SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA : Territorialidade, identidade étnica e
multiculturalismo no Bicentenário da Independência da Bahia. Subtema:
A importância da Territorialidade na
América. |
Unidade
Temática:
Natureza Ambientes e Qualidade de Vida. Objetos do Conhecimento: Identidade e Interculturalidades Regionais:
Estados Unidos da América, América Espanhola e Portuguesa e África. |
Objetivo geral: Conhecer o espaço geográfico como uma construção
histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a
natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do
espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. |
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Ano: 8º Período: 20/11 a 01/12/2023 Nº de
Aulas: 4 |
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HABILIDADES |
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EF08GE09: Analisar os padrões
econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos
agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da
América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e
África do Sul). EF08GE05: Aplicar os conceiotos de
Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e
tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na
América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra. EF08GE18: Elaborar mapas ou outras
formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas
urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida
e usos e ocupação de solos da África e América. (EF08GE18IT) Elaborar mapas ou outras formas de representação
cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais,
ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação
de solos da África e América, comparando com o Brasil, a Bahia em unidade
territorial de vivencia. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1. Utilizar os conhecimentos geográficos para
entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito
de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1. Valorizar e utilizar os
conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas
para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma
visão do aprendizado dos estudantes, ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas
aulas e nas atividades realizadas. “Multiculturalismo é o reconhecimento das
diferenças, da individualidade de cada um, as diferenças às quais o
multiculturalismo se refere são diferenças de valores, de costumes, culturas
e etc. Posto que se trate de indivíduos de raças diferentes entre si”. Na visão deAraújo (2013,infoescola). 1ªAula ETAPA 1: Nesta etapa levantamento prévio sobre a aula anterior, em seguida
explanação sobre “O continente africano” .Orientar a
leitura comenta que se encontra no livro Arariba Mais Geografia nas paginas
221 a 230, levando o estudante a oportunidade de aprender mais ou
disponibilizar o texto que se encontra na apostila. O CONTINENTE AFRICANO O
continente africano é o terceiro maior continente do mundo em extensão
territorial. O relevo africano é constituído
principalmente por planaltos antigos e desgastados e por algumas porções mais
altas resultantes de processos tectônicos recentes. As planícies são
encontradas nas áreas litorâneas e ao longo das margens de rios. Os rios africanos nascem nas áreas
de maior altitude e são utilizados há milhares de anos para a irrigação
(permitindo a prática agrícola), o transporte de pessoas e produtos e a
geração de energia elétrica. As duas maiores bacias hidrográficas são a do
Rio Congo e a do Rio Nilo. No
continente africano, os climas predominantes são: equatorial, tropical,
desértico e semiárido. As formações vegetais estão associadas aos
diferentes climas do continente, predominando as florestas tropical e
equatorial, as savanas, as estepes, as pradarias e a vegetação de deserto. Os principais problemas ambientais
do continente africano são o desmatamento, a desertificação e a escassez de
água. Na Conferência de Berlim
(1884-1885), os países europeus estabeleceram os limites de seus territórios
na África, não considerando a distribuição das populações nativas. Com isso,
grupos nativos rivais ficaram confinados entre as mesmas fronteiras e grupos
com semelhanças étnicas e culturais foram separados. Do final do século XIX até cerca de 1940, os
europeus colonizadores exploraram o território africano, sobretudo, para a
extração de minérios e o cultivo de produtos tropicais em grandes
propriedades. A África apresenta características
decorrentes do processo de colonização. Após a independência dos países
africanos, a maior parte das fronteiras foi mantida e os conflitos étnicos e
as tensões políticas permaneceram. A regionalização da África mais utilizada é
a que divide o continente em Norte da África (formado por países de maioria
árabe e islâmica) e África Subsaariana (formada por países marcados pela
exploração colonial recente e pelos problemas políticos e sociais resultantes
dessa exploração). A regionalização da África proposta pela ONU
divide-a em cinco regiões: África Setentrional, África Ocidental, África
Central, África Oriental e África Meridional. O continente africano é o segundo continente
mais populoso, mas a África não é muito povoada: o continente possui extensas
regiões com baixa densidade demográfica e algumas com grande concentração
populacional. Em 2018, cerca de 63% da população africana
vivia no campo, mas a porcentagem da população urbana do continente está em
ascensão. O continente africano possui grande
diversidade cultural. Por causa do processo de escravização que levou
forçadamente povos africanos às colônias da América, a cultura africana é
muito presente nesse continente. A maioria dos países africanos apresenta
indicadores sociais e econômicos que revelam as precárias condições de vida
de seus habitantes em relação a saúde, alimentação, saneamento básico e
educação.
Caderno de atividades Araribá Mais
Geografia
2ªAula ETAPA 1 e 2: O professor(a) se
possível pode utilizar o vídeo sobre o continente africano link: https://youtu.be/sLML3Nrn9Wc. ETAPA 2: Após a leitura comentada solicitar uma atividade da página 230 no livro Arariba Mais Geografia ou uma
outra atividade promovida pelo professor(a). Em continuidade fazer a correção
da atividade.
Atividade
complementar 1. Com a regionalização,
marque a alternativa que indica da África que é formada por países marcados
pela exploração colonial recente e pelos problemas políticos e sociais
resultantes dessa exploração. a) a África do Norte b) África
Subsaariana 2. Quais as duas maiores
bacias hidrográficas do continente africano? ____________________________________________________________________________________ 3.
A regionalização da África proposta pela ONU divide-a em cinco regiões quais
são elas? 4. Quais as vegetações
predominantes no continente americano? ____________________________________________________________________________________ 5. Faça a leitura do seguinte texto e preencha as lacunas
com palavras da caixa: GOSTOS -
COZINHA - INGREDIENTES - ESPECIARIAS - CULTURAS – COMIDA ______________________________________________________________________________________________ O Brasil tem uma culinária original e
expressiva. Por mais de 500 anos, os brasileiros assimilaram e transformou a
cozinha europeia, especialmente a portuguesa, com _______________ trazida
pelos colonizadores do oriente (China e Índia) e acrescentando
_______________ da culinária africana e nativa. [...] Foram as
_______________ trocas, portanto, a união de modos de vida distintos
experiências, etnias e _______________, a miscigenação de _______________,
formas e aromas, que criaram uma nova e rica _______________: a culinária
brasileira.
3ªAula ETAPA 1 e 2:Nesta etapa fazer levantamento prévio da aula anterior e revisão dos
conteúdos trabalhados no 3º Trimestre , promover um momento de escuta e tirá
dúvidas. Em seguida o professor(a) pode utiliza a atividade como recuperação ou promover outra atividade. Sugestão: Atividade de recuperação ALUNO
(A):
________________________________________ SÉRIE: 8ºANO _____
Tema: América 1. Qual a denominação
correta para o conjunto de países destacados no mapa abaixo? a) América andina b) América platina c) América insular d) América continental e) América espanhola 2. “(…) é o maior continente
em extensão norte–sul localizado no Hemisfério Ocidental e compreende uma
área total de 42.189.120 km2. O continente é habitado por cerca de 902.892.047
pessoas, e nele são faladas diversas línguas, como espanhol, inglês,
português, francês, neerlandês e línguas nativas. O continente é constituído
por 35 países e 18 territórios independentes. Os países são banhados pelos
oceanos Atlântico e Pacífico.” SOUSA,
Rafaela. América. Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/america-3.htm. O enunciado faz menção a um
dos continentes do planeta Terra. Marque a alternativa que o indica
corretamente. a) Ásia b) América c) África d) Europa e) Oceania 3. O subcontinente americano
formado por uma porção continental e uma porção insular, compreendendo países
independentes e ainda sem independência, abrange uma área de 742.204 km2 e é
habitado por cerca de 92 milhões de habitantes. As informações fazem
referência à qual porção da América? a) América do Sul b) América Central c) América Andina d) América Anglo-Saxônica e) América do Norte 4. A industrialização do
continente americano não ocorreu ao mesmo tempo e da mesma forma em suas
regiões. A esse respeito, assinale a alternativa correta. a) Na América Andina, as
indústrias são mais desenvolvidas que na América Platina. b) As regiões situadas ao
norte do Brasil industrializaram-se com a Argentina. c) Na América do Norte, as
regiões perto do Atlântico se industrializaram primeiro. d) As indústrias da América
Central produzem apenas para os Estados Unidos. e) No Brasil, as indústrias
encontram-se uniformemente distribuídas pelo país. 5. No mapa abaixo, estão
destacados os países localizados na América do Sul e conhecidos como países
platinos: Formam esse conjunto a
Argentina, o Paraguai e o Uruguai. Marque a alternativa que indica
corretamente a característica em comum desses territórios e que os denomina
América Platina. a) São os países colonizados
por povos não ibéricos. b) São os países que possuem
a cordilheira dos Andes em seus territórios. c) Sofreram colonização de
povoamento por países europeus. d) São banhados por rios da
bacia Platina. e) Possuem economias
desenvolvidas. 6. O mapa representa a
regionalização da América em Anglo-Saxônica e Latina. Para esse modelo de
regionalização, quais fatores são considerados? a)
A
localização geográfica dos territórios. b)
)
As características climáticas dos países. c)
)
A distribuição da população pelo território. d)
)
Os aspectos históricos e culturais. e)
)
As estruturas do relevo. 7. A África é dividida em duas
grandes regiões, sendo uma delas a característica sociocultural com
predominância de populações praticantes do islamismo. Assinale a alternativa
que afirma essa grande região. a) a
África do Norte
b) África Subsaariana 8.Com a regionalização, marque a alternativa que indica
da África que é formada por países marcados pela exploração colonial recente
e pelos problemas políticos e sociais resultantes dessa exploração. a) a África do Norte b) África
Subsaariana 9. Marque a afirmativa que
indica as duas maiores bacias hidrográficas do continente africano. a)
Bacia
Amazônica e bacia de São Francisco
b) bacia do Congo e a bacia do Nilo
4ªAula ETAPA 1 e 2: O professor(a) nestas etapas pode fazer a correção das atividades e
socialização. Sugestão: Dinâmica com os estudantes
proporcionando um momento de escuta
sobre o que foi positivo e negativo no decorrer do ano letivo. Pode utilizar
uma dinâmica que possa promover uma reflexão aos estudantes do que eles
esperam para o ano seguinte. RECURSOS: (221 a 229 )Livro didático; ( ) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( 230) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X )
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X )
Avaliação da participação; Outros: Referencias: Imagem
https://static.todamateria.com.br/upload/ma/pa/maparegioesdaafrica.jpg Link:https://www.youtube.com/watch?v=dgcwNWU1Otw, América do Sul- Basil
escola Imagem continente africano: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.coladaweb.com%2Fgeografia%2Fcontinentes%2Fafrica-continente-africano&psig=AOvVaw04-pgbQ89NEQPDZWA6bUQu&ust=1669191268377000&source=images&cd=vfe&ved=0CA8QjRxqFwoTCNiq1ZeswfsCFQAAAAAdAAAAABAE Vídeo sobre o continente africano link: https://youtu.be/sLML3Nrn9Wc .
Que Deus continue protegendo e abençoando a
todos nós...
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