9º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARAO ANO.A O 9º ANO - 2024

 

                                               SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Tema: Ancestralidade Preta: diversidades, saberes e conhecimento na construção da autoafirmação da identidade e protagonista afro-brasileiro.

Subtema: Geografia e conhecimento na construção da autoafirmação da identidade e protagonista afro-brasileiro.

Unidade Temática:  Natureza Ambientes e Qualidade de Vida.

Objetos do conhecimento:    Manifestações culturais na formação populacional.

Ano:

                        Período:

07 /10 a 31/10/24

                                       Nº de Aulas:  6

 

 

 

              COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.            Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.            Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

                  COMPETÊNCIAS GERAIS 

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a c. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental onstrução de ump sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental

  .Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

       COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

                                               ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.   

 

 Sugestão: Iniciar os trabalhos abordando sobre o Ancestralidade Preta: Diservidade; saberes e conhecimentos na Construção da Autoafirmação da Identidade e Protagonismo Afrobrasileiro, que será trabalhado durante a sequência didática.

Observação: Trabalhar a Xenofóbia a questão da xenofóbia na Europa.

Sugestão: o professor (a) pode promover uma roda de convesa dando a oportunidade do estudante através de questionamento e socialização. Em seguida orienta –los a fazer uma parodia sobre o conteúdo, ou uma pesquisa com apresentação de pessoas muito conhecidas no Brasil que sofreu algum tipo de xenofobia no Continente Europeu.

 

 

 

1º AULA: DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO – CONTINENTE EUROPEU

Objeto de conhecimento:  Manifestações culturais na formação populacional.

Objetivo: 

      Compreender aspectos do espaço 

                                               SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Tema: Ancestralidade Preta: diversidades, saberes e conhecimento na construção da auto-afirmação da identidade e protagonista afro-brasileiro.

Subtema: Geografia e conhecimento na construção da auto-afirmação da identidade e protagonista afro-brasileiro.

Unidade Temática:  Natureza Ambientes e Qualidade de Vida.

Objetos do conhecimento:    Manifestações culturais na formação populacional.

Ano:

                        Período:

07 /10 a 31/10/24

                                       Nº de Aulas:  6

 

 

 

              COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.            Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.            Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

                  COMPETÊNCIAS GERAIS 

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a c. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental onstrução de ump sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental

  .Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

       COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

                                               ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.   

 

 Sugestão: Iniciar os trabalhos abordando sobre o Ancestralidade Preta: Diservidade; saberes e conhecimentos na Construção da Autoafirmação da Identidade e Protagonismo Afrobrasileiro, que será trabalhado durante a sequência didática.

Observação: Trabalhar a Xenofóbia a questão da xenofóbia na Europa.

Sugestão: o professor (a) pode promover uma roda de convesa dando a oportunidade do estudante através de questionamento e socialização. Em seguida orienta –los a fazer uma parodia sobre o conteúdo, ou uma pesquisa com apresentação de pessoas muito conhecidas no Brasil que sofreu algum tipo de xenofobia no Continente Europeu.

 

 

 

1º AULA: DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO – CONTINENTE EUROPEU

Objeto de conhecimento:  Manifestações culturais na formação populacional.

Objetivo: 

      Compreender aspectos do espaço gegráfico europeu a partir dos aspectos populacionais, para compreender as características do continente em seus aspectos populacionais, urbanos e econômicos.

      Relacionar o baixo crescimento demográfico e o envelhecimento da população europeia a fatores socioeconômicos associados à urbanização e a melhores condições de vida.

      Identificar os principais fluxos populocionais na Europa, relacionando-os ao contexto das migrações internacionais e à xenofobia, para reconhecer a grande diversidade sociocultural da população europeia e valorizar a igualdade entre as pessoas, repudiando atitudes racistas e xenofóbicas.

 

Metodologia: 

      Aula expositiva utilizando o livro didático Geografia espaço e interação.

      Iniciar a aula fazendo a exposição do conteúdo DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO – continente europeu. 

      Orientar que os estudantes analisem o mapa. Perguntar o que puderam observar e pedir que respondam oralmente.  

      Orientá--los a associar a população com a ajuda dos mapas e do gráfico “Europa: densidade demográfica” (página 124), “Europa: população urbana (em %)” (página 125) e “Mundo e Europa: taxa média de crescimento da população Urbana (em %)” (página 125).

Habilidade: 

(EF09GE09) É contemplado ao analisar características populacionais urbanas de países europeus. (EF09GE14) É abordada na ênfase em interpretar gráficos mapas e analisar dados e informações sobre a distribuição da população europeia.

 (EF09GE) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização. 

 

Desenvolvimento:

Etapa, fazer a exposição do objeto de conhecimento sobre “Distribuição da População – continente europeu  iniciando com as perguntas de sondagem. 

Etapa, realizar a leitura compartilhada das páginas 124 a 127 com a turma, com momento de questionamento,  discussão e socialização.

Avaliação:

Participação nas discussões /. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

2º Aula : CRESCIMENTO DEMAGRÁFICO E ENVELHECIMENTO – Distribuição da População (Continuação).

Objeto de conhecimento: Manifestações culturais na formação populacional.

Metodologia:

      Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

      Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

Habilidade: 

(EF09GE09) É contemplado ao analisar características populacionais urbanas de países europeus.

 

 

(EF09GE14) É abordada na ênfase em interpretar gráficos mapas e analisar dados e informações sobre a distribuição da população europeia.

 

 

Desenvolvimento:

Etapa, em seguimento ao objeto de conhecimento sobre “Crescimento demográfico e envelhecimento-continente europeu com as perguntas de levantamento prévio. 

Etapa, ao realizar a leitura compartilhada na aula anterior das páginas 128 a 129, com a turma, com momento de questionamento, discussão e socialização.

3º Etapa: Após a leitura e interpretação coletiva com questionamentos e discussão. Orientar aos estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da página 129. Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual e se possível realizar uma correção coletiva.     

 

Avaliação:

Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

 

3º Aula : DIFERENTES POVOS E CULTURAS – MIGRAÇÕES (CONTINUAÇÃO)

Objeto de conhecimento: Manifestações culturais na formação populacional.                

Objetivo:        

      Comeogpreender aspectos do espaço geográfico europeu relacionados às atividades econômicas que nele se desenvolvem, e, assim, reconhecer a importância das políticas agrárias na Europa, analisando seus efeitos.

      Analisar os argumentos contrários e favoráveis à energia nuclear, reconhecendo a importância das manifestações da sociedade civil e o peso da opinião pública nas políticas sobre o tema.

Metodologia: 

  Levantamento prévio e explanação do objeto de conhecimento o professor(a) orienta os estudantes a ler as informações trazidas pelo livro didático nas páginas 130 a 137 sobre e colocar dentro deste debate seus pontos de vista criando autonomia para realizar atividades e posteriormente socializar.

 

Habilidade: 

. (EF09GE03) É apresentada com foco em identificar diferentes manifestações culturais de minorais étincas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.

(EF09GE09) É contemplado ao analisar características populacionais urbanas de países europeus. (EF09GE14) É abordada na ênfase em interpretar gráficos mapas e analisar dados e informações sobre a distribuição da população europeia.

(EF09GE15) É apresentada com foco em comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficos.

  

 

Desenvolvimento:

1º Etapa: Inicie com uma breve explicação do objeto de conhecimento sobre “Diferentes povos e culturas” geográficas. Solicitar a leitura e interpretação coletiva das informações trazidas pelo livro didático nas páginas 130,131, 132, 133, 134 e 137. 

Use exemplos simples e cotidianos para ilustrar como as pessoas dividem e entendem o espaço ao seu redor.

2º Etapa: Orientar os estudantes a realizar a atividade 131, 132 ,133 e 137 de forma individual.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.                             

 

Avaliação:

 

Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

 

             

4º Aula : CONFLITOS E TENSÕES – DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO

Objeto de conhecimento: Manifestações culturais na formação populacional.

 

Metodologia: 

·         Sondagem dos conhecimentos prévio através do que foi trabalhado na aula anterior.

·         Leitura e interpretação de texto com questionamentos, discussão e socialização.

·         Resolução de atividades individuais e/ ou em grupo.

Habilidade: 

 (EF09GE05IT) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização em mundialização analisadas a partir da localidade de convivência. 

(EF09GE07) Analisar os componentes físico naturais da Eurásia e os determinantes históricogeográficos de sua divisão em Europa e Ásia. 

(EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas. 

 

Desenvolvimento:

1º Etapa: Promover a leitura coletiva do texto da página 138 a 143, com questionamentos e discussão.

2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual das páginas 140 e 141.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.    

  Sugestão: O professor(a)  pode orientar os estudantes através da habilidade ( EF09GE05IT), a pesquisa sobre a empresa de exportação de frutas para a Europa.

E se for possível promover a visita ao local.

 ( EF09GE05IT) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, politica e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização em mundialização analisadas a partir da localidade de convivência.

Exportação de frutas para Europa: quais são as especificações em relação aos outros mercados?

https://dclogisticsbrasil.com/exportacao-de-frutas-para-europa-especificaaoes .  .

Avaliação:

Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

5º Aula : ESPAÇO ECONÔMICO EUROPEU

Objeto de conhecimento: Diversidade Ambiental e as Transformações nas Paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.

EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.

(EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.

(EF09GE18IT) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países, comparando com o Brasil e a Bahia.

Metodologia: 

·         Através do que foi trabalhado na aula anterior, levantameno prévio dos conhecimentos.

·         Leitura e interpretação de texto com questionamentos, discussão e socialização;

·         Resolução de atividades individuais e/ ou em grupo.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Promover a leitura coletiva do texto da página 144 a 159, com questionamentos e discussão.

2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual das páginas 154 e 155.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.    

Avaliação:

Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

6º Aula : ÁSIA – TERRITÓRIO E NATUREZA

Metodologia: 

·         Leitura e interpretação de texto com questionamentos, discussão e socialização;

·         Resolução de atividades individuais e/ ou em grupo.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Orientar os estudantes a leitura coletiva do texto da página 160 a 169, com questionamentos e discussão.

2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual das páginas 163,166 e 167.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.    

Avaliação:

Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação:

Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

 

 

Obs. O professor(a) é livre fazer modificações ou utilizar outro material complementar desde que trabalhe o objeto de conheimento e habilidade.

 

 

 

 

 

 

Exportação de frutas para Europa: quais são são as especificações em relação aos outros mercados?

htt://dclogisticsbrasil.com/exportacao-de-frutas-para-europa-especificacoes/

  

 

 

                                                                                                              

                         

  1º Aula

 

Etapa 1e 2: Nesta etapa se possível disponíbilizar para os estudantes assistir o vídeo sobre “Europa: População e economia” que esta disponível no link: https://youtu.be/BLPkq4uT8TI . O solicitar a leitura compartilhada do conteúdo do capítulo 6, páginas 122 a 137 do livro didático de Geografia, em seguida deixar espaço durante a aulas para comentários e socialização do vídeo.

Insentivando-os a fazer um resumo das informações que mais o chamou a atenção!

Leitura do texto:

            Economia da Europa

 

A Europa apresenta uma economia extremamente desenvolvida e industrializada. O continente é um importante centro mundial de produção e também de consumo de bens industrializados. A maior parte dos países europeus possui um setor primário desenvolvido, um setor secundário baseado na produção de bens de alto valor agregado e, ainda, um setor terciário ancorado nos serviços e no turismo. A Europa possui na atualidade o maior bloco econômico do mundo, a União Europeia, formada por 27 países do continente.

A agropecuária europeia apresenta elevada produtividade, em razão do alto nível de mecanização e utilização de insumos agrícolas. São produzidos alimentos como trigo, batata, beterraba, centeio, aveia, carnes diversas, leites e derivados, entre outros. Já o extrativismo é limitado em razão das condições geográficas do continente, que não apresenta muitos recursos naturais. Mesmo assim, na Europa há reservas importantes de petróleo, gás natural, carvão mineral, ferro e manganês.

O setor secundário é marcado por indústrias de transformação e de bens de tecnologia. São destaque as indústrias de eletrônicos, produtos farmacêuticos, equipamentos de transportes, entre outros. A maior parte da indústria europeia está concentrada na porção ocidental do continente, em países como Alemanha, França e Suíça. A Europa possui diversos centros de pesquisa e desenvolvimento, assim como um elevado capital humano, que favorece o desenvolvimento de indústrias de alta tecnologia.

Já  o setor terciário é marcado pela grande oferta de redes de transporte e telecomunicações, que possibilitam a ampla atuação dos setores de comércio e serviços do continente. A Europa possui uma extensa rede de serviços bancários, educacionais e de telecomunicações, assim como sedia as principais organizações mundiais públicas e privadas. A maior parte dos países europeus tem ainda como ramo importante da economia o turismo. O continente europeu é um dos centros do turismo mundial e possui uma ótima infraestrutura hoteleira e de equipamentos de lazer.

 

ETAPA 2: Após assistir o vídeo ou fazer a leitura do texto, sugerir aos estudantes a fazer a atividade da pagina (115 ) do livro didatico Araribá Mais Geografia .                                                   

                                   2º aula

 

ETAPA 1: Nesta etapa dando continuidade ao conteúdo, o professor (a) pode orientar aos estudantes a fazer a  leitura  comentada do texto sobre a “União Europeia”em seguida estimular aos alunos a comentar sobre o que mais o chamou a atenção.

União Europeia

União Europeia é o principal bloco econômico do mundo. Seus países-membros contam com um elevado nível de integração, inclusive com o uso de moeda única.

A União Europeia é o principal bloco econômico do mundo. Ela reúne países altamente desenvolvidos e industrializados do continente europeu. Tem como objetivo principal a integração econômica e política entre os países-membros. Possui como mecanismo de funcionamento diversos órgãos supranacionais, que decidem questões internas ao bloco.

Atualmente, a União Europeia é composta por 27 países-membros, com destaque para Alemanha, França e Itália. O bloco representa o mais elevado nível de integração econômica e monetária, especialmente por meio da adoção de moeda única, o euro.

Resumo sobre União Europeia

     A União Europeia foi formada, em 1992, por meio do Tratado de Maastricht, acordo político-econômico assinado por 12 países europeus.

     A integração europeia, no entanto, foi iniciada, em 1944, pela integração pioneira dos países Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos.

     A formação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço também foi uma importante percursora da constituição da União Europeia.

     Atualmente, a União Europeia conta com 27 países-membros. Houve, nos últimos anos, a saída do Reino Unido e a entrada da Croácia.

     Possui diversas instâncias que permitem o adequado funcionamento do bloco, inclusive por meio da adoção de moeda comum.

     Um dos seus principais objetivos é garantir a livre circulação de pessoas, mercadorias e serviços entre os países-membros.

ETAPA 2: Nesta etapa depois da leitura comentada estimular aos estudantes a uma atividade lúdica, com a orientação do professor(a).

1-Sugestão de atividade.

Um varal ou jornal informativo, com algumas informações sobre o bloco econômico da União Europeia.

Conteúdo da atividade (A atividade pode ser feita em grupo, dividindo um tema para cada grupo.

História da União Europeia

Países que fazem parte da União Europeia.

Como funciona a União Europeia

Objetivos da União Europeia 

Porque o Reino Unido não faz mais parte do Bloco econômico da União Europeia.

Sugestão de vídeos para auxilar os estudantes:

 

                             3º aula

Etapa 1 e 2: Se possível nesta etapa o professor (a) diponibiliza para os estudantes assistir os vídeos propostos para melhor auxiliar os estudantes no aprendizado sobre o conteúdo abordado. Em seguida solicitar a eles que no caderno descrevam as informações que mais os chamou a atenção.

 Europa: aspecto economicos link:  https://youtu.be/vF4odWUncN4.

Por que o Reino está saindo da União Europeia? Vídeo disponível no link: https://youtu.be/MYQJ8eJ0EuM  

 

                            4º aula

 

Etapa 1 e 2: Para aperfeiçoar o conhecimento, oriente os estudantes a copiar e responder no caderno com muita organização a atividade da pagina 162 do livro didático de Geografia. Em continuação correção da atividade e socialização. Na Europa, os estudantes deverão escolher um país europeu e investigar como sua produção cultural ( cinema, música, literatura) influencia e é influenciada por sua economia. O resultado será uma apresentação que destaque essas conexões.

 

Atividade  - Economia e cultura

Objetivo: Compreender a interdependência entre economia e cultura e sua importância na sociedade.

Explorar como a economia e a cultura estão interligada na Europa, os estudantes deverão escolher um país europeu e investigar como sua produção cultural ( cinema, música, literatura) influencia e é influenciada por sua economia. O resultado será uma apresentação que destaque essas conexões.

·         Escolher em grupo um país europeu para estudar.

·         Pesquisar sobre a cultura desse país e sua influência econômica.

·         Fazer uma apresentação que destaque exemplos concretos dessa interação.

·         Incluir gráficos, vídeos ou amostras de culturas para ilustrar os pontos.

·         Apresentar o trabalho para a classe, seguido de uma sessão de perguntas e respostas.

 

Para iniciar a discussão em grupo, o professor(a) pode pedir que cada grupo compartilhe brevemente o que descobriu durante as atividades. Incentive os estudantes a discutirem como as políticas demográficas propostas poderiam ser implementadas na realidade e quais seriam seus possíveis impactos. Utilize perguntas como:

·         Quais foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou ao desenvolver o plano demográfico?

·         Como vocês acham que as iniciativas culturais podem ajudar a economia local?

Como as politicas demográficas propostas podem ser usadas para fomentar o desenvolvimento econômico?

De que maneira as atividades culturais estudadas podem ser usadas para fomentar o desenvolvimento econômico?

 

Sugestão: Solicitar aos estudantes a fazer uma pesquisa sobre a identidade cultural de Portugal, produza um texto sobre as diferenças e similaridades da identidade cultural do Brasil com a identidade cultural de Portugal.

  

Sugestão : Para o Projeto de História com o tema “Ancestralidade Preta: diversidades, saberes e conhecimento na construção da auto-afirmação da identidade e protagonista afro-brasileiro”. O professor(a) pode solicitar aos estudantes pesquisar sobre Xenofobia com brasileiros na Europa” ou culinária afro- brasileiro. Estimule o estudante a fazer a pesquisa em casa e levar para a escola todo material apurado para montagem da maleta. Em continuidade divida a sala em grupos e oriente-os a da início aos trabalhos.

Apresentação com explicação dos grupos.

Obs. Utilizar material reciclado.

 

 

 

 

 

 

 

                                                                

 

                                                                   

 

 

 

                                                                            Que Deus continue protegendo e abençoando a todos  nós...    

 

  europeu a partir dos aspectos populacionais, para compreender as características do continente em seus aspectos populacionais, urbanos e econômicos.

      Relacionar o baixo crescimento demográfico e o envelhecimento da população europeia a fatores socioeconômicos associados à urbanização e a melhores condições de vida.

      Identificar os principais fluxos populacionais na Europa, relacionando-os ao contexto das migrações internacionais e à xenofobia, para reconhecer a grande diversidade sociocultural da população europeia e valorizar a igualdade entre as pessoas, repudiando atitudes racistas e xenofóbicas.

 

Metodologia: 

      Aula expositiva utilizando o livro didático Geografia espaço e interação.

      Iniciar a aula fazendo a exposição do conteúdo DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO – continente europeu. 

      Orientar que os estudantes analisem o mapa. Perguntar o que puderam observar e pedir que respondam oralmente.  

      Orientá-los a associar a população com a ajuda dos mapas e do gráfico “Europa: densidade demográfica” (página 124), “Europa: população urbana (em %)” (página 125) e “Mundo e Europa: taxa média de crescimento da população Urbana (em %)” (página 125).

Habilidade: 

(EF09GE09) É contemplado ao analisar características populacionais urbanas de países europeus. (EF09GE14) É abordada na ênfase em interpretar gráficos mapas e analisar dados e informações sobre a distribuição da população europeia.

 (EF09GE) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização. 

 

Desenvolvimento:

Etapa, fazer a exposição do objeto de conhecimento sobre “Distribuição da População – continente europeu  iniciando com as perguntas de sondagem. 

Etapa, realizar a leitura compartilhada das páginas 124 a 127 com a turma, com momento de questionamento,  discussão e socialização.

Avaliação:

Participação nas discussões /. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

2º Aula : CRESCIMENTO DEMAGRÁFICO E ENVELHECIMENTO – Distribuição da População (Continuação).

Objeto de conhecimento: Manifestações culturais na formação populacional.

Metodologia:

      Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

      Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

Habilidade: 

(EF09GE09) É contemplado ao analisar características populacionais urbanas de países europeus.

 

 

(EF09GE14) É abordada na ênfase em interpretar gráficos mapas e analisar dados e informações sobre a distribuição da população europeia.

 

 

Desenvolvimento:

Etapa, em seguimento ao objeto de conhecimento sobre “Crescimento demográfico e envelhecimento-continente europeu com as perguntas de levantamento prévio. 

Etapa, ao realizar a leitura compartilhada na aula anterior das páginas 128 a 129, com a turma, com momento de questionamento, discussão e socialização.

3º Etapa: Após a leitura e interpretação coletiva com questionamentos e discussão. Orientar aos estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da página 129. Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual e se possível realizar uma correção coletiva.     

 

Avaliação:

Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

 

3º Aula : DIFERENTES POVOS E CULTURAS – MIGRAÇÕES (CONTINUAÇÃO)

Objeto de conhecimento: Manifestações culturais na formação populacional.                

Objetivo:        

      Compreender aspectos do espaço geográfico europeu relacionados às atividades econômicas que nele se desenvolvem, e, assim, reconhecer a importância das políticas agrárias na Europa, analisando seus efeitos.

      Analisar os argumentos contrários e favoráveis à energia nuclear, reconhecendo a importância das manifestações da sociedade civil e o peso da opinião pública nas políticas sobre o tema.

Metodologia: 

  Levantamento prévio e explanação do objeto de conhecimento o professor(a) orienta os estudantes a ler as informações trazidas pelo livro didático nas páginas 130 a 137 sobre e colocar dentro deste debate seus pontos de vista criando autonomia para realizar atividades e posteriormente socializar.

 

Habilidade: 

. (EF09GE03) É apresentada com foco em identificar diferentes manifestações culturais de minorais étincas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.

(EF09GE09) É contemplado ao analisar características populacionais urbanas de países europeus. (EF09GE14) É abordada na ênfase em interpretar gráficos mapas e analisar dados e informações sobre a distribuição da população europeia.

(EF09GE15) É apresentada com foco em comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficos.

  

 

Desenvolvimento:

1º Etapa: Inicie com uma breve explicação do objeto de conhecimento sobre “Diferentes povos e culturas” geográficas. Solicitar a leitura e interpretação coletiva das informações trazidas pelo livro didático nas páginas 130,131, 132, 133, 134 e 137. 

Use exemplos simples e cotidianos para ilustrar como as pessoas dividem e entendem o espaço ao seu redor.

2º Etapa: Orientar os estudantes a realizar a atividade 131, 132 ,133 e 137 de forma individual.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.                             

 

Avaliação:

 

Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

 

             

4º Aula : CONFLITOS E TENSÕES – DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO

Objeto de conhecimento: Manifestações culturais na formação populacional.

 

Metodologia: 

·         Sondagem dos conhecimentos prévio através do que foi trabalhado na aula anterior.

·         Leitura e interpretação de texto com questionamentos, discussão e socialização.

·         Resolução de atividades individuais e/ ou em grupo.

Habilidade: 

 (EF09GE05IT) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização em mundialização analisadas a partir da localidade de convivência. 

(EF09GE07) Analisar os componentes físico naturais da Eurásia e os determinantes históricogeográficos de sua divisão em Europa e Ásia. 

(EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas. 

 

Desenvolvimento:

1º Etapa: Promover a leitura coletiva do texto da página 138 a 143, com questionamentos e discussão.

2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual das páginas 140 e 141.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.    

  Sugestão: O professor(a)  pode orientar os estudantes através da habilidade ( EF09GE05IT), a pesquisa sobre a empresa de exportação de frutas para a Europa.

E se for possível promover a visita ao local.

 ( EF09GE05IT) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, politica e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização em mundialização analisadas a partir da localidade de convivência.

Exportação de frutas para Europa: quais são as especificações em relação aos outros mercados?

https://dclogisticsbrasil.com/exportacao-de-frutas-para-europa-especificaaoes .  .

Avaliação:

Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

5º Aula : ESPAÇO ECONÔMICO EUROPEU

Objeto de conhecimento: Diversidade Ambiental e as Transformações nas Paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.

EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.

(EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.

(EF09GE18IT) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países, comparando com o Brasil e a Bahia.

Metodologia: 

·         Através do que foi trabalhado na aula anterior, levantameno prévio dos conhecimentos.

·         Leitura e interpretação de texto com questionamentos, discussão e socialização;

·         Resolução de atividades individuais e/ ou em grupo.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Promover a leitura coletiva do texto da página 144 a 159, com questionamentos e discussão.

2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual das páginas 154 e 155.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.    

Avaliação:

Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

6º Aula : ÁSIA – TERRITÓRIO E NATUREZA

Metodologia: 

·         Leitura e interpretação de texto com questionamentos, discussão e socialização;

·         Resolução de atividades individuais e/ ou em grupo.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Orientar os estudantes a leitura coletiva do texto da página 160 a 169, com questionamentos e discussão.

2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual das páginas 163,166 e 167.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.    

Avaliação:

Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação:

Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

 

 

Obs. O professor(a) é livre fazer modificações ou utilizar outro material complementar desde que trabalhe o objeto de conheimento e habilidade.

 

 

 

 

 

 

Exportação de frutas para Europa: quais são são as especificações em relação aos outros mercados?

htt://dclogisticsbrasil.com/exportacao-de-frutas-para-europa-especificacoes/

  

 

 

                                                                                                              

                         

  1º Aula

 

Etapa 1e 2: Nesta etapa se possível disponibilizar para os estudantes assistir o vídeo sobre “Europa: População e economia” que esta disponível no link: https://youtu.be/BLPkq4uT8TI . O solicitar a leitura compartilhada do conteúdo do capítulo 6, páginas 122 a 137 do livro didático de Geografia, em seguida deixar espaço durante a aulas para comentários e socialização do vídeo.

Insentivando-os a fazer um resumo das informações que mais o chamou a atenção!

Leitura do texto:

            Economia da Europa

 

A Europa apresenta uma economia extremamente desenvolvida e industrializada. O continente é um importante centro mundial de produção e também de consumo de bens industrializados. A maior parte dos países europeus possui um setor primário desenvolvido, um setor secundário baseado na produção de bens de alto valor agregado e, ainda, um setor terciário ancorado nos serviços e no turismo. A Europa possui na atualidade o maior bloco econômico do mundo, a União Europeia, formada por 27 países do continente.

A agropecuária europeia apresenta elevada produtividade, em razão do alto nível de mecanização e utilização de insumos agrícolas. São produzidos alimentos como trigo, batata, beterraba, centeio, aveia, carnes diversas, leites e derivados, entre outros. Já o extrativismo é limitado em razão das condições geográficas do continente, que não apresenta muitos recursos naturais. Mesmo assim, na Europa há reservas importantes de petróleo, gás natural, carvão mineral, ferro e manganês.

O setor secundário é marcado por indústrias de transformação e de bens de tecnologia. São destaque as indústrias de eletrônicos, produtos farmacêuticos, equipamentos de transportes, entre outros. A maior parte da indústria europeia está concentrada na porção ocidental do continente, em países como Alemanha, França e Suíça. A Europa possui diversos centros de pesquisa e desenvolvimento, assim como um elevado capital humano, que favorece o desenvolvimento de indústrias de alta tecnologia.

  o setor terciário é marcado pela grande oferta de redes de transporte e telecomunicações, que possibilitam a ampla atuação dos setores de comércio e serviços do continente. A Europa possui uma extensa rede de serviços bancários, educacionais e de telecomunicações, assim como sedia as principais organizações mundiais públicas e privadas. A maior parte dos países europeus tem ainda como ramo importante da economia o turismo. O continente europeu é um dos centros do turismo mundial e possui uma ótima infraestrutura hoteleira e de equipamentos de lazer.

 

ETAPA 2: Após assistir o vídeo ou fazer a leitura do texto, sugerir aos estudantes a fazer a atividade da pagina (115 ) do livro didatico Araribá Mais Geografia .                                                   

                                   2º aula

 

ETAPA 1: Nesta etapa dando continuidade ao conteúdo, o professor (a) pode orientar aos estudantes a fazer a  leitura  comentada do texto sobre a “União Europeia”em seguida estimular aos alunos a comentar sobre o que mais o chamou a atenção.

União Europeia

União Europeia é o principal bloco econômico do mundo. Seus países-membros contam com um elevado nível de integração, inclusive com o uso de moeda única.

A União Europeia é o principal bloco econômico do mundo. Ela reúne países altamente desenvolvidos e industrializados do continente europeu. Tem como objetivo principal a integração econômica e política entre os países-membros. Possui como mecanismo de funcionamento diversos órgãos supranacionais, que decidem questões internas ao bloco.

Atualmente, a União Europeia é composta por 27 países-membros, com destaque para Alemanha, França e Itália. O bloco representa o mais elevado nível de integração econômica e monetária, especialmente por meio da adoção de moeda única, o euro.

Resumo sobre União Europeia

     A União Europeia foi formada, em 1992, por meio do Tratado de Maastricht, acordo político-econômico assinado por 12 países europeus.

     A integração europeia, no entanto, foi iniciada, em 1944, pela integração pioneira dos países Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos.

     A formação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço também foi uma importante percursora da constituição da União Europeia.

     Atualmente, a União Europeia conta com 27 países-membros. Houve, nos últimos anos, a saída do Reino Unido e a entrada da Croácia.

     Possui diversas instâncias que permitem o adequado funcionamento do bloco, inclusive por meio da adoção de moeda comum.

     Um dos seus principais objetivos é garantir a livre circulação de pessoas, mercadorias e serviços entre os países-membros.

ETAPA 2: Nesta etapa depois da leitura comentada estimular aos estudantes a uma atividade lúdica, com a orientação do professor(a).

1-Sugestão de atividade.

Um varal ou jornal informativo, com algumas informações sobre o bloco econômico da União Europeia.

Conteúdo da atividade (A atividade pode ser feita em grupo, dividindo um tema para cada grupo.

História da União Europeia

Países que fazem parte da União Europeia.

Como funciona a União Europeia

Objetivos da União Europeia 

Porque o Reino Unido não faz mais parte do Bloco econômico da União Europeia.

Sugestão de vídeos para 

                                               SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Tema: Ancestralidade Preta: diversidades, saberes e conhecimento na construção da auto-afirmação da identidade e protagonista afro-brasileiro.

Subtema: Geografia e conhecimento na construção da auto-afirmação da identidade e protagonista afro-brasileiro.

Unidade Temática:  Natureza Ambientes e Qualidade de Vida.

Objetos do conhecimento:    Manifestações culturais na formação populacional.

Ano:

                        Período:

07 /10 a 31/10/24

                                       Nº de Aulas:  6

 

 

 

              COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.            Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.            Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

                  COMPETÊNCIAS GERAIS 

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a c. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental onstrução de ump sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental

  .Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

       COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

                                               ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.   

 

 Sugestão: Iniciar os trabalhos abordando sobre o Ancestralidade Preta: Diservidade; saberes e conhecimentos na Construção da Autoafirmação da Identidade e Protagonismo Afrobrasileiro, que será trabalhado durante a sequência didática.

Observação: Trabalhar a Xenofóbia a questão da xenofóbia na Europa.

Sugestão: o professor (a) pode promover uma roda de convesa dando a oportunidade do estudante através de questionamento e socialização. Em seguida orienta –los a fazer uma parodia sobre o conteúdo, ou uma pesquisa com apresentação de pessoas muito conhecidas no Brasil que sofreu algum tipo de xenofobia no Continente Europeu.

 

 

 

1º AULA: DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO – CONTINENTE EUROPEU

Objeto de conhecimento:  Manifestações culturais na formação populacional.

Objetivo: 

      Compreender aspectos do espaço gegráfico europeu a partir dos aspectos populacionais, para compreender as características do continente em seus aspectos populacionais, urbanos e econômicos.

      Relacionar o baixo crescimento demográfico e o envelhecimento da população europeia a fatores socioeconômicos associados à urbanização e a melhores condições de vida.

      Identificar os principais fluxos populocionais na Europa, relacionando-os ao contexto das migrações internacionais e à xenofobia, para reconhecer a grande diversidade sociocultural da população europeia e valorizar a igualdade entre as pessoas, repudiando atitudes racistas e xenofóbicas.

 

Metodologia: 

      Aula expositiva utilizando o livro didático Geografia espaço e interação.

      Iniciar a aula fazendo a exposição do conteúdo DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO – continente europeu. 

      Orientar que os estudantes analisem o mapa. Perguntar o que puderam observar e pedir que respondam oralmente.  

      Orientá--los a associar a população com a ajuda dos mapas e do gráfico “Europa: densidade demográfica” (página 124), “Europa: população urbana (em %)” (página 125) e “Mundo e Europa: taxa média de crescimento da população Urbana (em %)” (página 125).

Habilidade: 

(EF09GE09) É contemplado ao analisar características populacionais urbanas de países europeus. (EF09GE14) É abordada na ênfase em interpretar gráficos mapas e analisar dados e informações sobre a distribuição da população europeia.

 (EF09GE) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização. 

 

Desenvolvimento:

Etapa, fazer a exposição do objeto de conhecimento sobre “Distribuição da População – continente europeu  iniciando com as perguntas de sondagem. 

Etapa, realizar a leitura compartilhada das páginas 124 a 127 com a turma, com momento de questionamento,  discussão e socialização.

Avaliação:

Participação nas discussões /. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

2º Aula : CRESCIMENTO DEMAGRÁFICO E ENVELHECIMENTO – Distribuição da População (Continuação).

Objeto de conhecimento: Manifestações culturais na formação populacional.

Metodologia:

      Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

      Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

Habilidade: 

(EF09GE09) É contemplado ao analisar características populacionais urbanas de países europeus.

 

 

(EF09GE14) É abordada na ênfase em interpretar gráficos mapas e analisar dados e informações sobre a distribuição da população europeia.

 

 

Desenvolvimento:

Etapa, em seguimento ao objeto de conhecimento sobre “Crescimento demográfico e envelhecimento-continente europeu com as perguntas de levantamento prévio. 

Etapa, ao realizar a leitura compartilhada na aula anterior das páginas 128 a 129, com a turma, com momento de questionamento, discussão e socialização.

3º Etapa: Após a leitura e interpretação coletiva com questionamentos e discussão. Orientar aos estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da página 129. Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual e se possível realizar uma correção coletiva.     

 

Avaliação:

Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

 

3º Aula : DIFERENTES POVOS E CULTURAS – MIGRAÇÕES (CONTINUAÇÃO)

Objeto de conhecimento: Manifestações culturais na formação populacional.                

Objetivo:        

      Comeogpreender aspectos do espaço geográfico europeu relacionados às atividades econômicas que nele se desenvolvem, e, assim, reconhecer a importância das políticas agrárias na Europa, analisando seus efeitos.

      Analisar os argumentos contrários e favoráveis à energia nuclear, reconhecendo a importância das manifestações da sociedade civil e o peso da opinião pública nas políticas sobre o tema.

Metodologia: 

  Levantamento prévio e explanação do objeto de conhecimento o professor(a) orienta os estudantes a ler as informações trazidas pelo livro didático nas páginas 130 a 137 sobre e colocar dentro deste debate seus pontos de vista criando autonomia para realizar atividades e posteriormente socializar.

 

Habilidade: 

. (EF09GE03) É apresentada com foco em identificar diferentes manifestações culturais de minorais étincas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.

(EF09GE09) É contemplado ao analisar características populacionais urbanas de países europeus. (EF09GE14) É abordada na ênfase em interpretar gráficos mapas e analisar dados e informações sobre a distribuição da população europeia.

(EF09GE15) É apresentada com foco em comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficos.

  

 

Desenvolvimento:

1º Etapa: Inicie com uma breve explicação do objeto de conhecimento sobre “Diferentes povos e culturas” geográficas. Solicitar a leitura e interpretação coletiva das informações trazidas pelo livro didático nas páginas 130,131, 132, 133, 134 e 137. 

Use exemplos simples e cotidianos para ilustrar como as pessoas dividem e entendem o espaço ao seu redor.

2º Etapa: Orientar os estudantes a realizar a atividade 131, 132 ,133 e 137 de forma individual.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.                             

 

Avaliação:

 

Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

 

             

4º Aula : CONFLITOS E TENSÕES – DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO

Objeto de conhecimento: Manifestações culturais na formação populacional.

 

Metodologia: 

·         Sondagem dos conhecimentos prévio através do que foi trabalhado na aula anterior.

·         Leitura e interpretação de texto com questionamentos, discussão e socialização.

·         Resolução de atividades individuais e/ ou em grupo.

Habilidade: 

 (EF09GE05IT) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização em mundialização analisadas a partir da localidade de convivência. 

(EF09GE07) Analisar os componentes físico naturais da Eurásia e os determinantes históricogeográficos de sua divisão em Europa e Ásia. 

(EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas. 

 

Desenvolvimento:

1º Etapa: Promover a leitura coletiva do texto da página 138 a 143, com questionamentos e discussão.

2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual das páginas 140 e 141.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.    

  Sugestão: O professor(a)  pode orientar os estudantes através da habilidade ( EF09GE05IT), a pesquisa sobre a empresa de exportação de frutas para a Europa.

E se for possível promover a visita ao local.

 ( EF09GE05IT) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, politica e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização em mundialização analisadas a partir da localidade de convivência.

Exportação de frutas para Europa: quais são as especificações em relação aos outros mercados?

https://dclogisticsbrasil.com/exportacao-de-frutas-para-europa-especificaaoes .  .

Avaliação:

Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

5º Aula : ESPAÇO ECONÔMICO EUROPEU

Objeto de conhecimento: Diversidade Ambiental e as Transformações nas Paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.

EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.

(EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.

(EF09GE18IT) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países, comparando com o Brasil e a Bahia.

Metodologia: 

·         Através do que foi trabalhado na aula anterior, levantameno prévio dos conhecimentos.

·         Leitura e interpretação de texto com questionamentos, discussão e socialização;

·         Resolução de atividades individuais e/ ou em grupo.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Promover a leitura coletiva do texto da página 144 a 159, com questionamentos e discussão.

2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual das páginas 154 e 155.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.    

Avaliação:

Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

6º Aula : ÁSIA – TERRITÓRIO E NATUREZA

Metodologia: 

·         Leitura e interpretação de texto com questionamentos, discussão e socialização;

·         Resolução de atividades individuais e/ ou em grupo.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Orientar os estudantes a leitura coletiva do texto da página 160 a 169, com questionamentos e discussão.

2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual das páginas 163,166 e 167.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.    

Avaliação:

Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação:

Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

 

 

Obs. O professor(a) é livre fazer modificações ou utilizar outro material complementar desde que trabalhe o objeto de conheimento e habilidade.

 

 

 

 

 

 

Exportação de frutas para Europa: quais são são as especificações em relação aos outros mercados?

htt://dclogisticsbrasil.com/exportacao-de-frutas-para-europa-especificacoes/

  

 

 

                                                                                                              

                         

  1º Aula

 

Etapa 1e 2: Nesta etapa se possível disponíbilizar para os estudantes assistir o vídeo sobre “Europa: População e economia” que esta disponível no link: https://youtu.be/BLPkq4uT8TI . O solicitar a leitura compartilhada do conteúdo do capítulo 6, páginas 122 a 137 do livro didático de Geografia, em seguida deixar espaço durante a aulas para comentários e socialização do vídeo.

Insentivando-os a fazer um resumo das informações que mais o chamou a atenção!

Leitura do texto:

            Economia da Europa

 

A Europa apresenta uma economia extremamente desenvolvida e industrializada. O continente é um importante centro mundial de produção e também de consumo de bens industrializados. A maior parte dos países europeus possui um setor primário desenvolvido, um setor secundário baseado na produção de bens de alto valor agregado e, ainda, um setor terciário ancorado nos serviços e no turismo. A Europa possui na atualidade o maior bloco econômico do mundo, a União Europeia, formada por 27 países do continente.

A agropecuária europeia apresenta elevada produtividade, em razão do alto nível de mecanização e utilização de insumos agrícolas. São produzidos alimentos como trigo, batata, beterraba, centeio, aveia, carnes diversas, leites e derivados, entre outros. Já o extrativismo é limitado em razão das condições geográficas do continente, que não apresenta muitos recursos naturais. Mesmo assim, na Europa há reservas importantes de petróleo, gás natural, carvão mineral, ferro e manganês.

O setor secundário é marcado por indústrias de transformação e de bens de tecnologia. São destaque as indústrias de eletrônicos, produtos farmacêuticos, equipamentos de transportes, entre outros. A maior parte da indústria europeia está concentrada na porção ocidental do continente, em países como Alemanha, França e Suíça. A Europa possui diversos centros de pesquisa e desenvolvimento, assim como um elevado capital humano, que favorece o desenvolvimento de indústrias de alta tecnologia.

Já  o setor terciário é marcado pela grande oferta de redes de transporte e telecomunicações, que possibilitam a ampla atuação dos setores de comércio e serviços do continente. A Europa possui uma extensa rede de serviços bancários, educacionais e de telecomunicações, assim como sedia as principais organizações mundiais públicas e privadas. A maior parte dos países europeus tem ainda como ramo importante da economia o turismo. O continente europeu é um dos centros do turismo mundial e possui uma ótima infraestrutura hoteleira e de equipamentos de lazer.

 

ETAPA 2: Após assistir o vídeo ou fazer a leitura do texto, sugerir aos estudantes a fazer a atividade da pagina (115 ) do livro didatico Araribá Mais Geografia .                                                   

                                   2º aula

 

ETAPA 1: Nesta etapa dando continuidade ao conteúdo, o professor (a) pode orientar aos estudantes a fazer a  leitura  comentada do texto sobre a “União Europeia”em seguida estimular aos alunos a comentar sobre o que mais o chamou a atenção.

União Europeia

União Europeia é o principal bloco econômico do mundo. Seus países-membros contam com um elevado nível de integração, inclusive com o uso de moeda única.

A União Europeia é o principal bloco econômico do mundo. Ela reúne países altamente desenvolvidos e industrializados do continente europeu. Tem como objetivo principal a integração econômica e política entre os países-membros. Possui como mecanismo de funcionamento diversos órgãos supranacionais, que decidem questões internas ao bloco.

Atualmente, a União Europeia é composta por 27 países-membros, com destaque para Alemanha, França e Itália. O bloco representa o mais elevado nível de integração econômica e monetária, especialmente por meio da adoção de moeda única, o euro.

Resumo sobre União Europeia

     A União Europeia foi formada, em 1992, por meio do Tratado de Maastricht, acordo político-econômico assinado por 12 países europeus.

     A integração europeia, no entanto, foi iniciada, em 1944, pela integração pioneira dos países Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos.

     A formação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço também foi uma importante percursora da constituição da União Europeia.

     Atualmente, a União Europeia conta com 27 países-membros. Houve, nos últimos anos, a saída do Reino Unido e a entrada da Croácia.

     Possui diversas instâncias que permitem o adequado funcionamento do bloco, inclusive por meio da adoção de moeda comum.

     Um dos seus principais objetivos é garantir a livre circulação de pessoas, mercadorias e serviços entre os países-membros.

ETAPA 2: Nesta etapa depois da leitura comentada estimular aos estudantes a uma atividade lúdica, com a orientação do professor(a).

1-Sugestão de atividade.

Um varal ou jornal informativo, com algumas informações sobre o bloco econômico da União Europeia.

Conteúdo da atividade (A atividade pode ser feita em grupo, dividindo um tema para cada grupo.

História da União Europeia

Países que fazem parte da União Europeia.

Como funciona a União Europeia

Objetivos da União Europeia 

Porque o Reino Unido não faz mais parte do Bloco econômico da União Europeia.

Sugestão de vídeos para auxilar os estudantes:

 

                             3º aula

Etapa 1 e 2: Se possível nesta etapa o professor (a) diponibiliza para os estudantes assistir os vídeos propostos para melhor auxiliar os estudantes no aprendizado sobre o conteúdo abordado. Em seguida solicitar a eles que no caderno descrevam as informações que mais os chamou a atenção.

 Europa: aspecto economicos link:  https://youtu.be/vF4odWUncN4.

Por que o Reino está saindo da União Europeia? Vídeo disponível no link: https://youtu.be/MYQJ8eJ0EuM  

 

                            4º aula

 

Etapa 1 e 2: Para aperfeiçoar o conhecimento, oriente os estudantes a copiar e responder no caderno com muita organização a atividade da pagina 162 do livro didático de Geografia. Em continuação correção da atividade e socialização. Na Europa, os estudantes deverão escolher um país europeu e investigar como sua produção cultural ( cinema, música, literatura) influencia e é influenciada por sua economia. O resultado será uma apresentação que destaque essas conexões.

 

Atividade  - Economia e cultura

Objetivo: Compreender a interdependência entre economia e cultura e sua importância na sociedade.

Explorar como a economia e a cultura estão interligada na Europa, os estudantes deverão escolher um país europeu e investigar como sua produção cultural ( cinema, música, literatura) influencia e é influenciada por sua economia. O resultado será uma apresentação que destaque essas conexões.

·         Escolher em grupo um país europeu para estudar.

·         Pesquisar sobre a cultura desse país e sua influência econômica.

·         Fazer uma apresentação que destaque exemplos concretos dessa interação.

·         Incluir gráficos, vídeos ou amostras de culturas para ilustrar os pontos.

·         Apresentar o trabalho para a classe, seguido de uma sessão de perguntas e respostas.

 

Para iniciar a discussão em grupo, o professor(a) pode pedir que cada grupo compartilhe brevemente o que descobriu durante as atividades. Incentive os estudantes a discutirem como as políticas demográficas propostas poderiam ser implementadas na realidade e quais seriam seus possíveis impactos. Utilize perguntas como:

·         Quais foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou ao desenvolver o plano demográfico?

·         Como vocês acham que as iniciativas culturais podem ajudar a economia local?

Como as politicas demográficas propostas podem ser usadas para fomentar o desenvolvimento econômico?

De que maneira as atividades culturais estudadas podem ser usadas para fomentar o desenvolvimento econômico?

 

Sugestão: Solicitar aos estudantes a fazer uma pesquisa sobre a identidade cultural de Portugal, produza um texto sobre as diferenças e similaridades da identidade cultural do Brasil com a identidade cultural de Portugal.

  

Sugestão : Para o Projeto de História com o tema “Ancestralidade Preta: diversidades, saberes e conhecimento na construção da auto-afirmação da identidade e protagonista afro-brasileiro”. O professor(a) pode solicitar aos estudantes pesquisar sobre Xenofobia com brasileiros na Europa” ou culinária afro- brasileiro. Estimule o estudante a fazer a pesquisa em casa e levar para a escola todo material apurado para montagem da maleta. Em continuidade divida a sala em grupos e oriente-os a da início aos trabalhos.

Apresentação com explicação dos grupos.

Obs. Utilizar material reciclado.

 

 

 

 

 

 

 

                                                                

 

                                                                   

 

 

 

                                                                            Que Deus continue protegendo e abençoando a todos  nós...    

 

  os estudantes:

 

                             3º aula

Etapa 1 e 2: Se possível nesta etapa o professor (a) diponibiliza para os estudantes assistir os vídeos propostos para melhor auxiliar os estudantes no aprendizado sobre o conteúdo abordado. Em seguida solicitar a eles que no caderno descrevam as informações que mais os chamou a atenção.

 Europa: aspecto economicos link:  https://youtu.be/vF4odWUncN4.

Por que o Reino está saindo da União Europeia? Vídeo disponível no link: https://youtu.be/MYQJ8eJ0EuM  

 

                            4º aula

 

Etapa 1 e 2: Para aperfeiçoar o conhecimento, oriente os estudantes a copiar e responder no caderno com muita organização a atividade da pagina 162 do livro didático de Geografia. Em continuação correção da atividade e socialização. Na Europa, os estudantes deverão escolher um país europeu e investigar como sua produção cultural ( cinema, música, literatura) influencia e é influenciada por sua economia. O resultado será uma apresentação que destaque essas conexões.

 

Atividade  - Economia e cultura

Objetivo: Compreender a interdependência entre economia e cultura e sua importância na sociedade.

Explorar como a economia e a cultura estão interligada na Europa, os estudantes deverão escolher um país europeu e investigar como sua produção cultural ( cinema, música, literatura) influencia e é influenciada por sua economia. O resultado será uma apresentação que destaque essas conexões.

·         Escolher em grupo um país europeu para estudar.

·         Pesquisar sobre a cultura desse país e sua influência econômica.

·         Fazer uma apresentação que destaque exemplos concretos dessa interação.

·         Incluir gráficos, vídeos ou amostras de culturas para ilustrar os pontos.

·         Apresentar o trabalho para a classe, seguido de uma sessão de perguntas e respostas.

 

Para iniciar a discussão em grupo, o professor(a) pode pedir que cada grupo compartilhe brevemente o que descobriu durante as atividades. Incentive os estudantes a discutirem como as políticas demográficas propostas poderiam ser implementadas na realidade e quais seriam seus possíveis impactos. Utilize perguntas como:

·         Quais foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou ao desenvolver o plano demográfico?

·         Como vocês acham que as iniciativas culturais podem ajudar a economia local?

Como as politicas demográficas propostas podem ser usadas para fomentar o desenvolvimento econômico?

De que maneira as atividades culturais estudadas podem ser usadas para fomentar o desenvolvimento econômico?

 

Sugestão: Solicitar aos estudantes a fazer uma pesquisa sobre a identidade cultural de Portugal, produza um texto sobre as diferenças e similaridades da identidade cultural do Brasil com a identidade cultural de Portugal.

  

Sugestão : Para o Projeto de História com o tema “Ancestralidade Preta: diversidades, saberes e conhecimento na construção da auto-afirmação da identidade e protagonista afro-brasileiro”. O professor(a) pode solicitar aos estudantes pesquisar sobre Xenofobia com brasileiros na Europa” ou culinária afro- brasileiro. Estimule o estudante a fazer a pesquisa em casa e levar para a escola todo material apurado para montagem da maleta. Em continuidade divida a sala em grupos e oriente-os a da início aos trabalhos.

Apresentação com explicação dos grupos.

Obs. Utilizar material reciclado.

 

 

 

 

 

 

 

                                                                

 

                                                                   

 

 

 

                                                                            Que Deus continue protegendo e abençoando a todos  nós...    

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário