I SEQUÊNCIA DIDÁTICA – 17/02 a 06/03/2020
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – Matemática
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Tema: Ciências
e tecnologia
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Unidade Temática: Números
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Objeto de Conhecimento: Sistema de numeração decimal; Atividade diagnóstica: Tabuada
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Ano: 6º Período: 17/02 a 06/03/2020 Nº de Aulas: 10
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HABILIDADES
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(EF06MA01)
Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja
representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.
(EF06MA02)
Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo
ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a
sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função
do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números
naturais e números racionais em sua representação decimal.
(EF06MA03)
Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos,
exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias
variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de
calculadora
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA
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1.
Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e
preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é
uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos
e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo
do trabalho.
2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para
compreender e atuar no mundo.
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COMPETÊNCIA
GERAL
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1
- Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva.
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
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Primeira semana:
17 a 21 /02/2020
1ª aula
. Apresentação: Professor (falar nome, desejos
para turma, experiências, etc) e alunos (falar nome, escola que estudava no
5º ano, desejos, o que gosta de estudar, etc). Usar dinâmicas, música,
mensagem, etc
. Escrever no quadro ou levar xerocado a frase:
“estudar Matemática é somar alegrias, diminuir tristezas, multiplicar
felicidade e dividir amor”. Fazer reflexão sobre a mesma e a partir daí, com
a participação dos alunos, escrever no quadro os combinados para as aulas de
Matemática e demais, pedir que um dos alunos anote e depois, se possível
fazer um cartaz e expor na sala,
2ª aula
. Iniciar a aula com a dinâmica do chutômetro (anexo), ou outra dinâmica animada. Tecer
comentários enfatizando a importância da Matemática em nossa vida.
. Fazer um bingo de tabuada (anexo), se quiser e puder dá uma bala, pirulito a
quem se destacar.
3ª aula
. Fazer um ditado de números, depois pedir que
escrevam os números por extenso. Apenas uns dez números, bem variados,
exemplos: 32, 1009, 22222, 10027...
. Distribuir o texto: “o diário de Marta” (anexo), pedir para lerem silenciosamente, fazer
questionamentos sobre o texto evidenciando a abordagem matemática do mesmo.
Deixar que falem sobre o que compreenderam, sublinhar as palavras referentes
a Matemática,
. Destacar a finalidade da Matemática: contar,
ordenar, codificar e medir
4ª aula
. Fazer a leitura oral do texto, por parágrafo
(todos alunos devem participar, para averiguar o desempenho de leitura da
turma) e a atividade sobre o mesmo.
. Corrigir a atividade do texto
5ª aula
. Apresentar alguns desafios (anexo), instigar os alunos a participarem com
entusiasmo, fazendo os devidos cálculos mentalmente ou escrito. Obs, caso não disponha de notbook e datashow,
imprimir os desafios numa folha e expor de maneira que os alunos possam ver nitidamente.
Também pode fazer trabalho em grupo, trocando os desafios entre os grupos.
6ª aula
. Distribuir a atividade diagnóstica (anexo ou outra), orientar para lerem com calma e
responder com atenção.
7ª aula
. Corrigir a atividade diagnóstica, fazendo
ponderações, demonstrações esclarecendo dúvidas e corrigindo os erros da
mesma.
8ª aula
. Relatar rapidamente a história dos números e se
possível passar o vídeo mencionado na aula anterior https://www.youtube.com/watch?v=VBUD3CzsEH0
. Apresentar os números Maias, Egípcios, Romanos e
Indo-arábicos, segundo abordagem do livro, enfatizando as características de
cada um.
9ª aula
. Orientar a turma para em grupo fazer cartazes
com representações de cada sistema de numeração: Maia, Egípcio, Romano e
Indo-arábico.
. Pedir que criem um sistema próprio de numeração
. Fazer atividades sobre o mesmo (do livro ou
outra)
10ª aula
. Passar o filme: “A História do número 1”
. Fazer questionamentos sobre o filme para melhor
compreensão do mesmo
. Solicitar que façam um resumo do filme, no
caderno e relatem oralmente
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RECURSOS: ( ) Livro didático; (X)
Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X
) Vídeo; (X
) Computador;
( x) Jogos; ( ) Material
pertinente ao experimento; ( )
Informativos; ( ) Outros:
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X
) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro
páginas: ( )
( ) Seminários; (X)
Apresentação oral; (X ) Observação do
desempenho do grupo; (X) Cartaz; ( ) Debate;
( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros:
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Professor: ___________________________ Escola:
______________________
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – Matemática
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Tema: Ciências
e tecnologia
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Unidade Temática: Números
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Objeto de Conhecimento: As operações fundamentais; Atividade diagnóstica; Tabuada; Múltiplos e Divisores.
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Ano: 7º Período: 17/02 a 06/03/2020 Nº de Aulas: 10
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HABILIDADES
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(EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números
naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, fazendo uso
da reta numérica.
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam
cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais,
por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles
envolvidos com e sem uso de calculadora.
EF07MA01)
Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de
divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo
múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de
algoritmos.
(EF07MA07)
Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolver um
grupo de problemas.
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA
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1.
Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e
preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é
uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e
tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com
impactos no mundo do trabalho.
2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo.
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COMPETÊNCIA
GERAL
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1
- Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva.
4 - Utilizar diferentes linguagens – verbal
(oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e
digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao
entendimento mútuo.
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
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Primeira semana:
17 a 21 /02/2020
1ª aula
. Apresentação: Professor (falar nome, o que
deseja da turma, experiências, etc) e alunos (falar nome, desejos, o que
gosta de estudar, se gosta ou não de estudar Matemática e porquê, etc).
2ª aula
. Fazer um ditado de números, depois pedir que
escrevam os números por extenso. Apenas uns 15 números, bem variados,
exemplos: 25, 1900, 888.888, 10007...
. Aplicar a brincadeira do chutômetro, “eu tenho
quem tem” (anexo)outras. Premiar quem se
destacar, quem ganhar.
Pedir que tragam lápis de cor, tesoura, para aula
seguinte
3ª aula
. Apresentar alguns desafios (anexo), instigar os alunos a participarem com
entusiasmo, fazendo os devidos cálculos mentalmente ou escrito. Obs, caso não disponha de notbook e datashow,
imprimir os desafios numa folha e expor de maneira que os alunos possam ver
nitidamente. Também pode fazer trabalho em grupo, trocando os desafios entre
os grupos.
4ª aula
Escrever no quadro um problema e fazer a interpretação
do mesmo com os seguintes questionamentos:
- O que sei do problema?
- O que desejo saber?
- Que operações devo fazer?
- Qual a resposta para o problema?
. Fazer a compreensão do problema, através dos
questionamentos.
. Passar alguns problemas para resolver em casa.
5ª aula
. Corrigir os problemas no quadro, fazendo as
devidas colocações e aplicando e resolvendo as devidas operações.
. Formar duplas e solicitar que cada aluno crie um
problema e fazer uma troca, para que cada um resolva o problema do outro.
Pedir que leiam os problemas e apresente a resolução dos mesmos.
6ª aula
. Apresentar algumas operações (adição, subtração,
multiplicação, divisão) no quadro, resolvê-las evidenciando os devidos
critérios para resolver:
. Distinguir as parcelas e a soma.
. Identificar em uma subtração as suas partes: minuendo, o subtraendo e a diferença. . Relacionar a multiplicação com a adição. .Identificar em uma multiplicação os fatores e o produto
. Identificar em uma divisão exata e não exata
o dividendo, o divisor, o resto e o quociente.
. Perceber que a divisão é a operação inversa da multiplicação e vice-versa
. Destacar
com maior veemência as multiplicações e divisões.
. Atividades para casa envolvendo as operações
7ª aula
. Distribuir a atividade diagnóstica (anexo ou outra), orientar para lerem com calma e
responder com atenção.
8ª aula
. Corrigir a atividade diagnóstica, fazendo
ponderações, demonstrações esclarecendo dúvidas e corrigindo os erros da
mesma.
9ª aula
. Fazer a brincadeira do “pi” (anexo )e apresentar os múltiplos e divisores de um
número.
. Evidenciar que os múltiplos é o mesmo que
tabuada de 2, 3, 4 ...
. Pedir que em casa vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=H4nOTvsv1JM
10ª aula
. Se possível passar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=H4nOTvsv1JM e
fazer comentários a respeito
. Numa cartolina e piloto colorido, fazer o “Crivo
de Eratóstenes”, com os alunos evidenciar os números primos e compostos e
solicitar que os alunos façam o mesmo no caderno.
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RECURSOS: ( )
Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X)
Vídeo; (X ) Computador;
( ) Jogos; (
) Informativos; ( ) Outros:
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AVALIAÇÃO: ( )
Prova; (X ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X
) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita; (X
) Avaliação da participação; Outros:
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Professor: _____________________ Escola:
_________________________________
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – Matemática
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Tema: Ciências
e tecnologia
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Unidade Temática: Números
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Objeto de Conhecimento: As operações fundamentais; Atividade diagnóstica; Tabuada; Potências
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Ano: 8º Período: 17/02 a 06/03/2020 Nº de Aulas: 10
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HABILIDADES
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(EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números
naturais e números racionais cuja representação decimal é finita
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam
cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais,
por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles
envolvidos com e sem uso de calculadora.
(EF08MA01)
Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse
conhecimento na representação de números em notação científica.
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA
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2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo.
5.
Investigar e estabelecer conjecturas a respeito de diferentes conceitos e
propriedades matemáticas, empregando estratégias e recursos, como observação
de padrões, experimentações e diferentes tecnologias, identificando a
necessidade, ou não, de uma demonstração cada vez mais formal na validação
das referidas conjecturas.
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COMPETÊNCIA
GERAL
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4 - Utilizar diferentes linguagens – verbal
(oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e
digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao
entendimento mútuo.
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
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Primeira semana:
17 a 21 /02/2020
1ª aula
. Apresentação: Professor e alunos (usar a maneira
que mais aprouver)
. Aplicar a brincadeira “eu tenho quem tem” (anexo) ou outras.
2ª aula
. Fazer o jogo do bingo da tabuada (anexo) ou outro. Premiar quem se destacar, quem
ganhar.
. Pedir que tragam lápis de cor e tesoura.
3ª aula
. Confeccionar a árvore da Matemática, socializar
e expor na sala.
4ª aula
. Apresentar alguns desafios (anexo) instigar os alunos a participarem com
entusiasmo, fazendo os devidos cálculos mentalmente ou escrito. Obs, caso não disponha de notbook e datashow,
imprimir os desafios numa folha e expor de maneira que os alunos possam ver
nitidamente. Também pode fazer trabalho em grupo, trocando os desafios entre
os grupos.
5ª aula
. Apresentar algumas operações (adição, subtração,
multiplicação, divisão) no quadro, resolvê-las evidenciando os devidos
critérios para resolver:
.
Distinguir as parcelas e a soma.
. Identificar em uma subtração as suas partes: minuendo, o subtraendo e a diferença. . Relacionar a multiplicação com a adição.
. Enfatizar a maneira de dispor os números numa
operação (unidade, embaixo de unidade, dezena embaixo ...)
6ª aula
. Identificar em uma multiplicação os fatores e o produto
. Identificar em uma divisão exata e não exata
o dividendo, o divisor, o resto e o quociente.
. Perceber que a divisão é a operação inversa da multiplicação e vice-versa
. Destacar
com maior veemência as multiplicações e divisões.
. Propor resolução de problemas do cotidiano,
envolvendo duas ou mais operações, dando ênfase a compreensão e resolução do
problema.
. Atividades para casa envolvendo as operações e
problemas envolvendo as operações.
7ª aula
. Distribuir a atividade diagnóstica (anexo), orientar para lerem com calma e responder
com atenção.
8ª aula
. Corrigir a atividade diagnóstica, fazendo
ponderações, demonstrações esclarecendo dúvidas e corrigindo os erros da
mesma.
9ª aula
.
Averiguar quem viu o vídeo, fazer indagações sobre o mesmo e relembrar
Potência. Se possível ver o vídeo com a turma e fazer as devidas explicações
dando novos exemplos.
10ª aula
. Apresentar um texto, uma reportagem sobre
coronavírus e mostrar com exemplos potência com expoente inteiro negativo
evidenciando que os vírus são muito contagiantes por serem partículas muito
pequenas e suas medidas são apresentadas com uma potência de expoente
negativo.
. Atividade sobre potências e potências com
expoente negativo.
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RECURSOS: ( )
Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X
) Vídeo; (X ) Computador;
( ) Jogos; (
) Informativos; ( ) Outros:
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AVALIAÇÃO: ( )
Prova; (X ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X
) Observação do desempenho do grupo; (
) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros:
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Professor: __________________________ Escola:
_________________________
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – Matemática
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Tema: Ciências
e tecnologia
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Unidade Temática: Números
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Objeto de Conhecimento: As operações fundamentais; Atividade diagnóstica; Tabuada; Jogo de sinais positivos
e negativos; Conjuntos numéricos
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Ano: 9º Período: 17/02 a 06/03/2020 Nº de Aulas: 10
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HABILIDADES
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(EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números
naturais e números racionais cuja representação decimal é finita
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam
cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais,
por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles
envolvidos com e sem uso de calculadora.
(EF07MA03)
Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o
histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações
que envolvam adição e subtração.
(EF07MA04)
Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.
(EF09MA02)
Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação
decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles
na reta numérica.
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA
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1.
Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e
preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é
uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e
tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com
impactos no mundo do trabalho.
2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo
5.
Investigar e estabelecer conjecturas a respeito de diferentes conceitos e
propriedades matemáticas, empregando estratégias e recursos, como observação
de padrões, experimentações e diferentes tecnologias, identificando a
necessidade, ou não, de uma demonstração cada vez mais formal na validação
das referidas conjecturas.
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COMPETÊNCIA
GERAL
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1. Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações
de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência
viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e
para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho.
2. Desenvolver
o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir
argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para
compreender e atuar no mundo.
3. Compreender
as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da
Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de
outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade
de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima
e a perseverança na busca de soluções
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA
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Primeira semana:
17 a 21 /02/2020
1ª aula
. Apresentação: Professor e alunos (usar a maneira
que mais aprouver)
. Aplicar a brincadeira “eu tenho quem tem” (abaixo) ou outras.
2ª aula
. Apresentar algumas operações (adição, subtração,
multiplicação, divisão) no quadro, resolvê-las evidenciando os devidos
critérios para resolver:
.
Distinguir as parcelas e a soma.
. Identificar em uma subtração as suas partes: minuendo, o subtraendo e a diferença. . Relacionar a multiplicação com a adição.
. Enfatizar a maneira de dispor os números numa
operação (unidade, embaixo de unidade, dezena embaixo ...)
. Pedir que tragam lápis de cor e tesoura na
próxima aula.
3ª aula
. Confeccionar a árvore da Matemática(abaixo), socializar e expor na sala.
4ª aula.
Identificar
em uma multiplicação os fatores e o produto
. Identificar em uma divisão exata e não exata
o dividendo, o divisor, o resto e o quociente.
. Perceber que a divisão é a operação inversa da multiplicação e vice-versa
. Destacar
com maior veemência as multiplicações e divisões.
. Propor resolução de problemas do cotidiano,
envolvendo duas ou mais operações, dando ênfase a compreensão e resolução do
problema.
. Atividades para casa envolvendo as operações e
problemas envolvendo as operações
5ª aula
. Passar o vídeo em casa https://www.youtube.com/watch?v=4XuFt3cDxR8 sobre regras dos sinais positivos e negativos
. Dar novos
exemplos
6ª aula
. Atividades: Operações com números negativos e
positivos
7ª aula
. Distribuir a atividade diagnóstica (anexo), orientar para lerem com calma e responder
com atenção.
8ª aula
. Corrigir a atividade diagnóstica, fazendo
ponderações, demonstrações esclarecendo dúvidas e corrigindo os erros da
mesma.
9ª aula
.
Averiguar quem viu o vídeo, fazer indagações sobre o mesmo e trabalhar
conjuntos de números naturais e números inteiros. Se possível ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Y_mYgLkuEl4
com
a turma e fazer as devidas explicações dando novos exemplos.
10ª aula
. Atividades: conjuntos de números
naturais e números inteiros
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RECURSOS: ( )
Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X
) Vídeo; (X ) Computador;
( ) Jogos; (
) Informativos; ( ) Outros:
|
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; (X ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X
) Observação do desempenho do grupo; (
) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros:
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Professor: ___________________________ Escola:
______________________
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