SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROPOSTA CURRICULAR
MATEMÁTICA
Itamaraju – Bahia
2020
|
"A vida é como a Matemática,
criamos raízes que o mundo tenta subtrair de nós, porém o que é somado de bom
nos ajudará a ter a solução exata do que precisamos."
Ester Menezes
TEXTO INTRODUTÓRIO
O município de Itamaraju,
a partir da implantação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e do Documento
Curricular Referencial da Bahia – DCRB,
deseja promover o ensino da Matemática, voltado a uma formação sólida e
ampla, tendo como foco principal as exigências da vida social e profissional,
pensando no aluno como futuro cidadão que fará parte de um mercado de trabalho
definido por esses novos moldes de aprendizagem.
O Documento Curricular
Referencial da Bahia – DCRB junto a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, traz
na sua proposta o foco do que precisa ser desenvolvido no aluno, para que o
conhecimento matemático seja uma ferramenta para ler, compreender e transformar
a realidade. Assim, propõe-se um compromisso muito forte com o conhecimento
matemático, definido como as competências e habilidades de raciocinar,
representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o
estabelecimento de teoria, a formulação e a resolução de problemas em uma
variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e
ferramentas matemáticas.
O desenvolvimento dessas
habilidades está intrinsecamente relacionado a algumas formas de organização da
aprendizagem matemática, com base na análise de situações da vida cotidiana, de
outras áreas do conhecimento e da própria Matemática.
É importante ressaltar
que as habilidades do ensino desse componente curricular, visam melhorar a
qualidade do ensino e da aprendizagem, concebida como um conjunto de
resultados, métodos, procedimentos, algoritmos, e fazer com que o estudante
construa, por intermédio do conhecimento matemático, valores e atitudes de
natureza diversa, visando à formação integral do ser humano e, particularmente,
do cidadão, isto é, da pessoa pública.
Outrossim, pretende fazer com que o aluno
leia e compreenda textos matemáticos,
utilize representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões, e outros);
transcreva mensagens matemáticas da linguagem corrente para linguagem simbólica
(equações, gráficos, fórmulas, tabelas, etc.) e vice-versa; exprima-se com coesão
e clareza, tanto na língua materna, como na linguagem matemática, usando a
terminologia correta; produza textos matemáticos
adequados; utilize quando possível, adequadamente os recursos tecnológicos
como instrumento de estudo, de produção e de comunicação.
A Educação Matemática, como campo de
estudo, contempla as várias dimensões, do conhecimento matemático como uma
forma de compreender a Ciência Matemática desde sua origem como componente curricular
até a configuração no currículo escolar, possibilitando ao educando atribuir
sentido e significado as ideias operacionais.
A Matemática não nasceu como se apresenta
hoje. Nasceu do esforço de lidar com questões do dia a dia, formalizando as
ideias matemáticas, das práticas sociais, da relação do homem como seu meio e
da necessidade de resolver problemas postos em seu contexto de vida,
valorizando o conhecimento preexistente ao ingressar na escola.
A Matemática cria sistemas abstratos, que
organizam e inter-relacionam fenômenos do espaço, do movimento, das formas e
dos números, associados ou não a fenômenos do mundo físico. Esses sistemas
contêm ideias e objetos que são fundamentais para a compreensão de fenômenos, a
construção de representações significativas e argumentações consistentes nos
mais variados contextos.
No Ensino Fundamental anos finais, é
preciso diversificar o ensino da Matemática para que o estudante possa entender
como a Matemática é aplicada em diferentes situações, dentro e fora da escola.
A expectativa é oferecer condições para que o aluno compreenda a presença da
Matemática em seu dia a dia.
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC,
implementa a educação matemática em um amplo e variado repertório de concepções,
ideias e teorias que buscam promover um ensino da Matemática num contexto de
pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam a aprendizagem dos objetos
de conhecimentos.
Ao tratar da Matemática como componente
curricular, é proposto cinco unidades temáticas correlacionadas, que orientam a
formulação de habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental:
Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Estatística e
Probabilidade, as quais organizam os objetos de conhecimento (conteúdos,
conceitos e processos) relacionados às suas respectivas habilidades
(aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos estudantes nos
diferentes contextos escolares).
Números
A unidade temática Números, pressupõe o
desenvolvimento do pensamento numérico, que engloba a noção de número, de
contagem, de ideia, de quantidade, de escrita numérica e de notações
matemáticas. As atividades cotidianas serão permeadas pelas diversas
representações do número nos vários contextos em que ele aparece.
Espera-se que o aluno possa resolver problemas
com números naturais e racionais positivos envolvendo as operações
fundamentais. Nesse segmento, os alunos devem ser provocados a lidar,
prioritariamente, com situações que só possam ser representadas pelos números
negativos e irracionais, abrangendo significados mais abstratos para o conceito
de número. Precisam estar capacitados também para reconhecer, comparar e
ordenar números reais, relacionando-os com pontos na reta numérica. Nessa fase,
os alunos também devem dominar o cálculo de porcentagem, juros, descontos e
acréscimos, prevendo o estudo de conceitos básicos de economia e finanças, com
o foco na educação financeira dos alunos.
Álgebra
A temática Álgebra é uma unidade
especifica cuja ideia é organizar de maneira mais coesa os objetivos de
aprendizagem ao longo do Ensino Fundamental e melhorar a aprendizagem.
É de fundamental importância que os
alunos compreendam os procedimentos utilizados, em vez de apenas memorizá-los.
Sendo assim, é preciso propor atividades que contribuam com o entendimento de
igualdade, estabelecendo relações e comparações entre quantidades conhecidas e
desconhecidas, como também tentar expressar alguns significados para uma
expressão algébrica.
A unidade permite trabalhar, ainda, com o
desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos e, em especial, com a
linguagem algorítmica, reconhecendo que o conceito de variável e a estrutura
lógica operacional própria dos algoritmos podem ser transportados para a
resolução de problemas modelados pela linguagem algébrica.
Geometria
As ideias matemáticas fundamentais –
associadas à unidade temática, Geometria, devem envolver o estudo de um amplo
conjunto de conceitos e procedimentos necessários para resolver problemas do
mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento. O esperado é que alguns dos
objetos de conhecimento da unidade temática, como posição e deslocamentos no
espaço, formas e relações entre elementos de figuras planas e espaciais, ajudem
o aluno a desenvolver o raciocínio necessário para investigar propriedades,
fazer conjecturas e produzir argumentos a partir dos conhecimentos de
geometria. A unidade temática também deve contemplar o trabalho com as
transformações geométricas e as habilidades de construção, representação e
interdependência.
Grandezas e Medidas
As medidas quantificam grandezas do mundo físico e são fundamentais
para a compreensão da realidade. As grandezas e medidas de que tratamos
referem-se à medição do tempo, do comprimento, da capacidade, da massa e da
superfície. Tais conhecimentos estão articulados com as diversas tarefas
cotidianas e, quanto maior o contato com estas medidas, maiores são as
possibilidades de o estudante aprendê-los de forma significativa.
A unidade também abre espaço para o
trabalho com a linguagem computacional, a partir do estudo de medidas de
capacidade de armazenamento de computadores como grandeza (a exemplo dos
quilobytes, megabytes, etc.).
Probabilidade e Estatística
Considerando que é preciso compreender as
informações que estão à nossa volta, a temática Probabilidade e Estatística
pretende contribuir para que o estudante interprete e compreenda representações
visuais expressas por meio de gráficos e tabelas. Ela propõe a abordagem de
conceitos, fatos e procedimentos presentes em muitas situações-problema da vida
cotidiana, das ciências e da tecnologia. Isso inclui raciocinar e utilizar
conceitos, representações e índices estatísticos para descrever, explicar e
predizer fenômenos.
A Matemática possui um
longo histórico de desinteresse, apesar de estar amplamente presente no dia a
dia de todo ser humano, uma vez que é possível aplicá-la em diversos campos,
desde simples operações básicas até as complexas construções civis. Assim,
nota-se o quanto a Matemática tornou-se essencial à vida humana, ainda que seja
de forma implícita.
Entre as possíveis formas
de inverter tal cenário, encontram-se as metodologias ativas. Primeiramente se
destaca a necessidade, tanto do professor quanto do aluno, de romper com
metodologia tradicional (professor fala e aluno ouve), predominante na sua
grande maioria, para, dessa forma, fazer com que o aluno passe a ser o agente
fundamental da construção de conhecimento. Por outro lado, se faz necessário tornar
as aulas mais prazerosas devido à maior participação do aluno e da dinamização
das mesmas.
Entre essas formas está a
inclusão de atividades simples e criativas que tem por finalidade despertar um
maior interesse do aluno para o processo de ensino aprendizagem, tornando-a
mais significativa, tendo ainda a possibilidade de se tornar ampla de acordo
com os objetivos e os conhecimentos presentes no conjunto de atividades,
denominadas como Metodologias Ativas, (BORGES E ALENCAR, 2014, p. 120)
Podemos
entender Metodologias Ativas como formas de desenvolver o processo do aprender
que os professores utilizam na busca de conduzir a formação crítica de futuros
profissionais nas mais diversas áreas. A utilização dessas metodologias pode
favorecer a autonomia do educando, despertando a curiosidade, estimulando
tomadas de decisões individuais e coletivas, advindos das atividades essenciais
da prática social e em contextos do estudante (BORGES e ALENCAR, 2014, p.120).
Contudo, para que
aconteça uma aprendizagem significativa, é de suma importância ter objetivos
claros, e que os mesmos sejam apresentados aos alunos, pois dessa forma os
educandos saberão qual é a finalidade pelo qual se pretende adentrar no
conhecimento desse importante componente curricular
Propõe-se métodos de
aprendizado ativo, em que os alunos se tornem protagonistas do processo
educacional, não pacientes deste, para se ter a certeza de que o conhecimento
foi de fato apropriado pelos alunos, ou mesmo elaborados por eles, tendo como
fundamentação as Diretrizes Curriculares de Matemática para a Educação Básica.
.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Trata-se de uma metodologia pela qual o
estudante terá oportunidade de aplicar conhecimentos matemáticos já adquiridos
em novas situações de modo a resolver a situação proposta.
Segundo a visão de Schoenfeld (1997) a
resolução de problemas possibilita compreender os argumentos matemáticos e
ajuda a vê-los como um conhecimento possível de ser aprendido pelos sujeitos do
processo de ensino aprendizagem.
Desta forma, Polya (1997,
p.2) enfatiza que “Resolver problemas é a realização específica da
inteligência, e a inteligência é o dom específico do homem.”. Assim, resolver
problemas aprimora a inteligência, pois sugere que o aluno pense, interprete,
elabore estratégias e formule caminhos utilizando os cálculos, levando-o à
resolução.
.
MODELAGEM MATEMÁTICA
A modelagem matemática tem como
pressuposto que o ensino e a aprendizagem da matemática podem ser
potencializados ao se problematizarem situações do cotidiano. De acordo com
Barbosa (2001) a modelagem matemática é um ambiente de aprendizagem no qual os
alunos são convidados a indagar e/ou investigar, por meio da Matemática,
situações oriundas de outras áreas da realidade.
.
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
A História da Matemática é um elemento
orientador na elaboração de atividades, na criação das situações-problema, na
busca de referências para compreender melhor os conceitos matemáticos.
Possibilita ao aluno analisar e discutir razões para aceitação de determinados
fatos, raciocínios e procedimentos.
.
MÍDIAS TECNOLÓGICAS
No contexto da educação matemática, na
possibilidade de usufruir dos ambientes gerados por aplicativos informáticos,
os objetos de conhecimentos curriculares dinamizam e potencializam o processo
pedagógico. O uso de mídias tem suscitado novas questões, sejam elas em relação
ao currículo, a experimentação matemática, as possibilidades do surgimento de
novos conceitos e de novas teorias matemáticas (Borba, 1999). Os recursos
tecnológicos (software, TV, calculadoras, celulares, aplicativos da internet,
entre outros) tem favorecido as experimentações matemáticas e potencializado
forma de resolução de problemas. Enfim, o trabalho com as mídias tecnológicas
insere diversas formas de ensinar e aprender e valoriza o processo de produção
de conhecimentos.
.
ATIVIDADES COM JOGOS
Um recurso didático de grande importância,
pois favorecem o desenvolvimento do conhecimento matemático do aluno de maneira
lúdica e descontraída. Os jogos configuram uma ótima alternativa para estimular
a aprendizagem, desenvolvendo habilidades como autoconfiança, a organização, a
concentração, a atenção, o raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo.
Para desenvolver uma
atividade com jogos em sala de aula, o professor deve elaborar um plano de ação
que possibilite a aprendizagem de conceitos matemáticos e culturais de uma
forma geral. Porém se faz necessário que o professor planeje de maneira que o
permita explorar todo o potencial do jogo: método de solução, registro e
discussões sobre diversos rumos que poderão surgir.
Também é função do
professor acompanhar a maneira de jogar dos alunos, para que possam interferir
e levantar questões relevantes e, auxiliá-los na melhor condução do jogo. O
trabalho com jogos propicia alguns benefícios:
. o professor detectar com mais facilidade
se o aluno apresenta dificuldades;
. o aluno é levado a aperfeiçoar e criar
novas estratégias em busca de obter um bom desempenho;
. no decorrer de um jogo, o aluno
desenvolve habilidades ao expressar suas ideias e ao formular questões. Nessa
prática ele potencializa a autonomia de seu pensamento, tornando-se mais
independente das interferências do professor; a descoberta de estratégias de
resolução de problemas; o estimulo de tomadas de decisões; o conhecimento da
própria forma de pensar;
O erro tem papel
importante, pois o aluno busca nova soluções investigando, explorando e
descobrindo por si próprio.
.
SALA DE AULA INVERTIDA
Nessa
proposta, visualizamos um modelo que possibilitará o aluno interagir com as
novas demandas da sociedade, que é a sala de aula invertida.
Neste modelo o professor cria a sua aula em vídeos e/ou
outros formatos tais como podcasts, blogs, utilizando as seguintes ferramentas:
Google Drive, Dropbox, Facebook, Twitter, Youtube, Slideshare, sites Wiki e os
alunos acessam em casa, na hora que desejarem, e quantas vezes quiserem.
O
professor pode criar vídeos curtos ou até mesmo selecionar vídeos e palestras
da internet. Outra dica é incluir nos vídeos perguntas-chaves para o aluno
responder quando retornar à sala de aula.
O professor deve escolher um tema específico, postar
vídeos, slides, podcasts de alguns objetos de conhecimento para incentivar os
alunos a colaborar na interação desses recursos, como também gravar as aulas em
tempo real, depois as disponibilizar para os alunos. Propor a criação de grupos
colaborativos e promover desafios reais para eles resolverem e/ou apresentarem
soluções criativas.
. ENSINO HÍBRIDO
Ensino híbrido é a metodologia que combina aprendizado online
com o offline, em modelos que mesclam (por isso o termo blended, do inglês “misturar”)
momentos em que o aluno estuda sozinho, de maneira virtual, com outros em que a
aprendizagem ocorre de forma presencial, valorizando a interação entre pares e
entre aluno e professor.
Normalmente,
a parte presencial prescinde de tecnologia. Nessa etapa, o professor se torna
responsável por propor atividades que valorizem interações interpessoais. O
professor pode propor trabalhos que envolvam toda a turma ou pode dividi-la em
grupos menores para a realização de projetos.
Já
a parte do ensino realizada com o auxílio de recursos digitais permite que o
aluno tenha controle sobre onde, como, o que, e com quem vai estudar. Nesse
sentido, os dispositivos móveis, como tablets e celulares, e a facilidade de
utilizá-los em diferentes ambientes abriu o leque de possibilidades sobre onde
esse componente pode ser desenvolvido: dentro da própria sala de aula, na
biblioteca, no laboratório de informática e até em casa.
Apesar de
serem momentos diferentes, o online e o presencial, o objetivo do aprendizado
híbrido é que esses dois momentos sejam complementares e promovam uma educação
mais eficiente, interessante e personalizada
Faz-se também necessário
que objetos de conhecimentos sejam listados para cada ano e as propostas sejam
trabalhadas e articuladas de tal forma que contemplem os objetos de
conhecimentos estruturantes em ano anterior.
A avaliação assume
caráter formativo fornecendo o progresso pessoal e a autonomia do aluno,
integrada ao processo ensino-aprendizagem, que permite ao educando a
consciência de seu próprio caminhar em relação ao conhecimento, oportunizando
ao professor avaliar e melhorar sua prática pedagógica.
Segundo o Projeto
Político Pedagógico e o Regimento Escolar de cada escola, a avaliação deve
acontecer ao longo do processo do ensino-aprendizagem, ancorada em
encaminhamentos metodológicos que abram espaço para a interpretação e
discussão, que considerem a relação do aluno com o conteúdo trabalhado, o
significado desse conteúdo e a compreensão alcançada por ele.
Durante o processo de
avaliação, o professor deve considerar também os erros cometidos, pois são
instrumentos que permitem detectar as dificuldades do aluno e orientá-los sobre
o caminho correto, servindo de pista para revisão e reorganização das práticas
pedagógicas. Compreende-se aqui a Recuperação Paralela, com uma retomada dos
objetos de conhecimentos, porém de forma diversificada para que o aluno possa
se apropriar dos mesmos.
Todas as funções avaliativas devem ser
consideradas como avaliação diagnóstica, somativa, qualitativa, contínua, bem
como, observar se o aluno está conseguindo acompanhar e compreender os objetos
de conhecimentos trabalhados.
Mapa Mental: Avaliação da aprendizagem
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS DO COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das
necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos
históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas
científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções,
inclusive com impactos no mundo do trabalho.
2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a
capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos
matemáticos para compreender e atuar no mundo.
3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes
campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e
Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à
própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos,
desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e
qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar,
organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las
e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.
5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias
digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e
de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.
6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo
situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto
prático-utilitário; expressar suas respostas e sintetizar conclusões,
utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além
de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos,
como fluxogramas e dados).
7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de
urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos
sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
8. Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando
coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas, para responder a
questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar
aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão,
respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
ORGANIZADOR CURRICULAR DO COMPONENTE MATEMÁTICA
6º ANO – MATEMÁTICA |
|||
UNIDADE TEMÁTICA |
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS |
OBJETOS
DE CONHECIMENTOS |
HABILIDADES |
Números |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Sistema de numeração decimal:
características, leitura, escrita e comparação de números naturais e de
números racionais representados na forma decimal |
EF06MA01). Comparar, ordenar, ler e escrever
números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita,
fazendo uso da reta numérica. (EF06MA01BA). Interpretar, comparar, ordenar, ler e
escrever números naturais e números racionais cuja representação decimal é
finita, fazendo uso da reta numérica. (EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração
decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e
diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais
características (base, valor posicional e função do zero), utilizando,
inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números
racionais em sua representação decimal. |
Números |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Operações (adição, subtração,
multiplicação, divisão e potenciação) com números naturais envolvendo
educação financeira doméstica. Divisão euclidiana |
EF06MA03) resolver e elaborar problemas que
envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números
naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos
neles envolvidos com e sem uso de calculadora. (EF06MA03BA). Interpretar, resolver e elaborar
problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados)
com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos
processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora. (EF06MA01IT). Desenvolver atitudes pró
ativas e conscientes, que permitam às pessoas identificar um melhor
posicionamento com relação aos seus recursos. |
Números |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Fluxograma
para determinar a paridade de um número natural; Múltiplos e divisores de um
número natural; Números primos e compostos |
(EF06MA04). Construir algoritmo em linguagem
natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema
simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par). (EF06MA05) Classificar números naturais em primos
e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é
múltiplos de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações,
critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000. (EF06MA05BA) Classificar números naturais em primos
e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é
múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de
investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 12,
100 e 1000. (EF06MA06). Resolver e elaborar problemas que
envolvam as ideias de múltiplo e de divisor. (EF06MA01BA) Resolver situações-problema de
contagem, que envolvam o princípio multiplicativo, por meio de estratégias
variadas, como a construção de diagramas, tabelas e esquemas sem aplicação de
fórmulas. |
Números |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Frações: significados (parte/todo, quociente),
equivalência, comparação, adição e subtração; cálculo da fração de um número
natural; adição e subtração de frações |
(EF06MA07). Compreender, comparar e ordenar frações
associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão,
identificando frações equivalentes. (EF06MA08). Reconhecer que os números racionais
positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer
relações entre essas representações, passando de uma representação para
outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica. (EF06MA09). Resolver e elaborar problemas que
envolvam o cálculo da fração de uma quantidade cujo resultado seja um número
natural, com e sem uso de calculadora. (EF06MA10). Resolver e elaborar problemas que
envolvam adição ou subtração com números racionais. positivos na
representação fracionária. |
Números |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Operações (adição,
subtração, multiplicação, divisão e potenciação) com números racionais |
(EF06MA11) Resolver e elaborar problemas com
números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro
operações fundamentais e a potenciação, por meio de estratégias diversas,
utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de
respostas, com e sem uso de calculadora. |
Números |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Aproximação
de números para múltiplos de potências de 10 |
(EF06MA12) Fazer estimativas de quantidades e
aproximar números para múltiplos da potência de 10 mais próxima. |
Números |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Cálculo de porcentagens por meio de
estratégias diversas, sem fazer uso da “regra de três”, incluindo cálculo
percentuais nas despesas domésticas |
(EF06MA13) Resolver e elaborar problemas que
envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso
da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e
calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros. (EF06MA13BA) Resolver e elaborar problemas que
envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso
da “regra de três”, inclusive utilizando estratégias pessoais, cálculo mental
e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros. (EF06MA02IT) Resolver e elaborar
problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade,
sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo
mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros |
Álgebra |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Propriedades da igualdade |
(EF06MA14) Reconhecer que a relação de igualdade
matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os
seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar
valores desconhecidos na resolução de problemas. |
Álgebra |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Problemas que tratam da partição de um
todo em duas partes desiguais, envolvendo razões entre as partes e entre uma
das partes e todo |
(EF06MA15) Resolver e elaborar problemas que
envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo
relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre
uma das partes e o todo. |
Álgebra |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Plano cartesiano: associação dos
vértices de um polígono a pares ordenados |
(EF06MA16) Associar pares ordenados de números a
pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização
dos vértices de um polígono. (EF06MA02BA) Representar e interpretar o
deslocamento de um ponto num plano cartesiano por um segmento de reta orientado |
Geometria |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Prismas e pirâmides: planificações e
relações entre seus elementos (vértices, faces e arestas) |
(EF06MA17) Quantificar e estabelecer relações
entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função
do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção
espacial. |
Geometria |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Polígonos: classificações quanto ao
número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos
lados |
(EF06MA18). Reconhecer, nomear e comparar
polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em
regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em
faces de poliedros. (EF06MA19). Identificar características dos
triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos. (EF06MA20) Identificar características dos
quadriláteros, classificá-los em relação a lado e a ângulos e reconhecer a
inclusão e a intersecção de classes entre eles. |
Geometria |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Construção de figuras semelhantes:
ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas |
(EF06MA21). Construir figuras planas semelhantes
em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas,
plano cartesiano ou tecnologias digitais. Construção
de retas paralelas e perpendiculares, fazendo
uso de réguas, esquadros e softwares |
Geometria |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Construção de retas paralelas e
perpendiculares, fazendo uso de réguas, esquadros e softwares A
presença da Geometria na cultura indígena. |
(EF06MA22). Utilizar instrumentos, como réguas e
esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e
perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros. (EF06MA23). Construir algoritmo para resolver
situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na indicação de
deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias
fornecidas etc.). (EF06MA03IT) Reconhecer as formas geométricas utilizada pelos povos
indígenas na região da cidade de Itamaraju como elemento de comunicação por
meio das formas e desenhos. |
Grandezas
e medidas |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Problemas sobre medidas envolvendo
grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e
volume e
em
especial as áreas do nosso município, ocupadas por indígenas, monoculturas,
assentamentos, agricultura familiar, outros. |
(EF06MA24). Resolver e elaborar problemas que
envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área
(triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos
retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos
oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do
conhecimento. (EF06MA04BA) Mobilizar ideias referentes ao contexto
histórico das grandezas e medidas. (EF06MA04IT) Resolver e
elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo,
temperatura, área (em especial as áreas do nosso município, ocupadas por
indígenas, monoculturas, assentamentos, agricultura familiar, outros)
inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou
relacionadas às outras áreas do conhecimento. |
Grandezas e medidas |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Ângulos:
noção, usos e medida |
(EF06MA25). Reconhecer a
abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas. (EF06MA26). Resolver
problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em
situações reais, como ângulo de visão. (EF06MA27) Determinar
medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias
digitais. |
Grandezas
e medidas |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Plantas
baixas e vistas aéreas |
(EF06MA28) Interpretar,
descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas. |
Grandezas
e medidas |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Perímetro
de um quadrado como grandeza proporcional à medida do lado |
(EF06MA29) Analisar e
descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se
ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para
compreender que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre
com a área. |
Probabilidade e estatística |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Cálculo
de probabilidade, como a razão entre o número de resultados favoráveis e o
total de resultados possíveis em um espaço amostral equiprovável Cálculo de
probabilidade por meio de muitas repetições de um experimento (frequências
de ocorrências e probabilidade frequentistas) |
(EF06MA30) Calcular a
probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por número racional
(forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a
probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos. |
Probabilidade e estatística |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Leitura
e interpretação de tabelas e gráficos (de
colunas ou barras simples ou múltiplas) referentes a variáveis categóricas e
a variáveis numéricas |
(EF06MA31). Identificar as
variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos,
legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico. (EF06MA32) Interpretar e
resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos
ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros,
apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e
redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões. |
Probabilidade e estatística |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Coleta
de dados, organização e registro. Construção de diferentes tipos de gráficos
para representá-los e
interpretação das informações sobre
o número de habitantes por bairro e distritos do nosso município, outros |
(EF06MA33). Planejar e
coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos
alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para registro, representação e
interpretação das informações em tabelas, gráficos variados e textos verbais. (EF06MA05IT) Quantificar o número de habitantes por
bairro e distritos do nosso município, etc. |
Probabilidade e estatística |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Diferentes
tipos de representação de informações: gráficos e fluxogramas |
(EF06MA34) Interpretar e
desenvolver fluxogramas simples, identificando as relações entre os objetos
representados (por exemplo, posição de cidades considerando as estradas que
as unem, hierarquia dos funcionários de uma empresa etc.). |
7º ANO – MATEMÁTICA |
|||
UNIDADE TEMÁTICA |
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
OBJETOS
DE CONHECIMENTOS |
HABILIDADES |
Números |
1,2,4,5,6,7,8 |
Múltiplos e divisores de um número natural |
(EF07MA01) Resolver e elaborar problemas com
números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor
comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a
aplicação de algoritmos. (EF07MA01IT) Analisar e fazer
uso das aplicações de máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum em
diversos problemas de divisibilidade, algoritmos de resoluções de problemas e
situações aritméticas. |
NÚMEROS |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Cálculo de porcentagens e de acréscimos e decréscimos simples, incluindo educação
financeira do comercio local |
(EF07MA02) Resolver e elaborar problemas que
envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos
simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no
contexto de educação financeira, entre outros. (EF07MA02IT) Resolver e
elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com
acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo
mental e calculadora, no contexto de educação
financeira do comércio local e regional entre outros. Números inteiros: usos, história, ordenação,
associação com pontos da reta numérica e operações. |
Números |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Números inteiros: usos, história, ordenação,
associação com pontos da reta numérica e operações |
(EF07MA03) Comparar e ordenar números inteiros
em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta
numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração. (EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que
envolvam operações com números inteiros. (EF07MA01BA) Calcular, mentalmente ou por
escrito, as operações com números inteiros (por meio de estratégias
variadas), compreendendo os processos nelas envolvidos. |
Números |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Fração e seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador |
(EF07MA05) Resolver um mesmo problema
utilizando diferentes algoritmos. (EF07MA06) Reconhecer que as resoluções de um
grupo de problemas que têm a mesma estrutura e podem ser obtidas utilizando
os mesmos procedimentos. (EF07MA07) Representar, por meio de um fluxograma,
os passos utilizados para resolver um grupo de problemas. (EF07MA08) Comparar e ordenar frações
associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e do
operador. (EF07MA09) Utilizar, na resolução de problemas,
a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão
de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de
outra grandeza. |
Números |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Números racionais
na representação fracionária e na decimal: usos, ordenação e
associação com pontos da reta numérica e operações |
(EF07MA10) Comparar e ordenar números racionais em
diferentes contextos e associá-los a pontos da reta
numérica. (EF07MA11) Compreender e utilizar a multiplicação
e a divisão de números racionais, a relação entre elas e
suas propriedades operatórias. (EF07MA12) Resolver e elaborar problemas que
envolvam as operações com números racionais. |
Álgebra |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
Linguagem algébrica: variável e
incógnita |
(EF07MA13) Compreender a ideia de variável,
representada por letra ou símbolo, para expressar relação
entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita. (EF07MA02BA) Produzir diferentes escritas algébricas. (EF07MA14) Classificar sequências
em recursivas e não recursivas, reconhecendo que o conceito de recursão está
presente não apenas na matemática, mas também nas artes e na literatura. (EF07MA15) Utilizar a simbologia algébrica para
expressar regularidades encontradas em sequências
numéricas. |
Álgebra |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
Equivalência de expressões algébricas:
identificação da regularidade de uma sequência
numérica |
(EF07MA16) Reconhecer se
duas expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma
sequência numérica são ou não equivalentes. |
Álgebra |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
Problemas envolvendo grandezas
diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais |
(EF07MA17) Resolver e
elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de
proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica
para expressar a relação entre elas. (EF07MA03IT) Resolver e
elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de
proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando o comércio local
como sentença algébrica para expressar a relação entre elas. |
Álgebra |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
Equações polinomiais do 1º grau |
(EF07MA18) Resolver e
elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de
1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da
igualdade. |
Geometria |
1,
2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
Transformações
geométricas de polígonos no plano
cartesiano: multiplicação das coordenadas por
um número inteiro e obtenção de simétricos em
relação aos eixos e à origem |
(EF07MA19) Realizar transformações de
polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das
coordenadas de seus vértices por um número inteiro. (EF07MA20) Reconhecer e representar, no
plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem. |
Geometria |
1,
2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
Simetrias
de translação, rotação e reflexão |
(EF07MA21) Reconhecer e construir figuras
obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos
de desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a
representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre
outros. |
Geometria |
1,
2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
A
circunferência como lugar geométrico |
(EF07MA22) Construir circunferências,
utilizando compasso, conhecê-las como lugar geométrico e utilizá-las para
fazer composições artísticas e resolver problemas que envolvam objetos
equidistantes. (EF07MA03BA) Estabelecer a relação entre a
medida do comprimento de uma circunferência e o seu diâmetro. |
Geometria |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
Relações entre os ângulos formados por
retas paralelas intersectadas por uma transversal |
(EF07MA23) Verificar relações entre os ângulos
formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, com e sem uso de
softwares de geometria dinâmica. |
Geometria |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
Triângulos: construção, condição de
existência e soma das medidas dos ângulos internos |
(EF07MA24) Construir
triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do
triângulo quanto à medida dos lados e verificar que a soma das medidas dos
ângulos internos de um triângulo é 180°. (EF07MA25) Reconhecer a
rigidez geométrica dos triângulos e suas aplicações, como na construção de
estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas e outras) ou nas
artes plásticas. (EF07MA26) Descrever, por
escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um
triângulo qualquer, conhecidas as medidas dos três lados. |
Geometria |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
Polígonos regulares: quadrado e
triângulo equilátero |
(EF07MA27) Calcular
medidas de ângulos internos de polígonos regulares, sem o uso de fórmulas, e
estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos,
preferencialmente vinculadas à construção de mosaicos e de ladrilhamentos. (EF07MA28) Descrever, por
escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um
polígono regular (como quadrado e triângulo equilátero), conhecida a medida
de seu lado |
Grandezas
e medidas |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
Problemas envolvendo medições, incluindo
unidades agrárias usadas na região, no estado e no Brasil |
(EF07MA29) Resolver e
elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos
oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento,
reconhecendo que toda medida empírica é aproximada. (EF07MA04IT) Estabelecer relações entre as unidades
de medidas agrárias, usadas na região em unidades de medidas do sistema
internacional de superfície |
Grandezas
e medidas |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
Cálculo de volume de blocos
retangulares, utilizando unidades de medida convencionais mais
usuais |
(EF07MA30) Resolver e
elaborar problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares,
envolvendo as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro
cúbico). |
Grandezas
e medidas |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
Equivalência de área de figuras planas:
cálculo de áreas de figuras que podem ser
decompostas por outras, cujas áreas podem ser
facilmente determinadas como triângulos e
quadriláteros |
(EF07MA31) Estabelecer
expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros. (EF07MA32) Resolver e
elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem
ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a
equivalência entre áreas. |
Grandezas
e medidas |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
Medida do comprimento da circunferência |
(EF07MA33) Estabelecer o
número como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para
compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica. |
Probabilidade e estatística |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
Experimentos aleatórios: espaço amostral e estimativa de probabilidade por meio de frequência de ocorrências |
(EF07MA34) Planejar e realizar
experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades
ou estimativas por meio de frequência de ocorrências. |
Probabilidade e estatística |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
Estatística: média e amplitude de um conjunto de dados |
(EF07MA35) Compreender, em contextos
significativos, o significado de média estatística como indicador da
tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente,
com a amplitude do conjunto de dados. |
Probabilidade e estatística |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
Pesquisa amostral e pesquisa censitária Planejamento de pesquisa, coleta e organização dos dados, construção de tabelas e gráficos e interpretação das informações |
(EF07MA36) Planejar e realizar
pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de
ser ou de usar amostra, e interpretar
os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos,
com o apoio de planilhas eletrônicas. |
Probabilidade e estatística |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
Gráficos de setores: interpretação, pertinência e construção para representar conjunto de dados |
(EF07MA37) Interpretar e analisar
dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender
quando é possível ou conveniente sua utilização. (EF07MA05IT) Interpretar e analisar
dados apresentados em vários tipos de gráficos divulgados pela mídia e
compreender quando é possível ou conveniente suas utilizações. |
8º ANO – MATEMÁTICA |
|||
UNIDADE TEMÁTICA |
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS |
OBJETOS
DE CONHECIMENTOS |
HABILIDADES |
Números |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Notação
científica |
(EF08MA01)
Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse
conhecimento na representação de números em notação científica. |
Números |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Potenciação
e radiciação |
(EF08MA02) Resolver e
elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para
representar uma raiz como potência de expoente fracionário. |
Números |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
O
princípio multiplicativo da contagem |
(EF08MA03) Resolver e
elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação do
princípio multiplicativo. |
Números |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Porcentagens Educação
financeira (no agronegócio) |
(EF08MA04) Resolver e elaborar problemas,
envolvendo cálculo de porcentagens na educação financeira no agronegócio do
município, incluindo o uso de tecnologias digitais. (EF08MA04BA) Resolver e elaborar problemas,
envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais,
bem como sua importância no cotidiano. (EF08MA01IT) Resolver e
elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens na educação financeira no agronegócio do
município, incluindo o uso de tecnologias digitais. |
Números |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Dízimas
periódicas: fração geratriz |
EF08MA05) Reconhecer e
utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima
periódica. (EF08MA05BA) Reconhecer e utilizar procedimentos
para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica e
vice-versa. |
Álgebra |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Valor
numérico de expressões algébricas |
(EF08MA06) Resolver e
elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões
algébricas, utilizando as propriedades das operações. |
Álgebra |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Associação
de uma equação linear de 1º grau a uma reta no plano cartesiano |
(EF08MA07) Associar uma
equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano. |
Álgebra |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Sistema
de equações polinomiais de 1º grau: resolução algébrica e representação no
plano cartesiano |
(EF08MA08) Resolver e
elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser
representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e
interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso. |
Álgebra |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Equação
polinomial de 2º grau do tipo ax2 = b |
(EF08MA09) Resolver e
elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possam ser
representados por equações polinomiais de 2º grau do tipo ax2 = b. |
Álgebra |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Sequências
recursivas e não recursivas |
(EF08MA10) Identificar a
regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir
um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as
figuras seguintes. (EF08MA11) Identificar a
regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por
meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes. |
Álgebra |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Variação
de grandezas: diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não
proporcionais |
(EF08MA12) Identificar a
natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente
proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio
de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano. (EF08MA13) Resolver e
elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente
proporcionais, por meio de estratégias variadas. (EF08MA13BA) Resolver e elaborar
problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais,
especialmente por meio de um estudo de regra de três simples e composta. |
Geometria |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Congruência
de triângulos e demonstrações de propriedades de quadriláteros |
(EF08MA14) Demonstrar
propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de
triângulos. |
Geometria |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Construções
geométricas: ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares |
(EF08MA15) Construir, utilizando instrumentos de
desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de
90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares. (EF08MA16) Descrever, por escrito e por meio de um
fluxograma, um algoritmo para a construção de um hexágono regular de qualquer
área, a partir da medida do ângulo central e da utilização de esquadros e
compasso. |
Geometria |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Mediatriz
e bissetriz como lugares geométricos: construção e problemas |
(EF08MA17) Aplicar os conceitos de mediatriz e
bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas. (EF06MA22
do 6º ano) Utilizar
instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de
retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre
outros. |
Geometria |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Transformações
geométricas: simetrias de translação, reflexão e rotação |
(EF08MA18) Reconhecer e construir figuras obtidas
por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e
rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria
dinâmica. (EF06MA23 do 6º ano) Construir
algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de
dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo
pontos de referência e distâncias fornecidas etc.). |
Grandezas
e medidas |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Área
de figuras planas; Área do círculo e comprimento de sua circunferência |
(EF08MA01BA) Calcular área de figuras planas bem
como o volume de blocos retangulares. (EF08MA19) Resolver e elaborar problemas que
envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de
cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como
determinar medida de terrenos. |
Grandezas
e medidas |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Volume
de cilindro reto Medidas de capacidade |
(EF08MA20) Reconhecer a relação entre um litro e
um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver
problemas de cálculo de capacidade de recipientes. (EF08MA21) Resolver e elaborar problemas que
envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco
retangular. |
Probabilidade e estatística |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Princípio
multiplicativo da contagem Soma das probabilidades de todos os elementos de
um espaço amostral |
(EF08MA22) Calcular a probabilidade de eventos,
com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio
multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os
elementos do espaço amostral é igual a 1. |
Probabilidade e estatística |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Gráficos
de barras, colunas, linhas ou setores e seus elementos constitutivos e
adequação para determinado conjunto de dado, incluindo as áreas agrárias do
nosso município. |
(EF08MA23) Avaliar a adequação de diferentes tipos
de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. (EF08MA02IT) Classificar as
principais áreas agrárias do nosso município em gráficos. |
Probabilidade e estatística |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Organização
dos dados de uma variável contínua em classes |
(EF08MA24) Classificar as frequências de uma
variável contínua de uma pesquisa em classes, de modo que resumam os dados de
maneira adequada para a tomada de decisões. |
Probabilidade e estatística |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Medidas
de tendência central e de dispersão |
(EF08MA25) Obter os valores de medidas de
tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a
compreensão de seus significados e relacioná-los à dispersão de dados,
indicada pela amplitude. |
Probabilidade e estatística |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Pesquisas
censitária ou amostral Planejamento e execução de pesquisa amostral População e amostra |
(EF08MA26) Selecionar razões, de diferentes
naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de
pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra
pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e
estratificada). (EF08MA27) Planejar e executar pesquisa amostral,
selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que
contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados,
destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as
conclusões. (EF08MA03IT) Planejar
e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem
adequada, apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando
aspectos como população e amostra. |
9º ANO – MATEMÁTICA |
|||
UNIDADE TEMÁTICA |
UNIDADE TEMÁTICA |
UNIDADE TEMÁTICA |
UNIDADE TEMÁTICA |
Números |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Números reais para medir qualquer segmento de reta |
(EF09MA01) Reconhecer
que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta
cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de
diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida
de cada lado como unidade). |
Números |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Números irracionais:
reconhecimento e localização de alguns na reta numérica |
(EF09MA02) Reconhecer
um número irracional como um número real cuja representação decimal é
infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta
numérica. (EF09MA01BA) Constatar, explorando o contexto local,
que existem situações problemas, em particular algumas vinculadas à Geometria
e às medidas, cujas soluções não são dadas por meio de números racionais de
alguns deles na reta numérica. |
Números |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Potências com expoentes
negativos e fracionários |
(EF09MA03) Efetuar
cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários. |
Números |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Números reais: notação
científica e problemas |
(EF09MA04) Resolver
e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica,
envolvendo diferentes operações. |
Números |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Porcentagens: problemas que
envolvem cálculo de percentuais sucessivos |
(EF09MA05) Resolver
e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de
percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais,
preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação
financeira. |
Números |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Educação financeira (do comércio
eletrônico) |
(EF09MA01IT) relacionar com
as situações cotidianas o uso de recursos financeiros DO COMERCIO ELETRONICO
com números reais e operações com taxas e juros. |
Números |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Lógica proporcional |
(EF09MA02IT). Usar a lógica
proposicional na elaboração de estratégias e construção de algoritmos de
resolução de operações aritméticas. (EF09MA03IT). Desenvolver por
meio do conhecimento logico matemático, uma escrita cientifica capaz de
interagir com programas computacionais desde a programação a leitura e interpretação de
fórmulas matemáticas. |
Álgebra |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Funções: representações numérica,
algébrica e gráfica |
(EF09MA06) Compreender as funções como
relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações
numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar
situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis. |
Álgebra |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Razão entre grandezas de espécies
diferentes |
(EF09MA07) Resolver problemas que envolvam
a razão entre duas grandezas de espécies diferentes, como velocidade e
densidade demográfica. |
Álgebra |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Grandezas diretamente proporcionais e
grandezas inversamente proporcionais |
(EF09MA08) Resolver e elaborar problemas
que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou
mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de
variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas. |
Álgebra |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Expressões algébricas: fatoração e
produtos notáveis Resolução de equações polinomiais do
2º grau por meio de fatorações |
(EF09MA09) Compreender os processos de
fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos
notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por
equações polinomiais do 2º grau. |
Álgebra |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Construção
de fórmulas em programação |
(EF09MA04IT) Criar soluções algébricas em programação de
formas e fórmulas, cálculos numéricos ou análise de diálogos em aplicativos
de software dinâmico. |
Geometria |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Demonstrações de relações entre os ângulos formados por retas
paralelas intersectadas por uma transversal |
(EF09MA10) Demonstrar relações simples
entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal. |
Geometria |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Relações entre arcos e ângulos na circunferência de um círculo |
(EF09MA11) Resolver problemas por meio do
estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos
na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de
geometria dinâmica. |
Geometria |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Semelhança de triângulos |
(EF09MA12) Reconhecer as condições
necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes. |
Geometria |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Relações métricas no triângulo retângulo |
(EF09MA13) Demonstrar relações métricas do
triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando,
inclusive, a semelhança de triângulos. |
Geometria |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Teorema de Pitágoras: verificações
experimentais e demonstração |
(EF09MA13) Demonstrar relações métricas do
triângulo retângulo, entre eles o Teorema de Pitágoras utilizando inclusive,
a semelhança de triângulos. |
Geometria |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Retas paralelas cortadas por
transversais: teoremas de proporcionalidade e verificações experimentais |
(EF09MA14) Resolver e elaborar problemas
de aplicação do teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade
envolvendo retas paralelas cortadas por secantes. |
Geometria |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Polígonos regulares |
(EF09MA15). Descrever, por escrito e por meio
de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja
medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares. |
Geometria |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Polígonos
regulares |
(EF09MA02BA).
Analisar em poliedros a posição relativa de duas arestas (paralelas,
perpendiculares, reversas) e de duas faces (paralelas, perpendiculares). |
Geometria |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Distância entre pontos no plano cartesiano |
(EF09MA16). Determinar o ponto médio de um
segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer, dadas as
coordenadas desses pontos no plano cartesiano, sem o uso de fórmulas, e
utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas de perímetros
e áreas de figuras planas construídas no plano. |
Geometria |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Vistas ortogonais de figuras espaciais |
(EF09MA17) Reconhecer vistas ortogonais de
figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em
perspectiva. |
Geometria |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Vistas ortogonais de figuras espaciais |
(EF09MA03BA).
Representar as diferentes vistas (lateral, frontal e superior) de figuras
tridimensionais e reconhecer a figura representada por diferentes vistas. |
Grandezas e Medidas |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Unidades de medida para medir distâncias muito grandes e muito
pequenas |
(EF09MA18). Reconhecer e empregar unidades
usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como
distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células,
capacidade de armazenamento de computadores, entre outros. EF09MA04BA).
Identificar a relevância das unidades convencionais no processo de
comunicação. |
Grandezas e Medidas |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Unidades
de medida utilizadas na informática |
(EF09MA05IT). Fazer uso de unidades de medidas usadas em
informática para tomada de decisões, tais como melhor equipamento de armazenagem
de informações, transferência de dados e velocidade de processamento em equipamentos
eletrônicos. |
Grandezas e Medidas |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Volume de prismas e cilindros |
(EF09MA19). Resolver e elaborar problemas que
envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com
uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas. |
Grandezas e Medidas |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Unidade agrarias usadas na região, no estado e no
Brasil |
(EF09MA06IT) Converter unidade de medidas agrarias e facilitar
a linguagem usadas na região agrícola da cidade. |
Probabilidade e estatística |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Análise de probabilidade de eventos aleatórios: eventos dependentes e
independentes |
(EF09MA20).
Reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e
calcular a probabilidade de sua ocorrência, nos dois casos. |
Probabilidade e estatística |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Análise de gráficos divulgados pela mídia: elementos que podem induzir
a erros de leitura ou de interpretação |
(EF09MA21). Analisar e identificar, em gráficos
divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes
propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não
explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e
datas), entre outros. |
Probabilidade e estatística |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos
em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas,
gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos |
(EF09MA22). Escolher e construir o gráfico mais
adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas,
para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as
medidas de tendência central. |
Probabilidade e estatística |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Planejamento e execução de pesquisa amostral e apresentação de
relatório |
(EF09MA23). Planejar e executar pesquisa
amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por
meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da
amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas
eletrônicas. |
Probabilidade e estatística |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Planejamento e execução de pesquisa amostral e
apresentação de relatório |
(EF09MA05BA).
Aplicar conceitos de álgebra na exploração de pesquisas estatísticas. |
Probabilidade e estatística |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Planejamento e execução de pesquisa amostral e
apresentação de relatório |
(EF09MA07IT). Usar conceitos de pesquisas amostrais na
iniciação científica e pesquisas associadas nas diferentes áreas do
conhecimento. Como exemplo, aplicações em feiras de iniciação científica. |
Probabilidade e estatística |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
Análise
de dados em notas fiscais de produtos e prestação de serviços. |
(EF09MA08IT). Analisar os dados em notas fiscais, para levantar
informações sobre impostos e tributos embutidos em produtos e serviços, e
relacionar com seus usos pelas administrações públicas na prestação de
serviços ao contribuinte. |
Referências bibliográficas:
BARBOSA,
J. C; SILVA, J. N. D. da. Modelagem Matemática: as discussões técnicas e as
experiências prévias de um grupo de alunos. Bolema. Rio Claro-SP, v. 24, nº 38, p. 197 a 218, abril 2011.
BORBA,
M. C. Tecnologias informáticas na educação matemática e reorganização do
pensamento. In: BICUDO, M. A. V. (Org). Pesquisa
em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999.
p. 285-295
BORGES,
Tiago S.; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica
do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação
crítica do estudante do ensino superior. In: Cairu em Revista. Jul/Ago, Ano 03, n° 04, 2014, pp. 119-143.
Disponível em: https://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/2014_2/08%20METODOLOGIAS%20ATIVAS%20NA%20PROMOCAO%20DA%20FORMACAO%20CRITICA%20DO%20ESTUDANTE.pdf.
Acesso em 05 set. 2020.
BRASIL.
Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC
C_20dez_site.pdf .
CHAVANTE,
Eduardo. Matemática. 1ª ed., 6º ano.
São Paulo: SM, 2015 (Coleção Convergências).
_____.
Matemática. 1ª ed., 7º ano. São
Paulo: SM, 2015 (Coleção Convergências).
_____.
Matemática. 1ª ed., 8º ano. São
Paulo: SM, 2015 (Coleção Convergências).
_____.
Matemática. 1ª ed., 9º ano. São
Paulo: SM, 2015 (Coleção Convergências).
EDUCAÇÃO ITAPEVA.
Disponível em: http://educacao.itapeva.sp.gov.br/cfp/doc/AREA_MATEMATICA.pdf. Acesso em: 02 set. 2020.
JÚNIOR,
José Ruy Giovanni; CASTRUCCI , Benedicto. A
conquista da Matemática. 6º ano. São Paulo: FTD, 2019.
____.
José Ruy Giovanni; CASTRUCCI , Benedicto. A
conquista da Matemática. 7º ano. São Paulo: FTD, 2019.
____.
José Ruy Giovanni; CASTRUCCI , Benedicto. A
conquista da Matemática. 8º ano. São Paulo: FTD, 2019.
____.
José Ruy Giovanni; CASTRUCCI , Benedicto. A
conquista da Matemática. 9º ano. São Paulo: FTD, 2019.
POLYA,
G. Sobre a resolução de problemas de
matemática na high school. In: KRULIK, S.; REYS, R. E. (Org). A resolução
de problemas na matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997. pp. 1-3.
PORVIR.
Ensino híbrido. Disponível
em: https://porvir.org/ensino-hibrido-ou-blended-learning/#:~:text=Ensino%20h%C3%ADbrido%20%C3%A9%20a%20metodologia,entre%20pares%20e%20entre%20aluno.
Acesso em: 02 set. 2020.
ROTHER,
Francisco; WELTER, Maria Preis; GRIEBELER, Lourdes Conci. METODOLOGIAS ATIVAS
APLICADAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. Disponível em: https://eventos.uceff.edu.br/eventosfai_dados/artigos/semic2016/448.pdf. Acesso em: 03 set. 2020.
SCHOENFELD,A.H.
Heurísticas na sala de aula. In:
KRULIK.S.;REYS,R.E. A resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo:
atual,1997.
SECRETARIA
DA EDUCAÇÃO DA BAHIA. Documento
Curricular Referencial da Bahia. Salvador: Secretaria da Educação, 2019,
468 p.
SOUZA,
Joamir. Matemática. 1ª ed., 6º ano.
São Paulo: FTD, 2019 (Coleção Realidade e Tecnologia).
____.
Matemática. 1ª ed., 7º ano. São
Paulo: FTD, 2019 (Coleção Realidade e Tecnologia).
____.
Matemática. 1ª ed., 8º ano. São
Paulo: FTD, 2019 (Coleção Realidade e Tecnologia).
____.
Matemática. 1ª ed., 9º ano. São
Paulo: FTD, 2019 (Coleção Realidade e Tecnologia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário