I SEQUENCIA DE MATEMATICA 2020


I SEQUÊNCIA DIDÁTICA17/02 a 06/03/2020                              
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática
Tema: Ciências e tecnologia
Unidade Temática: Números
Objeto de Conhecimento: Sistema de numeração decimal; Atividade diagnóstica: Tabuada
Ano:                          Período: 17/02 a 06/03/2020                              Nº de Aulas: 10
HABILIDADES
(EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.

(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA
1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
COMPETÊNCIA GERAL

1 - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Primeira semana:  17 a 21 /02/2020
1ª aula
. Apresentação: Professor (falar nome, desejos para turma, experiências, etc) e alunos (falar nome, escola que estudava no 5º ano, desejos, o que gosta de estudar, etc). Usar dinâmicas, música, mensagem, etc
. Escrever no quadro ou levar xerocado a frase: “estudar Matemática é somar alegrias, diminuir tristezas, multiplicar felicidade e dividir amor”. Fazer reflexão sobre a mesma e a partir daí, com a participação dos alunos, escrever no quadro os combinados para as aulas de Matemática e demais, pedir que um dos alunos anote e depois, se possível fazer um cartaz e expor na sala,

2ª aula
. Iniciar a aula com a dinâmica do chutômetro (anexo), ou outra dinâmica animada. Tecer comentários enfatizando a importância da Matemática em nossa vida.
. Fazer um bingo de tabuada (anexo), se quiser e puder dá uma bala, pirulito a quem se destacar.
3ª aula
. Fazer um ditado de números, depois pedir que escrevam os números por extenso. Apenas uns dez números, bem variados, exemplos: 32, 1009, 22222, 10027...
. Distribuir o texto: “o diário de Marta” (anexo), pedir para lerem silenciosamente, fazer questionamentos sobre o texto evidenciando a abordagem matemática do mesmo. Deixar que falem sobre o que compreenderam, sublinhar as palavras referentes a Matemática,
. Destacar a finalidade da Matemática: contar, ordenar, codificar e medir

4ª aula
. Fazer a leitura oral do texto, por parágrafo (todos alunos devem participar, para averiguar o desempenho de leitura da turma) e a atividade sobre o mesmo.
. Corrigir a atividade do texto

5ª aula
. Apresentar alguns desafios (anexo), instigar os alunos a participarem com entusiasmo, fazendo os devidos cálculos mentalmente ou escrito. Obs, caso não disponha de notbook e datashow, imprimir os desafios numa folha e expor de maneira que os alunos possam ver nitidamente. Também pode fazer trabalho em grupo, trocando os desafios entre os grupos.

6ª aula
. Distribuir a atividade diagnóstica (anexo ou outra), orientar para lerem com calma e responder com atenção.

7ª aula
. Corrigir a atividade diagnóstica, fazendo ponderações, demonstrações esclarecendo dúvidas e corrigindo os erros da mesma.
. Pedir que em casa vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=VBUD3CzsEH0

8ª aula
. Relatar rapidamente a história dos números e se possível passar o vídeo mencionado na aula anterior https://www.youtube.com/watch?v=VBUD3CzsEH0
. Apresentar os números Maias, Egípcios, Romanos e Indo-arábicos, segundo abordagem do livro, enfatizando as características de cada um.

9ª aula
. Orientar a turma para em grupo fazer cartazes com representações de cada sistema de numeração: Maia, Egípcio, Romano e Indo-arábico.
. Pedir que criem um sistema próprio de numeração
. Fazer atividades sobre o mesmo (do livro ou outra)
10ª aula
. Passar o filme: “A História do número 1”
. Fazer questionamentos sobre o filme para melhor compreensão do mesmo
. Solicitar que façam um resumo do filme, no caderno e relatem oralmente
RECURSOS: (  ) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (X  ) Computador;
( x) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;   (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (X ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 
(  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; ( ) Debate;
(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

Professor: ___________________________ Escola: ______________________ 
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática
Tema: Ciências e tecnologia
Unidade Temática: Números
Objeto de Conhecimento: As operações fundamentais; Atividade diagnóstica; Tabuada; Múltiplos e Divisores.
Ano:                          Período: 17/02 a 06/03/2020                             Nº de Aulas: 10
HABILIDADES
(EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
EF07MA01) Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.
(EF07MA07) Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolver um grupo de problemas.
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA
1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
COMPETÊNCIA GERAL
1 - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
4 -  Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Primeira semana:  17 a 21 /02/2020
1ª aula
. Apresentação: Professor (falar nome, o que deseja da turma, experiências, etc) e alunos (falar nome, desejos, o que gosta de estudar, se gosta ou não de estudar Matemática e porquê, etc).
2ª aula
. Fazer um ditado de números, depois pedir que escrevam os números por extenso. Apenas uns 15 números, bem variados, exemplos: 25, 1900, 888.888, 10007...
. Aplicar a brincadeira do chutômetro, “eu tenho quem tem” (anexo)outras. Premiar quem se destacar, quem ganhar.
Pedir que tragam lápis de cor, tesoura, para aula seguinte
3ª aula
. Apresentar alguns desafios (anexo), instigar os alunos a participarem com entusiasmo, fazendo os devidos cálculos mentalmente ou escrito. Obs, caso não disponha de notbook e datashow, imprimir os desafios numa folha e expor de maneira que os alunos possam ver nitidamente. Também pode fazer trabalho em grupo, trocando os desafios entre os grupos.
4ª aula
Escrever no quadro um problema e fazer a interpretação do mesmo com os seguintes questionamentos:
- O que sei do problema?
- O que desejo saber?
- Que operações devo fazer?
- Qual a resposta para o problema?
. Fazer a compreensão do problema, através dos questionamentos.
. Passar alguns problemas para resolver em casa.
5ª aula
. Corrigir os problemas no quadro, fazendo as devidas colocações e aplicando e resolvendo as devidas operações.
. Formar duplas e solicitar que cada aluno crie um problema e fazer uma troca, para que cada um resolva o problema do outro. Pedir que leiam os problemas e apresente a resolução dos mesmos.
6ª aula
. Apresentar algumas operações (adição, subtração, multiplicação, divisão) no quadro, resolvê­-las evidenciando os devidos critérios para resolver:
. Distinguir as parcelas e a soma.
. Identificar em uma subtração as suas partes: minuendo, o subtraendo e a diferença.
. Relacionar a multiplicação com a adição.
.Identificar em uma multiplicação os fatores e o produto
. Identificar em uma divisão exata e não exata o dividendo, o divisor, o resto e o quociente.
. Perceber que a divisão é a operação inversa da multiplicação e vice-versa
. Destacar com maior veemência as multiplicações e divisões.
. Atividades para casa envolvendo as operações
7ª aula
. Distribuir a atividade diagnóstica (anexo ou outra), orientar para lerem com calma e responder com atenção.
8ª aula
. Corrigir a atividade diagnóstica, fazendo ponderações, demonstrações esclarecendo dúvidas e corrigindo os erros da mesma.
 9ª aula
. Fazer a brincadeira do “pi” (anexo )e apresentar os múltiplos e divisores de um número.
. Evidenciar que os múltiplos é o mesmo que tabuada de 2, 3, 4 ...
. Pedir que em casa vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=H4nOTvsv1JM
10ª aula
. Se possível passar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=H4nOTvsv1JM e fazer comentários a respeito
. Numa cartolina e piloto colorido, fazer o “Crivo de Eratóstenes”, com os alunos evidenciar os números primos e compostos e solicitar que os alunos façam o mesmo no caderno.
RECURSOS: ( ) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X ) Computador;
(  ) Jogos; (  ) Informativos;   (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                       

Professor: _____________________ Escola: _________________________________ 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática
Tema: Ciências e tecnologia
Unidade Temática: Números
Objeto de Conhecimento: As operações fundamentais; Atividade diagnóstica; Tabuada; Potências
Ano:                          Período: 17/02 a 06/03/2020                               Nº de Aulas: 10
HABILIDADES
(EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA
2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
5. Investigar e estabelecer conjecturas a respeito de diferentes conceitos e propriedades matemáticas, empregando estratégias e recursos, como observação de padrões, experimentações e diferentes tecnologias, identificando a necessidade, ou não, de uma demonstração cada vez mais formal na validação das referidas conjecturas.
COMPETÊNCIA GERAL
4 -  Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Primeira semana:  17 a 21 /02/2020
1ª aula
. Apresentação: Professor e alunos (usar a maneira que mais aprouver)
. Aplicar a brincadeira “eu tenho quem tem” (anexo) ou outras.
2ª aula
. Fazer o jogo do bingo da tabuada (anexo) ou outro. Premiar quem se destacar, quem ganhar.
. Pedir que tragam lápis de cor e tesoura.
3ª aula
. Confeccionar a árvore da Matemática, socializar e expor na sala.
4ª aula
. Apresentar alguns desafios (anexo) instigar os alunos a participarem com entusiasmo, fazendo os devidos cálculos mentalmente ou escrito. Obs, caso não disponha de notbook e datashow, imprimir os desafios numa folha e expor de maneira que os alunos possam ver nitidamente. Também pode fazer trabalho em grupo, trocando os desafios entre os grupos.
5ª aula
. Apresentar algumas operações (adição, subtração, multiplicação, divisão) no quadro, resolvê­-las evidenciando os devidos critérios para resolver:
.  Distinguir as parcelas e a soma.
. Identificar em uma subtração as suas partes: minuendo, o subtraendo e a diferença.
. Relacionar a multiplicação com a adição.
. Enfatizar a maneira de dispor os números numa operação (unidade, embaixo de unidade, dezena embaixo ...)
6ª aula
. Identificar em uma multiplicação os fatores e o produto
. Identificar em uma divisão exata e não exata o dividendo, o divisor, o resto e o quociente.
. Perceber que a divisão é a operação inversa da multiplicação e vice-versa
. Destacar com maior veemência as multiplicações e divisões.
. Propor resolução de problemas do cotidiano, envolvendo duas ou mais operações, dando ênfase a compreensão e resolução do problema.
. Atividades para casa envolvendo as operações e problemas envolvendo as operações.
7ª aula
. Distribuir a atividade diagnóstica (anexo), orientar para lerem com calma e responder com atenção.
8ª aula
. Corrigir a atividade diagnóstica, fazendo ponderações, demonstrações esclarecendo dúvidas e corrigindo os erros da mesma.
. Pedi para ver em casa o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=gYD6iCMgcH0
 9ª aula
. Averiguar quem viu o vídeo, fazer indagações sobre o mesmo e relembrar Potência. Se possível ver o vídeo com a turma e fazer as devidas explicações dando novos exemplos.
10ª aula
. Apresentar um texto, uma reportagem sobre coronavírus e mostrar com exemplos potência com expoente inteiro negativo evidenciando que os vírus são muito contagiantes por serem partículas muito pequenas e suas medidas são apresentadas com uma potência de expoente negativo.
. Atividade sobre potências e potências com expoente negativo.
RECURSOS: ( ) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (X ) Computador;
(  ) Jogos; (  ) Informativos;   (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

Professor: __________________________ Escola: _________________________

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática
Tema: Ciências e tecnologia
Unidade Temática: Números
Objeto de Conhecimento: As operações fundamentais; Atividade diagnóstica; Tabuada; Jogo de sinais positivos e negativos; Conjuntos numéricos
Ano: 9º                          Período: 17/02 a 06/03/2020                               Nº de Aulas: 10
HABILIDADES
(EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
(EF07MA03) Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.
(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.
(EF09MA02) Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA
1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo
5. Investigar e estabelecer conjecturas a respeito de diferentes conceitos e propriedades matemáticas, empregando estratégias e recursos, como observação de padrões, experimentações e diferentes tecnologias, identificando a necessidade, ou não, de uma demonstração cada vez mais formal na validação das referidas conjecturas.
COMPETÊNCIA GERAL
1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Primeira semana:  17 a 21 /02/2020
1ª aula
. Apresentação: Professor e alunos (usar a maneira que mais aprouver)
. Aplicar a brincadeira “eu tenho quem tem” (abaixo) ou outras.
2ª aula
. Apresentar algumas operações (adição, subtração, multiplicação, divisão) no quadro, resolvê­-las evidenciando os devidos critérios para resolver:
.  Distinguir as parcelas e a soma.
. Identificar em uma subtração as suas partes: minuendo, o subtraendo e a diferença.
. Relacionar a multiplicação com a adição.
. Enfatizar a maneira de dispor os números numa operação (unidade, embaixo de unidade, dezena embaixo ...)
. Pedir que tragam lápis de cor e tesoura na próxima aula.
3ª aula
. Confeccionar a árvore da Matemática(abaixo), socializar e expor na sala.
4ª aula.
 Identificar em uma multiplicação os fatores e o produto
. Identificar em uma divisão exata e não exata o dividendo, o divisor, o resto e o quociente.
. Perceber que a divisão é a operação inversa da multiplicação e vice-versa
. Destacar com maior veemência as multiplicações e divisões.
. Propor resolução de problemas do cotidiano, envolvendo duas ou mais operações, dando ênfase a compreensão e resolução do problema.
. Atividades para casa envolvendo as operações e problemas envolvendo as operações
5ª aula
. Passar o vídeo em casa https://www.youtube.com/watch?v=4XuFt3cDxR8 sobre regras dos sinais positivos e negativos
. Dar novos exemplos
6ª aula
. Atividades: Operações com números negativos e positivos
7ª aula
. Distribuir a atividade diagnóstica (anexo), orientar para lerem com calma e responder com atenção.
8ª aula
. Corrigir a atividade diagnóstica, fazendo ponderações, demonstrações esclarecendo dúvidas e corrigindo os erros da mesma.
. Pedir para ver em casa o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Y_mYgLkuEl4 (N e Z)
 9ª aula
. Averiguar quem viu o vídeo, fazer indagações sobre o mesmo e trabalhar conjuntos de números naturais e números inteiros. Se possível ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Y_mYgLkuEl4 com a turma e fazer as devidas explicações dando novos exemplos.
10ª aula
. Atividades: conjuntos de números naturais e números inteiros
RECURSOS: ( ) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (X ) Computador;
(  ) Jogos; (  ) Informativos;   (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

Professor: ___________________________ Escola: ______________________




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