ATIVIDADE ONLINE 7º ANO


ESCOLA MUNICIPAL________________________ Data: ­­­­____/____/____
Aluno (a)_____________________________________Ano/Turma:  7º ____
Professor (a)____________________Componente Curricular: Educação Física

Atividade
Leia o texto 1 a seguir:

Free Fire: jogadores comentam o segredo do sucesso do aplicativo mais baixado do mundo
Falando um pouco sobre o jogo em si, como qualquer jogo de Batalha Real, mistura três elementos: sobrevivência no estilo last man standing (último homem de pé), exploração do ambiente e coleta de recursos e equipamentos. Disputadas individualmente ou em pequenos esquadrões, as partidas funcionam da seguinte forma: após caírem de paraquedas num cenário específico, geralmente uma ilha, os jogadores ficam confinados e precisam coletar armas espalhadas pelo território. O único objetivo é eliminar uns aos outros até que reste só um homem de pé. Ao contrário da maioria dos jogos de tiro, quem morre não volta, a menos que comece outra partida. Durante a disputa, jogadores do mesmo “time” podem conversar através do fone de ouvido.
O número de pessoas online varia. Em PubG e Fortnite, por exemplo, são 100 players, em Free Fire, 50. Com o passar do tempo, o mapa do jogo vai sendo reduzido, forçando os jogadores a se encontrarem, facilitando a eliminação de um a um. Para eliminar os rivais, os jogadores têm à disposição armas como espingardas, carabinas, metralhadoras, escopetas, pistolas, granadas e até coquetel molotov. Também é possível escolher em um menu roupas, óculos, fantasias e estilo de cabelo para incrementar o avatar.
A febre entre jovens e adultos, incluindo o atacante da seleção brasileira Neymar, que projetou uma sala especialmente dedicada para jogar games online com amigos, se tornou a bola da vez. E os jogos como Battle Royale, Fortnite, Free Fire entre outros, tornaram-se a atração favorita de crianças e adolescentes em todo mundo. Isso por conta de seus gráficos bem elaborados e de sua jogabilidade. Porém, profissionais do cenário competitivo do mobile põem a acessibilidade como o grande trunfo para o enorme sucesso.
A estrondosa audiência da final do brasileirão de Free Fire no dia 20/07/2019, seguida pelo sucesso do game como o aplicativo para celular mais baixado no mundo, não se explicam apenas pela diversão que ele proporciona. Durante o campeonato, jogadores, managers e torcedores tentaram explicar o motivo da modalidade ter crescido tanto no último ano.
O Free Fire não é apenas um jogo gratuito, é também um jogo que não exige grande investimento em tecnologia para que o player jogue em alto nível. O foco no desenvolvimento do game para a plataforma mobile fez do Free Fire um jogo leve que pode ser jogado em celulares medianos e sem planos gigantes de internet 3G ou 4G. “A palavra chave do sucesso do Free Fire no Brasil com certeza é acessibilidade. Ser para celulares que não são muito potentes deu condição a qualquer um que acompanha o jogo vê videos ou acompanhar os torneios e pensar: ‘Nossa, eu consigo também’ –“comentou Bruno "playhard", fundador da LOUD e-sports.
O Free Fire é mais acessível, então tem muito público tanto de classe baixa quanto de classe alta. Isso faz com que o jogo se torne muito atraente e atraia um público gigantesco. Acompanhando superficialmente o cenário e o público presente no evento presencial, se confirmam as afirmações de que o game é 100% democrático. Classes, estilos, idades, tudo se mistura e cria um ambiente em que o principal é se divertir.
Ainda devido a grande audiência e popularidade do jogo foi anunciado que o Brasil receberá em novembro o mundial da modalidade.

   1. Após a leitura do texto 1, responda:

a  a) Qual a finalidade do texto 1?


b  b) Sobre o que trata esse texto?


c  c)  Segundo o texto, qual o maior motivo do jogo Free Fire ser tão popular entre os seus usuários?


d  d) O que o texto apresenta nos três primeiros parágrafos?


e   e)  Que grande evento ocorreu no Brasil esse ano relacionado ao jogo?


2   2.Sobre o texto 1, coloque V para verdadeiro e para falso:

(   a) O texto 1 faz uma crítica ao jogo e a quem joga Free Fire.
(  b ) O texto 1 tem o objetivo de trazer informações sobre o jogo que é considerado febre entre o público jovem.
(  c) Ao mencionar que Neymar também joga Free Fire, o autor do texto teve a intenção de mostrar a extrema popularidade do jogo.
(  d) O sinal de aspas no 5º parágrafo é para indicar a fala do narrador do texto, sobre a acessibilidade do jogo.

3  3.Observe atentamente o texto 2:

VÍCIOS EM JOGOS ELETRÔNICOS SERÁ CONSIDERADO DOENÇA EM 2022, DIZ OMS

         A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que incluirá, após votação unânime em favor da medida, o chamado “vício em games” na lista de doenças reconhecidas pela entidade a partir de janeiro de 2022.
             Em outras palavras, segundo a OMS, pessoas que sofrem do vício correm o risco de prejudicar suas vidas em todos os âmbitos: pessoal, familiar, ocupacional, trabalhista e social. A entidade ainda diz que esse transtorno pode ser uma aflição contínua ou episódica na vítima e que, para sugerir que alguém sofra do mal, esses padrões de comportamento devem ser apresentados por cerca de um ano ou mais.

(https://exame.abril.com.br/)
De acordo com o texto, o vício em jogos eletrônicos NÃO é considerado doentio quando afeta:

    a) A vida pessoal do jogador
    b) A vida social do jogador
    c) A vida familiar do jogador
    d) O trabalho do jogador
    e) A pontuação do jogador no game
    
    4. Leia o texto 3 abaixo e assinale a única alternativa CORRETA:
    a) O texto 3 critica as crianças desorganizadas com seus brinquedos.
    b) O texto 3 mostra crianças interagindo pessoalmente entre elas.
c  c) O texto 3 faz uma crítica ao fato de hoje as crianças estarem viciadas em jogos eletrônicos.
d  d) O texto 3 apresenta o quanto o celular desenvolve a socialização presencial entre as crianças.
e  e) O texto 3 mostra o quanto os brinquedos tradicionais ainda são importantes para as crianças.

     5. Você acredita que jogos violentos estimulam as pessoas a serem violentas? Explique sua resposta.

   6. Em que o vício em jogos eletrônicos ou até em redes sociais, pode nos prejudicar? Justifique sua resposta.

    7. Você se considera viciado em alguma coisa desse tipo da pergunta anterior? Explique sua resposta.

0 8.O que a família deve ou pode fazer quando descobrir que os jogos estão prejudicando a vida de seus filhos?





Nenhum comentário:

Postar um comentário