SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Coordenação do
Ensino Fundamental Anos Finais
I ENCONTRO
PEDAGÓGICO – 2020
COMPONENTE
CURRICULAR: Matemática
ARTICULADOR:
Maria de Fátima Pereira do Prado
DATA:
13/02/2020 HORÁRIO: 8:00h às
12:00h (matutino)
PAUTA:
1º
Momento: Acolhida/Boa vindas aos Professores (10min).
·
Oração – Espontânea
·
Mensagem de Boas Vindas e dinâmica de
acolhida (anexo)
2º
Momento: Dinâmica: “Tecnologia e Interdisciplinaridade” (50min).
Material:
caixa
de som, música Pela Internet de Gilberto Gil, piloto, apagador, caixa de lápis
de cor, papel oficio, lápis preto, borracha, cartolina.
Desenvolvimento: Distribuir uma cópia da música “Pela
Internet”, de Gilberto Gil e pôr a mesma para tocar. Após ouvir e acompanhar a
música, a turma será separada em 5 grupos Trabalho em grupo – Dinâmica da
música “Pela Internet “
I. Representar
a interpretação da música através de uma ilustração,
II.Desafio:
Qual
objeto de conhecimento poderia ser trabalhado com a ilustração feita? Em Arte,
Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Ciências, Matemática, Geografia, Educação
Física, História e Ensino Religioso
Obs. Cada
grupo ficará com o componente que trabalha e mais dois (exemplo: Matemática,
Artes e Geografia, salientando que todos os grupos relacionarão objetos de
conhecimento de ambos).
Montar
cartaz com as ilustrações do grupo e apresentar
III. Entendendo
a canção:
01
– De que se trata esta canção?
02
– O autor nos mostra que a tecnologia pode estar a serviço de quem?
03
– Que referências a “navegação” aparecem na canção?
04
– Que termos retirados da informática encontramos na canção?
05
- Ao falar em “infomar” e “infomaré” referimos a quê?
06
- Quais vantagens do uso da tecnologia em sala de aula?
07
– Quais desvantagens, relacionado as práticas educacionais, a internet
proporciona?
08
- No verso "Com quantos gigabytes se faz uma jangada", lembra qual
ditado popular?
09
– Qual mensagem a música nos deixa?
10
– Qual analogia entre a música e as metodologias de ensino nos dias atuais?
Home-page= Página de entrada ou página principal de um website
Connecticut= Terceiro menor estado do EUA
Informar= Dar um
aviso, uma notícia, comunicação
Celular= Aparelho
de intercomunicação, autônoma de sistema central
Hacker= Programador com gênio para dominar e alterar programas
e equipamentos de computação e teleprocessamento, e capaz de invadir à
distância outros computadores, utilizando ilegalmente os recursos do modem.
|
||
|
||
|
||
|
3º
Momento: Leitura compartilhada sobre o perfil do aluno
segundo a BNCC (fragmentar o texto em fichas para cada grupo) seguida de
comentários sobre cada paragrafo lido. Concluir a discussão com o vídeo sobre
Competências da BNCC (15min).
4º
Momento: Leitura sobre as Vantagens da Aprendizagem Móvel
(material compartilhado em slide/ 10min). Se houver tempo passar um desses vídeos
5º
Momento: Intervalo para o Lanche/10min.
6º
Momento: Estudo sobre a Importância do Diagnóstico (30 min)
Fazer a leitura
compartilhada seguida de discussão do texto “Como fazer Avaliação Diagnóstica” disponível em slide. Em seguida orientar sobre
instrumentos metodológicos a serem trabalhados durante esse período para
investigar o perfil da turma e explicar sobre a tabela (já em mãos do
professor) que irão preencher devolver e discutir durante o primeiro encontro
de articulação para elaboração do Planejamento Anual.
7º
Momento: Construção da Sequência didática para 3 semanas,
iniciar em 17/02 e concluir em 06/03, com o Tema Tecnologia aliada a Informação
e Educação.
Obs:
Utilizar o tema e subtema na primeira semana de aula (dinâmica
de apresentação, tabuada com atividades
recreativas – pintura, jogos, etc, atividade diagnóstica ), na segunda
semana (correção da avaliação diagnóstica e divisão em
todas turmas), fazer apresentação do componente, estratégias de
trabalho, etc e na terceira semana iniciar com objeto de conhecimento novo ( 1º assunto de cada ano).
Nenhum comentário:
Postar um comentário