SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA : Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação
do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais. Subtema:
Multiculturalismo no
ensino da Geografia. |
Unidade
Temática:
Natureza Ambientes e Qualidade de Vida. Objetos do Conhecimento: Identidade e Interculturalidades Regionais:
Estados Unidos da América, América Espanhola e Portuguesa e África. |
Objetivo geral: Conhecer o espaço geográfico como uma construção
histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a
natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do
espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. |
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Ano: 8º Período: 21/11 a
03/12/2022 Nº
de Aulas: 2 |
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HABILIDADES |
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EF08GE09: Analisar os padrões
econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos
agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da
América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e
África do Sul). EF08GE05: Aplicar os conceitos de
Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e
tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na
América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra. EF08GE18: Elaborar mapas ou outras
formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas
urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida
e usos e ocupação de solos da África e América. (EF08GE18IT) Elaborar mapas ou outras formas de representação
cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais,
ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação
de solos da África e América, comparando com o Brasil, a Bahia em unidade
territorial de vivencia. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1. Utilizar os conhecimentos geográficos para
entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito
de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1. Valorizar e utilizar os
conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de uma semanas para
melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do
aprendizado dos alunos, ficando mais fácil
a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas
atividades realizadas. “Multiculturalismo é o reconhecimento das
diferenças, da individualidade de cada um, as diferenças às quais o
multiculturalismo se refere são diferenças de valores, de costumes, culturas
e etc. Posto que se trate de indivíduos de raças diferentes entre si”. Na visão de Araújo (2013,infoescola)
1ªAula Etapa 1e2:Inicie a aula com um bom dia e a chamada, em seguida levantamento
prévio da aula anterior promovendo um momento de tirá dúvida revisando sobre a América do Sul. Em
seguida solicitar uma atividade de revisão. Lembrando que o professor é livre
para utilizar outra atividade caso preferir desde que não fuja do objeto de
conhecimento. Sugestão o professor se for possível disponibilizar novamente o vídeo presente
neste link:https://www.youtube.com/watch?v=dgcwNWU1Otw, esta aula o estudante terá a
oportunidade de aprender mais sobre: América do Sul. Atividade de Revisão 1-A AMERICA DO SUL CORRESPONDE
BASICAMENTE 12 PAÍSES.CITE TRES DELES:
________________________________________________________________________________________________
2-ONDE ESTÁ LOCALIZADO O TERRITORIO
BRASILEIRO___________________________________________________ 3-EM RELACAO AO
INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO(IDH) OS PAÍSES DA AMERICA DO SUL
ENCONTRAM-SE EM TRES NIVEIS.QUAIS SÃO ELES?____________________________________________________________________________
4-QUAL PAÍS É O MAIOR EM POPULACAO DA AMERICA DO
SUL?_______________________________________________ 5- OBSERVANDO O MAPA DA
AMÉRICA DO SUL ABAIXO, RESPONDA: 6-CITE QUAIS SÃO OS PAÍSES MAIS
INDUSTRIALIZADOS DA AMÉRICA DO SUL._____________________________________
7-OBSERVE O MAPA MUNDI E DEPOIS RESPONDA:
2ªAula ETAPA 1: Nesta etapa levantamento prévio sobre a aula anterior, em seguida explanação
sobre “O continente africano” .Orientar a
leitura comenta que se encontra no livro Araribá Mais Geografia nas paginas
221 a 230, levando o estudante a oportunidade de aprender mais ou
disponibilizar o texto que se encontra na apostila. O CONTINENTE AFRICANO O continente africano é o terceiro maior
continente do mundo em extensão territorial. O relevo africano é constituído
principalmente por planaltos antigos e desgastados e por algumas porções mais
altas resultantes de processos tectônicos recentes. As planícies são
encontradas nas áreas litorâneas e ao longo das margens de rios. Os rios africanos nascem nas áreas
de maior altitude e são utilizados há milhares de anos para a irrigação (permitindo
a prática agrícola), o transporte de pessoas e produtos e a geração de
energia elétrica. As duas maiores bacias hidrográficas são a do Rio Congo e a
do Rio Nilo. No continente africano,
os climas predominantes são: equatorial, tropical, desértico e semiárido. As formações vegetais estão associadas aos
diferentes climas do continente, predominando as florestas tropical e
equatorial, as savanas, as estepes, as pradarias e a vegetação de deserto. Os principais problemas ambientais
do continente africano são o desmatamento, a desertificação e a escassez de
água. Na Conferência de Berlim
(1884-1885), os países europeus estabeleceram os limites de seus territórios
na África, não considerando a distribuição das populações nativas. Com isso,
grupos nativos rivais ficaram confinados entre as mesmas fronteiras e grupos
com semelhanças étnicas e culturais foram separados. Do final do século XIX até cerca de 1940, os
europeus colonizadores exploraram o território africano, sobretudo, para a
extração de minérios e o cultivo de produtos tropicais em grandes
propriedades. A África apresenta características
decorrentes do processo de colonização. Após a independência dos países
africanos, a maior parte das fronteiras foi mantida e os conflitos étnicos e
as tensões políticas permaneceram. A regionalização da África mais utilizada é
a que divide o continente em Norte da África (formado por países de maioria
árabe e islâmica) e África Subsaariana (formada por países marcados pela
exploração colonial recente e pelos problemas políticos e sociais resultantes
dessa exploração). A regionalização da África proposta pela ONU
divide-a em cinco regiões: África Setentrional, África Ocidental, África
Central, África Oriental e África Meridional. O continente africano é o segundo continente
mais populoso, mas a África não é muito povoada: o continente possui extensas
regiões com baixa densidade demográfica e algumas com grande concentração
populacional. Em 2018, cerca de 63% da população africana
vivia no campo, mas a porcentagem da população urbana do continente está em
ascensão. O continente africano possui grande
diversidade cultural. Por causa do processo de escravização que levou
forçadamente povos africanos às colônias da América, a cultura africana é
muito presente nesse continente. A maioria dos países africanos apresenta
indicadores sociais e econômicos que revelam as precárias condições de vida
de seus habitantes em relação a saúde, alimentação, saneamento básico e
educação. Caderno
de atividades Araribá Mais Geografia Sugestão o professor(a) se possível pode utilizar o vídeo sobre
o continente africano link: https://youtu.be/sLML3Nrn9Wc ETAPA 2: Após a leitura comentada solicitar uma atividade da página 230 no livro Araribá Mais Geografia ou uma
outra atividade promovida pelo professor. RECURSOS: (221 a 229 )Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( 230) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X )
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X )
Avaliação da participação; Outros: Referencias: link:https://www.youtube.com/watch?v=dgcwNWU1Otw, América do Sul- Brasil escola Imagem continente africano: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.coladaweb.com%2Fgeografia%2Fcontinentes%2Fafrica-continente-africano&psig=AOvVaw04-pgbQ89NEQPDZWA6bUQu&ust=1669191268377000&source=images&cd=vfe&ved=0CA8QjRxqFwoTCNiq1ZeswfsCFQAAAAAdAAAAABAE Vídeo sobre o continente africano link: https://youtu.be/sLML3Nrn9Wc
Que Deus continue protegendo e abençoando a
todos nós.. |
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