SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – Matemática |
|
Tema
inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”. Tema
integrador: Saúde na Escola (informação e prevenção do aedes aegipti). |
Unidade Temática: Números
|
Objeto de Conhecimento: Sistema de numeração decimal;
Números naturais, Operações com números
naturais: adição e subtração; Relação envolvendo adição e subtração. |
|
Ano: 6º Período: 10 a 22/05/2021 Nº de Aulas: 08 |
|
HABILIDADES |
|
EF06MA01). Comparar, ordenar, ler e escrever
números naturais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta
numérica. (EF06MA01BA). Interpretar, comparar, ordenar, ler e
escrever números naturais cuja representação decimal (EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração
decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e
diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais
características (base, valor posicional e função do zero), utilizando,
inclusive, a composição e decomposição de números naturais em sua
representação decimal. (EF06MA04). Construir algoritmo em linguagem
natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema
simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par). (EF06MA14) Reconhecer que
a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, os
seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar
valores desconhecidos na resolução de problemas. (EF06MA15) Resolver e
elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes
desiguais, envolvendo relações aditivas bem como a razão entre as partes e
entre uma das partes e o todo |
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
|
1. Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações
de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência
viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e
para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. 3.
Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos
da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e
de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria
capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a
autoestima e a perseverança na busca de soluções. 4. Fazer
observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes
nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar,
representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e
avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes. 5. Utilizar
processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
6. Valorizar a
diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos
e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. 7. Argumentar com base em
fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias,
pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos
humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito
local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de
si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se,
apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na
diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com
autocrítica e capacidade para lidar com elas. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade, |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
I Semana: 10 a 14/05/2021 1ª aula e 2ª aula - Revisão (sistema de numeração maia,
egípcio, romano e indo-arábico) 1º momento . Corrigir a atividade 3 (anexo). 2º momento . Dispor o texto abaixo no chat ou no whatsapp e
pedir para fazer uma leitura silenciosa: O
mosquito da espécie Aedes aegypti, também chamado
popularmente de mosquito-da-dengue, é responsável pela
transmissão de várias doenças para o homem, como a febre
amarela, a dengue, zika e chikungunya. Diante da imensa
quantidade de problemas causados, esse mosquito torna-se um grave problema
para a população, sendo comuns as campanhas para combatê-lo. Antes de buscar novos tratamentos para as doenças transmitidas
pelo Aedes aegypti, é preciso entender quantas pessoas são afetadas, como os
mosquitos transmitem as doenças e, no fim das contas, qual é o tamanho da
encrenca —e se os recursos disponíveis são capazes de ajudar a reverter o
quadro. Pesquisadores estão usando modelos matemáticos para encontrar
essas questões. Um desses exemplos é a produção de uma modelagem matemática
para entender a dinâmica da zika na Polinésia Francesa, onde um grande surto
entre 2013 e 2014 chegou a afetar 82% da população em algumas regiões do
território. A conclusão, publicada na revista científica
Plos Neglected Tropical Diseases, é que levaria entre 12 e 20 anos para que
houvesse um número de indivíduos suscetíveis grande o suficiente para
permitir um novo espalhamento da doença. . Fazer leitura oral com os alunos (um aluno
por parágrafo). . Fazer questionamentos sobre o texto e sobre as
doenças provocadas pelo mosquito aedes aegypti e a presença da Matemática na
elaboração de soluções. . Relatar informações sobre o aedes aegypti (anexo). . Retomar as páginas 15, 16, 18 e 20 e revisar o
sistema de numeração maia, egípcio, romano e indo-arábico. . Orientar os alunos para ver os vídeos abaixo em
casa, copiar os números do texto e reescrevê-los no sistema maia, egípcio e
romano. Exemplo:12 ; ; ∩II ; XII. Também responder as atividades das páginas 17
e 19 Sistema Maia - https://www.youtube.com/watch?v=9Rnvl284Ivg Sistema egípcio - https://www.youtube.com/watch?v=p1lBlRA5r78 Sistema romano - https://www.youtube.com/watch?v=Hn75aW3Cy-g Sistema indo-arábico - https://www.youtube.com/watch?v=ZusYxI2qg-8 3ª aula e 4ª aula - Revisão (sistema de numeração maia,
egípcio, romano e indo-arábico) e Sistema de numeração decimal 1º momento . Verificar se os alunos conseguiram reescreveram
os números do texto como foi solicitado e corrigir as atividades das páginas
17 e 19 2º momento . Retomar as páginas 20 e 21 e enfatizar a leitura
e escrita de números, valor posicional dos números, QVL, etc. . Propor um ditado de números: - Pedir que em cada linha do caderno uma letra.
Uma embaixo da outra - Dita um número dita 10 números, um após outro.
Exemplo: a) 12.012; b) 5.555.555 ... . Orientar que a seguir escrevam o número por
extenso (como se ler) 3º momento . Orientar os alunos para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=crzKOkP8wa4 e façam a atividade da página 22 e a atividade 1
(anexo). II Semana: 17 a 21/05/2021 5ª aula e 6ª aula – Operações com números naturais:
adição e subtração 1º momento . Corrigir a atividade da página 22 e a atividade
1 (anexo). 2º momento . Revisar adição e subtração com seus termos ou
elementos, suas propriedades e enfatizar a resolução de problemas . Apresentar como resolver problemas de Matemática
(instruções no anexo para o professor, caso queria passar para os
alunos, é necessário mudar o texto) ou
apresentar outra forma de interpretar problema. Exemplo: dado o problema: Mamãe
recebeu 36 rosas. Uma dúzia foi mandada pela minha irmã e as outras por mim e
meus filhos. Quantas rosas eu e meus filhos mandamos a mamãe? E perguntar: -O que sei do problema? A resposta deve ser: Que
minha mãe recebeu 36 rosas. Uma dúzia foi mandada pela minha irmã e as outras
por mim e meus filhos. - Que quero saber? A resposta deve ser: Quantas rosas
eu e meus filhos mandamos a mamãe? - O que devo fazer? A resposta deve ser: 36 - 12 2 4 Resposta: Eu e meus filhos
mandamos a mamãe 24 rosas. . Orientar para fazer a atividade 2 (anexo). 7ª aula e 8ª aula – Relação envolvendo adição e subtração. 1º momento . Corrigir a atividade 2 (anexo).
2º momento . Seguir as orientações didáticas da página 44. . Enfatizar que a adição e subtração são operações
inversas. Exemplo: 35 ou 23 ou 35 – 12 + 12 - 23 23 35 12 Comprovando que diferença + subtraendo = minuendo
e total – uma das parcelas = a outra parcela . Apresentar outros exemplos. . Orientar para resolver a atividade da página 45
e atividade 3 (anexo) |
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( X) Vídeo; (
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento;
( ) Informativos; (
) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( X ) Leitura de texto e imagens ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas:
( )
( ) Seminários; (X ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; (X )
Relatórios; ( X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
|
Professor: ______________________________________
Escola: _____________________
REFERÊNCIAS
https://brasilescola.uol.com.br/animais/aedes-aegypti.htm
https://impa.br/noticias/matematica-quer-ajudar-a-prevenir-dengue-e-zika/
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/doencas-transmitidas-pelo-aedes-aegypti.htm
https://www.youtube.com/watch?v=crzKOkP8wa4
https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-matematica-ordens-e-classes-4o-ano/
https://www.atividadesmatematica.com/2015/09/lista-de-exercicios-adicao-6-ano.html
ANEXO
As principais
doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, seus sintomas e tratamento.
O Aedes
aegypti é um mosquito de hábitos diurnos que apresenta coloração preta
e pequenas manchas e listras brancas espalhadas pelo seu corpo. Esse
mosquitinho vem dando o que falar em virtude da grande quantidade de doenças
que é capaz de transmitir, algumas que podem até mesmo causar a morte. Você
sabe que doenças são essas?
→ Dengue
A dengue é, sem
dúvidas, a doença transmitida pelo Aedes aegypti mais
conhecida pela população. Por essa razão, o A. aegypti ficou
conhecido no Brasil como mosquito-da-dengue.
A dengue é uma
doença febril causada por um vírus que apresenta quatro sorotipos. De uma
maneira geral, ela causa febre alta, que se inicia de maneira abrupta, dores de
cabeça, dores no corpo e articulações, dores nos olhos, fraqueza, manchas na
pele e coceira. Em algumas pessoas, podem ocorrer vômitos, dores abdominais,
hemorragias e até mesmo a morte.
A dengue não
apresenta tratamento específico, sendo recomendado apenas uso de produtos que
aliviem os sintomas. A principal recomendação é repousar e tomar muito líquido.
→ Chikungunya
A chikungunya é
uma doença viral também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que
chegou ao Brasil em 2014. O nome dessa enfermidade significa “aqueles que se
dobram” e faz referência aos primeiros pacientes diagnosticados com o problema,
na Tanzânia, que se curvavam em virtude das dores provocadas pelo vírus.
Os sintomas da
chikungunya lembram muito os da dengue, como febre alta, dor de cabeça, manchas
na pele e dores no corpo. Entretanto, a diferença principal está no fato de que
a chikungunya provoca dores muito intensas nas articulações.
A chikungunya
também é uma doença sem tratamento específico e, assim como a dengue, são
tratados apenas a febre e as dores no corpo. A recomendação de beber muita água
e manter-se em repouso também é indicada para essa doença.
→ Zika
A zika também é
uma doença viral e chegou ao Brasil em 2015. Seu nome foi dado em referência ao
local em que o vírus foi identificado pela primeira vez: Floresta Zika, na
Uganda.
Em relação aos
sintomas, a zika apresenta-se muito mais branda do que a dengue e a
chikungunya, uma vez que 80% dos pacientes não apresentam nenhuma manifestação
clínica. Quando os sintomas aparecem, eles são febre baixa, dores leves nas
articulações, manchas e coceira. Pode aparecer ainda vermelhidão nos olhos,
inchaço pelo corpo, tosse e vômitos. Complicações graves são raras, entretanto,
podem ocorrer.
A zika destaca-se
pela sua associação com casos de microcefalia, uma malformação que faz com que
o cérebro dos bebês não se desenvolva de maneira adequada. Além disso, a doença
também está relacionada com a Síndrome de Guillain-Barré, que causa fraqueza
muscular e paralisia dos músculos.
A zika é uma
doença sem tratamento específico, sendo recomendado apenas o controle das dores
e da coceira pelo corpo. Também é recomendado repouso e ingestão de líquidos.
→ Febre Amarela
A febre amarela é
uma doença grave causada por um vírus e transmitida por mosquitos. Em áreas
florestais, o principal transmissor é o mosquito do gênero Haemagogus; na
área urbana, o principal vetor é o Aedes aegypti. Vale
destacar que a febre amarela urbana foi erradicada em 1942, entretanto, a forma
silvestre ainda ocorre em nosso país. Diante dessa erradicação, a doença é
pouco lembrada quando falamos das doenças transmitidas pelo A.
aegypti.
A febre amarela
provoca no paciente febre alta, cansaço, dores pelo corpo e de cabeça, náusea,
vômitos e calafrios. Em casos mais graves da doença, o paciente pode
desenvolver problemas no fígado e no rim, hemorragias e icterícia (pele e olhos
amarelados). A forma grave pode causar a morte.
A febre amarela
também é uma doença que não possui tratamento. A recomendação é de repouso e
ingestão de líquidos. Em casos graves, pode ser necessária a internação em UTI
e reposição da perda sanguínea causada pela hemorragia.
Atividade
1
1º) Com atenção, complete as
lacunas abaixo:
a) O número 1783 tem ____ ordens b) O algarismo 5 ocupa
a ____ ordem
c) O número 3472 tem ____ ordens d) O número 73 tem
____ ordens
2º) Complete de acordo com o exemplo:
EX: 2487 a)
1836
2 unidades de milhar .........unidades
de milhar
24 centenas ...........centenas
248 dezenas ...........
dezenas
2487 unidades --------- unidades
b) 3482 c)
4216
..........unidades de milhar ............
unidades de milhar
........... centenas
............. centenas
...........dezenas unidades ..........dezenas
..........dezenas ...........unidades
...........unidades
3º) Complete
a) 2d = ____ unidades b) 3c = ____
dezenas
c) 2Um = ____ centenas d) 1Dm = ____
unidades de milhar
4º) De acordo com o exemplo
decomponha os números abaixo:
Ex: 4822 = 4 Unidades de milhar 8
centenas 2 dezenas e 2 unidades
a) 1756 =
b) 4652 =
c) 6891 =
5º) Seguindo o exemplo, componha
os números:
Ex: 2 unidades de milhar 7
centenas 5 dezenas e 8 unidades =
a) 3 unidades de milhar 8 centenas
9 dezenas e 8 unidades =
b) 8 unidades de milhar 2 centenas
7 dezenas e 6 unidades =
c) 5 unidades de milhar 3 centenas
9 dezenas e 4 unidades =
d) 7 unidades de milhar 6 centenas
2 dezenas e 3 unidades =
6º) Escreva no caderno, os números
abaixo por extenso:
a) 8397 = b) 13647 = c) 26831 = d)
37242 =
7º) Em cada quadro há informações
que representam um número. Organize essas informações e escreva com algarismos
o número correspondente.
A_______ B______ C______ D______
A 6 dezenas 8 unidades de
milhar 6 centenas 4 unidades 2 dezenas de milhar |
B 6unidades de
milhar 7 unidades 5 centenas 3 dezenas de
milhar 1 dezena |
C 3 unidades de milhar 6 unidades 5 centenas 4 dezenas de milhar 5 dezenas 9 centenas de
milhar |
D 4 centenas de
milhar 8 dezenas 6 dezenas de
milhar 3 centenas 2 unidades 1 unidade de
milhar |
8º) Associe cada número a uma ou
mais informações apresentadas a seguir. Para isso escreva a letra e os símbolos
romanos correspondentes.
A |
B |
C |
D |
E |
238.088 |
1.038.153 |
92.944 |
5.788.002 |
69.293.001 |
I ) Compostos de 7 ordens II)
Possui o algarismo
III) O valor posicional do
algarismo 3 é 3000 IV)
Está entre 100.000 e 1.000.000
V) Seu sucessor é ímpar
9º) Observe o número representado
no quadro de ordens e classes.
Classe
dos milhões |
Classes dos milhares |
Classes das unidades simples |
||||||
9ª ordem |
8ª ordem |
7ª ordem |
6ª ordem |
5ª ordem |
4ª ordem |
3ª ordem |
2ª ordem |
1ª ordem |
C |
D |
U |
C |
D |
U |
C |
D |
U |
|
8 |
9 |
6 |
4 |
5 |
3 |
2 |
1 |
a) Escreva esse número por
extenso:
b) O número 89.645.321 tem
____ordens
c) O algarismo 4 pertence a ___
ordem.
d) A 5ª ordem é chamada dezena de
milhar e a 6ª ordem é chamada ______
Atividade
2
Resolva os problemas no caderno:
1.No zoológico de Goiânia, viviam 30
papagaios, 18 calopsitas, e 25 periquitos. No sábado pela manhã fugiram 3
papagaios, 2 calopsitas e 6 periquitos. Quantos pássaros viviam nesse zoológico
antes da fuga? Você consegue calcular quantos pássaros ficaram no zoológico
depois da fuga?
Do que fala o problema?
O que aconteceu com os pássaros?
O que a primeira pergunta pede?
E a segunda pergunta?
2. Artur e Gabriel adoram colecionar figurinhas. Gabriel tinha
1.260 figurinhas. Artur tinha 1.890 a mais que Gabriel. Durante um jogo Artur
ganhou 535 e perdeu 682 figurinhas. Gabriel perdeu 213 e ganhou 736 figurinhas.
Com quantas figurinhas cada um ficou depois do jogo?
Artur e Gabriel possuem o mesmo número de figurinhas?
O que quer dizer a expressão “a mais” no problema?
O que aconteceu durante o jogo?
O que a pergunta está pedindo?
3. João, Luiza e Paulo são irmãos. João tem 20 anos, Luiza 15 e
Paulo 10. Qual é soma das idades dos irmãos.
4.
Se tenho 4, arrumei mais 10, ganhei 30 e irei
receber 100. Quanto terei?
Como resolver problemas
de Matemática.
Os professores de
matemática deparam constantemente em sala de aula com alunos que não conseguem
retirar do enunciado dos problemas matemáticos dados para a sua resolução ou
identificar o que o problema está questionando. Uma das causas dessa
dificuldade, que pode ser chamada de dificuldade de interpretação, é a falsa
ideia de que para estudar matemática não é preciso ler.
A facilidade de interpretação está diretamente
ligada à leitura. O aluno que possui um hábito regular de leitura terá uma
facilidade maior em compreender um problema matemático. Não é fácil falar da
importância da leitura no estudo da matemática para uma juventude que encontra
tudo o que quer sentado no sofá diante da televisão.
A resolução de um problema matemático segue
alguns passos aplicados antes mesmo de efetuar os cálculos e são nesses passos
que se encontram a dificuldade dos nossos alunos. Pois interpretar e entender
um problema matemático faz parte da sua resolução.
Para facilitar a compreensão e interpretação de
um problema matemático, o professor pode estar atento aos seguintes passos:
• Leitura geral
No primeiro contato com o problema matemático o
aluno deve voltar a atenção somente para a leitura.
• 2º leitura: identificando os dados.
A segunda leitura é mais detalhada, pois agora o
aluno deverá identificar os dados mais importantes e a pergunta que o problema
propõe. É nesse momento que é colocada em prática a interpretação, pois o aluno
deverá entender o problema pra conseguir retirar dele os dados mais importantes.
• Identificar as operações
Depois de separar os dados e saber o que o
problema está perguntando (saber o que deve calcular), será preciso que o aluno
identifique como achar essa resposta, ou melhor, que operação utilizar na
resolução desse problema matemático. Podendo ser uma ou mais operações.
Quando for mais de uma operação pode-se
apresentá-las em forma de expressão numérica.
• Efetuar as operações
Agora é preciso colocar em prática as operações
matemáticas encontradas. Ao resolver todas as operações necessárias o aluno
chegará a uma resolução final.
• Prova real.
Depois do resultado encontrado, é preciso
verificar se ele está correto. O aluno deverá voltar ao problema matemático
proposto e verificar se a solução encontrada satisfaz a situação problema.
Ao propor uma situação problema para os alunos é
preciso estar atento à interdisciplinaridade, contextualização, ligação do
conteúdo matemático com a realidade do aluno, essas são formas de tornar não só
a interpretação de problemas matemáticos mais agradáveis, mas também colaborar
com a educação matemática.
Atividade
3
Nenhum comentário:
Postar um comentário