PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2021
COMPONENTE
CURRICULAR: GEOGRAFIA
ARTICULADOR:
UELCINEIA JEAMONOD DA CRUZ
DATA:
06/04/2021
HORÁRIO:
8:00h às 10:00h (matutino)
14:00h às 16:00h (vespertino)
PAUTA:
1º
Momento: Acolhida/Oração
2º
Momento: Curta Metragem “Lá Luna” https://youtu.be/r-SG6sTTygw .
1ª
Etapa: Assistir o vídeo.
2ª
Etapa: Apresentar dados sobre o curta.
3ª
Etapa: Lançar os questionamentos abrindo espaço para discussão. Nesse momento,
quando chegar no ultimo questionamento fornecer conceitos sobre cada emoção.
“Será
que ele deve seguir o exemplo do pai e do avô? Será ele capaz de encontrar o
próprio caminho em meio as opiniões conflitantes de sua família e de suas
tradições já desgastadas pelo tempo?” É possível identificar no vídeo emoções
como autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidade de relacionamento
e tomada de decisão responsável?
La Luna (A Lua)
Indicado
ao Oscar em 2012, o curta da Pixar, recheado de metáforas, reflete sobre a
importância de atos feitos com carinho, paixão e respeito para chegar a
resultados desejáveis. La Luna ainda traz a crítica sobre aqueles que não
buscam compreender o tempo de feitura do outro ou a forma diferente que cada um
tem de chegar ao mesmo ponto final. A necessidade de permitir a autonomia
alheia para que haja que o real aprendizado (saber deixar o outro passar por
fases de sofrimento, por exemplo) é outro ponto crítico da trama, que traz o
lembrete de que, por vezes, perder é ganhar em dobro.
A
sinopse oficial conta que “La luna” “é uma fábula eterna sobre um menino que
está crescendo em circunstâncias muito especiais”. A projeção, com duração de
pouco menos de sete minutos, se passa ao longo de uma noite – a primeira vez
que o garoto acompanha o pai e o avô no trabalho. O trio sai pelo mar a bordo
de um bote de madeira.
“Uma
grande surpresa aguarda o pequeno à medida que descobre qual é o singular
trabalho de sua família”, continua o texto de divulgação. “Será que ele deve
seguir o exemplo do pai e do avô? Será ele capaz de encontrar o próprio caminho
em meio as opiniões conflitantes de sua família e de suas tradições já
desgastadas pelo tempo?”
Assista
até o fim. Isso é tudo que pode ser dito sobre este curta. Durante
uma boa parte dele você fica se perguntando o que realmente está acontecendo –
eles estão tentando roubar a lua?
3º
Momento: Aprofundando no Tema
Trabalhar
as Big Five (utilizar material reproduzido sobre as competências
socioemocionais).
4º
Momento:
Slide
sobre
uma das macrocompetencias Amabilidade que
é uma macrocompetência que indica o grau com que uma pessoa é capaz de agir
baseada em princípios e sentimentos de compaixão, justiça, acolhimento; o
quanto consegue conectar-se com os sentimentos das pessoas e se colocar no
lugar do outro.
Abordando
as competências relaciondas à amabilidade:
Confiança
:Consiste
em ter expectativas positivas sobre as pessoas e acreditar que elas têm boas
intenções em suas ações, assumindo o melhor sobre elas.
Empatia:
Significa colocar-se no lugar do outro, de forma a compreendê-lhe apoio.
Respeito:
Consiste em tratar as pessoas com bondade, consideração, lealdade, tolerância e
justiça, da mesma forma como gostaríamos de ser tratados.
Teste
dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade (Big Five)
Disponibilizar
o teste com os professores através do seguinte link no chat https://www.idrlabs.com/pt/cinco-grandes-fatores-da-personalidade-big-five/teste.phpe,
disponibilizar 10 minutos para
realizarem, em seguida abrir espaço para apresentação dos resultados e
discussão.
5º
Momento: Atividade Individual
Disponibilizar
10 minutos para preencherem a tabela
sobre os domínios de sua personalidade relacionados a sua prática em sala de
aula, em seguida abrir espaço para apresentação dos resultados e discussão.
6º
Momento: Relatos sobre a aplicação da primeira Sequência
Didática trabalhada em 2021.
7ºMomento:Apresentação
dos objetos de conhecimento que serão trabalhados na próxima.
Sequência
Didática.
Explicar
sobre o trabalho multidisciplinar.
Que Deus continue protegendo e abençoando a
todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário