De 06 a 10/09/2021: Tema
intercurricular: As diversas facetas do consumo Tema integrador: Educação Financeira para o consumo Educação Financeira
doméstica. De 13 a 17/09/2021: Tema intercurricular: “Leitura e
escrita em movimento: Itamaraju em foco” Tema integrador: Escrita e contextualização em Matemática |
Unidade
Temática: Números |
Objetos de Conhecimento: Múltiplos e
divisores; Divisibilidade; Números primos e compostos |
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Ano: 6º Período: 06 a 17/09/2021
Nº. de Aulas: 08 |
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HABILIDADES |
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EF06MA03) resolver e elaborar problemas que
envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números
naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos
neles envolvidos com e sem uso de calculadora. (EF06MA03BA). Interpretar, resolver e elaborar
problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados)
com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos
processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
(EF06MA05)
Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações
entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é
fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de
divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000. (EF06MA06). Resolver e elaborar problemas que envolvam as
ideias de múltiplo e de divisor. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das
necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos
históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas
científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções,
inclusive com impactos no mundo do trabalho. 3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos
diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística
e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto
à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos,
desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções. 5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias
digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e
de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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5. Compreender, utilizar e criar tecnologias
digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para
se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos,
resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e
coletiva. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde
física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo
suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com
elas. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética;
Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 06 a 10/09/2021 1ª e 2ª aulas: Múltiplos e divisores 1º
momento ● Apresentar
um número e solicitar que os alunos citem os 4 primeiros múltiplos. Ex. M (7)
= {1,7}, = { 7, 14, 21,28 ...}, M (12)= {12, 24, 36, 48, 60 ...} ● Apresentar
um número e solicitar que os alunos citem os seus divisores. Ex. (D) 20 =
{1,2,4,5,10 e 20} 2º
momento ● Revisar
múltiplos e divisores de acordo as orientações das páginas 62 e 63. ● Orientar
a responder a atividade 1 (anexo). 3ª e 4ª aulas: Múltiplos e divisores 1º
momento ● Corrigir
a atividade 1 (anexo). 2º
momento ● Aplicar o desafio - Múltiplos e Divisores (anexo).
●
Explicar como procede para encontrar a frase oculta e incentivar para todos
participar da atividade com entusiasmo. ●
Orientar para executar o jogo http://clubes.obmep.org.br/blog/jogo-achando-os-divisores/ em
tempo real. Segunda semana: 13 a 17/09/2021 5ª e 6ª aulas: Divisibilidade 1º
momento ● Apresentar a frase
abaixo e socializar com a turma, fazendo com que os alunos compreendam o
sentido da frase. “Divisão e Conquista: é uma técnica valiosa usada em
momentos complicados, onde dividimos um grande problema em problemas menores
até ser resolvido". Anatolii Karatsuba 2º
momento ● Revisar os critérios de divisibilidade, com exemplos variados. ● Orientar para os alunos executar os jogos
abaixo e observar quem mais pontua. https://wordwall.net/resource/9261286/divisibilidade https://wordwall.net/resource/14483029/divisibilidade https://wordwall.net/resource/4213815/crit%C3%A9rios-de-divisibilidade ●
Orientar para fazer a atividade 2 (anexo). 7ª e 8ª aulas: Números primos e compostos; Decomposição em fatores primos 1º
momento ● Corrigir
a atividade 2 (anexo). 2º
momento ● De
acordo as orientações das páginas 66, 67 e 68 revisar o objeto de
conhecimento. ●
Fazer a atividade 3 (anexo) em aula e a atividade 4
(anexo), fazer em casa. |
RECURSOS:(X ) Livro didático;
() Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos;
( ) Material pertinente ao experimento; (
) Informativos; (X ) Outros:celular, notebook. |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas:62 a 68 ( )
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( )
Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
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Professor:
____________________________________________________________________________
Escola:
_______________________________________________________________________________
ANEXO
Atividade 01
1. Escreva
os múltiplos de 6 menores que 50.
2. Quais
são os múltiplos de 7 maiores que 30 e menores que 60?
3.
Observe os números abaixo:
a)
Quais desses números são múltiplos de 11?
b)
Para indicar todos os múltiplos de 11 menores que 100, que números você deve
acrescentar aos da tabela acima?
4. Fazendo uma divisão, responda:
a) 3220
é múltiplo de 7?
b)
11
433 é múltiplo de 7?
5.
Nas
afirmações abaixo, os múltiplos foram trocados de lugar. Reescreva cada
afirmação em seu caderno, colocando os múltiplos nos lugares certos, de modo
que todas fiquem corretas:
a)
333
é múltiplo de 5.
b)
335
é múltiplo de 11.
e)
348 é múltiplo de 1 O.
d)
340 é múltiplo de 3.
e)
341 é múltiplo de 6.
6. Descubra qual é o menor número natural:
a)
múltiplo de 12 com três algarismos;
b)
múltiplo de 18 com três algarismos;
e)
múltiplo de 12 e de 18 e diferente de zero.
7. Sem
efetuar divisões, identifique os números divisíveis por 2:
8. Sem
efetuar divisões, identifique os números divisíveis por 3:
9. Efetue
no caderno as divisões por 5:
Observe os resultados
obtidos e responda às seguintes questões:
a) O
número 3 427 é divisível por 5? Em que algarismo ele termina?
b) 275
é divisível por 5? Em que algarismo ele termina?
c) 4
680 é divisível por 5? Em que algarismo ele termina?
d) 693
é divisível por 5? Em que algarismo ele termina?
e) Os
números divisíveis por 5 terminam em que algarismo?
10.
.Leia o pequeno
parágrafo a seguir:
“Que a Copa do Mundo de 2014 foi no Brasil, todos sabem. Mas poucos
têm conhecimento de algo que poderá mudar a história do futebol a partir
deste Mundial: a construção de estádios ecológicos, as chamadas ecoarenas (construções
realizadas de forma a causar o menor impacto ambiental possível).
Vai ser esta a identidade adotada pelos arquitetos da Copa - 14, que
terá, como um dos principais enfoques, o desenvolvimento com respeito ao
meio ambiente.”
Marque a afirmativa CORRETA relativa ao ano citado no texto
anterior, sabendo que o ano bissexto tem 366 dias e acontece a cada 4 anos.
a) 2014 é bissexto, porque o número que o representa é um número
divisível por dois.
b) 2014 é bissexto, porque o número que o representa é um número
divisível por seis.
c) 2014 não é bissexto, porque o número que o representa não é um
número divisível por quatro.
d) 2014 não é bissexto, porque o número que o representa não é um
número divisível por seis.
https://doutormatematico.blogspot.com/2011/02/exercicios-6-ano-multiplos-e-divisores.html
Desafio -
Múltiplos e Divisores
Regras
·
Resolver
as questões propostas na coluna "Questão".
·
Localizar
a resposta encontrada na coluna "Respostas".
·
Identificar
a sílaba correspondente à resposta encontrada.
·
Transcrever
a sílaba identificada no quadro "Frase", tendo como identificadores
correspondentes o número da questão (coluna N°) do quadro de questões e linha
"N° da questão" do quadro "Frase".
·
Ganha
o jogador ou dupla que descobrir primeiro a frase correta.
Professor,
a frase correta que responde ao desafio é
"Tudo é possível quando se quer".
http://www.matematica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/multiplos_e_divisores.pdf
Atividade
02
Obs. Nas
atividades a seguir, se possível, orientar os alunos para responder
as questões usando
apenas os múltiplos de cada número, não usar
ideia de MMC.
1º) Em uma estação de
trem há dois trajetos, o ônibus que faz trajeto I passa a cada 15
minutos e o do trajeto II a cada 18 minutos. Considerando que os
trajetos coincidam em determinado momento, em quantos minutos voltarão a se
encontrar na estação?
Imagem própria
2º) Diana e Vicente são
atletas e treinam correndo numa pista 8 e em 9 minutos respectivamente. Se
eles partem ao mesmo tempo da linha de saída, a cada quanto tempo passam juntos
num mesmo ponto?
3º) João gostaria de
fazer uma reunião de família (após a pandemia). Na organização percebeu a
necessidade de dividir os convidados pela quantidade de mesas. A família de
João tem 80 membros. Qual a quantidade de mesas ele pode utilizar? Leve em
consideração todos as possibilidades.
4º) Para realização de
uma atividade escolar, Mariana, precisa dividir em partes iguais um pedaço de corda
de 270 centímetros. De quantas maneiras é possível realizar a tarefa?
5º). Faça a decomposição
em fatores primos dos números:
a)68 b)77 c) 120 d)270.
6º) Analise as
informações abaixo a respeito do consumo exagerado e descarte inadequado.
“em 2018 foram gerados
79 milhões de toneladas de resíduos sólidos no Brasil, o que aponta como país
campeão da América Latina, gerando em média 541 mil toneladas/dia. A previsão é
que em 2030 sejam 100 milhões de toneladas/ano. Um em cada 12 brasileiros não
têm acesso a coleta regular de lixo, mais de 3 mil municípios ainda mantém
espaços altamente insalubres, os ditos lixões, apenas 10% dos resíduos gerados
no nosso país são reciclados e esse índice está estagnado há quase uma década.”
https://portal.unit.br/blog/noticias/lixo-do-consumo-exagerado-ao-descarte-totalmente-inadequado/
a)
Diante das informações
acima, quais alternativas você sugere para tentar solucionar o problema?
b)
Você já teve acesso ou
conheceu algum espaço com coleta seletiva?
c)
Qual a importância da
reciclagem?
Em um grupo de 120 pessoas quantas tem acesso a coleta
regular de lixo
Atividade 03
https://doutormatematico.blogspot.com/2016/04/exercicios-sobre-numeros-primos.html
1º) Considere todos os
números primos maiores que 30 e menores que 40. A soma desses números é:
a) 65 b) 68 c) 101 d) 107
2º) Informe
SIM ou NÃO, nas repostas abaixo.
a) O número 127 é primo?
b) O número 143 é primo?
c) O número 5124 é primo
d) O número 161 é primo
3º) Verifique quais dos números abaixo são primos e assinale:
a) 2168
b) 61
c) 315 d) 203 e) 103 f) 427
4º) Classifique cada número como "primo ou composto"
a) 13 b)
21 c)
22 d) 23
e) 24 f) 218 g) 29
5º) Assinale a alternativa
correta:
"A Tabela Periódica Atual consta de 118 elementos.
Sobre o número “118 ", sabemos que ele é:
a) Um número primo e seus divisores são
1 e 118.
b) Um número composto e seus divisores
são 1, 2, 59 e 118.
c) Um número composto e seus divisores
são 1, 2 e 118.
d) Nenhuma das anteriores.
6º) Calcule a soma de todos os números primos maiores
que 1 e menores que 25.
Atividade 04
1º) Relacione as colunas de cada número à sua fatoração
correspondente:
(A) 140 ( )
3². 5. 11²
(B) 500
( ) 2 . 5² . 13
( C) 5445
( ) 2². 5 .7
(D) 650
( ) 2² . 5³
(E) 3900
( ) 2² . 3 . 5² . 13
2º) Decomponha em fatores primos os seguintes números:
a) 120 d)
900
b) 135 e)
4116
c) 360 f)
4200
3º) Qual o número cuja fatoração dá :
a) 2² . 3 . 7²? b)
2. 3² . 5² . 7?
c) 2² . 5 . 11²? d)
3² . 7 . 11²?
4º) Quando você decompõe 168 em fatores primos, obtém 2x . 3
. 7. Qual o valor de x?
5º) Decompondo o número 720 em fatores primos, obtemos 24. n
. 5. Qual é o fator que você deve colocar no
lugar de n para que a forma fatorada represente o número 720?
6º) O número 2040 é igual a :
a) 24. 3 . 5 b)
2² . 3 . 17
c) 2³ . 3 . 5 . 17 d)
2² . 3² . 5 . 17
7º) Qual é o número cuja fatoração é 2³ . 5² . 7²?
a) 1400 b)
4900
c) 1960 d)
9800
8º) Das sequências abaixo, aquela que não contém números
primos é:
a) 13, 427, 1029 b)
189, 300, 529
c) 2, 111, 169 d)
11, 429, 729
9º) Quais são os números primos entre 40 e 50?
a) 41, 43, 49 b)
43, 47, 49
c) 41, 43, 46 d)
41, 43, 47
10º) Qual dos números abaixo é primo?
a) 123 b)
143
c) 153 d)
163
11º) Observe a expressão abaixo:3 . 4 . 11.
Esta expressão representa a fatoração completa de um número
natural? Justifique a sua resposta.
12º) Uma fatoração do número 1200 é 2ª . 3b. 5c
. Qual é o valor de a + b + c?
13º) Uma forma de fatorar o número 1620 é 2² . n . 5. Qual é
o fator que você deve colocar no lugar de n para que a forma fatorada
represente o número 1620?
GABARITO:
(para orientar professor e aluno)
1) C – D- A – B – E 2) a) 2³ . 3. 5 b) 3³ . 5 c) 2³ . 3² . 5 d) 2² . 3² . 5² e) 2³ . 5 . 11 f) 26 . 5 g) 3² . 11² h) 2² . 3 . 7³ i) 2³ . 3 . 5² . 7 3) a) 588 b) 3150 c) 2420 |
d) 7623 e) 364 4) 3 5) 3² 6) C 7) D 8) B 9) D 10) D 11) Não 12) 7 13) 34 |
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