Atividades EF 6º e 7º ano

 

Caixa de texto: Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ____________________________________ Data: _________ Ano/ Turma: 6º e 7º _______

Professor (a): ___________________________________Componente Curricular: Educação Física

Aluno (a): __________________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento: Esporte de invasão (Futsal)

 

ATIVIDADE 01- ONLINE

Sobre o Futsal descreva o seu entendimento nos tópicos apresentados abaixo.

EU E O FUTSAL

Conhecimento do esporte:

(História)

 

Importância desse esporte;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prática do esporte (se pratica quais os locais)

 

 

Benefícios da prática do esporte;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gosto/Paixão pelo esporte (sim ou não/justificar)

Participação nas torcidas:

(Assiste na TV, internet ou participa nas quadras/ginásio da cidade)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

Escola: ____________________________________ Data: _________ Ano/ Turma: 6º e 7º _______

Professor (a): ___________________________________Componente Curricular: Educação Física

Aluno (a): __________________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento: Esporte de invasão (Futsal)

 

ATIVIDADE


01. O Futsal também é conhecido como?

(a) futebol de salão

(b) casa do futsal

(c) salão de futebol

(d) salão de futsal

 

02. As equipes são formadas de quantos jogadores titulares?

(a) 3

(b) 5

(c) 7

(d) 6

 

03. O futsal é parente direto de qual esporte?

(a) Basquete

(b) Natação

(c) vôlei

(d) Futebol

 

04. O Futsal é praticado em qual tipo de quadra?

(a) retangular

(b) circular

(c) quadrada

(d) sem forma correta

 

05. Qual é a duração de uma partida de futsal para a categoria adulto?

(a) 40 minutos sendo dividido em dois períodos de 20 minutos cronometrados.

(b) 50 minutos sendo dividido em dois períodos de 25 minutos cronometrados.

(c) 30 minutos sendo dividido em dois períodos de 15 minutos cronometrados.

(d) 20 minutos sendo dividido em dois períodos de 10 minutos cronometrados.

 

06. A quadra deve ter em média quantos metros de comprimento?

(a) 35

(b) 40

(c) 30

(d) 45

 

07. No total as equipes são formadas de quantos jogadores?

(a) 3

(b) 9

(c) 10

(d) 12

 

08. Qual é a forma geométrica demarcada no centro da quadra com 10 (dez) centímetros de raio?

(a) quadrado

(b) triângulo

(c) círculo

(d) retângulo

 

 

Escola: ____________________________________ Data: _________ Ano/ Turma: 6º e 7º _______

Professor (a): ___________________________________Componente Curricular: Educação Física

Aluno (a): __________________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento: Esporte de invasão (Futsal)


PRODUÇÃO DE TEXTO

Futsal: Uma paixão regional

Quando a bola começa a rolar dentro de quadra, a contagem regressiva do cronômetro sinaliza não apenas o tempo de jogo, mas um período de emoções a flor da pele nas arquibancadas. O futsal, modalidade que tem características peculiares que vão muito além das regras do esporte. A distância menor entre as quatro linhas, a velocidade, a precisão dos passes, a proximidade com os torcedores: todos esses elementos, em interação, tornam o futsal uma verdadeira paixão do brasileiro.    

http://www.blogdosandro.com/noticias/view/id/3239/futsal-uma-paixao-regional.html

  • Por que você joga futsal?
  • Qual o seu ídolo no esporte? Por quê?
  • Quando você começou a jogar futsal? Quem te incentivou?
  • Você joga futsal fora do espaço escolar?
  • Onde você joga futsal? Quais espaços você utiliza para a prática do futsal?

Com base no texto acima, nas questões apresentadas e sua opinião sobre o futsal elabore um texto com no mínimo 15 linhas.




Caixa de texto: Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ____________________________________ Data: _________ Ano/ Turma: 7º _______

Professor (a): ___________________________________Componente Curricular: Educação Física

Aluno (a): __________________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento: Esporte de invasão (Futsal)

 

ATIVIDADE: Pesquisar sobre os tipos de chute no futsal


01. O futebol de salão é um esporte que exige habilidade, pois o espaço curto da quadra, somado ao peso maior da bola (em comparação com a bola de campo) e a rapidez com que se é praticado, fazem dele uma das práticas esportivas onde os competidores devem possuir domínio de força e noção de bola. Para que as jogadas e os objetivos sejam alcançados, é necessário que haja controle dos fundamentos do futsal. Dentre os fundamentos, o chute por exemplo, classifica em vários tipos.

Represente através de imagens cada chute descrito abaixo:

 

FUNDAMENTO: CHUTE

 

Chute Simples: Esse chute é batido com a parte interna ou dorso do pé. Com ele há mais probabilidade de conseguir que esse fundamento seja bem executado;

 

Chute por Cobertura: Com o pé por baixo da bola é possível fazer com que ela ganhe altura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chute de voleio: Chute com a bola no ar;

 

 

Chute de Bico: Costuma ser o chute mais fácil e realizado com a ponta do pé. Ele não costuma ser muito preciso pelo pouco espaço de contato;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário