Tema: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia - Aprender Matemática é
bom |
Unidade Temática: Números |
Objeto de Conhecimento: A Matemática no nosso
dia a dia (textos e leitura); Cálculos variados envolvendo adição e
subtração. |
|
Ano: 6º Período: de 29/03 a 10/04/20201 Nº de Aulas: 08 |
|
HABILIDADES |
|
EF06MA01) Comparar,
ordenar, ler e escrever números naturais. (EF06MA01BA). Interpretar, comparar, ordenar, ler e escrever
números naturais. |
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
|
|
1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das
necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos
históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas
científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções,
inclusive com impactos no mundo do trabalho. 2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de
investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo
aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
8. Conhecer-se,
apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade
humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e
capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar a empatia,
o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e
promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes,
identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer
natureza. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência;
Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade;
Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
I Semana: 29/03 a
1º/04/2021 1ª aula e 2ª aula 1º
momento . Apresentação do
professor - Apresentar de forma
dinâmica e agradável. Eu sou.....(nome,
história do nome) Eu sou assim ....
(características) Eu moro com ..... Eu gosto de ....... . Apresentação do
aluno(a). Eu sou.....(nome,
história do nome) Eu sou assim ....
(características) Eu moro com ..... Eu gosto de ....... . Após as apresentações,
falar das emoções que causam os bons sentimentos, das sensações agradáveis, e
as possíveis formas de lidar com os mesmos. 2º
momento . Apresentar regras de
boa convivência, enfatizando que para viver
em paz e em harmonia, devemos vivenciar diversas emoções e nos preparar para
conhecer melhor a nós mesmos, a nossa família, amigos e colegas desenvolvendo
algumas atitudes de carinho, afeto, amor, ética, criatividade, pedir e
conceder desculpas, confiança, responsabilidade, obediência, para obter uma
boa aprendizagem em novos conhecimentos. . Fazer
apresentação da Matemática, mostrando a presença dela em nossas vidas. . Pense! “Porque a Matemática existe?”; “Para
que serve?”; “Porque eu preciso estudar Matemática?”. . Apresentar
o enigma como exemplo da questão 1 Fonte: https://www.smartkids.com.br/atividade/fosseis-enigma . Orientar para fazer a
atividade 1(anexo), as questões 1, 2 e 3 3ª aula e 4ª aula 1º
momento . Fazer uma segunda apresentação
(para firmar o conhecimento da turma) mudando o foco Eu sou ....(nome) Fico triste quando..... Não gosto de ........ . Após as apresentações,
falar das emoções que causam sentimentos desagradáveis e as possíveis formas
de lidar com os mesmos. 2º
momento . Fazer correção da
atividade da aula anterior. . Pedir comentários
sobre a palavra encontrada no enigma da questão 3 da atividade 1 (anexo). .
Orientar para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=YAN2lDSjprE II Semana: 05 a 10/04/2021 5ª aula e 6ª aula 1º
momento . Fazer uma terceira
apresentação (para firmar o conhecimento da turma) mudando o foco Eu sou ....(nome) Fico feliz quando..... Eu desejo muito
........ . Após as apresentações,
falar das boas expectativas, dos desejos para o futuro e das formas de
conseguir alcançar a realização dos planos, projetos, sonhos... 2º
momento . Fazer questionamentos
sobre o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=YAN2lDSjprE . Se
necessário apresentar o vídeo no momento da aula e presentar questionamentos sobre
o vídeo. 3º momento . Pedir a leitura
silenciosa do texto: O diário de Marta . Fazer questionamentos
sobre a leitura. . Orientar para que
leiam o texto oralmente, por parágrafos. . Orientar para fazer a
atividade 2 (anexo). 7ª aula e 8ª aula 1º
momento . Iniciar
a aula com o jogo do número secreto (número mais ou menos) -
Escrever um número de 1 a 100. Exemplo 61 -
Pedir cada aluno, um por vez, fale um número. -
Caso um aluno fale 18, responde mais - Se
outro falar 79, responde menos. - A
cada resposta, os alunos deverão perceber a proximidade do número, exemplo:
se alguém falar 62, a resposta será menos e outro falar 60, portanto fica
óbvio que o número secreto é o 61. -
Prosseguir até que todos compreendam o objetivo do jogo. -
Corrigir a atividade 2. 2º
momento . Apresentar exemplos
semelhantes da atividade 3(anexo). . Orientar para fazer a
atividade 3(anexo). |
RECURSOS: ( ) Livro
didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento;
( ) Informativos; (
) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas:
( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X )
Observação do desempenho do grupo; (
) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (X ) Atividade
escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
|
Professor:
______________________________________ Escola:
_________________________________
ANEXOS
Atividade 1
MINHA VIDA EM NÚMEROS
1º) Complete as informações com os
numerais. Solicite a ajuda de algum familiar que tenha estas informações.
Muitas delas você pode descobrir sozinho/a:
a) Meu nome completo (nome e sobrenome) tem...letras.
b) Eu nasci no dia......no mês....... no ano de..............
c) Hoje eu tenho ........... anos.
d) No ano de 2030 eu terei ........... anos.
e) O número de meu sapato é...........
f) Eu tenho ........... irmãos.
g) Em minha casa moram........... pessoas.
h) Eu me levanto às ........... horas.
i) O número da minha casa é ...........
j) O número do telefone de minha casa (se tiver) é.........
l) Minha altura é ...........
m) Número do meu documento de identidade (se tiver) é: ...........................................
2º) Complete:
a) A sua idade está entre........ e .........anos.
b) Daqui a dez anos, a sua idade será........ anos.
c) Se você fosse 2 anos mais novo, você teria........ anos.
d) Se você fosse 6 anos mais velho(a), você teria........ anos.
A = 9x9 C = 15 + 3 D
= 50 - 14 E = 5x8
F = 8 x 4 I = 5x 5 L=9 x 8
32 |
40 |
72 |
25 |
18 |
25 |
36 |
81 |
36 |
40 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atividade 2
Leia o texto abaixo e perceba a
necessidade em aprender Matemática.
O diário de Marta.
Querido diário, esse final de semana
foi demais! Sexta feira, 26 de fevereiro umas cem pessoas do bairro viram no
circo um palhaço ficar sem calças!
Eu estava na 1ª fila, cadeira A15!
Sábado, 27 de fevereiro, fiz a festa
do meu 9º aniversário, das 20 horas até a uma. Afinal, foi a segunda vez que
pude comemorar no dia certo.
Domingo, 28 de fevereiro eu e meus
amigos flamenguistas lá do prédio, assistimos ao jogo pelo canal 7, meu time
foi tricampeão, tivemos que subir de joelhos os 24 degraus da escada para
agradecer.
Atividade (responda no caderno)
1º)
Circule todos os números usados por Marta.
2º)
Destaque a utilização dos números que ela fez para:
a)
Contar
b) Medir
c)Ordenar d) Codificar
3º)
Em seu diário Marta usou os números com várias finalidades. Escreva dando
exemplos a utilidade dos números em cada dia da semana.
a)
Sexta feira
b)
Sábado
c)
Domingo
4º)
Responda:
a)
Quantas pessoas foram ao circo?
b)
Qual a idade de Marta, após escrever o diário?
c)De
acordo ao diário de Marta, quantas vezes o Flamengo foi campeão?
d)Quantas
horas duraram a festa do aniversário de Marta?
5º)
Explique o significado das palavras sublinhadas: Umas cem pessoas do bairro viram no circo um palhaço ficar sem calças.
Cem
Sem
6º)
Resolva esses probleminhas. Faça as contas.
a)
No circo que Marta foi o ingresso custava R$ 5,00. Se 100 pessoas foram ao
circo na sexta feira, quanto a bilheteria arrecadou nesse dia?
b)
Na arquibancada do circo cada fileira tinha 45 cadeiras. Sabendo-se que havia 8
fileiras, quantas cadeiras havia ao todo?
c)
Em que dia, mês e ano Marta nasceu, sabendo-se que o diário foi escrito em
2012?
7º)
De acordo ao texto, que emoções foram mostradas por Marta?
8º)
Que emoções lhe vem a mente quando:
a)
Seu time favorito é campeão?
b)
Faz aniversário?
c)
O seu time perde?
d)
Tem alguém doente na família?
9º)
Que emoções tem despertado em ti, diante da pandemia do corona vírus?
10º)
Escreva uma pequena mensagem de esperança para sua família, colegas e
professores para continuar vivendo bem durante a pandemia.
Atividade 3
1º) Descubra o
número que pensei. O número começa com um algarismo ímpar e a soma de todos os
algarismos é igual a 21. Circule o número procurado.
23.674 5.671 73.498 6.021
973.210 80.023 19.524 29.671
3.932 45.612
3º) O número 9 806 pode ser escrito da
seguinte forma:
A) nove mil e oitenta e seis
B) nove mil oitocentos e sessenta
C) nove mil oitocentos e seis
D) nove mil oitenta sessenta
4º)
O quadro abaixo mostra o número
de torcedores presentes em um jogo entre Santa Cruz e Náutico.
O número total de
torcedores nesse jogo foi:
a) 4.100
b) 4.000
c) 2.150 d)1.950
5º) Qual o valor do algarismo 5 no número
2.579?
A) 5 000 B) 500
C) 50 D) 5
6º) Resolva as operações e marque a
alternativa com o resultado correto.
a) 69 + 38 + 242 =
(
) 348 ( )415
( )349 (
) 502
b) 230 + 150 =
(
) 379 ( ) 380
( ) 256 (
) 594
c) 210 + 151 + 35 =
(
) 521 ( )116
( ) 396 ( )
496
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – Matemática |
|
Tema: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia - O prazer em aprender Matemática. |
Unidade Temática: Números
|
Objeto de Conhecimento: Sem Matemática …
ninguém vive (textos e leitura);
Cálculos variados |
|
Ano: 7º Período: de 29/03 a 10/04/20201 Nº de Aulas: 08 |
|
HABILIDADES |
|
EF06MA01) Comparar,
ordenar, ler e escrever números naturais. (EF06MA01BA). Interpretar, comparar, ordenar, ler e
escrever números naturais. |
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
|
1. Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações
de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência
viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e
para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
8.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento
e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes,
identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer
natureza. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
I Semana:
29/03 a 1º/04/2021 1ª aula e 2ª aula: Apresentações 1º momento . Apresentação do professor - Apresentar de forma dinâmica e agradável. Se
desejar, usar a dinâmica: Eu sou.....(nome, história do nome) Eu sou assim .... (características) Eu moro com ..... Eu gosto de ....... . Apresentação do aluno(a). Se desejar, usar a
mesma dinâmica: Eu sou.....(nome, história do nome) Eu sou assim .... (características) Eu moro com ..... Eu gosto de ....... . Após as apresentações, falar das emoções que
causam os bons sentimentos, das sensações agradáveis, e as possíveis formas
de lidar com os mesmos. 2º momento . Apresentar regras de boa convivência,
enfatizando que para viver
em paz e em harmonia, devemos vivenciar diversas emoções e nos preparar para
conhecer melhor a nós mesmos, a nossa família, amigos e colegas desenvolvendo
algumas atitudes de carinho, afeto, amor, ética, criatividade, pedir e
conceder desculpas, confiança, responsabilidade, obediência, para obter uma
boa aprendizagem em novos conhecimentos. . Propor o jogo bate e volta das emoções. - O professor faz a pergunta e o aluno completa Gosto muito de ...... Não gosto de ....... Fico feliz quando ...... Sinto falta de ........ Fico triste quando ........... Estou precisando de ............ Na aula de Matemática eu ..... Me dá preguiça quando ............... Estou com saudade de ........... Costumo chorar quando ............. Estou cansado(a) de .............. O que eu queria mesmo era ........ Sinto falta de .............. Não gosto quando ........ Quando não consigo entender a atividade eu ....... Eu gostaria que todos ....................... . Socializa as respostas dos sentimentos apresentados. 3ª aula e 4ª aula 1º momento . Fazer uma segunda apresentação (para firmar o
conhecimento da turma) mudando o foco Eu sou ....(nome) Fico triste quando..... Não gosto de ........ . Após as apresentações, falar das emoções que
causam sentimentos desagradáveis e as possíveis formas de lidar com os
mesmos. 2º momento . Apresentar um exemplo de um enigma e de um
desafio Fonte: https://www.smartkids.com.br/content/puzzles/images/574/print/enigma02.pdf DESAFIO: Descubra o valor do emoji feliz e do emoji triste 6 + 9 = 15 6 x
9 = 54 9 – 6 = 3 Então o
emoji triste vale =9 3º momento . Orientar para fazer a atividade 1 (anexo). II Semana: 04 a 10/04/2021 5ª aula e 6ª aula 1º momento . Fazer uma terceira apresentação (para firmar o
conhecimento da turma) mudando o foco Eu sou ....(nome) Fico feliz quando..... Eu desejo muito ........ . Após as apresentações, falar das boas expectativas,
dos desejos para o futuro e das formas de conseguir alcançar a realização dos
planos, projetos, sonhos... . Corrigir a fazer a atividade 1, fazendo
comentários e socializando a frase encontrada. 2º momento . Fazer apresentação da Matemática, mostrando a presença dela em nossas vidas . Pense! “Porque a Matemática existe?”; “Para que serve?”; “Porque eu preciso
estudar Matemática?”. . Orientar para fazer a leitura silenciosa do
texto da atividade 2 (anexo). . Fazer questionamentos sobre o texto. . Iniciar a leitura oral do texto, solicitar que
ao parar de ler, um aluno prossiga a leitura até um sinal dado, para outro
colega continua a leitura. . Orientar para fazer atividade 2 7ª aula e 8ª aula 1º momento . Fazer a correção da atividade 2 (anexo). 2º momento . Apresentar com comentários: Sem matemática … ninguém vive “O estudo do comportamento das
endemias e da evolução de inúmeras doenças, depende da Matemática”. A
importância da Matemática no auxílio de outras ciências como a medicina, a
genética, a biologia, a farmacologia entre outras. . Comentar a real situação da cidade,
do país, do mundo, com a pandemia do corona vírus, e apresentar meios de
conviver com a situação sem maior sofrimento mediante maneiras de evidenciar
os sentimentos advindos das emoções . Pedir exemplos aos alunos, sobre em que eles
veem os números presentes nas informações sobre o COVID 19. . Apresentar o gráfico abaixo e fazer a leitura do
mesmo: data, fonte, título, números de mortes na Bahia e outros estados,
números da coluna, outros, . Orientar a fazer a atividade 3 (anexo). |
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento;
( ) Informativos; (
) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; ( ) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
|
Professor: ______________________________________
Escola: _________________________________
ANEXOS
ATIVIDADE 1
1°)
Faça os cálculos, troque as letras pelos números e descubra a frase que nos faz
ser melhor conosco e com os outros.
P
= 23 +135 O = 6 x
25 T
= 40 - 27 A = 5 x
20
S
= 950 – 472 I =18 : 2 M = 900 + 120 R = 4 x 35
C
=3 x 28 N =70 – 25 U = 47 + 18 + 7 G= 5 x 12
E=1.605
+ 15 D = 8 x 7 L = 9 x 9
*É um espaço vazio
158 |
1.620 |
56 |
9 |
140 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
56 |
1.620 |
478 |
84 |
72 |
81 |
158 |
100 |
478 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1.620 |
* |
72 |
1.020 |
* |
81 |
9 |
45 |
56 |
150 |
|
* |
|
|
|
|
|
|
|
|
60 |
1620 |
478 |
13 |
150 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2º)
Desafios: Descubra qual é o resultado
3º)
Calcule:
Fonte:desafios+matemáticos+com+emojis&tbm=isch&ved=2ahUKEwjU5Mqdss7vAhVRHrkGHcrOC6MQ2cCegQIABAA&oq=desafios+matemáticos+com+emojis&gs_lcp=CgNpbWcQAzoKCAAQsQMQgwEQQzoICAAQsQMQgwE6BAgAEEM6AggAOgYIABAFEB46BggAEAgQHjoECAAQHjoECAAQGFDwigNY5awDYJSwA2gAcAB4AIABmgKIAYsLkgEGMC4xMC4xmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pb
ATIVIDADE 2
Leia o texto a seguir, em voz alta:
Diálogo numérico
Um homem chega numa repartição pública e pergunta:
- Sr. 4.324 está?
- Quem devo anunciar?
- Diga que é o 5.395.439
- Infelizmente o Sr. 4.324 não está. Não quer falar com o 33?
- Melhor ainda, eu nem sabia que o 33 trabalhava aqui.
- Trabalha sim, senhor. Ele é o assistente do Dr. 329.121, desde que o
Dr. 4.324 foi transferido.
Minutos depois aparece o 33.
- Mas que prazer, há quanto tempo. Como vão seus irmãos?
- Todos bem. O 5.327 casou; o 78.826 está morando em São Paulo e o
45.877 é assistente do General 4.594, em Brasília.
- Em que posso servi-lo 5.395.439?
- Um probleminha. Eu estava no meu carro com o 444, o 776 e o 728.001,
quando o sinal abriu, veio o carro dirigido pelo Sr. 575.575 e bateu no nosso.
Houve testemunhas: o 423.666; o 765.222 e o 888.888. O guarda 333.562 anotou
tudo direitinho.
- Deixa comigo, meu caro 5.395.439. Meu secretário, o 321, resolve isso
em um minuto.
- Muito obrigado 33.
- De nada. Lembranças a sua mãe, dona 877.425.
- Minha mãe é 877.435, 877.425 é o Presidente da República.
- Perdão mais os nomes são tá parecidos, não é?
Fonte: https://atividadesinfantilp.blogspot.com/2018/10/texto-dialogo-leon-eliachar-matematica.html
1º) Agora responda as questões no caderno.
a) Quantos personagens possui o texto?
b) Quem é procurado por 5.395.439?
c) Quem são os irmãos do personagem principal?
d) Quem estava com ele no momento da batida entre os carros?
e) Quem serviu de testemunhas?
f) Qual personagem tem o nome representado pelo maior número?
g) Quantos personagens tem o texto e quais são eles?
h) Quem é o guarda?
i) quem é o secretário?
j) Quem é presidente?
k) Quem é a mãe?
l) De acordo ao texto que repartição pública é essa?
m) O que pensa se todos nós tivéssemos nossos nomes em forma de número?
n) Que número seria o seu nome?
2º) Escreva o que se pede:
a) Os números em ordem crescente.
b) Por extenso os números pares
3º) Complete o texto usando números
Na ___ semana de abril, numa
___ feira, cerca de ___ pessoas participaram da reunião da Associação
de Pais e Mestres da escola. No encontro, ___ assuntos foram discutidos.
Os presentes comeram ___ salgadinhos no total e consumiram ___ garrafas
de refrigerante de ___ litros cada. O ponto principal da reunião foi a
organização da Festa Junina. Foi decidido que o evento seria realizado
no dia ___ de junho, ou seja, cerca de ___ dias depois do início das aulas
e ___ dias antes do início das férias de julho. Estima-se que ___ pessoas
comparecerão à festa, bem mais do que os ___ do ano passado. Para elas,
haverá ___ barracas de jogos e ___ barracas de comes e bebes. O ponto
alto vai ser a quadrilha, com ___ alunos participantes.
4º) Agora use a imaginação e escreva um pequeno texto,
usando os números como personagem
ATIVIDADE 3
1º)
Observe o Gráfico dos índices do Corona vírus em Itamaraju do dia 24/03/2021 e
responda:
a) Qual o
título do gráfico ?___________________________________________________
b) De onde
foram retiradas as informações para esse gráfico?
c) Qual o
total de internados? ___________________________________
d) Quantos
foram transferidos? __________________________________
d) Escreva por extenso o número
total de casos que estão aguardando resultado e em recuperação.
_________________________________________________________________________
e) Qual
diferença entre: Aguardando resultado e óbitos?
f) Indique
a diferença entre: os que estão em recuperação e transferidos.
2º) Veja,
abaixo, o mapa de uma parte de nossa região
|
A |
B |
C |
D |
1 |
|
|
|
|
2 |
|
|
|
|
3 |
|
|
|
|
4 |
|
|
|
|
Agora,
vamos localizar algumas cidades indicando a letra e o número correspondente.
Leve em consideração a posição do nome da cidade.
a) Itamaraju:
(___;____)
b)
Mucuri :(___;___)
c)
Prado:(___;____)
d)
Nova Viçosa: (__;___)
e) Teixeira
de Freitas: (___;____)
3º)
Antônio precisa de ajuda para solucionar uma subtração. Ele já tem algumas
informações, mas conta com sua ajuda para finalizar, substitua o * por números
correspondentes.
4º) Quando Joana
entrou em sua sala de aula, a professora estava apagando o quadro negro, mas
ela ainda
pode ver algo
escrito, conforme mostra a figura abaixo. Qual é o número que foi apagado?
(A) 8 (B) 9 (C) 11 (D) 12
5º)
As paradas de ônibus de uma cidade são localizadas por números em uma reta
numérica. A figura a seguir
representa
as paradas, o ponto P indica o número 960 e o ponto U o número 1010.
Em
qual ponto está localizada a parada 990, sabendo que a diferença entre o valor
de um ponto e o valor de outro ponto consecutivo é de 10 unidades?
(A)
Q (B) R (C) S (D) T
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – Matemática |
|
Tema: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia – Desenvolvendo empatia por Matemática |
Unidade Temática: Números
|
Objeto de Conhecimento: A Matemática na
vida (textos e leitura); Cálculos
variados |
|
Ano: 8º Período: de 29/03 a 10/04/20201 Nº de Aulas: 10 |
|
HABILIDADES |
|
(EF06MA03):Resolver e elaborar problemas que
envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números
naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos
neles envolvidos com e sem uso de calculadora. (EF06MA01BA): Interpretar,
comparar, ordenar, ler e escrever números naturais. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1. Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações
de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência
viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e
para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
8.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de
qualquer natureza. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
I Semana:
29/03 a 1º/04/2021 1ª aula e 2ª aula: 1º momento . Apresentação do professor - Apresentar de forma dinâmica e agradável. Eu sou.....(nome, história do nome) Eu sou assim .... (características) Eu moro com ..... Eu gosto de ....... . Apresentação do aluno(a). Eu sou.....(nome, história do nome) Eu sou assim .... (características) Eu moro com ..... Eu gosto de ....... . Após as apresentações, falar das emoções que
causam os bons sentimentos, das sensações agradáveis, e as possíveis formas
de lidar com os mesmos. 2º momento . Apresentar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=kiz5mFkOqn0 . Instigar os alunos a falar o que compreendeu da
música . Titulo . Artista envolvidos . Qual o objetivo letra
da música? . De que forma ela pode ser influência aos
estudantes? . Na sua opinião a pandemia aumentou a evasão escolar? . A pandemia é motivo ou justificativa sem causa para o abandono
escolar? .
Na sua opinião, o que o autor quis dizer: Se não dá pra ir pra escola agora/ Não deixe a escola ficar
longe de você/ Ligue, clique, se conecte? . Apresentar regras de
boa convivência, enfatizando que para viver em paz e em harmonia, devemos
vivenciar diversas emoções e nos preparar para conhecer melhor a nós mesmos,
a nossa família, amigos e colegas desenvolvendo algumas atitudes de carinho,
afeto, amor, ética, criatividade, pedir e conceder desculpas, confiança,
responsabilidade, obediência, para obter uma boa aprendizagem em novos
conhecimentos . Mostrar
a receita da boa convivência: .
Solicitar que produzam uma receita de boa convivência e trazer na próxima
aula 3ª aula e 4ª aula 1º momento . Socializar as receitas de boa convivência 2º momento . Apresentar comentários sobre a importância da
matemática na nossa vida. “Porque a Matemática existe?”;
“Para que serve?”; “Porque eu preciso estudar Matemática?”. A Matemática apresenta
papel fundamental na sociedade e na formação integral do cidadão, estimulando
o desenvolvimento das capacidades de pensamento lógico, da autonomia,
interpretar, argumentar, analisar, avaliar, tirar suas próprias conclusões,
fazer conjecturas, tomar decisões, e, contudo, compreender melhor a realidade
em que está inserido, e quando necessário, fazer intervenções no meio em que
se vive. . Apresentar o texto da atividade 1(anexo). . Orientar com bastante atenção para que leiam o
texto, trocando os números por letras. . Orientar para fazer a atividade 1(anexo). 5ª aula . Corrigir a atividade 1(anexo). II Semana: 04 a 10/04/2021 6ª aula e 7ª aula 1º momento . Apresentar com comentários: Sem matemática … ninguém vive “O estudo do comportamento das
endemias e da evolução de inúmeras doenças, depende da Matemática”. A
importância da Matemática no auxílio de outras ciências como a medicina, a
genética, a biologia, a farmacologia entre outras. . . Comentar a real situação da cidade, do país, do mundo, com a
pandemia do corona vírus, e apresentar meios de conviver com a situação sem
maior sofrimento mediante maneiras de evidenciar os sentimentos advindos das
emoções . Pedir exemplos aos alunos, sobre em que eles
veem os números presentes nas informações sobre o COVID 19. . Apresentar o gráfico abaixo e fazer a leitura do
mesmo: data, fonte, título, números de mortes na Bahia e outros estados,
números da coluna, outros, 2º momento . Orientar a fazer a atividade 2 (anexo). 8ª aula e 9ª aula 1º momento . Corrigir a atividade 2 (anexo). 10ª aula 1º momento . Apresentar o poema: Matemática da vida Em nossa vida, como na matemática, devemos: Somar alegrias; Diminuir tristezas; Multiplicar felicidade; . Socializar a mensagem do poema . Orientar para a atividade 3 (anexo). |
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento;
( ) Informativos; (
) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas:
( )
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
|
Professor: ______________________________________
Escola: _________________________________
ANEXOS
LETRAS:TAMO JUNTO (NÃO DESISTA) Carlinhos Brown e Lexa
Mais, cara, mais, cara
(Oh, oh) |
O mundo parou, parou |
Atividade 1
Tente decifrar esse texto!!! Se você conseguir ler as primeiras palavras o
cérebro decifrará o restante
3M UM D14 D3
V3R40, 3574V4 N4 PR414, 0853RV4ND0 DU45 CR14NC45 8R1NC4ND0 N4 4R314. 3L45
7R484LH4V4M MU170 C0N57RU1ND0 UM C4573L0 D3 4R314, C0M 70RR35, P4554R3L45 3
P4554G3NS 1N73RN45. QU4ND0 3575V4M QU453 4C484ND0, V310 UM4 0ND4 3 D357RU1U
7UD0, R3DU21ND0 0 C4573L0 4 UM M0N73 D3 4R314 3 35PUM4. 4CH31 QU3, D3P015 D3
74N70 35F0RC0 3 CU1D4D0, 45 CR14NC45 C41R14M N0 CH0R0, C0RR3R4M P3L4 PR414,
FUG1ND0 D4 4GU4, R1ND0 D3 M405 D4D45 3 C0M3C4R4M 4 C0N57RU1R 0U7R0 C4573L0.
C0MPR33ND1 QU3 H4V14 4PR3ND1D0 UM4 GR4ND3 L1C40; G4574M05 MU170 73MP0 D4 N0554
V1D4 C0N57RU1ND0 4LGUM4 C0154 3 M415 C3D0 0U M415 74RD3, UM4 0ND4 P0D3R4 V1R 3
D357RU1R 7UD0 0 QU3 L3V4M05 74N70 73MP0 P4R4 C0N57RU1R. M45 QU4ND0 1550
4C0N73C3R 50M3N73 4QU3L3 QU3 73M 45 M405 D3 4LGU3M P4R4 53GUR4R, 53R4 C4P42 D3
50RR1R! S0 0 QU3 P3RM4N3C3 3 4 4M124D3, 0 4M0R 3 C4R1NH0. 0 R3570 3 F3170 D3
4R314 3N73ND3U?
P4R483N5!!!
1°) Reescreva esse texto trocando os números por letras.
2º) Descubra o número corresponde a cada letra: Exemplo: A = 4,
B=8
Que mensagem o texto nos traz?
3º) Que emoções o texto te despertou?
4°) Faça os cálculos e descubra o valor do emoji apaixonado.
1º) Observe o Gráfico dos índices do Corona
vírus em Itamaraju do dia 24/03/2021 e responda:
a)
Qual o título do gráfico ?___________________________________________________
b)
De onde foram retiradas as informações para esse gráfico?
c)
Qual o total de internados? ___________________________________
d)
Quantos foram transferidos? __________________________________
d)
Escreva por extenso o número total de casos que estão aguardando resultado e em
recuperação.
e)
Qual diferença entre: Aguardando resultado e óbitos?
f)
Indique a diferença entre: os que estão em recuperação e transferidos.
2º)
Veja, abaixo, o mapa de uma parte de nossa região
|
A |
B |
C |
D |
1 |
|
|
|
|
2 |
|
|
|
|
3 |
|
|
|
|
4 |
|
|
|
|
Agora,
vamos localizar algumas cidades indicando a letra e o número correspondente.
Leve em consideração a posição do nome da cidade.
a)
Itamaraju: (__1_;_c__) b)Mucuri
:(___;___)
c)
Prado:(___;____) d)Nova
Viçosa: (__;___)
e)
Teixeira de Freitas: (___;____)
Atividade 3
1º) Observe o demonstrativo de pagamento de
Leandro e responda às questões:
a)
Qual é o salário de Leandro?
b)
Um colega de Leandro tem os mesmos descontos e recebe 1.000 reais. Qual é o
salário desse colega de Leandro?
2º) Numa escola, foi realizada uma pesquisa
para saber de quais jogadores de futebol os alunos mais gostavam. Constatou-se
que 133 alunos gostavam apenas do Ronaldinho Gaúcho; 75 alunos gostavam do
Neymar; 37 gostavam do Ronaldinho Gaúcho e do Neymar; 29 não opinaram.
a) Quantos alunos foram entrevistados?
b) Quantos alunos gostavam do Ronaldinho Gaúcho?
3º) Escolha alguns dos números do quadro abaixo e
complete os esquemas de forma que a soma obtida pela adição dos números de
mesma linha seja 40.
a)
b)
4º) Maria fez uma subtração e escondeu os algarismos do
primeiro número para que sua irmã descobrisse.
Qual foi o número escondido por Maria?___________
Atividade 4
1º) Resolva as
operações e descubra o que cada operação indica:
Amor = 1.551 Tristeza =7.641
Alegria = 25.020 Felicidade
=5.563
a) 3 x 2.547 = ................................ b)
23 + 4.913 + 627 = .........................
c) 2009 – 458 =
............................ d)
12 x 2085 = ....................................
2º) Um litro de suco
é equivalente à quantidade de copos cheios indicada na figura abaixo.
Quantos litros de
suco são necessários para encher 81 copos?
3º) A figura abaixo
mostra a quantidade de moedas que as irmãs Ana e Maria levaram para comprar
lanche na escola.
Elas compraram um
pacote de biscoito por R$ 1, 19; um suco por R# 0, 50 e um guaraná por R$0,76.
Quanto sobrou de troco para elas?
3º) Na reta numérica
abaixo, o PONTO E corresponde ao número inteiro -9 e o ponto F, ao inteiro -7.
Nessa reta, o ponto
correspondente ao inteiro zero estará:
(A) sobre o ponto M. (B) entre os
pontos L e M.
(C) sobre o ponto J. (D) entre
os pontos I e J.
5º)
Ajude os alienígenas chegar em sua nave. Para encontrar o caminho, resolva as
operações e pinte o resultado:
Tema: As Competências Socioemocionais em Tempos de Pandemia - Desmistificando
a Matemática |
Unidade Temática: Números
|
Objeto de Conhecimento: Minha vida em números (textos e leitura); Cálculos variados |
|
Ano: 9º Período: de 29/03 a 10/04/20201 Nº de Aulas: 10 |
|
HABILIDADES |
|
EF06MA01): Comparar,
ordenar, ler e escrever números naturais. (EF06MA01BA): Interpretar,
comparar, ordenar, ler e escrever números naturais. (EF06MA19): Identificar
características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos
lados e dos ângulos. (EF08MA01): Efetuar cálculos com potências. |
|
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
|
1. Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações
de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência
viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e
para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
8.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de
qualquer natureza. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
I Semana:
29/03 a 1º/04/2021 1ª aula e 2ª aula 1º momento . Apresentação do professor - Apresentar de forma dinâmica e agradável. Eu sou.....(nome, história do nome) Eu sou assim .... (características) Eu moro com ..... Eu gosto de ....... . Apresentação do aluno(a). Eu sou.....(nome, história do nome) Eu sou assim .... (características) Eu moro com ..... Eu gosto de ....... . Após as apresentações, falar das emoções que
causam os bons sentimentos, das sensações agradáveis, e as possíveis formas
de lidar com os mesmos. 2º momento . Apresentar regras de boa convivência,
enfatizando que para viver
em paz e em harmonia, devemos vivenciar diversas emoções e nos preparar para
conhecer melhor a nós mesmos, a nossa família, amigos e colegas desenvolvendo
algumas atitudes de carinho, afeto, amor, ética, criatividade, pedir e
conceder desculpas, confiança, responsabilidade, obediência, para obter uma
boa aprendizagem em novos conhecimentos. . Apresentar a tabela das
letras e números:
. E as palavras com valores atribuídos: Empatia
= 35 Autoestima = 54 Ética= 28 Resiliência= 63 Confiança
= 36 Responsabilidade= 83 Autonomia = 39 Criatividade= 65 . Ditar os números e pedir que façam a soma dos
mesmos de acordo aos números da tabela: Exemplo: a) 5 + 10 + 9 + 3 + 1 = ...... e perguntar: essa palavra
é.......... resposta ética ( deixa os alunos
descobrirem qual é a palavra) b) 3+ 8 +9 + 1 + 10 +9 +2 +9 +4 + 1 + 4 + 5 =
.................... c) 5 + 3 + 6 + 1 +10 +9 +1 =
....................... d) 8 +5 +9 + 6 + 5 + 4 +9 +1 +2 +9 +2 +9 +4 + 1 +4
+5 =................ e) 1 + 1 +10 +5 +5 + 9 + 10 +9 +3 + 1 = =
................. f) 3 + 5 + 4 +6 + 9 + 1 +4 + 3 + 1 =
............... g) 1 + 1 +10 +5 + 4 +5 +3 + 9 + 1 =
................. h) 8 + 5+ 9 + 9 + 2 + 9 + 5 + 4 +3 + 9 +1 =
................. As respostas são: a) ética; b) criatividade; c) empatia; d)
responsabilidade, e) autoestima, f) confiança, g) autonomia, h) resiliência . Questionar o
que sabem sobre essas palavras. .
Socializar os significados das mesmas e apresentar a necessidade de vivenciar
emoções que evidenciem essas práticas, nas atuais circunstâncias que vivemos
momento. . Solicitar que
criem 5 palavras que expressem emoções e sentimentos, no mesmo formato ou
parecido, segundo a tabela acima. 3ª aula e 4ª aula 1º momento . Socializar as frases criadas 2º momento . Fazer uma breve apresentação sobre o texto abaixo ou apresentar o
texto aos alunos. MINHA VIDA EM NÚMEROS A
Numerologia Pitagórica baseia-se numa tabela que atribui números para cada
uma das letras do alfabeto. Somando os valores das letras de um nome,
chega-se à um resultado de um dígito, apenas. Esse número corresponde à
características da sua personalidade. E então, você confere as informações
equivalente ao resultado final do seu nome, ou, até mesmo, as características
de cada uma das letras. Pitágoras, filósofo grego, considerado o pai da
Matemática, criou o sistema pitagórico; este sistema consiste em dar a cada
letra do alfabeto um número correspondente. . Comentar a biografia de Pitágoras. . Apresentar a tabela de equivalência entre letras
e números e a correlação numérica (anexo) . Escrever o próprio nome como o exemplo João da Silva . Soma os números
correspondentes aos valores das letras.
Exemplo: . Na correlação numérica localizar as suas
características e possíveis ocupações profissionais . Orientar para fazer a atividade 1 (anexo) II Semana: 05 a 10/04/2021 5ª aula e 6ª aula 1º momento . Socializar a atividade da aula anterior . Apresentar um relato do texto ou o próprio texto: Se ficarmos atentos a tudo que
acontece ao nosso redor, iremos ver que a Matemática não se trata apenas de
uma simples diversão ou de uma simples aula chata na escola, mas sim, de algo
muito importante que faz parte do nosso dia a dia e que carregaremos pelo
resto da vida! Compreender Matemática exige
determinação própria para poder analisar o que já sabe, encarar o desafio do
que ainda não conhece e buscar formas de compreender. . Questionar: - Matemática é a vilã de todos
componentes? Por quê? - Porque a Matemática existe? - Para que serve? - Porque é preciso estudar
Matemática? - Cite algo que perceba presença da
Matemática. . Fazer um breve discurso sobre a
importância da Matemática 2º momento . Com exemplos relembrar: as quatro operações
fundamentais, potência, classificação de ângulos. . Orientar para fazer a atividade 2 (anexo). 7ª aula e 8ª aula 1º momento . Fazer a correção da atividade 2 (anexo), esclarecendo dúvidas e apontando soluções. 2º momento . Apresentar o jogo do número secreto (número maior
ou menor, par ou ímpar) - Escrever um número de 1 a 100. Exemplo 66 - Pedir cada aluno, um por vez, fale um número. - Caso um aluno fale 18, responde mais - Se outro falar 79, responde menos. - A cada resposta, os alunos deverão perceber a
proximidade do número, exemplo: se alguém falar 67, a resposta será menos e
outro falar 65será mais, portanto fica óbvio que o número secreto é o 66. - Prosseguir até que todos compreendam o objetivo
do jogo. 3º momento - Fazer uma pequena arguição de tabuada . Apresentar exemplos semelhantes da atividade 3(anexo). . Orientar para fazer a atividade 3(anexo). 9 aula e 10ª aula . Corrigir a atividade 3(anexo). 2º momento . Apresentar a pirâmide mágica abaixo e orientar
como resolvê-la .
Fazer as devidas explicações para resolver as operações, responder as
operações e completar a pirâmide. .
Orientar para fazer a atividade 4 (anexo). |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (
) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento;
( ) Informativos; (
) Outros: |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Professor:
______________________________________ Escola:
_________________________________
ANEXOS
Atividade 1
MINHA VIDA EM NÚMEROS
A Numerologia
Pitagórica baseia-se numa tabela que atribui números para cada uma das letras
do alfabeto. Somando os valores das letras de um nome, chega-se à um resultado
de um dígito, apenas. Esse número corresponde à características da sua
personalidade. E então, você confere as informações equivalente ao resultado
final do seu nome, ou, até mesmo, as características de cada uma das
letras. Pitágoras, filósofo grego, considerado o pai da Matemática, criou
o sistema pitagórico; este sistema consiste em dar a cada letra do alfabeto um
número correspondente. No entanto, a Numerologia só trabalha com números de 1 a
9; assim, o alfabeto fica distribuído por números segundo a tabela que se
segue:
Fonte: http://tralhasuteis.blogspot.com/2014/04/numerologia-pitagorica.html
1º) Escreva o seu nome completo (com o nome que consta
em sua documentação). Ex.: João da Silva
2º) Verifica o valor
numérico correspondente às letras do seu nome, de acordo com a tabela de
equivalência:
Ex.: João da Silva
J = 1; O = 6; A = 1; O = 6
D = 4; A = 1
S = 1; I = 9; L = 3; V = 4; A = 1
3º) Soma os números correspondentes aos valores das letras.
Ex.: 1 + 6 + 1 + 6 + 4 + 1 + 1 + 9 + 3 + 4 + 1 = 37
4º) A soma é feita até que o número se reduza a um algarismo. Exemplo:
37 = 3 + 7 = 10
10 = 1+0 = 1
5º) Agora de acordo ao resultado do seu nome, confira na tabela da
correlação o significado do seu número pessoal.
Atividade 2
1º) Reescreva o texto
registrando os números com todos os algarismos. Depois, responda à pergunta.
Onde
a leitura dos números é mais fácil: no texto acima ou no texto que você
escreveu? Por quê?
2º) Descubra os
números das fichas não numeradas em cada caso.
a) As fichas numeradas abaixo foram distribuídas
conforme a sequência dos números ímpares.
b) As fichas numeradas abaixo foram distribuídas
conforme a sequência dos números pares.
3º) Resolva a
operação abaixo, substituindo os quadradinhos pelos algarismos corretos.
4º) Uma calculadora tem duas teclas: D,
que duplica o número, e T,
que apaga o algarismo das unidades. Se uma pessoa escrever 1999 e apertar em
sequência D,T, D e T,
o resultado será qual número?
5º)
Considerando o alfabeto oficial, que não inclui as letras K, W e Y, complete a
série abaixo e descubra a próxima letra.
B
D G L Q
...
Ex. De B para D, avançamos 2 letras (C, D).
De D para G, avançamos 3 letras (E, F, G).
De G para L, avançamos 4 letras (H, I, J, L).
De L para Q, avançamos 5 letras (M, N, O, P, Q).
Portanto, agora devemos avançar 6 letras, a partir do Q:
6º) De acordo com o
triângulo ao lado, assinale a alternativa correta:
(A) O valor de x é
20° e este é um triângulo retângulo.
(B) O valor de x é
80° e este é um triângulo acutângulo.
(C) O valor de x é
75° e este é um triângulo escaleno.
(D) O valor de x é 90°
e este é um triângulo isósceles.
7º) A figura seguinte, formada por nove espaços, deverá ser preenchida
pelos números se 1 a 9, inclusive, sem se repetir qualquer desses números e
estando todos presentes, de modo a que a soma de cada um dos três lados do
triângulo 21.
8º) Meu pomar
Com base no poema, qual a quantidade de laranjas do pomar?
Com apenas oito
laranjeiras, A) 48
= 65.536
formei o meu pomar. B)
84 = 32.768
São grandes e
formosas, C)
84 = 4.096
bonitas de se olhar. D)
83 = 512
Cada uma com oito
galhos,
cada galho com oito
ramos,
cada ramo com oito
frutas.
Contando com
paciência,
um número de frutas
encontrarei,
e na forma de potência eu o escreverei...
Atividade 3
1º) O resultado da
operação é
a) – 20 b) – 18 c) 18 d) 34
2º)
Antônio aproveitou a promoção e comprou a câmera do anúncio abaixo. Qual é o
valor de cada prestação que Antônio vai pagar?
A) R$ 123,00.
B) R$ 150,00.
C) R$ 153,00.
D) R$ 459,00.
3º) Calcule
Atividade 4
1º) Descubra o segredo e complete as pirâmides.
Lembre-se de baixo para cima soma, de cima para baixo subtrai.
2º) Reproduza a trilha no caderno siga resolvendo as
operações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário