II Sequência didática do 6º ao 9º ano - 12 a 23/04/2021


SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia - Aprender Matemática é bom

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: Sistema de numeração decimal; Tabuada

Ano:                          Período: 12 a 23 /04/20201       Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais

 

(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais em sua representação decimal.

 

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1 - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

I Semana: 12 a 16/04/2021

 

1ª aula e 2ª aula -   Sistema de numeração

1º momento

. Corrigir a atividade 3, fazendo comentários e enfatizando a aplicabilidade da Matemática.

 

2º momento

. Apresentar regras de boa convivência, enfatizando que  para viver em paz e em harmonia, devemos vivenciar diversas emoções e nos preparar para conhecer melhor a nós mesmos, a nossa família, amigos e colegas desenvolvendo algumas atitudes de carinho, afeto, amor, ética, criatividade, pedir e conceder desculpas, confiança, responsabilidade, obediência, para obter uma boa aprendizagem em novos conhecimentos.

. Propor o jogo bate e volta das emoções.

- O professor faz a pergunta e o aluno completa

Gosto muito de ......

Não gosto de .......

Fico feliz quando ......

Sinto falta de ........

Fico triste quando ...........

Estou precisando de ............

Na aula de Matemática eu .....

Me dá preguiça quando ...............

Estou com saudade de ...........

Costumo chorar quando .............

Estou cansado(a) de ..............

O que eu queria mesmo era ........

Sinto falta de ..............

Não gosto quando ........

Quando não consigo entender a atividade eu .......

Eu gostaria que todos .......................

 

. Socializa as respostas dos sentimentos apresentados.

 

3º momento

. Apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=re3Rz1AvK5g,  ou relatar a história dos números e fazer a compreensão do mesmo com questionamentos.

. Apresentar os números Maias, Egípcios, Romanos e Indo-arábicos, segundo abordagem do livro, enfatizando as características de cada um.

. Dá exemplos de cada sistema de numeração abordado no livro.

Exemplo:

 

Sistema MAIA

Sistema EGÍPCIO

Sistema ROAMNO

Sistema Indo-arábico ou sistema decimal

x

10

. Solicitar exemplos semelhantes.

. Pedir que cada aluno crie um sistema de numeração próprio.

. Orientar para faze a atividade 1 (anexo).

 

3ª aula e 4ª aula - Sistema de numeração e tabuada

1º momento

. Corrigir a atividade 1(anexo) enfatizando os pontos relevantes.

 

2º momento

. Fazer uma arguição de tabuada interativa.

Exemplo: Pergunta a um aluno 3 x 6, se ele não responder logo, passa a pergunta para outro ou caso erre, passa para outro até alguém acertar. Prosseguir com a tabuada até todos participarem ou perder a graça.

. Orientar para acessar o link https://www.tabuadademultiplicar.com.br/memoria-tabuada.html, e executar o maior numero de jogos: memória, disparo da tabuada, mergulho dos números, tabuada do gato, outros.

No final aparece um diploma, se possível fazer um print e postar no grupo

. Orientar para fazer a atividade 2 (anexo).

 

II Semana: 19 a 23/04/2021

 

5ª aula e 6ª aula - Sistema de numeração decimal

1º momento

 . Corrigir a atividade 2 (anexo).

2º momento

. Apresentar detalhadamente o sistema de numeração decimal no QVL (quadro valor de lugar).

. Fazer leitura oral de alguns números pequenos e outros maiores, exemplo 25 e 805.673.201

. Enfatizar o valor posicional

. Orientar para fazer a atividade 3 (anexo).

 

7ª aula e 8ª aula - Sistema de numeração decimal e tabuada

1º momento

. Corrigir a atividade 3 (anexo).

 

2º momento

.  Fazer um ditado de números bem variados, exemplos: 2002, 47, 7.090, 5.454.045, 10.000, outros. Depois pedir que escrevam os números por extenso.

 

Obs. Preencher a ficha diagnóstica

RECURSOS: (   ) Livro didático; (   ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (   ) Computador;

(   ) Jogos; (   ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;   (   ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; (X ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   ) 

(   ) Seminários; (X ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (   ) Cartaz; (   ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: ______________________________________ Escola: _________________________________

REFERÊNCIAS

https://drive.google.com/file/d/0BwKU10l2yX_NTEdGczd4MzN1ZDg/view

https://www.tabuadas.com.br/numerar-colunas/numerar-colunas-tabuadas-17.php

https://www.tabuadas.com.br/numerar-colunas/numerar-colunas-tabuadas-17.php

 

ANEXOS

Atividade 1

 

1º) Responda as questões.

 

a) Quais as motivações você percebe para continuar estudando?

 

b) O que está sendo ruim para você e sua família durante o isolamento social?

c) O que está sendo bom para você e sua família nesse período de pandemia e isolamento socila?

2º) Os números abaixo estão escritos em símbolos egípcios. Escreva esses números utilizando os números de nosso sistema de numeração.

3º) Represente os números abaixo, utilizando símbolos egípcios.

 

A) 2. 004. 000                                         B) 10.200                                             C) 942

 

4º) Observe a tabela com os números maias e escreva os seus respectivos valores.

 

5º) Utilizando nossos símbolos, escreva os números representados pelos números romanos.

 

 

A) XLII                                                              C) LXXX5

B) CXXIII                                                               D) MDIV

 

 

6º) Complete a cruzadinha escrevendo os números do nosso sistema de numeração.

7º) Escreva com números romanos:

a) Dia, mês que nasceu

b) O ano que estamos

c) O ano que nasceu

d) A data de hoje

e) Sua idade

 

8º) Decomponha número por número e escreva com número romano. Observe o exemplo e faça o mesmo

Atividade 2

 

1º) Resolva as operações no caderno, depois faça o que pede a loteria dos resultados.

 

Atividade 3

 

1º) Escreva os valores absolutos e relativos dos algarismos que compõem os numerais abaixo:

Exemplo: 253

3 = 3

5 = 50

2 = 200

 

a) 132                               b) 5.489                               c) 52                                d) 132.589

 

 

2º) Decomponha os números abaixo seguindo o modelo:

 

125   = 100+ 20+ 05

a) 215=                                                                                      b) 65=

c) 872 =                                                                                     c) 164=

e)17=                                                                                          f)1003=

 

3º) Veja o modelo e faça igual:

 

                    3 centenas + 2 dezenas + 1 unidade= 321

 

a) 1 centena + 4 dezenas=                                         d) 5 dezenas + 2 unidades+ 1 unidade=

b) 3 centenas + 6 unidades=                                     e) 4 centenas+ 4 dezenas+ 4 unidades=

c) 9 dezenas+ 6unidades=                                         f) 2 centenas+ 5 dezenas+ 3 unidades=

 

4º) Assinale a alternativa correta em cada questão:

A) Considere o número 8253. Coloque um zero entre dois dos algarismos e obtenha o maior número possível.

(A) 80253                                                        (C) 82503

(B) 82053                                                        (D) 82530

 

B)A Lua, do latim Luna, é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de

384.405 quilômetros do nosso planeta. Ao separar este número em classes, quantas classes ele possui?

(A) 2 classes                                                   (C) 4 classes

(B) 3 classes                                                   (D) 6 classes

 

C)Qual o menor e o maior número formado por estes três algarismos 5, 3 e 9, sem repeti-los.

(A) 353 e 593                                                 (C) 395 e 959

(B) 359 e 953                                                 (D) 539 e 999

 

D)Usando somente as teclas 1, 0 e + da calculadora, como podemos representar o número 2304?

 

(A)1000 + 100 + 100 + 1 + 1 + 1 + 1

(B)1000 + 1000 + 100 + 100 + 1 + 1

(C)1000 + 1000 + 100 + 100 + 100 + 1 + 1

(D)1000 + 1000 + 100 + 100 + 100 + 1 + 1 + 1 + 1

 

E) Deise foi fazer compras em uma loja de roupas e esqueceu o seu cartão de crédito, por isso ela utilizou o cheque para fazer o pagamento das compras. O valor total foi de R$ 12.368,00. Como ela deverá escrever este valor por extenso no cheque?

 

(A) Dez mil, trezentos e setenta e oito reais

(B) Doze mil, trezentos e sessenta e oito reais

(C) Cento e doze mil, sessenta e oito reais

(D) Cento e vinte e três mil, sessenta e oito reais

 

F) O Pico 31 de Março, no estado do Amazonas, com aproximadamente 2.992 metros, é dos picos mais altos do Brasil.

Que valor representa cada algarismo do número 2.992?

 

(A) 2=centena de milhar, 9=centena simples, 9=dezena simples e 2=unidade simples.

(B) 2=dezena de milhar, 9=centena simples, 9=dezena simples e 2=unidade simples.

(C) 2=unidade de milhar, 9=centena simples, 9=dezena simples e 2=unidade simples.

(D) 2=unidade de milhão, 9=centena de milhar, 9=dezena de milhar e 2=unidade de milhar

 

 

 

 

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia - O prazer em aprender Matemática.

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: Múltiplos e Divisores; Tabuada

Ano: 7º                          Período: 12 a 23 /04/20201       Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

EF07MA01) Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.

 

(EF07MA07) Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolver um grupo de problemas

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

 

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

I Semana:  12 a 23/04/2021

 

1ª aula e 2ª aula:

1º momento

. Apresentar o texto: chegou 2021 oralmente ou em leitura partilhada (anexo) oralmente e os questionamentos da atividade (anexo) ou compartilhar os slides (anexo).

. Socializa as respostas dos sentimentos apresentados.

 

2º momento

. Corrigir a atividade 3 da aula passada enfatizando as medidas protetivas no combate ao vírus COVID, ressaltando o isolamento social, aglomerações, vacinas, doença, morte, dor e a esperança de superação dos momentos difíceis.

. Solicitar que os alunos estejam com lápis de cor na próxima aula.

 

 

3ª aula e 4ª aula:  Números primos e compostos

 

1º momento

. Apresentar  vídeo https://www.youtube.com/watch?v=H4nOTvsv1JM (ou na aula anterior, solicitar que os alunos vejam o vídeo)

 

2º momento

. Escrever os números de 1 a 100 igual o modelo do vídeo e proceder como o vídeo, ou seja, fazer o “Crivo de Eratóstenes”,

. Com os alunos evidenciar os números primos e compostos e solicitar que os alunos façam o mesmo no caderno, usando diferentes cores para riscar os números e usar uma só cor para circular os números primos.

 

3º momento

. Orientar para fazer a atividade 1 (anexo).

 

II Semana: 04 a 10/04/2021

 

5ª aula e 6ª aula : Números primos e compostos

1º momento

. Corrigir a atividade 1 (anexo).

 

2º momento

. Apresentar com divisões sucessivas outra forma de determinar se um número é primo ou composto

. Orientar para fazer a atividade 2 (anexo).

 

 

7ª aula e 8ª aula: Múltiplos e divisores

1º momento

. Corrigir a atividade 2 (anexo).

. Fazer uma rápida arguição de tabuada

 

2º momento

.  Fazer a brincadeira do “pi” (anexo) e apresentar os múltiplos e divisores de um número.

. Evidenciar que os múltiplos é o mesmo que tabuada de 2, 3, 4 ...

. Com exemplos, determinar múltiplos e divisores de um número.

. Orientar a fazer a atividade 3 (anexo).

 

RECURSOS: (   ) Livro didático; (   ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (X  ) Computador; Celular, notbook (   ) Jogos; (   ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;   (   ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; (X  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   ) 

(   ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (   ) Cartaz; (   ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

 

Professor: ______________________________________ Escola: _________________________________ 

Referências:

https://www.youtube.com/watch?v=H4nOTvsv1JM

ANEXOS

Aula 1 e 2

Aula 7 e 8

BRINCADEIRA DO “pi”

 

A brincadeira consiste em falar a palavra “pi” em todos os múltiplos de 3, 4, 5 ... Assim, a contagem seria: 1, 2,"pi”, 4, 5, “pi”, 7, 8, “pi”, 10, 11, "pi”, e assim sucessivamente, até que alguém erre e recomeça com outro número.

 

ATIVIDADE 1

 4. Marque a alternativa que contém somente números primos:

A)(   ) 19 –29 –36B)            (   ) 17 –97 –29

 

5. Qual é o maior divisor do número 42?

A) (    )  21                      B)(   ) 14

 

6. Marque um X na opção correta em relação ao número 1:

A) (   ) O número 1 é primo porque é divisível somente por ele mesmo.

B) (  ) O número 1 não é primo nem composto porque só tem 1 divisor.

 

7.  Números compostos são aqueles que possuem:

A) (   ) Mais de 2 divisores.            B)(   ) Mais de 2 algarismos .

 

8. Quantos divisores tem o  número 30?

A) (    ) 8 divisores                     B)(   ) 4 divisores

 

9. O maior divisor de um número é o próprio número.

A) (   ) Não                        B)(   ) sim

 

ATIVIDADE 2

 

1º) Quais dos números abaixo são primos

a) 81                                       b)227

c)463                                      d) 101

 

2º) Responda as questões:

 

a) Que número natural é divisor de todos os outros números?

 

b) O que é número primo?

c)O que é um número composto?

 

3º) Observe o quadro abaixo e complete com os múltiplos correspondentes:

Número

Dobro

Triplo

Quádruplo

Quíntuplo

2

 

 

 

 

7

 

 

 

 

15

 

 

 

 

10

 

 

 

 

4º) Carina tem 15 anos e seu irmão tem o triplo desta idade. Quantos anos o irmão da Carina tem?

 

5º) Uma floricultura vendeu 12 arranjos de flores na segunda-feira. Na terça vendeu o dobro e na quarta o triplo. Quantos arranjos esta floricultura vendeu nestes três dias?

 

6º) Quais são os números primos compreendidos entre 30 e 40?

 

7º) O número 49 é primo? Justifique.

 

8º) Qual é o único número primo que também é par?

 

9º) Classifique os números como primos ou compostos:

 

a)11:                                             c)702:

b)28:                                             d) 23:

 

10º) Escreva
a) Cinco números compostos                                    b) Dez números primos

 

 

ATIVIDADE 3

 

 1º) Determine os 5 primeiros múltiplos:

a)De 2                                                 b) De 15                                 c)De 8                                    

d) De 20                                             e)De 12                                   f) De 7

2º) Escreva:

a) Todos os divisores de 30

b) Os divisores de 72 compreendidos entre 10 e 30

c) Os divisores ímpares de 40

d) Os divisores pares de 40

e) O maior número de três algarismos divisível por 2

f) Os três maiores divisores de 32

3º) Determine todos os divisores dos números a seguir.

a) 50                                       b) 43                                       c) 90

d) 72                                       e) 36                                       f) 13

 

) Sabe-se que representa o conjunto dos divisores de 28. Escreva, então, os seguintes conjuntos:

                                                                                                       

                                             

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia – Desenvolvendo empatia por Matemática

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: Potenciação; Tabuada (diversificada)

Ano: 8º                          Período: 12 a 23/04/20201       Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.

 

 (EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.

O princípio multiplicativo da contagem

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

 

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

I Semana:  12 a 16/04/2021

 

1ª aula e 2ª aula:  

1º momento

. Apresentar a frase: “Um mundo diferente não pode ser construído por pessoas indiferentes” e instigar os alunos a falar o que entenderam sobre a frase e em que e como podem favorecer na construção uma

. Socializar as reflexões dos alunos, fazendo intervenções se necessário, enfatizando que todos nós contribuímos de alguma forma para a transformação da humanidade.

 

2º momento

. Corrigir a atividade 3 (anexo) da aula anterior.

 

 

3ª aula e 4ª aula: Potenciação

1º momento

. Apresentar o texto: Encontrei 1 homem com 7 mulheres, cada mulher com 7 sacos, cada saco com 7 gatos, cada gato com 7 gatinhos. Quantos gatos encontrei?

. Fazer a operação de multiplicar normalmente 7x 7 = 49 x7 = 343 x 7 = 2.401.

. potenciação é uma operação que surge a partir da multiplicação de fatores iguais.

As potências surgiram no intuito de representar multiplicações onde os fatores eram iguais.
3² = 3 x 3 = 9
4³ = 4 x 4 x 4 = 64
10³ = 10 x 10 x 10 = 1000
2= 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 32
6= 6 x 6 x 6 x 6 = 1296

As potências possuem inúmeras aplicações no cotidiano, os cálculos envolvendo juros compostos são desenvolvidos baseados na potenciação das taxas de juros, a função exponencial também é um exemplo onde utilizamos potências, a notação científica utiliza potências no intuito de representar números muito grandes ou pequenos. É notório a importância das potências nos cálculos matemáticos modernos, facilitando e contribuindo na resolução de problemas cotidianos.

 

2º momento

Após o resultado apresentar outra operação, a potência, 74 = 2.401.

74 = 7.7.7.7 =2.401

7 = Base

4 = Expoente

7.7.7.7 = Produto de fatores

2.401 = Potência

 

. Apresentar a definição de Potência (anexo).

. Enfatizar que:

- Se o expoente é par, a potência é um número positivo
(+7)² = (+7) . (+7) = +49
(-7)² = (-7) . (-7) = +49

- Se o expoente é ímpar, a potência tem o mesmo sinal da base.
a) (+4)³ = (+4) . (+4) . (+4) = + 64
b) (-4)³ = (-4) . (-4) . (-4) = - 64
c) (+2)
= (+2) . (+2) . (+2) . (+2) . (+2) = +32
d) (-2)
= (-2) . (-2) . (-2) . (-2) . (-2) = -32

 

- Se o expoente for igual a 1, o resultado será igual à base. A base é um número qualquer diferente de zero, e o expoente é igual a 0. Sempre que o expoente for igual a zero, o seu resultado será igual a 1.

. Apresentar o exemplo:

 

. Orientar para fazer a atividade 1 (anexo).

 

5ª aula :Potenciação

1º momento

. Corrigir a atividade 1(anexo).

 

 

II Semana: 19 a 23 /04/2021

 

6ª aula e 7ª aula:  Potência de base 10 e potência com expoente negativo

1º momento

. Se necessário apresentar o vídeo  https://www.youtube.com/watch?v=uC0E2-GpsV4

 

2º momento

. Apresentar exemplos de potência de base 10 e com expoente negativo.

potência de base dez é utilizada para abreviar múltiplos (ou submúltiplos) de dez. Assim:

100 = 10 x 10;
1000 = 10 x 10 x 10;
100000 = 10 x 10 x 10 x 10 x 10.

Para escrevermos estes números de uma maneira abreviada, basta indicar o número de dezenas envolvidas na multiplicação com um pequeno número (expoente) no alto da potência de 10.

Logo, se 100 = 10 x 10, podemos dizer que 100 = 102. Da mesma maneira 1000 = 103, e 100000 = 105.

Nestes exemplos o expoente da base 10 é igual ao número de zeros.

. Uma potência com expoente negativo é calculada utilizando-se o inverso da base e o oposto do expoente.
Nos casos em que o expoente é negativo, devemos trocar o sinal do expoente e inverter a base racional, isto é, o numerador passa a ser denominador e o denominador passa a ser numerador.

Exemplos:

 

. Orientar a fazer a atividade 2 (anexo).

 

8ª aula: Potência de base 10 e potência com expoente negativo

1º momento

. Corrigir revisando os objetos de conhecimentos a atividade 2 (anexo).

 

9ª aula e 10ª aula:

1º momento

. Apresentar a tabela com as propriedades (anexo).

. Exemplificar cada propriedade.

. Orientar para a atividade 3 (anexo).

RECURSOS: (   ) Livro didático; (   ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (   ) Computador;

(   ) Jogos; (   ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;   (   ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   ) 

(   ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (   ) Cartaz; (   ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: ______________________________________ Escola: _________________________________ 

Referências:

https://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/potencias-na-base-dez.htm

propriedades+de+potências&gs_lcp=CgNpbWcQA1DMhwNYzIcDYLCdA2gAcAB4AIABdIgBdJIBAzAuMZgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nwAEB&sclient=img&ei=VVVyYKLuO-rv1sQPg_GE8Aw&bih=841&biw=1777#imgrc=v7W8irk4XO7n6M&imgdii=fTXcv6vSn7SU7M

https://www.novosaojoaquim.mt.gov.br/fotos_educacao/579.pdf

ANEXOS

Regras de potências com exemplos | Ensino de matemática, Aulas de  matemática, Vocabulário de matemática

Atividade 1

1º) Observe a operação, 12² = 144 e responda:

a) Qual é a base?                   

b) Qual é o expoente?           

c) Qual é a potência?

 

2º) Calcule as potências:

a) (+7)²=

b) (+4)² =
c) (+3)1 =
d) (+5)³ =

e) (+2)³ =
f) (+3)0 =

g) (+2) =
h) (+2)
⁵=

j) (-5)² =

j) (-4)² =
k) (-9)² =
l) (-1)
⁵⁴ =
m) (-1)¹³ =
n) (-4)³ =
o) (-8)0 =
p) (-7)² =
 

 

Atividade 2

1º) Calcule as potências:
a) 4
² =                                                       b) 4³ = 
c) 5¹ =                                                       d) 3³ = 
e) 10² =                                                     f) (3/7)² = 

g) (2/5)¹ =                                                 h) (1/3)³ = 
i) (-5/4)³ =                                                 j) (-1/3)² = 

 

2º) Transforme as potências de base 10 em números.

a)104
b) 106
c) 10 -2

 

Atividade 3

1º) Classifique cada sentença seguinte em verdadeira (V) ou falsa (F).  Justifique sua resposta

a)                                        b)    

c)                                    d)

2º) Calcule as potências:

a)            b)            c)              d)            e)

3º)  Reduza a uma só potência:

a) 7² x 7 =                   b) 2² x 2=           c) 5 x 5³ =                    d)5 : 5³ =                e) 6 : 6 =  

 

f) a : a³ =                      g) (8³) =                       h) (2)³ =              i) (a²)³ =                 j) [(-3)³ ]²   =     

 

4º) Calcule o que se pede:

a) O quadrado de 15;

b) O dobro de 15;

c) O cubo de 8;

d) O triplo de 8;

 

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia - Desmistificando a Matemática 

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: Conjuntos numéricos

Ano: 9º                          Período: 12 a 23 /04/20201       Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF09MA01) Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade).

 

(EF09MA02) Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

 

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

I Semana:  12 a 16/04/2021

 

1ª aula e 2ª aula

1º momento

. Após os cumprimentos corriqueiros, comentar sobre a situação do mundo em relação ao vírus Covid 19 e questionar que sentimentos e emoções são mais evidenciados nas atuais circunstâncias, se alguém falar MEDO, chamar a atenção para essa emoção com os questionamentos:

- O que se entende por medo?

- Que reações são evidentes de alguém com medo?

- Como enfrentar o medo?

. Socializar as respostas

. Apresentar as frases e solicitar que expressem o que entenderam:

- “A coragem não é ausência de medo, é a conquista deste”.

- “Se o medo ocupa a sua cabeça, não deixará espaço para os sonhos”.

. Socializar as respostas

 

2º momento

. Corrigir a atividade 4 da aula anterior.

3ª aula e 4ª aula:  Conjuntos numéricos – Números naturais, inteiros e racionais.

1º momento

. Fazer breve relato da história dos números.

. Fazer abordagem sobre conjuntos

 

2º momento

. Apresentar os conjuntos dos números naturais, inteiros e racionais, com suas respectivas letras de identificação, utilizando chaves, diagramas e representando alguns exemplos de números racionais numa reta numérica. Exemplo

3º momento

. Jogo: Encontre a casa do número.

. Orientar os alunos a fazer no caderno uma ficha com 3 colunas e 4 linhas como o modelo abaixo:

N

Z

Q

 

 

 

 

 

 

 

 

 

. Ditar os números a seguir, um de cada vez e solicitar que escrevam aleatoriamente os números na ficha de acordo sua localização, natural na casa N, inteiro na casa Z e racional na casa Q.

Obs. Não ditar na ordem que está escrito aqui.  

- 32          52          2/4          - 8               6,25            100           0,75             -27           4

Obs. Exemplo de resposta, mas poderá ter vários modelos de respostas corretas.

N

Z

Q

100

- 27

6,25

4

-32

2/4

52

-8

0,75

. Pedir que apresente as respostas.

. Fazer as devidas correções, se necessário.

. Orientar para fazer a atividade 1 (anexo).

 

5ª aula: Conjuntos numéricos – Números naturais, inteiros e racionais.

. Corrigir a atividade 1 (anexo) fazendo esclarecimentos necessários diante das possíveis dúvidas.

 

II Semana:  19 a 23 /04/2021

 

 6ª aula e 7ª aula: Conjuntos numéricos - Números irracionais

 

1º momento

. Com exemplos, transformar os números racionais na forma de fração para a forma decimal.

. Com exemplos, transformar os números racionais na forma decimal para a forma de fração.

 

2º momento

. Apresentar os números irracionais fazendo correlação com sistema de medidas de comprimento, enfatizando que nem sempre é possível expressar uma medida por um número racional, no caso do pi (π), a medida da diagonal de um quadrado de lado medindo 1 =  e outros

. Com objetos circulares e uma fita métrica comprovar a medida pi = 3, 14 ...

. Orientar para fazer a atividade 2 (anexo).

 

7ª aula: Conjuntos numéricos - Números irracionais

 

1º momento

. Fazer a correção da atividade 2 (anexo), esclarecendo dúvidas e apontando soluções.

 

 

 8ª aula e 9ª aula Conjuntos numéricos - Números reais

 

1º momento

. Com exemplos apresentar o conjunto dos números reais, no Diagrama de Venn e numa reta numérica.

 

2º momento

. Apresentar exemplos de números variados e pedir que os alunos identifiquem em qual conjunto o número pertence.

. Retomar as conversões de números decimais em racionais e racionais em decimais.

. Orientar para fazer a atividade 3 (anexo).

 

 

 10ª aula

1º momento Conjuntos numéricos - Números reais

 

. Corrigir a atividade 3 (anexo), esclarecendo dúvidas, fazendo revisão.

 

RECURSOS: (   ) Livro didático; (   ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (   ) Computador;

(   ) Jogos; (   ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;   (   ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; (X ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   ) 

(   ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (   ) Cartaz; (   ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

 

Professor: ______________________________________ Escola: _________________________________

Referências:

file:///E:/packs/matematica/livros/A-CONQUISTA-DA-MATEMATICA-MP-9_DIVULGACAO.pdf

https://www.leonardoportal.com/p/acervo-de-matematica.html?fbclid=IwAR14BmpvPITQJgSqWPDMMNrsHxhjaigpPghVSoV-h4tWJWt_gQu7_VBXZRU

https://www.matematicapremio.com.br/wp-content/uploads/2016/03/matematica_11-1.pdf

https://colegiosantoantoniorj.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Lista-de-Exerc%C3%ADcio-1-8%C2%B0ano-Mat-I.pdf

 

ANEXOS

Atividade 1

1º) Responda e justifique.

a) Todo número natural é inteiro
b) Todo número inteiro é racional

2º) Complete as lacunas com os símbolos https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEhHxibkBAfqyb4xRxBAp_SwQCV4Sp6FWmLLCJNqi2zmXC1Rs-xchPoBjnR5K6O6n0rk8ybtpalg1JRV3dDzb_2FEAr4CYJqrRs1EIEwKBX8_zf-F3KXYnJqbpJqpUP9dJ7KTvTgeskVjTE8m9OPd2cR=s0-d ou https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEhWZoJGd-ynXbH1Jt4_utrajdmqEEqYCShYOAV-2_HOq9vJkELELV9B7fFYmANks8swy-KAz3T6W8q57mn-yDbl5UdOZqCK2S1ijBYHa_7cRl2BeroTUCNj6DuTqSIDqKaEqAWuuBZsJMRs-fMz0sOkjZPS=s0-d:

https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEg-QtokNSjSsz7AQGMwPAqtHeBlc8jBa4rCGjlwH8whgsqdeqKlRwCmWdbjiOOpUDGKEWYzWbImgsj0iqkM8h1dRcS-aTLq11OQtO37ZC9bXdp08ge5AgDf32kj49qTZzwChKbhGa_9fTDYRUQe_DddFPqSWjk=s0-d

3º) Observe os números abaixo e responda às perguntas:

https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEjsAESfG7-47Xe36msWIHL2n5ojOLxbh-etFVWoegnsrTvNePhnfxNXhuRONtVCO73ye77Po07y0HBVAQ6HD_vZdRHuUZSp1UoGposVzeaTqIHCUsAzzUPMPmsfnu9zPNjWIJHq7w4IFdggSOlPmaF4vkbzH5VEejM=s0-d

Quais dos números listados são:
a) naturais?                        b) inteiros?                      c) racionais?

4º) Cite 3 números:

a)      Naturais e não inteiros.

b)      Inteiros e não naturais

c)      Racionais

 

Atividade 2

1º) Pense e Responda:

a) Qual é o menor número natural? 

b) Existe o maior número natural?

c) Quantos números naturais existem?

d) Quantos números naturais há entre 6 e 10? E entre 25 e 26?

e) Todo número natural é um número inteiro?

f) Quantos números inteiros há entre – 4 e 3?

g) E entre (- 2) e (-1)?

 

2º) Veja os números que aparecem nestas frases:

* A jarra tem capacidade de ¾ litros.

* Numa cidade há 8049 bicicletas.

* O saldo de gols de um time de futebol é – 6.

* Paulinho tem 17 anos.

* A velocidade de um carro é de 92,75 km/h.

* A temperatura atingiu – 2,8 °C.

 

Agora responda:

a) Quais deles representam números naturais?

b) Quais deles representam números inteiros?

c) Quais deles representam números racionais?

 

3º) Represente os números racionais abaixo na forma decimal.

https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEioPIqwWINioGDZN-i5lIQGsHKaPcD9FiX-e3N-1Raj6VlVZYFsErxBwk-8l0RgQLHNHH8Nf_B3ZI-Trdi9owdBUWn8urtJNkH9EMcLDfZzuVDaryWfFQjnpwdi1j8GP_5SmmfMl4FjOCZoI2xkjo268xsZkpw=s0-d

4º) Represente os números decimais abaixo na forma de fração irredutível.

a) – 0,888...                 c) – 1,2121...                          e) 0,5666...

b) 0,3737...                 d) 0,0505...                                         f) 1,4333...

 

5º) Coloque em ordem crescente os seguintes números:

0 ;   2 ;   – 2 ;   4 ;    – 4 ; ½ ;   – ½ ;   ¼ ;   – ¼

 

6º) A representação fracionária do número racional 1,8 é:

a) 9                  b) 7                  c) 5                  d) 1

    5                      5                     4                       5

7º) Um exemplo de número irracional é

a)      3,12121212 . . . b) 3,501501501 . . . c) 3,321321321 . . . d) 3,290291292293 . . .

 

Atividade 3

1º) Qual das afirmações é verdadeira?

a) π é um número racional.

b) √4 é um número irracional.

c) Todo número racional é um número real.

d) Todo número real é um número irracional.

 

2º)) Qual dos conjuntos é constituído somente de números irracionais?

a) { √3, √6, √9, √12 }                                          b) { √6, √8, √10, √12}

c) { √4, √8, √10, √12}                                         d) { √12, √16, √18, √20}

 

3º) Qual das afirmações é verdadeira?

a) √10 é racional e √100 é irracional.                   b) √10 é irracional e √100 é racional.

c) √10 é irracional e √100 é irracional.                  d) √10 é racional e √100 é racional.

 

4º)) Toda dízima periódica simples ou dízima periódica composta é:

a) número inteiro                                b) número racional

c) número irracional                           d) número natural

 

5º) No quadro ao lado, identifique os números que são:

a) naturais;

b) inteiros;

c) racionais;

d) irracionais;

e) reais.

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