9º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 8º ANO - 2023

 

                                            SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA :  Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da Independência da Bahia. 

Subtema:  A importância da Territorialidade na América.

Unidade Temática: Natureza Ambientes e Qualidade de Vida.

Objetos do Conhecimento:  Identidade e Interculturalidades Regionais: Estados Unidos da América, América Espanhola e Portuguesa e África.

Objetivo geral:      

 Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano:                           Período: 20/11 a 01/12/2023                                         Nº de Aulas: 4

                                                                      HABILIDADES

 EF08GE09: Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

 EF08GE05: Aplicar os conceiotos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

EF08GE18: Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América.

(EF08GE18IT) Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América, comparando com o Brasil, a Bahia em unidade territorial de vivencia.

 

         COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da  natureza ao longo da história.

             COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

    COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                   ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes, ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

 “Multiculturalismo é o reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um, as diferenças às quais o multiculturalismo se refere são diferenças de valores, de costumes, culturas e etc. Posto que se trate de indivíduos de raças diferentes entre si”.

 

Na visão deAraújo (2013,infoescola).

                                                                    1ªAula

 

ETAPA 1: Nesta etapa levantamento prévio sobre a aula anterior, em seguida explanação sobre

“O continente africano” .Orientar a leitura comenta que se encontra no livro Arariba Mais Geografia nas paginas 221 a 230, levando o estudante a oportunidade de aprender mais ou disponibilizar o texto que se encontra na apostila.

                                                    O CONTINENTE AFRICANO

 https://static.todamateria.com.br/upload/ma/pa/maparegioesdaafrica.jpgO continente africano é o terceiro maior continente do mundo em extensão territorial.

O relevo africano é constituído principalmente por planaltos antigos e desgastados e por algumas porções mais altas resultantes de processos tectônicos recentes. As planícies são encontradas nas áreas litorâneas e ao longo das margens de rios.

Os rios africanos nascem nas áreas de maior altitude e são utilizados há milhares de anos para a irrigação (permitindo a prática agrícola), o transporte de pessoas e produtos e a geração de energia elétrica. As duas maiores bacias hidrográficas são a do Rio Congo e a do Rio Nilo.  No continente africano, os climas predominantes são: equatorial, tropical, desértico e semiárido.

 As formações vegetais estão associadas aos diferentes climas do continente, predominando as florestas tropical e equatorial, as savanas, as estepes, as pradarias e a vegetação de deserto.

Os principais problemas ambientais do continente africano são o desmatamento, a desertificação e a escassez de água.

Na Conferência de Berlim (1884-1885), os países europeus estabeleceram os limites de seus territórios na África, não considerando a distribuição das populações nativas. Com isso, grupos nativos rivais ficaram confinados entre as mesmas fronteiras e grupos com semelhanças étnicas e culturais foram separados.

 Do final do século XIX até cerca de 1940, os europeus colonizadores exploraram o território africano, sobretudo, para a extração de minérios e o cultivo de produtos tropicais em grandes propriedades.

 A África apresenta características decorrentes do processo de colonização. Após a independência dos países africanos, a maior parte das fronteiras foi mantida e os conflitos étnicos e as tensões políticas permaneceram.

 A regionalização da África mais utilizada é a que divide o continente em Norte da África (formado por países de maioria árabe e islâmica) e África Subsaariana (formada por países marcados pela exploração colonial recente e pelos problemas políticos e sociais resultantes dessa exploração).

 A regionalização da África proposta pela ONU divide-a em cinco regiões: África Setentrional, África Ocidental, África Central, África Oriental e África Meridional.

 O continente africano é o segundo continente mais populoso, mas a África não é muito povoada: o continente possui extensas regiões com baixa densidade demográfica e algumas com grande concentração populacional.

 Em 2018, cerca de 63% da população africana vivia no campo, mas a porcentagem da população urbana do continente está em ascensão.

 O continente africano possui grande diversidade cultural. Por causa do processo de escravização que levou forçadamente povos africanos às colônias da América, a cultura africana é muito presente nesse continente.

 A maioria dos países africanos apresenta indicadores sociais e econômicos que revelam as precárias condições de vida de seus habitantes em relação a saúde, alimentação, saneamento básico e educação.

                                                                                      Caderno de atividades Araribá Mais Geografia

                                                                 2ªAula

 

ETAPA 1 e 2: O professor(a) se possível pode utilizar o vídeo sobre o continente africano link:  https://youtu.be/sLML3Nrn9Wc.

ETAPA 2: Após a leitura comentada solicitar uma atividade da página 230  no livro Arariba Mais Geografia ou uma outra atividade promovida pelo professor(a). Em continuidade fazer a correção da atividade.

                                                       Atividade complementar

 

1. Com a regionalização, marque a alternativa que indica da África que é formada por países marcados pela exploração colonial recente e pelos problemas políticos e sociais resultantes dessa exploração.

 

 a) a África do Norte                            b) África Subsaariana

 

 

2. Quais as duas maiores bacias hidrográficas do continente africano?

____________________________________________________________________________________

3. A regionalização da África proposta pela ONU divide-a em cinco regiões quais são elas?

 

 

4. Quais as vegetações predominantes no continente americano?

____________________________________________________________________________________

 

5.    Faça a leitura do seguinte texto e preencha as lacunas com palavras da caixa:

 

GOSTOS - COZINHA - INGREDIENTES - ESPECIARIAS - CULTURAS – COMIDA

______________________________________________________________________________________________

 

 O Brasil tem uma culinária original e expressiva. Por mais de 500 anos, os brasileiros assimilaram e transformou a cozinha europeia, especialmente a portuguesa, com _______________ trazida pelos colonizadores do oriente (China e Índia) e acrescentando _______________ da culinária africana e nativa. [...] Foram as _______________ trocas, portanto, a união de modos de vida distintos experiências, etnias e _______________, a miscigenação de _______________, formas e aromas, que criaram uma nova e rica _______________: a culinária brasileira.

 

                                    

                                                                   

                                                                     3ªAula

 

ETAPA 1 e 2:Nesta etapa fazer levantamento prévio da aula anterior e revisão dos conteúdos trabalhados no 3º Trimestre , promover um momento de escuta e tirá dúvidas. Em seguida o professor(a) pode utiliza a atividade como  recuperação ou promover outra atividade.

Sugestão:

                                                  Atividade de recuperação

 

ALUNO (A): ________________________________________ SÉRIE:  8ºANO _____

 

                                                                       Tema: América

 

1. Qual a denominação correta para o conjunto de países destacados no mapa abaixo?

a) América andina

b) América platina

c) América insular

d) América continental

e) América espanhola

 

2. “(…) é o maior continente em extensão norte–sul localizado no Hemisfério Ocidental e compreende uma área total de 42.189.120 km2. O continente é habitado por cerca de 902.892.047 pessoas, e nele são faladas diversas línguas, como espanhol, inglês, português, francês, neerlandês e línguas nativas. O continente é constituído por 35 países e 18 territórios independentes. Os países são banhados pelos oceanos Atlântico e Pacífico.”

SOUSA, Rafaela. América. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/america-3.htm.

O enunciado faz menção a um dos continentes do planeta Terra. Marque a alternativa que o indica corretamente.

a) Ásia

b) América

c) África

d) Europa

e) Oceania

3. O subcontinente americano formado por uma porção continental e uma porção insular, compreendendo países independentes e ainda sem independência, abrange uma área de 742.204 km2 e é habitado por cerca de 92 milhões de habitantes.

As informações fazem referência à qual porção da América?

a) América do Sul

b) América Central

c) América Andina

d) América Anglo-Saxônica

e) América do Norte

4. A industrialização do continente americano não ocorreu ao mesmo tempo e da mesma forma em suas regiões. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

a) Na América Andina, as indústrias são mais desenvolvidas que na América Platina.

b) As regiões situadas ao norte do Brasil industrializaram-se com a Argentina.

c) Na América do Norte, as regiões perto do Atlântico se industrializaram primeiro.

d) As indústrias da América Central produzem apenas para os Estados Unidos.

e) No Brasil, as indústrias encontram-se uniformemente distribuídas pelo país.

5. No mapa abaixo, estão destacados os países localizados na América do Sul e conhecidos como países platinos:

Formam esse conjunto a Argentina, o Paraguai e o Uruguai. Marque a alternativa que indica corretamente a característica em comum desses territórios e que os denomina América Platina.

a) São os países colonizados por povos não ibéricos.

b) São os países que possuem a cordilheira dos Andes em seus territórios.

c) Sofreram colonização de povoamento por países europeus.

d) São banhados por rios da bacia Platina.

e) Possuem economias desenvolvidas.

6. O mapa representa a regionalização da América em Anglo-Saxônica e Latina.

 

 

Para esse modelo de regionalização, quais fatores são considerados?

a)    A localização geográfica dos territórios.

b)    ) As características climáticas dos países.

c)    ) A distribuição da população pelo território.

d)    ) Os aspectos históricos e culturais.

e)    ) As estruturas do relevo.

 7. A África é dividida em duas grandes regiões, sendo uma delas a característica sociocultural com predominância de populações praticantes do islamismo. Assinale a alternativa que afirma essa grande região.

a) a África do Norte                            b) África Subsaariana

 

 8.Com a regionalização, marque a alternativa que indica da África que é formada por países marcados pela exploração colonial recente e pelos problemas políticos e sociais resultantes dessa exploração.

 

 a) a África do Norte                            b) África Subsaariana

 

9. Marque a afirmativa que indica as duas maiores bacias hidrográficas do continente africano.

 

a)    Bacia Amazônica e bacia de São Francisco       b) bacia do Congo e a bacia do Nilo

 

                                                                4ªAula

ETAPA 1 e 2: O professor(a) nestas etapas pode fazer a correção das atividades e socialização.

Sugestão: Dinâmica com os estudantes proporcionando  um momento de escuta sobre o que foi positivo e negativo no decorrer do ano letivo. Pode utilizar uma dinâmica que possa promover uma reflexão aos estudantes do que eles esperam para o ano seguinte.

 

RECURSOS(221 a 229 )Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 230)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

 Imagem  https://static.todamateria.com.br/upload/ma/pa/maparegioesdaafrica.jpg

Link:https://www.youtube.com/watch?v=dgcwNWU1Otw, América do Sul- Basil escola

Imagem continente africano:  https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.coladaweb.com%2Fgeografia%2Fcontinentes%2Fafrica-continente-africano&psig=AOvVaw04-pgbQ89NEQPDZWA6bUQu&ust=1669191268377000&source=images&cd=vfe&ved=0CA8QjRxqFwoTCNiq1ZeswfsCFQAAAAAdAAAAABAE

Vídeo sobre o continente africano link:  https://youtu.be/sLML3Nrn9Wc .

 

                                                        

 

 

 

 

 

 

                                                          Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

                                                           

 

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