ATIVIDADE ONLINE 9º ANO


PERÍODO DE 01/04 A 15/04/20
9º ANO
EDUCAÇÃO FÍSICA

1ª Etapa: PARA OS PROFESSORES QUE AINDA NÃO APLICARAM OS CONTEÚDOS

Objeto de Conhecimento: Ginástica de Condicionamento Físico: Ginástica de Academia
  • Benefícios e Resultados
  • Modalidades

Pode sugerir uma pesquisa sobre o conteúdo através de algumas questões, slides, vídeos, dentre outros:
1) Vocês conhecem alguém que faz ginástica em academia?
2) Por que as pessoas procuram essa prática corporal?
3) Vocês sabem o nome de algum tipo de ginástica de academia?   
  

2ª Etapa: PARA OS PROFESSORES QUE JÁ CONCLUÍRAM A EXPLANAÇÃO DO CONTEÚDO
Atividades sobre o conteúdo (em anexo)
  • Atividade 1
  • Atividade 2: A alternativa correta de todas as questões são letra b
  • Racha cuca online: Colegas na academia (Problema de lógica)


3ª Etapa: Movimentando-se dentro de casa
  • 1ª sugestão: Exercícios de academia para fazer em casa!!
Duração: 07 min e 53 seg.

  • 2ª sugestão: Desenvolver um vídeo demonstrando um exercício adaptado para se trabalhar a ginástica.

Sugestões de músicas para utilizar nos exercícios/vídeos:
Melhores Músicas para Malhar/Academia [2016]
Duração: 25min e 07 seg.


ESCOLA MUNICIPAL________________________ Data: ­­­­____/____/____
Aluno (a)________________________________­­­­­­Ano/Turma:  9º _____
Professor (a)______________Componente Curricular: Educação Física

ATIVIDADE 1

01. Descreva sobre as modalidades de ginásticas apresentadas abaixo:
a) Step

b) Jump

c) Ginástica localizada. 

02. Nos dias atuais, diversas pessoas procuram transformarem a sua rotina corrida e sedentária com a prática de ginástica de academia, a qual estimula na mudança do corpo, além ainda de cultivar a autoestima por meio de uma melhor aparência. Quais cinco benefícios da ginástica de academia para a saúde.

03. Qualquer ginástica necessita de atenção e de acompanhamento de um médico e um professor qualificado, pois assim é possível traçar os seus objetivos com mais segurança e saúde. Quais são os malefícios que a ginástica de academia pode ocasionar?

04. Através de imagens identifique cada modalidade de ginástica apresentada abaixo:
Step
Jump
Ginástica localizada





























ESCOLA MUNICIPAL___________________________________ Data: ­­­­____/____/____
Aluno (a)____________________________________________­­­­­­Ano/Turma:  9º _____
Professor (a)___________________________Componente Curricular: Educação Física

ATIVIDADE 2
1. A ginástica é uma excelente alternativa, a qual garante melhorias bastante consideráveis no corpo de quem a pratica, como os benefícios cardiovasculares e a manutenção dos músculos. Das alternativas abaixo apenas uma está CORRETA em relação aos benefícios que ela traz para o corpo.

a) Ela aumenta o excesso de peso e de gordura.
b) Ela ajuda a fortalecer os ossos e as articulações.
c) Com a ginástica, a pressão arterial fica mais descontrolada.
d) A ginástica garante a diminuição da flexibilidade.

2. São séries de exercícios com número elevado de repetições, para manter e desenvolver a força e a resistência de um determinado músculo ou grupo muscular, dos membros superiores e inferiores.

a) Jump
b) Ginástica Localizada
c) Step
d) Alongamento

3. É uma atividade cardiovascular desenvolvida num mini trampolim conhecida também como cama elástica.

a) Jump
b) Step
c) Ginástica Localizada
d) Alongamento

4. Este tipo de ginástica de academia promove gasto energético, e consequentemente queima calórica, além de fortalecer glúteos e pernas. São exercícios de sobe e desce em uma plataforma de altura variável entre 10 e 30cm, essa modalidade é de baixo impacto. É desenvolvida com a utilização das plataformas conhecidas como:

a) cama elástica
b) steps
c) jump
d) halteres

5. Com a prática da ginástica localizada é possível melhorar a postura e contribuir para preservar a massa magra. Geralmente ela é praticada só por mulheres pelo fato dos homens não se sentirem bem com algumas posições voltada para o fortalecimento dos glúteos. Essa ginástica pode ser executada com alguns equipamentos como:

a) halteres, cama elástica, steps.
b) halteres, caneleiras, colchonetes, bastões ou sem equipamento.
c) caneleiras, luvas, chuteiras ou sem equipamentos.
d) jump, cama elástica, colchonetes

ESCOLA MUNICIPAL:_______________________________
ALUNO (A):_____________COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FISICA
PROFESSOR (A) ________________________________TURMA/ANO:

9ºANO
 

Problema de Lógica "Colegas na Academia"
Cinco colegas, que frequentam a academia no mesmo horário, estão fazendo musculação. Cada um deles está usando um aparelho para exercitar um grupo muscular.
Neste problema de lógica, cinco colegas estão na academia fazendo musculação. Cada um deles está utilizando um aparelho para exercitar um grupo muscular, sendo que os cinco aparelhos estão lado a lado.
Observe as dicas e use o raciocínio lógico para associar uma cor de camiseta, um nome, uma profissão, um peso e um treinamento para cada um deles.

Aparelho 1
Aparelho 2
Aparelho 3
Aparelho 4
Aparelho 5
Camisa





Nome





Profissão





Idade





Peso





Treinando





Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
  • A pessoa que está treinando Peito está exatamente à esquerda de quem tem 68 quilos.
  • Quem está treinando Tríceps está em algum lugar entre quem tem 32 anos e quem está treinando Bíceps, exatamente nessa ordem.
  • Quem está treinando Perna está em uma das pontas.
  • A pessoa que tem 61 quilos está ao lado de quem está treinando Peito.
  • Quem está treinando Tríceps está exatamente à direita da pessoa com a camiseta Amarela.
  • O segundo aparelho está sendo usado pela pessoa de 72 quilos.
  • A pessoa de 79 quilos está no aparelho de uma das pontas.
  • O Economista pesa 68 quilos.
  • A pessoa da camiseta Azul está em algum lugar à esquerda do que tem 27 anos.
  • Quem está treinando Ombro está ao lado de quem tem 26 anos.
  • O Engenheiro está ao lado de quem tem 32 anos.
  • O terceiro aparelho está sendo usado pela pessoa de 26 anos.
  • O mais jovem está em uma das pontas. O Advogado está de camiseta Branca.
  • O Estudante está treinando Peito.
  • Sato tem 85 quilos.
  • Vinicius está em uma das pontas.
  • Josué está usando uma camiseta Amarela.
  • Quem está usando a camiseta Amarela está em algum lugar entre a pessoa de 79 quilos e o Fausto, exatamente nessa ordem.
  • Sato está ao lado do Vinicius.
  • Tiago está em uma das pontas.
  • A pessoa de camiseta Amarela está treinando em algum lugar entre o Tiago e o Advogado, exatamente nessa ordem.
  • A pessoa de camiseta Amarela está treinando em algum lugar entre quem está usando a camiseta Verde e o Vinicius, exatamente nessa ordem.
https://rachacuca.com.br/logica/problemas/colegas-na-academia/Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário






Nenhum comentário:

Postar um comentário