Data
de envio: 05/04
Atividades – 6º ano (quarentena)
1.Coloque
os números de 1 a 9 nos círculos, sem repeti-los, para que, ao adicionar os
números de cada lado do triângulo, você obtenha 20.
2. Resolva as operações no QVL (quadro valor de
lugar)
3. Pinte a coluna que tenha a resposta correta:
4. Informe qual é o número egípcio representado
abaixo:
5. Reescreva:
a) o número 46 no sistema de numeração
egípcio.
b) o
número 22 no sistema de numeração romano.
c) o número LVII
usando os nossos símbolos
6. Os números representados por LX e XL no sistema
romano têm o mesmo valor. Essa afirmação é verdadeira ou falsa? Por quê?
7. Usando o sistema romano de numeração, escreva os seguintes
números:
a) 26 ______________ b) 102 _________________ c) 77 ______________
d) 409 _____________ e) 1050 ________________ f) 91 _______________
8. Use algarismos e escreva os números representados por:
a) XV ___________ b) DXLII _________ c) MMCIII ___________ d) LXXXIX _______
e) DCCLXXXI__________ f) CCVI __________ g) MIX _________________
a) 26 ______________ b) 102 _________________ c) 77 ______________
d) 409 _____________ e) 1050 ________________ f) 91 _______________
8. Use algarismos e escreva os números representados por:
a) XV ___________ b) DXLII _________ c) MMCIII ___________ d) LXXXIX _______
e) DCCLXXXI__________ f) CCVI __________ g) MIX _________________
9. Passe do número indu-arábico
para o romano:
a)23:________ b)150:_________ c)500:___________ d)1008:______________
10. João tem IX de idade seu irmão mais velho tem XXI e o mais novo V, somando a idade dos três temos a idade do pai. Quantos anos tem o pai deles? _______________
11.Marque um X no sucessor do
número CC XL VII escrito com
algarismos indo-arábicos:
a)
268 b) 267 c) 248 d) 247 e) 245
12.
Determine o valor de cada numeral representando pelo sistema de numeração
egípcio antigo:
a) _____________ b) ________________
13. Represente os números a seguir usando o sistema
de numeração egípcio:
a) 456:
_________________________________________________________________
b) 2 357:
_______________________________________________________________
14. Decomponha os
números abaixo como no exemplo da letra a:
a) 25 365 = 20 000
+ 5 000 + 300 + 60 + 5.
b) 1 236 22 =
c) 200 366 000 =
d) 90 147 999 =
e) 222 222 222 =
15. Passe para o nosso sistema de numeração.
a) MCMLXIII = b)
XLIX =
c) XXXIV = d) DCLXXV =
16. Complete a reta
numérica com os números naturais que estão faltando:
56
A B 59
C 61 D
63 64
A =
B=
C=
D=
17. Determine o
sucessor e antecessor dos seguintes números:
a) 111 b) 999 c) 1.000
18. Escreva como se lê o número 618 065
520______________________________________
19. Responda:
a) Qual o número
formado por três unidades de milhar, quatro dezenas simples e cinco unidades
simples?
b) Quantas centenas tem o número 7.500?
20. Determine:
a)o dobro de 5; b)o triplo de 12; c)o quádruplo de 8;
d)o quíntuplo de 9; e)o dobro do dobro de 8; f)o
triplo do dobro de 6.
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