I Sequência didática do 6º ao 9º ano - 29/03 a 10/04/2021


SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia - Aprender Matemática é bom

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: A Matemática no nosso dia a dia (textos e leitura); Cálculos variados envolvendo adição e subtração.

Ano:                          Período: de 29/03 a 10/04/20201       Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais.

 

(EF06MA01BA). Interpretar, comparar, ordenar, ler e escrever números naturais.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

 

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

I Semana:  29/03 a 1º/04/2021

 

1ª aula e 2ª aula

1º momento

. Apresentação do professor

- Apresentar de forma dinâmica e agradável.

Eu sou.....(nome, história do nome)

Eu sou assim .... (características)

Eu moro com .....

Eu gosto de .......

. Apresentação do aluno(a).

Eu sou.....(nome, história do nome)

Eu sou assim .... (características)

Eu moro com .....

Eu gosto de .......

. Após as apresentações, falar das emoções que causam os bons sentimentos, das sensações agradáveis, e as possíveis formas de lidar com os mesmos.

 

2º momento

. Apresentar regras de boa convivência, enfatizando que  para viver em paz e em harmonia, devemos vivenciar diversas emoções e nos preparar para conhecer melhor a nós mesmos, a nossa família, amigos e colegas desenvolvendo algumas atitudes de carinho, afeto, amor, ética, criatividade, pedir e conceder desculpas, confiança, responsabilidade, obediência, para obter uma boa aprendizagem em novos conhecimentos.

. Fazer apresentação da Matemática, mostrando a presença dela em nossas vidas.

 . Pense!

“Porque a Matemática existe?”; “Para que serve?”; “Porque eu preciso estudar Matemática?”.
São perguntas frequentes feitas pelas pessoas que insistem em saber a finalidade da Matemática. A Matemática está presente no nosso dia a dia, aparece no nosso cotidiano de uma forma extraordinária e cada vez mais rápida e renovadora… O que seria de nós sem ela? Se pararmos para observar, a Matemática é tão fundamental como a Língua Portuguesa, assim como precisamos da linguística para falar nosso idioma, necessitamos dos números e operações para desempenhar várias funções da nossa vida.

. Apresentar o enigma como exemplo da questão 1

Fonte: https://www.smartkids.com.br/atividade/fosseis-enigma

 

. Orientar para fazer a atividade 1(anexo), as questões 1, 2 e 3

 

3ª aula e 4ª aula

1º momento

. Fazer uma segunda apresentação (para firmar o conhecimento da turma) mudando o foco

Eu sou ....(nome)

Fico triste quando.....

Não gosto de ........

. Após as apresentações, falar das emoções que causam sentimentos desagradáveis e as possíveis formas de lidar com os mesmos.

 

2º momento

. Fazer correção da atividade da aula anterior.

. Pedir comentários sobre a palavra encontrada no enigma da questão 3 da atividade 1 (anexo).

. Orientar para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=YAN2lDSjprE

II Semana: 05 a 10/04/2021

 

5ª aula e 6ª aula

1º momento

. Fazer uma terceira apresentação (para firmar o conhecimento da turma) mudando o foco

Eu sou ....(nome)

Fico feliz quando.....

Eu desejo muito ........

. Após as apresentações, falar das boas expectativas, dos desejos para o futuro e das formas de conseguir alcançar a realização dos planos, projetos, sonhos...

 

2º momento

. Fazer questionamentos sobre o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=YAN2lDSjprE

. Se necessário apresentar o vídeo no momento da aula e presentar questionamentos sobre o vídeo.

 

3º momento

. Pedir a leitura silenciosa do texto: O diário de Marta

. Fazer questionamentos sobre a leitura.

. Orientar para que leiam o texto oralmente, por parágrafos.

. Orientar para fazer a atividade 2 (anexo).

 

7ª aula e 8ª aula

1º momento

. Iniciar a aula com o jogo do número secreto (número mais ou menos)

- Escrever um número de 1 a 100. Exemplo 61

- Pedir cada aluno, um por vez, fale um número.

- Caso um aluno fale 18, responde mais

- Se outro falar 79, responde menos.

- A cada resposta, os alunos deverão perceber a proximidade do número, exemplo: se alguém falar 62, a resposta será menos e outro falar 60, portanto fica óbvio que o número secreto é o 61.

- Prosseguir até que todos compreendam o objetivo do jogo.

- Corrigir a atividade 2.

 

2º momento

. Apresentar exemplos semelhantes da atividade 3(anexo).

. Orientar para fazer a atividade 3(anexo).

 

 

RECURSOS: (   ) Livro didático; (   ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (   ) Computador;

(   ) Jogos; (   ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;   (   ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   ) 

(   ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (   ) Cartaz; (   ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

 

Professor: ______________________________________ Escola: _________________________________

ANEXOS

Atividade 1

MINHA VIDA EM NÚMEROS

 

1º) Complete as informações com os numerais. Solicite a ajuda de algum familiar que tenha estas informações. Muitas delas você pode descobrir sozinho/a:
a) Meu nome completo (nome e sobrenome) tem...letras.
b) Eu nasci no dia......no mês....... no ano de..............
c) Hoje eu tenho ........... anos.
d) No ano de 2030 eu terei ........... anos.
e) O número de meu sapato é...........
f) Eu tenho ........... irmãos.
g) Em minha casa moram........... pessoas.
h) Eu me levanto às ........... horas.
i) O número da minha casa é ...........
j) O número do telefone de minha casa (se tiver) é.........
l) Minha altura é ...........
m) Número do meu documento de identidade (se tiver) é: ...........................................

2º) Complete:
a) A sua idade está entre........ e .........anos.
b) Daqui a dez anos, a sua idade será........ anos.
c) Se você fosse 2 anos mais novo, você teria........ anos.
d) Se você fosse 6 anos mais velho(a), você teria........ anos.

 

3º) Faça os cálculos, troque as letras pelos números e descubra a palavra que indica o que sentimos quando acertamos uma questão de matemática.

A = 9x9                  C = 15 + 3              D = 50 - 14              E = 5x8

F = 8 x 4                  I = 5x 5                   L=9 x 8  

                    

32

40

72

25

18

25

36

81

36

40

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  Atividade 2

 

Leia o texto abaixo e perceba a necessidade em aprender Matemática.

 

O diário de Marta.

 

Querido diário, esse final de semana foi demais! Sexta feira, 26 de fevereiro umas cem pessoas do bairro viram no circo um palhaço ficar sem calças!

Eu estava na 1ª fila, cadeira A15!

Sábado, 27 de fevereiro, fiz a festa do meu 9º aniversário, das 20 horas até a uma. Afinal, foi a segunda vez que pude comemorar no dia certo.

Domingo, 28 de fevereiro eu e meus amigos flamenguistas lá do prédio, assistimos ao jogo pelo canal 7, meu time foi tricampeão, tivemos que subir de joelhos os 24 degraus da escada para agradecer.

 

Atividade (responda no caderno)

1º) Circule todos os números usados por Marta.

2º) Destaque a utilização dos números que ela fez para:

a) Contar                                    b) Medir

c)Ordenar                                  d) Codificar

3º) Em seu diário Marta usou os números com várias finalidades. Escreva dando exemplos a utilidade dos números em cada dia da semana.

a) Sexta feira

b) Sábado

c) Domingo

4º) Responda:

a) Quantas pessoas foram ao circo?

b) Qual a idade de Marta, após escrever o diário?

c)De acordo ao diário de Marta, quantas vezes o Flamengo foi campeão?

d)Quantas horas duraram a festa do aniversário de Marta?

5º) Explique o significado das palavras sublinhadas: Umas cem pessoas do bairro viram no circo um palhaço ficar sem calças.

Cem

Sem

6º) Resolva esses probleminhas. Faça as contas.

a) No circo que Marta foi o ingresso custava R$ 5,00. Se 100 pessoas foram ao circo na sexta feira, quanto a bilheteria arrecadou nesse dia?

b) Na arquibancada do circo cada fileira tinha 45 cadeiras. Sabendo-se que havia 8 fileiras, quantas cadeiras havia ao todo?

c) Em que dia, mês e ano Marta nasceu, sabendo-se que o diário foi escrito em 2012?

7º) De acordo ao texto, que emoções foram mostradas por Marta?

8º) Que emoções lhe vem a mente quando:

a) Seu time favorito é campeão?

b) Faz aniversário?

c) O seu time perde?

d) Tem alguém doente na família?

9º) Que emoções tem despertado em ti, diante da pandemia do corona vírus?

10º) Escreva uma pequena mensagem de esperança para sua família, colegas e professores para continuar vivendo bem durante a pandemia.

Atividade 3

 

1º) Descubra o número que pensei. O número começa com um algarismo ímpar e a soma de todos os algarismos é igual a 21. Circule o número procurado.

 

23.674                     5.671              73.498                    6.021          

 

973.210                  80.023           19.524                     29.671      

 

3.932                      45.612     

 

3º) O número 9 806 pode ser escrito da seguinte forma:

A) nove mil e oitenta e seis

B) nove mil oitocentos e sessenta

C) nove mil oitocentos e seis

D) nove mil oitenta sessenta

 

4º) O quadro abaixo mostra o número de torcedores presentes em um jogo entre Santa Cruz e Náutico.

 

O número total de torcedores nesse jogo foi:

a) 4.100                             b) 4.000

c) 2.150                             d)1.950

 

 

5º) Qual o valor do algarismo 5 no número 2.579?

A) 5 000                              B) 500

C) 50                                   D) 5

 

6º) Resolva as operações e marque a alternativa com o resultado correto.

a) 69 + 38 + 242 =

(   ) 348      (     )415       (   )349        (   ) 502

 

b) 230 + 150 =

(   ) 379        (   ) 380       (   ) 256       (    ) 594

 

c) 210 + 151 + 35 =

(   ) 521     (   )116         (   ) 396     (  ) 496

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia - O prazer em aprender Matemática.

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento:  Sem Matemática … ninguém vive (textos e leitura); Cálculos variados

Ano: 7º                          Período: de 29/03 a 10/04/20201       Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais.

 

(EF06MA01BA). Interpretar, comparar, ordenar, ler e escrever números naturais.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

 

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

I Semana:  29/03 a 1º/04/2021

 

1ª aula e 2ª aula:  Apresentações

1º momento

. Apresentação do professor

- Apresentar de forma dinâmica e agradável. Se desejar, usar a dinâmica:

Eu sou.....(nome, história do nome)

Eu sou assim .... (características)

Eu moro com .....

Eu gosto de .......

. Apresentação do aluno(a). Se desejar, usar a mesma dinâmica:

Eu sou.....(nome, história do nome)

Eu sou assim .... (características)

Eu moro com .....

Eu gosto de .......

. Após as apresentações, falar das emoções que causam os bons sentimentos, das sensações agradáveis, e as possíveis formas de lidar com os mesmos.

 

2º momento

. Apresentar regras de boa convivência, enfatizando que  para viver em paz e em harmonia, devemos vivenciar diversas emoções e nos preparar para conhecer melhor a nós mesmos, a nossa família, amigos e colegas desenvolvendo algumas atitudes de carinho, afeto, amor, ética, criatividade, pedir e conceder desculpas, confiança, responsabilidade, obediência, para obter uma boa aprendizagem em novos conhecimentos.

. Propor o jogo bate e volta das emoções.

- O professor faz a pergunta e o aluno completa

Gosto muito de ......

Não gosto de .......

Fico feliz quando ......

Sinto falta de ........

Fico triste quando ...........

Estou precisando de ............

Na aula de Matemática eu .....

Me dá preguiça quando ...............

Estou com saudade de ...........

Costumo chorar quando .............

Estou cansado(a) de ..............

O que eu queria mesmo era ........

Sinto falta de ..............

Não gosto quando ........

Quando não consigo entender a atividade eu .......

Eu gostaria que todos .......................

 

. Socializa as respostas dos sentimentos apresentados.

 

3ª aula e 4ª aula

1º momento

. Fazer uma segunda apresentação (para firmar o conhecimento da turma) mudando o foco

Eu sou ....(nome)

Fico triste quando.....

Não gosto de ........

. Após as apresentações, falar das emoções que causam sentimentos desagradáveis e as possíveis formas de lidar com os mesmos.

 

2º momento

. Apresentar um exemplo de um enigma e de um desafio

Fonte: https://www.smartkids.com.br/content/puzzles/images/574/print/enigma02.pdf

DESAFIO: Descubra o valor do emoji feliz e do emoji triste

                                       6 + 9 = 15           

                                       6 x 9 = 54

                                       9 – 6 = 3

                                     Então o emoji triste vale =9

 

 

3º momento

. Orientar para fazer a atividade 1 (anexo).

 

II Semana: 04 a 10/04/2021

 

5ª aula e 6ª aula

1º momento

. Fazer uma terceira apresentação (para firmar o conhecimento da turma) mudando o foco

Eu sou ....(nome)

Fico feliz quando.....

Eu desejo muito ........

. Após as apresentações, falar das boas expectativas, dos desejos para o futuro e das formas de conseguir alcançar a realização dos planos, projetos, sonhos...

. Corrigir a fazer a atividade 1, fazendo comentários e socializando a frase encontrada.

 

2º momento

 

. Fazer apresentação da Matemática, mostrando a presença dela em nossas vidas

. Pense!

“Porque a Matemática existe?”; “Para que serve?”; “Porque eu preciso estudar Matemática?”.
São perguntas frequentes feitas pelas pessoas que insistem em saber a finalidade da Matemática. A Matemática está presente no nosso dia a dia, aparece no nosso cotidiano de uma forma extraordinária e cada vez mais rápida e renovadora… O que seria de nós sem ela? Se pararmos para observar, a Matemática é tão fundamental como a Língua Portuguesa, assim como precisamos da linguística para falar nosso idioma, necessitamos dos números e operações para desempenhar várias funções da nossa vida

. Orientar para fazer a leitura silenciosa do texto da atividade 2 (anexo).

. Fazer questionamentos sobre o texto.

. Iniciar a leitura oral do texto, solicitar que ao parar de ler, um aluno prossiga a leitura até um sinal dado, para outro colega continua a leitura.

. Orientar para fazer atividade 2

 

7ª aula e 8ª aula

1º momento

. Fazer a correção da atividade 2 (anexo).

 

2º momento

. Apresentar com comentários:

 Sem matemática … ninguém vive

“O estudo do comportamento das endemias e da evolução de inúmeras doenças, depende da Matemática”. A importância da Matemática no auxílio de outras ciências como a medicina, a genética, a biologia, a farmacologia entre outras.

. Comentar a real situação da cidade, do país, do mundo, com a pandemia do corona vírus, e apresentar meios de conviver com a situação sem maior sofrimento mediante maneiras de evidenciar os sentimentos advindos das emoções 

. Pedir exemplos aos alunos, sobre em que eles veem os números presentes nas informações sobre o COVID 19.

. Apresentar o gráfico abaixo e fazer a leitura do mesmo: data, fonte, título, números de mortes na Bahia e outros estados, números da coluna, outros,

 

. Orientar a fazer a atividade 3 (anexo).

RECURSOS: (   ) Livro didático; (   ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (   ) Computador;

(   ) Jogos; (   ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;   (   ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   ) 

(   ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (   ) Cartaz; (   ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

 

Professor: ______________________________________ Escola: _________________________________ 

 

 

ANEXOS

ATIVIDADE 1

1°) Faça os cálculos, troque as letras pelos números e descubra a frase que nos faz ser melhor conosco e com os outros.

P = 23 +135                     O = 6 x 25                  T = 40 - 27                      A = 5 x 20        

S = 950 – 472                  I =18 : 2                     M = 900 + 120                 R = 4 x 35              

C =3 x 28                         N =70 – 25                U = 47 + 18 + 7               G= 5 x 12

E=1.605 + 15                   D = 8 x 7                   L = 9 x 9

*É um espaço vazio

158

1.620

56

9

140

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

56

1.620

478

84

72

81

158

100

478

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.620

*

72

1.020

*

81

9

45

56

150

 

*

 

 

 

 

 

 

 

 

60

1620

478

13

150

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2º) Desafios: Descubra qual é o resultado

  

 

3º) Calcule:

Fonte:desafios+matemáticos+com+emojis&tbm=isch&ved=2ahUKEwjU5Mqdss7vAhVRHrkGHcrOC6MQ2cCegQIABAA&oq=desafios+matemáticos+com+emojis&gs_lcp=CgNpbWcQAzoKCAAQsQMQgwEQQzoICAAQsQMQgwE6BAgAEEM6AggAOgYIABAFEB46BggAEAgQHjoECAAQHjoECAAQGFDwigNY5awDYJSwA2gAcAB4AIABmgKIAYsLkgEGMC4xMC4xmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pb

 

ATIVIDADE 2

Leia o texto a seguir, em voz alta:

 

Diálogo numérico

 

Um homem chega numa repartição pública e pergunta:

- Sr. 4.324 está?

- Quem devo anunciar?

- Diga que é o 5.395.439

- Infelizmente o Sr. 4.324 não está. Não quer falar com o 33?

- Melhor ainda, eu nem sabia que o 33 trabalhava aqui.

- Trabalha sim, senhor. Ele é o assistente do Dr. 329.121, desde que o Dr. 4.324 foi transferido.

 Minutos depois aparece o 33.

- Mas que prazer, há quanto tempo. Como vão seus irmãos?

- Todos bem. O 5.327 casou; o 78.826 está morando em São Paulo e o 45.877 é assistente do General 4.594, em Brasília.

- Em que posso servi-lo 5.395.439?

- Um probleminha. Eu estava no meu carro com o 444, o 776 e o 728.001, quando o sinal abriu, veio o carro dirigido pelo Sr. 575.575 e bateu no nosso. Houve testemunhas: o 423.666; o 765.222 e o 888.888. O guarda 333.562 anotou tudo direitinho.

- Deixa comigo, meu caro 5.395.439. Meu secretário, o 321, resolve isso em um minuto.

- Muito obrigado 33.

- De nada. Lembranças a sua mãe, dona 877.425.

- Minha mãe é 877.435, 877.425 é o Presidente da República.

- Perdão mais os nomes são tá parecidos, não é?

                                    Fonte: https://atividadesinfantilp.blogspot.com/2018/10/texto-dialogo-leon-eliachar-matematica.html

 

 

1º) Agora responda as questões no caderno.

 

a) Quantos personagens possui o texto?

b) Quem é procurado por 5.395.439?

c) Quem são os irmãos do personagem principal?

d) Quem estava com ele no momento da batida entre os carros?

e) Quem serviu de testemunhas?

f) Qual personagem tem o nome representado pelo maior número?

g) Quantos personagens tem o texto e quais são eles?

h) Quem é o guarda?

i) quem é o secretário?

j) Quem é presidente?

k) Quem é a mãe?

l) De acordo ao texto que repartição pública é essa?

m) O que pensa se todos nós tivéssemos nossos nomes em forma de número?

n) Que número seria o seu nome?

 

2º) Escreva o que se pede:

a) Os números em ordem crescente.

b) Por extenso os números pares

 

3º) Complete o texto usando números

Na ___ se­ma­na de ­abril, nu­ma ___ fei­ra, cer­ca de ___ pessoas par­ti­ci­pa­ram da reu­nião da As­so­cia­ção de ­Pais e Mes­tres da escola. No en­con­tro, ___ as­sun­tos fo­ram discuti­dos. Os pre­sen­tes co­me­ram ___ sal­ga­di­nhos no to­tal e con­su­mi­ram ___ gar­ra­fas de re­fri­ge­ran­te de ___ li­tros cada. O pon­to prin­ci­pal da reu­nião foi a or­ga­ni­za­ção da Fes­ta Ju­ni­na. Foi de­ci­di­do que o even­to se­ria rea­li­za­do no dia ___ de ju­nho, ou se­ja, cer­ca de ___ ­dias de­pois do iní­cio das au­las e ___ ­dias an­tes do iní­cio das fé­rias de ju­lho. Es­ti­ma-se que ___ pes­soas com­pa­re­cerão à fes­ta, bem ­mais do que os ___ do ano pas­sa­do. Pa­ra ­elas, ha­ve­rá ___ bar­ra­cas de jo­gos e ___ bar­ra­cas de co­mes e be­bes. O pon­to al­to vai ser a qua­dri­lha, com ___ alu­nos par­ti­ci­pan­tes.

 

4º) Agora use a imaginação e escreva um pequeno texto, usando os números como personagem

 

ATIVIDADE 3

) Observe o Gráfico dos índices do Corona vírus em Itamaraju do dia 24/03/2021 e responda:

 

a) Qual o título do gráfico ?___________________________________________________

b) De onde foram retiradas as informações para esse gráfico?

c) Qual o total de internados? ___________________________________

d) Quantos foram transferidos? __________________________________

d) Escreva por extenso o número total de casos que estão aguardando resultado e em recuperação.

_________________________________________________________________________

e) Qual diferença entre: Aguardando resultado e óbitos?

f) Indique a diferença entre: os que estão em recuperação e transferidos.

2º) Veja, abaixo, o mapa de uma parte de nossa região

 

A

B

C

D

1

 

 

 

 

2

 

 

 

 

3

 

 

 

 

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora, vamos localizar algumas cidades indicando a letra e o número correspondente. Leve em consideração a posição do nome da cidade.

a)       Itamaraju: (___;____)

b)      Mucuri :(___;___)

c)       Prado:(___;____)

d)      Nova Viçosa: (__;___)

e)       Teixeira de Freitas: (___;____)

3º) Antônio precisa de ajuda para solucionar uma subtração. Ele já tem algumas informações, mas conta com sua ajuda para finalizar, substitua o * por números correspondentes.

Caixa de Texto: 3*87
             -  *789   __________________
                0 8*8
 

 

 

 

 

 


4º) Quando Joana entrou em sua sala de aula, a professora estava apagando o quadro negro, mas ela ainda

pode ver algo escrito, conforme mostra a figura abaixo. Qual é o número que foi apagado?

(A) 8       (B) 9           (C) 11           (D) 12

 

 

 

5º) As paradas de ônibus de uma cidade são localizadas por números em uma reta numérica. A figura a seguir

representa as paradas, o ponto P indica o número 960 e o ponto U o número 1010.

 

Em qual ponto está localizada a parada 990, sabendo que a diferença entre o valor de um ponto e o valor de outro ponto consecutivo é de 10 unidades?

(A) Q                (B) R                           (C) S                               (D) T

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia – Desenvolvendo empatia por Matemática

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: A Matemática na vida  (textos e leitura); Cálculos variados

Ano: 8º                          Período: de 29/03 a 10/04/20201       Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

(EF06MA03):Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

 

(EF06MA01BA): Interpretar, comparar, ordenar, ler e escrever números naturais.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

 

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

I Semana:  29/03 a 1º/04/2021

 

1ª aula e 2ª aula:  

1º momento

. Apresentação do professor

- Apresentar de forma dinâmica e agradável.

Eu sou.....(nome, história do nome)

Eu sou assim .... (características)

Eu moro com .....

Eu gosto de .......

. Apresentação do aluno(a).

Eu sou.....(nome, história do nome)

Eu sou assim .... (características)

Eu moro com .....

Eu gosto de .......

. Após as apresentações, falar das emoções que causam os bons sentimentos, das sensações agradáveis, e as possíveis formas de lidar com os mesmos.

 

2º momento

 

. Apresentar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=kiz5mFkOqn0

. Instigar os alunos a falar o que compreendeu da música

. Titulo

. Artista envolvidos

. Qual o objetivo letra da música?

. De que forma ela pode ser influência aos estudantes?
, O que poderá acontecer se você parar de estudar?

. Na sua opinião a pandemia aumentou a evasão escolar?

. A pandemia é motivo ou justificativa sem causa para o abandono escolar?
. O que entendeu sobre o trecho da música: Não abandone o seu futuro/ Dê duro, lute por ele (Resista, resista)?

. Na sua opinião, o que o autor quis dizer: Se não dá pra ir pra escola agora/ Não deixe a escola ficar longe de você/ Ligue, clique, se conecte?

 

 . Apresentar regras de boa convivência, enfatizando que  para viver em paz e em harmonia, devemos vivenciar diversas emoções e nos preparar para conhecer melhor a nós mesmos, a nossa família, amigos e colegas desenvolvendo algumas atitudes de carinho, afeto, amor, ética, criatividade, pedir e conceder desculpas, confiança, responsabilidade, obediência, para obter uma boa aprendizagem em novos conhecimentos

. Mostrar a receita da boa convivência:

 

. Solicitar que produzam uma receita de boa convivência e trazer na próxima aula

 

3ª aula e 4ª aula

1º momento

. Socializar as receitas de boa convivência

 

2º momento

. Apresentar comentários sobre a importância da matemática na nossa vida.

 

 “Porque a Matemática existe?”; “Para que serve?”; “Porque eu preciso estudar Matemática?”.
São perguntas frequentes feitas pelas pessoas que insistem em saber a finalidade da Matemática. A Matemática está presente no nosso dia a dia, aparece no nosso cotidiano de uma forma extraordinária e cada vez mais rápida e renovadora… O que seria de nós sem ela? Se pararmos para observar, a Matemática é tão fundamental como a Língua Portuguesa, assim como precisamos da linguística para falar nosso idioma, necessitamos dos números e operações para desempenhar várias funções da nossa vida.

A Matemática apresenta papel fundamental na sociedade e na formação integral do cidadão, estimulando o desenvolvimento das capacidades de pensamento lógico, da autonomia, interpretar, argumentar, analisar, avaliar, tirar suas próprias conclusões, fazer conjecturas, tomar decisões, e, contudo, compreender melhor a realidade em que está inserido, e quando necessário, fazer intervenções no meio em que se vive.

 

. Apresentar o texto da atividade 1(anexo).

. Orientar com bastante atenção para que leiam o texto, trocando os números por letras.

. Orientar para fazer a atividade 1(anexo).

 

5ª aula

. Corrigir a atividade 1(anexo).

 

II Semana: 04 a 10/04/2021

 

6ª aula e 7ª aula

1º momento

. Apresentar com comentários:

 Sem matemática … ninguém vive

“O estudo do comportamento das endemias e da evolução de inúmeras doenças, depende da Matemática”. A importância da Matemática no auxílio de outras ciências como a medicina, a genética, a biologia, a farmacologia entre outras.

. . Comentar a real situação da cidade, do país, do mundo, com a pandemia do corona vírus, e apresentar meios de conviver com a situação sem maior sofrimento mediante maneiras de evidenciar os sentimentos advindos das emoções 

. Pedir exemplos aos alunos, sobre em que eles veem os números presentes nas informações sobre o COVID 19.

. Apresentar o gráfico abaixo e fazer a leitura do mesmo: data, fonte, título, números de mortes na Bahia e outros estados, números da coluna, outros,

 

 

2º momento

. Orientar a fazer a atividade 2 (anexo).

 

8ª aula e 9ª aula

1º momento

. Corrigir a atividade 2 (anexo).

 

10ª aula

1º momento

. Apresentar o poema: Matemática da vida

Em nossa vida, como na matemática, devemos: 

 Somar alegrias;

Diminuir tristezas; 

Multiplicar felicidade; 
E dividir amor. 

 

. Socializar a mensagem do poema

. Orientar para a atividade 3 (anexo).

 

RECURSOS: (   ) Livro didático; (   ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (   ) Computador;

(   ) Jogos; (   ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;   (   ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; (  ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   ) 

(   ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (   ) Cartaz; (   ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

 

Professor: ______________________________________ Escola: _________________________________ 

ANEXOS

LETRAS:TAMO JUNTO (NÃO DESISTA) Carlinhos Brown e Lexa

Mais, cara, mais, cara (Oh, oh)
Mais, cara, cara, mais, cara, cara
Mais, cara, mais, cara, cara
Não abandone o seu futuro (Oh)
Dê duro, lute por ele (Você não 'tá sozinho)
Não abandone o seu destino
Só o ensino te leva lá (Você não 'tá sozinho)
Não abandone você mesmo
Recarregue pra recomeçar (Você não 'tá sozinho, você não 'tá sozinho)
Agora 'tá difícil, irmão, aprender com a escola de mão
Mas vai passar, mas vai passar
Quem não parar, vai chegar lá
Não desista, resista, sim
Não desista, desista, não
Não desista do seu futuro
Não desista da educação
Se não dá pra ir pra escola agora
Não deixe a escola ficar longe de você
Ligue, clique, se conecte
Não desista do direito, seu direito de aprender
Ruxell no beat

O mundo parou, parou
Mas ninguém vai te parar, parar
'Tá chato, 'tá ('tá, 'tá, 'tá, 'tá, 'tá, 'tá)
'Tá dureza, 'tá ('tá, 'tá, 'tá, 'tá, 'tá, 'tá)
Mas uma certeza tenho, tenho
Quem não parar, vai chegar lá, meu bem
Meu bem
Não desista, resista, sim
Não desista, desista, não
Não desista do seu futuro
Não desista da educação
Não desista, resista, sim
Não desista, desista, não
Não desista do seu futuro
Não desista da educação
Não abandone o seu futuro
Dê duro, lute por ele (Resista, resista)
Não abandone o seu destino
Só o ensino te leva lá (Resista)
Não abandone você mesmo
Recarregue pra recomeçar, ah, ah
Agora 'tá difícil, irmão, aprender com a escola de mão
Mas vai passar, vai passar
Quem não parar, vai chegar lá

 

Atividade 1

Tente decifrar esse texto!!!  Se você conseguir ler as primeiras palavras o cérebro decifrará o restante

3M UM D14 D3 V3R40, 3574V4 N4 PR414, 0853RV4ND0 DU45 CR14NC45 8R1NC4ND0 N4 4R314. 3L45 7R484LH4V4M MU170 C0N57RU1ND0 UM C4573L0 D3 4R314, C0M 70RR35, P4554R3L45 3 P4554G3NS 1N73RN45. QU4ND0 3575V4M QU453 4C484ND0, V310 UM4 0ND4 3 D357RU1U 7UD0, R3DU21ND0 0 C4573L0 4 UM M0N73 D3 4R314 3 35PUM4. 4CH31 QU3, D3P015 D3 74N70 35F0RC0 3 CU1D4D0, 45 CR14NC45 C41R14M N0 CH0R0, C0RR3R4M P3L4 PR414, FUG1ND0 D4 4GU4, R1ND0 D3 M405 D4D45 3 C0M3C4R4M 4 C0N57RU1R 0U7R0 C4573L0. C0MPR33ND1 QU3 H4V14 4PR3ND1D0 UM4 GR4ND3 L1C40; G4574M05 MU170 73MP0 D4 N0554 V1D4 C0N57RU1ND0 4LGUM4 C0154 3 M415 C3D0 0U M415 74RD3, UM4 0ND4 P0D3R4 V1R 3 D357RU1R 7UD0 0 QU3 L3V4M05 74N70 73MP0 P4R4 C0N57RU1R. M45 QU4ND0 1550 4C0N73C3R 50M3N73 4QU3L3 QU3 73M 45 M405 D3 4LGU3M P4R4 53GUR4R, 53R4 C4P42 D3 50RR1R! S0 0 QU3 P3RM4N3C3 3 4 4M124D3, 0 4M0R 3 C4R1NH0. 0 R3570 3 F3170 D3 4R314 3N73ND3U?

P4R483N5!!!

 

1°) Reescreva esse texto trocando os números por letras.

2º) Descubra o número corresponde a cada letra: Exemplo: A = 4, B=8

Que mensagem o texto nos traz?

3º) Que emoções o texto te despertou?

4°) Faça os cálculos e descubra o valor do emoji apaixonado.

 

 

 

Atividade 2

1º) Observe o Gráfico dos índices do Corona vírus em Itamaraju do dia 24/03/2021 e responda:

 

a) Qual o título do gráfico ?___________________________________________________

b) De onde foram retiradas as informações para esse gráfico?

c) Qual o total de internados? ___________________________________

d) Quantos foram transferidos? __________________________________

d) Escreva por extenso o número total de casos que estão aguardando resultado e em recuperação.

e) Qual diferença entre: Aguardando resultado e óbitos?

f) Indique a diferença entre: os que estão em recuperação e transferidos.

2º) Veja, abaixo, o mapa de uma parte de nossa região

 

 

A

B

C

D

1

 

 

 

 

2

 

 

 

 

3

 

 

 

 

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora, vamos localizar algumas cidades indicando a letra e o número correspondente. Leve em consideração a posição do nome da cidade.

a) Itamaraju: (__1_;_c__)                                b)Mucuri :(___;___)

c) Prado:(___;____)                                         d)Nova Viçosa: (__;___)

e) Teixeira de Freitas: (___;____)

 

Atividade 3

 

1º) Observe o demonstrativo de pagamento de Leandro e responda às questões:

a) Qual é o salário de Leandro?

b) Um colega de Leandro tem os mesmos descontos e recebe 1.000 reais. Qual é o salário desse colega de Leandro?

 

2º) Numa escola, foi realizada uma pesquisa para saber de quais jogadores de futebol os alunos mais gostavam. Constatou-se que 133 alunos gostavam apenas do Ronaldinho Gaúcho; 75 alunos gostavam do Neymar; 37 gostavam do Ronaldinho Gaúcho e do Neymar; 29 não opinaram.

 

a) Quantos alunos foram entrevistados?

 

b) Quantos alunos gostavam do Ronaldinho Gaúcho?

 

3º) Escolha alguns dos números do quadro abaixo e complete os esquemas de forma que a soma obtida pela adição dos números de mesma linha seja 40.

        a)alt_text                                                    b) alt_text​​

4º) Maria fez uma subtração e escondeu os algarismos do primeiro número para que sua irmã descobrisse.

                            Qual foi o número escondido por Maria?___________

Atividade 4

 

1º) Resolva as operações e descubra o que cada operação indica:

Amor = 1.551                                                  Tristeza =7.641

Alegria = 25.020                                             Felicidade =5.563

 

a) 3 x 2.547 = ................................                                b) 23 + 4.913 + 627 = .........................

c) 2009 – 458 = ............................                                d) 12 x 2085 = ....................................

2º) Um litro de suco é equivalente à quantidade de copos cheios indicada na figura abaixo.

Quantos litros de suco são necessários para encher 81 copos?

 

 

3º) A figura abaixo mostra a quantidade de moedas que as irmãs Ana e Maria levaram para comprar lanche na escola.

 

Elas compraram um pacote de biscoito por R$ 1, 19; um suco por R# 0, 50 e um guaraná por R$0,76. Quanto sobrou de troco para elas?

 

3º) Na reta numérica abaixo, o PONTO E corresponde ao número inteiro -9 e o ponto F, ao inteiro -7.

Nessa reta, o ponto correspondente ao inteiro zero estará:

(A) sobre o ponto M.                                  (B) entre os pontos L e M.

(C) sobre o ponto J.                                     (D) entre os pontos I e J.

 

5º) Ajude os alienígenas chegar em sua nave. Para encontrar o caminho, resolva as operações e pinte o resultado:

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia - Desmistificando a Matemática 

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: Minha vida em números (textos e leitura); Cálculos variados

Ano: 9º                          Período: de 29/03 a 10/04/20201       Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

EF06MA01): Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais.

(EF06MA01BA): Interpretar, comparar, ordenar, ler e escrever números naturais.

(EF06MA19): Identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.

(EF08MA01): Efetuar cálculos com potências.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

 

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

COMPETÊNCIAS GERAIS

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

I Semana:  29/03 a 1º/04/2021

 

1ª aula e 2ª aula

1º momento

. Apresentação do professor

- Apresentar de forma dinâmica e agradável.

Eu sou.....(nome, história do nome)

Eu sou assim .... (características)

Eu moro com .....

Eu gosto de .......

. Apresentação do aluno(a).

Eu sou.....(nome, história do nome)

Eu sou assim .... (características)

Eu moro com .....

Eu gosto de .......

. Após as apresentações, falar das emoções que causam os bons sentimentos, das sensações agradáveis, e as possíveis formas de lidar com os mesmos.

 

2º momento

. Apresentar regras de boa convivência, enfatizando que  para viver em paz e em harmonia, devemos vivenciar diversas emoções e nos preparar para conhecer melhor a nós mesmos, a nossa família, amigos e colegas desenvolvendo algumas atitudes de carinho, afeto, amor, ética, criatividade, pedir e conceder desculpas, confiança, responsabilidade, obediência, para obter uma boa aprendizagem em novos conhecimentos.

. Apresentar a tabela das letras e números:

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

U

V

W

X

Y

Z

 

 

 

 

1

2

3

4

5

6

 

 

 

 

 

. E as palavras com valores atribuídos:

Empatia = 35                  Autoestima = 54                           Ética= 28                             Resiliência= 63

Confiança = 36               Responsabilidade= 83                  Autonomia = 39                   Criatividade= 65

. Ditar os números e pedir que façam a soma dos mesmos de acordo aos números da tabela:

Exemplo:

a) 5 + 10 + 9 + 3 + 1 =  ...... e perguntar: essa palavra é.......... resposta ética ( deixa os alunos descobrirem qual é a palavra)

b) 3+ 8 +9 + 1 + 10 +9 +2 +9 +4 + 1 + 4 + 5 = ....................

c) 5 + 3 + 6 + 1 +10 +9 +1 = ....................... 

d) 8 +5 +9 + 6 + 5 + 4 +9 +1 +2 +9 +2 +9 +4 + 1 +4 +5 =................

e) 1 + 1 +10 +5 +5 + 9 + 10 +9 +3 + 1 = = .................

f) 3 + 5 + 4 +6 + 9 + 1 +4 + 3 + 1 = ...............

g) 1 + 1 +10 +5 + 4 +5 +3 + 9 + 1 = .................

h) 8 + 5+ 9 + 9 + 2 + 9 + 5 + 4 +3 + 9 +1 = .................

    As respostas são: a) ética; b) criatividade; c) empatia; d) responsabilidade, e) autoestima, f) confiança, g) autonomia, h) resiliência

. Questionar o que sabem sobre essas palavras.

. Socializar os significados das mesmas e apresentar a necessidade de vivenciar emoções que evidenciem essas práticas, nas atuais circunstâncias que vivemos momento.

. Solicitar que criem 5 palavras que expressem emoções e sentimentos, no mesmo formato ou parecido, segundo a tabela acima.

 

3ª aula e 4ª aula

1º momento

. Socializar as frases criadas

 

2º momento

. Fazer uma breve apresentação sobre o texto abaixo ou apresentar o texto aos alunos.

 

 MINHA VIDA EM NÚMEROS

 

A Numerologia Pitagórica baseia-se numa tabela que atribui números para cada uma das letras do alfabeto. Somando os valores das letras de um nome, chega-se à um resultado de um dígito, apenas. Esse número corresponde à características da sua personalidade. E então, você confere as informações equivalente ao resultado final do seu nome, ou, até mesmo, as características de cada uma das letras. Pitágoras, filósofo grego, considerado o pai da Matemática, criou o sistema pitagórico; este sistema consiste em dar a cada letra do alfabeto um número correspondente.

. Comentar a biografia de Pitágoras.

. Apresentar a tabela de equivalência entre letras e números e a correlação numérica (anexo)

. Escrever o próprio nome como o exemplo

João da Silva
J = 1;        O = 6;       A = 1;         O = 6              D = 4;         A = 1
S = 1;       I = 9;          L = 3;        V = 4;             A = 1

 

. Soma os números correspondentes aos valores das letras.
Ex.: 1 + 6 + 1 + 6 + 4 + 1 + 1 + 9 + 3 + 4 + 1 = 37


. A soma é feita até que o número se reduza a um algarismo.

Exemplo:
37 = 3 + 7 = 10
10 = 1+0 = 1

 

. Na correlação numérica localizar as suas características e possíveis ocupações profissionais

. Orientar para fazer a atividade 1 (anexo)

 

II Semana: 05 a 10/04/2021

 

5ª aula e 6ª aula

1º momento

. Socializar a atividade da aula anterior

. Apresentar um relato do texto ou o próprio texto:

Se ficarmos atentos a tudo que acontece ao nosso redor, iremos ver que a Matemática não se trata apenas de uma simples diversão ou de uma simples aula chata na escola, mas sim, de algo muito importante que faz parte do nosso dia a dia e que carregaremos pelo resto da vida!

Compreender Matemática exige determinação própria para poder analisar o que já sabe, encarar o desafio do que ainda não conhece e buscar formas de compreender.

. Questionar:

- Matemática é a vilã de todos componentes? Por quê?

- Porque a Matemática existe?

- Para que serve?

- Porque é preciso estudar Matemática?

- Cite algo que perceba presença da Matemática.

. Fazer um breve discurso sobre a importância da Matemática

 

2º momento

. Com exemplos relembrar: as quatro operações fundamentais, potência, classificação de ângulos.

. Orientar para fazer a atividade 2 (anexo).

 

7ª aula e 8ª aula

1º momento

. Fazer a correção da atividade 2 (anexo), esclarecendo dúvidas e apontando soluções.

 

2º momento

. Apresentar o jogo do número secreto (número maior ou menor, par ou ímpar)

- Escrever um número de 1 a 100. Exemplo 66

- Pedir cada aluno, um por vez, fale um número.

- Caso um aluno fale 18, responde mais

- Se outro falar 79, responde menos.

- A cada resposta, os alunos deverão perceber a proximidade do número, exemplo: se alguém falar 67, a resposta será menos e outro falar 65será mais, portanto fica óbvio que o número secreto é o 66.

- Prosseguir até que todos compreendam o objetivo do jogo.

 

3º momento

 

- Fazer uma pequena arguição de tabuada

. Apresentar exemplos semelhantes da atividade 3(anexo).

. Orientar para fazer a atividade 3(anexo).

 

9 aula e 10ª aula

. Corrigir a atividade 3(anexo).

 

2º momento

. Apresentar a pirâmide mágica abaixo e orientar como resolvê-la

. Fazer as devidas explicações para resolver as operações, responder as operações e completar a pirâmide.

. Orientar para fazer a atividade 4 (anexo).

 

 

RECURSOS: (   ) Livro didático; (   ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (   ) Computador;

(   ) Jogos; (   ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;   (   ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; (X ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   ) 

(   ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (   ) Cartaz; (   ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: ______________________________________ Escola: _________________________________

 

ANEXOS

Atividade 1

MINHA VIDA EM NÚMEROS

 

A Numerologia Pitagórica baseia-se numa tabela que atribui números para cada uma das letras do alfabeto. Somando os valores das letras de um nome, chega-se à um resultado de um dígito, apenas. Esse número corresponde à características da sua personalidade. E então, você confere as informações equivalente ao resultado final do seu nome, ou, até mesmo, as características de cada uma das letras. Pitágoras, filósofo grego, considerado o pai da Matemática, criou o sistema pitagórico; este sistema consiste em dar a cada letra do alfabeto um número correspondente. No entanto, a Numerologia só trabalha com números de 1 a 9; assim, o alfabeto fica distribuído por números segundo a tabela que se segue:

Fonte: http://tralhasuteis.blogspot.com/2014/04/numerologia-pitagorica.html

1º) Escreva o seu nome completo (com o nome que consta em sua documentação). Ex.: João da Silva

2º) Verifica o valor numérico correspondente às letras do seu nome, de acordo com a tabela de equivalência:
Ex.: João da Silva
J = 1; O = 6; A = 1; O = 6
D = 4; A = 1
S = 1; I = 9; L = 3; V = 4; A = 1


3º) Soma os números correspondentes aos valores das letras.
Ex.: 1 + 6 + 1 + 6 + 4 + 1 + 1 + 9 + 3 + 4 + 1 = 37

4º) A soma é feita até que o número se reduza a um algarismo. Exemplo:
37 = 3 + 7 = 10
10 = 1+0 = 1

5º) Agora de acordo ao resultado do seu nome, confira na tabela da correlação o significado do seu número pessoal.

 

Atividade 2

 

1º) Reescreva o texto registrando os números com todos os algarismos. Depois, responda à pergunta.

Onde a leitura dos números é mais fácil: no texto acima ou no texto que você escreveu? Por quê?

 

2º) Descubra os números das fichas não numeradas em cada caso.

a) As fichas numeradas abaixo foram distribuídas conforme a sequência dos números ímpares.

b) As fichas numeradas abaixo foram distribuídas conforme a sequência dos números pares.

3º) Resolva a operação abaixo, substituindo os quadradinhos pelos algarismos corretos.                                                                
alt_text  

 

 

4º) Uma calculadora tem duas teclas: D, que duplica o número, e T, que apaga o algarismo das unidades. Se uma pessoa escrever 1999 e apertar em sequência D,T, D e T, o resultado será qual número?

 

5º) Considerando o alfabeto oficial, que não inclui as letras K, W e Y, complete a série abaixo e descubra a próxima letra.

B    D    G    L    Q    ...

Ex. De B para D, avançamos 2 letras (C, D).
De D para G, avançamos 3 letras (E, F, G).
De G para L, avançamos 4 letras (H, I, J, L).
De L para Q, avançamos 5 letras (M, N, O, P, Q).

Portanto, agora devemos avançar 6 letras, a partir do Q:

 

6º) De acordo com o triângulo ao lado, assinale a alternativa correta:

 

(A) O valor de x é 20° e este é um triângulo retângulo.

(B) O valor de x é 80° e este é um triângulo acutângulo.

(C) O valor de x é 75° e este é um triângulo escaleno.

(D) O valor de x é 90° e este é um triângulo isósceles.

 

 

7º) A figura seguinte, formada por nove espaços, deverá ser preenchida pelos números se 1 a 9, inclusive, sem se repetir qualquer desses números e estando todos presentes, de modo a que a soma de cada um dos três lados do triângulo 21.

8º) Meu pomar  

                                                                                         Com base no poema, qual a quantidade de laranjas do pomar?

Com apenas oito laranjeiras,                                         A) 48 = 65.536

formei o meu pomar.                                                      B) 84 = 32.768 

São grandes e formosas,                                                  C) 84 = 4.096 

bonitas de se olhar.                                                          D) 83 = 512

 

Cada uma com oito galhos,

cada galho com oito ramos,

cada ramo com oito frutas.

 

Contando com paciência,

um número de frutas encontrarei,

 e na forma de potência eu o escreverei...

 

Atividade 3

 

1º) O resultado da operação é

 

a)      – 20                       b) – 18                     c) 18                           d) 34

 

2º) Antônio aproveitou a promoção e comprou a câmera do anúncio abaixo. Qual é o valor de cada prestação que Antônio vai pagar?                                     

A) R$ 123,00.

B) R$ 150,00. 

C) R$ 153,00.

D) R$ 459,00.

 

 

 

 

3º) Calcule



 

              Atividade 4

 

1º) Descubra o segredo e complete as pirâmides. Lembre-se de baixo para cima soma, de cima para baixo subtrai.

                                      


                                    

2º) Reproduza a trilha no caderno siga resolvendo as operações:



Nenhum comentário:

Postar um comentário