Visita na
Escola Municipal José de Anchieta
No dia 15 de março às 08:00h,
eu Uelcineia Jeamonod da Cruz a Articuladora de Geografia, estive reunida com a
coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais Mojana Souza de Mello
Benedito, a diretora da escola Janete da Cruz Rocha Santos e alguns
professores. Na oportunidade, conversamos sobre o Programa Brasil na Escola e a
necessidade da efetivação dos cadastros dos professores na plataforma CAEd e o
cadastro das turmas de alunos de cada professor, para ter acesso as Avaliações
Diagnósticas e Formativas com objetivo de receber apoio do MEC na retomada das
aulas presenciais e recomposição das aprendizagens. A plataforma CAEd/UFJF
reúne cadernos dos testes das Avaliações Formativas do 1º ano do Ensino
Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio, devolutivas pedagógicas, recursos
formativas pedagógicas, recursos formativos e ferramentas que possibilitam a
professores e gestores o acompanhamento personalizado das aprendizagens. Na plataforma será ainda possível monitorar
o andamento dos programas Tempo de Aprender e Brasil na Escola. Alguns professores já possuíam
cadastro no Gov, o que facilitou a realização do cadastro das turmas. Durante a
visita assuntos como medidas de segurança no retorno presencial, funcionamento
do intervalo, tempo de aula e sugestões para atender os alunos com dificuldades
na leitura e escrita. O funcionamento referente ao tempo de aula, estava
reduzido, os horários de aula correspondiam a 30 minutos, não tinha intervalo,
as medidas de segurança estavam conforme os protocolos de segurança, Durante a
primeira quinzena de aula, todos os componentes estavam comprometidos em fazer
o diagnóstico dos alunos, os articuladores de área orientaram os professores e
forneceram as sequências didáticas elaboradas por eles, com o tema "Escola como espaço de acolhimento, afetividade e
conhecimento".
As
visitas estão sendo uma experiência necessária, na qual, observamos, ouvimos
sobre o funcionamento da escola e construímos caminhos para colocar em prática
nossos paradigmas educacionais, visando à realidade da comunidade onde a escola
está inserida. Este documento tem como finalidade explicitar toda a demanda
discutida durante a visita na referida escola.
Continuação
dos Trabalhos referentes ao cadastro das turmas.
Por:
Uelcineia Jeamonod da Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário