SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|||||
Tema: Ancestralidade Preta: diversidades,
saberes e conhecimento na construção da autoafirmação da identidade e
protagonista afro-brasileiro. Subtema: Geografia e conhecimento na construção da
autoafirmação da identidade e protagonista afro-brasileiro. |
Unidade Temática: Natureza Ambientes e Qualidade de Vida. Objetos do conhecimento: Manifestações culturais na
formação populacional. |
||||
Ano: |
9º |
Período: |
07 /10 a 31/10/24 |
Nº de Aulas: 6 |
|
|
|
|
|||
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|||||
1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação
sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de
resolução de problemas. 2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a
compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. |
|||||
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|||||
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
c.
Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender
ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência
socioambiental onstrução de ump
sociedade justa, democrática e inclusiva. 7. Construir
argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental .Agir
pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade
,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões
socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e
solidários. |
|||||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|||||
Autonomia;
autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
|||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|||||
OBS: Professores, essa sequência terá uma duração
de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim
teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação
de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. |
|||||
Sugestão:
Iniciar os trabalhos abordando sobre o Ancestralidade
Preta: Diservidade; saberes e conhecimentos na Construção da Autoafirmação da
Identidade e Protagonismo Afrobrasileiro, que será
trabalhado durante a sequência didática.
Observação: Trabalhar a Xenofóbia a questão da xenofóbia na
Europa.
Sugestão: o professor (a) pode
promover uma roda de convesa dando a oportunidade do estudante através de
questionamento e socialização. Em seguida orienta –los a fazer uma parodia
sobre o conteúdo, ou uma pesquisa com apresentação de pessoas muito conhecidas
no Brasil que sofreu algum tipo de xenofobia no Continente Europeu.
1º AULA: DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO – CONTINENTE EUROPEU
Objeto de conhecimento: Manifestações
culturais na formação populacional.
Objetivo:
• Compreender aspectos do espaço
Sugestão:
Iniciar os trabalhos abordando sobre o Ancestralidade
Preta: Diservidade; saberes e conhecimentos na Construção da Autoafirmação da
Identidade e Protagonismo Afrobrasileiro, que será
trabalhado durante a sequência didática. Observação: Trabalhar a Xenofóbia a questão da xenofóbia na
Europa. Sugestão: o professor (a) pode
promover uma roda de convesa dando a oportunidade do estudante através de
questionamento e socialização. Em seguida orienta –los a fazer uma parodia
sobre o conteúdo, ou uma pesquisa com apresentação de pessoas muito conhecidas
no Brasil que sofreu algum tipo de xenofobia no Continente Europeu.
1º AULA: DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO – CONTINENTE EUROPEU Objeto de conhecimento: Manifestações
culturais na formação populacional. Objetivo:
1º Aula Etapa 1e 2: Nesta
etapa se possível disponíbilizar para os estudantes assistir o vídeo sobre “Europa: População e economia” que esta
disponível no link: https://youtu.be/BLPkq4uT8TI . O solicitar a leitura compartilhada do
conteúdo do capítulo 6, páginas 122 a 137 do livro didático de Geografia, em
seguida deixar espaço durante a aulas para comentários e socialização do vídeo.
Insentivando-os
a fazer um resumo das informações que mais o chamou a atenção! Leitura do texto: Economia da Europa A Europa apresenta uma economia
extremamente desenvolvida e
industrializada. O continente é um importante centro mundial de produção e
também de consumo de bens industrializados. A maior parte dos países europeus
possui um setor primário desenvolvido,
um setor secundário baseado
na produção de bens de alto valor agregado e, ainda, um setor terciário ancorado
nos serviços e no turismo. A Europa possui na atualidade o maior bloco econômico do mundo, a União Europeia, formada por 27
países do continente. A agropecuária
europeia apresenta elevada produtividade, em
razão do alto nível de mecanização e utilização de insumos agrícolas. São
produzidos alimentos como trigo, batata, beterraba, centeio, aveia, carnes
diversas, leites e derivados, entre outros. Já o extrativismo é limitado em razão das condições geográficas do
continente, que não apresenta muitos recursos naturais. Mesmo assim, na Europa
há reservas importantes de petróleo, gás natural, carvão mineral, ferro e
manganês. O setor secundário é marcado por indústrias de transformação e de bens de
tecnologia. São destaque as indústrias de eletrônicos, produtos
farmacêuticos, equipamentos de transportes, entre outros. A maior parte da
indústria europeia está concentrada na porção ocidental do continente, em
países como Alemanha, França e Suíça. A Europa possui diversos centros de
pesquisa e desenvolvimento, assim como um elevado capital humano, que favorece
o desenvolvimento de indústrias de alta tecnologia. Já o setor terciário é marcado pela grande oferta de redes de transporte e
telecomunicações, que possibilitam a ampla
atuação dos setores de comércio e serviços do continente. A Europa possui
uma extensa rede de serviços bancários, educacionais e de telecomunicações,
assim como sedia as principais organizações mundiais públicas e privadas. A
maior parte dos países europeus tem ainda como ramo importante da economia o
turismo. O continente europeu é um dos
centros do turismo mundial e possui uma ótima infraestrutura hoteleira e de
equipamentos de lazer. ETAPA 2:
Após assistir o vídeo ou fazer a leitura do texto, sugerir aos estudantes a
fazer a atividade da pagina (115 ) do livro didatico Araribá Mais Geografia
.
2º aula ETAPA
1: Nesta etapa dando continuidade ao conteúdo, o professor
(a) pode orientar aos estudantes a fazer a
leitura comentada do texto sobre
a “União Europeia”em seguida estimular aos alunos a comentar sobre o que mais o
chamou a atenção. União Europeia União
Europeia é o principal bloco econômico do mundo. Seus países-membros contam com
um elevado nível de integração, inclusive com o uso de moeda única. A
União Europeia é o principal bloco econômico do
mundo. Ela reúne países altamente desenvolvidos e industrializados do
continente europeu. Tem como objetivo principal a integração econômica e
política entre os países-membros. Possui como mecanismo de funcionamento
diversos órgãos supranacionais, que decidem questões internas ao bloco. Atualmente, a União Europeia
é composta por 27 países-membros, com destaque para Alemanha, França e Itália.
O bloco representa o mais elevado nível de integração econômica e monetária,
especialmente por meio da adoção de moeda única, o euro. Resumo
sobre União Europeia ● A
União Europeia foi formada, em 1992, por meio do Tratado de
Maastricht,
acordo político-econômico assinado por 12 países europeus. ● A
integração europeia, no entanto, foi iniciada, em 1944, pela integração
pioneira dos países Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos. ● A
formação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço também foi uma importante
percursora da constituição da União Europeia. ● Atualmente,
a União Europeia conta com 27 países-membros. Houve, nos últimos anos, a saída
do Reino Unido e a entrada da Croácia. ● Possui
diversas instâncias que permitem o adequado funcionamento do bloco, inclusive
por meio da adoção de moeda comum. ● Um
dos seus principais objetivos é garantir a livre circulação de pessoas,
mercadorias e serviços entre os países-membros. ETAPA
2: Nesta etapa depois da leitura comentada estimular aos
estudantes a uma atividade lúdica, com a orientação do professor(a). 1-Sugestão de atividade. Um varal ou jornal
informativo, com algumas informações sobre o bloco econômico da União Europeia.
Conteúdo da atividade (A atividade pode ser feita em
grupo, dividindo um tema para cada grupo. História da União Europeia Países que fazem parte da
União Europeia. Como funciona a União
Europeia Objetivos da União
Europeia Porque o Reino Unido não faz
mais parte do Bloco econômico da União Europeia. Sugestão de vídeos para auxilar os
estudantes:
3º aula Etapa
1 e 2: Se possível nesta etapa o professor (a)
diponibiliza para os estudantes assistir os vídeos propostos para melhor
auxiliar os estudantes no aprendizado sobre o conteúdo abordado. Em seguida
solicitar a eles que no caderno descrevam as informações que mais os chamou a
atenção. Europa: aspecto economicos link: https://youtu.be/vF4odWUncN4. Por que o Reino está saindo da União
Europeia? Vídeo disponível no link: https://youtu.be/MYQJ8eJ0EuM
4º aula Etapa
1 e 2: Para aperfeiçoar o conhecimento, oriente os
estudantes a copiar e responder no caderno com muita organização a atividade da
pagina 162 do livro didático de Geografia. Em continuação correção da atividade
e socialização. Na Europa, os estudantes deverão escolher um país europeu e
investigar como sua produção cultural ( cinema, música, literatura) influencia
e é influenciada por sua economia. O resultado será uma apresentação que
destaque essas conexões.
Atividade - Economia e cultura Objetivo: Compreender a
interdependência entre economia e cultura e sua importância na sociedade. Explorar como a economia e a
cultura estão interligada na Europa, os estudantes deverão escolher um país
europeu e investigar como sua produção cultural ( cinema, música, literatura)
influencia e é influenciada por sua economia. O resultado será uma apresentação
que destaque essas conexões. ·
Escolher em grupo um país
europeu para estudar. ·
Pesquisar sobre a cultura
desse país e sua influência econômica. ·
Fazer uma apresentação que
destaque exemplos concretos dessa interação. ·
Incluir gráficos, vídeos ou
amostras de culturas para ilustrar os pontos. ·
Apresentar o trabalho para a
classe, seguido de uma sessão de perguntas e respostas.
Para
iniciar a discussão em grupo, o professor(a) pode pedir que cada grupo
compartilhe brevemente o que descobriu durante as atividades. Incentive os
estudantes a discutirem como as políticas demográficas propostas poderiam ser
implementadas na realidade e quais seriam seus possíveis impactos. Utilize
perguntas como: ·
Quais
foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou ao desenvolver o plano
demográfico? ·
Como
vocês acham que as iniciativas culturais podem ajudar a economia local?
Como as politicas
demográficas propostas podem ser usadas para fomentar o desenvolvimento
econômico? De que maneira as atividades
culturais estudadas podem ser usadas para fomentar o desenvolvimento econômico?
Sugestão: Solicitar aos estudantes a fazer uma pesquisa sobre a
identidade cultural de Portugal, produza um texto sobre as diferenças e
similaridades da identidade cultural do Brasil com a identidade cultural de
Portugal. Sugestão : Para o Projeto de História
com o tema “Ancestralidade
Preta: diversidades, saberes e conhecimento na construção da auto-afirmação da
identidade e protagonista afro-brasileiro”. O professor(a) pode solicitar aos estudantes pesquisar
sobre Xenofobia com brasileiros na Europa” ou culinária afro- brasileiro.
Estimule o estudante a fazer a pesquisa em casa e levar para a escola todo
material apurado para montagem da maleta. Em continuidade divida a sala em
grupos e oriente-os a da início aos trabalhos. Apresentação com explicação
dos grupos. Obs. Utilizar material
reciclado.
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós...
europeu a partir dos aspectos populacionais, para compreender as
características do continente em seus aspectos populacionais, urbanos e
econômicos. • Relacionar o baixo crescimento demográfico e o
envelhecimento da população europeia a fatores socioeconômicos associados à
urbanização e a melhores condições de vida. • Identificar os principais fluxos populacionais
na Europa, relacionando-os ao contexto das migrações internacionais e à
xenofobia, para reconhecer a grande diversidade sociocultural da população
europeia e valorizar a igualdade entre as pessoas, repudiando atitudes
racistas e xenofóbicas. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Metodologia: • Aula expositiva utilizando o livro didático
Geografia espaço e interação. • Iniciar a aula fazendo a exposição do conteúdo
DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO – continente europeu. • Orientar que os estudantes analisem o mapa.
Perguntar o que puderam observar e pedir que respondam oralmente. • Orientá-los a associar a população com a
ajuda dos mapas e do gráfico “Europa: densidade demográfica” (página 124),
“Europa: população urbana (em %)” (página 125) e “Mundo e Europa: taxa média
de crescimento da população Urbana (em %)” (página 125). |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Habilidade: (EF09GE09) É contemplado ao analisar características populacionais
urbanas de países europeus. (EF09GE14)
É abordada na ênfase em interpretar gráficos mapas e analisar dados e
informações sobre a distribuição da população europeia. (EF09GE) Analisar fatos e situações para compreender
a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as
diferentes interpretações: globalização e mundialização. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Desenvolvimento: 1º Etapa, fazer a exposição
do objeto de conhecimento sobre “Distribuição da População – continente
europeu”
iniciando com as perguntas de sondagem. 2º Etapa,
realizar a leitura compartilhada das páginas 124 a 127 com a turma, com
momento de questionamento, discussão e
socialização. Avaliação: Participação nas discussões /. Reflexão final
sobre o aprendizado da aula. |
2º Aula : CRESCIMENTO
DEMAGRÁFICO E ENVELHECIMENTO – Distribuição da População (Continuação). |
Objeto de conhecimento: Manifestações culturais na formação populacional. |
Metodologia: • Sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas; • Resolução de atividades individuais e/ou em
grupos. |
Habilidade: (EF09GE09)
É contemplado ao analisar características populacionais urbanas de países
europeus. |
(EF09GE14) É
abordada na ênfase em interpretar gráficos mapas e analisar dados e
informações sobre a distribuição da população europeia. |
||
Desenvolvimento: 1º Etapa, em seguimento ao
objeto de conhecimento sobre “Crescimento demográfico e envelhecimento-continente
europeu ” com as perguntas de levantamento prévio. 2º Etapa, ao realizar a
leitura compartilhada na aula anterior das páginas 128 a 129, com a turma,
com momento de questionamento, discussão e socialização. 3º Etapa: Após a leitura e interpretação coletiva com
questionamentos e discussão. Orientar aos estudantes a copiar e responder no
caderno a atividade da página 129. Os estudantes irão realizar a atividade de
forma individual e se possível realizar uma correção coletiva. |
||
|
Avaliação: Participação nas discussões / Qualidade na
resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da
aula. |
|
|
||
3º Aula : DIFERENTES
POVOS E CULTURAS – MIGRAÇÕES (CONTINUAÇÃO) |
||
Objeto de conhecimento: Manifestações culturais na formação
populacional. Objetivo: •
Compreender
aspectos do espaço geográfico europeu relacionados às atividades econômicas
que nele se desenvolvem, e, assim, reconhecer a importância das políticas
agrárias na Europa, analisando seus efeitos. •
Analisar os argumentos contrários e favoráveis à energia nuclear,
reconhecendo a importância das manifestações da sociedade civil e o peso da
opinião pública nas políticas sobre o tema. |
||
Metodologia: Levantamento prévio e explanação do objeto
de conhecimento o professor(a) orienta os estudantes a ler as informações
trazidas pelo livro didático nas páginas 130 a 137 sobre e colocar dentro
deste debate seus pontos de vista criando autonomia para realizar atividades
e posteriormente socializar. |
||
|
||
Habilidade: . (EF09GE03)
É apresentada com foco em identificar diferentes manifestações culturais de
minorais étincas como forma de compreender a multiplicidade cultural na
escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças. (EF09GE09) É contemplado ao analisar características populacionais
urbanas de países europeus. (EF09GE14)
É abordada na ênfase em interpretar gráficos mapas e analisar dados e
informações sobre a distribuição da população europeia. (EF09GE15) É
apresentada com foco em comparar e classificar diferentes regiões do mundo
com base em informações em mapas temáticos e com diferentes projeções
cartográficos. |
||
Desenvolvimento: |
||
1º Etapa: Inicie com uma breve explicação do objeto de
conhecimento sobre “Diferentes povos e culturas” geográficas. Solicitar a leitura e interpretação coletiva das
informações trazidas pelo livro didático nas páginas 130,131, 132, 133, 134 e
137. Use exemplos simples e cotidianos para
ilustrar como as pessoas dividem e entendem o espaço ao seu redor. 2º Etapa: Orientar os estudantes a realizar a
atividade 131, 132 ,133 e 137 de forma individual. 3º Etapa:
Realizar uma correção coletiva. |
||
|
Avaliação: Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades
individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula. |
|
|
4º Aula : CONFLITOS E TENSÕES – DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO |
|||||
Objeto de conhecimento: Manifestações culturais na formação
populacional. |
|||||
Metodologia: ·
Sondagem dos conhecimentos prévio através do que foi trabalhado na
aula anterior. ·
Leitura e interpretação de texto com questionamentos, discussão e
socialização. ·
Resolução de atividades individuais e/ ou em grupo. |
|||||
Habilidade: (EF09GE05IT) Analisar fatos e situações para compreender a
integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes
interpretações: globalização em mundialização analisadas a partir da
localidade de convivência. (EF09GE07) Analisar os componentes físico naturais da
Eurásia e os determinantes históricogeográficos de sua divisão em Europa e
Ásia. (EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do
mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais
representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas. |
|||||
Desenvolvimento: 1º Etapa: Promover a leitura coletiva do texto da
página 138 a 143, com questionamentos e discussão. 2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de
forma individual das páginas 140 e 141. 3º Etapa: Realizar uma correção coletiva. Sugestão:
O professor(a) pode orientar os
estudantes através da habilidade (
EF09GE05IT), a pesquisa sobre a empresa de exportação de frutas para a
Europa. E se for possível promover a visita ao local. ( EF09GE05IT) Analisar fatos e situações para compreender a
integração mundial (econômica, politica e cultural), comparando as diferentes
interpretações: globalização em mundialização analisadas a partir da
localidade de convivência. Exportação de frutas para Europa: quais são as
especificações em relação aos outros mercados? https://dclogisticsbrasil.com/exportacao-de-frutas-para-europa-especificaaoes
. . Avaliação: Participação nas discussões / Qualidade na
resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da
aula. 5º Aula : ESPAÇO ECONÔMICO EUROPEU Objeto de conhecimento: Diversidade
Ambiental e as Transformações nas Paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. EF09GE17)
Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da
terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania. (EF09GE18)
Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as
consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de
energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em
diferentes países. (EF09GE18IT) Identificar e
analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de
recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como
termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países,
comparando com o Brasil e a Bahia. Metodologia: ·
Através do que foi trabalhado na aula anterior, levantameno prévio dos
conhecimentos. ·
Leitura e interpretação de texto com questionamentos, discussão e
socialização; ·
Resolução de atividades individuais e/ ou em grupo. Desenvolvimento: 1º Etapa: Promover a leitura coletiva do texto da
página 144 a 159, com questionamentos e discussão. 2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de
forma individual das páginas 154 e 155. 3º Etapa: Realizar uma correção coletiva. Avaliação: Participação nas
discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão
final sobre o aprendizado da aula. 6º Aula : ÁSIA – TERRITÓRIO E NATUREZA Metodologia: ·
Leitura e interpretação de texto com questionamentos, discussão e
socialização; ·
Resolução de atividades individuais e/ ou em grupo. Desenvolvimento: 1º Etapa: Orientar os estudantes a leitura coletiva do
texto da página 160 a 169, com questionamentos e discussão. 2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de
forma individual das páginas 163,166 e 167. 3º Etapa: Realizar uma correção coletiva. Avaliação: Participação nas
discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão
final sobre o aprendizado da aula. |
|||||
|
|
|
|||
|
|
||||
|
|||||
Avaliação: Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades
individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula. |
|
|
|||
|
Obs. O professor(a) é livre fazer
modificações ou utilizar outro material complementar desde que trabalhe o
objeto de conheimento e habilidade. |
|
|
|
Exportação
de frutas para Europa: quais são são as especificações em relação aos outros
mercados? |
|
htt://dclogisticsbrasil.com/exportacao-de-frutas-para-europa-especificacoes/ |
|
1º Aula
Etapa 1e 2: Nesta
etapa se possível disponibilizar para os estudantes assistir o vídeo sobre “Europa: População e economia” que esta
disponível no link: https://youtu.be/BLPkq4uT8TI . O solicitar a leitura compartilhada do
conteúdo do capítulo 6, páginas 122 a 137 do livro didático de Geografia, em
seguida deixar espaço durante a aulas para comentários e socialização do vídeo.
Insentivando-os
a fazer um resumo das informações que mais o chamou a atenção!
Leitura do texto:
Economia da Europa
A Europa apresenta uma economia
extremamente desenvolvida e
industrializada. O continente é um importante centro mundial de produção e
também de consumo de bens industrializados. A maior parte dos países europeus
possui um setor primário desenvolvido,
um setor secundário baseado
na produção de bens de alto valor agregado e, ainda, um setor terciário ancorado
nos serviços e no turismo. A Europa possui na atualidade o maior bloco econômico do mundo, a União Europeia, formada por 27
países do continente.
A agropecuária
europeia apresenta elevada produtividade, em
razão do alto nível de mecanização e utilização de insumos agrícolas. São
produzidos alimentos como trigo, batata, beterraba, centeio, aveia, carnes
diversas, leites e derivados, entre outros. Já o extrativismo é limitado em razão das condições geográficas do
continente, que não apresenta muitos recursos naturais. Mesmo assim, na Europa
há reservas importantes de petróleo, gás natural, carvão mineral, ferro e
manganês.
O setor secundário é marcado por indústrias de transformação e de bens de
tecnologia. São destaque as indústrias de eletrônicos, produtos
farmacêuticos, equipamentos de transportes, entre outros. A maior parte da
indústria europeia está concentrada na porção ocidental do continente, em
países como Alemanha, França e Suíça. A Europa possui diversos centros de
pesquisa e desenvolvimento, assim como um elevado capital humano, que favorece
o desenvolvimento de indústrias de alta tecnologia.
Já o setor terciário é marcado pela grande oferta de redes de transporte e
telecomunicações, que possibilitam a ampla
atuação dos setores de comércio e serviços do continente. A Europa possui
uma extensa rede de serviços bancários, educacionais e de telecomunicações,
assim como sedia as principais organizações mundiais públicas e privadas. A
maior parte dos países europeus tem ainda como ramo importante da economia o
turismo. O continente europeu é um dos
centros do turismo mundial e possui uma ótima infraestrutura hoteleira e de
equipamentos de lazer.
ETAPA 2:
Após assistir o vídeo ou fazer a leitura do texto, sugerir aos estudantes a
fazer a atividade da pagina (115 ) do livro didatico Araribá Mais Geografia
.
2º aula
ETAPA
1: Nesta etapa dando continuidade ao conteúdo, o professor
(a) pode orientar aos estudantes a fazer a
leitura comentada do texto sobre
a “União Europeia”em seguida estimular aos alunos a comentar sobre o que mais o
chamou a atenção.
União Europeia
União
Europeia é o principal bloco econômico do mundo. Seus países-membros contam com
um elevado nível de integração, inclusive com o uso de moeda única.
A
União Europeia é o principal bloco econômico do
mundo. Ela reúne países altamente desenvolvidos e industrializados do
continente europeu. Tem como objetivo principal a integração econômica e
política entre os países-membros. Possui como mecanismo de funcionamento
diversos órgãos supranacionais, que decidem questões internas ao bloco.
Atualmente, a União Europeia
é composta por 27 países-membros, com destaque para Alemanha, França e Itália.
O bloco representa o mais elevado nível de integração econômica e monetária,
especialmente por meio da adoção de moeda única, o euro.
Resumo
sobre União Europeia
● A
União Europeia foi formada, em 1992, por meio do Tratado de
Maastricht,
acordo político-econômico assinado por 12 países europeus.
● A
integração europeia, no entanto, foi iniciada, em 1944, pela integração
pioneira dos países Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos.
● A
formação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço também foi uma importante
percursora da constituição da União Europeia.
● Atualmente,
a União Europeia conta com 27 países-membros. Houve, nos últimos anos, a saída
do Reino Unido e a entrada da Croácia.
● Possui
diversas instâncias que permitem o adequado funcionamento do bloco, inclusive
por meio da adoção de moeda comum.
● Um
dos seus principais objetivos é garantir a livre circulação de pessoas,
mercadorias e serviços entre os países-membros.
ETAPA
2: Nesta etapa depois da leitura comentada estimular aos
estudantes a uma atividade lúdica, com a orientação do professor(a).
1-Sugestão de atividade.
Um varal ou jornal
informativo, com algumas informações sobre o bloco econômico da União Europeia.
Conteúdo da atividade (A atividade pode ser feita em
grupo, dividindo um tema para cada grupo.
História da União Europeia
Países que fazem parte da
União Europeia.
Como funciona a União
Europeia
Objetivos da União
Europeia
Porque o Reino Unido não faz
mais parte do Bloco econômico da União Europeia.
Sugestão de vídeos para
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|||||
Tema: Ancestralidade Preta: diversidades,
saberes e conhecimento na construção da auto-afirmação da identidade e
protagonista afro-brasileiro. Subtema: Geografia e conhecimento na construção da
auto-afirmação da identidade e protagonista afro-brasileiro. |
Unidade Temática: Natureza Ambientes e Qualidade de Vida. Objetos do conhecimento: Manifestações culturais na
formação populacional. |
||||
Ano: |
9º |
Período: |
07 /10 a 31/10/24 |
Nº de Aulas: 6 |
|
|
|
|
|||
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|||||
1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação
sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de
resolução de problemas. 2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a
compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. |
|||||
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|||||
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
c.
Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender
ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência
socioambiental onstrução de ump
sociedade justa, democrática e inclusiva. 7. Construir
argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental .Agir
pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade
,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões
socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e
solidários. |
|||||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|||||
Autonomia;
autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
|||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|||||
OBS: Professores, essa sequência terá uma duração
de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim
teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação
de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. |
|||||
Sugestão:
Iniciar os trabalhos abordando sobre o Ancestralidade
Preta: Diservidade; saberes e conhecimentos na Construção da Autoafirmação da
Identidade e Protagonismo Afrobrasileiro, que será
trabalhado durante a sequência didática.
Observação: Trabalhar a Xenofóbia a questão da xenofóbia na
Europa.
Sugestão: o professor (a) pode
promover uma roda de convesa dando a oportunidade do estudante através de
questionamento e socialização. Em seguida orienta –los a fazer uma parodia
sobre o conteúdo, ou uma pesquisa com apresentação de pessoas muito conhecidas
no Brasil que sofreu algum tipo de xenofobia no Continente Europeu.
1º AULA: DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO – CONTINENTE EUROPEU
Objeto de conhecimento: Manifestações
culturais na formação populacional.
Objetivo:
• Compreender aspectos do espaço gegráfico
europeu a partir dos aspectos populacionais, para compreender as
características do continente em seus aspectos populacionais, urbanos e
econômicos. • Relacionar o baixo crescimento demográfico e o
envelhecimento da população europeia a fatores socioeconômicos associados à
urbanização e a melhores condições de vida. • Identificar os principais fluxos populocionais
na Europa, relacionando-os ao contexto das migrações internacionais e à
xenofobia, para reconhecer a grande diversidade sociocultural da população
europeia e valorizar a igualdade entre as pessoas, repudiando atitudes
racistas e xenofóbicas. |
Metodologia: • Aula expositiva utilizando o livro didático
Geografia espaço e interação. • Iniciar a aula fazendo a exposição do conteúdo
DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO – continente europeu. • Orientar que os estudantes analisem o mapa.
Perguntar o que puderam observar e pedir que respondam oralmente. • Orientá--los a associar a população com a
ajuda dos mapas e do gráfico “Europa: densidade demográfica” (página 124),
“Europa: população urbana (em %)” (página 125) e “Mundo e Europa: taxa média
de crescimento da população Urbana (em %)” (página 125). |
Habilidade: (EF09GE09) É contemplado ao analisar características populacionais
urbanas de países europeus. (EF09GE14)
É abordada na ênfase em interpretar gráficos mapas e analisar dados e
informações sobre a distribuição da população europeia. (EF09GE) Analisar fatos e situações para compreender
a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as
diferentes interpretações: globalização e mundialização. |
Desenvolvimento: 1º Etapa, fazer a exposição
do objeto de conhecimento sobre “Distribuição da População – continente
europeu”
iniciando com as perguntas de sondagem. 2º Etapa,
realizar a leitura compartilhada das páginas 124 a 127 com a turma, com
momento de questionamento, discussão e
socialização. Avaliação: Participação nas discussões /. Reflexão final
sobre o aprendizado da aula. |
2º Aula : CRESCIMENTO
DEMAGRÁFICO E ENVELHECIMENTO – Distribuição da População (Continuação). |
Objeto de conhecimento: Manifestações culturais na formação populacional. |
Metodologia: • Sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas; • Resolução de atividades individuais e/ou em
grupos. |
Habilidade: (EF09GE09)
É contemplado ao analisar características populacionais urbanas de países
europeus. |
(EF09GE14) É
abordada na ênfase em interpretar gráficos mapas e analisar dados e
informações sobre a distribuição da população europeia. |
||
Desenvolvimento: 1º Etapa, em seguimento ao
objeto de conhecimento sobre “Crescimento demográfico e envelhecimento-continente
europeu ” com as perguntas de levantamento prévio. 2º Etapa, ao realizar a
leitura compartilhada na aula anterior das páginas 128 a 129, com a turma,
com momento de questionamento, discussão e socialização. 3º Etapa: Após a leitura e interpretação coletiva com
questionamentos e discussão. Orientar aos estudantes a copiar e responder no
caderno a atividade da página 129. Os estudantes irão realizar a atividade de
forma individual e se possível realizar uma correção coletiva. |
||
|
Avaliação: Participação nas discussões / Qualidade na
resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da
aula. |
|
|
||
3º Aula : DIFERENTES
POVOS E CULTURAS – MIGRAÇÕES (CONTINUAÇÃO) |
||
Objeto de conhecimento: Manifestações culturais na formação
populacional. Objetivo: •
Comeogpreender
aspectos do espaço geográfico europeu relacionados às atividades econômicas
que nele se desenvolvem, e, assim, reconhecer a importância das políticas
agrárias na Europa, analisando seus efeitos. •
Analisar os argumentos contrários e favoráveis à energia nuclear,
reconhecendo a importância das manifestações da sociedade civil e o peso da
opinião pública nas políticas sobre o tema. |
||
Metodologia: Levantamento prévio e explanação do objeto
de conhecimento o professor(a) orienta os estudantes a ler as informações
trazidas pelo livro didático nas páginas 130 a 137 sobre e colocar dentro
deste debate seus pontos de vista criando autonomia para realizar atividades
e posteriormente socializar. |
||
|
||
Habilidade: . (EF09GE03)
É apresentada com foco em identificar diferentes manifestações culturais de
minorais étincas como forma de compreender a multiplicidade cultural na
escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças. (EF09GE09) É contemplado ao analisar características populacionais
urbanas de países europeus. (EF09GE14)
É abordada na ênfase em interpretar gráficos mapas e analisar dados e
informações sobre a distribuição da população europeia. (EF09GE15) É
apresentada com foco em comparar e classificar diferentes regiões do mundo
com base em informações em mapas temáticos e com diferentes projeções
cartográficos. |
||
Desenvolvimento: |
||
1º Etapa: Inicie com uma breve explicação do objeto de
conhecimento sobre “Diferentes povos e culturas” geográficas. Solicitar a leitura e interpretação coletiva das
informações trazidas pelo livro didático nas páginas 130,131, 132, 133, 134 e
137. Use exemplos simples e cotidianos para
ilustrar como as pessoas dividem e entendem o espaço ao seu redor. 2º Etapa: Orientar os estudantes a realizar a
atividade 131, 132 ,133 e 137 de forma individual. 3º Etapa:
Realizar uma correção coletiva. |
||
|
Avaliação:
Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades
individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula. |
|
|
4º Aula : CONFLITOS E TENSÕES – DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO |
|||||
Objeto de conhecimento: Manifestações culturais na formação
populacional. |
|||||
Metodologia: ·
Sondagem dos conhecimentos prévio através do que foi trabalhado na
aula anterior. ·
Leitura e interpretação de texto com questionamentos, discussão e
socialização. ·
Resolução de atividades individuais e/ ou em grupo. |
|||||
Habilidade: (EF09GE05IT) Analisar fatos e situações para compreender a
integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes
interpretações: globalização em mundialização analisadas a partir da
localidade de convivência. (EF09GE07) Analisar os componentes físico naturais da
Eurásia e os determinantes históricogeográficos de sua divisão em Europa e
Ásia. (EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do
mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais
representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas. |
|||||
Desenvolvimento: 1º Etapa: Promover a leitura coletiva do texto da
página 138 a 143, com questionamentos e discussão. 2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de
forma individual das páginas 140 e 141. 3º Etapa: Realizar uma correção coletiva. Sugestão:
O professor(a) pode orientar os
estudantes através da habilidade (
EF09GE05IT), a pesquisa sobre a empresa de exportação de frutas para a
Europa. E se for possível promover a visita ao local. ( EF09GE05IT) Analisar fatos e situações para compreender a
integração mundial (econômica, politica e cultural), comparando as diferentes
interpretações: globalização em mundialização analisadas a partir da
localidade de convivência. Exportação de frutas para Europa: quais são as
especificações em relação aos outros mercados? https://dclogisticsbrasil.com/exportacao-de-frutas-para-europa-especificaaoes
. . Avaliação: Participação nas discussões / Qualidade na
resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da
aula. 5º Aula : ESPAÇO ECONÔMICO EUROPEU Objeto de conhecimento: Diversidade
Ambiental e as Transformações nas Paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania. EF09GE17)
Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da
terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania. (EF09GE18)
Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as
consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de
energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em
diferentes países. (EF09GE18IT) Identificar e
analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de
recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como
termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países,
comparando com o Brasil e a Bahia. Metodologia: ·
Através do que foi trabalhado na aula anterior, levantameno prévio dos
conhecimentos. ·
Leitura e interpretação de texto com questionamentos, discussão e
socialização; ·
Resolução de atividades individuais e/ ou em grupo. Desenvolvimento: 1º Etapa: Promover a leitura coletiva do texto da
página 144 a 159, com questionamentos e discussão. 2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de
forma individual das páginas 154 e 155. 3º Etapa: Realizar uma correção coletiva. Avaliação: Participação nas
discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão
final sobre o aprendizado da aula. 6º Aula : ÁSIA – TERRITÓRIO E NATUREZA Metodologia: ·
Leitura e interpretação de texto com questionamentos, discussão e
socialização; ·
Resolução de atividades individuais e/ ou em grupo. Desenvolvimento: 1º Etapa: Orientar os estudantes a leitura coletiva do
texto da página 160 a 169, com questionamentos e discussão. 2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de
forma individual das páginas 163,166 e 167. 3º Etapa: Realizar uma correção coletiva. Avaliação: Participação nas
discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão
final sobre o aprendizado da aula.
|
|||||
|
|
|
|||
|
|
||||
|
|||||
Avaliação: Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades
individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula. |
|
|
|||
|
Obs. O professor(a) é livre fazer
modificações ou utilizar outro material complementar desde que trabalhe o
objeto de conheimento e habilidade. |
|
|
|
Exportação
de frutas para Europa: quais são são as especificações em relação aos outros
mercados? |
|
htt://dclogisticsbrasil.com/exportacao-de-frutas-para-europa-especificacoes/ |
|
1º Aula
Etapa 1e 2: Nesta
etapa se possível disponíbilizar para os estudantes assistir o vídeo sobre “Europa: População e economia” que esta
disponível no link: https://youtu.be/BLPkq4uT8TI . O solicitar a leitura compartilhada do
conteúdo do capítulo 6, páginas 122 a 137 do livro didático de Geografia, em
seguida deixar espaço durante a aulas para comentários e socialização do vídeo.
Insentivando-os
a fazer um resumo das informações que mais o chamou a atenção!
Leitura do texto:
Economia da Europa
A Europa apresenta uma economia
extremamente desenvolvida e
industrializada. O continente é um importante centro mundial de produção e
também de consumo de bens industrializados. A maior parte dos países europeus
possui um setor primário desenvolvido,
um setor secundário baseado
na produção de bens de alto valor agregado e, ainda, um setor terciário ancorado
nos serviços e no turismo. A Europa possui na atualidade o maior bloco econômico do mundo, a União Europeia, formada por 27
países do continente.
A agropecuária
europeia apresenta elevada produtividade, em
razão do alto nível de mecanização e utilização de insumos agrícolas. São
produzidos alimentos como trigo, batata, beterraba, centeio, aveia, carnes
diversas, leites e derivados, entre outros. Já o extrativismo é limitado em razão das condições geográficas do
continente, que não apresenta muitos recursos naturais. Mesmo assim, na Europa
há reservas importantes de petróleo, gás natural, carvão mineral, ferro e
manganês.
O setor secundário é marcado por indústrias de transformação e de bens de
tecnologia. São destaque as indústrias de eletrônicos, produtos
farmacêuticos, equipamentos de transportes, entre outros. A maior parte da
indústria europeia está concentrada na porção ocidental do continente, em
países como Alemanha, França e Suíça. A Europa possui diversos centros de
pesquisa e desenvolvimento, assim como um elevado capital humano, que favorece
o desenvolvimento de indústrias de alta tecnologia.
Já o setor terciário é marcado pela grande oferta de redes de transporte e
telecomunicações, que possibilitam a ampla
atuação dos setores de comércio e serviços do continente. A Europa possui
uma extensa rede de serviços bancários, educacionais e de telecomunicações,
assim como sedia as principais organizações mundiais públicas e privadas. A
maior parte dos países europeus tem ainda como ramo importante da economia o
turismo. O continente europeu é um dos
centros do turismo mundial e possui uma ótima infraestrutura hoteleira e de
equipamentos de lazer.
ETAPA 2:
Após assistir o vídeo ou fazer a leitura do texto, sugerir aos estudantes a
fazer a atividade da pagina (115 ) do livro didatico Araribá Mais Geografia
.
2º aula
ETAPA
1: Nesta etapa dando continuidade ao conteúdo, o professor
(a) pode orientar aos estudantes a fazer a
leitura comentada do texto sobre
a “União Europeia”em seguida estimular aos alunos a comentar sobre o que mais o
chamou a atenção.
União Europeia
União
Europeia é o principal bloco econômico do mundo. Seus países-membros contam com
um elevado nível de integração, inclusive com o uso de moeda única.
A
União Europeia é o principal bloco econômico do
mundo. Ela reúne países altamente desenvolvidos e industrializados do
continente europeu. Tem como objetivo principal a integração econômica e
política entre os países-membros. Possui como mecanismo de funcionamento
diversos órgãos supranacionais, que decidem questões internas ao bloco.
Atualmente, a União Europeia
é composta por 27 países-membros, com destaque para Alemanha, França e Itália.
O bloco representa o mais elevado nível de integração econômica e monetária,
especialmente por meio da adoção de moeda única, o euro.
Resumo
sobre União Europeia
● A
União Europeia foi formada, em 1992, por meio do Tratado de
Maastricht,
acordo político-econômico assinado por 12 países europeus.
● A
integração europeia, no entanto, foi iniciada, em 1944, pela integração
pioneira dos países Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos.
● A
formação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço também foi uma importante
percursora da constituição da União Europeia.
● Atualmente,
a União Europeia conta com 27 países-membros. Houve, nos últimos anos, a saída
do Reino Unido e a entrada da Croácia.
● Possui
diversas instâncias que permitem o adequado funcionamento do bloco, inclusive
por meio da adoção de moeda comum.
● Um
dos seus principais objetivos é garantir a livre circulação de pessoas,
mercadorias e serviços entre os países-membros.
ETAPA
2: Nesta etapa depois da leitura comentada estimular aos
estudantes a uma atividade lúdica, com a orientação do professor(a).
1-Sugestão de atividade.
Um varal ou jornal
informativo, com algumas informações sobre o bloco econômico da União Europeia.
Conteúdo da atividade (A atividade pode ser feita em
grupo, dividindo um tema para cada grupo.
História da União Europeia
Países que fazem parte da
União Europeia.
Como funciona a União
Europeia
Objetivos da União
Europeia
Porque o Reino Unido não faz
mais parte do Bloco econômico da União Europeia.
Sugestão de vídeos para auxilar os
estudantes:
3º aula
Etapa
1 e 2: Se possível nesta etapa o professor (a)
diponibiliza para os estudantes assistir os vídeos propostos para melhor
auxiliar os estudantes no aprendizado sobre o conteúdo abordado. Em seguida
solicitar a eles que no caderno descrevam as informações que mais os chamou a
atenção.
Europa: aspecto economicos link: https://youtu.be/vF4odWUncN4.
Por que o Reino está saindo da União
Europeia? Vídeo disponível no link: https://youtu.be/MYQJ8eJ0EuM
4º aula
Etapa
1 e 2: Para aperfeiçoar o conhecimento, oriente os
estudantes a copiar e responder no caderno com muita organização a atividade da
pagina 162 do livro didático de Geografia. Em continuação correção da atividade
e socialização. Na Europa, os estudantes deverão escolher um país europeu e
investigar como sua produção cultural ( cinema, música, literatura) influencia
e é influenciada por sua economia. O resultado será uma apresentação que
destaque essas conexões.
Atividade - Economia e cultura
Objetivo: Compreender a
interdependência entre economia e cultura e sua importância na sociedade.
Explorar como a economia e a
cultura estão interligada na Europa, os estudantes deverão escolher um país
europeu e investigar como sua produção cultural ( cinema, música, literatura)
influencia e é influenciada por sua economia. O resultado será uma apresentação
que destaque essas conexões.
·
Escolher em grupo um país
europeu para estudar.
·
Pesquisar sobre a cultura
desse país e sua influência econômica.
·
Fazer uma apresentação que
destaque exemplos concretos dessa interação.
·
Incluir gráficos, vídeos ou
amostras de culturas para ilustrar os pontos.
·
Apresentar o trabalho para a
classe, seguido de uma sessão de perguntas e respostas.
Para
iniciar a discussão em grupo, o professor(a) pode pedir que cada grupo
compartilhe brevemente o que descobriu durante as atividades. Incentive os
estudantes a discutirem como as políticas demográficas propostas poderiam ser
implementadas na realidade e quais seriam seus possíveis impactos. Utilize
perguntas como:
·
Quais
foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou ao desenvolver o plano
demográfico?
·
Como
vocês acham que as iniciativas culturais podem ajudar a economia local?
Como as politicas
demográficas propostas podem ser usadas para fomentar o desenvolvimento
econômico?
De que maneira as atividades
culturais estudadas podem ser usadas para fomentar o desenvolvimento econômico?
Sugestão: Solicitar aos estudantes a fazer uma pesquisa sobre a
identidade cultural de Portugal, produza um texto sobre as diferenças e
similaridades da identidade cultural do Brasil com a identidade cultural de
Portugal.
Sugestão : Para o Projeto de História
com o tema “Ancestralidade
Preta: diversidades, saberes e conhecimento na construção da auto-afirmação da
identidade e protagonista afro-brasileiro”. O professor(a) pode solicitar aos estudantes pesquisar
sobre Xenofobia com brasileiros na Europa” ou culinária afro- brasileiro.
Estimule o estudante a fazer a pesquisa em casa e levar para a escola todo
material apurado para montagem da maleta. Em continuidade divida a sala em
grupos e oriente-os a da início aos trabalhos.
Apresentação com explicação
dos grupos.
Obs. Utilizar material
reciclado.
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós...
os
estudantes:
3º aula
Etapa
1 e 2: Se possível nesta etapa o professor (a)
diponibiliza para os estudantes assistir os vídeos propostos para melhor
auxiliar os estudantes no aprendizado sobre o conteúdo abordado. Em seguida
solicitar a eles que no caderno descrevam as informações que mais os chamou a
atenção.
Europa: aspecto economicos link: https://youtu.be/vF4odWUncN4.
Por que o Reino está saindo da União
Europeia? Vídeo disponível no link: https://youtu.be/MYQJ8eJ0EuM
4º aula
Etapa
1 e 2: Para aperfeiçoar o conhecimento, oriente os
estudantes a copiar e responder no caderno com muita organização a atividade da
pagina 162 do livro didático de Geografia. Em continuação correção da atividade
e socialização. Na Europa, os estudantes deverão escolher um país europeu e
investigar como sua produção cultural ( cinema, música, literatura) influencia
e é influenciada por sua economia. O resultado será uma apresentação que
destaque essas conexões.
Atividade - Economia e cultura
Objetivo: Compreender a
interdependência entre economia e cultura e sua importância na sociedade.
Explorar como a economia e a
cultura estão interligada na Europa, os estudantes deverão escolher um país
europeu e investigar como sua produção cultural ( cinema, música, literatura)
influencia e é influenciada por sua economia. O resultado será uma apresentação
que destaque essas conexões.
·
Escolher em grupo um país
europeu para estudar.
·
Pesquisar sobre a cultura
desse país e sua influência econômica.
·
Fazer uma apresentação que
destaque exemplos concretos dessa interação.
·
Incluir gráficos, vídeos ou
amostras de culturas para ilustrar os pontos.
·
Apresentar o trabalho para a
classe, seguido de uma sessão de perguntas e respostas.
Para
iniciar a discussão em grupo, o professor(a) pode pedir que cada grupo
compartilhe brevemente o que descobriu durante as atividades. Incentive os
estudantes a discutirem como as políticas demográficas propostas poderiam ser
implementadas na realidade e quais seriam seus possíveis impactos. Utilize
perguntas como:
·
Quais
foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou ao desenvolver o plano
demográfico?
·
Como
vocês acham que as iniciativas culturais podem ajudar a economia local?
Como as politicas
demográficas propostas podem ser usadas para fomentar o desenvolvimento
econômico?
De que maneira as atividades
culturais estudadas podem ser usadas para fomentar o desenvolvimento econômico?
Sugestão: Solicitar aos estudantes a fazer uma pesquisa sobre a
identidade cultural de Portugal, produza um texto sobre as diferenças e
similaridades da identidade cultural do Brasil com a identidade cultural de
Portugal.
Sugestão : Para o Projeto de História
com o tema “Ancestralidade
Preta: diversidades, saberes e conhecimento na construção da auto-afirmação da
identidade e protagonista afro-brasileiro”. O professor(a) pode solicitar aos estudantes pesquisar
sobre Xenofobia com brasileiros na Europa” ou culinária afro- brasileiro.
Estimule o estudante a fazer a pesquisa em casa e levar para a escola todo
material apurado para montagem da maleta. Em continuidade divida a sala em
grupos e oriente-os a da início aos trabalhos.
Apresentação com explicação
dos grupos.
Obs. Utilizar material
reciclado.
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário