Atividades – 8º ano (quarentena)
1º)Em 8² = 64, responda às seguintes perguntas:
a) Qual é a base?
b) Qual é o expoente?
c) Qual é a potência?
2º)Escreva na forma de potência, depois dê os resultados:
a) 6 · 6 · 6 · 6 = b) 9 · 9 =
c) 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 = d) a · a · a · a · a =
3º)Calcule o que se pede:
a) O quadrado de 15; b) O dobro de 15;
c) O cubo de 8; d) O triplo de 8;
4º) Calcule o valor das expressões (primeiro as potências):
a) 35 + 5²= b) 50 - 4² =
c) 18 + 10² = d) 6² + 20 =
e) 12 - 1⁷ = f) 2⁵ - 40 =
5º)Reduza a uma só potência:
a) 5⁶ . 5² = b) x⁷. x⁸=
c) x⁵ .x³ . x = d) m⁷ . m⁰ . m⁵ =
e) a . a² . a = f) 2⁴ . 2 . 2⁹ =
6º) Encontre as potências de:
a) (-3)⁷ : (-3)² = b) (+4)¹⁰ : (+4)³ =
c) (-5)⁶ : (-5)² = d) (+3)⁹ : (+3) =
e) (-2)⁸ : (-2)⁵ = f) (-3)⁷ : (-3) =.
7º)Aplique a propriedade da potência de potência:
a) [(-4)² ]³ = b) [(+5)³ ]⁴ =
c) [(-3)³ ]² = d) [(-7)³ ]³ =
e) [(+2)⁴ ]⁵ = f) [(-7)⁵ ]³ =
a) Qual é a base?
b) Qual é o expoente?
c) Qual é a potência?
2º)Escreva na forma de potência, depois dê os resultados:
a) 6 · 6 · 6 · 6 = b) 9 · 9 =
c) 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 = d) a · a · a · a · a =
3º)Calcule o que se pede:
a) O quadrado de 15; b) O dobro de 15;
c) O cubo de 8; d) O triplo de 8;
4º) Calcule o valor das expressões (primeiro as potências):
a) 35 + 5²= b) 50 - 4² =
c) 18 + 10² = d) 6² + 20 =
e) 12 - 1⁷ = f) 2⁵ - 40 =
5º)Reduza a uma só potência:
a) 5⁶ . 5² = b) x⁷. x⁸=
c) x⁵ .x³ . x = d) m⁷ . m⁰ . m⁵ =
e) a . a² . a = f) 2⁴ . 2 . 2⁹ =
6º) Encontre as potências de:
a) (-3)⁷ : (-3)² = b) (+4)¹⁰ : (+4)³ =
c) (-5)⁶ : (-5)² = d) (+3)⁹ : (+3) =
e) (-2)⁸ : (-2)⁵ = f) (-3)⁷ : (-3) =.
7º)Aplique a propriedade da potência de potência:
a) [(-4)² ]³ = b) [(+5)³ ]⁴ =
c) [(-3)³ ]² = d) [(-7)³ ]³ =
e) [(+2)⁴ ]⁵ = f) [(-7)⁵ ]³ =
8º) Calcule o valor de:
a)72 b)90 c) -106 d)(- 0,3)4
e) f) g)(1,9)2 h)20-1
i)(- 6)-1 j)11-2 k)2-6
l)
m) n)
9º) Aplicando as Propriedades da
Potenciação, transforme em uma única potência:
a. b. c.
10º) Sabendo que em
cada item as letras indicadas representam
um número inteiro, determine o valor de cada uma delas:
a)
.
b)
:
c)
D
A = B=
C= D =
11º) Marque a alternativa correta:
I- O resultado de (-1001)² é:
a) 11 011 b) -11 011 c) 1 002 001 d) -1 002 001
II - O valor da expressão 2⁰ - 2¹ - 2² é:
a) -4 b) -5 c) 8 d) 0
a) 11 011 b) -11 011 c) 1 002 001 d) -1 002 001
II - O valor da expressão 2⁰ - 2¹ - 2² é:
a) -4 b) -5 c) 8 d) 0
III - O valor da expressão (-10)² - 10² é:
a) 0 b) 40 c) -20 d) -40
EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM POTENCIAÇÃO
a) 0 b) 40 c) -20 d) -40
EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM POTENCIAÇÃO
Para resolver uma expressão numérica, efetuamos as
operações obedecendo
à seguinte ordem :
1°) Potenciação 2°)
Multiplicações e divisões 3°)
Adições e Subtrações
1º
exemplo: 2º
exemplo:
5
+ 3² x 2 = 7²
- 4 x 2 + 3 =
=
5 + 9 x 2 = =
49 – 8 + 3 =
=
5 + 18 = =
41 + 3 =
=
23 = 44
Há
expressões onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados
nesta ordem:
1°) parênteses ( ) 2°)
colchetes [ ] 3°)
chaves { }
1° exemplo
40
– [5² + ( 2³ - 7 )] =
=
40 – [5² + ( 8 - 7 )]
=
40 – [25 + 1 ]=
=
40 – 26 =
=
14
2°
exemplo
50
–{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
=
50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
=
50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
=
50 – { 15 +12 } =
=
50 – 27 =
=
23
Exercícios
12º)Calcule
o valor das expressões:
a)
7² - 4 = b)
2³ + 10 = c)
5² - 6 =
d)
4² + 7⁰= e) 5⁰+
5³= f) 5 x 2² + 3 –
8 =
g) 5² - 3 x 2² - 1 = h)
16 : 2 – 1 + 7² = i) 5² : ( 5 +1 -1)+ 4 x 2 = (R: 13)=
j) (3 +1)² +2 x 5 - 10⁰ = k)
c) 3²: ( 4 – 1) + 3 x 2² =
13º) Resolva as divisões e pinte no mosaico o
quadradinho de acordo ao resultado obtido:
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