PERÍODO DE 01/04 A 10/04/20
6º ANO
EDUCAÇÃO FÍSICA
1ª Etapa: PARA OS PROFESSORES QUE AINDA NÃO APLICARAM OS
CONTEÚDOS
Dá
continuidade com o subtema interdisciplinar “Os jogos virtuais e o uso da
tecnologia na atividade física” fazendo uma relação com o objeto de
conhecimento da unidade:
Objeto de
conhecimento: Jogos eletrônicos (história, Evolução, tipos de jogos lúdicos)
A exposição do objeto de conhecimento pode ser
desenvolvido através de vídeos, slides, textos, pesquisa, dentre outros.
Atividades em anexo
2ª Etapa: PARA OS PROFESSORES QUE JÁ CONCLUÍRAM A EXPLANAÇÃO
DO CONTEÚDO e ATIVIDADE DA ÚLTIMA SEQUÊNCIA
Sugestão de Atividade:
- JOGOS ONLINES DE RACIOCÍNIO
Escolher dois jogos online desta
página, praticar os jogos...em seguida escrever um pequeno texto com os
seguintes critérios:
- Nome do jogos
- Duração de cada jogo
- Descrição/características dos jogos
ESCOLA
MUNICIPAL:_______________________
ALUNO
(A):___________COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FISICA
PROFESSOR
(A) __________________________TURMA/ANO:____________
6º ANO
|
Atividade
01. Leia o texto.
Classificação dos jogos eletrônicos
[...] A
classificação por gênero agrupa jogos com características de jogabilidade
semelhantes. A primeira categoria é a dos jogos de ação, em que o jogador deve
reagir rapidamente a algum acontecimento. A segunda categoria é a dos simuladores
de esportes, que procuram reproduzir com fidelidade um fenômeno ou um
acontecimento esportivo. A terceira categoria é a dos jogos de aventura, que
fazem o jogador pensar em uma determinada história e, muitas vezes, a solução
de um problema ocorre ao longo de todo o entendimento dessa história. A última
categoria é a dos jogos educativos, que são aqueles jogos que ensinam enquanto
divertem.
PONTIN, G. Jogos eletrônicos e movimento:
transformando o digital em real nas aulas de Educação Física. Dissertação
(mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências do Instituto de
Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto
Alegre, 2017, p. 31-33. (Fragmento adaptado).
02. Com
base nesse texto, relacione a coluna A com a coluna B, classificando os jogos
eletrônicos.
COLUNA A COLUNA
B
Fifa Jogo
educativo
Super
Mario Jogo
de ação
Quebra-cabeça
virtual Simulação
de esportes
Pac-Man Jogo
de aventura
Assinale
a alternativa que descreve a sequência correta da COLUNA B.
a) ( ) Jogo educativo; Jogo de ação; Simulação
de esportes; Jogo de aventura.
b) ( ) Jogo de ação; Simulação de esportes;
Jogo de aventura; Jogo educativo.
c) ( ) Simulação de esportes; Jogo de
aventura; Jogo educativo; Jogo de ação.
d) ( ) Jogo de aventura; Jogo educativo; Jogo
de ação; Simulação de esportes.
03. Você
utiliza jogos eletrônicos? Quantas vezes por semana? Em média quantas
horas por
dia? Que tipo de jogo você mais joga?
04. O que
você utiliza para jogar? Você joga normalmente sozinho ou acompanhado?
05. Você
acredita que a utilização dos jogos eletrônicos ajuda nos estudos? Se sim, em
que?
06.. Você
já aprendeu algo através dos jogos eletrônicos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário