriormente por todos articuladores e coordenadora, além de construir as sequências para a próxima quinzena, apresentavam o andamento da sequência anterior, discutiam novas propostas, relatavam experiências com bons resultados e outras frustrantes, reclamavam das dificuldades dos alunos em compreender os enunciados das questões, assim como não saber as operações fundamentais.

A cada quinze dias acontecia a visita na Escola Municipal Reitor Edgard Santos, para junto a coordenação observar o andamento das sequências, as atividades desenvolvidas, os preparativos para projetos, preenchimento de cadernetas, outros.

Alertados para a OBMEP que se aproximava alguns colegas se prontificaram a trabalhar com as orientações da mesma

 O projeto do meio ambiente já estava em andamento, assim como a elaboração do I simulado.

Passado o I simulado e a primeira prova da OBMEP os professores começaram a solicitar atividades diversificadas e jogos envolvendo tabuada e outras formas de calcular, foram atendidos e alguns passaram a partilhar ideias, atividades, outros.

Com o objetivo de contribuir com o projeto proposto, houve um maior envolvimento dos professores e das escolas para trabalhar tabuada e outros objetos de conhecimentos de forma dinamizada e diversificada, o projeto tomou forma e trouxe como abordagem principal a tabuada e outras formas de calcular.

Formatado o projeto com o título “Projeto Matematicando”, algumas escolas, prefiram outros títulos: Matemática em ação, na Escola Presidente Médici, Os Feras da Tabuada, na Escola Liberdade, II LICEU na Escola URBIS II. E apenas a Escola Novo Prado trabalhou o “Projeto xadrez na escola”.

O projeto foi elaborado com contribuição de todos professores do componente, trabalhado e apresentado nos meses de outubro a novembro.

Também iniciou estudos relacionados a BNCC e início da elaboração do Documento Referencial do Município. Em toda articulação tirava um tempo para lermos e discutirmos algumas partes da BNCC.

 

Trabalhos projetados e trabalhados em 2018

 

Tema: Encontro quinzenal de articulação com os professores de Matemática.

Escola Municipal: Presidente Médici

Período: Durante o ano letivo

Articuladores: Waldy Pinto Teixeira Lopes, até abril e Maria de Fátima P. do Prado de maio a dezembro.

Participantes: Todos os professores do componente de Matemática do município de Itamaraju.

Metodologias: Orações, dinâmicas, reflexões, leituras, estudos, discussões, relato de experiências, sugestões de atividades, orientações para OBMEP e outros, construção das sequências, planejamento das aulas práticas e teóricas e apresentação de projetos.

Objetivos: Organizar os trabalhos pedagógicos de forma que permitam antecipar os objetivos de cada objeto de conhecimento de acordo ao que os alunos precisam aprender, fazer mediação e constante monitoramento que o professor faz para acompanhar os alunos, por diferentes formas de aplicar e avaliar.

Resultados: Percebia a dinanimização de alguns os professores em sala de aula com relação aos trabalhos voltados a tabuada, visualizava a melhora no desempenho dos alunos diante de algumas atividades propostas.

 

Colegas do vespertino                          Colegas do matutino

Orlando concentrado na atividade.                        Todos planejando e elaborando novas propostas

 

 

Tema: Conjuntos numéricos: dinâmica – encontre a casa dos números

Escola Municipal: Reitor Edgard Santos

Data: 12/04/2018

Articulador: Waldy Lopes

Professora: Maria de Fátima P. do Prado

Turmas: 8º ano D e E

Metodologias: Aula prática e demonstrativa, os alunos escreviam números aleatoriamente e depois localizavam a casa dos mesmos, de acordo sua posição em relação ao conjunto numérico.

Objetivos: Desenvolver o raciocínio lógico e revisar o os objetos de conhecimentos.

Resultado: Os alunos procuravam a casa do seu número e quando acertava vibravam de alegria. Percebia o prazer deles nessa atividade.

Aluna procurando a casa do número.                 Preocupação de quem não sabe encontrar a casa                      

                                                             do seu número

 

 

 

Tema: Tabuada através de jogos

Escola Municipal: Presidente Médici

Data: maio de 2018

Articuladora: Maria de Fátima Pereira do Prado

Professora: Tânia Oliveira

Turmas: 7º e 8º ano

Metodologias:  Aulas práticas e demonstrativas com jogos e atividades variadas

Objetivos: criar estratégias mentais fazendo uso da tabuada para a solução dos jogos.

Resultado: Os alunos se pareciam cada dia mais entusiasmado em aprender tabuada

Confecção dos jogos.                                                                     Jogando e aprendendo.

 

 

 

Tema: Apresentação de trabalhos de fácil compreensão para ensinar adição e subtração aos idosos no CCI

Escola Municipal: Presidente Médici

Data: 26 /04 2018

Articuladora: Maria de Fátima Pereira do Prado

Professora: Tânia Oliveira

Turmas: 8º ano

Metodologias:  Aulas práticas e demonstrativas na confecção de jogos envolvendo adição e subtração de fácil compreensão aos idosos

Objetivos: Orientar os idosos a fazer cálculos mentais através dos jogos.

Resultado: Os idosos ficaram entusiasmados com os jogos e alunos felizes em contribuir com a aprendizagem dos idosos

 

Os alunos explicando com o calcular.                              Os idosos atentos e tentando fazer os cálculos

 

 

 

Tema: Projeto de Ciências: Vivendo e Aprendendo com o Meio Ambiente meio Ambiente

Escola Municipal: Todas

Data: Mês de maio a junho

Articuladora: Maria de Fátima Pereira do Prado

Professores: Todos

Turmas: 6º ao 9º ano

Metodologias: Aulas práticas e demonstrativas na confecção de jogos com sucatas, envolvendo as operações fundamentais e outros objetos de conhecimentos tentando conscientizar os alunos para a necessidade de um desenvolvimento sustentável.

Objetivos: Proporcionar condições para a conscientização dos alunos, acerca da necessidade de confeccionar os jogos com material reciclável, desenvolvendo nos mesmos atitudes de preservação e conservação ambiental.

Resultado: Alguns professores e alunos se envolveram de forma bem organizada na intenção de conscientizar os alunos a desenvolver ações práticas para valorizar o meio em que vivem e apresentação dos jogos matemáticos, os gráficos forma todos embasados nos conhecimentos adquiridos nas aulas aplicadas.

 

 

 

Tema: Projeto xadrez na escola

Escola Municipal: Novo Prado

Data: julho a outubro de 2018

Articuladora: Maria de Fátima Pereira do Prado

Professores: André Luiz, Deolizan Neto e Lusiedson

Turmas: 6º, 7º e 8º anos

Metodologias: Aulas demonstrativas de como jogar, mostra de jogadas e estratégias.

Objetivos: Despertar o interesse do aluno pelo jogo de xadrez

Resultado: Alguns alunos se mostraram interessados, aprenderam bem, desenvolveu bem as jogadas, outros acharam o jogo monótono e não mostraram empenho.

Tema: Projeto: Matematicando

Escola Municipal: Todas

Data: 08/10 a 20/11/2018

Articuladora: Maria de Fátima Pereira do Prado

Professores: Todos

Turmas: 6º ao 9º ano

Metodologias: 

Objetivos: Desenvolver a linguagem matemática de forma lúdica.

Resultado: Os professores foram bastante criativos e os alunos participaram com grande empenho e alegria nas apresentações e exposições dos trabalhos.

 

 

 

 

Em 2019

O ano letivo iniciou como de costume com a Jornada Pedagógica cujo tema era “Inovando a Educação: Paradigmas e Desafios Educacionais na Atualidade” realizada no dia 04 de fevereiro de 2019

Com o objetivo de promover uma relação entre a teoria e a prática, possibilitando a inovação da educação nos paradigmas e desafios educacionais na atualidade, os professores reuniram, argumentaram sobre a o tema, abordaram situações do seu dia a dia e se dispuseram a planejar conforme as orientações dadas.

Como acontece anualmente, os professores de Matemática participaram ativamente do Projeto de Ciências em Defesa do Meio Ambiente e várias escolas tiveram apresentações maravilhosas.

Os simulados aconteceram da mesma forma dos anos anteriores.

Não houve um projeto apenas para o componente Matemática para toda rede, porém algumas escolas tais como: Liberdade – Os Feras da Tabuada e Reitor Edgard Santos – Projeto Operacionando, realizaram internamente feiras, mostras, apresentações variadas dos trabalhados realizados durante o ano e participação ativa em várias escolas, no Projeto de Ciências: em Defesa do Meio Ambiente e também teve uma pequena contribuição no Projeto: Consciência Negra.

Ainda foi feito seleção e escolha do novo livro didático adotado para os próximos anos.

Alguns professores se empenharam mais nas orientações para a OBMEP. E novamente nossos alunos foram premiados com medalhas e menções honrosas, prestigiando nossa cidade e trazendo grande orgulho aos professores e para todos envolvidos na educação do nosso município. 

Os professores do 9º ano se empenharam bastante orientado e preparando os alunos para a avaliação “Prova Brasil”.

 

Tema: Encontro quinzenal de articulação com os professores de Matemática.

Escola Municipal: SMEI (Secretaria de Educação do Município de Itamaraju)

Período: Durante o ano letivo

Articuladores: Waldy Pinto Teixeira Lopes

Participantes: Todos os professores do componente de Matemática do município de Itamaraju.

Metodologias: Construção das sequências, planejamento das aulas práticas e teóricas e apresentação de projetos.

Objetivos: Orientar os professores sobre possíveis práticas didáticas, com a socialização e integração das práticas aplicadas pelos mesmo em sala de aula.

Resultados: Os encontros tem facilitado o trabalho e a dinâmicas dos professores em sala de aula, dessa forma é possível visualizar a melhora no desempenho dos alunos diante das atividades e avaliações propostas.

 

Trabalhos projetados e trabalhados em 2019

 

Tema: Projeto: Os fortes da tabuada 2019

Escola Municipal: Liberdade

Data: 29/11/2019

Articulador: Waldy Pinto Lopes Teixeira

Professores: Orlando, Cleutides e Jucilene

Turmas: 6º ao 9º ano

Metodologias: Aulas teóricas e práticas voltadas ao desenvolvimento do raciocínio lógico

Objetivos: Incentivar os alunos a aprender a tabuada de uma forma prazerosa e divertida

Resultado: Os alunos amam essas modalidades de competições, querem ser premiados e assim os professores se orgulham dos resultados obtidos.

 

.

 

Tema: Projeto Em Defesa do Meio Ambiente

Escola Municipal: Todas

Data: Mês de maio a junho

Articulador: Waldy Pinto Lopes Teixeira

Professores: Todos

Turmas: 6º ao 9º ano

Metodologias:  Nas aulas teóricas sobre os objetos de conhecimentos em pauta, envolver as questões matemática com as questões ambientais

Objetivo: Desenvolver nos alunos a consciência dos problemas ambientais e

estimulá-los a tentar apresentar sugestões para atenuar estes problemas.

Resultado: Os professores se empenharam em preparar atividades e aulas com envolvimentos dos temas, os alunos participaram ativamente das propostas apresentadas.

 

 

Tema: Projeto Operacionando

Escola Municipal: Reitor E. Santos

Data: 1º/10 a 21/11/2019

Articulador: Waldy Pinto Lopes Teixeira

Professores: Aloísio, Cláudio, Lolita, Josiane Dal´Bo e Joseanne Lopes

Turmas: 6º ao 9º ano

Metodologias:  Construção da tabuada; Elaboração de desafios matemáticos; Exercícios que envolvam as operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão; Realização de atividades lúdicas e diferenciadas; Competições.

Objetivos: Estimular o educando a aprender a tabuada de forma divertida, utilizando recursos variados.

Interpretar e resolver situações-problema, desenvolvendo formas de raciocínio lógico e processos, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.

Resultado: Os professores preparam as aulas, os jogos, as apresentações com bastante empenho e organização. Os alunos demonstraram grande interesse na aprendizagem e participaram ativamente das competições realizadas.

 

 

Tema: Pegadinhas matemáticas

Escola Municipal: Oziel   Alves Pereira

Data:

Articulador: Waldy Pinto Lopes Teixeira

Professora: Maria José Passos

Turmas: 6º, 7º e 9º anos

Metodologias: Aulas recreativas com competições

Objetivos: Incentivar o raciocínio lógico

Resultado: Os alunos participaram com entusiasmo e se empenharam em responder com coerência.

 

Tema: Projeto Consciência Negra

Escola Municipal: Otávio Mangabeira e Maria D’ Ajuda e Oziel A. Pereira

Data: 19/11/2019

Articulador: Waldy Pinto Lopes Teixeira

Professores: Vanessa, Fátima e Maria José

Turmas: 6º, 7º e 9º anos

Metodologias:  Aula práticas e teóricas, confecção de jogos africanos, gráficos e painéis abordando

Objetivos: Apresentar contribuição africana em nossos aprendizados

Resultado: Os alunos desconheciam as contribuições negras em alguns aspectos da nossa cultura e se mostraram atônitos nas pesquisas para elaboração dos gráficos, apresentaram os jogos com desenvoltura.

Alunos premiados na OBMEP - 2019

 

Em 2020

Com o tema: “Vivências e práticas educacionais no mundo tecnológico”, após a abertura da jornada pedagógica, o primeiro encontro de articulação aconteceu no dia 13 de fevereiro com a participação de todos os professores de Matemática da rede municipal, onde foi abordado o tema em pauta, dinâmicas,  orientações a serem desenvolvidas nessa temática, os desejos e expectativas para o ano em pauta, além de definir como fazer uma avaliação diagnóstica de cada ano e formatação das sequencias didáticas para as primeiras semanas de aula.

Devido a pandemia, só teve mais um encontro de articulação, em 27de fevereiro, onde foi feito algumas menções da BNCC, distribuição dos livros didáticos e alguns professores relataram as primeiras impressões das suas turmas. Foi alertado sobre as inscrições para OBMEP que iniciariam em breve e a formatada as sequências para nova quinzena.

Da segunda quinzena de março a abril foi preparado e enviado aos professores, atividades de reforço para todos os anos. Essas atividades abordavam somente objetos de conhecimentos dos anos anteriores e o contato com os professores e alunos foram apenas via whatsapp.

Em 11 de junho deu-se início aos encontros pedagógicos de articulação online, através do programa Google Meet. No primeiro encontro o colega Gustavo orientou a dispor uma página no Google Forms, onde todos professores deveriam participar, contribuindo com ideias, definições, conceitos e atividades dos objetos de conhecimentos selecionados nas articulações. Essas atividades foram apresentadas aos alunos via online, pelo whatsapp ou pelo Google Meet e os alunos sem acesso a internt, passaram a receber as atividades impressas. A partir de então os encontros das articulações voltaram a ser quinzenais e virtuais. De 16 de junho a 30 de julho as sequências só abordaram revisão de objetos de conhecimentos dos anos anteriores, exemplo no 6º ano, planejava-se as sequências com objetos de conhecimentos do 5º ano e assim sucessivamente. De agosto em diante passou a abordar os objetos de conhecimentos novos de acordo a cada ano.

Em 22 de junho iniciou os encontros de Formação GEA – Grupo de Estudos e Aprendizagem, com o objetivo de estudar a DCRB – Documento Curricular Referencial da Bahia, em consonância com a BNCC, ao qual foram feitos vários trabalhos: leituras, atividades, reflexões, discussões, apresentações, em preparação da reelaboração da proposta curricular de Itamaraju.

Daí os encontros com os professores passaram a ser semanais, ora articulação, ora formação e assim foi até 17 de setembro, dia que finalizaram os estudos, reflexões e sugestões para elaboração do DCRMI – Documento Curricular Referencial do Município de Itamaraju. E os articuladores, coordenadores do GEA, foram os responsáveis de compilar as ideias, os trabalhos e formatar o DCRMI do seu componente.

Mesmo online, com um número muito reduzido de alunos, as aulas deram continuidade e alguns alunos correspondem as atividades propostas. Os trabalhos estão sendo feitos e apresentados online ou enviados as escolas.

No mês de novembro foi posto em prática o “Projeto Busca Ativa”, objetivando a rematrícula do aluno, e assim assegurar sua permanência na escola.

Todos os trabalhos, reuniões, atividades foram feitas de forma virtual, mas semanalmente cada articulador se faz presente na secretaria, onde apresenta as pautas dos curso de formação, articulação, reuniões e a frequência dos professores nesses eventos.

 

Tema: Encontro quinzenal de articulação com os professores de Matemática.

Escola Municipal: SMEI

Período: Durante o ano letivo

Articuladores: Maria de Fátima Pereira do Prado

Participantes: Todos os professores do componente de Matemática do município de Itamaraju.

Metodologias: Estudos, reflexões, dinâmicas, relatos de experiências, leituras, discussões, sugestões de atividades, orientações para ações em sala de aula, construção das sequências, outros.

Objetivos: Observar o desempenho dos professores, mediante as propostas apresentadas no coletivo, orientar os professores sobre possíveis práticas didáticas e socializar as práticas aplicadas em sala de aula.

Resultados: É possível visualizar os mais empenhados em fazer um trabalho voltado para a educação de qualidade.

 

Trabalhos projetados e trabalhados em 2020

 

Tema: Curso oferecido pelo AVAMEC: A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Matemática

Período: Março/2020

Participantes: Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental: Matemática

Metodologias: O curso foi organizado para apresentar conceitos e princípios fundamentais e propor reflexões sobre as implicações da BNCC para a prática pedagógica. Em cada módulo, o conteúdo será apresentado, principalmente, por meio de videoaulas que esclarecerão princípios, discutirão práticas pedagógicas e abordarão exemplos.
Demais recursos – textos, imagens, animações, objetos digitais – servirão como elementos de apoio para a compreensão dos vídeos, trazendo conceitos, dados complementares e outras informações necessárias

Objetivos:

. Conhecer em profundidade a BNCC e suas premissas pedagógicas;

. Perceber como a BNCC contribui para a promoção das aprendizagens de todos os estudantes;
.Conhecer as aprendizagens previstas para os alunos do ensino fundamental;
. Identificar mudanças que a BNCC imprime nas práticas pedagógicas e acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento

Resultados: Melhor conhecimento e embasamento sobre as modificações advindas pela BNCC.

 

Certificado curso feito pelo AVAMEC: A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Matemática

 

 

Reunião online com coordenação e demais articuladoras

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontros online de formação 2020 - construção do DCRMI

    

 

Encontros online, quinzenais de articulação

 

 

Aulas online do professor Alexandre – Escola Otávio Mangabeira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula online utilizando o GEOGEBRA para a construção dos ângulos colaterais.

Escola Otávio mangabeira.                                          Alunos do 7° ano B

Professora Vanessa Araújo                                          No dia 10/11/2020.

 

Aulas online com os professores Gustavo,                                   Aulas online com a professora Lolita

André Luiz, Deolizan Neto e Alexandre

                        

 

Tema: Consciência Negra

Período: Em curso

Articuladora: Maria de Fátima Pereira do Prado

Participantes: Todos os professores do componente de Matemática do município de Itamaraju.

Metodologias:  Aulas teóricas sobre as contribuições africanas na Matemática em outros aspectos da nossa cultura e aulas práticas através de vídeos e instruções para confeccionar os itens propostos: jogos africanos, mosaico com figuras africanas, artesanatos com motivos africanos, mandalas, trabalhos envolvendo a geometria sona, outros.

Objetivos: Proporcionar condições para o aluno perceber as contribuições matemáticas para toda humanidade

Resultados: Espera-se que os alunos reconheçam as contribuições africanas na Matemática em outros campos de estudos.

               Mandalas                           Mosaico com pintura         Mosaico com colagem

 

Sugestões para os próximos anos:

Concurso público para professores.

Iniciar o ano com as cadernetas impressas

Conceder os mais recursos as escolas

Oferecer prêmios aos alunos mais empenhados

Planejar e executar um projeto voltado ao componente Matemática

Nenhum comentário:

Postar um comentário