Encontro de Articulação 11 de Agosto

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE             EDUCAÇÃO E CULTURA

 

                                         Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2021

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DATA: 11/08/2021

HORÁRIO: 8:00h às 10:00h (matutino)

                    14:00h às 16:00h (vespertino)

 

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração

2º Momento: Para Refletir

Vídeo de Mário Sérgio Cortella, “Ou senta e chora, ou levanta e enfrenta”!

Questões: Você é do tipo que senta e chora ou do tipo que levanta e enfrenta?

Mudar é complicado, mas, acomodar é perecer! Cite uma situação que ilustra essa frase.

Quais os principais pontos que retratam o seu equilíbrio?

3º Momento: O que carrego na Mochila?

Convidar os professores a refletir sobre o que aprendemos com este tempo de isolamento e distanciamento social. Imaginar uma mochila e solicitar que façam uma reflexão: Essa mochila, que representa agora minha vida, encontra-se pesada? Será que existem objetos que posso descartar? Será que existem objetos que são indispensáveis? Se fosse usar como metáfora, como se encontra minha mochila? Escrevam frases, construam poemas, escrevam músicas com que traduzam os sentimentos experimentados na quarentena, os desafios enfrentados no ambiente familiar e, por fim, deixar uma mensagem que revele aprendizado, amadurecimento e crescimento ao longo deste período. É importante acolher cada manifestação.

Abordar agora o grande desafio desse momento “Retorno as aulas semipresenciais”.

Sem dúvidas esse é mais um desafio grande. E aí? Desistimos ou enfrentamos?

Como será esse presencial?

O que trabalhar nesse momento?

Quais suas sugestões?

4º Momento: Microaprendizagem: Conheça a nova tendência da educação.  

5º Momento: Semana Diagnóstico

Fazer como o “Ambiente do Pensamento”, todos terão 1minuto para falar a respeito (dividir a turma por grupos de modo que cada grupo responderá sobre as questões propostas, porém todos do grupo deverá responder).

Ø  Quais caminhos possíveis para minimizar a acentuação das desigualdades em relação a aprendizagem dos temas trabalhados durante a pandemia? 

Ø  Quantos alunos foram afetados pela suspensão das aulas em minha escola? Quais os impactos tanto para alunos quanto para professores e servidores?

Ø  Como retornar às aulas presenciais pensando não apenas no aprendizado curricular, mas na reconstrução emocional tanto das crianças e dos adolescentes quanto dos adultos envolvidos?

A palavra de ordem é: ACOLHER

6º Momento: Relatos sobre a aplicação da sétima Sequência Didática trabalhada em 2021 e considerações sobre aplicabilidade das sequências em 35 minutos, cumprimento da metodologia e alunos participantes das aulas síncronas.

7º Momento: Elaboração da 8ª Sequência Didática

Momento de apresentação das sequências didáticas estruturadas pelos professores com período de 16 a 28/08.

8º Momento: Socialização das Sequências Didáticas

No momento que um grupo estiver apresentando, outro grupo observa e faz anotações a cerca do que está sendo comentado, para fazer as alterações necessárias e fechar a elaboração.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário