ANEXOS DA II SEQUÊNCIA
Ficha
resumo do filme: “História do número 1”.
1.quem
é o herói da história?
2.
como foram suas primeiras aparições?
3.
Quem se juntou ao número 1 para mudar a história dos números?
4.
Como é o nome do narrador da história?
5.
Quais os números que levam informações
pela tv?
6. Segundo o filme, o primeiro
número se assemelhava com que animal?
7. Em que foi marcado os
primeiros registros do número 1?
8. Como deu inicio a noção de
contagem?
9. O
que fez mudar a história do 1?
10.
Que povos mudaram o formato do 1 de uma marca num osso para um cone de argila?
11.Como
surgiu o primeiro conceito de escrita no mundo?
12.Que
povos utilizam desenhos que lembravam elementos da fauna e da flora para
representar números?
13.
O que foi o cúbito? Por que tinha esse nome?
14.
Quem foi o 1º homem a ter a ideia de números pares, impares, utilizar os
números inteiros para formar os triângulos e na música descobriu que a
proporção dos números inteiros causava a harmonia dos sons?
15. Quem foi o maior matemático
teórico, que utilizava uma matemática abstrata através de jogos?
16. Por quem foi criado o sistema
de numeração que usamos hoje?
17. E por que são chamados
hindu-arábicos?
18. Qual a relação dos números 1
e zero com as tecnologias dos dias atuais?
RESUMO
O filme A
História do Número 1 faz um passeio pela história da matemática o herói desta
história é um mestre na arte do disfarce. Para algumas pessoas ele apareceu em
formato de cunha, para outras como um cone. Mas independentemente da forma que
assumiu, ele sempre foi o número 1. Sua história é a nossa história. É uma
história de lutas, de sabedoria, uma história sobre as origens dos números. Nós
veremos como o 1 ajudou a criar as primeiras cidades, como ajudou a construir
impérios e como ajudou uma das mentes mais brilhantes da história. Também conheceremos
sua participação no modo de funcionamento do dinheiro. Por fim, veremos como o
1 se associou ao zero para dominar o mundo em que vivemos hoje, o mundo digital
que funciona com 1 e 0.
Ele representa o início de tudo, desde os
primeiros registros simbólicos grafados em ossos para exprimir quantidades em
uma sucessão de traços que permitia a contagem. Analisando os sumérios, o
documentário atribui à sua representação do número um em cones de argila como
responsável por possibilitar a representação da subtração e, assim, dar origem
à aritmética. Sobre os algarismos hindu-arábicos, o documentário defende que
seria mais correto denominá-los indianos, pois esses povos já utilizavam esse
sistema algorítmico milhares de anos antes de Cristo, e os árabes, nesse
processo, foram responsáveis por levá-los à Europa. Esses algarismos traziam
uma novidade revolucionária: o número zero, o qual passa a dividir as atenções
com o personagem principal do documentário.
Como a representação do nada foi recebida
pela sociedade europeia, e porque o uso do zero revolucionou a representação
tanto de grandes quantidades quanto de muito pequenas são questões trabalhadas
neste filme. Além disso, a obra analisa como os números um e zero se tornaram
os responsáveis por uma das mais importantes revoluções do conhecimento humano:
a informatização.
Anexo – 7º ano
Dinâmica: APRESENTE!!!!
Instruções:
1. Confeccionar cartões de papel cartão e escrever em cada um, números variados. Exemplo; 4; 10; 17; 25; 300; 80; outros
2. Apresentar um cartão e dizer a determinado aluno: APRESENTE e os 3 múltiplos desse número, daí então o aluno dirá 3 possíveis múltiplos desse número. Da mesma forma, apresentar outros cartões e solicitar os divisores.
Jogo: Caça aos divisores
O jogo é feito em duplas e cada uma fica com uma tabela como no modelo. Obs. Imprimir a tabela
Caça aos divisores
É feito um sorteio para decidir quem será o primeiro a jogar e este jogador marca um número qualquer com um X. O adversário marca com um O todos os divisores desse número e escolhe outro número. O primeiro jogador marca com um X todos os divisores desse novo número, que ainda estão disponíveis, e escolhe outro número, e assim por diante.
Nenhum jogador poderá escolher números que não tenham mais divisores na tabela. Se um jogador marcar um número que não é divisor do número sorteado, perde a vez e, esse número não poderá ser considerado na pontuação final.
A partida termina quando só sobrarem números que não tenham mais divisores. Vence quem tiver mais números marcados.
Atividade
1º) Observe o quadro abaixo e complete com os múltiplos correspondentes:
Número
|
Dobro
|
Triplo
|
Quádruplo
|
Quíntuplo
|
2
| ||||
7
| ||||
15
| ||||
10
|
2º) Carina tem 15 anos e seu irmão tem o triplo desta idade. Quantos anos o irmão da Carina tem?
3º) Uma floricultura vendeu 12 arranjos de flores na segunda-feira. Na terça vendeu o dobro e na quarta o triplo. Quantos arranjos esta floricultura vendeu nestes três dias?
4º) Quais são os números primos compreendidos entre 30 e 40?
5º) O número 49 é primo? Justifique.
6º) Qual é o único número primo que também é par?
7º) Classifique os números como primos ou compostos:
1) 11: d)702:
2) 28: e) 23:
3) 17
8º ano
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
1º) Observe a operação, 7² = 49 e responda:
a) Qual é a base? b) Qual é o expoente? c) Qual é a potência?
2º) Reduza a uma só potência:
a) 7² x 7⁶ = b) 2² x 2⁴= c) 5 x 5³ = d)5⁴ : 5³ =
e) 6⁶ : 6 = f) a⁵ : a³ = g) (8³)⁵ = h) (2⁷)³ = i) (a²)³ =
3º) Calcule as seguintes potências com expoente negativo:
a) 10 b) c) d)
4º) Classifique cada sentença seguinte em verdadeira (V) ou Falsa (F). Justifique sua resposta:
a) b)
c) d)
5º) Calcule as potências:
a) b) c) d) e)
6º) Transforme para notação científica os seguintes números
a) 0,0000512 b) 0,003000
c) 1.200.000.000 d) 4.315.000.000.000.000
e) 0,00000632 f) 11.312.000.000
7º) Escreva os números que aparecem nas informações abaixo usando potências de 10:
a) A velocidade da luz é de, aproximadamente, 300000000 m/s.
b) Há vírus cuja espessura cuja espessura é de, aproximadamente, 0,0006 mm.
c) A população da China em 2001 era de, aproximadamente, 1300000000 de habitantes.
d) O raio de um átomo é de aproximadamente, 0,00000000005mm.
e) O Brasil tem, aproximadamente, 150 milhões de habitantes.
f) A espessura de uma folha de papel é de aproximadamente 0,002mm.
g) Um micrômetro é igual a 0,000001m.
h) Uma tonelada equivale a 1000Kg.
8º) Escreva os números abaixo na forma decimal:
a)1,2 . 106 b)2,22 . 107 c) 5 . 10-7 d)4,25 . 10-5
Texto
Ondas de Rádio
As ondas de rádio (AM e FM) são ondas eletromagnéticas. Fazem parte dos chamados raios hertzianos, que englobam também os raios da TV. Elas têm comprimento de 3 .108 nm até 3 . 1017 nm, apresentam baixa energia, e sua recepção e transmissão são feitas por antenas.
·
· As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas, ou seja, são ondas formadas pela oscilação simultânea de um campo elétrico e de um campo magnético perpendiculares entre si. No entanto, existem vários tipos de ondas eletromagnéticas; além das ondas de rádio e TV, também temos: micro-ondas, raios infravermelhos, radiação visível (luz), raios ultravioletas, raios X e raios gama.
O que diferencia uma onda eletromagnética da outra é o seu comprimento de onda (?= lambda), isto é, a distância entre dois picos consecutivos de uma onda.
No dia a dia, lidamos com estes vários tipos de onda. Algumas são claramente perceptíveis (como a visível, que é captada pelos nossos olhos), já outras precisam de aparelhos especiais para a sua detecção, entre elas estão as ondas de rádio (AM e FM), que são, na verdade, raios hertzianos.
Estes raios, em forma de radiação, apresentam baixa energia, e sua recepção e transmissão são feitas por antenas. Em sua faixa de radiação estão também as ondas de TV.
As ondas de rádio têm comprimento de 3 . 108 nm até 3 . 1017 nm. São utilizadas para transmissões radiofônicas (incluindo as ondas médias, curtas e longas). Além disso, não é só o ser humano que transmite este tipo de onda; as estrelas e as nebulosas também as emitem, sendo captadas por radiotelescópios e radiointerferômetros, permitindo assim seu estudo. Isto é ainda mais imprescindível quando estes corpos celestes estão além da captação dos telescópios ópticos.
As ondas de rádio (AM e FM) são ondas eletromagnéticas com comprimento entre 3. 108 nm até 3. 1017 nm
FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Ondas de Rádio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/ondas-radio.htm. Acesso em 07 de março de 2020.
O que significa a sigla NM?
Nanômetro (nm) é uma unidade de medida que equivale a um bilionésimo de 1 metro e que tem grande relevância na indústria de semicondutores, já que é a escala usada para medir dimensões no interior de qualquer microchip: módulos de memória, SSDs, processadores e GPUs.
O que é onda de radiofrequência?
O QUE É?
O que é onda de radiofrequência? Elas estão muito presentes em nosso cotidiano nas transmissões radiofônicas e apresentam-se para nós, geralmente, como AM, FM, VHF e UHF.
·
As ondas de radiofrequência estão muito presentes em nosso cotidiano em transmissões de áudio, televisão, internet, entre outros. Essas ondas são eletromagnéticas (ondas que não precisam de um meio de propagação) e possuem frequências menores que a da luz visível, estando compreendidas no intervalo de 3 KHz a 300 Ghz. Dependendo de suas características, podem ser chamadas de AM, FM, UHF ou VHF.
As ondas do tipo AM (amplitude modulada) possuem amplitude (altura da onda) variável enquanto se propagam. Já as ondas FM (frequência modulada) propagam-se pelo espaço alterando seu valor de frequência. As transmissões FM possuem qualidade superior quando comparadas às transmissões de ondas AM porque possuem maior alcance e eliminam ruídos que ocorrem naturalmente. É por isso que elas são mais utilizadas nas transmissões de radiodifusão. A produção de ondas AM é mais barata e ocupa uma menor faixa de intervalos de frequência no espectro sonoro.
Ondas AM – Amplitude Modulada
Ondas FM – Frequência Modulada
Outros tipos de ondas de radiofrequência utilizadas em nosso cotidiano são as UHF e VHF. As Ultra High Frequency (UHF – Frequência Ultra-alta) estão compreendidas no intervalo de 300 MHz a 3 GHz e são muito utilizadas nas transmissões de TV em alta definição, blutooth e wireless. Já as Very High Frequency (VHF – Frequência Muito Alta) estão compreendidas no intervalo de 30 a 300 MHz e são utilizadas geralmente nas transmissões de rádio FM e televisão. Atualmente, em razão, principalmente, do menor número de interferências, as transmissões televisivas estão migrando de VHF para UHF.
No Brasil, o órgão que regulamenta e fiscaliza a utilização do espectro de radiofrequências é a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que disponibiliza um documento em que há uma distribuição das faixas de frequência no país.
A tabela abaixo foi construída a partir de dados disponibilizados pela Anatel e mostra alguns valores de frequências e seus usos permitidos pelo órgão regulador.
As ondas de radiofrequência estão presentes nas transmissões de rádio, TV e internet
JúNIOR, Joab Silas da Silva. "O que é onda de radiofrequência?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-onda-radiofrequencia.htm. Acesso em 07 de março de 2020.
Ondas eletromagnéticas de Rádio
As ondas de rádio são um tipo de radiação eletromagnética conhecido como ondas hertzianas com frequência entre 100 Hz a 109 Hz.
As ondas eletromagnéticas são radiações formadas por dois campos, o elétrico e o magnético, que são perpendiculares entre si e que oscilam simultaneamente na direção da propagação da radiação, variando de forma senoidal. A seguir, temos um espectro eletromagnético que indica os diversos tipos de radiações eletromagnéticas com que interagimos no cotidiano:
O que diferencia essas ondas eletromagnéticas são os comprimentos e as frequências delas. O comprimento de uma onda corresponde à distância entre duas cristas ou duas depressões e é representado por λ (lambda). Quanto maior o comprimento da onda, menor é a sua energia. Já a frequência (f) indica o número de vezes que a onda eletromagnética oscila, isto é, o número de vibrações por segundo. A unidade da frequência das ondas eletromagnéticas é dada pelo inverso do segundo (1/s ou s-1), que é igual a 1 hertz, em homenagem ao físico alemão Heinrich Rudolph Hertz (1857-1894).
As ondas de rádio AM e FM são um tipo de radiação eletromagnética que se situa nas ondas hertzianas, que, conforme você pode ver no espectro acima, possui baixa energia e grandes comprimentos de onda, que se estendem entre 3 . 108 nm até 3 . 1017 nm. Observe abaixo os
valores das frequências desse tipo de radiação:
* Ondas curtas → 107 Hz a 109 Hz;
* Ondas médias → 106;
* Ondas longas → 100 Hz a 105 Hz.
As ondas de TV também são exemplos de ondas hertzianas cujas frequências são menores que 100 Hz. As ondas hertzianas são transmitidas e recebidas por meio de antenas.
Além das transmissões radiofônicas usadas pelo homem, esse tipo de radiação também é emitido por estrelas e nebulosas. Isso é importante porque permite que elas sejam estudadas, mesmo estando em uma distância que os telescópios ópticos não alcançam.
Jogos online - sugestão
Caros colegas, se dispuserem de data show e notbook é possível despertar o interesse dos alunos pela tabuada, através desses jogos.
9º ano
“Bingo dos Conjuntos”
Para complementar os conceitos de inclusão dos Conjuntos Numéricos estudados e avaliar a compreensão dos alunos em relação a esse conteúdo o professor poderá aplicar a atividade a seguir.
Materiais
- Fichas para marcação conforme modelo abaixo (uma para cada aluno);
- Fichas para marcação conforme modelo abaixo (uma para cada aluno);
Obs: A posição das bolas a serem preenchidas deverá ser diferente em cada tabela.
- Fichas para sorteio com números diversos;
- Planilhas de Marcação:
Desenvolvimento
O professor deverá distribuir uma cartela para cada aluno e dar as instruções, dentro de um saco deverá conter fichas contendo 40 números (10 para cada parte do diagrama – naturais, negativos, não-inteiros e irracionais), a cada número sorteado os alunos deverão preencher suas cartelas no lugar correspondente, até que um ou mais alunos preencham todas as lacunas, e assim recomece a atividade com os vencedores até sobrar apenas um que será o grande vencedor.
DICA: A planilha de marcação servirá para conferir se os números marcados foram sorteados, deve-se observar se todos estão certos, sendo que essa análise pode ser feita junto com os alunos.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
1º) Qual é a única afirmação falsa? Justifique.
a) Todo número natural é inteiro
b) Todo número inteiro é racional
c) Existe número racional que não é real
d) Nenhum número inteiro é irracional
b) Todo número inteiro é racional
c) Existe número racional que não é real
d) Nenhum número inteiro é irracional
2º) Complete as lacunas com os símbolos ou :
3º) Observe os números abaixo e responda às perguntas:
Quais dos números listados são:
a) naturais?
b) inteiros?
c) racionais?
d) irracionais?
e) reais?
a) naturais?
b) inteiros?
c) racionais?
d) irracionais?
e) reais?
4º) Represente os números racionais abaixo na forma decimal.
5º) Associe cada número racional à letra indicada na reta graduada abaixo:
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