ATIVIDADE QUARENTENA 6º ANO 05/04


Data de envio: 05/04
Atividades – 6º ano (quarentena)
1.Coloque os números de 1 a 9 nos círculos, sem repeti-los, para que, ao adicionar os números de cada lado do triângulo, você obtenha 20.

2. Resolva as operações no QVL (quadro valor de lugar)
3. Pinte a coluna que tenha a resposta correta:
4. Informe qual é o número egípcio representado abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001622/0000019056.jpg                                
5. Reescreva:
a) o número 46 no sistema de numeração egípcio.
b) o número 22 no sistema de numeração romano.
c) o número LVII usando os nossos símbolos
6. Os números representados por LX e XL no sistema romano têm o mesmo valor. Essa afirmação é verdadeira ou falsa? Por quê?


7. Usando o sistema romano de numeração, escreva os seguintes números:
a) 26 ______________                      b) 102 _________________                    c) 77  ______________
d) 409 _____________                      e) 1050 ________________                    f) 91 _______________

8. Use algarismos e escreva os números representados por:

a) XV  ___________              b) DXLII _________          c) MMCIII ___________      d) LXXXIX _______
e) DCCLXXXI__________      f) CCVI  __________        g) MIX _________________

9. Passe do número indu-arábico para o romano:

a)23:________               b)150:_________                c)500:___________               d)1008:______________

10. João tem IX de idade seu irmão mais velho tem XXI e o mais novo V, somando a idade dos três temos a idade do pai. Quantos anos tem o pai deles? _______________


11.Marque um X no sucessor do número CC XL VII escrito com algarismos indo-arábicos:
a) 268                    b) 267                        c) 248                       d) 247                                e) 245

12. Determine o valor de cada numeral representando pelo sistema de numeração egípcio antigo:
a)  _____________             b) ________________
13. Represente os números a seguir usando o sistema de numeração egípcio:
a) 456: _________________________________________________________________                                                            
b) 2 357: _______________________________________________________________
14.  Decomponha os números abaixo como no exemplo da letra a:
a) 25 365 = 20 000 + 5 000 + 300 + 60 + 5.
b) 1 236 22 =
c)  200 366 000 =
d) 90 147 999 =
e) 222 222 222 =
15.  Passe para o nosso sistema de numeração.
a) MCMLXIII =                                                  b) XLIX =
c) XXXIV =                                                         d) DCLXXV =

16. Complete a reta numérica com os números naturais que estão faltando:
     56    A         B        59       C       61       D       63     64
   
A =
B=
C=
D=


17. Determine o sucessor e antecessor dos seguintes números:
a) 111                                 b) 999                                  c) 1.000
18.  Escreva como se lê o número 618 065 520______________________________________
19.  Responda:
a) Qual o número formado por três unidades de milhar, quatro dezenas simples e cinco unidades simples?
b) Quantas centenas tem o número 7.500?
20. Determine:
a)o dobro de 5;                        b)o triplo de 12;                       c)o quádruplo de 8;
d)o quíntuplo de 9;                             e)o dobro do dobro de 8;         f)o triplo do dobro de 6.


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