SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – Matemática |
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Tema: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia - Aprender Matemática é bom |
Unidade Temática: Números
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Objeto de Conhecimento: Sistema de numeração decimal; Tabuada |
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Ano: 6º Período: 12 a 23 /04/20201 Nº de Aulas: 08 |
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HABILIDADES |
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(EF06MA01)
Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais (EF06MA02)
Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental,
e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a
sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função
do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números
naturais em sua representação decimal. (EF06MA03)
Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos,
exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias
variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
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1.
Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e
preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é
uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e
tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com
impactos no mundo do trabalho. 2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1 - Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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I Semana: 12 a 16/04/2021 1ª aula e 2ª aula - Sistema de numeração 1º momento . Corrigir a atividade 3, fazendo comentários e
enfatizando a aplicabilidade da Matemática. 2º momento . Apresentar regras de boa convivência,
enfatizando que para viver em paz e em harmonia, devemos
vivenciar diversas emoções e nos preparar para conhecer melhor a nós mesmos,
a nossa família, amigos e colegas desenvolvendo algumas atitudes de carinho,
afeto, amor, ética, criatividade, pedir e conceder desculpas, confiança,
responsabilidade, obediência, para obter uma boa aprendizagem em novos
conhecimentos. . Propor o jogo bate e volta das emoções. - O professor faz a pergunta e o aluno completa Gosto muito de ...... Não gosto de ....... Fico feliz quando ...... Sinto falta de ........ Fico triste quando ........... Estou precisando de ............ Na aula de Matemática eu ..... Me dá preguiça quando ............... Estou com saudade de ........... Costumo chorar quando ............. Estou cansado(a) de .............. O que eu queria mesmo era ........ Sinto falta de .............. Não gosto quando ........ Quando não consigo entender a atividade eu ....... Eu gostaria que todos ....................... . Socializa as respostas dos sentimentos apresentados. 3º momento . Apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=re3Rz1AvK5g, ou relatar a história dos
números e fazer a compreensão do mesmo com questionamentos. . Apresentar os números Maias, Egípcios,
Romanos e Indo-arábicos, segundo abordagem do livro, enfatizando as
características de cada um. . Dá exemplos de cada sistema de numeração
abordado no livro. Exemplo:
. Solicitar exemplos semelhantes. . Pedir que cada aluno crie um sistema de
numeração próprio. . Orientar para faze a atividade 1 (anexo). 3ª aula e 4ª aula - Sistema de numeração e tabuada 1º momento . Corrigir a atividade 1(anexo)
enfatizando os pontos relevantes. 2º momento . Fazer uma arguição de tabuada interativa. Exemplo: Pergunta a um aluno 3 x 6, se ele não
responder logo, passa a pergunta para outro ou caso erre, passa para outro
até alguém acertar. Prosseguir com a tabuada até todos participarem ou perder
a graça. . Orientar para acessar o link https://www.tabuadademultiplicar.com.br/memoria-tabuada.html, e executar o maior numero de jogos: memória,
disparo da tabuada, mergulho dos números, tabuada do gato, outros. No final aparece um diploma, se possível fazer um
print e postar no grupo . Orientar para fazer a atividade 2 (anexo). II Semana: 19 a 23/04/2021 5ª aula e 6ª aula - Sistema de numeração decimal 1º momento . Corrigir
a atividade 2 (anexo). 2º momento . Apresentar detalhadamente o sistema de numeração
decimal no QVL (quadro valor de lugar). . Fazer leitura oral de alguns números pequenos e
outros maiores, exemplo 25 e 805.673.201 . Enfatizar o valor posicional . Orientar para fazer a atividade 3 (anexo). 7ª aula e 8ª aula - Sistema de numeração decimal e
tabuada 1º momento . Corrigir a atividade 3 (anexo).
2º momento . Fazer um
ditado de números bem variados, exemplos: 2002, 47, 7.090, 5.454.045, 10.000,
outros. Depois pedir que escrevam os números por extenso. Obs. Preencher
a ficha diagnóstica |
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RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento;
( ) Informativos; (
) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; (X ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
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Professor: ______________________________________
Escola: _________________________________
REFERÊNCIAS
https://drive.google.com/file/d/0BwKU10l2yX_NTEdGczd4MzN1ZDg/view
https://www.tabuadas.com.br/numerar-colunas/numerar-colunas-tabuadas-17.php
https://www.tabuadas.com.br/numerar-colunas/numerar-colunas-tabuadas-17.php
ANEXOS
Atividade 1
1º) Responda as
questões.
a) Quais as
motivações você percebe para continuar estudando?
b) O que está sendo
ruim para você e sua família durante o isolamento social?
c) O que está sendo bom
para você e sua família nesse período de pandemia e isolamento socila?
2º)
Os números abaixo estão escritos em símbolos egípcios. Escreva esses números
utilizando os números de nosso sistema de numeração.
3º)
Represente os números abaixo, utilizando símbolos egípcios.
A)
2. 004. 000 B) 10.200 C)
942
4º)
Observe a tabela com os números maias e escreva os seus respectivos valores.
5º) Utilizando nossos
símbolos, escreva os números representados pelos números romanos.
A) XLII
C) LXXX5
B) CXXIII D) MDIV
6º) Complete a
cruzadinha escrevendo os números do nosso sistema de numeração.
7º) Escreva com números romanos:
a) Dia, mês que nasceu
b) O ano que estamos
c) O ano que nasceu
d) A data de hoje
e) Sua idade
8º) Decomponha número por número e
escreva com número romano. Observe o exemplo e faça o mesmo
Atividade 2
1º) Resolva as
operações no caderno, depois faça o que pede a loteria dos resultados.
Atividade 3
1º)
Escreva os valores absolutos e relativos dos algarismos que compõem os numerais
abaixo:
Exemplo:
253
3
= 3
5
= 50
2
= 200
a)
132 b)
5.489 c)
52 d)
132.589
2º)
Decomponha os números abaixo seguindo o modelo:
125 = 100+ 20+ 05
a)
215=
b) 65=
c)
872 =
c) 164=
e)17=
f)1003=
3º)
Veja o modelo e faça igual:
3 centenas + 2 dezenas + 1 unidade= 321
a)
1 centena + 4 dezenas= d) 5
dezenas + 2 unidades+ 1 unidade=
b)
3 centenas + 6 unidades= e)
4 centenas+ 4 dezenas+ 4 unidades=
c)
9 dezenas+ 6unidades= f)
2 centenas+ 5 dezenas+ 3 unidades=
4º)
Assinale a alternativa correta em cada questão:
A) Considere
o número 8253. Coloque um zero entre dois dos algarismos e obtenha o maior
número possível.
(A)
80253
(C) 82503
(B)
82053
(D) 82530
B)A Lua,
do latim Luna, é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma
distância de cerca de
384.405 quilômetros
do nosso planeta. Ao separar este número em classes, quantas classes ele
possui?
(A)
2 classes
(C) 4 classes
(B)
3 classes
(D) 6 classes
C)Qual
o menor e o maior número formado por estes três algarismos 5, 3 e 9, sem repeti-los.
(A)
353 e 593
(C) 395 e 959
(B)
359 e 953
(D) 539 e 999
D)Usando
somente as teclas 1, 0 e + da calculadora, como podemos representar o número
2304?
(A)1000
+ 100 + 100 + 1 + 1 + 1 + 1
(B)1000
+ 1000 + 100 + 100 + 1 + 1
(C)1000
+ 1000 + 100 + 100 + 100 + 1 + 1
(D)1000
+ 1000 + 100 + 100 + 100 + 1 + 1 + 1 + 1
E)
Deise foi fazer compras em uma loja de roupas e esqueceu o seu cartão de
crédito, por isso ela utilizou o cheque para fazer o pagamento das compras. O
valor total foi de R$ 12.368,00. Como ela deverá escrever este valor por extenso
no cheque?
(A)
Dez mil, trezentos e setenta e oito reais
(B)
Doze mil, trezentos e sessenta e oito reais
(C)
Cento e doze mil, sessenta e oito reais
(D)
Cento e vinte e três mil, sessenta e oito reais
F) O
Pico 31 de Março, no estado do Amazonas, com aproximadamente 2.992 metros, é
dos picos mais altos do Brasil.
Que
valor representa cada algarismo do número 2.992?
(A)
2=centena de milhar, 9=centena simples, 9=dezena simples e 2=unidade simples.
(B)
2=dezena de milhar, 9=centena simples, 9=dezena simples e 2=unidade simples.
(C)
2=unidade de milhar, 9=centena simples, 9=dezena simples e 2=unidade simples.
(D)
2=unidade de milhão, 9=centena de milhar, 9=dezena de milhar e 2=unidade de
milhar
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – Matemática |
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Tema: As Competências
Socioemocionais em Tempos de Pandemia - O prazer em aprender Matemática. |
Unidade Temática: Números |
Objeto de Conhecimento: Múltiplos
e Divisores; Tabuada |
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Ano: 7º Período: 12 a 23 /04/20201 Nº de Aulas: 08 |
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HABILIDADES |
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EF07MA01)
Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de
divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo
comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos. (EF07MA07)
Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolver um
grupo de problemas |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
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1. Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações
de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência
viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e
para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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8.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de
qualquer natureza. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
I Semana:
12 a 23/04/2021 1ª aula e 2ª aula: 1º momento . Apresentar o texto: chegou 2021 oralmente ou em
leitura partilhada (anexo) oralmente e os
questionamentos da atividade (anexo) ou
compartilhar os slides (anexo). . Socializa as respostas dos sentimentos
apresentados. 2º momento . Corrigir a atividade 3 da aula passada
enfatizando as medidas protetivas no combate ao vírus COVID, ressaltando o
isolamento social, aglomerações, vacinas, doença, morte, dor e a esperança de
superação dos momentos difíceis. . Solicitar que os alunos estejam com lápis de cor
na próxima aula. 3ª aula e 4ª aula: Números primos e compostos 1º momento . Apresentar vídeo https://www.youtube.com/watch?v=H4nOTvsv1JM (ou na
aula anterior, solicitar que os alunos vejam o vídeo) 2º momento . Escrever os números de 1 a 100 igual o modelo do
vídeo e proceder como o vídeo, ou seja, fazer o “Crivo de Eratóstenes”, . Com os alunos evidenciar os números primos e
compostos e solicitar que os alunos façam o mesmo no caderno, usando
diferentes cores para riscar os números e usar uma só cor para circular os
números primos. 3º momento . Orientar para fazer a atividade 1 (anexo). II Semana: 04 a 10/04/2021 5ª aula e 6ª aula : Números primos e compostos 1º momento . Corrigir a atividade 1 (anexo). 2º momento . Apresentar com divisões sucessivas outra forma
de determinar se um número é primo ou composto . Orientar para fazer a atividade 2 (anexo). 7ª aula e 8ª aula: Múltiplos e divisores 1º momento . Corrigir a atividade 2 (anexo). . Fazer uma rápida arguição de tabuada 2º momento . Fazer a brincadeira
do “pi” (anexo) e apresentar os múltiplos e
divisores de um número. . Evidenciar que os múltiplos é o mesmo que
tabuada de 2, 3, 4 ... . Com exemplos, determinar múltiplos e divisores
de um número. . Orientar a fazer a atividade 3 (anexo). |
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; (X ) Computador; Celular, notbook
( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento;
( ) Informativos; (
) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X )
Resolução de Exercícios/Livro páginas: (
) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
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Professor: ______________________________________
Escola: _________________________________
Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=H4nOTvsv1JM
ANEXOS
Aula 1 e 2
Aula 7 e 8
BRINCADEIRA DO “pi”
A brincadeira consiste em falar a palavra “pi” em
todos os múltiplos de 3, 4, 5 ... Assim, a contagem seria: 1, 2,"pi”, 4,
5, “pi”, 7, 8, “pi”, 10, 11, "pi”, e assim sucessivamente, até que alguém
erre e recomeça com outro número.
ATIVIDADE 1
4. Marque a alternativa que contém somente
números primos:
A)( ) 19 –29 –36B) (
) 17 –97 –29
5. Qual
é o maior divisor do número 42?
A) ( )
21 B)( ) 14
6.
Marque um X na opção correta em relação ao número 1:
A)
( ) O número 1 é primo porque é
divisível somente por ele mesmo.
B)
( ) O número 1 não é primo nem composto
porque só tem 1 divisor.
7. Números compostos são aqueles que possuem:
A)
( ) Mais de 2 divisores. B)( ) Mais de 2 algarismos .
8.
Quantos divisores tem o número 30?
A)
( ) 8 divisores B)( ) 4 divisores
9. O
maior divisor de um número é o próprio número.
A)
( ) Não B)( ) sim
ATIVIDADE
2
1º)
Quais dos números abaixo são primos
a)
81 b)227
c)463
d)
101
2º) Responda
as questões:
a) Que número natural é divisor de
todos os outros números?
b) O que é número primo?
c)O que é um número composto?
3º) Observe
o quadro abaixo e complete com os múltiplos correspondentes:
Número |
Dobro |
Triplo
|
Quádruplo |
Quíntuplo |
2 |
|
|
|
|
7 |
|
|
|
|
15 |
|
|
|
|
10 |
|
|
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4º)
Carina tem 15 anos e seu irmão tem o triplo desta idade. Quantos anos o irmão
da Carina tem?
5º)
Uma floricultura vendeu 12 arranjos de flores na segunda-feira. Na terça vendeu
o dobro e na quarta o triplo. Quantos arranjos esta floricultura vendeu nestes
três dias?
6º)
Quais são os números primos compreendidos entre 30 e 40?
7º)
O número 49 é primo? Justifique.
8º)
Qual é o único número primo que também é par?
9º)
Classifique os números como primos ou compostos:
a)11: c)702:
b)28: d)
23:
10º) Escreva
a) Cinco números compostos b)
Dez números primos
ATIVIDADE
3
1º) Determine os 5 primeiros múltiplos:
a)De 2 b) De 15 c)De 8
d) De 20 e)De
12 f) De
7
2º)
Escreva:
a) Todos
os divisores de 30
b)
Os divisores de 72 compreendidos entre 10 e 30
c)
Os divisores ímpares de 40
d)
Os divisores pares de 40
e) O
maior número de três algarismos divisível por 2
f)
Os três maiores divisores de 32
3º) Determine todos os divisores dos números a seguir.
a)
50 b)
43 c)
90
d)
72 e)
36 f)
13
4º) Sabe-se que representa o conjunto dos divisores de 28.
Escreva, então, os seguintes conjuntos:
Tema: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia – Desenvolvendo empatia por Matemática |
Unidade Temática: Números
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Objeto de Conhecimento: Potenciação; Tabuada (diversificada) |
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Ano: 8º Período: 12 a 23/04/20201 Nº de Aulas: 10 |
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HABILIDADES |
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(EF08MA01)
Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse
conhecimento na representação de números em notação científica. (EF08MA02) Resolver e elaborar problemas
usando a relação entre potenciação, para representar uma raiz como potência
de expoente fracionário. O princípio multiplicativo da contagem |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1. Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações
de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência
viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e
para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
8. Conhecer-se,
apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na
diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com
autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer
natureza. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
I Semana:
12 a 16/04/2021 1ª aula e 2ª aula: 1º momento . Apresentar a frase: “Um
mundo diferente não pode ser construído por pessoas indiferentes” e instigar os alunos a falar o que entenderam
sobre a frase e em que e como podem favorecer na construção uma . Socializar as reflexões dos alunos, fazendo
intervenções se necessário, enfatizando que todos nós contribuímos de alguma
forma para a transformação da humanidade. 2º momento . Corrigir a atividade 3 (anexo) da aula anterior. 3ª aula e 4ª aula: Potenciação 1º momento . Apresentar o texto: Encontrei 1 homem com 7 mulheres, cada mulher
com 7 sacos, cada saco com 7 gatos, cada gato com 7 gatinhos. Quantos gatos
encontrei? . Fazer a operação de multiplicar normalmente 7x 7
= 49 x7 = 343 x 7 = 2.401. . A potenciação é
uma operação que surge a partir da multiplicação de fatores iguais. As potências surgiram no intuito de
representar multiplicações onde os fatores eram iguais. 2º momento Após o resultado apresentar outra operação, a potência, 74 = 2.401. 74 = 7.7.7.7 =2.401 7 = Base 4 = Expoente 7.7.7.7 = Produto de fatores 2.401
= Potência . Apresentar a definição de Potência (anexo). . Enfatizar que: -
Se o expoente é par, a potência é um número positivo - Se o expoente for
igual a 1, o resultado será igual à base. A base é um número
qualquer diferente de zero, e o expoente é igual a 0. Sempre
que o expoente for igual a zero, o seu resultado será igual
a 1. . Apresentar o exemplo: . Orientar para fazer a atividade 1 (anexo). 5ª aula :Potenciação 1º momento . Corrigir a atividade 1(anexo). II Semana: 19 a 23 /04/2021 6ª aula e 7ª aula: Potência de base 10 e potência
com expoente negativo 1º momento . Se necessário apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=uC0E2-GpsV4 2º momento . Apresentar exemplos de potência de base 10 e com expoente negativo. A potência de base dez é
utilizada para abreviar múltiplos (ou submúltiplos) de dez. Assim: 100 = 10 x 10; Para escrevermos estes números de uma maneira
abreviada, basta indicar o número de dezenas envolvidas na multiplicação com
um pequeno número (expoente) no alto da potência de 10. Logo, se 100 = 10 x 10, podemos dizer que 100 = 102.
Da mesma maneira 1000 = 103, e 100000 = 105. Nestes exemplos o expoente da base 10 é igual ao número
de zeros. . Uma potência
com expoente negativo é calculada utilizando-se o inverso da base e
o oposto do expoente. Exemplos: . Orientar a fazer a atividade 2 (anexo). 8ª aula: Potência de base 10 e potência com expoente negativo 1º momento . Corrigir revisando os objetos de conhecimentos a
atividade 2 (anexo). 9ª aula e 10ª aula: 1º momento . Apresentar a tabela com as propriedades (anexo). . Exemplificar cada propriedade. . Orientar para a atividade 3 (anexo). |
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento;
( ) Informativos; (
) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas:
( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
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Professor:
______________________________________ Escola:
_________________________________
Referências:
https://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/potencias-na-base-dez.htm
propriedades+de+potências&gs_lcp=CgNpbWcQA1DMhwNYzIcDYLCdA2gAcAB4AIABdIgBdJIBAzAuMZgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nwAEB&sclient=img&ei=VVVyYKLuO-rv1sQPg_GE8Aw&bih=841&biw=1777#imgrc=v7W8irk4XO7n6M&imgdii=fTXcv6vSn7SU7M
https://www.novosaojoaquim.mt.gov.br/fotos_educacao/579.pdf
ANEXOS
Atividade 1
1º)
Observe a operação, 12² = 144 e responda:
a)
Qual é a base?
b)
Qual é o expoente?
c)
Qual é a potência?
2º) Calcule as potências:
a) (+7)²= b) (+4)² = g) (+2)⁴ = |
j) (-5)² = j) (-4)² = |
Atividade 2
1º) Calcule as potências:
a) 4⁻² = b) 4⁻³ =
c) 5⁻¹ = d) 3⁻³ =
e) 10⁻² = f)
(3/7)⁻² =
g) (2/5)⁻¹ = h) (1/3)⁻³ =
i) (-5/4)⁻³ = j) (-1/3)⁻² =
2º) Transforme as potências de base 10
em números.
a)104
b) 106
c) 10 -2
Atividade 3
1º) Classifique cada sentença seguinte em verdadeira
(V) ou falsa (F). Justifique sua
resposta
a) b)
c) d)
2º) Calcule as potências:
a) b) c) d) e)
3º) Reduza a uma só potência:
a)
7² x 7⁶ = b) 2² x 2⁴=
c) 5 x 5³ = d)5⁴ : 5³ = e) 6⁶ : 6 =
f) a⁵ : a³ = g) (8³)⁵ = h) (2⁷)³ =
i) (a²)³ = j) [(-3)³ ]² =
4º)
Calcule o que se pede:
a) O
quadrado de 15;
b) O
dobro de 15;
c) O
cubo de 8;
d) O
triplo de 8;
Tema: As Competências
Socioemocionais em Tempos de Pandemia - Desmistificando a Matemática |
Unidade Temática: Números |
Objeto de Conhecimento: Conjuntos numéricos |
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Ano: 9º Período: 12 a 23 /04/20201 Nº de Aulas: 10 |
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HABILIDADES |
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(EF09MA01) Reconhecer que, uma vez fixada uma
unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é
expresso por número racional (como as medidas de diagonais de um polígono e
alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade). (EF09MA02) Reconhecer
um número irracional como um número real cuja representação decimal é
infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta
numérica. |
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COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
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1. Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações
de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência
viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e
para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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8.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de
qualquer natureza. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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I Semana:
12 a 16/04/2021 1ª aula e 2ª aula 1º momento . Após os cumprimentos corriqueiros, comentar
sobre a situação do mundo em relação ao vírus Covid 19 e questionar que
sentimentos e emoções são mais evidenciados nas atuais circunstâncias, se
alguém falar MEDO, chamar a atenção para essa emoção com os questionamentos: - O que se entende por medo? - Que reações são evidentes de alguém com medo? - Como enfrentar o medo? . Socializar as respostas . Apresentar as frases e solicitar que expressem o
que entenderam: - “A coragem não é ausência de medo, é a conquista
deste”. - “Se o medo ocupa a sua cabeça, não deixará
espaço para os sonhos”. . Socializar as respostas 2º momento . Corrigir a atividade 4 da aula anterior. 3ª aula e 4ª aula: Conjuntos numéricos – Números naturais,
inteiros e racionais. 1º momento . Fazer breve relato da história
dos números. . Fazer abordagem sobre conjuntos
2º momento . Apresentar os conjuntos dos números naturais,
inteiros e racionais, com suas respectivas letras de identificação,
utilizando chaves, diagramas e representando alguns exemplos de números
racionais numa reta numérica. Exemplo 3º momento . Jogo:
Encontre a casa do número. . Orientar os alunos a fazer no caderno uma ficha
com 3 colunas e 4 linhas como o modelo abaixo:
. Ditar os números a seguir, um de cada vez e
solicitar que escrevam aleatoriamente os números na ficha de acordo sua
localização, natural na casa N, inteiro na casa Z e racional na casa Q. Obs. Não
ditar na ordem que está escrito aqui.
- 32 52 2/4 -
8 6,25 100 0,75
-27 4 Obs. Exemplo
de resposta, mas poderá ter vários modelos de respostas corretas.
. Pedir que apresente as
respostas. . Fazer as devidas correções, se necessário. . Orientar para fazer a atividade 1 (anexo). 5ª aula: Conjuntos numéricos – Números naturais, inteiros e racionais. . Corrigir a atividade 1 (anexo)
fazendo esclarecimentos necessários diante das possíveis dúvidas. II Semana: 19 a 23 /04/2021 6ª aula e 7ª aula: Conjuntos numéricos - Números
irracionais 1º momento . Com exemplos,
transformar os números racionais na forma de fração para a forma decimal. . Com exemplos, transformar os números racionais
na forma decimal para a forma de fração. 2º momento . Apresentar os números irracionais fazendo
correlação com sistema de medidas de comprimento, enfatizando que nem sempre
é possível expressar uma medida por um número racional, no caso do pi (π), a medida da
diagonal de um quadrado de lado medindo 1 = e outros . Com objetos circulares e uma fita métrica
comprovar a medida pi = 3, 14 ... . Orientar para fazer a atividade 2 (anexo). 7ª aula: Conjuntos numéricos - Números
irracionais 1º momento . Fazer a correção da atividade 2 (anexo), esclarecendo dúvidas e apontando soluções. 8ª aula e 9ª aula Conjuntos numéricos - Números reais 1º momento . Com exemplos apresentar o conjunto dos números
reais, no Diagrama de Venn e numa reta numérica. 2º momento . Apresentar exemplos de números variados e pedir
que os alunos identifiquem em qual conjunto o número pertence. . Retomar as conversões de números decimais em
racionais e racionais em decimais. . Orientar para fazer a atividade 3 (anexo). 10ª aula 1º momento Conjuntos numéricos - Números reais . Corrigir a atividade 3 (anexo),
esclarecendo dúvidas, fazendo revisão. |
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RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento;
( ) Informativos; (
) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
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Professor:
______________________________________ Escola:
_________________________________
Referências:
file:///E:/packs/matematica/livros/A-CONQUISTA-DA-MATEMATICA-MP-9_DIVULGACAO.pdf
https://www.matematicapremio.com.br/wp-content/uploads/2016/03/matematica_11-1.pdf
ANEXOS
Atividade 1
1º) Responda e justifique.
a) Todo número natural é inteiro
b) Todo número inteiro é racional
2º) Complete as lacunas com os símbolos ou :
3º) Observe os números abaixo e responda às perguntas:
Quais dos números listados são:
a) naturais? b)
inteiros? c)
racionais?
4º) Cite 3 números:
a) Naturais e não inteiros.
b) Inteiros e não naturais
c) Racionais
Atividade 2
1º) Pense e Responda:
a) Qual é o menor número natural?
b) Existe o maior número natural?
c) Quantos números naturais existem?
d) Quantos números naturais há entre 6 e 10? E entre 25 e 26?
e) Todo número natural é um número inteiro?
f) Quantos números inteiros há entre – 4 e 3?
g) E entre (- 2) e (-1)?
2º) Veja
os números que aparecem nestas frases:
* A
jarra tem capacidade de ¾ litros.
*
Numa cidade há 8049 bicicletas.
* O
saldo de gols de um time de futebol é – 6.
*
Paulinho tem 17 anos.
* A
velocidade de um carro é de 92,75 km/h.
* A
temperatura atingiu – 2,8 °C.
Agora
responda:
a)
Quais deles representam números naturais?
b)
Quais deles representam números inteiros?
c)
Quais deles representam números racionais?
3º) Represente os números racionais abaixo na forma decimal.
4º) Represente os números decimais abaixo na forma de fração irredutível.
a) –
0,888... c) – 1,2121... e) 0,5666...
b)
0,3737... d) 0,0505... f)
1,4333...
5º)
Coloque em ordem crescente os seguintes números:
0
; 2 ;
– 2 ; 4 ; – 4 ; ½ ;
– ½ ; ¼ ; – ¼
6º) A
representação fracionária do número racional 1,8 é:
a) 9
b) 7 c) 5 d) 1
5 5 4 5
7º)
Um exemplo de número irracional é
a)
3,12121212 . . . b) 3,501501501 . . . c) 3,321321321
. . . d) 3,290291292293 . . .
Atividade 3
1º)
Qual das afirmações é verdadeira?
a) π
é um número racional.
b)
√4 é um número irracional.
c)
Todo número racional é um número real.
d)
Todo número real é um número irracional.
2º))
Qual dos conjuntos é constituído somente de números irracionais?
a) {
√3, √6, √9, √12 } b) {
√6, √8, √10, √12}
c) {
√4, √8, √10, √12} d) {
√12, √16, √18, √20}
3º)
Qual das afirmações é verdadeira?
a)
√10 é racional e √100 é irracional. b) √10 é irracional e √100 é
racional.
c)
√10 é irracional e √100 é irracional. d) √10 é racional
e √100 é racional.
4º))
Toda dízima periódica simples ou dízima periódica composta é:
a)
número inteiro b)
número racional
c)
número irracional d)
número natural
5º)
No quadro ao lado, identifique os números que são:
a) naturais;
b)
inteiros;
c)
racionais;
d)
irracionais;
e)
reais.
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