9º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 8º ANO - 2022

 

                                            SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA : Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais.

 Subtema: Multiculturalismo no ensino da Geografia.

Unidade Temática: Natureza Ambientes e Qualidade de Vida.

Objetos do Conhecimento:  Identidade e Interculturalidades Regionais: Estados Unidos da América, América Espanhola e Portuguesa e África.

Objetivo geral:      

 Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano:                           Período: 21/11 a 03/12/2022                                         Nº de Aulas: 2

                                                                      HABILIDADES

 EF08GE09: Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

 EF08GE05: Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

EF08GE18: Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América.

(EF08GE18IT) Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América, comparando com o Brasil, a Bahia em unidade territorial de vivencia.

 

         COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da  natureza ao longo da história.

             COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

    COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                   ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de uma semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

 “Multiculturalismo é o reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um, as diferenças às quais o multiculturalismo se refere são diferenças de valores, de costumes, culturas e etc. Posto que se trate de indivíduos de raças diferentes entre si”.

 

Na visão de Araújo (2013,infoescola)

                                                                1ªAula

 

Etapa 1e2:Inicie a aula com um bom dia e a chamada, em seguida levantamento prévio da aula anterior promovendo um momento de tirá dúvida  revisando sobre a América do Sul. Em seguida solicitar uma atividade de revisão. Lembrando que o professor é livre para utilizar outra atividade caso preferir desde que não fuja do objeto de conhecimento.

Sugestão o professor se for possível disponibilizar novamente o vídeo presente neste link:https://www.youtube.com/watch?v=dgcwNWU1Otw, esta aula o estudante terá a oportunidade de aprender mais sobre: América do Sul.

                                                            Atividade de Revisão

1-A AMERICA DO SUL CORRESPONDE BASICAMENTE 12 PAÍSES.CITE TRES DELES: ________________________________________________________________________________________________ 2-ONDE ESTÁ LOCALIZADO O TERRITORIO BRASILEIRO___________________________________________________ 3-EM RELACAO AO INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO(IDH) OS PAÍSES DA AMERICA DO SUL ENCONTRAM-SE EM TRES NIVEIS.QUAIS SÃO ELES?____________________________________________________________________________ 4-QUAL PAÍS É O MAIOR EM POPULACAO DA AMERICA DO SUL?_______________________________________________ 5- OBSERVANDO O MAPA DA AMÉRICA DO SUL ABAIXO, RESPONDA:

6-CITE QUAIS SÃO OS PAÍSES MAIS INDUSTRIALIZADOS DA AMÉRICA DO SUL._____________________________________ 7-OBSERVE O MAPA MUNDI E DEPOIS RESPONDA:

 

                                                                2ªAula

 

ETAPA 1: Nesta etapa levantamento prévio sobre a aula anterior, em seguida explanação sobre

“O continente africano” .Orientar a leitura comenta que se encontra no livro Araribá Mais Geografia nas paginas 221 a 230, levando o estudante a oportunidade de aprender mais ou disponibilizar o texto que se encontra na apostila.

                                                    O CONTINENTE AFRICANO

Continente Africano - Tudo Sobre a África - Cola da Web O continente africano é o terceiro maior continente do mundo em extensão territorial.

O relevo africano é constituído principalmente por planaltos antigos e desgastados e por algumas porções mais altas resultantes de processos tectônicos recentes. As planícies são encontradas nas áreas litorâneas e ao longo das margens de rios.

Os rios africanos nascem nas áreas de maior altitude e são utilizados há milhares de anos para a irrigação (permitindo a prática agrícola), o transporte de pessoas e produtos e a geração de energia elétrica. As duas maiores bacias hidrográficas são a do Rio Congo e a do Rio Nilo.  No continente africano, os climas predominantes são: equatorial, tropical, desértico e semiárido.

 As formações vegetais estão associadas aos diferentes climas do continente, predominando as florestas tropical e equatorial, as savanas, as estepes, as pradarias e a vegetação de deserto.

Os principais problemas ambientais do continente africano são o desmatamento, a desertificação e a escassez de água.

Na Conferência de Berlim (1884-1885), os países europeus estabeleceram os limites de seus territórios na África, não considerando a distribuição das populações nativas. Com isso, grupos nativos rivais ficaram confinados entre as mesmas fronteiras e grupos com semelhanças étnicas e culturais foram separados.

 Do final do século XIX até cerca de 1940, os europeus colonizadores exploraram o território africano, sobretudo, para a extração de minérios e o cultivo de produtos tropicais em grandes propriedades.

 A África apresenta características decorrentes do processo de colonização. Após a independência dos países africanos, a maior parte das fronteiras foi mantida e os conflitos étnicos e as tensões políticas permaneceram.

 A regionalização da África mais utilizada é a que divide o continente em Norte da África (formado por países de maioria árabe e islâmica) e África Subsaariana (formada por países marcados pela exploração colonial recente e pelos problemas políticos e sociais resultantes dessa exploração).

 A regionalização da África proposta pela ONU divide-a em cinco regiões: África Setentrional, África Ocidental, África Central, África Oriental e África Meridional.

 O continente africano é o segundo continente mais populoso, mas a África não é muito povoada: o continente possui extensas regiões com baixa densidade demográfica e algumas com grande concentração populacional.

 Em 2018, cerca de 63% da população africana vivia no campo, mas a porcentagem da população urbana do continente está em ascensão.

 O continente africano possui grande diversidade cultural. Por causa do processo de escravização que levou forçadamente povos africanos às colônias da América, a cultura africana é muito presente nesse continente.

 A maioria dos países africanos apresenta indicadores sociais e econômicos que revelam as precárias condições de vida de seus habitantes em relação a saúde, alimentação, saneamento básico e educação.

                                                                                                                Caderno de atividades Araribá Mais Geografia

Sugestão o professor(a) se possível pode utilizar o vídeo sobre o continente africano link:  https://youtu.be/sLML3Nrn9Wc

ETAPA 2: Após a leitura comentada solicitar uma atividade da página 230  no livro Araribá Mais Geografia ou uma outra atividade promovida pelo professor.

RECURSOS(221 a 229 )Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 230)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

link:https://www.youtube.com/watch?v=dgcwNWU1Otw, América do Sul- Brasil escola

Imagem continente africano:  https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.coladaweb.com%2Fgeografia%2Fcontinentes%2Fafrica-continente-africano&psig=AOvVaw04-pgbQ89NEQPDZWA6bUQu&ust=1669191268377000&source=images&cd=vfe&ved=0CA8QjRxqFwoTCNiq1ZeswfsCFQAAAAAdAAAAABAE

Vídeo sobre o continente africano link:  https://youtu.be/sLML3Nrn9Wc

 

                                                          Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós..

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário