II SEQUENCIA MATEMÁTICA


II SEQUÊNCIA DIDÁTICA – 09 a 20/03/20

SEQUÊNCIA DIDÁTICA (II) – Matemática
Tema integrador: Ciências e tecnologia
Unidade Temática: Números
Objeto de Conhecimento: Sistema de numeração decimal; Tabuada (diversificada)
Ano:                          Período: 09/03 a 20/03/2020                               Nº de Aulas: 08
COMPETÊNCIA GERAL 
03. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
05. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA
04. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
HABILIDADES
(EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja
representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.
(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo
ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas
principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição
e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
Operações (adição, subtração, multiplicação e divisão).

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1ª aula:
. Passar o filme: “A História do número 1”.
Obs. Caso não seja possível passar o filme, leia o resumo e conte aos alunos
2ª aula
. Com a ficha resumo do filme (anexo), fazer questionamentos oral ou escrito, sobre o filme para melhor compreensão do mesmo
3ª aula
. Apresentar os números Maias, Egípcios, Romanos e Indo-arábicos, segundo abordagem do livro, enfatizando as características de cada um.
4ª aula
. Orientar a turma para em grupo fazer cartazes com representações de cada sistema de numeração: Maia, Egípcio, Romano e Indo-arábico.
. Pedir que criem um sistema próprio de numeração
. Fazer atividades sobre o mesmo (do livro ou outra)
5ª aula
. Sistema de numeração romano, seguir as orientações didáticas da página 18, a partir do 3 parágrafo.
6ª aula
. Atividade (anexo)
. Atividade– página 19 (sugestão: para casa)
7ª aula
. Sistema de numeração decimal, seguindo orientações didáticas da página 20
8ª aula
. Leitura escrita de números, seguindo orientações didáticas da página 21
. Atividades da página 22 e 23

 Obs. Sempre que possível, pelo menos uma vez na semana fazer atividade oral e escrita com tabuada de forma diversificada. Exemplos: tabuada interativa, ditado de tabuada, tabuada muda, jogos, tabuada usando dados e os jogos online (anexo)
RECURSOS: (X ) Livro didático; (X  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (X ) Computador;
(   ) Jogos; (   ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;   (   ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; (X ) Resolução de Exercícios/Livro  
(   ) Seminários; (  ) Apresentação oral; ( X ) Observação do desempenho do grupo; (   ) Cartaz; (   ) Debate;
(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       



SEQUÊNCIA DIDÁTICA (II) – Matemática
Tema: Ciências e tecnologia
Unidade Temática: Números
Objeto de Conhecimento: Múltiplos; MMC (mínimo, múltiplo comum); Tabuada (diversificada)
Ano: 7º                          Período: 09/03 a 20/03/2020                               Nº de Aulas: 08
COMPETÊNCIA GERAL 
01. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
02. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
05. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA
1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
HABILIDADES
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
(EF07MA01) Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.
(EF07MA07) Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolver um
grupo de problemas.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1ª aula
. Fazer a brincadeira do “pi” (anexo na I sequência) e apresentar os múltiplos e divisores de um número.
. Evidenciar que os múltiplos é o mesmo que tabuada de 2, 3, 4 ...
. Numa cartolina, com piloto colorido, fazer o “Crivo de Eratóstenes”, com os alunos evidenciar os números primos e compostos, expor o cartaz na sala e deixar fixado, esclarecer que os números que ficaram sem pintar são os números primos.
. Destacar com bastante evidência o que diferencia o número primo do número composto.

2ª aula
. Solicitar que os alunos façam o mesmo no caderno e façam também uma fileira com os números primos e outra com os compostos de 1 a 50.
. Atividade (anexo), corrigir a atividade
3ª aula
. Pedir que leiam o texto da página 12, sobre ‘flipagem’ e fazer a compreensão do mesmo com questionamento, fazendo com que os alunos compreendam a técnica de flipagem, mostrando a aplicabilidade da Matemática com outras áreas de conhecimento e também com várias profissões.
. Seguir as orientações didáticas da página 14.
. Enfatizar com exemplos que multiplicação e divisão são operações inversas.
. Apresentar uma definição bem clara para múltiplos e para divisores.
. Exemplificar e esclarecer a diferença de divisão exata e não exata.
. Deixar claro como identificar um número primo e um número composto, seguindo as definições da página 15, evidenciando a observação do retângulo amarelo e mostrar outros exemplos que para provar que um número seja primo é necessário fazer divisões até que o quociente fique menor que o divisor.
. Atividade da página 16
4ª aula
. Correção da atividade
. Aplicar o jogo ‘achando os divisores’ http://clubes.obmep.org.br/blog/jogo-achando-os-divisores/ (caso não seja possível,  fazer a dinâmica: ‘Apresente!!! Com múltiplos ou divisores’ (anexo).
. Solicitar uma pesquisa dos critérios de divisibilidade, conforme as orientações da página 15.
5ª aula
. Iniciar a aula fazendo indagações sobre dos critérios de divisibilidade. Exemplo: o número 24 é divisível por 2? Por quê? E por5? por quê? outros
6ª aula
. Apresentar com exemplos variados, a decomposição de números em fatores primos.
. Fazer o jogo: caça aos divisores (anexo)
7ª aula
. Seguir as orientações didáticas da página 18 e apresentar o MMC entre dois números, com vários exemplos.
. Atividade página 20.
8ª aula
. Correção da atividade
Obs. Sempre que possível, pelo menos uma vez na semana fazer atividade oral e escrita com tabuada de forma diversificada. Exemplos: tabuada interativa, ditado de tabuada, tabuada muda, jogos, tabuada usando dados e os jogos online (anexo)
RECURSOS: (X) Livro didático; ( X)  Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (X)  Computador;
(X) Jogos; (   ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;   ( X) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (X )  Pesquisa
(   ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (   ) Debate;
(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       



SEQUÊNCIA DIDÁTICA (II) – Matemática
Tema: Ciências e tecnologia
Subtema: Comunicação
Unidade Temática: Números
Objeto de Conhecimento: Potenciação; As operações fundamentais; Tabuada (diversificada)
Ano: 8º                          Período: 09/03 a 20/03/2020                                Nº de Aulas: 10
COMPETÊNCIA GERAL 
04. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
05. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
08. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA
03. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
08. Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
HABILIDADES
(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento
na representação de números em notação científica.
Potenciação e radiciação
(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação,
para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
O princípio multiplicativo da contagem
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1ª aula
. Identificar em uma multiplicação os fatores e o produto
. Identificar em uma divisão exata e não exata o dividendo, o divisor, o resto e o quociente.
. Perceber que a divisão é a operação inversa da multiplicação e vice-versa
. Destacar com maior veemência as multiplicações e divisões.
. Propor resolução de problemas do cotidiano, envolvendo duas ou mais operações, dando ênfase a compreensão e resolução do problema.
2ª aula
. Atividades para casa envolvendo as operações e problemas envolvendo as operações.
3ª aula
. Tabuada interativa
. Correção da atividade
4ª aula
. Leitura compartilhada da página 12 e 13 e explorar as imagens da mesma.
. Definição e apresentação do objeto de conhecimento seguindo as orientações didáticas da página 14.
5ª aula
. Apresentar potência com expoente negativo e potência de base 10 mostrando exemplos de números muito grande (distância da Terra à Lua, 384.000 km = 384. 103 km e números muito pequenos (1 nanômetro é a bilionésima parte de um segundo, então 1nm -= 0,000000001 m , que escrito com expoente negativo é 10 - 9.
6ª aula
. Seguindo as orientações didática da página 16, apresentar as propriedades de potências
. Apresentar outros exemplos e passar atividades para casa (anexo)
7ª aula
. Cálculo de áreas de quadrado e cubo, enfatizando a nomenclatura dessas figuras geométricas, pois as mesmas se dão pelo seu expoente (quadrado – l2) e cubo l3) 
. Atividade página 17 e 18 enfatizando capacidade de memória (bite, megabite ...)
8ª aula
. Correção das atividades
9ª aula
. Notação cientifica.
Texto: Ondas de rádio; Am e Fm (anexo).
Obs. Professor(a) é preciso ler todas informações para orientar melhor os alunos.
. Pedir para os alunos ler o texto e apontar a presença da matemática nos meios de comunicação.
. Seguir as orientações didáticas da página 19
. Atividades páginas 20 e 21.
Obs. Professor(a), antes de passar a atividade para os alunos lei as orientações para as mesmas
10ª aula
. Atividade avaliativa (se for possível)

Obs. Sempre que possível, pelo menos uma vez na semana fazer atividade oral e escrita com tabuada de forma diversificada. Exemplos: tabuada interativa, ditado de tabuada, tabuada muda, jogos, tabuada usando dados e os jogos online (anexo)
RECURSOS: (   ) Livro didático; (   ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (   ) Computador;
(   ) Jogos; (   ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;   (   ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   ) 
(   ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (   ) Observação do desempenho do grupo; (   ) Cartaz; (   ) Debate;
(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       


Professor: ______________________________________ Escola: ____________________


SEQUÊNCIA DIDÁTICA (II) – Matemática
Tema: Ciências e tecnologia
Unidade Temática: Números
Objeto de Conhecimento: Conjuntos numéricos
Ano: 9º                          Período: 09/03 a 20/03/2020                               Nº de Aulas: 10
COMPETÊNCIA GERAL 
01. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
03. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA
01. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
02. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
03. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade
HABILIDADES
(EF09MA01) Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem
segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas
de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado
como unidade).
(EF09MA02) Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação
decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.
Potências com expoentes negativos e fracionários
(EF09MA03) Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes
Fracionários

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1ª aula
. Conjuntos numéricos: Iniciar a aula abordando ideia de conjuntos
. Fazer breve relato da história dos números.
2ª aula
. Apresentar os conjuntos dos números naturais, inteiros e racionais e suas respectivas letras de identificação, utilizando diagramas e representando alguns exemplos de números racionais numa reta numérica. Exemplo
3ª aula
. Transformar os números racionais na forma de fração para a forma decimal.
. Transformar os números racionais na forma decimal para a forma de fração.
. Atividades da página 19
4ª aula
. Relação de pertinência: Seguir as orientações da página 14 e 15
. Atividades da página 15
5ª aula
. Apresentar os números irracionais fazendo correlação com sistema de medidas de comprimento, enfatizando que nem sempre é possível expressar uma medida por um número racional, no caso do pi (π), a medida da diagonal de um quadrado de lado medindo 1 =  e outros
. Com objetos circulares e uma fita métrica comprovar a medida pi = 3, 14 ...
6ª aula
. Conjunto dos números reais. Seguir as orientações didáticas da página 24
7ª aula
. Atividade da página 25
8ª aula
. “Bingo dos Conjuntos” (anexo)
. Atividade complementar (anexo)
9ª aula
. Potência
. Propriedades de potência
. Seguir as orientações didáticas da página 26, 27 e 28
10ª aula
. Atividade da página 29 e 30.
 Obs. Sempre que possível, pelo menos uma vez na semana fazer atividade oral e escrita com tabuada de forma diversificada. Exemplos: tabuada interativa, ditado de tabuada, tabuada muda, jogos, tabuada usando dados e os jogos online (anexo)
RECURSOS: (X) Livro didático; (   ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (   ) Computador;
(  X) Jogos; (   ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;   (   ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; (X ) Resolução de Exercícios/Livro; (   ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (   ) Cartaz; (   ) Debate;
(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; (   )Outros:                                       




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