Componente Curricular: Educação Física
Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
Dinâmica para o 1º dia de aula
COMO EU ME SINTO? /COMO EU QUERO ME SENTIR?
COMO EU ME SINTO? |
COMO EU ME SINTO? |
“Como você
está sentindo, considerando todo o cenário de volta às aulas? Que sinais você usou para saber que se sente
assim?” |
|
“O que fez
com que você se sentisse assim? Ocorreu algo de concreto, ou qual pensamento
passou pela sua cabeça que ocasionasse esse sentimento?” |
|
“Além dessa
emoção que descreveu na primeira pergunta, o que mais você está sentindo
também?” |
|
“Como você
tem expressado essas emoções? As pessoas ao seu redor têm compreendido do que
se trata? Você acha que tem expressado essas
emoções de forma adequada? Acha que há outras formas de expressá-las? Quais?” |
|
“O que você fez para lidar com esse sentimento?
Em que sentido isso funcionou e em que sentido não funcionou? O que você podia ter feito diferente para lidar
com esse sentimento? O que os outros ao seu redor podem fazer para ajudá-lo a
lidar com suas emoções?” |
|
COMO EU QUERO ME SENTIR? |
COMO EU QUERO ME SENTIR? |
“Como quero me sentir daqui em diante como um
estudante nesta escola?” |
|
“O que precisamos fazer para que todos se sintam
assim?” Para que se sintam apoiados na aprendizagem, o que exatamente todos
concordam em fazer de maneira diferente? Se eles querem se sentir mais
valorizados, quais são as coisas específicas que a escola pode fazer? |
|
Componente Curricular: Educação Física
Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
Dinâmica para o 1º dia de aula
Emocionômetro: O termômetro das emoções
Através do Emocionômetro
podemos identificar o que sentimos e dar-nos conta se a emoção é muito intensa
ou não. Isso nos permitirá entender também o motivo pelo qual nos sentimos mal.
Represente através de uma ilustração quais são as emoções que o componente Educação Física desperta
em você. Ao lado da ilustração justifique a sua escolha. Registre com fotos e
encaminha ao professor.
https://www.ahoradecolorir.com.br/2011/06/emotions-feelings-emocionometro.html
Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
Dinâmica para o 1º dia de aula
O QUE TRAGO NA BAGAGEM?
Promover
um momento de reconhecimento de trajetória dos alunos e de acolhida com empatia
das diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento.
Relacionar a bagagem ao Componente Curricular Educação Física.
CONDUÇÃO
Vamos
recomeçar o estudo da Educação Física. Agora no_______ano.
Responda
as questões em relação a Bagagem do Componente Curricular Educação Física
1.
Você se interessa pelo estudo da Educação Física? Como você colabora para que seu
tempo de estudo seja o mais aproveitável possível?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
Como é a sua participação nas aulas de Educação Física? Leve em consideração
questões como:
Você
participa? Tem interesse, compromisso, responsabilidade e afetividade?
Justifique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
O que trago na bagagem em relação ao que aprendi no ano de 2020?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.
Mas o que é mesmo Educação Física? Escreva sua definição.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.
A Educação Física é importante? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
6.
Desde quando existe a Educação Física?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7.
Quais são as modalidades desportivas que mais gosta de participar? Quais são as
suas habilidades em relação a esse desporto?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8.
Em que o estudo da Educação Física contribui para sua vida cotidiana?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9.
Quais são as expectativas para este ano de 2021?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10.
Como gostaria de estudar o componente durante esse ano?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário