SEQUÊNCIA DIDÁTICA -DE GEOGRAFIA 2020
TemaIntegrador:Ciência e Tecnologia Tema:O trabalho e a transformação do espaço geográfico.
Unidade Temática: A geografia e a compreensão do mundo
Objeto do conhecimento: Transformação das paisagens naturais e antrópicas.
Ano/Série: 6º Período: 16/03 a 27/03 Aulas: 06
OBJETIVOS:
• Relacionar as transformações do espaço pelo trabalho das diferentes sociedades humanas e os problemas ambientais.
• Conhecer e compreender algumas das conseqüências das transformações da natureza causadas pelas ações humanas.
• Entender como surgiu o planeta Terra de acordo com a teoria científica do “Big Bang”;
• Compreenderem as camadas constituintes da Terra, bem como as principais características da crosta terrestre;
• Identificar o que é manto, núcleo e quais são os principais ambientes da Terra.
• Compreender que ainda existem locais no planeta Terra que ainda são inexplorados.
• Compreender a estrutura que forma o nosso planeta;
• Reconhecer a forma da Terra;
COMPETENCIA:
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva..
HABILIDADES:
. (EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
(EF06GE07) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º aula da semana
• Antes de iniciar o assunto faça uma reflexão sobre o que foi estudado nas aulas anteriores sobre a importância de estudar as paisagens.
• Professor inicie a aula questionando ao aluno a relações o trabalho e sua intervenção na natureza proporcionando o entendimento de que o ser humano, para sobreviver e se realizar, cria meios de subsistência e assim se relaciona com o meio ambiente para transformar a matéria natural em objeto de cultura, através do trabalho.
• Cite que no princípio da humanidade, havia uma ordem de integração entre o homem e a natureza, onde o ritmo de trabalho e da vida dos homens associava-se ao ritmo da natureza.
• Leitura compartilhada do capitulo 2 .
• Explicação e interpretação do assunto.
• Atividade complementar da pag:31 e 33.
2º aula da semana
• Antes de iniciar o assunto faça uma reflexão sobre o que foi estudado na aula anterior e faça a correção da atividade proposta.
• Revisão do assunto para avaliação da aprendizagem com o momento tira duvida.
3ºº aula da semana
• Verificação da aprendizagem. (Avaliação sobre os assuntos abordados)
1º aula da semana
• Antes de iniciar o assunto faça uma reflexão sobre o que foi estudado na aula anterior.
• Inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa sobre a origem do universo, da Terra e dos seres vivos. Deixe que eles comentem como imaginam que era nosso planeta antes dos seres humanos e dos primeiros seres vivos existirem.
• Prepare um cartaz com a imagem do planeta Terra e apresente à turma em Data Show ou se preferir, em cartolina ou papel Kraft.
• Posteriormente, promova uma discussão com os alunos sobre a imagem.
1-Será que o planeta Terra sempre foi assim?
2-Você acha que ocorreu algumas mudanças? Quais?
3-Como você acha que surgiu o planeta Terra?
4-Como você imagina que eram os primeiros seres viventes que habitaram a Terra?
• Professor, para que os alunos compreendam a origem da vida em nosso planeta, apresente para eles o texto a seguir: O tempo geológico da pagina 54 para uma leitura compartilhada.
• Converse com os alunos sobre as idéias principais do texto e organize-os em duplas ou em grupos para produzirem ilustrações que expliquem o que compreenderam sobre a origem da vida em nosso planeta Terra. Para isso, apresente o esquema a seguir: Se houver necessidade os alunos poderão pesquisar imagens em livros, revistas e ou internet para se inspirarem para fazer suas ilustrações.
A Terra e sua história
A Terra se formou, há cerca de 5 bilhões de anos, ela era muito quente. Parecia com uma bola de fogo. Havia milhares de vulcões em erupção soltando muitos gases e vapores na atmosfera.
Esses vapores formavam imensas nuvens e a Terra era constantemente devastada por fortes tempestades.
Pouco a pouco a Terra foi esfriando e as águas se acumulando na Terra, formando os mares e oceanos. Nessas águas surgiram as primeiras formas de vida. Depois de milhares de anos a vida continuou evoluindo, e surgem as primeiras algas marinhas.
Os animais aquáticos: caramujos, corais, esponjas e as trilobitas. Nos pântanos surgem as primeiras plantas terrestres. Surgem os primeiros peixes com o corpo coberto de placas ósseas e couro.
Surgem os anfíbios, originados dos peixes, animais que vivem parte da vida na água e na terra Passaram-se milhares de anos e existem florestas e muitos insetos. Surgem os primeiros répteis animais que botam ovos de casca dura e vivem em terra firme. Os répteis se multiplicam , aumentando a variedade de dinossauros. Alguns se transformam e originam as primeiras aves com penas e dentes.
Surgem animais com a capacidade de gerar filhotes dentro do corpo da mãe. Surgem plantas que dão flores, assim aumentando as abelhas, borboletas e insetos. Os mamíferos se espalham tanto na terra, quanto na água. Surgem os primeiros seres humanos com o corpo coberto de pelos e dois pés.
• Exponha com os alunos os desenhos em um varal ou mural da escola para que as turmas de outras salas de aula possam observar a sequência da história da origem da vida na Terra.
1º aula das semana
• É importante sempre que inicia uma aula refletir sobre a aula anterior para o aluno memorizar e até mesmo tirar as duvidas.
• Iniciamos essa aula reunindo os alunos em uma roda, o professor deverá questionar o grupo com perguntas sobre os movimentos da terra.
1-Será que a terra se movimenta? Se sim, como?
2-Como podemos chamar esses movimentos?
• De acordo com o que os alunos vão apontando o professor irá registrando no quadro ou em um cartaz. É importante que esses questionamentos sejam guardados para que ao final do estudo possam ser confrontados com o que foi aprendido.
• Assistindo o vídeo: De onde vem o dia e a noite?
• Depois da apresentação e discussão sobre o vídeo o professor sugere que a turma se agrupe em pares e assim orienta que uma das crianças seja o Sol e a outra a Terra. Nesse momento é orientado para o grupo que os alunos que se intitularam Terra iniciem o movimento de rotação, depois o de translação. Após esse momento o professor também pode sugerir o seguinte desafio, se as crianças conseguem realizar os dois movimentos ao mesmo tempo. As duplas poderão traçar as funções para que todas as crianças vivenciem os movimentos.
• Após a vivência é importante que o grupo discuta em sala como foi a atividade e depois registre, através do desenho e da escrita esse momento.
• Em seguida converse com os alunos sobre a relação existente entre a localização do território na superfície do planeta e o clima.
• Apresente para os alunos o globo terrestre e retome a conversa sobre a forma do planeta Terra. Possibilite que, coletivamente, os alunos reflitam sobre a relação existente entre a forma do planeta e os diferentes tipos de clima. Para tanto, leve para a sala de aula uma fonte alternativa de luz que poderá ser uma lanterna e a use para fazer o papel do Sol para iluminar o globo terrestre. Peça para que observem a iluminação no globo.
• Questione-os:
1-A iluminação chega de forma igual em todo o planeta?
• Apresente o globo e destaque que devido à forma esférica do planeta Terra e o seu eixo de inclinação os raios solares não chegam com a mesma intensidade em todos os lugares do planeta e que, ao longo deste caminho, também ocorre à perda de calor.
• Depois desse momento o professor sugere que aos alunos realizem uma pesquisa, como atividade de casa, sobre os movimentos da terra e as zonas térmicas da Terra.
2º aula da semanas
• Não pode esquecer, sempre que inicia uma aula refletir sobre a aula anterior para o aluno memorizar e até mesmo tirar as duvidas.
• Inicie a aula perguntando sobre a pesquisa realizada :
• Questione:
1-Foi difícil encontrar o tema da pesquisa?
2-O que achou mais interessante?
3-O que entendeu da pesquisa?
• O professor iniciará a aula apresentando à classe figuras, ilustrações, fotografias, quadros etc., em tamanho A4, relativas às respectivas estações do ano. Ao mostrar cada figura deverá solicitar aos alunos que observem e relatem suas impressões.
* Como sugestão use as imagens do livro da pagina 52.
• Observando as imagens, o professor poderá estimular os alunos, questionando:
1- O que vocês observam?
2- Onde estão as pessoas: na rua, abrigadas em casa, na praia, no parque?
3- O que as pessoas estão fazendo?
4- Que roupas vestem?
5- Usamos estas roupas em períodos frios ou quentes?
6- Como são as cores do quadro ou da figura? São cores quentes ou frias?
7- Como é a paisagem? O que há nela?
8- Como estão as árvores? (Sem folhas, com folhas verdes, com frutos, com flores, com folhas caindo etc.).
9- Qual a cor dos campos? O que há nele?
10- Durante o ano, ou seja, no período que vai de um aniversário até o outro, vestimos o mesmo tipo de roupas?
11- Por que não podemos usar a mesmo tipo de roupas o ano inteiro? (Diferenças de temperaturas, clima, etc.).
12- Por que será que o clima muda ao longo do ano?
13- Em virtude da mudança do clima, acontecem alguns fenômenos naturais cíclicos, ou seja, que se repetem continuamente, ano após ano. Alguém saberia dizer o nome deste fenômeno que ocorre em virtude da variação do clima? (Estações do ano).
14- E quais são as estações do ano?
15- Cada estação do ano tem suas peculiaridades/características. Vocês poderiam dizer alguma do verão, do outono, do inverno e da primavera?
• Ao final da discussão, na qual o professor registrará as hipóteses iniciais dos alunos em um cartaz, será apresentado o vídeo: Doki descobre as estações do ano. Em sequência será discutido com os alunos algumas das características mostradas no vídeo.
• Para casa pode sugerir realizar uma pesquisa acerca das características de cada estação: início e término, meses em que ocorre, duração dos dias, vegetação, se as estações ocorrem ao mesmo tempo no hemisfério sul e norte etc.
3º aula da semanas
Não pode esquecer, sempre que inicia uma aula refletir sobre a aula anterior para o aluno memorizar e até mesmo tirar as duvidas.
Inicie a aula observando quem fez a pesquisa e questionando como foi realizada?
Em seguida apresente o tema, levar para a sala de aula imagens do nosso planeta, visto do espaço.
A Terra vista do espaço. Fonte: NASA
• Após algumas considerações sobre a forma e a estrutura da Terra. Em seguida, discutir os diversos aspectos abordados no vídeo e anotar no caderno as conclusões.
• Preparar os alunos para a atividade prática de representação das camadas da Terr.
• Caracterizar cada camada mostrada no esquema, destacando seus principais elementos constituintes.
-Crosta - camada mais externa, com espessura média de 40 km, composta principalmente por silicatos de alumínio, sendo também chamada de Sial.
-Manto - camada intermediária, com cerca de 2.900 km de espessura, onde predominam elementos como o ferro e magnésio, em temperaturas de 100ºC a 3.500ºC.
-Núcleo - camada interna do planeta, com cerca de 3.500 km de espessura, constituida principalmente por níquel e ferro, sendo também conhecida como Nife e onde a temperatura supera os 4.000ºC.
Esquema das camadas da Terra. Fonte: CEPA
• Dividir a turma em grupos de cinco alunos e solicitar que providenciem os materiais, para a aula seguinte: 2,5 m de barbante; fita métrica de 3 m de comprimento; tesoura ou estilete.
• Solicitar aos alunos que reproduzam um desenho esquemático da estrutura da Terra no caderno, identificando e pintando as partes em cores diferentes, para facilitar a assimilação do conteúdo proposto.
OBS:Caros colegas espero que as atividades proposta nessa sequência seja adequada para ajudar na aprendizagem dos nossos alunos, aproveitei o ultimo trabalho de pesquisa do ano passado que vocês não tiveram tempo de tralhar e readaptei para esse inicio de ano. BOA SORTE!!!!!
RECURSOS:( x ) Resumo( x ) Data show;( ) Jornal;(x ) Revista;( x ) Vídeo;(x ) Computador;( ) Jogos;( ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. ;( ) Informativos .(X ) Caderno para o registro das atividades.(X )Folha de papel em branco.(X )Lápis preto e lápis de cor.(X )Papel e cola para montar o painel..
( ) Dicionário.
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ); ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; ( ) Montagem do cartaz.
Professor: _______________________________ Escola:___________________________
Escola:________________________________________Valor:3,0 Nota:_______
Data: / / Série/Ano:___________ Turma:________________
Prof:___________________ Aluno(a):___________________________________
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
01-Enumere a segunda coluna a partir da primeira com base nos conceitos de paisagem natural e paisagem cultural:
Coluna 01
(1) Paisagem Natural
(2) Paisagem Cultural
Coluna 02
() Parque ambiental preservado
( ) Cidade de Itamaraju.
() Hotel fazenda reservado para o turismo
() Floresta equatorial não ocupada pelo homem
() A rua de uma cidade industrializada
() Área do espaço urbano dedicada à promoção de práticas culturais
02-A paisagem em que predominam os aspectos originais da natureza como a vegetação, o relevo e a hidrografia são chamados de paisagem natural.
Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas paisagens naturais:
a) floresta, conjunto de montanhas e avenida
b) rodovia, edifícios e represa
c) geleira, floresta e conjunto de montanhas.
d) hidrelétrica, cidade e lago.
03-Assinale a opção incorreta em relação as características do espaço geográfico:
a) O espaço geográfico é a natureza transformada pelos seres humanos, por meio de seu trabalho ao longo da história.
b) O espaço geográfico é formado por elementos naturais e também humanos onde vivemos e interagimos com a paisagem.
c) Para entendermos o espaço geográfico faz-se necessário compreender a sociedade que o criou e continua a transformá-lo ao longo do tempo.
d) Espaço geográfico é que predominam os aspectos originais ou naturais da natureza.
04-O homem, ao longo de sua história, foi se adaptando ao ambiente em que vivia, segundo essa afirmativa, para que fim os seres humanos transformam o meio ambiente. Assinale a resposta correta.
a) Os seres humanos alteram e transformam o meio ambiente para preservar a beleza das praias e florestas .
b) Os seres humanos alteram e transformam o meio ambiente para adquirirem conhecimento .
c) Os seres humanos alteram e transformam o meio ambiente por razões puramente psicológicas, étnicas e sociais .
d) Os seres humanos alteram e transformam o meio ambiente para suprir suas necessidades de moradia e alimentação.
05-. Qual o objeto de estudo da Geografia?
a). Interpretação de Mapas.
b). Descrição dos Lugares.
c). Observação da Paisagem.
d). Estudo do Espaço Geográfico.
06-Completeas afirmações abaixo com:
PAISAGEM NATURAL ou PAISAGEM CULTURAL.
a)As paisagens que nela predominam aspectos originais da natureza são chamadas de ____________________.
b)As paisagens que possuem elementos transformados pelo homem através de seu trabalho são chamadas de _________________________.
c)As _________________________ são consideradas intocadas pelo homem.
d)As _________________________ apresentam
presença humana.
e)As _________________________ também são chamadas de paisagens artificiais ou culturais.
07-Complete o quadro com um exemplo de produção de um determinado produto, desde sua retirada na natureza, sua transformação, distribuição e venda (desenho ou escrito):08-
08-. Distribua as seguintes atividades nos setores econômicos abaixo:
Extrativismo – Indústria – Comércio – Agricultura – Distribuição – Pecuária - Fábrica
a) Setor Primário:____________________________
b) Setor Secundário:__________________________
c) Setor Terciário:____________________________
09-Relacione as colunas, com referencia aos setores da economia:
(A) Atividades Primárias
(B) Atividades Secundárias
(C) Atividades Terciárias
( ) Setor onde a matéria-prima é transformada em um produto, através das indústrias.
( ) Setor onde abrange as atividades de comércio e serviços de produtos industrializados.
( ) Setor no qual são produzidos ou retirados na natureza as matérias-primas. (ex: agricultura, pecuária e extrativismo).
10-Complete as frases:
a) O extrativismo ______________é a retirada de animais do ambiente.
b) O extrativismo _________________é a retirada, da natureza, de produtos de origem mineral.
c) O extrativismo _________________é retirada de produtos vegetais.
PROFESSOR CASO QUERA UTILIZAR E FAÇA AS SUAS ADAPTAÇOES.
7º Ano
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA 2020
Tema Gerador: Ciência e Tecnologia Tema: Característica do Território Brasileiro e Formação e regionalização do Brasil
Unidade Temática:O sujeito e seu lugar no mundo e Conexões e escalas (O Território Brasileiro)
Objeto do conhecimento: Idéias e concepções sobre a formação territorial do Brasil.
Ano/Série: 7º Período: 16/03 a 27/03 Aulas: 06
OBJETIVOS:
• A intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a apreenderem os tipos de clima que atuam em nosso país
• Formular o conceito de bacia hidrográfica.
• Perceber a dinâmica de uma bacia hidrográfica.
• Entender a regionalização dos elementos naturais do território brasileiro.
• Conhecer a regionalização do espaço brasileiro realizada pelo IBGE.
• Compreender a regionalização do espaço brasileiro por critérios geoeconômicos
COMPETENCIA:
.5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
HABILIDADES:
(EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
(EF07GE10)Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.
(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º aula da semana
• É importante sempre que inicia uma aula refletir sobre a aula anterior para o aluno memorizar e até mesmo tirar as duvidas.
• É de fundamental importância fazer uma abordagem a partir do conhecimento dos alunos sobre o tema proposto da aula.
• Inicie a aula comentando com os alunos as condições do tempo no lugar onde vivem:
1-Se o dia amanheceu nublado ou ensolarado?
2- Está frio, chuvoso ou faz calor?
• A partir dessas observações, instigue-os a recordarem da previsão do tempo anunciada pelos jornais:
3-Será um dia chuvoso ou ensolarado? Ou o dia vai ficar com sol e algumas nuvens, com chances de chuva à tarde?
4-Quais as condições meteorológicas para o lugar onde você mora no dia de hoje?
• Após expressarem suas observações e opiniões, aproveite a "sementeira de idéias" e converse com os estudantes sobre o clima predominante em nosso país durante o ano todo. Problematize:
5-Como é o clima predominante em nosso país?
6-Quais são suas principais características, ou seja, predomina temperaturas baixas, com muito frio, ou altas, com calor a maior parte do ano?
• A partir das respostas dos estudantes, recorde a diferença de Tempo e Clima. Relembre que quando nos referimos às condições meteorológicas de um determinado lugar em um dado momento, estamos falando de Tempo; mas quando afirmamos que o Brasil é um país Tropical, nos referimos ao Clima. Ressalte a grande extensão territorial de nosso país tanto no sentido Norte-Sul quanto Leste-Oeste e algumas diferenças de temperaturas decorrentes desse e de outros fatores.
• A partir dessas idéias, convide-os a estudarem os tipos de Clima presentes no Brasil e sua influência sobre as paisagens. Partimos do princípio de que o conhecimento é construído significativamente pelas crianças quando elas se envolvem no processo de aprendizagem.
• Proponha ouvir e cantar a música “País Tropical”. A letra da música poderá ser visualizada pelos alunos para que possam também cantá-la.
País Tropical
Jorge Ben Jor
Composição: Jorge Ben Jor / Wilson Simonal
Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)
Tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo
Tenho uma nêga
Chamada Tereza
Sambaby
Sambaby
Sou um menino de mentalidade mediana
Pois é, mas assim mesmo sou feliz da vida
Pois eu não devo nada a ninguém
Pois é, pois eu sou feliz
Muito feliz comigo mesmo
Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)
Tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo
Tenho uma nêga
Chamada Tereza
Sambaby
Sambaby
Eu posso não ser um band leader
Pois é, mas assim mesmo lá em casa
Todos meus amigos, meus camaradinhas me respeitam
Pois é, essa é a razão da simpatia
Do poder, do algo mais e da alegria
Sou Flamê
Tê uma nê
Chamá Terê
Sou Flamê
Tê uma nê
Chamá Terê
Do meu Brasil
Sou Flamengo
E tenho uma nêga
Chamada Tereza
Sou Flamengo
E tenho uma nêga
Chamada Tereza.
• Após cantar e descontrair-se com a música, pergunte se alguém a conhecia, o que acharam da letra e o que sentiram ao ouvi-la. Ouça os estudantes expressarem suas opiniões e depois comente a primeira parte da música:
"Moro num país tropical,
abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza [...]".
• Problematize:
1-Por que o Brasil é considerado um país tropical?
2-Você concorda que nosso país é bonito por natureza? Por quê?
• Faça uma roda de conversa sobre as características climáticas de nosso país e sua influência sobre a cultura do povo brasileiro e as diferentes paisagens que compõem o nosso território. Pergunte:
3-De maneira geral, no Brasil destaca-se quais tipos climáticos? Por quê?
• Aguarde até que os grupos conversem entre seus pares e opinem sobre a questão. Depois, a partir de seus conhecimentos prévios, reforce a idéia de que no Brasil destacam-se os climas quentes devido principalmente à sua posição geográfica e a influência de massas de ar equatoriais e tropicais que incidem sobre nosso país.
• Agora, proponha aos alunos a elaboração de painel definindo como tema "Os climas do Brasil e sua influência sobre as paisagens". ( Essa atividade pode ser executada individual no caderno, como pode ser executada em duplas ou grupos ,poder ser feita em sala de aula, como atividade para casa).
• Após a delimitação do tema, toda a turma deverá auxiliar na elaboração do painel de preferência cada grupo com um tipo de clima..
• Nesse momento o intuito é incentivar os alunos a desenvolverem a curiosidade para entenderem os tipos de clima que atuam em nosso país e como influenciam na existência de paisagens diversas em cada uma das regiões brasileiras.
• Para instigar a curiosidade dos estudantes sobre os tipos climáticos predominantes em nosso país, proponha que pesquisem um mapa político do Brasil, como o exemplo a seguir, e observem a grande extensão territorial do nosso país e sua localização, dentre outros aspectos, que podem influenciar nos tipos climáticos presentes em nosso país. Questione:
1-Em relação à linha do Equador, o Brasil localiza-se em qual hemisfério?
2-Em relação ao meridiano de Greenwich, o Brasil localiza-se em qual hemisfério?
3-O Brasil faz parte de qual continente?
4-O nosso país é banhado por qual oceano?
• Conclua a aula com o resumo do assunto.
2 aula da semana
• É importante sempre que inicia uma aula refletir sobre a aula anterior para o aluno memorizar e até mesmo tirar as duvidas.
• Professor, no início da aula peça aos alunos que digam o que é uma bacia (bacia normal, tigela) e para que serve? (Uma de suas utilizações será a de armazenar água para uma utilização posterior), você poderá levar uma bacia de plástico para melhor ilustrar o conteúdo da aula.
• Converse com seus alunos que a bacia é um ponto de captação de água que a recebe, e canaliza e é também por onde ela flui.
• Faça esse desenho no quadro ou imprime para cada aluno uma imagem.
• Use a ilustração acima para explicar esses fatos levando-os a perceber as características locais.
• Solicite, por fim, que os alunos respondam às seguintes perguntas:
1-O que são bacias hidrográficas? Quais são as suas funções?
2- Que rios formam uma bacia hidrográfica? Espera-se que o professor tenha comentado sobre os rios principais e afluentes.
3-Qual a utilização da água de uma bacia hidrográfica?
4-Quem divide as águas?
• Lembre-se de falar aos alunos que o que diferencia uma bacia normal e a bacia hidrográfica é que a bacia hidrográfica apresenta divisores de água, que são áreas mais altas que separam as águas provenientes da chuva.
• Uma sugestão é que se apresente aos alunos o vídeo "Terra das Águas",e em seguida converse com os alunos sobre o que eles entenderam sobre o vídeo apresentado.
• Para casa atividade da pag: 36
3 aula da semanas
• É importante sempre que inicia uma aula refletir sobre a aula anterior para o aluno memorizar e até mesmo tirar as duvidas.
• Correção das atividades.
• Revisão dos assuntos para a verificação do aprendizado com atividade complementar.
1 aula da semanas
• Verificação da aprendizagem. (Avaliação sobre os assuntos abordados)
2 aula da semanas
• Antes de iniciar a aula faça uma reflexão sobre a avaliação que foi aplicada na aula anterior.
• Inicie a discussão sobre essa temática recordando com os alunos a posição geográfica e a vasta extensão territorial do Brasil enfatizando, a partir dessa idéia, os diversos contrastes existentes devido aos fatores naturais e à ação humana.
• Oriente os alunos a observarem, com atenção, o mapa da divisão política do Brasil.
• Faça um exercício, conjuntamente com os alunos, recordando o município em que a escola está localizada e o estado ao qual este município pertence. Posteriormente, explique que este estado compõe um espaço maior, denominado região. Para auxiliar a memória dos alunos, faça alguns questionamentos, como por exemplo:
1-O município em que você mora se localiza em qual estado?
2-O estado em que você mora faz limite com quais outros estados?
3-O Brasil está dividido em quantos estados?
4-A divisão do território brasileiro em estados se deve a quais fatores? Explique.
• Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de idéias”, auxilie-os a compreenderem os fatores históricos que contribuíram para a atual organização política do território brasileiro.
• Para auxiliar a construção de conhecimentos por parte dos alunos, oriente-os a abrirem o livro no capitulo 4 e faça a leitura compartilhada.
3 aula da semanas
• É importante sempre que inicia uma aula refletir sobre a aula anterior para o aluno memorizar e até mesmo tirar as duvidas.
• A partir da compreensão da divisão do território brasileiro em estados, introduza a discussão sobre as diferentes formas de regionalização do território, ou seja, sobre o processo de divisão do espaço em regiões, a partir de determinados critérios.
• Explique aos alunos que além dos elementos naturais, os fatores econômicos, históricos e sociais também podem ser utilizados como critérios para regionalizar um território. Para facilitar a compreensão por parte dos alunos, cite exemplos, como: a atividade econômica predominantes, a distribuição de renda da população, revisa sobre a vegetação natural que compõe o território, clima ou relevo, dentre outros.
• Ressalte aos alunos a idéia de que além dos elementos naturais, os fatores econômicos, históricos e sociais também podem ser utilizados como critérios para regionalizar um território.
• Oriente os alunos para utilizar o livro didático. –
• Pergunte aos alunos:
1-Com base nas leituras e discussões em grupo, o que você entende por região?
• Para que servem os estudos regionais?
2- Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de idéias” auxilie-os a compreenderem o conceito de região, e discuta a importância dos estudos regionais para o planejamento do território brasileiro.
• Posteriormente, questione:
3-Que mudanças podem ser observadas no mapa do Brasil, desde a primeira regionalização do território, proposta em 1913?
4-Quais são os principais critérios utilizados pelo IBGE para regionalizar o território brasileiro?
5-Em qual região se localiza o estado onde você mora?
6-Quais são os aspectos naturais predominantes na região em que você mora?
7-Qual região é cortada pela Linha do Equador?
8-Alguma região é banhada pelo oceano Atlântico? Qual?
9-Qual é a maior e a menor região, respectivamente, em tamanho?
• Permita que os alunos expressem suas opiniões sobre o objeto do conhecimento e ao final conclua a aula explicando sobre as regiões divididas pelo IBGE e as geoeconômicas.
OBS: Caros colegas espero que a proposta nessa sequência seja adequada para ajudar na aprendizagem dos nossos alunos, aproveitei o ultimo trabalho de pesquisa do ano passado que vocês não tiveram tempo de tralhar e readaptei para esse inicio de ano. BOA SORTE!!!!!
RECURSOS: ( x ) Resumo( x ) Data show;( ) Jornal;(x ) Revista;( x ) Vídeo;(x ) Computador;( ) Jogos;( ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. ;( ) Informativos .(X ) Caderno para o registro das atividades.(X )Folha de papel em branco. (X )Lápis preto e lápis de cor.(X )Papel e cola para montar o painel..
( ) Dicionário.
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ); ( ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; ( ) Montagem do cartaz.
Professor: _______________________________ Escola:___________________________
Escola:________________________________________Valor:3,0 Nota:_______
Data: / / Série/Ano:___________ Turma:________________
Prof:___________________ Aluno(a):___________________________________
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
1-01- Leia: Por meio da identificação das latitudes e das longitudes podemos localizar os pontos extremos do nosso país, ou seja, os lugares situados nas extremidades norte, sul, leste e oeste do território brasileiro. Devido à grandeza desse território a distância entre os pontos extremos norte-sul e leste-oeste é bastante extensa.
De acordo com o mapa faça o que se pede:
02- A fotografia a seguir mostra uma rede de drenagem em determinada região brasileira. Observe-a.
Imagem da rede de drenagem no Brasil
Esse tipo de hidrografia, pelas características observadas, é tipica do seguinte tipo de relevo:
a) paisagens geomorfológicas fluviais apalachianas.
b) planaltos cristalinos.
c) cuestas flúvio-lacustrinas.
d) planícies fluviais.
03- São elevações que apresentam grandes desníveis, vales profundos e cumes muito altos e altitudes, a partir de 300 metros. A seqüência destes acidentes geográficos chama-se cordilheira.
O texto acima está se referindo a algumas das características de:
( ) Montanhas
( ) Planaltos
( ) Planícies
( ) Depressões
04- É uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume mais ou menos nivelado (planificado), geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas.
O texto está se referindo a uma das características de:
( ) Montanhas
( ) Planaltos
( ) Planícies
( ) Depressões
05- São áreas que geralmente estão associadas a processos de sedimentação, isto é, são áreas de deposição de sedimentos.
O texto está se referindo a algumas das características de:
( ) Montanhas Planaltos
( ) Planaltos
( ) Planícies
( ) Depressões
06- São as formas de relevo de altitudes mais baixas do que aquelas que estão ao seu redor, podendo ser absolutas ou relativas.
O texto está se referindo a algumas das características de:
( ) Montanhas
( ) Planaltos
( ) Planícies
( ) Depressões
07- Relacione os números, que indicam os biomas, com as suas respectivas imagens.
1 – Cerrado
2 – Caatinga
3 – Mata Atlântica
4 – Mangue
5 – Campos
6 – Floresta Amazônica
7 – Mata de Araucária
8 – Pantanal
9 – Mata de Cocais
08-Assinale a alternativa abaixo que NÃO representa uma das características gerais da hidrografia brasileira.
a) A maior parte dos rios brasileiros é abastecida por um regime pluvial, praticamente não havendo indícios de regimes de abastecimento nivais ou glaciais.
b) A maioria dos rios do Brasil é perene e a minoria é intermitente.
c) A hidrografia brasileira é rica em rios e pobre em lagos.
d) Os rios do Brasil são exorreicos e deságuam quase sempre no Oceano Atlântico.
e) Alguns rios brasileiros são muito usados para a navegação, a exemplo do Rio Amazonas.
09- Assinale a alternativa que apresenta a maior bacia hidrográfica localizada em território totalmente brasileiro.
a) Bacia do Parnaíba
b) Bacia do Tocantins-Araguaia
c) Bacia Amazônica
d) Bacia do São Francisco
e) Bacia do Paraná
10- O mapa abaixo está destacando uma das principais bacias hidrográficas do Brasil. Marque a alternativa que corresponde a essa bacia de drenagem.
a) Bacia Hidrográfica do São Francisco
b) Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste
c) Bacia Hidrográfica do Paraná
d) Bacia Hidrográfica Amazônica
e) Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia
11- Discorra sobre as características dos climas presentes no território brasileiro:
a) Equatorial
b) Tropical
c) Tropical de Altitude
d) Tropical Atlântico
e) Subtropical
f) Semiárido
12- Em relação aos tipos de clima no Brasil, marque qual clima abrange uma porção maior do território e melhor caracteriza o país:
a) – Clima Semiárido
b) – Clima Equatorial
c) – Clima Subtropical
d) – Clima Tropical
e) – Clima Desértico
13-RESPONDA AS PERGUNTAS CORRETAMENTE:
a)Por que o Brasil é considerado um país megadiverso?
__________________________________________________________________________________________
b)O que é uma unidade de conservação?
__________________________________________________________________________________________
d)Explique o que é uma unidade de conservação?
__________________________________________________________________________________________
e) O que são biomas?
__________________________________________________________________________________________
14-A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como:
a) o conjunto das terras drenadas ou percorridas por um rio principal e seus afluentes.
b) a área ocupada pelas águas de um rio principal e seus afluentes no período normal de chuvas.
c) o conjunto de lagoas isoladas que se formam no leito dos rios quando o nível de água baixa.
d) o aumento exagerado do volume de água de um rio principal e seus afluentes quando chove acima do normal.
e) o lago formado pelo represamento das águas de um rio principal e seus afluentes.
8º Ano
SEQUÊNCIA DIDÁTICA -DE GEOGRAFIA 2020
Tema Gerador: Ciência e Tecnologia Tema:Geopolítica e relações internacionais
Unidade Temática: geográfico e geopolítica mundial.
Objeto do conhecimento: Diversidade e dinâmica da população mundial e local
Ano/Série: 8º Período: 16/03 a 27/03 Aulas:04
OBJETIVOS:
• Identificar e diferenciar os conceitos de Estado, nação e território.
• Relacionar os conceitos na análise de diferentes realidades históricas.
• Entender que a Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional, cujo contexto de criação se relaciona à necessidade de se estabelecerem novos modelos de relações entre os países após as violentas experiências decorrentes da Segunda Guerra Mundial.
COMPETENCIA:
5.Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
HABILIDADES:
(EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, território, governo e países para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a parti do pós-guerra.
(EF08GE06) Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americanos e africanos, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º aula da semana
• Antes de iniciar o assunto faça uma reflexão sobre o que foi estudado na aula anterior.
• Inicie a aula com o conceito "território" porque ele provavelmente será a considerado mais simples pelos alunos. Pergunte o que é um território, escreva na lousa as informações fornecidas por eles e as discuta, escolhendo as que devem ser mantidas e as que devem ser retiradas do registro.
• Faça um desenho na lousa que represente um território (imaginário) e crie situações-problema para a definição/divisão desse território. Nelas, os agentes históricos devem ser os próprios alunos, divididos em grupos distintos, com opiniões, costumes, línguas diferentes. Leve os alunos à conclusão de que os territórios são criações históricas que refletem os interesses dos sujeitos históricos, daí sua reconstrução quando estes interesses se transformam.
• Retome o exemplo construído e explique no que consiste uma nação, dê exemplos da realidade brasileira sobre a existência de várias nações em um mesmo território. As nações indígenas são exemplos simples e práticos, falar da formação do povo brasileiro com as diferentes nações africanas, indígenas e européias é também esclarecedor.
• Por fim use o exemplo inicial para o entendimento do conceito de Estado. Peça para que cada grupo definido (no exemplo) diga qual a melhor maneira de organizar as relações entre governantes e governados, o que faria de um deles governante, etc. Assim vocês poderão problematizar a existência de diferentes organizações estatais.
1. Pergunte aos alunos como é organizado o poder, a política no Brasil, ou seja, quem são os responsáveis pelo Estado.
2. Parta das informações dadas pela turma e explique a divisão dos poderes no Brasil. É importante que todos saibam quando surge a teoria dos três poderes e em que situação ela foi elaborada por Montesquieu, assim o estudo de outros momentos e realidades históricas justifica suas relações com suas vidas cotidianas.
3. Para finalizar, leve para turma uma reportagem ou notícia sobre diferentes conflitos por territórios desencadeados pela existência de diferentes nações e pela crença em distintas formas de organização do Estado. A declaração da independência de Kosovo pode ser tematizada ou ainda os conflitos no Quênia pela liderança governamental.
• Propor uma atividade do conteúdo ensinado, para uma melhor fixação do objeto do conhecimento ,corrigindo logo após para não deixar duvidas sobre o tema trabalhado.
2º aula da semana
• É importante sempre que inicia uma aula refletir sobre a aula anterior para o aluno memorizar e até mesmo tirar as duvidas.
• Inicie uma conversa com os alunos perguntando quem eles acham que governa o mundo e se sabem o que quer dizer a expressão "relações internacionais". Com base no que for dito, direcione a atenção do grupo para o que pretende explorar - as relações entre os países nos âmbitos político, econômico e cultural, entre outros, e como elas são regulamentadas. Feito isso, questione a turma sobre o papel da ONU nesse contexto e a bilaterais e o multilaterais ( professor deixe claro o significado de cada uma dessas palavras em negrito)
• Durante as falas dos estudantes, é importante desmistificar a idéia simplista de que ela seja somente uma organização que prega a paz mundial. Para isso, ao longo do bate-papo, pontue suas indagações com as ações da ONU que abordam questões de saúde e de cuidados com a infância, por exemplo, realizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), respectivamente.
• Reúna a garotada em duplas ou trios e convide todos para ir ao laboratório de informática. É hora de pesquisar o tema na internet. Distribua os seguintes tópicos entre os grupos: criação da ONU e contexto histórico que marcou a época, objetivos da instituição, órgãos que a compõem, documentos criados por ela e ações atuais da organização. Instrua os alunos a explorar o site oficial se os mesmos estiverem com o celular ou professor faça a Xerox do texto para leitura em grupo, uma fonte confiável para a atividade. Oriente que tomem notas sobre os itens acima.
• Socialize o conhecimento levantado pelos grupos, com foco nas questões iniciais da proposta de trabalho.
• Apresente aos alunos o mapa Ano de Admissão, do Atlas da Mundialização. Porém oculte a gráfica Cronologia das Admissões, que aparece logo abaixo dele - para que a turma chegue sozinhas as pelo menos algumas conclusões indicadas nele. Estimule uma análise a respeito dos países ingressantes na ONU a partir de 1946. Quais as características comuns a eles? Peça que, mais uma vez, todos tomem nota das observações que realizam ao longo da exploração.
• Peça que os alunos elaborem uma dissertação a respeito do papel que a ONU desempenha hoje e o cenário que dominava o mundo na época em que foi criada. Avalie se eles pontuam a importância do organismo para estabelecer regras em diferentes esferas, mas que elas não ferem a soberania dos Estados nacionais.
• Em seguida peça para o grupo ou individual que leiam ou comente sobre o texto elaborado.
• Professor faça as considerações finais do assunto para que na aja duvidas.
1º aula da semana
• É importante sempre que inicia uma aula refletir sobre o assunto anterior relembrando o aluno a importânciade sempre está aperfeiçoando o conhecimento.
• Professor, por meio das HQ iremos trabalhar a Guerra Fria e as principais disputas travadas entre as superpotências na busca por zonas de influência e expansão de suas formas de governo. Estes foram os principais interesses de EUA e URSS.
• Inicie a aula dizendo que ao final da Segunda Guerra Mundial em 1945 inicia-se um período da História Mundial conhecido como Guerra Fria. Esta por sua vez foi uma disputa travada durante quase cinco décadas (1945 - 1991) um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre duas nações vencedoras na Segunda Guerra e que a partir de então disputam a hegemonia mundial. De um lado os Estados Unidos representando o Capitalismo e de outro a União Soviética representando o socialismo.
• Apresentar aos alunos as capas das revistinhas em quadrinhos publicadas durante o período da Guerra Fria (elas podem ser expostas em data show ou em retroprojetor) e pedir que eles observem, façam anotações daquilo que julgarem interessantes sobre os gibis apresentados.
Incrível Hulk
Capa da The Incredible Hulk retratando pela Marvel (editora americana de histórias em quadrinhos) o fato dos EUA possuírem a bomba atômica (fato este comprovado desde o Projeto Manhattan, projeto este que desenvolveu as bombas atômicas que foram lançadas em Hiroshima e Nagasaki), além de mostrar a função estratégica que os físicos nucleares (Bruce Banner era físico nuclear) possuíam para os EUA.
Quarteto Fantástico
Capa da Fantastic Four nº 167, retratando pela Marvel (editora americana de histórias em quadrinhos) a corrida espacial travada entre EUA e URSS onde o astronalta soviético Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a viajar para o espaço (12 de abril de 1961) e isso aconteceu quase uma década antes do norte-americano Neil Armstrong ter sido o
primeiro homem a pisar na lua (20 de julho de 1969).
Capa da Capitain America nº 394. Nesta edição é retratado segundo a Marvel (editora americana de histórias em quadrinhos) o Herói Capitão America (representante dos EUA) e o vilão Caveira Vermelha (representante da URSS).
Capa The Invincible Iron Man retratando pela Marvel (editora americana de histórias em quadrinhos) as empresas Stark (esta empresa pertence a família do milionário Tony Stark) ligada a venda de armamentos para o governo Norte-americano.
• Após a apreciação das imagens pela turma e ter sido feito comentários referentes às mesmas por eles entregue o texto a seguir para cada aluno.
• Os alunos serão desafiados à criarem suas próprias HQ para retratarem o mundo bipolar. Para a realização desta atividade eles poderão acessar a internet pelo celular para lerem mais informações e assim buscarem inspiração para a criação. Esta aula poderá ser realizada juntamente com o professor de artes.
• Para casa professor deverá solicitar aos alunos que organizem-se em duplas e pesquisem sobre o contexto do conflito e os principais fatores que culminaram nas quase cinco décadas da Guerra Fria. Esta atividade deverá ser entregue ao professor na próxima aula.
2º aula da semana
• Antes de iniciar a aula faça uma reflexão sobre o que foi estudado na aula anterior e peça um aluno para fazer o comentário sobre o assunto caso não lebre relembre os termos estudado recolha a atividade que foi proposta para casa.
• O professor deverá previamente assistir ao vídeo e pontuar as questões que serão melhor trabalhadas com os alunos posteriormente. (fica a cargo de o professor pontuar fatos importantes do conflito apresentados no vídeo.
• Apresentar o documentário Guerra Fria - URSS X EUA. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=IIffbV6ZDgg&feature=related
• Após a visualização do vídeo a sala deverá ser organizada em roda e as anotações feitas pelo professor referentes ao vídeo, e as informações trazidas pelos alunos por meio da pesquisa deverão nortear um debate sobre o contexto histórico, principais características dos dois países envolvidos (economia, tipo de governo, busca por área de influência), conflitos armados indiretos (guerra da Coréia, Guerra do Vietnã), divisão da Alemanha, e culminando na queda do muro de Berlim representando assim o fim do conflito.
• Todo esse debate deve ser orientado pelo professor.
OBS: Caros colegas espero que a sequência seja adequada para ajudar na aprendizagem dos nossos alunos, aproveitei o ultimo trabalho de pesquisa do ano passado que vocês não tiveram tempo de tralhar e readaptei para esse inicio de ano. BOA SORTE!!!!
RECURSOS:( x ) Resumo( x ) Data show;( ) Jornal;(x ) Revista;( x ) Vídeo;(x ) Computador;( ) Jogos;( ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. ;( ) Informativos .(X ) Caderno para o registro das atividades.(X )Folha de papel em branco. (X )Lápis preto e lápis de cor.(X )Papel e cola para montar o painel..
( ) Dicionário.
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ); ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; ( ) Montagem do cartaz.
Professor: _______________________________ Escola:___________________________
A Organização das Nações Unidas (ONU)
1) A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) com a missão de
a) Promover a paz e a segurança internacionais
b) Promover a paz e a segurança europeia
c) Criar projetos contra a fome no mundo
d) Realizar ações humanitárias nacionais
2) A Assembleia Geral da ONU é o mais importante fórum de debates da instituição e o único de seus órgãos que
a) Tem integrantes de apenas uma nacionalidade
b) Não reúne todos os países membros
c) Reúne todos os países membros
d) Reúne quase todos os países membros
3) A maioria das questões discutidas na Assembleia Geral da ONU é encaminhada e resolvida por uma série de comitês. As recomendações elaboradas por esses comitês são aprovadas ou rejeitadas por
a) Comitês que possuem maior poder político
b) Votação entre os países membros com maior economia
c) Resolução dos países-membros mediante a votação
d) Um único líder
4) Desde a sua fundação, o Conselho de Segurança da ONU é composto de cinco países-membros permanentes
a) Coreia do Sul, Estados Unidos, Inglaterra, França e Rússia.
b) China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia
c) China, Estados Unidos, Itália, Portugal e Rússia
d) Colômbia, Estados Unidos, Israel, México e Reino Unido
5) O principal objetivo do Conselho de Segurança é solucionar, de forma pacífica, os conflitos que ocorrem no mundo, usando como instrumentos de ação
a) A mediação e o dissentimento
b) O dissentimento, o atenuador e a intervenção
c) A população e a carência social
d) A negociação, a mediação e as decisões judiciais
Questões de Geografia
Governos Mundiais
6)Organização que tem como objetivos principais a defesa da paz e da segurança mundiais e a cooperação econômica, cultural e social entre seus membros.
a) OMC
b) ONU
c) OMS
d) FAO
7)Organização que foi criada para substituir o Acordo Geral de Tarifas e Comércio:
a) OMC
b) GATT
c) OTAN
d) OCDE
Organização que agrupa a maioria dos países exportadores de petróleo:
a) OCDE
b) APEC
c) OPEP
d) NAFTA
Instância da ONU no qual as deliberações são de recomendação, e todos os membros podem participar:
a) Banco Internacional
b) Assembléia Geral
c) Organização Mundial da Saúde
d) Conselho de Segurança
A ação dessa organização baseia-se no desenvolvimento de tratamentos simplificados e medicamentos de fácil utilização:
a) OIT
b) OMC
c) ONU
d) OMS
O aumento da produtividade devido à aplicação de tecnologias denomina-se:
a) Revolução Verde, século XX.
b) Escassez da produção de alimentos.
c) Propagação de técnicas modernas.
d) Problemas de acesso aos alimentos
Associação entre países europeus cujo objetivo é a integração dos Estado de forma autônoma:
a) CEI
b) ONG
c) EU
d) UA
Organização que considera as relações de trabalho fundamentais para a efetivação dos direitos humanos, pois proporciona condições de vida digna e independente para as pessoas:
a) OIT
b) ONU
c) OMS
d) UNESCO
Discutem temas de interesse das grandes empresas e as diretrizes da economia mundial:
a) FEM
b) FSM
c) FAO
d) G8
Organização de sete países com maiores economias no mundo:
a) ONG
b) G7
c) G8
d) OCDE
Organização que tem entre seus objetivos, a elevação do nível de vida da população rural e o crescimento da economia mundial:
a) OMC
b) ONU
c) OMS
d) FAO
Organização que significa o Acordo Geral de Tarifas e Comércio:
a) OMC
b) GATT
c) OTAN
d) OCDE
Organização que agrupa países da Ásia e do Pacífico visando crescimento econômico:
a) OCDE
b) APEC
c) OPEP
d) NAFTA
Instância da ONU no qual as deliberações são de natureza obrigatória, e possui quinze países membros:
a) Banco Internacional
b) Assembléia Geral
c) Organização Mundial da Saúde
d) Conselho de Segurança
A ação dessa organização baseia-se nas relações de trabalho em condições de liberdade, equidade, seguridade e dignidade:
a) OIT
b) OMC
c) ONU
d) OMS
O maior problema em relação à produção dos alimentos refere-se a:
a) Revolução Verde, século XX.
b) Escassez da produção de alimentos.
c) Propagação de técnicas modernas.
d) Problemas de acesso aos alimentos
Associação entre países que atuam de forma independente das fronteiras dos países e dos seus governos:
a) CEI
b) ONG
c) EU
d) UA
Organização que atua na ciência, cultura e educação, prioriza a difusão do conhecimento, preservação das culturas e qualificação da comunicação entre os países e entre as pessoas:
a) OIT
b) ONU
c) OMS
d) UNESCO
Discutem temas de interesse social, respeitam a diversidade e a cultura mundial:
a) FEM
b) FSM
c) FAO
d) G8
Organização de países com maiores economias no mundo mais a Rússia, por uma questão geopolítica:
a) ONG
b) G7
c) G8
d) OCDE
9º Ano
SEQUÊNCIA DIDÁTICA -DE GEOGRAFIA 2020
TemaIntegrador: Ciência e Tecnologia Tema: O capitalismo, o socialismo e suas características.
Unidade Temática: Organização política e econômica mundial.
Objeto do conhecimento: A hegemonia européia na economia, na política e na cultura, A divisão do mundo em ocidente e oriente.
Ano/Série: 9º Período: 16/03 a 27/03 Aulas:04
OBJETIVOS:
• Compreender a emergência da Guerra Fria no contexto político mundial da segunda metade do século XX.
• Identificar os interesses e objetivos da OTAN e do Pacto de Varsóvia no âmbito das disputas estratégicas e conflitos indiretos liderados pelos Estados Unidos e pela União Soviética, durante a Guerra Fria.
• Refletir sobre a reorganização da estrutura geopolítica mundial no período analisado.
COMPETENCIA:
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
HABILIDADES:
EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.
(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
(EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º aula da semana
• Antes de iniciar o assunto faça uma reflexão sobre o que foi estudado na aula anterior.
• Proponha aos alunos a leitura dos textos abaixo, a respeito do conceito de Guerra Fria:
Texto 1 - Guerra Fria Texto 2 - Guerra Fria
Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o cenário político mundial testemunhava o período de maior tensão de sua história. De um lado, os Estados Unidos (EUA), uma potência capitalista; de outro, a União Soviética (URSS), uma potência socialista; em ambos os lados, armamentos com tecnologia nuclear que poderiam causar sérios danos a toda humanidade.
Ao final das contas, nenhum tiro foi diretamente disparado entre os dois lados do “conflito”, o que justifica o nome Guerra Fria. O que se pode dizer é que esse conflito foi marcado pelas disputas indiretas entre as duas potências rivais em busca de maior poderio político e, principalmente, militar sobre as diferentes partes do mundo. A divisão do mundo em dois blocos, logo após a Segunda Guerra Mundial, transformou o planeta num grande tabuleiro de xadrez, em que um jogador só podia dar um xeque-mate simbólico no outro. Com arsenais nucleares capazes de destruir a Terra em instantes, os jogadores, Estados Unidos e União Soviética, não podiam cumprir suas ameaças, por uma simples questão de sobrevivência.
A paz era impossível porque os interesses de capitalistas e de comunistas eram inconciliáveis por natureza. E a guerra era improvável porque o poder de destruição das superpotências era tão grande que um confronto generalizado seria, com certeza, o último. Hoje, podemos ver isso claramente. Mas, na época, a situação se caracterizava como o equilíbrio do terror.
• Cada aluno, após a leitura atenta e silenciosa dos textos, deve procurar redigir, com as suas próprias palavras, o que foi a Guerra Fria.
• Em seguida, ainda por escrito, no caderno, os alunos devem organizar um esquema com as principais características do período denominado "Guerra Fria
1-Quais são os marcos históricos delimitadores do início e do fim da Guerra Fria?
• Continuando a atividade, os alunos, divididos em duplas, devem buscar informações a respeito dos acontecimentos que marcaram o início e o fim da Guerra Fria. Abaixo, uma sugestão de texto:
Quando começou e quando terminou a Guerra Fria
Não existe um consenso sobre a data exata do início da Guerra Fria. Para alguns estudiosos, o marco simbólico foi a explosão nuclear sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945. Outros acreditam que seu início data de fevereiro de 1947. Foi quando o presidente norte-americano Harry Truman lançou no Congresso dos Estados Unidos a Doutrina Truman, que previa uma luta sem tréguas contra a expansão comunista no mundo. E há também estudiosos que lembram a divisão da Alemanha em dois Estados, em outubro de 1949. O surgimento da Alemanha Oriental, socialista, estimulou a criação de alianças militares dos dois lados, tornando oficial a divisão da Europa em dois blocos antagônicos. Poderia ser esse o marco inicial da Guerra Fria. Não há consenso também sobre quando terminou a Guerra Fria. Alguns historiadores acreditam que foi em novembro de 1989, com a queda do Muro de Berlim, um dos grandes símbolos do período de tensão entre as superpotências. Nessa mesma perspectiva, o marco final da Guerra Fria poderia ser a própria dissolução da União Soviética, em dezembro de 1991, num processo que deu origem à Comunidade dos Estados Independentes. E outros analistas, ainda, consideram que o período terminou não em dezembro, mas em fevereiro de 1991, quando os Estados Unidos saíram da Guerra do Golfo como a maior superpotência de uma nova Ordem Mundial.
• A partir da leitura atenta do texto, as duplas devem responder, por escrito:
2-Afinal, há consenso em relação aos marcos históricos relacionados ao início e fim da Guerra Fria?
3-Independente de um marco específico, o que é possível afirmar acerca do período em questão?
A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável e a paz, impossível (Raymond Aron)
• A respeito da afirmação acima, atribuída a Raymond Aron, os alunos devem redigir um texto argumentativo, no qual se posicionem a respeito da questão:
4-Concordam com o autor? Por quê?
5-Qual o significado da afirmação aparentemente contraditória?
6- Ela se relaciona de que maneira ao período em questão?
• Cada aluno deve elaborar um texto argumentativo, colocando o seu ponto de vista a respeito da questão formulada. Os textos trabalhados nas atividades anteriores serão a referência para a construção dos argumentos que nortearão o desenvolvimento do texto.
• O conteúdo dos textos deve ser socializado entre os alunos.
• Na conclusão da aula, o professor também deverá colocar o seu ponto de vista, expondo a sua argumentação acerca do tema.
2º aula da semana
• Antes de iniciar o assunto faça uma reflexão sobre o que foi estudado na aula anterior.
• Professor explique sobre as características do sistema capitalista e socialista como:
1- Quando foi criado?
2- Qual o objetivo?
3- Suas fases.
4- Características principais.
5- Países que fazem parte.
• Em seguida divide os alunos em 2 grupos para um debate sobre o sistema mais eficaz no entendimento dos alunos .
• Sendo que cada grupo terá que defender o seu sistema como se fosse o melhor e apontando as falhas do oponente.
• Ao final do debate o professor faz as ressalvas para não deixar duvidas .
1º aula da semana
• Antes de iniciar o assunto faça uma reflexão sobre o que foi estudado na aula anterior e faça um levantamento prévio sobre o debate realizado pelos alunos.
• Para iniciar o assunto, utilize uma paródia do hino brasileiro feita com grandes marcas.
• Professor, use a imagem e apresente, aos alunos, por meio de um data show.
• Após observarem a imagem, sugira aos alunos que, de forma oral, tentem interpretar qual foi a intenção do autor em fazer esta paródia.
• Chame a atenção deles para as implicações negativas do processo global e principalmente sobre a desigualdade gerada por meio deste processo, para isso, utilize o texto do geógrafo Milton Santos "Por uma globalização mais humana".
• Apresente aos alunos as perguntas abaixo, e peça para as responderem de forma individual e no caderno.
1. O autor critica a globalização de uma maneira totalitária neste texto?
2. Qual o ponto chave levantado pelo autor como o grande problema do processo de globalização?
3. Qual a sua opinião sobre a colocação de Milton Santos neste texto?
4. Este texto foi escrito em 1995, consegue perceber diferenças daquelas levantadas pelo autor nos anos posteriores?
• Após os alunos terem feito a atividade proposta, transforme suas respostas em um debate com a turma.
• Após ter sido trabalhado nas primeiras aulas sobre o processo de globalização e suas principais causas e consequências para a população, utilize o final do debate para comentar sobre a expansão das multinacionais e a globalização da economia.
2º aula da semana
• Antes de iniciar o assunto faça uma reflexão sobre o que foi estudado na aula anterior e faça um levantamento prévio sobre o debate realizado pelos alunos.
• Para explicitar como as economias mundiais estão interligadas, sugiro a exibição do documentário "Capitalismo, uma história de amor", do cineasta Michael Moore, que retrata a crise Norte americana de 2007 - 2008 e suas implicações nas economias mundiais. Este documentário tem aproximadamente 127 min. Sugiro que o professor(a) assista, previamente, para poder eleger os trechos mais importantes para a exibição. Trailer do documentário disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9mD6cOZRgek&feature=fvst .
• Professor, antes de exibir o documentário, peça a seus alunos para ficarem atentos em algumas questões referentes a economia mundial que serão tratados no vídeo, tais como:
1. Como uma crise local tornou-se um problema mundial?
2. Porque uma crise financeira gerou problemas para toda uma população?
3. Como esta crise afetou a oferta de empregos para os americanos?
4. Como a intervenção do Estado tornou-se necessária para que os bancos não decretassem falência?
• Utilize as perguntas sugeridas para a exibição do documentário, e as utilize em um debate sobre: A expansão das multinacionais, globalização da economia e as principais causas e consequências para a população. Use este debate para poder assim encerrar o conteúdo.
OBS: Caros colegas espero que a sequência seja adequada para ajudar na aprendizagem dos nossos alunos, aproveitei o ultimo trabalho de pesquisa do ano passado que vocês não tiveram tempo de tralhar e readaptei para esse inicio de ano. BOA SORTE!!!!
RECURSOS:( x ) Resumo( x ) Data show;( ) Jornal;(x ) Revista;( x ) Vídeo;(x ) Computador;( ) Jogos;( ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. ;( ) Informativos .(X ) Caderno para o registro das atividades.(X )Folha de papel em branco. (X )Lápis preto e lápis de cor.(X )Papel e cola para montar o painel..
( ) Dicionário.
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ); ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; ( ) Montagem do cartaz.
Professor: _______________________________ Escola:___________________________
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