Tema
Inter curricular: Escola como espaço de acolhimento, afetividade
e conhecimento. |
||||||||||
Subtema: A
Escola me conduz ao conhecimento sobre “Forma,
estrutura e movimentos da Terra”. |
Unidade Temática: Terra e Universo |
|||||||||
Objetos de Conhecimento:
Planeta terra, localização, forma, movimentos de rotação
e translação, duração e consequências dos movimentos. |
||||||||||
Ano:
6º Período: 28/03 a 08/04 Nº de Aulas: 06 |
||||||||||
HABILIDADES |
||||||||||
(EF03CI07) Identificar características da
Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na
observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do
planeta (mapas, globos, fotografias etc.). (EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências
que demonstrem a esfericidade da Terra. (EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra
de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma
evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol. Estes podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e
translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em
torno do Sol. ·
Fazer uso de uma metodologia que prima
pelo desenvolvimento de habilidades na leitura e na escrita ampliando
possibilidades de compreensão e desenvolvimento de habilidades no ensino da
Ciência, envolvendo a construção de conhecimentos por meio da inserção na
cultura letrada. |
||||||||||
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
||||||||||
Identificar as
formas de representação da Terra, destacando elementos apresentados no globo
terrestre e no planisfério. Compreender sobre os movimentos de rotação e
translação, como são produzidos, a duração e consequências dos dois
movimentos. Utilizar o gnômon para constatar evidências dos movimentos do
planeta, observando as posições das sombras. |
||||||||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||||||||||
AULA 01 Tema: Relembrando Sistema Solar e Planeta Terra Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (40min) Inicie a aula resgatando os conhecimentos
prévios dos estudantes sobre a temática "Sistema Solar e Planeta Terra".
Se possível, reproduza a imagem abaixo para o aluno, caso não consiga, apenas
leia o trecho. Comente sobre a imagem da criança dormindo e sonhando com o planeta
terra, viajando dentro de uma nave bastante resistente, do espaço até o
interior do planeta. Incentive os alunos a soltarem a imaginação e relatarem
historinhas contando o que poderiam encontrar pelo caminho. Após terminarem,
ter um momento para registros. Peça que formulem oralmente frases sobre o que
imaginaram da viagem (nesse momento o professor reformula as frases e vai
escrevendo na lousa), em seguida, escreve o título do sonho e pede aos alunos
para criarem uma ilustração, abaixo da ilustração eles farão a reescrita das
frases (copiadas na lousa pelo professor). Após esse momento, dê espaço
para a leitura das frases (professor, permita
que todos os alunos leiam). Etapa 02: Continuação da Sondagem Inicial
(10min) Continue colhendo
informações sobre o Planeta Terra e o Sistema Solar. Indague os alunos sobre
o formato do planeta Terra. Questione se alguém sabe como foi possível
descobrir que a Terra possui esse formato. Permita que apresentem as
informações que trazem consigo, pois este é um momento de levantamento de
conhecimentos prévios. A partir disso, você pode abordar questões como:
Permita que os educandos
expressem suas noções sobre o objeto de estudo, em seguida registre-as
esclarecendo possíveis equívocos e, a partir da "sementeira de
ideias", ajude-os a elaborar uma síntese de forma coletiva na lousa para
sistematizar a produção de conhecimentos e praticar a reescrita de texto. AULA 02 Tema: Os movimentos do Planeta
Terra Etapa 02: Levantamento de Conhecimentos Prévios (50min) Mostre a imagem abaixo para os
alunos. Você pode reproduzir utilizando slide, ou imprimir e colar na lousa
ou até mesmo desenhar. Orientações: Mostre as imagens aos alunos (projetadas ou
impressas). Se não for possível, use imagens onde seja possível ver sombras
diferentes de um mesmo edifício, monumento ou objeto encontradas em revistas,
por exemplo. Em seguida, inicie uma discussão. Você pode usar questões como: O que vocês veem nestas
imagens? Você já percebeu que as
sombras mudam de lugar durante o dia? Por que será que isso
acontece? Alguém já reparou em que
direções vemos as sombras nos diferentes momentos do dia? Para que lado as sombras se
formam? Registre o que os alunos forem falando. Você pode, por exemplo,
montar um quadro SQA (O que sabemos?
O que queremos saber? O
que aprendemos?), com uma
coluna para cada uma dessas perguntas e ir registrando o que eles disserem
aqui na coluna S (O que sabemos?). Este quadro pode ser usado durante toda a
unidade, ou para cada aula. Você também pode inserir uma coluna C (Como vamos descobrir?), passando a
um quadro SQCA. Em seguida, comente sobre a atividade que será realizada: Hoje
nós vamos investigar como as sombras de um objeto produzidas pelo Sol mudam
de direção ao longo de um dia. Iniciaremos a aula agora e coletaremos os
dados ao longo de todo o dia. Analisaremos e interpretaremos os dados no fim
do dia (ou amanhã, conforme o seu planejamento).
AULA
03 Tema: Movimentos do
Planeta Terra Etapa 04: Questão
Disparadora “Como vemos o Sol se movimentar no céu ao longo do dia?” Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas
opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a forma como o Sol se
movimenta durante o dia. Registre o que eles dizem na coluna S (O que
sabemos?) do quadro SQA e possíveis questionamentos que forem expressos na
coluna Q (O que queremos saber?). Não se preocupe em responder os
questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Retome qual
será a atividade realizada nessa aula e registre na coluna C (Como iremos
descobrir?) do quadro SQCA, caso a esteja utilizando. Etapa 05: Mão na Massa (30 min) Orientações: Organize os alunos
em duplas ou trios. Explique a atividade usando o slide projetado e a folha
para registro. Você também pode demonstrar a montagem da atividade para o
grupo. Relembre os alunos que a coleta de dados se iniciará nesse momento e
que vocês farão outras duas tomadas de dados durante o dia. Neste momento,
faça combinados com a turma sobre como será realizada a coleta dos dados, em
que momento sairão para coletar o dado intermediário e o que farão durante
nos outros momentos, para que eles não fiquem ansiosos com a atividade e isso
prejudique as outras atividades do dia. Peça para que cada dupla ou trio
pegue um lápis e forneça uma folha de registro a cada uma. Saia com os alunos
e encontrem sombras produzidas pelo Sol em objetos verticais fixos na área
externa da escola (cheque as possibilidades antes da aula, pois o objeto
precisa ter sua sombra visível durante todo o período escolar). Peça que cada
dupla/trio escolha um dos objetos encontrados e ilustre a direção da sombra,
na folha de registro. Peça também para que os estudantes observem o tamanho
da sombra e registrem também essas observações na folha, anotando o horário
de observação próximo a esse ponto. Explore a questão da diminuição do
comprimento da sombra (pela manhã) e do aumento (pela tarde), se há sombra na
casa deles pela manhã ou a tarde. Há um horário, nesse dia, em que não haverá
sombra, e isso também pode ser explorado e observado caso os estudantes
estejam na escola nesse horário. Momento 2 do Mão na Massa: (20min) Orientações: No fim de sua aula
ou no dia seguinte, conforme o seu planejamento, faça a última tomada de
dados. Retome com os alunos, muito rapidamente, o que foi feito e diga que
agora eles vão interpretar os dados coletados. Esta parte da atividade deve
ser feita em uma sala escurecida (caso não haja uma sala escura disponível,
cubra as janelas com papel escuro ou tecido). Peça aos alunos que acionem as
lanternas de seus celulares, direcionem a luz para objetos que se aproximem
de uma haste vertical (pode ser, por exemplo, um lápis com massa de modelar
na base para mantê-lo na posição adequada). Entregue uma rosa dos ventos a
cada aluno (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Fu6GjxjTDyDCjJEWfMS8Ya3mUs8M3EMeNunc9qpasxHQzQrJACyUC3YMtvU3/atividade-para-impressao-mao-na-massa-folha-para-registro-cie4-08tu01.pdf) , ou, peça pra que
desenhe uma no caderno, reproduza na lousa para que eles possam reproduzir. Peça
para que coloquem o objeto no centro da Rosa dos Ventos de sua folha de
registro. Com a lanterna, eles devem procurar posições para que a sombra do
objeto coincida com a direção registrada das sombras em cada um dos três
horários (você, professor, indica os horários, por exemplo, se posicionar a
lanterna sobre o lápis, o horário será meio dia, você poderá iniciar por aí,
depois peça para que arraste o celular para outro lado e depois para o lado
oposto). Peça também para que verifiquem suas observações sobre os
comprimentos das sombras e tentem reproduzir essa variação (através de
desenhos) também com as sombras produzidas pela lanterna. A partir das
observações e a análise que fizeram. AULA 04 Tema: O Planeta Terra e o
Movimento de Rotação Etapa 06: Sistematização (30min) Agora
com base nos experimentos realizados na etapa 05, você retomará as hipóteses
levantadas. Lance perguntas como: Qual o movimento realizou a lanterna para produzir
as sombras observadas na área externa? As sombras ficavam sempre na mesma
direção? Para que não haja sombra, onde deve estar posicionada a lanterna?
Por que temos sombra em algumas partes do dia? Por que temos dia e Noite?
Deixe um espaço para os alunos responderem oralmente, expondo suas conclusões,
em seguida você sistematiza as informações sobre os movimentos realizados
pela Terra. Utilize o Globo Terrestre e a lanterna do seu celular
simbolizando o Sol, para demonstrar o movimento de Rotação. Utilizar como
referência, as páginas 164 e 165 do
livro Inspire Ciências 6º ano, para consulta de informações pelo professor e
analise de imagens pelos alunos. Etapa 08: Aprofundando no tema (20min) Após a etapa 06, anote na lousa a conclusão
do movimento de Rotação da Terra, quais consequências desse movimento e sua
duração, em seguida peça aos alunos que escrevam no caderno e ilustrem sua
demonstração com a lanterna e o globo terrestre. AULA
05 Tema: O Planeta
Terra e o Movimento de Translação. Etapa 09:
Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min) Levante os conhecimentos prévios dos alunos, a partir das questões
ainda sobre a atividade prática da aula anterior: O que acontece com as
sombras ao longo do dia? O padrão que vocês encontraram foram os mesmos
(referente as posições das sombras em relação ao Sol)? O Sol se movimenta no
espaço? E a Terra? Etapa 10: Conclusão
(10min) Agora relate para os alunos que a sombra é mais comprida no início
ou no fim do dia, dependendo dos momentos de tomada de dados, e mais curta no
meio do dia; que a sombra se forma sempre no lado do objeto oposto ao Sol; e
que o padrão encontrado foi o mesmo, com o Sol nascendo no oriente (não
necessariamente no leste), atingindo seu ponto mais alto no meio do dia e se
pondo no ocidente (não exatamente no oeste). Etapa 11: Sistematização
(30min) Chame dois alunos para simbolizar o Sistema Sol e Terra, pode
sugerir que representem a atividade conforme orientação do professor, ou
seja, dois alunos ficam na frente sob o comando do professor e as demais
duplas em seus lugares, um aluno será o Sol e o outro a Terra, ao sinal do
professor a Terra fará o movimento de rotação e translação ao mesmo tempo.
Após a demonstração o professor construirá na lousa, junto com os alunos, o
conceito de translação, o tempo que dura esse movimento e as consequências,
em seguida, peça que anotem no caderno, no quadro SQA. Utilizar como
referência, as páginas 166, 167, 168 e
169 do livro Inspire Ciências 6º ano, para consulta de informações pelo
professor e analise de imagens pelos alunos. AULA 06 Tema: Planeta Terra Etapa 12: Mão na
Massa II (20min) Fazer o experimento da vara do gnomo (olhar no livro didático
Inspire Ciências, 6º Ano, páginas 178 e 179) Etapa 13: Verificação
da Aprendizagem (20min) SISTEMA SOLAR 1) Leia e responda: Que mundo é esse? É aqui que nós moramos E aqui que vamos morar para sempre Nós, nossos filhos E os filhos dos nossos filhos. (Ruth Rocha. Planeta Lindo) a) O mundo que a autora do poema se refere é o planeta
________________________. 2) Leia o texto e responda: O planeta Terra fica no
Sistema Solar. Ele é formado por planetas e seus satélites, milhares de asteroides, meteoroides e cometas que giram em torno de
uma estrela chamada Sol. O Sistema Solar está localizado na Via Láctea, uma das galáxias
no espaço e que tem mais ou menos 200 bilhões de estrelas. São 8 planetas no Sistema
Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Cada um possui suas
particularidades, porém uma coisa os une: a estrela central do sistema, o Sol. a) Nosso planeta faz parte de qual sistema? _____________________________________ b) Em qual galáxia o Sistema Solar está localizado?
_______________________________ c) Qual é o nome da estrela central do Sistema Solar?
_____________________________ 3) Seu texto está sem graça, não acha? Que tal deixá-lo bem animado
e bonito? Faça ilustrações conforme o que está escrito!! Você sabia que o planeta está sempre realizando movimentos? O planeta Terra não permanece estático, realiza uma série de
movimentos ao mesmo tempo. O movimento de rotação consiste no deslocamento da Terra em torno de
seu próprio eixo, ou seja, ela realiza um movimento de 360°. A rotação é responsável pela alternância de dias e noites, pois,
durante esse movimento, uma parte do planeta está voltada para o Sol,
recebendo raios solares (dia); enquanto a outra parte fica oposta ao Sol, não
recebendo raios solares (noite). O movimento de translação, responsável pela alternância dos anos, é caracterizado
pelo deslocamento da Terra em torno do Sol. Ele é finalizado em aproximadamente
365 dias e 6 horas. As estações do ano são definidas através do movimento de translação.
Esse movimento provoca uma variação de raios solares que chegam à Terra, com
isso, temos quatro estações com características distintas: outono, inverno,
primavera e verão. Etapa 14: Correção da Atividade e Revisão (10min) Observação: Professor se tiver condições, poderá fazer uso
de vídeos para tornar sua aula mais atrativa, também poderá desenvolver com
os alunos, modelos dos movimentos e do Planeta Terra. |
||||||||||
RECURSOS: (X)
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material
pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
||||||||||
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (178 e 179) (
) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do
grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( )
Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X
) Avaliação da participação; Outros:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário