SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – Matemática |
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Tema: As Competências Socioemocionais em
Tempos de Pandemia. |
Unidade Temática: Números
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Objeto de Conhecimento: Sistema de numeração decimal;
Números naturais, Operações com números
naturais: adição e subtração |
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Ano: 6º Período: 26/04 a 07 /05/20201 Nº de Aulas: 08 |
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HABILIDADES |
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EF06MA01). Comparar, ordenar, ler e escrever
números naturais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta
numérica. (EF06MA01BA). Interpretar, comparar, ordenar, ler e
escrever números naturais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da
reta numérica. (EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração
decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e
diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais
características (base, valor posicional e função do zero), utilizando,
inclusive, a composição e decomposição de números naturais em sua
representação decimal. (EF06MA04). Construir algoritmo em linguagem
natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema
simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par). (EF06MA14) Reconhecer que
a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, os
seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar
valores desconhecidos na resolução de problemas. (EF06MA15) Resolver e
elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes
desiguais, envolvendo relações aditivas bem como a razão entre as partes e
entre uma das partes e o todo |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
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1. Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações
de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência
viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e
para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. 3.
Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos
da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e
de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria
capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a
autoestima e a perseverança na busca de soluções. 4. Fazer
observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes
nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar,
representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e
avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes. 5. Utilizar
processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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3. Valorizar e fruir as
diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e
também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes
linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita),
corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens
artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações,
experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir
sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar
e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e
autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a
diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos
e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. 7. Argumentar com base em
fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender
ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os
direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional e global, com
posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do
planeta. 8. Conhecer-se,
apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na
diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com
autocrítica e capacidade para lidar com elas. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade, |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
I Semana: 26 a 30/04/2021 1ª aula e 2ª aula - Sistema de numeração decimal
(continuação) 1º momento . Iniciar a aula com uma mensagem de afetividade,
enfatizando o valor da vida, da família, dos amigos. Da importância de
relacionar bem com os outros e os benefícios da obediência, respeito,
honestidade ... 2º momento . Retomar ao sistema de numeração decimal: leitura
escrita, ordens e classes, valor posicional. . Orientar para fazer a atividade 1 (anexo). . Solicitar aos alunos para que vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=3rijdn6L9sQ , a “História do número 1”. 3ª aula e 4ª aula - Sistema de numeração 1º momento . Corrigir a atividade 1(anexo)
enfatizando os pontos relevantes. 2º momento . Oralmente, fazer
questionamentos sobre o vídeo - Ficha resumo do vídeo:
“História do número 1”. 1.quem
é o herói da história? 2.
como foram suas primeiras aparições? 3.
Quem se juntou ao número 1 para mudar a história dos números? 4. Como é o nome do narrador da história? 5. Quais os números que levam informações pela
tv? 6.
Segundo o filme, o primeiro número se assemelhava com que animal? 7.
Em que foi marcado os primeiros registros do número 1? 8.
Como deu início a noção de contagem? 9.
O que fez
mudar a história do 1? 10. Que povos mudaram
o formato do 1 de uma marca num osso para um cone de argila? 11.Como surgiu o
primeiro conceito de escrita no mundo? 12.Que povos utilizam
desenhos que lembravam elementos da fauna e da flora para representar
números? 13. O que foi o
cúbito? Por que tinha esse nome? 14. Quem foi o 1º homem a ter a ideia de
números pares, impares, utilizar os números inteiros para formar os
triângulos e na música descobriu que a proporção dos números inteiros causava
a harmonia dos sons? 15.
Quem foi o maior matemático teórico, que utilizava uma matemática abstrata
através de jogos? 16.
Por quem foi criado o sistema de numeração que usamos hoje? 17.
E por que são chamados hindu-arábicos? 18.
Qual a relação dos números 1 e zero com as tecnologias dos dias atuais? RESUMO O
filme A História do Número 1 faz um passeio pela história da matemática o
herói desta história é um mestre na arte
do disfarce. Para algumas pessoas ele apareceu em formato de cunha, para
outras como um cone. Mas independentemente da forma que assumiu, ele sempre
foi o número 1. Sua história é a nossa história. É uma história de lutas, de
sabedoria, uma história sobre as origens dos números. Nós veremos como o 1
ajudou a criar as primeiras cidades, como ajudou a construir impérios e como
ajudou uma das mentes mais brilhantes da história. Também conheceremos sua
participação no modo de funcionamento do dinheiro. Por fim, veremos como o 1
se associou ao zero para dominar o mundo em que vivemos hoje, o mundo digital
que funciona com 1 e 0. Ele
representa o início de tudo, desde os primeiros registros simbólicos grafados
em ossos para exprimir quantidades em uma sucessão de traços que permitia a
contagem. Analisando os sumérios, o documentário atribui à sua representação
do número um em cones de argila como responsável por possibilitar a
representação da subtração e, assim, dar origem à aritmética. Sobre os
algarismos hindu-arábicos, o documentário defende que seria mais correto
denominá-los indianos, pois esses povos já utilizavam esse sistema
algorítmico milhares de anos antes de Cristo, e os árabes, nesse processo,
foram responsáveis por levá-los à Europa. Esses algarismos traziam uma
novidade revolucionária: o número zero, o qual passa a dividir as atenções
com o personagem principal do documentário. Como
a representação do nada foi recebida pela sociedade europeia, e porque o uso
do zero revolucionou a representação tanto de grandes quantidades quanto de
muito pequenas são questões trabalhadas neste filme. Além disso, a obra
analisa como os números um e zero se tornaram os responsáveis por uma das
mais importantes revoluções do conhecimento humano: a informatização. 3º momento . Apresentar o quiz/jogo https://wordwall.net/pt/resource/4075355/quiz-sistema-de-numera%C3%A7%C3%A3o-decimal II Semana: 03 a 07/05/2021 5ª aula e 6ª aula – Operações com números naturais:
adição e subtração 1º momento . Apresentar
a frase: “Tudo que você pode imaginar, você também é capaz de realizar. Tecer
comentários de autoestima, da importância de estudar, realizar sonhos e
oportunizar melhores condições aos familiares. . Relembrar a abordagem dos números do texto: “O
diário de Marta” e exemplificar a aplicabilidade dos números nas medidas,
ordens, quantidades e códigos. 2º momento . Apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=PF7qjPOolmk . Sobre números naturais relembrar: antecessor e
sucessor, a função do zero,
maior que e menor que, pares e ímpares, crescente e decrescente. . Mostrar números naturais numa reta numérica,
evidenciando a posição do zero de acordo as colocações do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=PF7qjPOolmk . Orientar para fazer a atividade 2 (anexo). 7ª aula e 8ª aula – Números naturais 1º momento . Corrigir a atividade 2 (anexo).
. Apresentar os vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=BvV_PQt1vQ0 e https://www.youtube.com/watch?v=-Bq3pmMl-tw 2º momento . Seguindo as orientações didáticas das páginas 38
a 41, apresentar cálculos de adição usando a decomposição em ordem e classes
e usando algoritmo usual, também evidenciar as propriedades da adição. Da
mesma forma apresentar a subtração usando a decomposição e usando o algoritmo
usual, evidenciado as operações em que um número precisa “pegar emprestado
dezena, centena, ... do número vizinho” – subtração com reserva. . Orientar para fazer a atividade 3 (anexo) Obs. Preencher
a ficha diagnóstica |
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( X) Vídeo; (
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento;
( ) Informativos; (
) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( X ) Leitura de texto e imagens ( )
Resolução de Exercícios/Livro páginas: (
) ( ) Seminários; (X ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; (X )
Relatórios; ( X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
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Professor: ______________________________________
Escola: _________________________________
REFERÊNCIAS
https://wordwall.net/pt/resource/4075355/quiz-sistema-de-numera%C3%A7%C3%A3o-decimal
https://www.youtube.com/watch?v=3rijdn6L9sQ
https://www.youtube.com/watch?v=PF7qjPOolmk
https://br.pinterest.com/pin/257971884895850806/feedback/?invite_code=fc3077efa3a84680bc1e64982631f20e&sender_id=811633301503641069
https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-matematica-numeros-naturais-6o-ano/
https://ensinodematemtica.blogspot.com/2011/02/numeros-naturais-5-serie_20.html
http://aprenderenadamais.blogspot.com/2014/08/
Blog que conta um pouco da história dos números e
com algumas atividades, muito bom como aprofundamento (mas não deve passar aos alunos, pois tem respostas de
atividade)
ANEXOS
Atividade 1
Atividade 2
1.Escreva
três números naturais ímpares consecutivos, entre os quais o menor seja 991.
2.Responda qual é o antecessor do maior
número natural par de três algarismos?
3.Observe os números naturais abaixo e
escreva o antecessor e o sucessor de cada um deles.
a)658
b)1000 c)8019 d)51
000
4.Observe os números abaixo e escreva três
números naturais consecutivos, sabendo que o maior deles é:
a)18
b)99 c)799 d)1500
5.Responda:
a) Qual é o sucessor de zero?
b) O número 3000 é sucessor de que número?
c)Qual é o menor número natural?
6.Coloque (V) para verdadeiro e (F) para
falso nas questões abaixo:
a.(
)25 e 26 são números consecutivos.
b.(
)o antecessor de 10 é 9, pois: 10 -1=9.
c.( )
O antecessor de 50 é 51.
d.(
)Todo número natural com exceção do zero, tem um antecessor.
e.( )
1,3,5,7,9,11 é uma sequência dos números naturais pares.
f.(
)O sucessor de um número natural é obtido pelo acréscimo de uma unidade
a ele.
g.( )
Todo número natural tem um sucessor, pois a sequência dos números naturais é
infinita.
7.Analise
a sequência abaixo:
1,2,4,7,11,16,22...
Qual
é o próximo número dessa sequência?
8.Responda quantos números naturais existem
entre 30 e 48?
9.Calcule mentalmente e responda quantos
números naturais existem de 25 até 50?
10.Analise:
Para numerar de 5 até 50, quantos números
escrevemos?
Atividade 3 (responder no
caderno e deixar os cálculos scritos)
1º) Calcule:
a) 1.705 + 395 = b) 11.048 + 9.881 = c) 140.926 – 78.016 = =
d) 275.103 + 94.924 = e)
545 + 2.298 + 99 = f)
7.502 + 209.169 + 38.425 =
g) 2.620 - 945 = b)
7.000 – 1.096 = c) 11.011
– 7.997 =
2º) Leiam com atenção, faça os cálculos e responda as questões.
I -Uma empresa produziu no 1º trimestre 6.905 peças. No segundo
trimestre, a mesma empresa produziu 795 peças a mais que no primeiro trimestre.
Nessas condições:
a) Quantas peças a empresa produziu no segundo trimestre?
b) Quantas peças a empresa produziu no semestre?
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – Matemática |
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Tema: As Competências
Socioemocionais em Tempos de Pandemia – Matemática e criatividade |
Unidade Temática: Números |
Objeto de Conhecimento: Decomposição
em fatores primos; MMC; MDC |
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Ano: 7º Período: 26/04 a 07 /05/20201 Nº de Aulas: 08 |
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HABILIDADES |
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(EF07MA01) Resolver e elaborar problemas com
números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor
comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a
aplicação de algoritmos. (EF07MA01IT) Analisar e fazer
uso das aplicações de máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum em
diversos problemas de divisibilidade, algoritmos de resoluções de problemas e
situações aritméticas. |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
|
1. Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações
de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência
viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e
para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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8. Conhecer-se,
apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na
diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com
autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer
natureza. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
I Semana:
26 a 30/05/2021 1ª aula e 2ª aula: Múltiplos e divisores 1º momento . Iniciar a aula com uma mensagem de afetividade,
enfatizando o valor da vida, da família, dos amigos. Da importância de
relacionar bem com os outros e os benefícios da obediência, respeito,
honestidade ... . Corrigir a atividade 3 (anexo),
esclarecendo as possíveis dúvidas. 2º momento . Apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=hJL5FTC7nXw . Mostrar que a decomposição em fatores primos é
um processo pelo qual escrevemos números compostos na forma de um produto em que todos os valores são
números primos. Usamos o mesmo método da fatoração, o que muda é o final. E o método prático para
encontrar o produto de fatores primos igual a qualquer número maior que 1: 1. Dividimos o número pelo seu menor divisor primo 2. Dividimos o quociente obtido pelo seu menor divisor primo, e assim
sucessivamente até obter quociente 1 3. O número inicial é igual ao produto dos divisores que utilizámos Exemplo: Decomposição do
número 630 em fatores primos: Sendo assim, 630
= 2 × 3 × 3 × 5 × 7 = 2 × 32 × 5
× 7 Para descobrir os divisores de um número através da sua decomposição
em fatores primos 1. Decompomos o número em fatores primos 2. Multiplicamos os fatores primos entre si de todas as maneiras
possíveis 3. O número 1 (divisor de qualquer número natural), os fatores primos e
os resultados obtidos através da multiplicação entre os fatores primos são
todos divisores do número inicial Exemplo: 2 x 32 x
5 = 2 × 3 × 3 × 5 = 2 x 9 x 5 = 90 . Orientar para fazer a atividade 1 (anexo) 3ª aula e 4ª aula: MMC – mínimo múltiplo comum 1º momento . Corrigir a atividade 1 (anexo),
esclarecendo as possíveis dúvidas. 2º momento . Apresentar o problema: Numa linha de produção, certo tipo de
manutenção é feita na máquina A a cada 3 dias, na máquina B, a cada 4 dias, e
na máquina C, a cada 6 dias. Se no dia 2 de dezembro foi feita a manutenção
nas três máquinas, após quantos dias as máquinas receberão manutenção no
mesmo dia. Resolver o
problema proposto determinando o MMC entre os números 3, 4 e 6. . Comprovar que para determinar o mínimo
múltiplo comum entre 2 números, através da decomposição em fatores primos é
necessário: 1. Decompor os números em fatores primos 2. O m.m.c. vai ser igual ao produto dos fatores primos comuns de
maior expoente e dos fatores não comuns Exemplo: 630 = 2 × 32 × 5 × 7 100 = 22 × 52 m.m.c. (630, 100)
= 22 × 52 × 32 ×
7 = 4 × 25 × 9 × 7 = 6300 . Orientar para fazer a atividade 2 (anexo). II Semana: 03 a 07/04/2021 5ª aula e 6ª aula: MMC – mínimo múltiplo comum 1º momento . Corrigir a atividade 2 (anexo). 2º momento . Apresentar a dinâmica: APRESENTE!!!!
(anexo) . Passar o link https://prodigi3.mangahigh.com/?lang=pt-br&lesson=78 para os
alunos e propor uma competição com o jogo. 7ª aula e 8ª aula: MDC – Máximo divisor comum 1º momento . Apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=MK4cSSdNTHo 2º momento . Demonstrar
que o máximo divisor comum de dois ou mais números naturais decompostos em fatores
primos é igual ao produto de todos os fatores comuns (elevados ao menor expoente). Exemplo: 630 = 2 × 32 × 5 × 7 100 = 22 × 52 m.d.c. (630, 100)
= 2 × 5 = 10 . Passar o link http://clubes.obmep.org.br/blog/jogo-achando-os-divisores/ para os
alunos descobrirem os divisores do número apresentado. . Ou confeccionar cartões com números variados,
mostrar a determinado aluno e solicitar que o mesmo apresente os divisores do
número apresentado. . Orientar para fazer a atividade 3 (anexo) |
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; (X ) Computador; Celular, notbook
( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento;
( ) Informativos; (
) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
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Professor: ______________________________________
Escola: _________________________________
Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=hJL5FTC7nXw
https://www.obichinhodosaber.com/matematica-6o-ano-numeros-naturais-numeros-primos-decomposicao-fatores-primos/
https://minhasatividades.com/exercicios-com-decomposicao-de-fatores-primos/
https://www.youtube.com/watch?v=PmlNQeBfp7I
file:///C:/Users/Fatima/Desktop/MAT6-T1-03-MMC-e-MDC%20(1).pdf
https://brasilescola.uol.com.br/matematica/aplicacoes-mmc-mdc.htm
ANEXOS
ATIVIDADE 1
1-Decomponha
os números naturais em fatores primos:
a)48 b) 72 c) 180
d)
56 e) 1050 f)112
2-
Decompondo o número 1500 em fatores primos, obtém-se
a)22.32
.5 b) 2 .32
.5 c)
23.3.52 d) 22.3.53
3 - Encontre o valor dos números decompostos em cada item.
a)23 x 32 x 7 = b)2 x 33 x 11 = c) 33 x 5 = d)2 x 33 x 7 =
ATIVIDADE 2
Faça
os cálculos e marque a alternativa correta.
1.Calcule
o MMC (4,6).
a)0 b)24 c) 12 d) 36 e)
6
2. Qual é
o mínimo múltiplo comum entre os números 15, 24, 60?
a)120 b)
60 c)48 d)15 e) 90
3. Calcule
o M.M.C (3,6,30).
a)18 b)
24 c)12 d)30 e)6
4. Qual é
o mínimo múltiplo comum entre 9 e 12?
a) 36 b)
45 c)
60 d)
72
5.Três
viajantes seguiram hoje para Petrolina. O mais jovem viaja com o mesmo destino
de 12 em 12 dias, o segundo, de 15 em 15 dias e o mais velho, de 20 em 20 dias.
Daqui a quantos dias viajaram juntos?
a)60 b) 24 c)40 d)36
e)30
6.Um
corredor dá uma volta em torno de um percurso em 12 minutos. Já outro corredor
completa o mesmo percurso em 14 minutos. Se ambos saem juntos do ponto inicial
de quantos em quantos minutos se encontrarão no mesmo ponto de partida?
a)12 b) 14 c)80 d)60
e)84
Dinâmica:
APRESENTE!!!!
Instruções:
.
Confeccionar cartões de papel cartão e escrever em cada um, números variados.
Exemplo; 4; 10; 17; 25; 300; 80; outros
. Apresentar
um cartão aos alunos e dizer a determinado aluno: APRESENTE e os 3
múltiplos desse número, daí então o aluno dirá 3 possíveis múltiplos desse
número. Da mesma forma, apresentar outros cartões e solicitar os divisores.
Anotar
os acertos e o respectivo acertador. No final apresentar os ganhadores que
obtiveram maior número de acertos em 1º, 2º 3e 3º lugar
ATIVIDADE 3
1. Calcule
o MDC dos números a seguir:
a) MDC de
2, 3 = b) MDC 5, 10 = c) MDC de 10, 20 =
2. Qual é
o máximo divisor comum entre 24 e 64?
(A) 24 (B) 64 (C) 2 (D)
8
3. Qual é
o máximo divisor comum entre 81 e 180?
(A) 9 (B) 18 (C) 27 (D)
36
Tema: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia – Desenvolvendo empatia por Matemática |
Unidade Temática: Números
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Objeto de Conhecimento: (Ordem de grandeza;
propriedades de potência; Potência de base dez; Notação científica.) |
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Ano: 8º Período: 26/04 a 07/05/20201 Nº de Aulas: 10 |
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HABILIDADES |
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(EF08MA01)
Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse
conhecimento na representação de números em notação científica. (EF08MA02) Resolver e elaborar problemas
usando a relação entre potenciação, para representar uma raiz como potência
de expoente fracionário. O princípio multiplicativo da contagem |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1. Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações
de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência
viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e
para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
8.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de
qualquer natureza. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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I Semana:
26 a 30/04/2021 1ª aula e 2ª aula: Propriedades de Potência. 1º momento .
Apresentar os vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=Fmm8X-GopxU e https://www.youtube.com/watch?v=NvHut_Rv4eU .
Relembrar potenciação na íntegra, com exemplos, enfatizar as propriedades de potência
de acordo aos vídeos ou resumo (maker) da aula anterior. 2º momento . Corrigir
a atividade 3 (anexo), da aula anterior . Propor uma competição com os jogos https://wordwall.net/pt/resource/14318010/propriedades-da-potencia%C3%A7%C3%A3o e https://wordwall.net/pt/resource/4523480/potencia%C3%A7%C3%A3o . Orientar para ver os vídeos e praticar os jogos
em casa. 3ª aula e 4ª aula: Motivação para notação científica 1º momento Apresentar
a informação sobre a produção de lixo pelas pessoas Sete bilhões de seres humanos produzem
anualmente 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) — uma
média de 1,2 kg por dia per capita. Quase a metade desse total é gerada por
menos de 30 países, os mais desenvolvidos do mundo. Se o número parece
assustador, cenário ainda mais sombrio é traçado por estudos da Organização
das Nações Unidas (ONU) e do Banco Mundial: daqui a dez anos, serão 2,2
bilhões de toneladas anuais. Na metade deste século, se o ritmo atual for
mantido, teremos 9 bilhões de habitantes e 4 bilhões de toneladas de lixo
urbano por ano. (https://www12.senado.leg.br/emdiscussao/edicoes/residuos-solidos/mundo-rumo-a-4-bilhoes-de-toneladas-por-ano) Debater
com os alunos sobre a produção de lixo que a população local gera por meio de
compras, produção entre outros. Fazer a
leitura dos números grandes que traz o texto e confrontar os estudantes se
eles têm noção do que seja a grandeza destes números que o texto aborda.
Escrever numericamente os valores apresentados no recorte do texto e usar o
princípio da boa ordem para ordenar o número em ordem crescente. 2º momento Apresentar
a imagem “meme” e questionar ao estudante o que lhe deixa contente e o que
lhe deixa triste em relação ao descarte de lixo nas ruas da cidade. 3º momento Criar
uma tabela com as potências de base dez com os expoentes no intervalo de ( ) até 5
Apresentar
o texto: UM POUCO DE HISTÓRIA (anexo) ou
acessar http://lianamatematica.blogspot.com/2013/05/potenciacao.html
, com
leitura e questionamentos, fazer comentários sobre o texto. Solicitar
para os alunos pesquisarem pequenos trechos de noticias que envolvam números
de grandes ou de pequenas quantidades. 5ª aula: Escrita em potências 1º momento Debater
com os alunos o que é o valor 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos
urbanos (RSU) e escrever este valor como um número e também escrever como uma
potência. Apresentar um número e como se escreve ele em
forma multiplicação na potência de base dez. Exemplo 0,000005 pode ser escrito na forma E solicitar que eles façam o mesmo com números por
exemplo (a)
7000 (b)
0,0006 (c)
0,02 (d)
200000000000 Caso ainda precise de revisão em potências
apresentar o vídeo no link https://www.youtube.com/channel/UCgZdaPzCY1xC55hw4zAzw-Q Apesentar a definição de potência com base 10 (anexo). Orientar para fazer atividade1 (anexo). II Semana: 03 a 07/05 /2021 6ª aula e 7ª aula: Notação científica 1º momento Apresentar a definição de notação científica. Abaixo uma breve descrição do que é a
notação científica. Apresentar o texto, lê com os alunos e solicitar para escrever os
números apresentados no texto em forma de notação científica. No Brasil, em 2018, foram geradas 79 milhões de toneladas de
resíduos sólidos urbanos, um aumento de pouco menos de 1% em relação ao ano
anterior. Desse montante, 92% (72,7 milhões) foram coletados - uma alta de
1,66% em comparação a 2017, o que mostra que a coleta aumentou num ritmo um
pouco maior que a geração. Apesar disso, 6,3 milhões de toneladas de resíduos
ficaram sem ser recolhidos nas cidades. Os dados fazem parte do Panorama dos Resíduos Sólidos, da
Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais
(Abrelpe), lançado hoje (8). Comparando com os países da América Latina, o
Brasil é o campeão de geração de lixo, representando 40% do total gerado na
região (541 mil toneladas/dia, segundo a ONU Meio Ambiente). “Os números mostrados no panorama colocam o Brasil numa
posição muito abaixo de outros países que estão no mesmo nível de renda do
Brasil. O nosso déficit é muito grande e nós precisamos realmente de medidas
urgentes para não só recuperar esse déficit, como avançar em direção a
melhores práticas de gestão de resíduos sólidos”, disse o presidente da
entidade, Carlos Silva Filho. Os resíduos sólidos urbanos abrangem o lixo doméstico e a
limpeza urbana - coletados nas cidades pelos serviços locais. A tendência de crescimento na geração de resíduos sólidos
urbanos no país deve ser mantida nos próximos anos. Estimativas realizadas
com base na série histórica mostra que o Brasil alcançará uma geração anual
de 100 milhões de toneladas por volta de 2030.
(https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-11/brasil-gera-79-milhoes-de-toneladas-de-residuos-solidos-por-ano) 2º momento Acessar o link https://youtu.be/JExlrIMYIRE e passar aos alunos para justificar o uso da
notação científica. 8ª aula: Pratica contextual com números em notação científica. . Propor atividades de Notação científica. Apresentar as orientações sobre “Operações com
expoente de base dez” (anexo). Solicitar
para os alunos resolverem expressões numéricas do tipo a) b) Solicitar
para os alunos resolverem expressões numéricas do tipo a) b) Observar
como os alunos irão desenvolver a atividade. Quem não viu o vídeo https://youtu.be/JExlrIMYIRE não
saberá fazer. Caso os
alunos ainda apresentem dificuldade para resolver operações envolvendo
notação cientifica , orientar para ver os vídeos abaixo. Adição
com notação cientifica https://www.youtube.com/watch?v=6OREgCL_3Mo Subtração
com notação cientifica https://www.youtube.com/watch?v=AN7OmIR2Tgs Multiplicação
com notação cientifica https://www.youtube.com/watch?v=PWFas7Ktgoo Divisão
com contação cientifica https://www.youtube.com/watch?v=l0QViBd-vuM 9ª aula e 10ª aula: Pratica contextual com números em notação científica. 1º momento Consolidar o conceito de notação científica.
Permitir que os alunos falem da importância da coleta de lixo, solicitar/indagar
se os alunos sabem a hora da coleta de lixo na rua de sua casa. Acessar https://www.cocobongo.com.br/blog/drandre/26-coleta-de-lixo-em-itamaraju-detalhes-e-sugestoes.html Fazer leitura partilhada da matéria, enfatizar a
contribuição de Gustavo e André Luiz nessa matéria sobre a coleta do lixo. Pedir que apontem soluções para conter a produção
de lixo e descartes de materiais de longa duração no meio ambiente.
Avaliar e solicitar auto avaliação a respeito da
produção de lixo e seus descartes, debater da necessidade da escrita de
números grandes em notação científica para representar números muito grandes
e números muito pequenos. Orientar para fazer as atividades 2 (anexo). |
||||||||||||||||||||
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( X) Vídeo; (X ) Computador/ celular/ notebook
( X ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (
) Outros: |
||||||||||||||||||||
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas:
( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
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Professor: ______________________________________
Escola: _________________________________
Referências:
http://lianamatematica.blogspot.com/2013/05/potenciacao.html
https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises/atividades-fundamental-ii.html
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
https://www.youtube.com/watch?v=6OREgCL_3Mo
https://www.youtube.com/watch?v=AN7OmIR2Tgs
https://www.youtube.com/watch?v=PWFas7Ktgoo
https://www.youtube.com/watch?v=l0QViBd-vuM
ANEXOS
UM POUCO DE HISTÓRIA
“... A
utilização da palavra ‘potência’, no contexto da matemática, é atribuída
a Hipócrates de Quio (470 a.C.), autor que escreveu o
primeiro livro de geometria elementar do qual, provavelmente, os Elementos de Euclides recolheram uma
importante inspiração. Hipócrates designou o quadrado de um segmento pela
palavra dynamis, que significa precisamente potência. Existem
motivos para se crer que a generalização do uso da palavra potência resulte do
fato dos Pitagóricos terem enunciado o resultado da proposição I.47 dos Elementos de
Euclides sob a forma: “a potência total dos lados de um triângulo retângulo é a
mesma que a da hipotenusa”.
Portanto, o significado
original de “potência” era potência de expoente dois, somente passadas algumas
décadas se conceberam potências de expoente superior (Ball, 1960). Arquimedes (250
a.C.) no seu livro Contador de areia pretendia determinar o
número de grãos de areia necessários para encher o universo solar, o que para ele
consistia numa esfera tendo a Terra como centro e a sua distância ao Sol como
raio. Obteve a solução 1051 que não podia ser escrita na
numeração utilizada na altura (alfabética), uma vez que apenas permitia
escrever números até 10.000 (uma miríade).
Arquimedes criou então um novo
sistema: considerou os números de 1 a 10 8 , ou seja, até
uma miríade de miríade, que se podiam escrever na numeração grega como sendo de
primeira ordem; depois, os números de 108 até 10 16 como
sendo de segunda ordem, em que a unidade é 108, e assim,
sucessivamente (Boyer, 1989). Arquimedes utilizou deste modo, uma regra
equivalente à propriedade da multiplicação de potências com a mesma base: 1051 =103 .108 .108 .108 .108 .108 .108 .... ”.
“...Uma das primeiras
referências à operação de potenciação encontra-se num papiro egípcio que
remonta ao final do Império Médio (cerca de 2100 a 1580 a.C.). Ao ser ali
apresentado o cálculo do volume de uma pirâmide quadrangular, é usado um par de
pernas como símbolo para o quadrado de um número (Ball, 1960). A noção de
potência era, também, conhecida dos babilônios. Recordando o seu sistema de
numeração sexagesimal, observe-se o conteúdo de uma antiga tabuinha babilônica
de argila conhecida como a tabuinha de Larsa e a
respectiva tradução (Fauvel, 1987,p. 22):
Figura - Placa de Larsa (Extraído de Fauvel, 1987).
Em outras tábuas antigas encontraram-se
tabelas contendo as potências sucessivas de um dado número. Estas eram
utilizadas para resolver certos problemas de astronomia e de operações
comerciais, tais como: Quanto tempo levará a duplicar certa quantia de
dinheiro, a uma taxa anual de 20 %? ... ”
Fonte: Oliveira, H., &
Ponte, J. P. (1999). Marcos históricos no desenvolvimento do conceito de
potência. Educação & Matemática, 52, 29-34.
Definição:
Atividade 1
1. Reduza a uma só potência:
a) 5⁶ . 5² = b)
x⁶. x⁷=
c) (-3)⁶ : (-3)² = d) (+4)¹⁰ : (+4)³ =
e) [(-4)² ]³ = f)
[(+5)³ ]⁴ =
g) 2 -1
= h)
3-2 =
2.Transforme os valores abaixo em números com potência
de base 10 ˆ
a) 2500 = 25×100 = 25×102 (não precisa
acrescentar vírgula)
b) 150 =
c) 20 =
d) 15000 =
e) 740000 =
f) 23560 =
g) 75900 = 7,59×10000 = 7,59×104 (acrescenta
vírgula na primeira casa)
h) 12700 =
i) 1700 =
j) 36800 =
k) 998700 =
l) 97010000 =
Atividade 2
Tema: As Competências
Socioemocionais em Tempos de Pandemia - Desmistificando a Matemática |
Unidade Temática: Números |
Objeto de Conhecimento: Conjuntos numéricos; Potência |
|
Ano: 9º Período: 26/04 a 07/05/20201 Nº de Aulas: 10 |
|
HABILIDADES |
|
(EF09MA01) Reconhecer que, uma vez fixada uma
unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é
expresso por número racional (como as medidas de diagonais de um polígono e
alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade). (EF09MA02) Reconhecer
um número irracional como um número real cuja representação decimal é
infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta
numérica. |
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
|
1. Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações
de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência
viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e
para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
8.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de
qualquer natureza. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
||||||||||
I Semana:
26 a 30/04/2021 1ª aula e 2ª aula: Conjuntos numéricos 1º momento . Apresentar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=r3Hp_J-GnSs . Fazer comentários e questionamentos sobre o
vídeo. 2º momento . Retomar a página 14 e seguindo as
orientações didáticas apresentar exemplos de conjuntos e seus respectivos
sinais: pertence, não pertence, contém, não contém, está contido, não está
contido, e os tipos de conjuntos: finito, infinito, vazio, subconjunto, ... . Orientar para fazer a atividade 1 (anexo). 3ª aula e 4ª aula: Conjuntos numéricos 1º momento . Iniciar a aula apresentando a
frase: “A
Matemática não mente. Mente quem faz mau uso dela”. Albert Einstein . Indagar a
compreensão da frase aos alunos, socializar as respostas. 2º momento . Corrigir a atividade 1 (anexo), fazendo revisão do assunto e tirando
possíveis dúvidas . Solicitar que vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=rDEJDS5zJ3U . 5ª aula: Conjuntos numéricos – Números naturais, inteiros e racionais. . Propor a dinâmica do Bingo dos conjuntos
numéricos . Confeccionar 10 cartões e em cada cartão
escrever um número. Exemplo:
ou outros. Pedir que tracem o diagrama abaixo, no caderno .
Orientar para que à medida que mostrar um número, o aluno deve escrever esse número
no diagrama no local a que esse número pertence. Exemplo – 23 fica no lugar
dos números inteiros. . Orientar para ver o
vídeo https://www.youtube.com/watch?v=hMmPidxIDiw . Apresentar a
definição de dízima periódica (anexo) e fazer
a atividade 2 (anexo). II Semana: 03 a 07/05/2021 6ª aula e 7ª aula: Potenciação 1º momento . Apresentar o texto: Encontrei 1 homem com 7 mulheres, cada mulher
com 7 sacos, cada saco com 7 gatos, cada gato com 7 gatinhos. Quantos gatos
encontrei? . Fazer a operação de multiplicar normalmente 7x 7
= 49 x7 = 343 x 7 = 2.401. . A potenciação é
uma operação que surge a partir da multiplicação de fatores iguais. As
potências surgiram no intuito de representar multiplicações onde os fatores
eram iguais. 2º momento Após o resultado apresentar outra operação, a potência, 74 = 2.401. 74 = 7.7.7.7 =2.401 7 = Base 4 = Expoente 7.7.7.7 = Produto de fatores 2.401
= Potência . Apresentar a definição de Potência (anexo). . Enfatizar que: -
Se o expoente é par, a potência é um número positivo - Se o expoente for
igual a 1, o resultado será igual à base. A base é um número
qualquer diferente de zero, e o expoente é igual a 0. Sempre
que o expoente for igual a zero, o seu resultado será igual
a 1. . Apresentar o exemplo: 7ª aula: Potenciação 1º momento .
Apresentar os vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=Fmm8X-GopxU e https://www.youtube.com/watch?v=NvHut_Rv4eU .
Relembrar potenciação na íntegra, com exemplos, enfatizar as propriedades de
potência de acordo aos vídeos ou resumo (maker) . Orientar para fazer atividade 3 (anexo). 8ª aula e 9ª aula: Notação científica 1º momento Corrigir a atividade 3 (anexo),
esclarecendo dúvidas, fazendo revisão. 2º momento . Apresentar a definição de notação científica. Abaixo uma breve descrição do que é a
notação científica.
Apresentar o texto, lê com os alunos e solicitar para escrever os
números apresentados no texto em forma de notação científica. No Brasil, em 2018, foram geradas 79 milhões de toneladas de
resíduos sólidos urbanos, um aumento de pouco menos de 1% em relação ao ano
anterior. Desse montante, 92% (72,7 milhões) foram coletados - uma alta de 1,66%
em comparação a 2017, o que mostra que a coleta aumentou num ritmo um pouco
maior que a geração. Apesar disso, 6,3 milhões de toneladas de resíduos
ficaram sem ser recolhidos nas cidades. Os dados fazem parte do Panorama dos Resíduos Sólidos, da
Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais
(Abrelpe), lançado hoje (8). Comparando com os países da América Latina, o
Brasil é o campeão de geração de lixo, representando 40% do total gerado na
região (541 mil toneladas/dia, segundo a ONU Meio Ambiente). “Os números mostrados no panorama colocam o Brasil numa
posição muito abaixo de outros países que estão no mesmo nível de renda do
Brasil. O nosso déficit é muito grande e nós precisamos realmente de medidas
urgentes para não só recuperar esse déficit, como avançar em direção a
melhores práticas de gestão de resíduos sólidos”, disse o presidente da
entidade, Carlos Silva Filho. Os resíduos sólidos urbanos abrangem o lixo doméstico e a
limpeza urbana - coletados nas cidades pelos serviços locais. A tendência de crescimento na geração de resíduos sólidos
urbanos no país deve ser mantida nos próximos anos. Estimativas realizadas
com base na série histórica mostra que o Brasil alcançará uma geração anual
de 100 milhões de toneladas por volta de 2030.
(https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-11/brasil-gera-79-milhoes-de-toneladas-de-residuos-solidos-por-ano) 2º momento Acessar o link https://youtu.be/JExlrIMYIRE e passar aos alunos para justificar o uso da
notação científica 10ª aula Potenciação 1º momento Consolidar o conceito de notação científica.
Permitir que os alunos falem da importância da coleta de lixo,
solicitar/indagar se os alunos sabem a hora da coleta de lixo na rua de sua
casa. Acessar https://www.cocobongo.com.br/blog/drandre/26-coleta-de-lixo-em-itamaraju-detalhes-e-sugestoes.html Fazer leitura partilhada da matéria, enfatizar a
contribuição de Gustavo e André Luiz nessa matéria sobre a coleta do lixo. Pedir que apontem soluções para conter a produção
de lixo e descartes de materiais de longa duração no meio ambiente. 2º momento . Propor uma competição com os jogos https://wordwall.net/pt/resource/14318010/propriedades-da-potencia%C3%A7%C3%A3o e https://wordwall.net/pt/resource/4523480/potencia%C3%A7%C3%A3o . Orientar para ver os vídeos e praticar os jogos
em casa e fazer a atividade 4(anexo). |
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RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento;
( ) Informativos; (
) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
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Professor:
______________________________________ Escola:
_________________________________
Referências:
https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-conjuntos/
https://blog.professorferretto.com.br/dizimas-periodicas/
https://matematicaseriada.blogspot.com/2015/03/dizimas-exercicios.html
https://www.youtube.com/watch?v=Fmm8X-GopxU
https://www.youtube.com/watch?v=NvHut_Rv4eU
https://www.cocobongo.com.br/blog/drandre/26-coleta-de-lixo-em-itamaraju-detalhes-e-sugestoes.html
https://wordwall.net/pt/resource/14318010/propriedades-da-potencia%C3%A7%C3%A3o https://wordwall.net/pt/resource/4523480/potencia%C3%A7%C3%A3o
ANEXOS
ATIVIDADE 1
1º) Considere
os conjuntos
A = {1,
4, 7} B = {1, 3, 4, 5, 7, 8}
É correto
afirmar que:
a)
A B b)
A B c)
B A d)
B A
2º) Represente
os conjuntos A = {- 3, - 1, 0, 1, 6, 7} , B = {- 4, 1, 3, 5, 6, 7} e C = {- 5,
- 3, 1, 2, 3, 5} no diagrama de Venn e em seguida determine:
a)
A B b)
C B c)
C – A d) B (A C)
3º) Os
conjuntos numéricos incluem os seguintes conjuntos: Naturais (ℕ),
Inteiros (ℤ), Racionais (ℚ), Irracionais (I) e Reais (ℝ).Sobre os conjuntos citados
marque a definição que corresponde a cada um deles.
1. Números naturais |
( )
abrange todos os números que podem ser escritos na forma de fração, com
numerador e denominador inteiros. |
2. Números inteiros |
( ) corresponde a união dos racionais com
os irracionais. |
3. Números racionais |
( ) são
números decimais, infinitos e não-periódicos e não podem ser representados
por meio de frações irredutíveis. |
4. Números irracionais |
( ) é formado pelos números que usamos nas
contagens {0,1,2,3,4,5,6,7,8,...} |
5. Números reais |
( ) reúne
todos os elementos dos números naturais e seus opostos |
Dízima
periódica e fração geratriz
Uma dízima periódica é
um número racional que, em sua forma decimal, a partir de alguma casa,
passa a repetir uma sequência de algarismos infinitamente. Essa sequência de
algarismos repetidos é chamada de período.
São exemplos de dízimas periódicas:
1,3333… 2,45232323… 21,987987987…
Algumas dízimas periódicas apresentam
alguns algarismos antes do início do período. Esses algarismos são conhecidos
como antiperíodo da dízima periódica. O número
25,898123123123…, por exemplo, é uma dízima periódica, seu período é 123 e seu
antiperíodo é 898.
Vale lembrar que os números racionais são
aqueles que podem ser escritos na forma de uma fração, ou seja, todo número racional
pode ser compreendido como o resultado da divisão entre dois números inteiros, e o denominador dessa fração nunca
pode ser zero. Sendo assim, deve existir uma forma de escrever a dízima periódica na
forma da fração que a gerou: a fração geratriz.
Fração geratriz
Os cálculos feitos para
encontrar a fração geratriz de uma dízima periódica podem
ser divididos em dois casos: o primeiro, no qual a parte inteira da dízima é
igual a zero, e o segundo, cuja parte inteira da dízima é um número qualquer
diferente de zero.
Dízima periódica simples
Uma dízima periódica simples
é aquela que não possui antiperíodo. Para escrevê-la na forma de fração,
observe o seguinte exemplo. Seja x = 0,282828… Perceba que o período é composto
por dois algarismos: 2 e 8. Assim, multiplicaremos essa igualdade por 100 (que
possui dois zeros). Se o período possuísse três algarismos, multiplicaríamos a
igualdade por 1000 (que possui três zeros), e assim por diante.
Após isso, construa o seguinte
sistema:
x = 0,282828…
100x = 28,282828…
Subtraindo a primeira equação da segunda, teremos:
100x = 28,282828…
– x = 0,282828…
99x = 28
Resolvendo a equação resultante,
teremos:
99x = 28
x = 28
99
Essa é a fração geratriz da
dízima 0,282828…
Parte inteira diferente de zero
Quando a parte inteira
da fração não é igual a zero, poderemos proceder da seguinte maneira:
1 – Escrever a dízima como
uma soma de sua parte inteira com sua parte decimal;
2 – Encontrar a fração geratriz da
parte decimal;
3 – Somar a parte inteira com
a fração geratriz encontrada.
Exemplo: 1,356356356… = 1 +
0,356356356…
Realizando o procedimento
anterior, encontraremos:
1,356356356… = 1 + 356
999
1,356356356… = 999 + 356
999 999
1,356356356… = 1355
999
Método prático
Se a dízima tiver parte inteira igual a
zero, faça o seguinte:
1 – Observe a quantidade
de algarismos no período. Suponha que
existem 4.
2 – Escreva uma fração que
contenha o período no numerador e 9999 no denominador. Observe que a quantidade
de 9 é exatamente igual à quantidade de algarismos no período.
Exemplo: 0,98969896…
O período dessa dízima é 9896.
São quatro algarismos no período, então, a fração geratriz é:
9896
9999
Dízima periódica composta
Uma dízima periódica composta
é aquela que possui antiperíodo. Exemplo: 0,346252525…
Para encontrar a fração geratriz desse
tipo de dízima pelo método prático, faça o seguinte:
1 – Observe a quantidade
de algarismos do período e do antiperído.
No número apresentado, o antiperíodo possui três algarismos: 346 e o período
possui dois: 25.
2 – No numerador da fração geratriz,
escreva o número formado pelo antiperíodo seguido do período
(nessa ordem) e subtraia dele o número formado apenas pelo antiperíodo. No
exemplo apresentado, teremos no numerador: 34625 – 346 = 34279.
3 – O número que deverá ser
colocado no denominador é formado da seguinte maneira:
“Noves”, na mesma quantidade de algarismos do período,
seguidos de zeros, na mesma quantidade de algarismos do antiperíodo.
No exemplo dado, a fração geratriz terá o denominador: 99000.
Logo, a fração geratriz desse
exemplo é:
34279
99000
Caso a parte inteira não
seja igual a zero, basta somá-la à fração geratriz obtida,
apenas com a parte decimal desse número, exatamente como foi feito para dízimas
periódicas simples com a parte inteira não nula.
ATIVIDADE 2
3º)
4º)
5º)
6º) Observe os seguintes números:
I. 2,212121... II. 3,212223... III. π/5 IV. 3,1416 V. √- 4
7º) Assinale a alternativa que
identifica os números irracionais.
A) I e II. B) I e IV. C)
II e III. D) II e V.
8º) A fração que representa a
dízima periódica 2,727272…. é ?
A) 270/999
B) 30/11
C) 80/33
D) 272/99
ATIVIDADE 3
1º)
Observe a operação, 34 = 81 e responda:
a)
Qual é a base?
b)
Qual é o expoente?
c)
Qual é a potência?
2º) Calcule as potências:
a) (+7)²= b) (+4)² = g) (+2)⁴ = |
j) (-5)² = j) (-4)² = |
3º) Classifique cada sentença seguinte em
verdadeira (V) ou falsa (F). Justifique
sua resposta
a) b)
c) d)
4º) Calcule as potências:
a) b) c) d) e)
5º)
Reduza a uma só potência:
a)
7² x 7⁶ = b) 2² x 2⁴=
c) 5 x 5³ = d)5⁴ : 5³ = e) 6⁶ : 6 =
f) a⁵ : a³ = g) (8³)⁵ = h) (2⁷)³ =
i) (a²)³ = j) [(-3)³ ]² =
6º)
Calcule o que se pede:
a) O
quadrado de 15;
b) O
dobro de 15;
c) O
cubo de 8;
d) O
triplo de 8;
ATIVIDADE 4
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