SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAMARAJU
I FORMAÇÃO DA ARTICULAÇÃO DE GEOGRAFIA
TEMAS: Identidade/ Autoconhecimento
Comunicação Não-violenta
DATA:02-08-2022 HORÁRIOS:
LOCAL: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAMARAJU
COORDENAÇÃO TÉCNICA
EDUCACIONAL: Lurdes Marina
ARTICULADORA
PEDAGÓGICA: Uelcineia Jeamonod da Cruz
OBJETIVOS:
v
Identificar as próprias
características pessoais.
v Construir e valorar positivamente os conceitos acerca de si
próprio.
v Reconhecer os próprios pensamentos e emoções, bem como os
seus efeitos nos comportamentos, fazendo com que tenha uma avaliação mais
precisa das suas forças e limitações.
v Conhecer
a linguagem da Comunicação Não Violenta
(CNV), sua essência e as estratégias
utilizadas para fortalecer as conexões humanas com base:
na compaixão, promoção da
empatia, construção de ambientes
mais acolhedores,
mediação e resolução pacífica de conflitos, abertura ao
diálogo,
redução de agressões (verbais e físicas), promover e manter relacionamentos
saudáveis,fortalecimento de uma cultura baseada
na parceria e trabalho em equipe;
PAUTA:
1º MOMENTO: Acolhida reflexiva com as pegadas...
Serão coladas algumas pegadas no caminho que os professores
passarão. Em cada pegada haverá alguns questionamentos para reflexão
(silenciosa) sobre o seu EU, sua identidade, sua relação consigo mesmo e com o
outro. (Fundo musical)
2º MOMENTO: Leitura
deleite com o texto de Mia Couto: Sapatos sujos. Apresentar o
texto em slides, fazendo a leitura com pausas reflexivas com a
participação da turma. Após a leitura, entregar para cada professor uma folha
com desenhos de sapatos diferentes, solicitando que escrevam a resposta para a
seguinte pergunta:
“Quais são os sapatos sujos que você deseja deixar na
soleira da porta de sua vida?”
Quando todos
concluírem a escrita, será realizada a socialização dos textos daqueles que se
sentirem à vontade.
3º MOMENTO: Espelho, espelho meu... como eu me vejo?
Exibição do Vídeo da campanha publicitária “Dove”: Retrato
Real da beleza (Disponível em: http://retratosdarealbeleza.dove.com.br/)
De acordo com o vídeo: Retrato da Real Beleza, você
concorda que muitas vezes construímos uma imagem distorcida sobre nós mesmos?
Por que você acha que isso acontece?
Após
ouvir a opinião do grupo, pedir que fechem os olhos e comecem a pensar na
cor da sua pele, no seu cabelo, no seu corpo, no som/tom da sua voz, em
suas habilidades, pense também em suas atitudes com as pessoas que convivem com você. O que você faz para que elas te elogiem?
Será que a imagem que você tem de você é a mesma que os outros têm? Quem é você? Como te chamam? Tem algum apelido
carinhoso do qual gosta de ser chamado? O que você tem feito da sua vida? Como
andam as suas relações consigo mesmo? Como anda a sua relação com os outros
(sua família, colegas de trabalho, o pessoal da igreja)? Como anda a sua
relação com Deus? Você tem cuidado de você? Como anda a sua saúde física,
mental e espiritual? Quais as qualidades que aprecia nas pessoas? Quais as qualidades das pessoas com quem você
mantém amizade? O que você faz que
afasta ou aproxima as pessoas? Por quê? Quem é você e qual o sentido que você
tem dado para a sua vida?
Enquanto eles refletem, colocar sobre a carteira de cada
participante, um cartão com as seguintes perguntas:
“Você tira o chapéu para essa pessoa?”
“O que essa pessoa tem de especial que faz com que
você tire o chapéu para ela?”
4º
MOMENTO: Exibir o vídeo com as fotos dos professores
que traz abre com a frase “Educação se faz a várias mãos” e fecha “Educação
também é mutirão de todos”.
Em seguida, convidá-los a ouvir o conto de Marina
Colasanti “Moça tecelâ”, que nos convida a destecer aquilo que não nos faz
feliz, pois a pandemia nos mostrou mais ainda que a vida é fulgaz, efêmera, um
sopro.
5º
MOMENTO: Exposição dialogada da
temática “Comunicação não-violenta.
6º MOMENTO: Encerramento com o texto “ANÚNCIO” de Olavo Bilac e a
música “O mover do espírito” de Ludmila Ferber.
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