II SEQUÊNCIA DIDÁTICA – 09 a 20/03/20
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA (II) – Matemática
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Tema
integrador: Ciências e tecnologia
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Unidade Temática: Números
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Objeto de Conhecimento: Sistema de numeração decimal; Tabuada (diversificada)
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Ano: 6º Período: 09/03 a 20/03/2020 Nº
de Aulas: 08
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COMPETÊNCIA GERAL
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03. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais,
das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da
produção artístico-cultural.
05. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA
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04. Fazer observações sistemáticas de aspectos
quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de
modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes,
para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos
convincentes.
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
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Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
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HABILIDADES
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(EF06MA01)
Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja
representação
decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.
(EF06MA02)
Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo
ocidental,
e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a
sistematizar suas
principais
características (base, valor posicional e função do zero), utilizando,
inclusive, a composição
e
decomposição de números naturais e números racionais em sua representação
decimal.
Operações
(adição, subtração, multiplicação e divisão).
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
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1ª aula:
. Passar o filme: “A História do número 1”.
Obs.
Caso não seja possível passar o filme, leia o resumo e conte aos alunos
2ª aula
. Com a ficha resumo do filme (anexo), fazer questionamentos oral ou escrito, sobre
o filme para melhor compreensão do mesmo
3ª aula
. Apresentar os números Maias, Egípcios, Romanos e
Indo-arábicos, segundo abordagem do livro, enfatizando as características de
cada um.
4ª aula
. Orientar a turma para em grupo fazer cartazes
com representações de cada sistema de numeração: Maia, Egípcio, Romano e
Indo-arábico.
. Pedir que criem um sistema próprio de numeração
. Fazer atividades sobre o mesmo (do livro ou
outra)
5ª aula
. Sistema de numeração romano, seguir as
orientações didáticas da página 18, a partir do 3 parágrafo.
6ª aula
. Atividade (anexo)
. Atividade– página 19 (sugestão: para casa)
7ª aula
. Sistema de numeração decimal, seguindo
orientações didáticas da página 20
8ª aula
. Leitura escrita de números, seguindo orientações
didáticas da página 21
. Atividades da página 22 e 23
Obs. Sempre que possível, pelo menos uma vez na semana fazer
atividade oral e escrita com tabuada de forma diversificada. Exemplos:
tabuada interativa, ditado de tabuada, tabuada muda, jogos, tabuada usando
dados e os jogos online (anexo)
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RECURSOS: (X ) Livro didático; (X ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X
) Computador;
( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento;
( ) Informativos; (
) Outros:
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X ) Resolução de
Exercícios/Livro
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;
( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros:
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SEQUÊNCIA
DIDÁTICA (II) – Matemática
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Tema: Ciências
e tecnologia
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Unidade Temática: Números
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Ano: 7º Período: 09/03 a 20/03/2020 Nº
de Aulas: 08
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COMPETÊNCIA GERAL
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01. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos
sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva.
02. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria
das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
05. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA
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1.
Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e
preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é
uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e
tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com
impactos no mundo do trabalho.
3.
Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos
da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e
de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria
capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a
autoestima e a perseverança na busca de soluções.
5.
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
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Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
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HABILIDADES
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(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam
cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais,
por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles
envolvidos com e sem uso de calculadora.
(EF07MA01)
Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de
divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo
múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de
algoritmos.
(EF07MA07)
Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolver um
grupo
de problemas.
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
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1ª aula
. Fazer a brincadeira do “pi” (anexo na I sequência) e apresentar os múltiplos e
divisores de um número.
. Evidenciar que os múltiplos é o mesmo que
tabuada de 2, 3, 4 ...
. Numa cartolina, com piloto colorido, fazer o
“Crivo de Eratóstenes”, com os alunos evidenciar os números primos e
compostos, expor o cartaz na sala e deixar fixado, esclarecer que os números
que ficaram sem pintar são os números primos.
. Destacar com bastante evidência o que diferencia
o número primo do número composto.
2ª aula
. Solicitar que os alunos façam o mesmo no caderno
e façam também uma fileira com os números primos e outra com os compostos de
1 a 50.
. Atividade (anexo), corrigir
a atividade
3ª aula
. Pedir que leiam o texto da página 12, sobre
‘flipagem’ e fazer a compreensão do mesmo com questionamento, fazendo com que
os alunos compreendam a técnica de flipagem, mostrando a aplicabilidade da
Matemática com outras áreas de conhecimento e também com várias profissões.
. Seguir as orientações didáticas da página 14.
. Enfatizar com exemplos que multiplicação e
divisão são operações inversas.
. Apresentar uma definição bem clara para
múltiplos e para divisores.
. Exemplificar e esclarecer a diferença de divisão
exata e não exata.
. Deixar claro como identificar um número primo e
um número composto, seguindo as definições da página 15, evidenciando a
observação do retângulo amarelo e mostrar outros exemplos que para provar que
um número seja primo é necessário fazer divisões até que o quociente fique
menor que o divisor.
. Atividade da página 16
4ª aula
. Correção da atividade
. Aplicar o jogo ‘achando
os divisores’ http://clubes.obmep.org.br/blog/jogo-achando-os-divisores/
(caso não seja possível, fazer a
dinâmica: ‘Apresente!!! Com múltiplos ou divisores’ (anexo).
. Solicitar uma
pesquisa dos critérios de divisibilidade, conforme as orientações da página
15.
5ª aula
. Iniciar a aula fazendo indagações sobre dos
critérios de divisibilidade. Exemplo: o número 24 é divisível por 2? Por quê?
E por5? por quê? outros
6ª aula
. Apresentar com exemplos variados, a decomposição
de números em fatores primos.
. Fazer o jogo: caça aos divisores (anexo)
7ª aula
. Seguir as orientações didáticas da página 18 e
apresentar o MMC entre dois números, com vários exemplos.
. Atividade página 20.
8ª aula
. Correção da atividade
Obs. Sempre que possível, pelo menos uma vez na semana fazer
atividade oral e escrita com tabuada de forma diversificada. Exemplos:
tabuada interativa, ditado de tabuada, tabuada muda, jogos, tabuada usando
dados e os jogos online (anexo)
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X) Computador;
(X)
Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( X)
Outros:
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (X ) Pesquisa
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (
) Debate;
( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros:
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SEQUÊNCIA
DIDÁTICA (II) – Matemática
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Tema: Ciências
e tecnologia
Subtema: Comunicação
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Unidade Temática: Números
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Objeto de Conhecimento: Potenciação; As operações fundamentais; Tabuada (diversificada)
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Ano: 8º Período: 09/03 a 20/03/2020 Nº
de Aulas: 10
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COMPETÊNCIA GERAL
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04. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral
ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital
–, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica,
para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos
em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
05. Compreender, utilizar e criar tecnologias
digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para
se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos,
resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e
coletiva.
08. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua
saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA
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03.
Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos
da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e
de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria
capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a
autoestima e a perseverança na busca de soluções.
08.
Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no
planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos
e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos
consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o
modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
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HABILIDADES
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(EF08MA01)
Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse
conhecimento
na
representação de números em notação científica.
Potenciação
e radiciação
(EF08MA02)
Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e
radiciação,
para
representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
O
princípio multiplicativo da contagem
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
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Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
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1ª aula
. Identificar em uma multiplicação os fatores e
o produto
. Identificar em uma divisão exata e não exata
o dividendo, o divisor, o resto e o quociente.
. Perceber que a divisão é a operação inversa da multiplicação e vice-versa
. Destacar
com maior veemência as multiplicações e divisões.
. Propor resolução de problemas do cotidiano,
envolvendo duas ou mais operações, dando ênfase a compreensão e resolução do
problema.
2ª aula
. Atividades para casa envolvendo as operações e
problemas envolvendo as operações.
3ª aula
. Tabuada interativa
. Correção da atividade
4ª aula
. Leitura compartilhada da página 12 e 13 e
explorar as imagens da mesma.
. Definição e apresentação do objeto de
conhecimento seguindo as orientações didáticas da página 14.
5ª aula
. Apresentar potência com expoente negativo e
potência de base 10 mostrando exemplos de números muito grande (distância da
Terra à Lua, 384.000 km = 384. 103 km e números muito pequenos (1
nanômetro é a bilionésima parte de um segundo, então 1nm -= 0,000000001 m ,
que escrito com expoente negativo é 10 - 9.
6ª aula
. Seguindo as orientações didática da página 16, apresentar
as propriedades de potências
. Apresentar outros exemplos e passar atividades
para casa (anexo)
7ª aula
. Cálculo de áreas de quadrado e cubo, enfatizando
a nomenclatura dessas figuras geométricas, pois as mesmas se dão pelo seu
expoente (quadrado – l2) e cubo l3)
. Atividade página 17 e 18 enfatizando capacidade
de memória (bite, megabite ...)
8ª aula
. Correção das atividades
9ª aula
. Notação cientifica.
Texto: Ondas de rádio; Am e Fm (anexo).
Obs. Professor(a)
é preciso ler todas informações para orientar melhor os alunos.
. Pedir
para os alunos ler o texto e apontar a presença da matemática nos meios de
comunicação.
. Seguir as orientações didáticas da página 19
. Atividades páginas 20 e 21.
Obs. Professor(a), antes de passar a atividade
para os alunos lei as orientações para as mesmas
10ª aula
. Atividade avaliativa (se
for possível)
Obs. Sempre que possível, pelo menos uma vez na semana fazer
atividade oral e escrita com tabuada de forma diversificada. Exemplos:
tabuada interativa, ditado de tabuada, tabuada muda, jogos, tabuada usando
dados e os jogos online (anexo)
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RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (
) Computador;
( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento;
( ) Informativos; (
) Outros:
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; ( ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo;
( ) Cartaz; ( ) Debate;
( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros:
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Professor: ______________________________________
Escola: ____________________
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA (II) – Matemática
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Tema: Ciências
e tecnologia
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Unidade Temática: Números
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Objeto de Conhecimento: Conjuntos numéricos
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Ano: 9º Período: 09/03 a 20/03/2020 Nº
de Aulas: 10
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COMPETÊNCIA GERAL
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01. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente
construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e
explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de
uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
03. Valorizar e fruir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de
práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA
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01.
Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e
preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é
uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e
tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com
impactos no mundo do trabalho.
02.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo.
03.
Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos
da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e
de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria
capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a
autoestima e a perseverança na busca de soluções.
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
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Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade
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HABILIDADES
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(EF09MA01)
Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem
segmentos
de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas
de
diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida
de cada lado
como
unidade).
(EF09MA02)
Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação
decimal
é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta
numérica.
Potências
com expoentes negativos e fracionários
(EF09MA03)
Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes
Fracionários
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
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1ª aula
. Conjuntos numéricos: Iniciar
a aula abordando ideia de conjuntos
. Fazer breve relato da
história dos números.
2ª aula
. Apresentar os conjuntos dos números naturais,
inteiros e racionais e suas respectivas letras de identificação, utilizando
diagramas e representando alguns exemplos de números racionais numa reta
numérica. Exemplo
3ª aula
. Transformar os números racionais na forma de
fração para a forma decimal.
. Transformar os números racionais na forma
decimal para a forma de fração.
. Atividades da página 19
4ª aula
. Relação de pertinência: Seguir as orientações da
página 14 e 15
. Atividades da página 15
5ª aula
. Apresentar os números irracionais fazendo
correlação com sistema de medidas de comprimento, enfatizando que nem sempre
é possível expressar uma medida por um número racional, no caso do pi (π), a medida da diagonal de um quadrado de lado medindo 1 =
e outros
. Com objetos circulares e uma fita métrica
comprovar a medida pi = 3, 14 ...
6ª aula
. Conjunto dos números reais. Seguir as
orientações didáticas da página 24
7ª aula
. Atividade da página 25
8ª aula
. “Bingo dos
Conjuntos” (anexo)
. Atividade complementar (anexo)
9ª aula
. Potência
. Propriedades de potência
. Seguir as orientações didáticas da página 26, 27
e 28
10ª aula
. Atividade da página 29 e 30.
Obs. Sempre que possível, pelo menos uma vez na semana fazer
atividade oral e escrita com tabuada de forma diversificada. Exemplos:
tabuada interativa, ditado de tabuada, tabuada muda, jogos, tabuada usando
dados e os jogos online (anexo)
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (
) Computador;
( X) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; (
) Outros:
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X ) Resolução de
Exercícios/Livro; ( ) Seminários;
( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;
( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; ( )Outros:
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