PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2021
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
ARTICULADOR:
NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA
DATA: 11/08/2021
HORÁRIO:
8:00h às 10:00h (matutino)
14:00h às 16:00h (vespertino)
PAUTA:
1º
Momento: Acolhida/Oração
2º
Momento: Para Refletir
Vídeo
de Mário Sérgio Cortella, “Ou senta e chora, ou levanta e enfrenta”!
Questões:
Você é do tipo que senta e chora ou do tipo que levanta e enfrenta?
Mudar
é complicado, mas, acomodar é perecer! Cite uma situação que ilustra essa
frase.
Quais
os principais pontos que retratam o seu equilíbrio?
3º
Momento: O que carrego na Mochila?
Convidar
os professores a refletir sobre o que aprendemos com este tempo de isolamento e
distanciamento social. Imaginar uma mochila e solicitar que façam uma reflexão:
Essa mochila, que representa agora minha vida, encontra-se pesada? Será que
existem objetos que posso descartar? Será que existem objetos que são
indispensáveis? Se fosse usar como metáfora, como se encontra minha mochila? Escrevam
frases, construam poemas, escrevam músicas com que traduzam os sentimentos
experimentados na quarentena, os desafios enfrentados no ambiente familiar e,
por fim, deixar uma mensagem que revele aprendizado, amadurecimento e
crescimento ao longo deste período. É importante acolher cada manifestação.
Abordar
agora o grande desafio desse momento “Retorno as aulas semipresenciais”.
Sem
dúvidas esse é mais um desafio grande. E aí? Desistimos ou enfrentamos?
Como
será esse presencial?
O
que trabalhar nesse momento?
Quais
suas sugestões?
4º
Momento: Microaprendizagem: Conheça a nova tendência da
educação.
5º
Momento: Semana Diagnóstico
Fazer
como o “Ambiente do Pensamento”, todos terão 1minuto para falar a respeito
(dividir a turma por grupos de modo que cada grupo responderá sobre as questões
propostas, porém todos do grupo deverá responder).
Ø Quais
caminhos possíveis para minimizar a acentuação das desigualdades em
relação a aprendizagem dos temas trabalhados durante a pandemia?
Ø Quantos
alunos foram afetados pela suspensão das aulas em minha escola? Quais os impactos
tanto para alunos quanto para professores e servidores?
Ø Como
retornar às aulas presenciais pensando não apenas no aprendizado curricular,
mas na reconstrução emocional tanto das crianças e dos adolescentes quanto dos
adultos envolvidos?
A
palavra de ordem é: ACOLHER
6º
Momento: Relatos sobre a aplicação da sétima Sequência Didática
trabalhada em 2021 e considerações sobre aplicabilidade das sequências em 35
minutos, cumprimento da metodologia e alunos participantes das aulas síncronas.
7º
Momento: Elaboração da 8ª Sequência Didática
Momento
de apresentação das sequências didáticas estruturadas pelos professores com
período de 16 a 28/08.
8º
Momento: Socialização das Sequências Didáticas
No
momento que um grupo estiver apresentando, outro grupo observa e faz anotações
a cerca do que está sendo comentado, para fazer as alterações necessárias e
fechar a elaboração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário