¨ano - Continuação da X Sequência

 

CONTINUAÇÃO DA X SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

De 06 a 10/09/2021:

Tema intercurricular: As diversas facetas do consumo

Tema integrador: Educação Financeira para o consumo Educação Financeira doméstica.

 

De 13 a 17/09/2021:

Tema intercurricular: “Leitura e escrita em movimento: Itamaraju em foco”

Tema integrador: Escrita e contextualização em Matemática

Unidade Temática: Números

Objetos de Conhecimento: Múltiplos e divisores; Divisibilidade; Números primos e compostos

Ano: 6º                     Período: 06 a 17/09/2021                   Nº. de Aulas: 08

HABILIDADES

EF06MA03) resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

(EF06MA03BA). Interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

(EF06MA05) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.

(EF06MA06). Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

 

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

COMPETÊNCIAS GERAIS

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
Imaginação criativa: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana: 06 a 10/09/2021

1ª e 2ª aulas: Múltiplos e divisores

1º momento

● Apresentar um número e solicitar que os alunos citem os 4 primeiros múltiplos. Ex. M (7) = {1,7}, = { 7, 14, 21,28 ...}, M (12)= {12, 24, 36, 48, 60 ...}

● Apresentar um número e solicitar que os alunos citem os seus divisores. Ex. (D) 20 = {1,2,4,5,10 e 20}

 

2º momento

● Revisar múltiplos e divisores de acordo as orientações das páginas 62 e 63.

● Orientar a responder a atividade 1 (anexo).

 

3ª e 4ª aulas: Múltiplos e divisores

 

1º momento

● Corrigir a atividade 1 (anexo).

 

2º momento

● Aplicar o desafio - Múltiplos e Divisores (anexo).

● Explicar como procede para encontrar a frase oculta e incentivar para todos participar da atividade com entusiasmo.

● Orientar para executar o jogo http://clubes.obmep.org.br/blog/jogo-achando-os-divisores/

em tempo real.

 

 

Segunda semana: 13 a 17/09/2021

 

5ª e 6ª aulas: Divisibilidade

 

1º momento

● Apresentar a frase abaixo e socializar com a turma, fazendo com que os alunos compreendam o sentido da frase.

“Divisão e Conquista: é uma técnica valiosa usada em momentos complicados, onde dividimos um grande problema em problemas menores até ser resolvido". Anatolii Karatsuba

 

2º momento

● Revisar os critérios de divisibilidade, com exemplos variados.

● Orientar para os alunos executar os jogos abaixo e observar quem mais pontua.

https://wordwall.net/resource/9261286/divisibilidade

https://wordwall.net/resource/14483029/divisibilidade

https://wordwall.net/resource/4213815/crit%C3%A9rios-de-divisibilidade

● Orientar para fazer a atividade 2 (anexo).

 

 

7ª e 8ª aulas: Números primos e compostos; Decomposição em fatores primos

 

1º momento

● Corrigir a atividade 2 (anexo).

 

2º momento

● De acordo as orientações das páginas 66, 67 e 68 revisar o objeto de conhecimento.

● Fazer a atividade 3 (anexo) em aula e a atividade 4 (anexo), fazer em casa.

 

RECURSOS:(X ) Livro didático;  () Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  (X ) Outros:celular, notebook.

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:62 a 68

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor: ____________________________________________________________________________

Escola: _______________________________________________________________________________

 

ANEXO

Atividade 01

 

1.      Escreva os múltiplos de 6 menores que 50.

 

2.      Quais são os múltiplos de 7 maiores que 30 e menores que 60?

3.      Observe os números abaixo:

a) Quais desses números são múltiplos de 11?

b) Para indicar todos os múltiplos de 11 menores que 100, que números você deve acrescentar aos da tabela acima?

4. Fazendo uma divisão, responda:

a)      3220 é múltiplo de 7?

b)      11 433 é múltiplo de 7?

 

5.      Nas afirmações abaixo, os múltiplos foram trocados de lugar. Reescreva cada afirmação em seu caderno, colocando os múltiplos nos lugares certos, de modo que todas fiquem corretas:

a) 333 é múltiplo de 5.

b) 335 é múltiplo de 11.

e) 348 é múltiplo de 1 O.

d) 340 é múltiplo de 3.

e) 341 é múltiplo de 6.

6.  Descubra qual é o menor número natural:

a) múltiplo de 12 com três algarismos;

b) múltiplo de 18 com três algarismos;

e) múltiplo de 12 e de 18 e diferente de zero.

7.      Sem efetuar divisões, identifique os números divisíveis por 2:

 

8.      Sem efetuar divisões, identifique os números divisíveis por 3:

9.      Efetue no caderno as divisões por 5:

 

Observe os resultados obtidos e responda às seguintes questões:

a)      O número 3 427 é divisível por 5? Em que algarismo ele termina?

b)      275 é divisível por 5? Em que algarismo ele termina?

c)      4 680 é divisível por 5? Em que algarismo ele termina?

d)      693 é divisível por 5? Em que algarismo ele termina?

e)      Os números divisíveis por 5 terminam em que algarismo?

 

10.     .Leia o pequeno parágrafo a seguir:
“Que a Copa do Mundo de 2014 foi no Brasil, todos sabem. Mas poucos têm conhecimento de algo que poderá mudar a história do futebol a partir deste Mundial: a construção de estádios ecológicos, as chamadas ecoarenas (construções realizadas de forma a causar o menor impacto ambiental possível).
Vai ser esta a identidade adotada pelos arquitetos da Copa - 14, que terá, como um dos principais enfoques, o desenvolvimento com respeito ao meio ambiente.”

Marque a afirmativa CORRETA relativa ao ano citado no texto anterior, sabendo que o ano bissexto tem 366 dias e acontece a cada 4 anos.

a) 2014 é bissexto, porque o número que o representa é um número divisível por dois.
b) 2014 é bissexto, porque o número que o representa é um número divisível por seis.
c) 2014 não é bissexto, porque o número que o representa não é um número divisível por quatro.
d) 2014 não é bissexto, porque o número que o representa não é um número divisível por seis.

https://doutormatematico.blogspot.com/2011/02/exercicios-6-ano-multiplos-e-divisores.html

 

 

 

 

 

Desafio - Múltiplos e Divisores

Regras

·         Resolver as questões propostas na coluna "Questão".

·         Localizar a resposta encontrada na coluna "Respostas".

·         Identificar a sílaba correspondente à resposta encontrada.

·         Transcrever a sílaba identificada no quadro "Frase", tendo como identificadores correspondentes o número da questão (coluna N°) do quadro de questões e linha "N° da questão" do quadro "Frase".

·         Ganha o jogador ou dupla que descobrir primeiro a frase correta.

Professor, a frase correta que responde ao desafio é "Tudo é possível quando se quer".

 

http://www.matematica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/multiplos_e_divisores.pdf

 

 

Atividade 02

 

Obs. Nas atividades a seguir, se possível, orientar os alunos para responder

as questões usando apenas os múltiplos de cada número, não usar

ideia de MMC.

 

1º) Em uma estação de trem há dois trajetos, o ônibus que faz trajeto I passa a cada 15 minutos e o do trajeto II a cada 18 minutos. Considerando que os trajetos coincidam em determinado momento, em quantos minutos voltarão a se encontrar na estação?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem própria

 

 

2º) Diana e Vicente são atletas e treinam correndo numa pista 8 e em 9 minutos respectivamente. Se eles partem ao mesmo tempo da linha de saída, a cada quanto tempo passam juntos num mesmo ponto?

 

3º) João gostaria de fazer uma reunião de família (após a pandemia). Na organização percebeu a necessidade de dividir os convidados pela quantidade de mesas. A família de João tem 80 membros. Qual a quantidade de mesas ele pode utilizar? Leve em consideração todos as possibilidades.

 

4º) Para realização de uma atividade escolar, Mariana, precisa dividir em partes iguais um pedaço de corda de 270 centímetros. De quantas maneiras é possível realizar a tarefa?

 

5º). Faça a decomposição em fatores primos dos números:

a)68       b)77       c) 120      d)270.

 

6º) Analise as informações abaixo a respeito do consumo exagerado e descarte inadequado.

“em 2018 foram gerados 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos no Brasil, o que aponta como país campeão da América Latina, gerando em média 541 mil toneladas/dia. A previsão é que em 2030 sejam 100 milhões de toneladas/ano. Um em cada 12 brasileiros não têm acesso a coleta regular de lixo, mais de 3 mil municípios ainda mantém espaços altamente insalubres, os ditos lixões, apenas 10% dos resíduos gerados no nosso país são reciclados e esse índice está estagnado há quase uma década.”

https://portal.unit.br/blog/noticias/lixo-do-consumo-exagerado-ao-descarte-totalmente-inadequado/

a)      Diante das informações acima, quais alternativas você sugere para tentar solucionar o problema?

 

b)      Você já teve acesso ou conheceu algum espaço com coleta seletiva?

 

c)      Qual a importância da reciclagem?

 

Em um grupo de 120 pessoas quantas tem acesso a coleta regular de lixo

 

 

Atividade 03

https://doutormatematico.blogspot.com/2016/04/exercicios-sobre-numeros-primos.html

 

 

 1º) Considere todos os números primos maiores que 30 e menores que 40. A soma desses números é:
a) 65                            b) 68               c) 101              d) 107

2º) Informe SIM ou NÃO, nas repostas abaixo.
a) O número 127 é primo? 
b) O número 143 é primo? 
c) O número 5124 é primo 
d) O número 161 é primo 

3º) Verifique quais dos números abaixo são primos e assinale:
     a) 2168                   b) 61             c) 315          d) 203                     e) 103                   f) 427

4º) Classifique cada número como "primo ou composto"
a) 13                            b) 21                                       c) 22                            d) 23
e) 24                            f) 218                                     g) 29 

5º) Assinale a alternativa correta:                                                                            
"A Tabela Periódica Atual consta de 118 elementos. Sobre o número 118 ", sabemos que ele é:

a)    Um número primo e seus divisores são 1 e 118.
b)    Um número composto e seus divisores são 1, 2, 59 e 118. 
c)    Um número composto e seus divisores são 1, 2 e 118.  
d)    Nenhuma das anteriores.   


6º) Calcule a soma de todos os números primos maiores que 1 e menores que 25.

 


Atividade 04

 

1º) Relacione as colunas de cada número à sua fatoração correspondente:

(A) 140                                                           (   ) 3². 5. 11²

(B) 500                                                           (    ) 2 . 5² . 13                                              

( C) 5445                                                        (    ) 2². 5 .7

(D) 650                                                          (    ) 2² . 5³

(E) 3900                                                         (    ) 2² . 3 . 5² . 13

 

2º) Decomponha em fatores primos os seguintes números:

a) 120                                                             d) 900

b) 135                                                             e) 4116

c) 360                                                             f) 4200

 

3º) Qual o número cuja fatoração dá :

a) 2² . 3 . 7²?                                                              b) 2. 3² . 5² . 7?

c) 2² . 5 . 11²?                                                            d) 3² . 7 . 11²?

 

4º) Quando você decompõe 168 em fatores primos, obtém 2x . 3 . 7. Qual o valor de x?

 

5º) Decompondo o número 720 em fatores primos, obtemos 24. n . 5. Qual é o fator que você deve colocar no

lugar de n para que a forma fatorada represente o número 720?

 

6º) O número 2040 é igual a :

a) 24. 3 . 5                              b) 2² . 3 . 17

c) 2³ . 3 . 5 . 17                       d) 2² . 3² . 5 . 17

 

7º) Qual é o número cuja fatoração é 2³ . 5² . 7²?

a) 1400                                   b) 4900

c) 1960                                   d) 9800

 

8º) Das sequências abaixo, aquela que não contém números primos é:

a) 13, 427, 1029                                             b) 189, 300, 529

c) 2, 111, 169                                                 d) 11, 429, 729

 

9º) Quais são os números primos entre 40 e 50?

a) 41, 43, 49                                                   b) 43, 47, 49

c) 41, 43, 46                                                   d) 41, 43, 47

 

10º) Qual dos números abaixo é primo?

a) 123                                                 b) 143

c) 153                                                 d) 163

 

11º) Observe a expressão abaixo:3 . 4 . 11.

Esta expressão representa a fatoração completa de um número natural? Justifique a sua resposta.

 

12º) Uma fatoração do número 1200 é 2ª . 3b. 5c

. Qual é o valor de a + b + c?

 

13º) Uma forma de fatorar o número 1620 é 2² . n . 5. Qual é o fator que você deve colocar no lugar de n para que a forma fatorada represente o número 1620?

 GABARITO: (para orientar professor e aluno)

1) C – D- A – B – E    

2) a) 2³ . 3. 5

b) 3³ . 5

c) 2³ . 3² . 5

d) 2² . 3² . 5²

e) 2³ . 5 . 11

f) 26 . 5

g) 3² . 11²

h) 2² . 3 . 7³

i) 2³ . 3 . 5² . 7

3) a) 588

b) 3150

c) 2420

d) 7623

e) 364

4) 3

5) 3²

6) C

7) D

8) B

9) D

10) D

11) Não

12) 7

13) 34

 

https://colegiosantoantoniorj.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Lista-2-de-Exerc%C3%ADcio-de-Matem%C3%A1tica-6-ano.pdf

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