ANEXOS e ATIVIDADE DIAGNÓSTICA – 6º ANO
CHUTÔMETRO
Escrever um número em um pedaço de papel, exemplo 47.
Pedir que um aluno fale um número, exemplo, se o aluno falar 78, fala-se menos e pede para outro aluno falar outro número. Exemplo se o aluno falar 38, fala-se mais.
E assim sucessivamente, até que um aluno fale 47.
É uma questão de raciocínio e lógica.
O diário de Marta.
Querido diário, esse final de semana foi demais! Sexta feira, 26 de fevereiro umas cem pessoas do bairro viram no circo um palhaço ficar sem calças!
Eu estava na 1ª fila, cadeira A15!
Sábado, 27 de fevereiro, fiz a festa do meu 9º aniversário, das 20 horas até a uma. Afinal, foi a segunda vez que pude comemorar no dia certo.
Domingo, 28 de fevereiro eu e meus amigos flamenguistas lá do prédio, assistimos ao jogo pelo canal 7, meu time foi tricampeão, tivemos que subir de joelhos os 24 degraus da escada para agradecer.
Atividade (responda no caderno) Pode imprimir o texto e passar a atividade no quadro
1º) Escreva todos os números usados por Marta.
2º) Destaque a utilização dos números que ela fez para:
a) Contar
b) Medir
c) Ordenar
d) Codificar
3º) Em seu diário Marta usou os números com várias finalidades. Escreva dando exemplos a utilidade dos números em cada dia da semana.
a) Sexta feira
b) Sábado
c) Domingo
4º) Responda:
a) Quantas pessoas foram ao circo?
b) Qual a idade de Marta, após escrever o diário?
c) De acordo ao diário de Marta, quantas vezes o Flamengo foi campeão?
d) Quantas horas duraram a festa do aniversário de Marta?
5º) Explique o significado das palavras sublinhadas:
Umas cem pessoas do bairro viram no circo um palhaço ficar sem calças.
Cem
Sem
6º) Resolva esses probleminhas. Faça as contas.
a) No circo que Marta foi o ingresso custava R$ 5,00. Se 100 pessoas foram ao circo na sexta feira, quanto a bilheteria arrecadou nesse dia?
b) Na arquibancada do circo cada fileira tinha 45 cadeiras. Sabendo-se que havia 8 fileiras, quantas cadeiras havia ao todo?
Em que dia, mês e ano Marta nasceu, sabendo-se que o diário foi escrito em 2018?
BINGO DA TABUADA
Passo a passo:
1.Prepara as cartelas e distribue
2.Faz sorteios dos resultados. Exemplo 2x 4, o aluno faz os cálculos mentalmente e quem tiver o resultado 8, marca na cartela.
3.Depois de falar os resultados, os alunos devem fazer suas contas matemáticas para descobrir se possuem o número sorteado
4.Etapas de vencedores (sugestão)
1 Bala para quem marcar 5 números na cartela aleatoriamente
1 pirulito para quem marca 5 números em coluna de forma horizontal, vertical ou diagonal.
1 bombom para quem marcar toda cartela
B
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I
|
N
|
G
|
O
|
2
|
4
|
7
|
8
|
9
|
15
|
16
|
20
|
24
|
32
|
40
|
45
|
48
|
49
|
50
|
56
|
60
|
63
|
64
|
70
|
72
|
80
|
81
|
90
|
100
|
B
|
I
|
N
|
G
|
O
|
4
|
6
|
7
|
14
|
15
|
18
|
21
|
24
|
27
|
28
|
32
|
35
|
36
|
42
|
45
|
48
|
49
|
50
|
54
|
56
|
64
|
70
|
72
|
80
|
90
|
B
|
I
|
N
|
G
|
O
|
3
|
5
|
6
|
8
|
9
|
12
|
14
|
15
|
16
|
18
|
20
|
24
|
25
|
30
|
40
|
42
|
48
|
54
|
56
|
63
|
64
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72
|
80
|
81
|
90
|
B
|
I
|
N
|
G
|
O
|
3
|
5
|
9
|
10
|
12
|
14
|
14
|
16
|
20
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21
|
25
|
27
|
28
|
30
|
32
|
36
|
40
|
42
|
49
|
50
|
54
|
56
|
64
|
72
|
81
|
B
|
I
|
N
|
G
|
O
|
6
|
7
|
10
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18
|
20
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21
|
27
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28
|
30
|
32
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35
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36
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40
|
42
|
45
|
48
|
49
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50
|
54
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56
|
63
|
64
|
70
|
72
|
81
|
DESAFIOS (copiar no power point ou ampliar um para cada folha e imprimir)
ATIVIDADE DIAGNÓSTICA – 6º ANO (Professor(a), acrescente o cabeçalho)
1-Escreva o que cada número do texto a seguir indica: quantidade, medida, ordem ou código:
Meu nome é Clodoaldo, tenho 11 anos, moro com meus pais e 3 irmãos. Eu caminho 200 metros para ir à escola. Na sala de aula sento na 4a carteira de minha fileira. Meu telefone começa com 2976.
Quantidade_______________________________________________________Medida __________________________________________________________
Ordem_________________________________________________________________Código________________________________________________________________
2- Classifique cada sentença em V (verdadeira) ou F (falsa).
( ) ( )
( ) ( )
( ) ( )
3-Determine cada sequência de números consecutivos sabendo que:
a) São três números naturais consecutivos, e o menor é 23;
b) São cinco números naturais consecutivos, e o número do meio é 36;
c) São quatro números naturais consecutivos, e o maior é 1.002.
4- Copie os números a seguir em ordem crescente e decrescente os números
1.009, 1.000, 1.900, 9.100, 1.090 ,324, 3.241, 358, 3.580, 3.569, 321
Crescente ..................................................................................................................................
Decrescente ................................................................................................................................
5 - Resolva.
a) Encontre os três maiores números consecutivos que estão entre os números 20 e 30.
b) Encontre os cinco menores números pares consecutivos que estão entre os números 40 e 60.
6 - Leia o texto e faça o que se pede:
Em 2012, o Brasil recebeu 5.676.843 turistas. Os três principais países de origem desses turistas foram a Argentina, com 1.671.604 turistas; os Estados Unidos, com 586.463 turistas; e a Alemanha, com 258.437 turistas.
a)De acordo com o texto, quais países enviaram mais de 50.000 turistas para o Brasil em 2012?
b)Dos países citados no texto, qual enviou menos de 5.000 turistas?
c)O número total de turistas enviados pelos três países citados no texto corresponde a mais ou menos da metade do total de turistas enviados ao Brasil?
7 - Reagrupe a quantidade expressa em cada item, de acordo com o sistema decimal, e determine o número obtido no reagrupamento final.
a) ...........................................................................
b)..........................................................................
c).........................................................................
8 -Escreva os números usando somente algarismos.
a)3 milhões, 120 mil e 5 unidades ..........................................................................
b)5 milhões e 124 unidades......................................................................................
c)1 milhão e 100 mil ...............................................................................................
d) 758 mil..............................................................................................................
e) 4. 526 unidades .....................................................................................................................
9 - Observe na tabela o número de conexões à internet em determinado dia numa cidade.
CONEXÕES A INTERNET EM UM DIA
Nesse dia foram realizadas quantas conexões?
10 - O quadro abaixo mostra o número de torcedores presentes em um jogo entre Santa Cruz e Náutico.
O número de torcedores nesse jogo foi:
a)4.100
b)4.000
c)2.150
d)1.950
11- Descubra quais são os algarismos escondidos reescrevendo e calculando as operações .
a. b)
ANEXOS e ATIVIDADE DIAGNÓSTICA – 7º ANO
CHUTÔMETRO
Escrever um número em um pedaço de papel, exemplo 47.
Pedir que um aluno fale um número, exemplo, se o aluno falar 78, fala-se menos e pede para outro aluno falar outro número. Exemplo se o aluno falar 38, fala-se mais.
E assim sucessivamente, até que um aluno fale 47.
É uma questão de raciocínio e lógica.
BRINCADEIRA DO “pi”
A brincadeira consiste em falar a palavra “pi” em
todos os múltiplos de 3, 4, 5 ... Assim, a contagem seria: 1, 2,
"pi”, 4, 5, “pi”, 7, 8, “pi”, 10, 11, "pi”, e assim sucessiva-
mente, até que alguém erre e recomeça com outro número.
Desafios
Regras:
1. Imprimir, recortar e distribuir todas as fichas entre os alunos. Cada aluno deve receber uma ou mais fichas.
2. Escolha um aluno para começar a brincadeira. Primeiro ele deve ler em voz alta a resposta, por exemplo: “ Eu tenho 28”. Depois, fazer a pergunta escrita na tira : “Quem tem 5x7?”.
3. Todos escutam com atenção a pergunta e o participante que estiver com a tira que responde a essa pergunta deve se levantar e dizer: “Eu tenho 35, e faz a pergunta da sua ficha.
4. O procedimento se repete até que a última pergunta feita tenha como resposta o primeiro resultado lido.
1. Imprimir, recortar e distribuir todas as fichas entre os alunos. Cada aluno deve receber uma ou mais fichas.
2. Escolha um aluno para começar a brincadeira. Primeiro ele deve ler em voz alta a resposta, por exemplo: “ Eu tenho 28”. Depois, fazer a pergunta escrita na tira : “Quem tem 5x7?”.
3. Todos escutam com atenção a pergunta e o participante que estiver com a tira que responde a essa pergunta deve se levantar e dizer: “Eu tenho 35, e faz a pergunta da sua ficha.
4. O procedimento se repete até que a última pergunta feita tenha como resposta o primeiro resultado lido.
ATIVIDADE DIAGNÓSTICA – 7º ANO (Professor(a), acrescente o cabeçalho)
1º) Considere o seguinte número: 80349
a)Escreva o número por extenso.....................................................................................
..........................................................................................................................................
b) Indique as ordens do algarismo 3 e do algarismo 4........................................................
c) Quantas classes tem o número? ........................................................................................
2º) Represente na reta numérica os números 5,2 6,4 6,7
3º) Considere os números: 0, 1, 2, 3, 5, 8, 25, 23, 12, 20, 300, 80, 31. Indique os que são:
a) Múltiplos de 2 .................................................................................................................................
b) Múltiplos de 3 ................................................................................................
c) Divisíveis por 5...............................................................................................
d) Múltiplos de 3 e de 5.........................................................................................
e) Divisíveis por 10 ..............................................................................................
d) Divisores de 24 ...............................................................................................
4º) Cada uma das figuras está dividida em partes iguais. Escreva, para cada caso, uma fracção correspondente à parte colorida.
5º) Resolva a operação abaixo , substituindo os quadradinhos pelos algarismos corretos.
6º) Qual das expressões a seguir tem o maior resultado?
a) b) c) d) e)
7º) A colcha que dona Zélia fez é formada por 20 fileiras de retalhos, e cada fileira é composta de 12 retalhos brancos e 12 azuis. Quantos retalhos foram usados, ao todo, para a confecção da colcha?
8º) O tempo obtido numa prova de atletismo está registado no gráfico seguinte:
|
9º) A Mariana teve um desconto de 20% na compra de um computador que estava marcado por 1.250 reais.
Quanto pagou a Mariana pelo computador?
10º) O quadro abaixo mostra o número de torcedores presentes em um jogo entre Santa Cruz e Náutico.
a)Qual time tinha mais torcedores?
b)Qual o total de torcedores nesse jogo?
c)Qual a diferença entre a quantidade de torcedores entre os dois times?
O número de torcedores nesse jogo foi:
ANEXOS e ATIVIDADE DIAGNÓSTICA – 8º ANO
Jogo: Eu tenho, quem tem? (multiplicação)
1. Imprimir, recortar e distribuir todas as fichas entre os alunos. Cada aluno deve receber uma ou mais fichas.
2. Escolha um aluno para começar a brincadeira. Primeiro ele deve ler em voz alta a resposta, por exemplo: “ Eu tenho 28”. Depois, fazer a pergunta escrita na tira : “Quem tem 5x7?”.
3. Todos escutam com atenção a pergunta e o participante que estiver com a tira que responde a essa pergunta deve se levantar e dizer: “Eu tenho 35, e faz a pergunta da sua ficha.
4. O procedimento se repete até que a última pergunta feita tenha como resposta o primeiro resultado lido.
BINGO DA TABUADA
Passo a passo:
1.Prepara as cartelas e distribue
2.Faz sorteios dos resultados. Exemplo 2x 4, o aluno faz os cálculos mentalmente e quem tiver o resultado 8, marca na cartela.
3.Depois de falar os resultados, os alunos devem fazer suas contas matemáticas para descobrir se possuem o número sorteado
4.Etapas de vencedores (sugestão)
1 Bala para quem marcar 5 números na cartela aleatoriamente
1 pirulito para quem marca 5 números em coluna de forma horizontal, vertical ou diagonal.
1 bombom para quem marcar toda cartela
B
|
I
|
N
|
G
|
O
|
2
|
4
|
7
|
8
|
9
|
15
|
16
|
20
|
24
|
32
|
40
|
45
|
48
|
49
|
50
|
56
|
60
|
63
|
64
|
70
|
72
|
80
|
81
|
90
|
100
|
B
|
I
|
N
|
G
|
O
|
4
|
6
|
7
|
14
|
15
|
18
|
21
|
24
|
27
|
28
|
32
|
35
|
36
|
42
|
45
|
48
|
49
|
50
|
54
|
56
|
64
|
70
|
72
|
80
|
90
|
B
|
I
|
N
|
G
|
O
|
3
|
5
|
6
|
8
|
9
|
12
|
14
|
15
|
16
|
18
|
20
|
24
|
25
|
30
|
40
|
42
|
48
|
54
|
56
|
63
|
64
|
72
|
80
|
81
|
90
|
B
|
I
|
N
|
G
|
O
|
3
|
5
|
9
|
10
|
12
|
14
|
14
|
16
|
20
|
21
|
25
|
27
|
28
|
30
|
32
|
36
|
40
|
42
|
49
|
50
|
54
|
56
|
64
|
72
|
81
|
B
|
I
|
N
|
G
|
O
|
6
|
7
|
10
|
18
|
20
|
21
|
27
|
28
|
30
|
32
|
35
|
36
|
40
|
42
|
45
|
48
|
49
|
50
|
54
|
56
|
63
|
64
|
70
|
72
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81
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Dinâmica - A árvore da matemática
A árvore da Matemática é uma dinâmica que tem como finalidade promover uma ampla reflexão sobre a Matemática por parte dos alunos e permitir que o professor perceba a real visão dos seus alunos acerca da disciplina de modo a adequar seu planejamento e seu trabalho.
Pedir que cada aluno desenhe, pinte e recorte quatro folhas de árvore, dois espinhos e dois frutos, seguindo as seguintes instruções:
.Pintar 2 folhas de cor verde claro e escrever o motivo pelo qual gostam de Matemática
.Pintar 2 folhas de cor verde escuro e escrever sugestões para que a aula de Matemática se torne mais agradável
. Pintar os frutos e escrever a importância da Matemática
. Pintar os espinhos e escrever o que os incomodam nesse componente.
Preparar um tronco de arvore com antecedência e montar a árvore na sala de aula e deixar exposto.
.Pintar 2 folhas de cor verde claro e escrever o motivo pelo qual gostam de Matemática
.Pintar 2 folhas de cor verde escuro e escrever sugestões para que a aula de Matemática se torne mais agradável
. Pintar os frutos e escrever a importância da Matemática
. Pintar os espinhos e escrever o que os incomodam nesse componente.
Preparar um tronco de arvore com antecedência e montar a árvore na sala de aula e deixar exposto.
Socializar as sugestões escritas nas folhas, frutos espinhos da árvore
Desafios
Desafios
ATIVIDADE DIAGNÓSTICA – 8º ANO (Professor(a), acrescente o cabeçalho)
1 – Escreva os números abaixo utilizando algarismos:
a) Cento e oitenta e três milhões quinhentos e doze mil trezentos e seis..........................................................................
b) Três milhões quarenta e três mil cento e sessenta e nove............................................................................................
c) Oito bilhões seiscentos e vinte e um milhões. ........................................................................................................
d) Duzentos e doze trilhões oitenta e nove milhões cento e doze mil trezentos e Noventa............................................
2 – Complete a tabela a seguir:
Antecessor
|
Número
|
Sucessor
|
1.699
| ||
3.005
| ||
99.999
| ||
120.900
|
3 – Maria está fazendo uma lista dos números de três algarismos, escritos com os algarismos 7, 8 e 9, sem repeti-los. Quantos números devem aparecer na lista de Maria? E quais são eles?
4 – Qual dos números a seguir é ímpar? (Assinale a opção correta, justificando sua resposta com os cálculos.)
a) 144 ÷ 36 b) 9 × 36 c) 37 – 23 d) 17 × 61
5 – Dado os números 32, 6 e 25. Elabore e resolva um problema que os envolva.
6 – O IBGE apontou que a população de Goiás em 2008 era de 5.647.035 habitantes. Esse número tem:
a) 8 algarismos e 3 classes. b) 8 algarismos e 4 classes.
c) 7 algarismos e 3 classes. d) 7 algarismos e 4 classes.
7 – Leia o problema, responda as questões e escreva os cálculos. Pedro trabalhou um dia e ganhou 15 reais, no outro dia ganhou 18 reais e gastou 13 reais. Quanto Pedro ainda tem?
a) O que sei?
b) O que quero saber?
c) O que devo fazer?
d) Qual a resposta?
8 – Represente e resolva a seguinte compra no açougue através de uma expressão numérica:
2 Quilos de Fraldinha, 3 quilos de carne moída, 1 frango de 2 quilos.
Tabela de preços: 1 Quilo fraldinha = R$ 8,00
1 Quilo de frango = R$ 3,50
1 Quilo de carne moída = R$ 7 reais.
9 – Observe os algarismos: 4, 2, 5 e 8. Se utilizarmos todas as fichas para formar o maior número possível o algarismo que ficará na ordem dos milhares é:
A) 2 B) 8 C) 4 D) 5
10 - Para completar a pirâmide da figura abaixo observe que cada número é igual a soma dos dois números que estão logo abaixo dele. Faça os cálculos
Assim, os valores correspondentes a x e y, nesta ordem, são:
a) 45 e 48. b) 36 e 18. c) 36 e –18. d) – 45 e 48.
11 - Numa atividade, considere que um aluno não viu quais foram as operações realizadas entre os números indicados na figura a seguir, e que deram como resultado final o valor mostrado no visor de uma calculadora que possui apenas as 4 operações. Faça os cálculos
a) x, x e +. b) x, + e -. c) x, - e +. d) +, x e +.
12 –Qual é o valor de * e na conta, nesta ordem?
a) 4, 1 e 4. b) 3, 2 e 6. c) 2, 3 e 5. d) 2, 3 e 1.
Jogo: Eu tenho, quem tem? (multiplicação)
1. Imprimir, recortar e distribuir todas as fichas entre os alunos. Cada aluno deve receber uma ou mais fichas.
2. Escolha um aluno para começar a brincadeira. Primeiro ele deve ler em voz alta a resposta, por exemplo: “ Eu tenho 28”. Depois, fazer a pergunta escrita na tira : “Quem tem 5x7?”.
3. Todos escutam com atenção a pergunta e o participante que estiver com a tira que responde a essa pergunta deve se levantar e dizer: “Eu tenho 35, e faz a pergunta da sua ficha.
4. O procedimento se repete até que a última pergunta feita tenha como resposta o primeiro resultado lido.
Dinâmica - A árvore da matemática
A árvore da Matemática é uma dinâmica que tem como finalidade promover uma ampla reflexão sobre a Matemática por parte dos alunos e permitir que o professor perceba a real visão dos seus alunos acerca da disciplina de modo a adequar seu planejamento e seu trabalho.
Pedir que cada aluno desenhe, pinte e recorte quatro folhas de árvore, dois espinhos e dois frutos, seguindo as seguintes instruções:
.Pintar 2 folhas de cor verde claro e escrever o motivo pelo qual gostam de Matemática
.Pintar 2 folhas de cor verde escuro e escrever sugestões para que a aula de Matemática se torne mais agradável
. Pintar os frutos e escrever a importância da Matemática
. Pintar os espinhos e escrever o que os incomodam nesse componente.
Preparar um tronco de arvore com antecedência e montar a árvore na sala de aula e deixar exposto.
.Pintar 2 folhas de cor verde claro e escrever o motivo pelo qual gostam de Matemática
.Pintar 2 folhas de cor verde escuro e escrever sugestões para que a aula de Matemática se torne mais agradável
. Pintar os frutos e escrever a importância da Matemática
. Pintar os espinhos e escrever o que os incomodam nesse componente.
Preparar um tronco de arvore com antecedência e montar a árvore na sala de aula e deixar exposto.
Socializar as sugestões escritas nas folhas, frutos espinhos da árvore
ATIVIDADE DIAGNÓSTICA – 9º ANO
(Professor(a), acrescente o cabeçalho)
1º) Escreva o número a seguir por extenso: 300.071
.............................................................................................................................................
2º) Na reta abaixo, o número 990 está localizado no ponto ......................
3º) Arme, depois calcule (as operações de dividir, não precisa por no QVL.
a)12.343 + 45 + 609 = b) 2002 – 765 = c) 3458 x 7 = d) 4074 x 25 =
e) 126 : 3 = f) 3.682 : 15=
DM
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
CM
|
DM
|
UM
|
C
|
D
|
U
|
a) c) d)
UM
|
C
|
D
|
U
|
b)
4º) Marcelo comprou o álbum da Copa 2014 por R$ 3,90 e 12 pacotes de figurinhas por R$ 0,75 cada. Quanto Marcelo pagou por essa compra?
5º) Pedro foi ao cinema assistir a um filme que iniciou às 15h e terminou às 17h45 min do mesmo dia.
Qual foi a duração desse filme em minutos?
6º) Beatriz utilizou alguns polígonos para fazer a colagem abaixo.
Quais foram os polígonos que ela utilizou nessa colagem? ....................................................................
7º) Há três meses, Lúcia pesava 31,3 kg. Hoje ela pesa 29,7 kg. Pode-se afirmar que Lúcia emagreceu.........Kg. Calcule.
8º) Luciano comprou uma mesa para colocar em sua sala. O tampo dessa mesa tem formato retangular e as medidas indicadas no desenho abaixo.
0,90 m
1,80 m
Qual é a área, em m2, dessa mesa retangular?
9º) Resolva a operação abaixo. (– 3) – (– 4) =
10º) Observe a operação abaixo, faça os cálculos e responda, qual é o resultado dessa operação?
11º) 3) Fabrício percebeu que as vigas do telhado da sua casa formavam um triângulo retângulo, como desenhado abaixo.
Se um dos ângulos mede 37º, quanto medem os outros ângulos?
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