IV Sequência didática

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”.

Tema integrador: Saúde na Escola (informação e prevenção do aedes aegipti).

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: Sistema de numeração decimal; Números naturais, Operações com números naturais: adição e subtração; Relação envolvendo adição e subtração.

Ano:                          Período: 10 a 22/05/2021            Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

EF06MA01). Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.

(EF06MA01BA). Interpretar, comparar, ordenar, ler e escrever números naturais cuja representação decimal

(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais em sua representação decimal.

(EF06MA04). Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par).

(EF06MA14) Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

(EF06MA15) Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

 

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade,
Imaginação criativa: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

I Semana: 10 a 14/05/2021

 

1ª aula e 2ª aula -   Revisão (sistema de numeração maia, egípcio, romano e indo-arábico)

1º momento

. Corrigir a atividade 3 (anexo).

 

2º momento

. Dispor o texto abaixo no chat ou no whatsapp e pedir para fazer uma leitura silenciosa:

      O mosquito da espécie Aedes aegypti, também chamado popularmente de mosquito-da-dengue, é responsável pela transmissão de várias doenças para o homem, como a febre amarela, a dengue, zika e chikungunya. Diante da imensa quantidade de problemas causados, esse mosquito torna-se um grave problema para a população, sendo comuns as campanhas para combatê-lo. Antes de buscar novos tratamentos para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, é preciso entender quantas pessoas são afetadas, como os mosquitos transmitem as doenças e, no fim das contas, qual é o tamanho da encrenca —e se os recursos disponíveis são capazes de ajudar a reverter o quadro. 

Pesquisadores estão usando modelos matemáticos para encontrar essas questões. Um desses exemplos é a produção de uma modelagem matemática para entender a dinâmica da zika na Polinésia Francesa, onde um grande surto entre 2013 e 2014 chegou a afetar 82% da população em algumas regiões do território.

A conclusão, publicada na revista científica Plos Neglected Tropical Diseases, é que levaria entre 12 e 20 anos para que houvesse um número de indivíduos suscetíveis grande o suficiente para permitir um novo espalhamento da doença.

. Fazer leitura oral com os alunos (um aluno por parágrafo).

. Fazer questionamentos sobre o texto e sobre as doenças provocadas pelo mosquito aedes aegypti e a presença da Matemática na elaboração de soluções.

. Relatar informações sobre o aedes aegypti (anexo).

. Retomar as páginas 15, 16, 18 e 20 e revisar o sistema de numeração maia, egípcio, romano e indo-arábico.

. Orientar os alunos para ver os vídeos abaixo em casa, copiar os números do texto e reescrevê-los no sistema maia, egípcio e romano. Exemplo:12 ;   ; ∩II  ; XII. Também responder as atividades das páginas 17 e 19

Sistema Maia - https://www.youtube.com/watch?v=9Rnvl284Ivg

Sistema egípcio - https://www.youtube.com/watch?v=p1lBlRA5r78

Sistema romano - https://www.youtube.com/watch?v=Hn75aW3Cy-g

Sistema indo-arábico - https://www.youtube.com/watch?v=ZusYxI2qg-8

 

 

3ª aula e 4ª aula - Revisão (sistema de numeração maia, egípcio, romano e indo-arábico) e Sistema de numeração decimal

1º momento

. Verificar se os alunos conseguiram reescreveram os números do texto como foi solicitado e corrigir as atividades das páginas 17 e 19

 

2º momento

. Retomar as páginas 20 e 21 e enfatizar a leitura e escrita de números, valor posicional dos números, QVL, etc.

. Propor um ditado de números:

- Pedir que em cada linha do caderno uma letra. Uma embaixo da outra

- Dita um número dita 10 números, um após outro. Exemplo: a) 12.012; b) 5.555.555 ...

. Orientar que a seguir escrevam o número por extenso (como se ler)

3º momento

. Orientar os alunos para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=crzKOkP8wa4 e façam a atividade da página 22 e a atividade 1 (anexo).

 

II Semana: 17 a 21/05/2021

 

5ª aula e 6ª aula – Operações com números naturais: adição e subtração

1º momento

. Corrigir a atividade da página 22 e a atividade 1 (anexo).

 

2º momento

. Revisar adição e subtração com seus termos ou elementos, suas propriedades e enfatizar a resolução de problemas

. Apresentar como resolver problemas de Matemática (instruções no anexo para o professor, caso queria passar para os alunos, é necessário mudar o texto) ou apresentar outra forma de interpretar problema. Exemplo: dado o problema: Mamãe recebeu 36 rosas. Uma dúzia foi mandada pela minha irmã e as outras por mim e meus filhos. Quantas rosas eu e meus filhos mandamos a mamãe? E perguntar:

-O que sei do problema?

A resposta deve ser: Que minha mãe recebeu 36 rosas. Uma dúzia foi mandada pela minha irmã e as outras por mim e meus filhos.

- Que quero saber?

A resposta deve ser: Quantas rosas eu e meus filhos mandamos a mamãe?

- O que devo fazer?

A resposta deve ser:     36

                                 -   12

                                     2 4

Resposta: Eu e meus filhos mandamos a mamãe 24 rosas.

 

. Orientar para fazer a atividade 2 (anexo).

 

7ª aula e 8ª aulaRelação envolvendo adição e subtração.

1º momento

. Corrigir a atividade 2 (anexo).

2º momento

. Seguir as orientações didáticas da página 44.

. Enfatizar que a adição e subtração são operações inversas.

Exemplo:

   35          ou     23              ou     35

– 12                + 12                    - 23

   23                   35                      12    

Comprovando que diferença + subtraendo = minuendo e total – uma das parcelas = a outra parcela

. Apresentar outros exemplos.

. Orientar para resolver a atividade da página 45 e atividade 3 (anexo)

RECURSOS: (   ) Livro didático; (   ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( X) Vídeo; (   ) Computador;

(   ) Jogos; (   ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;   (   ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; ( X ) Leitura de texto e imagens (   ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   ) 

(   ) Seminários; (X ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (   ) Cartaz; (   ) Debate;

(X ) Relatórios; ( X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: ______________________________________ Escola: _____________________

REFERÊNCIAS

https://brasilescola.uol.com.br/animais/aedes-aegypti.htm

https://impa.br/noticias/matematica-quer-ajudar-a-prevenir-dengue-e-zika/

https://escolakids.uol.com.br/ciencias/doencas-transmitidas-pelo-aedes-aegypti.htm

https://www.youtube.com/watch?v=crzKOkP8wa4

https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-matematica-ordens-e-classes-4o-ano/

https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/resolucao-de-problemas-com-adicao-e-subtracao/

https://www.atividadesmatematica.com/2015/09/lista-de-exercicios-adicao-6-ano.html

 

 

ANEXO

As principais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, seus sintomas e tratamento.

 

Aedes aegypti é um mosquito de hábitos diurnos que apresenta coloração preta e pequenas manchas e listras brancas espalhadas pelo seu corpo. Esse mosquitinho vem dando o que falar em virtude da grande quantidade de doenças que é capaz de transmitir, algumas que podem até mesmo causar a morte. Você sabe que doenças são essas?

→ Dengue

A dengue é, sem dúvidas, a doença transmitida pelo Aedes aegypti mais conhecida pela população. Por essa razão, o A. aegypti ficou conhecido no Brasil como mosquito-da-dengue.

A dengue é uma doença febril causada por um vírus que apresenta quatro sorotipos. De uma maneira geral, ela causa febre alta, que se inicia de maneira abrupta, dores de cabeça, dores no corpo e articulações, dores nos olhos, fraqueza, manchas na pele e coceira. Em algumas pessoas, podem ocorrer vômitos, dores abdominais, hemorragias e até mesmo a morte.

A dengue não apresenta tratamento específico, sendo recomendado apenas uso de produtos que aliviem os sintomas. A principal recomendação é repousar e tomar muito líquido.

→ Chikungunya

A chikungunya é uma doença viral também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que chegou ao Brasil em 2014. O nome dessa enfermidade significa “aqueles que se dobram” e faz referência aos primeiros pacientes diagnosticados com o problema, na Tanzânia, que se curvavam em virtude das dores provocadas pelo vírus.

Os sintomas da chikungunya lembram muito os da dengue, como febre alta, dor de cabeça, manchas na pele e dores no corpo. Entretanto, a diferença principal está no fato de que a chikungunya provoca dores muito intensas nas articulações.

A chikungunya também é uma doença sem tratamento específico e, assim como a dengue, são tratados apenas a febre e as dores no corpo. A recomendação de beber muita água e manter-se em repouso também é indicada para essa doença.

→ Zika

A zika também é uma doença viral e chegou ao Brasil em 2015. Seu nome foi dado em referência ao local em que o vírus foi identificado pela primeira vez: Floresta Zika, na Uganda.

Em relação aos sintomas, a zika apresenta-se muito mais branda do que a dengue e a chikungunya, uma vez que 80% dos pacientes não apresentam nenhuma manifestação clínica. Quando os sintomas aparecem, eles são febre baixa, dores leves nas articulações, manchas e coceira. Pode aparecer ainda vermelhidão nos olhos, inchaço pelo corpo, tosse e vômitos. Complicações graves são raras, entretanto, podem ocorrer.

A zika destaca-se pela sua associação com casos de microcefalia, uma malformação que faz com que o cérebro dos bebês não se desenvolva de maneira adequada. Além disso, a doença também está relacionada com a Síndrome de Guillain-Barré, que causa fraqueza muscular e paralisia dos músculos.

A zika é uma doença sem tratamento específico, sendo recomendado apenas o controle das dores e da coceira pelo corpo. Também é recomendado repouso e ingestão de líquidos.

 Febre Amarela

A febre amarela é uma doença grave causada por um vírus e transmitida por mosquitos. Em áreas florestais, o principal transmissor é o mosquito do gênero Haemagogus; na área urbana, o principal vetor é o Aedes aegypti. Vale destacar que a febre amarela urbana foi erradicada em 1942, entretanto, a forma silvestre ainda ocorre em nosso país. Diante dessa erradicação, a doença é pouco lembrada quando falamos das doenças transmitidas pelo A. aegypti.

A febre amarela provoca no paciente febre alta, cansaço, dores pelo corpo e de cabeça, náusea, vômitos e calafrios. Em casos mais graves da doença, o paciente pode desenvolver problemas no fígado e no rim, hemorragias e icterícia (pele e olhos amarelados). A forma grave pode causar a morte.

A febre amarela também é uma doença que não possui tratamento. A recomendação é de repouso e ingestão de líquidos. Em casos graves, pode ser necessária a internação em UTI e reposição da perda sanguínea causada pela hemorragia.

 

Atividade 1

 

1º) Com atenção, complete as lacunas abaixo:

a) O número 1783 tem ____ ordens                          b) O algarismo 5 ocupa a ____ ordem

c) O número 3472 tem ____ ordens                          d) O número 73 tem ____ ordens

 

2º) Complete de acordo com o exemplo:

EX: 2487                                                                   a) 1836                                                                      

2 unidades de milhar                                                  .........unidades de milhar

24 centenas                                                                ...........centenas

248 dezenas                                                               ........... dezenas

2487 unidades                                                         --------- unidades

 

b) 3482                                                                      c) 4216

..........unidades de milhar                                          ............ unidades de milhar

........... centenas                                                         ............. centenas

...........dezenas unidades                                           ..........dezenas

..........dezenas                                                            ...........unidades                                                        

...........unidades

  

3º) Complete

a) 2d = ____ unidades                                   b) 3c = ____ dezenas

c) 2Um = ____ centenas                                d) 1Dm = ____ unidades de milhar

 

4º) De acordo com o exemplo decomponha os números abaixo:

Ex: 4822 = 4 Unidades de milhar 8 centenas 2 dezenas e 2 unidades

a) 1756 =

b) 4652 =

c) 6891 =

 

5º) Seguindo o exemplo, componha os números:

Ex: 2 unidades de milhar 7 centenas 5 dezenas e 8 unidades =

a) 3 unidades de milhar 8 centenas 9 dezenas e 8 unidades =

b) 8 unidades de milhar 2 centenas 7 dezenas e 6 unidades =

c) 5 unidades de milhar 3 centenas 9 dezenas e 4 unidades =

d) 7 unidades de milhar 6 centenas 2 dezenas e 3 unidades =

 

6º) Escreva no caderno, os números abaixo por extenso:

a) 8397 =                                b) 13647 =                  c) 26831 =                              d) 37242 =

 

7º) Em cada quadro há informações que representam um número. Organize essas informações e escreva com algarismos o número correspondente.

     A_______                         B______                                 C______                                D______

 

     A

6 dezenas

8 unidades de milhar

6 centenas

4 unidades

2 dezenas de milhar

B

6unidades de milhar

7 unidades

5 centenas

3 dezenas de milhar

1 dezena

C

3 unidades de milhar

6 unidades

5 centenas

4 dezenas de milhar

5 dezenas

9 centenas de milhar

D

4 centenas de milhar

8 dezenas

6 dezenas de milhar

3 centenas

2 unidades

1 unidade de milhar

 

8º) Associe cada número a uma ou mais informações apresentadas a seguir. Para isso escreva a letra e os símbolos romanos correspondentes.

A

B

C

D

E

238.088

1.038.153

92.944

5.788.002

69.293.001

 

I ) Compostos de 7 ordens                                                    II) Possui o algarismo

III) O valor posicional do algarismo 3 é 3000                      IV) Está entre 100.000 e 1.000.000

V) Seu sucessor é ímpar

 

9º) Observe o número representado no quadro de ordens e classes.

Classe dos milhões

Classes dos milhares

Classes das unidades simples

9ª ordem

8ª ordem

7ª ordem

6ª ordem

5ª ordem

4ª ordem

3ª ordem

2ª ordem

1ª ordem

C

D

U

C

D

U

C

D

U

 

8

9

6

4

5

3

2

1

 

a) Escreva esse número por extenso:

b) O número 89.645.321 tem ____ordens

c) O algarismo 4 pertence a ___ ordem.

d) A 5ª ordem é chamada dezena de milhar e a 6ª ordem é chamada ______ 

 

Atividade 2

 

Resolva os problemas no caderno:

1.No zoológico de Goiânia, viviam 30 papagaios, 18 calopsitas, e 25 periquitos. No sábado pela manhã fugiram 3 papagaios, 2 calopsitas e 6 periquitos. Quantos pássaros viviam nesse zoológico antes da fuga? Você consegue calcular quantos pássaros ficaram no zoológico depois da fuga?

Do que fala o problema?

O que aconteceu com os pássaros?

O que a primeira pergunta pede?

E a segunda pergunta?

 

2. Artur e Gabriel adoram colecionar figurinhas. Gabriel tinha 1.260 figurinhas. Artur tinha 1.890 a mais que Gabriel. Durante um jogo Artur ganhou 535 e perdeu 682 figurinhas. Gabriel perdeu 213 e ganhou 736 figurinhas. Com quantas figurinhas cada um ficou depois do jogo?

Artur e Gabriel possuem o mesmo número de figurinhas?

O que quer dizer a expressão “a mais” no problema?

O que aconteceu durante o jogo?

O que a pergunta está pedindo?

 

3. João, Luiza e Paulo são irmãos. João tem 20 anos, Luiza 15 e Paulo 10. Qual é soma das idades dos irmãos.

4. Se tenho 4, arrumei mais 10, ganhei 30 e irei receber 100. Quanto terei?

 

Como resolver problemas de Matemática.

 

Os professores de matemática deparam constantemente em sala de aula com alunos que não conseguem retirar do enunciado dos problemas matemáticos dados para a sua resolução ou identificar o que o problema está questionando. Uma das causas dessa dificuldade, que pode ser chamada de dificuldade de interpretação, é a falsa ideia de que para estudar matemática não é preciso ler.
A facilidade de interpretação está diretamente ligada à leitura. O aluno que possui um hábito regular de leitura terá uma facilidade maior em compreender um problema matemático. Não é fácil falar da importância da leitura no estudo da matemática para uma juventude que encontra tudo o que quer sentado no sofá diante da televisão.
A resolução de um problema matemático segue alguns passos aplicados antes mesmo de efetuar os cálculos e são nesses passos que se encontram a dificuldade dos nossos alunos. Pois interpretar e entender um problema matemático faz parte da sua resolução.
Para facilitar a compreensão e interpretação de um problema matemático, o professor pode estar atento aos seguintes passos:
• Leitura geral
No primeiro contato com o problema matemático o aluno deve voltar a atenção somente para a leitura.
• 2º leitura: identificando os dados.
A segunda leitura é mais detalhada, pois agora o aluno deverá identificar os dados mais importantes e a pergunta que o problema propõe. É nesse momento que é colocada em prática a interpretação, pois o aluno deverá entender o problema pra conseguir retirar dele os dados mais importantes.
• Identificar as operações
Depois de separar os dados e saber o que o problema está perguntando (saber o que deve calcular), será preciso que o aluno identifique como achar essa resposta, ou melhor, que operação utilizar na resolução desse problema matemático. Podendo ser uma ou mais operações.
Quando for mais de uma operação pode-se apresentá-las em forma de expressão numérica.
• Efetuar as operações
Agora é preciso colocar em prática as operações matemáticas encontradas. Ao resolver todas as operações necessárias o aluno chegará a uma resolução final.
• Prova real.
Depois do resultado encontrado, é preciso verificar se ele está correto. O aluno deverá voltar ao problema matemático proposto e verificar se a solução encontrada satisfaz a situação problema.
Ao propor uma situação problema para os alunos é preciso estar atento à interdisciplinaridade, contextualização, ligação do conteúdo matemático com a realidade do aluno, essas são formas de tornar não só a interpretação de problemas matemáticos mais agradáveis, mas também colaborar com a educação matemática.

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 3

 

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