Escola: ________________________________________Data: _________Ano/ Turma: 7º Ano___ Professor (a):
________________________________Componente
Curricular: Educação Física Aluno (a): ________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: CAPOEIRA (Principais regras e movimentos) |
ATIVIDADE 5-ONLINE
VIVÊNCIA DA CAPOEIRA EM CASA
Atividade 01: a
ginga
Inicialmente explanar aos alunos o que é gingar. Qual o sentido de balançar o corpo na luta da capoeira. A proximidade da ginga com a dança através do ritmo e dos instrumentos musicais.
Desenvolvimento: o professor solicitará que em casa após assistir vídeos do Youtube o aluno crie um vídeo desenvolvendo o movimento da ginga na capoeira.
Algumas
perguntas podem ser feitas aos alunos, procurando estimulá-los a participarem e
exporem suas tarefas.
•
Está certo? O que está errado? Por quê?
•
Como ficam os braços em relação às pernas?
•
Será que gingar não é igual a andar? (em relação a braços e pernas // braço
esquerdo à frente/pé direito à frente – troca-se o braço e perna para compensar
o peso e colaborar no equilíbrio).
•
Experimente?
Importante que esta atividade tenha música para que os alunos realizem seus movimentos com o ritmo proposto.
Atividade 02: a
ginga com balões
Desenvolver
agora a ginga utilizando balões (bexigas) .
É importante que ele saliente aos alunos que é uma técnica básica de movimento, mas que cada um terá sua própria ginga, e que elas devem ser diferentes, de pessoa para pessoa. Desenvolvimento: os alunos, dispostos pelo espaço, cada um com um balão (bexiga), deverão realizar a ginga no ritmo da música lançando o balão e procurando não deixá-lo cair no chão.
O
aluno deverá diversificar os tipos de movimentos realizando a ginga e sem
deixar o balão cair no chão.
•
Gingando pela sala, desloquem-se sem deixar o balão cair no chão;
•
Gingando, lancem o balão, encoste a mão no chão e voltem;
•
Idem anterior; saltem, dêem um giro no corpo e voltem para a ginga sem deixar o
balão no chão; • O mesmo exercício anterior, mas procurando passar a perna por
cima da bexiga antes de cair no chão (movimento semicircular, a perna de fora
para dentro, ou de dentro para fora);
•
O mesmo exercício anterior, procurando acertar a bexiga com a parte lateral do
pé;
•
Criem maneiras de fazer movimentos da capoeira com o balão e a ginga.
•
Vamos tentar fazer igual?
• Dois a dois, convidar alguém de casa, gingando um com o outro, sem deixar os balões caírem no chão; • Agora em grupos de 04; de 05; de 08; agora todos.
Reflexão final
Algumas
questões devem ser respondidas após a vivência da ginga na capoeira:
•
Conseguiram entender o movimento da ginga?
•
Quem poderia falar como é a ginga (posição do tronco, pernas e braços)?
•
Conseguem entender, nos movimentos, que é importante gingar no jogo da
capoeira, assim como em outros esportes?
•
Percebem como a ginga relaciona a capoeira à dança, e assim disfarça a luta?
•
Percebem que todos os movimentos da capoeira saem da ginga?
•
Como gingamos na nossa vida? Em nossas atividades cotidianas? Alguém poderia
dar um exemplo?
•
Será que em determinadas situações da minha vida não tenho que gingar? Não
tenho que balançar o corpo e seguir em frente?
•
Quem já gingou na vida, ou se viu em alguma situação parecida?
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