SEQUÊNCIA DIDÁTICA - DE GEOGRAFIA 2020
Tema Integrador: Ciência e Tecnologia Tema: Paisagem
Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no mundo ( A geografia e a compreensão do mundo)
Objeto do conhecimento: Identidade sociocultural e Relações entre os componentes físico-naturais.
Ano/Série: 6º Período: 27/02 a 06/03 Aulas: 03
OBJETIVOS:
• Estimular aos alunos a conhecerem sobre o que é paisagem e sua importância para o meio em que vive, identificando os tipos de paisagens e suas características.
• Construir o conceito de paisagem. Compreender o conceito de bairro;
• Conhecer a estrutura e organização dos bairros da cidade em que mora;
• Identificar e descrever características do bairro onde mora;
• Entender que todo lugar tem uma identidade própria.
COMPETENCIA:
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
HABILIDADES:
. (EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
(EF06GE07) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º MOMENTO: (1 aula da semana)
• Paisagem, um dos conceitos chave da Geografia, deve ser considerada como um dos principais objetos de estudo da disciplina, por isso abordar esse assunto em sala de aula é tão importante. Por meio do estudo de paisagens podemos compreender as transformações espaciais promovidas pela relação homem-meio.
• É de fundamental importância fazer uma pesquisa prévia de imagens da cidade em que a escola se localiza, de maneira a mostrar aos alunos como as paisagens que hoje conhecem foram modificadas ao logo do tempo.
Nessa aula vamos precisar de qualquer um desses itens: caderno, Lápis e imagens coletada pelo professor sobre as paisagens transformadas.
• Antes de iniciar o assunto faça uma reflexão sobre o que foi estudado nas aulas anteriores sobre a importância de estudar a geografia para a nossa vida no cotidiano.
• Comece a aula questionando aos alunos que falem o que sabem sobre oque sabem sobre paisagem, proponha perguntas como:
01-O que é paisagem?
02-Que paisagens vocês conhecem?
03-Existem paisagens transformadas pelos Homens?
04- Quais vocês conhecem?
05-Como as paisagens podem ser modificadas?
06-Por que isso acontece?
• Em seguida convide os alunos para irem até o pátio da escola ou entorno da mesma, escolhendo o melhor lugar que possibilita a visualização da paisagem em torno da escola. Os alunos serão incentivados a observar tudo o que os seus olhos possam enxergar, descrever o que estão vendo e identificar ação humana na paisagem, registrando tudo no caderno.
• Retornando para a sala de aula cada aluno vai identificar em seu próprio relatório quais são os elementos naturais e artificiais que estão descritos em suas observações.
• Para a casa levarão a seguinte tarefa: trazer duas imagens uma de paisagem natural e uma de paisagem cultural.
2º MOMENTO: (2 aula da semana)
Nessa aula vamos precisar de qualquer um desses itens: Folha de caderno, papel madeira, cartolina ou A4.
Barbante, pregador ou fita adesiva, imagens de paisagens, tesoura lápis de cor ou piloto.
• Faça uma sondagem sobre o que foi explicado na aula anterior sobre paisagem.
• Comece a aula entregando para cada aluno uma folha de papel e peça para cada criança usar sua mão de molde e escreva no centro de papel o nome da escola que estuda e em cada dedinho cinco elementos que foi construído em torno da escola que ele observou.
• E logo em seguida solicite aos alunos que cole as imagens que pesquisaram em casa sobre paisagem e colem a baixo do desenho de sua mãozinha . Depois peça, que na mesma folha, explique a diferença entre as paisagens encontradas, neste momento deixe que eles criem a explicação livremente, não interfira nas produções, pois elas serão utilizadas na montagem de um varal. Recolha a atividade, monte um varal com as produções criada pelos alunos.( reforce a explicação sobre as paisagens e suas transformações quando estiver montando o varal e ressaltando o que eles escreveram nos dedinhos).
• Para a casa levarão a seguinte tarefa: Realizar entrevista com pais, familiares e amigos, sobre as mudanças ocorridas ao longo do tempo nas paisagens da cidade :
• Perguntas:
1- Seu nome? 2-Quanto tempo mora em Itamaraju? 3- Como era Itamaraju antes que eu nascesse?
4- O que mudou na nossa cidade? 5- O que você sente falta? 6- O que você mudaria hoje?
7- Qual a vantagens e desvantagens dessas mudanças na nossa cidade?8- O que falta na nossa cidade?
9-Qual a paisagem que você mais gosta do lugar em que mora? Justifique.
10-E a paisagem que não gosta do lugar em que mora? Por qual motivo?
11- Que mensagem você deixaria para as próximas gerações Itamarajuense.
3º MOMENTO: (1 aula da semanas)
• É importante sempre que inicia uma aula refletir sobre a aula anterior para o aluno memorizar e até mesmo tirar as duvidas.
• Forme um circulo com os alunos e inicie um bate papo sobre a entrevista que fizeram, questione:
1- O que foi mais interessante da entrevista?
2- A pessoa entrevistada ficou triste ao lembrar como era, e como está hoje a nossa cidade?
3- Que mensagem ela deixou?
4- Que ponto da entrevista chamou a sua atenção? Por quê?
5- Todas as pessoas entrevistadas tem a mesma opinião?
6- E você o que mudaria em sua rua ou bairro? Por quê?
• Em seguida convide os alunos para assistir o vídeo da Música Ora Bolas, do Grupo Palavra Cantados, no Youtube.( pode só ouvi a musica ou usar a letra como texto e, fazer uma leitura compartilhada) A letra da música pode ser acessada no site http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/286862/ Ora Bolas
Palavra Cantada
Oi, oi, oi... olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino
Quem é esse menino! Esse menino é meu vizinho!
Onde ele mora! Mora lá naquela casa!
Onde está a casa! A casa tá na rua!
Onde está a rua! Tá dentro da cidade!
Onde está a cidade! Do lado da floresta!
Onde é a floresta! A floresta é no Brasil!
Onde está o Brasil, ta na América do Sul
continente americano cercado de oceano das
terras mais distantes de todo o planeta
E como é o planeta!
O planeta é uma bola que rebola lá no céu
• Após a apresentação comece um diálogo com os alunos. Questione-os sobre a canção apresentada. Brinque com a música, questionando os alunos sobre:
1-Quem é esse menino?2-Onde ele menino mora?3-Onde fica a casa em que o menino mora? 4-E a rua em que o menino mora fica onde? 5-Onde fica a cidade em que o menino mora? 6-E a floresta?7-E onde fica o Brasil?
• Termine a aula com a frase : Se você fosse um super- herói o que você faria para o futuro da nossa cidade? Trazer a resposta na próxima aula?
4º MOMENTO: (2 aula da semanas)
• Não pode esquecer, sempre que inicia uma aula refletir sobre a aula anterior para o aluno memorizar e até mesmo tirar as duvidas.
• Inicie a aula perguntando qual a resposta da pergunta que eles levaram para casa, com as respostas comece a falar da importância do nosso lugar nesse mundo e o que podemos fazer para melhorar um pouco o nosso lugar e, assim comece a falar sobre como somos únicos que cada um de nos temos uma identidade própria que nós diferenciamos uns dos outros.
• Comente que assim como os seres humanos os lugares também tem uma identidade.
Pergunte aos alunos: 1-O que é identidade? 2-Para que serve? 3-como podemos identificar um lugar?
Explique que cada lugar tem uma formação diferenciada e tem uma história própria. Pergunte ao aluno se ele conhece a história do seu bairro? E da sua cidade? Aproveite para contar um pouco da nossa historia de como a nossa cidade foi fundada. (Não esqueça de fazer uma pesquisa de como nossa cidade foi fundada ,para contar ao aluno).
• Em seguida convidando os alunos a se sentarem em círculo para roda de conversa. A roda de conversa é um momento privilegiado de interação entre o professor, os alunos e os colegas. É um espaço de partilha e confronto de ideias, muito rico para a aprendizagem. Os alunos devem ser desafiados a participarem e usar a sua fala para expressar suas ideias, emitir opiniões, escutar os colegas de forma respeitosa e aprender a construir conhecimentos coletivamente. Os alunos devem ser expostos a diferentes situações nas quais tenham a possibilidade de desenvolver sua fluência para falar, ampliar o seu vocabulário, organizar a sequência de ideias e desenvolver a sua capacidade de argumentar. Ouça a opinião dos alunos e faça a mediação ao debate. Reforce a importância da participação de todos e do respeito às diferentes opiniões.
• Não direcione as decisões, mas conduza as discussões de forma a resolver os possíveis conflitos surgidos durante a exposição de ideias.Pergunte aos alunos:01-Vocês sabem o nome do bairro onde moram?
2-Ele fica perto ou longe da escola? 3-Seus pais trabalham no mesmo bairro em que moram?
4-Você gosta de morar no seu bairro?
Comente:
O BAIRRO EM QUE MORAMOS É UM LUGAR MUITO IMPORTANTE PARA CADA UM DE NÓS, POIS É NELE QUE SE ENCONTRA A NOSSA MORADIA, A RUA ONDE BRINCAMOS O LOCAL DE COMPRAS E ONDE VIVEM NOSSOS AMIGOS E VIZINHOS.
• Conte aos alunos como é o bairro onde você mora.
• Peça que também contem sobre as características do bairro onde moram.
• Baseado nas respostas dos alunos construa uma tabela. Anote na lousa a quantidade de alunos que moram em bairros diferentes.
• A partir das informações fornecidas pelos alunos, construa um gráfico demostrando aos alunos a quantidade de alunos distribuído por bairro.
• Peça ao aluno para construir o gráfico no caderno de acordo com o que foi construído no quadro.
No lugar de bairro residencial, comercial e industrial coloque o nome de cada bairro ex: Santo Antônio, Cristo Redentor e assim por diante.
• Depois de construído o gráfico, explore os resultados, pergunte aos alunos:
1- Quantos alunos moram no bairro onde a escola está localizada? 2- Em que bairro moram mais alunos?
3- Em qual bairro moram menos alunos?
• Elabore outras perguntas de acordo com o desenvolvimento em que seus alunos se encontram
• Converse com seus alunos sobre como se organiza o bairro onde moram e suas características.
Explique aos alunos:
NO BAIRRO EM QUE MORAMOS PODEMOS FAZER MUITAS COISAS.
DEPENDENDO DO BAIRRO PODEMOS BRINCAR NA RUA COM OS AMIGOS, EM UMA PRAÇA, PARQUE OU NA CASA DE UM AMIGO.
PODEMOS FAZER COMPRAS NA PADARIA, NO SACOLÃO OU NO SUPERMERCADO E TAMBÉM IR A UM RESTAURANTE.
EXISTEM PESSOAS QUE MORAM EM UM BAIRRO E TRABALHAM NO MESMO BAIRRO. OUTRAS MORAM EM UM BAIRRO E TRABALHAM EM OUTRO.
QUANDO AS PESSOAS NÃO ENCONTRAM O QUE PRECISAM NO BAIRRO ONDE MORAM, SE DESLOCA ATÉ OUTROS BAIRROS PARA FAZER COMPRAS, IR AO MÉDICO, OU SE DIVERTIR.
• Termine a aula propondo uma pesquisa. Colegas essa atividade pode ser executada na sala de aula se preferi no próprio caderno do aluno com a sua orientação, eu encontrei essa atividade no Google no projeto Só escola, gostei e resolvi sugerir para concluir o nosso assunto sobre paisagens lugar e identidade.
5º MOMENTO: (3 aula da semanas)
• Antes de iniciar a aula faça uma reflexão sobre o que foi estudado nas aulas anteriores sobre a importância das transformações das paisagens e como cada lugar tem uma identidade própria construída pela sua história e faça uma reflexão sobre os bairros e a importância deles para o crescimento e desenvolvimento de uma cidade.
• Proponha ao aluno que apresente o seu trabalho expondo o que foi mais difícil e mais fácil na elaboração do trabalho e o que ele mais gostou.
• Em seguida trabalhe o texto paisagem e a atividade proposta.
• Termine a aula deixando claro e repetindo com o aluno o significado do termo paisagens.
OBS: Caros colegas espero que as atividades proposta nessa sequência seja adequada para ajudar na aprendizagem dos nossos alunos, aproveitei o ultimo trabalho de pesquisa do ano passado que vocês não tiveram tempo de tralhar e readaptei para esse inicio de ano. BOA SORTE!!!!!
RECURSOS:( x ) Resumo( x ) Data show;( ) Jornal;(x ) Revista;( x ) Vídeo;(x ) Computador;( ) Jogos;( ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. ;( ) Informativos .(X ) Caderno para o registro das atividades.(X )Folha de papel em branco. (X )Lápis preto e lápis de cor.(X )Papel e cola para montar o painel..
( ) Dicionário.
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ); ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; ( ) Montagem do cartaz.
Professor: _______________________________ Escola:___________________________
ANEXOS
Os vários tipos de paisagens
O que é a paisagem?
Podemos definir paisagem como o resultado de tudo aquilo que conseguimos visualizar, ou seja, é tudo o que conseguimos observar com o olhar. A paisagem é feita de movimento, cores, sons, cheiros e de todo um espaço que a simboliza. Muitas vezes usamos o termo paisagem como definição para a arte da pintura. Você já reparou que as pessoas falam: “veja que paisagem bonita”? Essa pode ser o por do sol, o céu iluminado pelas estrelas, uma igreja, o topo de uma montanha, etc.
PAISAGENS NATURAIS
São aquelas em que não existiu qualquer acção do ser humano, ou seja, não sofreram transformações causadas pelo homem.
Possuem apenas elementos naturais (montanhas, rios, mares, rochas, vegetação, animais, etc).
PAISAGENS HUMANIZADAS
São aquelas que, em maior ou menor escala, sofreram transformação por parte do homem.
Sempre que existir uma construção humana, trata-se de uma paisagem humanizada. Desta forma, as cidades e as aldeias são exemplos deste tipo de paisagem.
PAISAGENS GEOGRAFICA
É a união dos elementos que compõem as paisagens naturais e humanizadas ex: Cidades.
A paisagem urbana e a paisagem rural são conceitos utilizados na geografia para diferenciar dois tipos de espaços geográficos.
De tal modo, a paisagem rural também chamada de campo é aquela que não faz parte dos meios urbanos sendo utilizada para o desenvolvimento de atividades de agricultura, pecuária, extrativismo, silvicultura, conservação ambiental, turismo rural (ecoturismo), dentre outras.
Já as paisagem urbanas são áreas que passaram pelo processo de urbanização pela industrialização.
Além disso, a densidade demográfica das áreas urbanas é superior à das zonas rurais. As pessoas que vivem nas cidades constituem a comunidade urbana.
Essas possuem diversas infraestruturas que muitas vezes, não são encontradas no campo: ruas e avenidas asfaltadas, habitações, indústrias, hospitais, escolas, comércios, abastecimento de água, sistemas de esgoto, iluminação pública e também estão ligadas as metropolis.
ATIVIDADE DE REVISÃO
1-Enumere a segunda coluna a partir da primeira com base nos conceitos de paisagem natural e paisagem cultural:
Coluna 01
(1) Paisagem Natural
(2) Paisagem Cultural
Coluna 02
( ) Parque ambiental criado no espaço urbano de uma cidade
( ) Reserva ambiental em área rural
( ) Hotel fazenda reservado para o turismo
( ) Floresta equatorial não ocupada pelo homem
( ) A rua de uma cidade industrializada
( ) Área do espaço urbano dedicada à promoção de práticas culturais
2) O que é uma paisagem natural?
_____________________________________________________________________________________________________________
3) O que é uma paisagem humana?
_____________________________________________________________________________________________________________
4)O que é uma paisagem geográfica?
______________________________________________________________________________________________________________
5) Relacione as colunas:
a) Sociedades
b) Paisagem natural
c) Paisagem humanizada
d) Espaço geográfico
( ) a paisagem que existe quase sem alterações provocadas pelo homem.
( ) Engloba os elementos da natureza e também os elementos artificiais, feitos pelo homem.
( ) Grupos de pessoas que vivem no mesmo lugar, de acordo com as mesmas leis e regras de sobrevivência.
( ) É a paisagem que passa a existir após a interferência humana.
6) Assinale a opção incorreta em relação as características da Paisagem:
a) A Paisagem é tudo o que os nossos olhos veem de um determinado local.
b) As paisagens mudam.
c) As paisagens podem ser formadas por elementos feitos pela natureza ou feitos pelos seres humanos
d) As paisagens representam apenas elementos naturais de um determinado lugar.
7) A paisagem em que predominam os aspectos originais da natureza como a vegetação, o relevo e a hidrografia é chamada de paisagem natural.
Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas paisagens naturais:
a) floresta, conjunto de montanhas e avenida
b) rodovia, edifícios e represa
c) geleira, floresta e conjunto de montanhas.
d) hidrelétrica, cidade e lago.
8) Assinale a opção incorreta em relação as características do espaço geográfico:
a) O espaço geográfico é a natureza transformada pelos seres humanos, por meio de seu trabalho ao longo da história.
b) O espaço geográfico é formado por elementos naturais e também humanos onde vivemos e interagimos com a paisagem.
c) Para entendermos o espaço geográfico faz-se necessário compreender a sociedade que o criou e continua a transformá-lo ao longo do tempo.
d) Espaço geográfico é que predominam os aspectos originais ou naturais da natureza.
9) O homem, ao longo de sua história, foi se adaptando ao ambiente em que vivia, segundo essa afirmativa, para que fim os seres humanos transformam o meio ambiente. Assinale a resposta correta.
a) Os seres humanos alteram e transformam o meio ambiente para preservar a beleza das praias e florestas .
b) Os seres humanos alteram e transformam o meio ambiente para adquirirem conhecimento .
c) Os seres humanos alteram e transformam o meio ambiente por razões puramente psicológicas, étnicas e sociais .
d) Os seres humanos alteram e transformam o meio ambiente para suprir suas necessidades de moradia e alimentação, bem como para terem uma melhor qualidade de vida e conforto.
10) Além da ação humana a paisagem de um lugar também está continuamente sendo transformada ao longo do tempo pela ação da natureza, muitas dessas transformações deixam marcas nas paisagens, que nos auxiliam a compreender a dinâmica natural, no passado e no presente. Qual das opções está correta em relação a dinâmica da natureza que interfere na paisagem.
a) ventos, chuvas, marés, erupções de vulcões.
b) ventos, chuvas, hidrelétricas, rios.
c) ventos, chuvas, marés, plantações.
d) ventos, chuvas, erupções de vulcões, hidrelétricas.
7º Ano
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - DE GEOGRAFIA 2020
Tema Integrador: Ciência e Tecnologia Tema: Natureza do Brasil
Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no mundo e Conexões e escalas ( Brasil: Território e Regionalização)
Objeto do conhecimento: Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil
Ano/Série: 7º Período: 27/02 a 06/03 Aulas: 03
OBJETIVOS: Entender a posição geográfica do Brasil no mundo;
- Compreender os conceitos de limite e fronteira;
- Identificar os países que fazem limite com o Brasil;
- Refletir sobre as vantagens e desvantagens da grande extensão territorial de nosso país.
-Identificar a vegetação original, clima e o relevo brasileiro;
COMPETENCIA:
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
HABILIDADES:
(EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º MOMENTO: (1 aula da semana)
• É de fundamental importância fazer uma pesquisa prévia com as imagens dos mapas do Continente Americano e o mapa com os pontos extremos do brasil para ser utilizado no momento da aula expositiva para melhor facilitar o aprendizado do aluno.
• A partir dos conhecimentos dos alunos sobre o Brasil, instigue-os para refletirem sobre a localização geográfica de nosso território, seus limites e fronteiras e também, sobre as vantagens e desvantagens políticas e econômicas de sua grande extensão territorial utilizando o mapa do Continente Americano.
• Nas aulas vamos precisar de qualquer um desses itens: caderno, Lápis e imagens de mapas coletada pelo professor sobre a localização do Brasil e os pontos extremos, imagens, cartolina e cola.
• Antes de iniciar o assunto faça uma reflexão sobre o que foi estudado nas aulas anteriores sobre a importância da tecnologia no estudo da geografia.
• Comece a aula questionando aos alunos que falem o que sabem sobre a localização do Brasil, em seguida apresente aos alunos a música "País Tropical" de Jorge Bem Jor, disponível em <http://letras.mus.br/jorge-ben-jor/46647/>
"Moro num país tropical,
abençoado por Deus
E bonito por natureza,
mas que beleza" [...]
• Após ouvirem e cantarem a música faça algumas questões motivadoras:
1-O que significa a frase "Moro num país tropical"?
2-Por que o autor da música fala que o Brasil é abençoado por Deus?
3- Que frase ti chamou a sua atenção? Por quê?
4- Como é a natureza do Brasil?
• Em seguida, permita que os estudantes expressem suas opiniões. A partir das respostas apresente um mapa do mundo político, e oriente-os para que localizem o Brasil em relação aos hemisférios (Norte-Sul-Leste-Oeste).
• Depois que mostrar o mapa, problematize com a questão:
Qual é a localização geográfica do território brasileiro?
• Após responderem corretamente que o Brasil está localizado totalmente no hemisfério Oeste e em grande maioria no hemisfério Sul, (apenas uma porção de aproximadamente 7% do território localiza-se no hemisfério Norte), explique a relação entre a localização geográfica de nosso país e a frase "moro num país tropical...", verso que introduz a música que acabaram de ouvir.
• Solicite que utilizem o atlas escolar para melhor visualizar os países do mundo. Destacar que cada país é colorido com uma das cores convencionais utilizadas em mapas políticos (amarelo, laranja, lilás, verde e vermelho, em tons suaves). Peça para compararem a área territorial do Brasil com a dos
• países mais extensos do globo, registrando as seguintes questões.
Qual é a posição que o Brasil ocupa entre esses países?
Quais são os países mais extensos que o Brasil?
Quais são os países da América do Sul que fazem limite com o território brasileiro?
Quais são os países da América do Sul que não fazem limite com o território brasileiro?
• Em seguida mostre o mapa do Brasil com os pontos extremos, explicando a importância dos pontos extremos para a segurança das fronteiras do Brasil.
• Inicie uma roda de conversa para discutirem estas questões. Evidencie que o território brasileiro tem a característica de ser contínuo e que, com exceção de algumas ilhas oceânicas, em nosso país não há territórios separados. Entretanto, peça para observarem que existem alguns países no mundo cujo território é descontínuo. (obs: coloque os mapas no chão da sala para ficar melhor a visualização).
• Oriente-os para que registrem as informações levantadas no caderno.
• Termine a aula deixando claro sobre a localização do brasil.
2º MOMENTO: (2 aula da semana)
Faça uma sondagem sobre o que foi explicado na aula anterior sobre a localização do Brasil.
Organize os estudantes em grupos e entregue a cada grupo uma Xerox do mapa da América do Sul solicite que conversem com os seus pares sobre os conceitos de "limite", "fronteira" e aproveite para explicar o conceito de "território". Utilize um mapa político da América do Sul e auxilie os estudantes a fazerem um destaque na linha de limite entre o Brasil e os demais países e destaque com cor diferente a faixa de fronteira (crie uma legenda), conforme demonstra o mapa a seguir:
Fonte: Grupo de Estudos sobre Redes e Território do Departamento de Geografia da UFRJ.
Em seguida, oriente aos grupos a observarem em um atlas escolar e responderem as seguintes questões:
1-Qual o nome dos estados brasileiros que fazem limite com o território de outros países?
2-Cite o nome de algumas cidades brasileiras que estão localizadas em faixa de fronteira.
3-Quais os estados brasileiros que fazem limite com o oceano Atlântico?
4-Cite o nome alguns rios que fazem limite entre os estados brasileiros e outros países.
5-Explique, com suas próprias palavras, o que você compreendeu sobre os termos “limite” e “fronteira”.
Após os estudantes compreenderem os conceitos abordados anteriormente, instigue-os a
conhecerem a grande extensão territorial do Brasil e seus pontos extremos a Norte, Sul, Leste e Oeste. Novamente utilize um mapa como o que segue:
Pontos extremos do Brasil. Disponível em: <geografiaespacialbrasileira.blogspot.com>.
• Vale ressaltar que além do mapa, você pode apresentar aos estudantes o texto "Localização geográfica do Brasil",
• Problematize:
Qual o nome dos pontos extremos do Brasil a:
Leste:.......................................................... Estado em que se localiza: ..................................................................
Oeste: ........................................................ Estado em que se localiza: ..................................................................
Norte: ......................................................... Estado em que se localiza: ..................................................................
Sul: ............................................................ Estado em que se localiza: ...................................................................
• Peça para que consultem o atlas escolar e escreva o nome dos trópicos que cortam o território brasileiro a:
1. Norte: ........................................................
2. Sul: ...........................................................
• O território brasileiro é mais extenso no sentido norte-sul ou no sentido leste-oeste?
• Após registrarem as respostas em seus cadernos, justificando-as, explique que as regiões de fronteiras são importantes e estratégicas para um país e podem apresentar aspectos positivos e negativos. Problematize:
1-Quais são as vantagens do ponto de vista político e econômico para um país como o Brasil que tem fronteira com diversos países e com o oceano Atlântico?
• Explique aos grupos sobre a importância de se buscar orientações junto aos professores das outras áreas do saber. Esses professores podem auxiliar no tratamento das informações levantadas e no estabelecimento das relações entre os diferentes conteúdos, proporcionando-lhes a construção de conhecimentos significativos e enriquecedores.
• Não deixe de comentar que o nosso país é objeto de interesse para geógrafos, geólogos, antropólogos, historiadores, paleontólogos e outros profissionais, que procuram conhecer a organização do espaço geográfico.
3º MOMENTO: (1 aula da semanas)
• É importante sempre que inicia uma aula refletir sobre a aula anterior para o aluno memorizar e até mesmo tirar as duvidas.
• Sabe-se que a vegetação apresenta importância fundamental no equilíbrio dos ecossistemas, pois torna o solo fértil, com a decomposição das folhas e de outras partes; reduz a velocidade do escoamento da água, evitando assim, o assoreamento dos rios; permite maior solidez e porosidade do solo por meio do seu sistema radicular; propicia a formação de materiais coloidais, importantes para a aeração do solo; e ainda protege os recursos hídricos e abriga inúmeras formas de vida.
• Diante dessa importância, trabalhe com os alunos o conhecimento prévio sobre a vegetação que compõem a paisagem da nossa cidade.
• Forme um circulo com os alunos e inicie a aula trabalhando o conceito de vegetação com os alunos e sua importância para o equilíbrio ambiental. Pergunte se eles conhecem a vegetação brasileira. Discuta se eles sabem qual a vegetação da sua cidade e quais as características da vegetação.
• Utilize o mapa da vegetação Brasileira do livro ou fotocopiado como forma de dinamizar o conceito de vegetação e algumas características da vegetação brasileira. Uma boa opção para desenvolver esse trabalho é utilizar os mapas interativos.
• Esse mapa oferece informações sobre os tipos de vegetações do Brasil. Localize onde sua cidade está inserida, em qual grande Bioma. Apontante as localidades e quais os tipos de vegetação original no Brasil, como as áreas de cerrado no centro do Brasil, ou a caatinga no nordeste brasileiro.
Pergunte aos alunos:
1- Visualizando o mapa da vegetação original do Brasil, quais os tipos de vegetação original?
2- Qual tipo de vegetação predominava no Brasil?
3- Qual era a que estava em menor extensão no Brasil?
4- Onde está nossa cidade no mapa e qual nosso tipo de vegetação?
De acordo com as informações contidas no mata converse com os alunos sobre os locais em que aparecem a vegetação brasileira.
• Peça aos alunos para que façam um texto, em casa, para entregar na aula seguinte sobre a vegetação que está presente em sua cidade e responda as perguntas sugeridas.
• Existe ou não vegetação nos quintais, nas ruas e na escola?
• Quais plantas que existem nestes espaços?
• Qual planta é a preferida deles e por qual razão?
• Qual a importância da vegetação para a vida das pessoas?
• Qual a sensação de estar em um local desprovido de vegetação e em um outro com vegetação abundante;
• Eles visitam áreas verdes? Quais?;
• O que as áreas verdes representam para a cidade; qual era o estado de conservação das áreas verdes em sua cidade?
• O que eles sentem e/ou fariam se vissem alguém cortando uma árvore?
4º MOMENTO: (2 aula da semanas)
• Antes de iniciar a aula faça uma reflexão sobre o que foi estudado na aula anteriores sobre a importância a vegetação no desenvolvimento econômico do Brasil.
• Receba os textos dos alunos, sobre como eles percebem a vegetação de sua cidade, faça um questionamento sobre as questões que o aluno respondeu e em seguida inicie o novo assunto.
• Para dar início à aula, organize os alunos em duplas entregue cada dupla uma xerox das três formas de relevo existente no brasil, pergunte aos alunos se eles sabem quais são os tipos de relevo existentes na natureza.
• Com a cópia das imagens peça que a dupla observe, para que possam fazer a discussão com o parceiro de dupla e escrever abaixo de cada figura o tipo de relevo que julgam ser o correto.
• Em seguida, cada dupla poderá mostrar sua resposta ao professor, que por sua vez, dirá que durante a aula saberão se suas respostas estavam corretas ou não.
• Explique para os alunos sobre o que é um relevo e cada uma das formas pode entregar um copia ou copiar no quadro o texto Tipos de relevo para trabalhar a leitura compartilhada.
• Após a leitura e discussão dos textos, o professor deverá solicitar que responda aos seguintes questionamentos:
1-Gostaram dos textos?
2- Quais são as formas de relevo existentes?
3- Qual delas chamou mais a atenção de vocês?
4- Qual delas vocês estão mais acostumados a ver?
5- Na região em que moramos qual dos tipos de relevo é mais comum?
6- Como as montanhas são formadas?
7- E as depressões como são formadas?
8- Os planaltos são formados de que maneira?
9- E as planícies?
10- Vimos que relevo são irregularidades, e onde pode haver essas irregularidades? Somente na superfície terrestre?
11- Os relevos podem ser alterados? Se sim, como?
12- Há algo que vocês não entenderam?
13- Há algo que queiram compartilhar?
• Observem que este momento é importante para proporcionar aos alunos compartilhem o que aprenderam sobre o assunto trabalhado.
• Para casa peça aos alunos para pesquisarem imagens de tipos de relevo divida a sala em 4 grupos cada grupo pesquise uma forma de relevo.
5º MOMENTO: (3 aula da semanas)
• Antes de iniciar a aula faça uma reflexão sobre o que foi estudado na aula anteriores sobre as formas de relevo do Brasil e do mundo.
• Com o objetivo de finalizar as aulas sobre os tipos de relevo, proponha aos alunos a confecção de cartazes que abordem a temática trabalhada na aula – tipos de relevo do Brasil e do Mundo. Para isso, os alunos estejam organizados em quatro grupos, de modo que cada grupo confeccione um cartaz sobre os principais tipos de relevo elencados abaixo:
- Planaltos,
- Planícies,
- Depressão,
- Montanhas.
• Os cartazes deverão ter imagens do tipo de relevo apresentado, bem como informações sobre ele. Segue abaixo, um modelo de estrutura de cartaz:
Roteiro do cartaz:
- Nome do tipo de relevo;
- Como se dá a formação desse tipo de relevo;
- Lugares no Brasil e no mundo que podem ser encontrados.
• Os cartazes, depois de corrigidos e apresentados, sejam expostos na escola, para que os alunos, professores e funcionários possam apreciá-los!
• Observação: Nesse momento o professor poderá pedir que as duplas formadas na atividade “Motivação”, retomem as respostas que deram sobre o tipo de relevo representado em cada figura para saber se estavam corretas ou não! É importante que o professor supervisione esse momento.
OBS: Caros colegas espero que as atividades proposta nessa sequência seja adequada para ajudar na aprendizagem dos nossos alunos, aproveitei o ultimo trabalho de pesquisa do ano passado que vocês não tiveram tempo de tralhar e readaptei para esse inicio de ano. BOA SORTE!!!!!
RECURSOS:( x ) Resumo( x ) Data show;( ) Jornal;(x ) Revista;( x ) Vídeo;(x ) Computador;( ) Jogos;( ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. ;( ) Informativos .(X ) Caderno para o registro das atividades.(X )Folha de papel em branco. (X )Lápis preto e lápis de cor.(X )Papel e cola para montar o painel..
( ) Dicionário.
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ); ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; ( ) Montagem do cartaz.
Professor: _______________________________ Escola:___________________________
localização geográfica do Brasil
O Brasil é um país que integra a América do Sul e apresenta extensão territorial de 8.514.876 km². É o quinto maior país do planeta, só é menor que os territórios da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. A abundância territorial faz com que o Brasil tenha quatro fusos, uma vez que no sentido leste-oeste é bastante extenso. Por esses aspectos é considerado um país com dimensão continental.
A grande extensão territorial proporciona ao país fronteira com quase todas as nações sul-americanas. Apenas Chile e Equador não fazem fronteira com o Brasil.
Para a realização precisa da localização geográfica do Brasil e de outros países, independentemente do ponto do planeta, faz-se necessária a utilização das coordenadas geográficas (latitude e longitude).
As latitudes explicitam os pontos em graus de um determinado lugar ao longo da superfície terrestre, tomando como referência a Linha do Equador, no sentido norte e sul.
Já as longitudes mostram a posição em graus de um determinado ponto da Terra que tem como referência principal o Meridiano de Greenwich no sentido leste ou oeste.
No sentido leste-oeste, o Brasil apresenta 4.319,4 km de distância. Os extremos são a Serra Contamana, onde está localizada a nascente do rio Moa (AC), a oeste, com longitude de 73°59’32”, e a Ponta do Seixas (PB), a leste, com longitude 34°47’30”. Os extremos no sentido norte-sul apresentam 4.394,7 km de distância e são representados pelo Monte Caburaí (RR), ao norte do território, com latitude 5°16’20”, e Arroio Chuí (RS), ao sul, com latitude 33°45’03".
Os extremos do território brasileiro
O território brasileiro está localizado, em sua totalidade, a oeste do meridiano de Greenwich, portanto sua área está situada no hemisfério ocidental. A linha do Equador passa no extremo norte do Brasil, fazendo com que 7% de seu território pertença ao hemisfério setentrional e 93% esteja localizado no hemisfério meridional. Cortado ao sul pelo trópico de Capricórnio, apresenta 92% do território na zona intertropical (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio); os 8% restantes estão na zona temperada do sul (entre o trópico de Capricórnio e o círculo polar Antártico).
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Tipos de Relevo
A superfície terrestre é composta por diferentes tipos de relevo. Aprenda quais são e como cada um se caracteriza.
O relevo é o conjunto das diferentes formas que existem na superfície terrestre (continental e oceânica). Por isso, corresponde a variadas fisionomias podendo ser mais plano ou mais acidentado e também com diferentes alturas. Toda essa variação revela dinâmicas sofridas pela superfície terrestre ao longo do tempo. As formas de relevo da superfície terrestre são resultado da interação de duas grandes forças: a endógena (interna) e a exógena (externa).
Por questões de análise e estudos científicos, foi criada uma classificação do relevo terrestre. Considera-se que o relevo se apresenta em quatro tipos principais: montanhas, planaltos, planícies e depressões. Destacamos a seguir cada tipo e suas respectivas características.
Montanhas
Se você tem medo de altura provavelmente não encara as famosas montanhas russas dos parques de diversões. Não é mesmo? Brincadeiras à parte, ao fazermos uma alusão com esse brinquedo vemos que essa forma de relevo se diferencia das demais pela elevada altitude.
O conjunto de montanhas formam as chamadas cordilheiras, que aparecem dispostas em cadeia. Podemos citar como exemplos: a Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e a Cordilheira do Himalaia, na Ásia.
Além disso, as montanhas podem ser classificadas em quatro tipos, dependendo da forma como são originadas:
1) Dobradas: são as montanhas que surgiram a partir dos dobramentos terrestres provocados pelo tectonismo. De todos, esse é o tipo mais comum.
2) Vulcânicas: são as que se originam dos vulcões.
3) Falhadas: são as que surgem a partir de falhamentos na crosta terrestre.
4) De erosão: são as que surgem como consequência da erosão do relevo ao seu redor e podem levar milhões de anos para se formarem.
Planaltos
Os planaltos, também conhecidos como platôs, são formas de relevo mais ou menos planas e que apresentam altitudes médias. Em geral, sofrem mais com a ação de agentes erosivos, como por exemplo, a água da chuva, os rios e os ventos.
Os planaltos costumam apresentar delimitações bem definidas. Eles são cercados por regiões mais baixas e podem possuir encostas bem inclinadas. Os planaltos podem ser formados por chapadas, morros e serras. Os mais extensos planaltos do relevo brasileiro são os planaltos e chapadas da Bacia do Paraná, os planaltos e chapadas da Bacia do Parnaíba e os planaltos e serras do Atlântico Leste-Sudeste.
Quanto ao tipo de formação rochosa, os planaltos classificam-se em três principais tipos: os sedimentares, constituídos por rochas sedimentares que sofreram o soerguimento pelos movimentos internos da crosta terrestre; os cristalinos, formados por rochas cristalinas (ígneas intrusivas e metamórficas) e compostos por restos de montanhas que sofreram processos erosivos; e os basálticos, constituídos por rochas ígneas extrusivas (ou vulcânicas) originadas de antigas e extintas atividades vulcânicas.
Planícies
As áreas de planície apresentam superfícies de baixas altitudes, sem grandes desníveis no terreno. Costumam estar associadas a áreas de deposição de sedimentos, como a areia derivada da erosão das rochas. As planícies geralmente estão localizadas próximas a planaltos, e também nos litorais ou próximas dos rios, formando os vales fluviais.
A Planície do Rio Amazonas, por exemplo, é decorrente da aglutinação de sedimentos trazidos por esse extenso curso fluvial e seus afluentes. As planícies litorâneas do Nordeste e do Sudeste do Brasil são depósitos de sedimentos dos rios que deságuam no Oceano Atlântico.
Depressão
Esse tipo de relevo caracteriza as áreas rebaixadas que possuem as menores altitudes da superfície terrestre. Existem duas formas para se referir a uma depressão. No caso comparativo de uma área rebaixada com seu entorno falamos em depressão relativa, já quando a região se encontra abaixo do nível do mar, usamos o termo depressão absoluta. A maior depressão absoluta do mundo encontra-se no Mar morto, no Oriente Médio, que apresenta cerca de 396 metros abaixo do nível do mar.
8º Ano
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - DE GEOGRAFIA 2020
Tema Integrador: Ciência e Tecnologia Tema: Movimento da população no mundo e migrações no Brasil e no mundo.
Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no mundo ( População )
Objeto do conhecimento: Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais e diversidade e dinâmica da população mundial e local
Ano/Série: 8º Período: 27/02 a 06/03 Aulas: 02
OBJETIVOS:
_Compreender o conceito de fluxos migratórios
– Conhecer os motivos que levam aos movimentos migratórios
– Entender as questões geográficas envolvidas os movimentos da população no mundo.
COMPETENCIA:
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
HABILIDADES:
(EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
(EF08GE02) Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial.
(EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º MOMENTO: (1 aula da semana)
• Antes de iniciar o assunto faça uma reflexão sobre o que foi estudado nas aulas anteriores sobre o mundo das TICS.
• Nessa aula vamos precisar de qualquer um desses itens: caderno, Lápis.
• Comece o assunto da aula, Fluxos Migratórios ou Movimento Populacional, com uma explicação do que significa o ato de “migrar”. Deverá interagir com os alunos, para melhor entendimento do mesmo, perguntando se há alguém que não é originalmente do local em que se está agora, e se não, de onde são.
• Os fluxos migratórios consistem em movimentos populacionais dentro ou fora do mesmo território, que são iniciados por diferentes fatores em diferentes contextos históricos.
• No Brasil, há algumas regiões que são historicamente mais atrativas que outras. O principal fator responsável é o econômico, pois o modelo capitalista cria espaços privilegiados que irão atrair a população em busca de melhores condições de vida.
• Para entender melhor os movimentos migratórios, é necessário compreender alguns conceitos básicos:
• Fatores de repulsão: É o que leva uma população a deixar determinado local.
• Os principais são:
– Socioeconômico: desemprego, subemprego, pobreza;
– Políticos: perseguições, guerras, conflitos;
– Naturais: catástrofes naturais, fenômenos cíclicos (seca).
• Fatores de atração: Melhores condições de vida e trabalho;
--Migrações Internas (nacionais) e migrações externas (internacionais);
--Perfil do Migrante: Quem migra e por quê?
--Principais fluxos internos e externos.
• Os alunos podem ser separados em grupos e depois eles podem preparar uma entrevista entre eles para melhor entender o que realmente significa migração.
As perguntas da entrevista deve conter:
1 – Você nasceu aqui?
2 – Em qual ano nasceu?
3 – Se não, onde nasceu?
4 – Se não nasceu, qual o ano em que veio residir aqui?
5 – Conhece ou conheceu alguém que veio de fora? Se sim, de onde?
6 – Alguém na sua família veio de fora? Se sim, qual região?
7 – Você trabalha no mesmo lugar em que mora?
8 – Se não, trabalha onde? Mora onde?
9 – Você sabia que realiza movimento migratório?
10 – O que é um migrante para você?
• Em seguida a dupla apresenta o resultado para os colegas, professora faça as anotações e crie um gráfico demostrando quantos alunos são imigrantes na cidade ou no bairro.
• Termine a aula explicando: as consequências dos fluxos migratórios para os locais onde eles ocorrem.
---As consequências das migrações podem ser várias, tanto para os locais de partida quanto para os de chegada.
---Os locais de partida podem sofrer, principalmente, com a falta de mão de obra, já que há um número muitas vezes expressivo de homens e mulheres em idade de trabalho que deixam os locais; envelhecimento precoce da população, predominando uma população de idosos, o que gera estagnação econômica. A diminuição do desemprego pela diminuição da demanda por trabalho também é uma das consequências para os locais de partida.
---Nos locais de chegada a migração vai cumprir diversos papéis, que vão desde o intercâmbio cultural entre a cultura de fora e a cultura local, criando uma identidade cultural específica para os locais de chegada, como também o problema de preconceito/xenofobia sofrido por aqueles que chegam de diferentes lugares.
• Economicamente, os locais de chegada podem sofrer com inchaço populacional, desemprego, falta de estrutura para atendimento das populações recém-migradas: como moradia, saúde e educação. Movimentos migratórios importantes foram responsáveis, por exemplo, pelo processo de favelização de grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo.
2º MOMENTO: (2 aula da semana)
• É importante sempre que inicia uma aula refletir sobre a aula anterior para o aluno memorizar e até mesmo tirar as duvidas. ( Não esqueça de explicar sobre Taxa de natalidade ,fecundidade, de mortalidade, crescimento vegetativo, crescimento demográfico e pirâmide etária.
• A melhoria de padrões de nutrição e de saúde constitui-se uma das causas do fenômeno do crescimento populacional acelerado. Historicamente se constata que a população do planeta passou longos períodos com crescimento populacional estável, expresso por taxas relativamente baixas, em contraposição ao aumento vertiginoso da população nas últimas décadas. É interessante perceber que esse crescimento ainda caminha na esteira da pobreza, já que os maiores índices de aumento populacional ocorrem em países em desenvolvimento. Mais pessoas nascendo em condições precárias e sem quesitos mínimos para uma vida digna. Do outro lado da balança, países ricos com baixo crescimento populacional e que mantém os atuais padrões de consumo e produção insustentáveis.
• Tal fato constitui-se um problema, se considerar que a população mundial demanda recursos naturais - renováveis e não renováveis - de distintas fontes, cuja distribuição ocorre de forma desigual no planeta.
• Nesse sentido, o acesso à água de boa qualidade, a poluição dos grandes centros urbanos e o aquecimento global, são exemplos concretos dessa situação.
• Inicie a aula com a exibição do vídeo “Urbanização Acelerada” do programa Cidades e Soluções, disponível no site:globonews.globo.com/Jornalismo/Gnews/0,,7493-p-22102006,00.html
• Atenção: Lembre-se de carregar o vídeo em seu computador antes de exibi-lo aos alunos!
• Divida a sala em grupos e peça que cada grupo expresse suas ideias sobre o vídeo. Anote ideias, conceitos e esclareça os alunos. Peça que apresentem as principais conclusões para o restante da turma.
• Esse momento de discussão é importante para estabelecer os elos entre o que ocorre no Brasil e o que ocorre em escala mundial, porque os processos são os mesmos. Explore as possibilidades de associação.
• Para casa os alunos podem fazer uma pesquisa ou promover um censo enfocando alguns itens sobre as condições de vida dos bairros onde moram, analisando algumas características da população desses bairros. Se o bairro é novo, pode-se procurar saber de onde vieram as pessoas e as razões da migração.
• Se o bairro for antigo, procurar saber qual a idade média da população, pesquisar sobre a história do bairro, sua fundação, suas origens e tradições.
• Devem pesquisar, ainda, sobre o acesso a serviços, como: saneamento, escolas, postos de saúde, transporte, lazer, comércio, etc. A partir dos resultados, organizar uma exposição que poderá ser apresentada sob a forma de cartazes, jornais, murais, representações teatrais ou outras que o grupo escolher.
• Pesquisar a respeito das teorias malthusianas e neomalthusianas - e também da escola reformista –
destacando os principais aspectos de cada uma dessas teorias em relação ao crescimento demográfico mundial.
• Como é a evolução do crescimento populacional no planeta?
• Quais foram as fases do aumento populacional? – Identifique a fase de crescimento lento e fase de crescimento acelerado
• Quais as causas do rápido aumento da população mundial?
• População mundial futura – Quais as previsões?
• Quais as consequências do aumento populacional?
• Quais medidas a tomar para conter tal aumento?
• Após os dados colhidos, organize as informações em gráficos e tabelas, de modo que toda a escola tenha acesso às informações.
3º MOMENTO: (1 aula da semanas)
• É importante sempre que inicia uma aula refletir sobre o assunto anterior relembrando o aluno a importância de sempre está aperfeiçoando o conhecimento.
• Para estudar e assunto, é fundamental a turma conhecer os conceitos de Estado, nação e território e observar suas relações em diferentes sociedade e tempos históricos. Fazer esse trabalho conceitual de maneira lúdica, com o auxílio do grupo, garante maior envolvimento por parte dos alunos.
• Inicie a aula com o conceito "território" porque ele provavelmente será a considerado mais simples pelos alunos. Pergunte o que é um território, escreva na lousa as informações fornecidas por eles e as discuta, escolhendo as que devem ser mantidas e as que devem ser retiradas do registro.
• Faça um desenho na lousa que represente um território (imaginário) e crie situações-problema para a definição/divisão desse território. Nelas, os agentes históricos devem ser os próprios alunos, divididos em grupos distintos, com opiniões, costumes, línguas diferentes. Leve os alunos à conclusão de que os territórios são criações históricas que refletem os interesses dos sujeitos históricos, daí sua reconstrução quando estes interesses se transformam.
• Retome o exemplo construído e explique no que consiste uma nação, dê exemplos da realidade brasileira sobre a existência de várias nações em um mesmo território. As nações indígenas são exemplos simples e práticos, falar da formação do povo brasileiro com as diferentes nações africanas, indígenas e europeias são também esclarecedores. Por fim use o exemplo inicial para o entendimento do conceito de Estado. Peça para que cada grupo definido (no exemplo) diga qual a melhor maneira de organizar as relações entre governantes e governados, o que faria de um deles governante, etc. Assim vocês poderão problematizar a existência de diferentes organizações estatais.
• Para finalizar, leve para turma uma reportagem ou notícia sobre diferentes conflitos por territórios desencadeados pela existência de diferentes nações e pela crença em distintas formas de organização do Estado. A declaração da independência de Kosovo pode ser tematizada ou ainda os conflitos no Quênia pela liderança governamental. Questione os alunos o que ficou de conhecimento sobre o assunto .
4º MOMENTO: (2 aula da semanas)
• Antes de iniciar a aula faça uma reflexão sobre o que foi estudado na aula anterior e peça um aluno para fazer o comentário sobre o assunto caso não lebre relembre os termos estudado.
• Além disso, é fundamental reconhecerem que as alterações de fronteiras e o crescimento da população têm diferentes razões e que elas não aconteceram somente no passado. Ocorrem também na atualidade, depois de um breve revisão vamos para:
• Atividade de revisão sobre Dinâmica populacional e Organização Política.
OBS: Caros colegas espero que as atividades proposta nessa sequência seja adequada para ajudar na aprendizagem dos nossos alunos, aproveitei o ultimo trabalho de pesquisa do ano passado que vocês não tiveram tempo de tralhar e readaptei para esse inicio de ano. BOA SORTE!!!!
RECURSOS:( x ) Resumo( x ) Data show;( ) Jornal;(x ) Revista;( x ) Vídeo;(x ) Computador;( ) Jogos;( ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. ;( ) Informativos .(X ) Caderno para o registro das atividades.(X )Folha de papel em branco. (X )Lápis preto e lápis de cor.(X )Papel e cola para montar o painel..
( ) Dicionário.
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ); ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; ( ) Montagem do cartaz.
Professor: _______________________________ Escola:___________________________
EXERCÍCIO
1. O que vem a ser população?
2. Diferencie:
a. População absoluta
b. Densidade demográfica
c. Populoso
d. Povoado
3. Apresente os dez países mais populosos do mundo e os dez menos populosos.
4. Destaque como está distribuída a população mundial pelos continentes.
5. O que são áreas ecúmenas e anecúmenas?
6. Explique:
a. Taxas de natalidade
b. Taxas de mortalidade
c. Taxa de mortalidade infantil
d. Taxa de crescimento vegetativo ou natural
7. O que vem a ser expectativa de vida e taxa de fecundidade?
8. Explique as três fases do crescimento da população mundial.
9. Discorra sobre a Teoria de Malthus. Ele estava correto? Explique.
10. Fale sobre as teorias Neomalthusiana e Reformista.
11. Explique a PEA e PEI.
12. Quais os setores da atividade? Explique-os.
13. Explique uma pirâmide etária. 14. Discorra sobre a situação da mulhe
15. Por que a expectativa de vida da mulher é maior que a do homem?
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - DE GEOGRAFIA 2020
Tema Integrador: Ciência e Tecnologia Tema: Interesses e conflitos
Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no mundo ( Geopolítica )
Objeto do conhecimento: Corporações e organismos internacionais.
Ano/Série: 9º Período: 27/02 a 06/03 Aulas: 02
OBJETIVOS:
-Conhecer os aspectos da Nova Ordem Mundial e suas consequências no mundo. A Nova Ordem Mundial corresponde ao surgimento de duas potências mundiais, de um lado os Estados Unidos (capitalista) e do outro, a União Soviética (socialista), consolidando assim o mundo Bipolar.
- Comparar os motivos que levam muitos países a participar de conflitos internos e externos. Desse modo, os principais motivos são questões religiosas, étnicas, territoriais e por riquezas naturais (petróleo e a água).
-Além disso, propõe-se que o estudante analise e apreenda as desigualdades na distribuição de bens e serviços entre as nações pobres e ricas do mundo, distinguindo seus padrões de consumo e as formas de se relacionar com o meio ambiente. Objetiva-se, ainda, que o aluno desenvolva o pensamento crítico sobre o assunto.
COMPETENCIA:
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
HABILIDADES:
EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.
(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
(EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º MOMENTO: (1 aula da semana)
• Antes de iniciar o assunto faça uma reflexão sobre o que foi estudado nas aulas anteriores obre a tecnologia e o nosso co0tidiano.
• Nessa aula vamos precisar de qualquer um desses itens: caderno, Lápis.
• Comece o assunto da aula, fazendo uma sondagem sobre o conhecimento do aluno em relação ao assunto que vamos estudar.
• O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis. Todas as situações de conflito são antagônicas e perturbam a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos. Trata-se de um fenômeno subjetivo, muitas vezes inconsciente ou de difícil percepção. As situações de conflito podem ser resultado da concorrência de respostas incompatíveis, ou seja, um choque de motivos, ou informações desencontradas.
• As diferenças de valores e padrões culturais podem fomentar os conflitos, na medida em que grupos sociais podem encarar um objeto de disputa de maneira diferenciada e seu uso, de maneira conflitante.
Os conflitos, desde a antiguidade, afligem a humanidade com diversas consequências nocivas em todo o mundo. Mesmo com todo o progresso técnico estes ainda persistem e percebe-se que ainda não há uma esperança de solução em médio prazo. Alguns deles são clássicos, como “israelitas e palestinos”, mas existem muitos outros.
• Se possível passe o filme invasão a casablanca.
• Antes de exibir o filme, assista e faça algumas ressalvas para o aluno ficar instigado para assistir com outra perspectiva.
Questões( essas questões pode ser respondida durante a exibição do filme).
1 – Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar sua mensagem? Justifique sua resposta.
2 – Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O que?
3 – Algum elemento do filme não foi compreendido?
4 – Do que você mais gostou neste filme? Por quê?
5 – Selecione uma sequência protagonizada por um dos personagens do filme, analise e explique qual a sua motivação dramática. O que sua motivação tem a ver com o tema do filme?
6 – Qual o seu personagem favorito no filme? Por quê?
7 – Qual é o personagem de que você menos gostou? Por quê?
8 – Descreva o uso da cor no filme. Ela enfatiza as emoções que os realizadores tentaram evocar? Como você usaria a cor no filme em questão?
9 – Analise o uso da música no filme. Ela conseguiu criar um clima correto para a história? Como você usaria a música neste filme?
10 – Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à realidade. Quais sequências que parecem menos realistas? Por quê
11 – Qual a síntese da história contada pelo filme?
12 – Como a montagem do filme interfere na história contada pelo filme.
• Para casa, oriente seus alunos à busca de respostas para as seguintes questões:
• O que é o conflito em questão?
• Porque ocorre?
• Como ocorre?
• Onde ocorre?
• Localize-o em mapas;
• Quais as consequências?
• Existem possibilidades de resolução?
Depois dessas apresentações estimule os alunos à discussão do tema.
2º MOMENTO: (2 aula da semana)
• Antes de iniciar o assunto faça uma reflexão sobre o que foi estudado nas aulas anteriores sobre o que é Geopolítica e qual a importância dela nos interesses e conflitos mundiais.
• Peça os alunos para fazerem um circulo e em segunda faça a correção da atividade de pesquisa para casa.
• Colegas lembre-se que, no estudo de um conflito, devem ser considerados quatro elementos centrais na análise, a saber:
1. Os atores: indivíduos, grupos, organizações ou Estados que têm identidade própria, reconhecimento social e capacidade de modificar seu contexto, não esqueça que estes são movidos por interesses, valores e percepções que são próprias a cada um;
2. A natureza: os conflitos têm natureza diferente, por isso eles podem ser de natureza econômica, política, ambiental, doméstica, internacional ou pesquisa, entre outras.
3. Os objetos: sempre escassos ou vistos como tais podem ser material ou simbólico, profano ou sagrado, público ou privado, e assim por diante.
4. As dinâmicas: cada conflito, segundo sua natureza, tem uma história própria, uma forma de evoluir, conhecendo períodos mais ou menos intensos, mais ou menos rápidos.
• Faça a conclusão da aula e em seguida comesse a falar sobre as Árias estratégicas do mundo.
• Uma vez manifestado e comparado o conceito das palavras guerras ,revolta ,o Mal que foi necessário, faça o questionamento:
A) Conflito e Guerra são as mesmas coisas?
B) Qual a relação entre poder e guerra?
C) A política e a economia fazem guerra?
D) Quais os tipos de guerras ou conflitos que você conhece?
E) No Brasil existe algum tipo de conflito humano?
• Após a manifestação dos alunos de forma escrita, o professor incentivará a debate as ideias.
• Esclarecendo as dúvidas decorrentes do trabalho e ao mesmo tempo já mencionando os principais conflitos no mundo atual em que resulta no sofrimento humano.
• Lembra de comentar a importância da ONU (Organização das Nações Unidas) na tentativa de amenizar os conflitos entre nações.
• Devemos resgatar na história os motivos que levaram aos Estados Unidos a criar tal organização (ONU). Vale ressaltar, que o motivo foi A CONFERÊNCIA DE BRETTON WOODS em 1944.
• Proposta de atividade:
• Atividade para se realizada na próxima aula.
• Dividir a sala em grupo, promovendo uma discussão sobre o papel da ONU e posteriormente, fazendo um sorteio para cada grupo escolher as seguintes organizações humanitárias e fazer uma explicação sobre o papel de cada uma (MÉDICO SEM FRONTEIRAS, CEAR, ONEWORLD, UNICEF, CRUZ VERMELHA, AMI, UNDP, ICBL, ONU).
• A avaliação será realizada de forma progressiva, ou seja, o professor irá obter os resultados a cada atividade sugerida, portanto, as atividades propostas nas aulas buscam constantemente estimular os estudantes a questionar, a participar oralmente, a desenvolver a habilidade de consulta a sites de busca, bem como também apresentar seu ponto de vista, imprimindo assim, uma visão crítica de forma inteligente e empolgante.
3º MOMENTO: (3 aula da semana)
• Antes de iniciar o assunto faça uma reflexão sobre o que foi estudado nas aulas anterior e faça um levantamento prévio sobre a pesquisa realizada pelos alunos.
• Em seguida dividir a sala em grupo, promovendo uma discussão sobre o papel da ONU e posteriormente, começar o debate sobre a responsabilidade da ONU e a sua ausência nos países pobres.
• Explique sobre o poder do petróleo e da água no mundo do poder.
1- Por que o mundo foi dividido em Oriente e Ocidente.
2- Quais as superpotências envolvidas nesses conflitos?
3- Por que será que o EUA sempre acaba ficando com o poder?
• No fim do debate ouvi a musica de rouba nova .
A Paz
Roupa Nova
Deve haver um lugar dentro do seu coração
Onde a paz brilhe mais que uma lembrança
Sem a luz que ela traz já nem se consegue mais
Encontrar o caminho da esperança
Sinta, chega o tempo de enxugar o pranto dos homens
Se fazendo irmão e estendendo a mão
Só o amor, muda o que já se fez
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a Terra inteira feliz
Se você for capaz de soltar a sua voz
Pelo ar, como prece de criança
Deve então começar, outros vão te acompanhar
E cantar com harmonia e esperança
Deixe que esse canto lave o pranto do mundo
Pra trazer perdão e dividir o pão
Só o amor, muda o que já se fez
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a Terra inteira feliz…
• Faça uma reflexão com os alunos sobre a letra dessa musica.
• Mostre como o poder machuca e destrói o que a humanidade tem de mais importante ‘’VIDA’’
4º MOMENTO: (2 aula da semanas)
• É importante sempre que inicia uma aula refletir sobre o assunto anterior relembrando o aluno a importância de sempre está aperfeiçoando o conhecimento, se possível ouça a música mais uma vez.
• Para estudar e assunto, é fundamental a turma conhecer seja instigada com o tempo produção, consumo e desigualdade social.
• Professor, antes de tudo, leve seus alunos a pensarem sobre o conceito de sociedade de consumo. A ideia é motivá-los com falas, imagens ou textos provocativos, como o material que segue abaixo para dar início à aula.
• poema Eu Etiqueta, de Carlos Drummond de Andrade:
EU, ETIQUETA
Em minha calça está grudado um nome
que não é meu de batismo ou de cartório,
um nome... estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
que jamais pus na boca, nesta vida.
Em minha camiseta, a marca de cigarro
que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produto
que nunca experimentei
mas são comunicados a meus pés.
Meus tênis é proclama colorido
de alguma coisa não provada
por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
minha gravata e cinto e escova e pente,
meu copo, minha xícara,
minha toalha de banho e sabonete,
meu isso, meu aquilo,
desde a cabeça ao bico dos sapatos,
são mensagens, letras falantes,
gritos visuais,
ordens de uso, abuso, reincidência,
costume, hábito, premência,
indispensabilidade, e fazem de mim homem-anúncio itinerante,
escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É doce estar na moda,
ainda que a moda seja negar minha identidade,
trocá-la por mil, açambarcando
todas as marcas registradas,
todos os logotipos do mercado.
Com que inocência demito-me de ser
eu que antes era e me sabia
tão diverso de outros, tão mim-mesmo,
ser pensante, sentinte e solitário
com outros seres diversos e conscientes
de sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio,
ora vulgar ora bizarro,
em língua nacional ou em qualquer língua
(qualquer, principalmente).
E nisto me comprazo, tiro glória de
minha anulação. [...]
(Carlos Drummond de Andrade)
• Após a leitura do poema, abra para a participação da turma, levantando questões como as seguintes:
1. Qual é a ideia central do texto?
2. Que valores são criticados por Drummond?
3. Você concorda com a visão do autor? Qual é seu ponto de vista sobre o assunto?
4. No fragmento a seguir, Drummond escreve sobre o uso de estrangeirismos no Brasil. Como você percebe isso em nossa sociedade?
"Agora sou anúncio,
ora vulgar ora bizarro,
em língua nacional ou em qualquer língua
(qualquer, principalmente)."
5. Por que tanta desigualdade no mundo?
• Podemos optar pelo vídeo “História das Coisas” (The Story off Stuff. Diretor: Annie Leonard / Louis Fox. EUA. Ano: 2007). O vídeo tem duração de aproximadamente 21 minutos e está disponível nas versões dublada e legendada – a escolha da versão mais apropriada deve partir do professor, que saberá avaliar de acordo com o perfil de sua turma.
Nesse vídeo, há importantes questões a serem discutidas com os alunos, como:
1-cadeia produtiva;
2-degradação ambiental;
3-sociedade de consumo;
4-estratégias de mercado;
5-comprometimento da saúde humana e da qualidade de vida;
6-declínio da felicidade com base no consumismo, entre outros.
• Caso haja tempo disponível, ao final da exibição, busque a participação da turma em conversa sobre o vídeo escolhido. A oralidade pode ser trabalhada dessa forma, levando os jovens a desenvolvê-la, a expressarem suas opiniões de forma clara e objetiva.
OBS: Caros colegas espero que as atividades proposta nessa sequência seja adequada para ajudar na aprendizagem dos nossos alunos, aproveitei o ultimo trabalho de pesquisa do ano passado que vocês não tiveram tempo de tralhar e readaptei para esse inicio de ano. BOA SORTE!!!!
RECURSOS:( x ) Resumo( x ) Data show;( ) Jornal;(x ) Revista;( x ) Vídeo;(x ) Computador;( ) Jogos;( ) Livro didático para ajudar nas resoluções das atividades. ;( ) Informativos .(X ) Caderno para o registro das atividades.(X )Folha de papel em branco. (X )Lápis preto e lápis de cor.(X )Papel e cola para montar o painel..
( ) Dicionário.
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ); ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; ( ) Montagem do cartaz.
Professor: _______________________________ Escola:___________________________
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