Primeira Articulação Matemática


PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
              
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

I ENCONTRO PEDAGÓGICO – 2020

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
ARTICULADOR: Maria de Fátima Pereira do Prado
DATA: 13/02/2020    HORÁRIO: 8:00h às 12:00h (matutino)

PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Boa vindas aos Professores (10min).
·         Oração – Espontânea
·         Mensagem de Boas Vindas e dinâmica de acolhida (anexo)
2º Momento: Dinâmica: “Tecnologia e Interdisciplinaridade” (50min).
Material: caixa de som, música Pela Internet de Gilberto Gil, piloto, apagador, caixa de lápis de cor, papel oficio, lápis preto, borracha, cartolina.
Desenvolvimento: Distribuir uma cópia da música “Pela Internet”, de Gilberto Gil e pôr a mesma para tocar. Após ouvir e acompanhar a música, a turma será separada em 5 grupos Trabalho em grupo – Dinâmica da música “Pela Internet “
I.  Representar a interpretação da música através de uma ilustração,
II.Desafio:
Qual objeto de conhecimento poderia ser trabalhado com a ilustração feita? Em Arte, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Ciências, Matemática, Geografia, Educação Física, História e Ensino Religioso
Obs. Cada grupo ficará com o componente que trabalha e mais dois (exemplo: Matemática, Artes e Geografia, salientando que todos os grupos relacionarão objetos de conhecimento de ambos).
Montar cartaz com as ilustrações do grupo e apresentar
III. Entendendo a canção:

01 – De que se trata esta canção?
02 – O autor nos mostra que a tecnologia pode estar a serviço de quem?
03 – Que referências a “navegação” aparecem na canção?
04 – Que termos retirados da informática encontramos na canção?
 05 - Ao falar em “infomar” e “infomaré” referimos a quê?
06 - Quais vantagens do uso da tecnologia em sala de aula?
07 – Quais desvantagens, relacionado as práticas educacionais, a internet proporciona?
08 - No verso "Com quantos gigabytes se faz uma jangada", lembra qual ditado popular?
09 – Qual mensagem a música nos deixa?
10 – Qual analogia entre a música e as metodologias de ensino nos dias atuais?
Home-page= Página de entrada ou página principal de um website
 Connecticut= Terceiro menor estado do EUA
Informar= Dar um aviso, uma notícia, comunicação
Celular= Aparelho de intercomunicação, autônoma de sistema central
Hacker= Programador com gênio para dominar e alterar programas e equipamentos de computação e teleprocessamento, e capaz de invadir à distância outros computadores, utilizando ilegalmente os recursos do modem.



Gigabyte (símbolo GB) é uma unidade de medida de informação que equivale a 1 000 000 000 bytes (segundo SI) ou a 230 = 1 073 741 824...

Website é uma palavra que resulta da justaposição das palavras inglesas web (rede) e site (sítio, lugar). ... No Português Europeu é também comum utilizar o termo sítio da internet ou sítio eletrônico
 Macmilícia
É um neologismo.
MAC - é a denominação do sistema operacional padrão dos computadores Macintosh produzidos pela Apple
Disquete é um disco de mídia magnética removível, para armazenamento de dados.
Oriki palavra da língua Yorùbá, que tem vários significados, um deles pode-se traduzir como literatura ou textos para a língua...

Homepage: Página de início, página pessoal, página principal do seu site.


3º Momento: Leitura compartilhada sobre o perfil do aluno segundo a BNCC (fragmentar o texto em fichas para cada grupo) seguida de comentários sobre cada paragrafo lido. Concluir a discussão com o vídeo sobre Competências da BNCC (15min).
4º Momento: Leitura sobre as Vantagens da Aprendizagem Móvel (material compartilhado em slide/ 10min).  Se houver tempo passar um desses vídeos
5º Momento: Intervalo para o Lanche/10min.
6º Momento: Estudo sobre a Importância do Diagnóstico (30 min)
Fazer a leitura compartilhada seguida de discussão do texto “Como fazer Avaliação Diagnóstica” disponível em slide. Em seguida orientar sobre instrumentos metodológicos a serem trabalhados durante esse período para investigar o perfil da turma e explicar sobre a tabela (já em mãos do professor) que irão preencher devolver e discutir durante o primeiro encontro de articulação para elaboração do Planejamento Anual.
7º Momento: Construção da Sequência didática para 3 semanas, iniciar em 17/02 e concluir em 06/03, com o Tema Tecnologia aliada a Informação e Educação. 
Obs: Utilizar o tema e subtema na primeira semana de aula (dinâmica de apresentação, tabuada com atividades recreativas – pintura, jogos, etc, atividade diagnóstica ), na segunda semana (correção da avaliação diagnóstica e divisão em todas turmas), fazer apresentação do componente, estratégias de trabalho, etc e na terceira semana iniciar com objeto de conhecimento novo ( 1º assunto de cada ano).



Nenhum comentário:

Postar um comentário