9º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 9º ANO - 2023

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA GEOGRAFIA

TEMA: Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da Independência da Bahia.

Subtema: Territorialidade no espaço Geográfico.

Unidade Temática: Natureza, ambiente e qualidade de vida

Objetos do Conhecimento: Intercâmbios históricos e culturais entre Europa, Ásia e Oceania.

Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania

·         Objetivo geral: diferenciar tempo atmosférico e clima atmosférico;

·         conhecer algumas características dos estudos da climatologia e da meteorologia;

·         conhecer os climas do planeta e do Brasil;

 relacionar características do clima e da vegetação, no planeta Terra e no Brasil;

 

Ano: 9°                         Período: 20/11/2023 a  01/12/2023                       de Aulas: 6

                                                         HABILIDADES

(EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos

e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.

(EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.

 

2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciências socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS GERAIS

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza. 7:Agir pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso

tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

 OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

                                                                       1º AULA

 

ETAPA 1 : Oceania é um continente localizado entre os oceanos Índico e Pacífico, formado por 14 países insulares e diversos territórios ultramarinos. Possui 42 milhões de habitantes.

▷ Mapa da Oceania para imprimir | Baixe GRÁTIS

"A Oceania é um continente situado entre os oceanos Índico e Pacífico, a sudeste da Ásia. A maior parte de suas terras fica no Hemisfério Sul do planeta. É composto por 14 países e ilhas e territórios pertencentes a outros países, tanto oceânicos quanto de outros continentes. A maior e mais populosa das nações é a Austrália, que consiste também na principal economia do continente. Destaca-se também a Nova Zelândia. "

 

ETAPA 2: O objetivo da segunda  etapa é estimular o contato dos alunos com um continente possivelmente pouco conhecido por eles: a Oceania. Para esta aula, providencie previamente cópias do mapa político da Oceania e da tabela com dados estatísticos. Se possível, tenha também uma versão ampliada do mapa para que fique exposta na sala durante a atividade.

Sugere-se a utilização do mapa publicado pela Universidade Nacional da Austrália (disponível em: <http://asiapacific.anu.edu.au/mapsonline/base-maps/pacific-nations>. Acesso em: 11 nov. 2018). Com relação à tabela, sugere-se o seguinte modelo:

Oceania 2015

País

População

População urbana (%)

Superfície (km2)

Austrália

23 968 973

89,3

7 741 220

Federação do Estados da Micronésia

104 460

22,4

700

Fiji

892 145

53,3

18 270

Ilhas Marshall

52 993

72,2

180

Ilhas Salomão

583 591

21,9

28 900

Kiribati

112 423

44,2

810

Nauru

10 222

100

20

Nova Zelândia

4 528 526

86,2

267 710

Palau

21 291

86,4

460

Papua Nova Guiné

7 619 321

13

462 840

Samoa

193 228

19,3

2 840

Tonga

106 170

23,6

750

Tuvalu

9 916

58,8

30

Vanuatu

264 652

25,8

12.190

 

A Oceania é o menor continente do mundo, com superfície de aproximadamente 8,5 milhões de km². Somente a Austrália responde por 89,8% dessa área, enquanto o território neozelandês, segundo mais extenso, corresponde a 3,1% da área continental.

 

É composta por um conjunto de países insulares e territórios ultramarinos que são parte de outros Estados não pertencentes ao continente, como França e Estados Unidos, e também de países oceânicos, que é o caso das ilhas que integram a Austrália e a Nova Zelândia.

 

A maior parte da Oceania está situada no Hemisfério Sul, mas alguns de seus territórios ficam no Hemisfério Norte, como é o caso dos Estados Federados da Micronésia. O continente é banhado pelos oceanos Índico e Pacífico, e divide-se em quatro regiões:

 

Australásia , Melanésia ,Micronésia e Polinésia

 

Sugestão de atividade

 

Questão 1

“É o menor continente do mundo, com superfície de aproximadamente 8,5 milhões de km². Somente a Austrália responde por 89,8% dessa área, enquanto o território neozelandês, segundo mais extenso, corresponde a 3,1% da área continental.”

O fragmento de texto faz menção à qual continente do planeta Terra?

 

a) Oceania

 

b) Europa

 

c) Ásia

 

d) Antártida

 

e) África

 

Questão 2

Considerando as características econômicas da Oceania, marque a alternativa incorreta:

 

a) Uma das grandes características econômicas do continente é a desigualdade econômica verificada entre os países.

 

b) O país mais desenvolvido é a Austrália, uma das 20 maiores economias do mundo, com PIB que supera 1,3 trilhão de dólares.

 

c) Nauru e Tuvalu são os dois arquipélagos mais pobres do continente, pois apresentam os menores índices de Produto Interno Bruto (PIB).

 

d) A maior concentração industrial é verificada na Papua-Nova Guiné, onde se destaca a produção de insumos para indústrias de equipamentos de informática.

 

e) A exploração mineral é uma das atividades econômicas de destaque na Oceania.

 

 

                                                                      2º AULA

 ETAPA 1 e 2: Nesta etapa correção e levantamento prévio da aula anterior, em seguida leitura comentada do texto sobre “Clima da Oceania” disponível na apostila.Em seguinda orientar os estudantes a fazer a atividade proposta ou outra elaborada pelo professor(a).

 

                                                                Clima da Oceania

 

Existe uma grande diversidade climática na Oceania, o que se dá pela influência de fatores como a maritimidade , o relevo, as correntes marítimas e a latitude. Com relação a esta, destaca-se que os territórios oceânicos se distribuem entre as zonas Tropical e Temperada Sul do planeta.

Na Austrália os climas Árido e Semiárido são predominantes, com índices pluviométricos anuais que ficam em torno de 500 mm e elevadas temperaturas.

O clima Temperado oceânico se distribui pelos territórios a sudeste, como é o caso da Nova Zelândia. Nas terras situadas a leste e ao norte da Austrália, há ocorrência dos climas Tropical e Equatorial, sendo este predominante na Papua Nova Guiné e nos territórios próximo ao paralelo de 0º.

Vegetação da Oceania

A cobertura vegetal na Oceania acompanha a distribuição climática. As florestas tropicais ocorrem nos territórios situados ao norte, mais próximos da Linha do Equador. Observa-se a presença de florestas temperadas nos países e ilhas meridionais, como a Nova Zelândia, enquanto na Austrália a cobertura é bastante heterogênea, com a presença de florestas, savanas, estepes e desertos.

Relevo da Oceania

Com exceção da Austrália, os demais países e ilhas da Oceania estão localizados em áreas de elevada instabilidade tectônica por estarem posicionados no limite de placas ou muito próximo a ele. Boa parte desses territórios insulares tem origem vulcânica e é caracterizada por um substrato jovem e terrenos montanhosos. Na Austrália, por sua vez, a superfície é marcada pelos planaltos e planícies.

Hidrografia da Oceania

Os maiores rios da Oceania estão situados na Austrália, como os rios Murray e Darling. Com relação à vazão, tem destaque o rio Fly, um dos principais cursos d’água da Papua Nova Guiné. Grandes lagos também formam as paisagens oceânicas, como os lagos Eyre, Torrens e Gairdner, na Austrália, e o lago Taupo, na Nova Zelândia, formado sobre uma estrutura vulcânica.

Vídeo: Austrália Aspectos Físicos

https://www.youtube.com/watch?v=O64AdeQuhQk

 

Sugestão de Atividade

Questão 1:

Os climas predominantes da Austrália, o maior país  Oceania, são:

 

a) equatorial e tropical

 

b) equatorial e temperado

 

c) tropical e temperado

 

d) tropical e frio

 

e) árido e semiárido

 

Questão 2:

Oceania possui cerca de 43 milhões de habitantes. É o continente menos populoso do mundo. Dois países reúnem mais de 70% da população total. São eles:

 

a) Austrália e Nova Zelândia

 

b) Austrália e Papua-Nova Guiné

 

c) Papua-Nova Guiné e Nova Zelândia

 

d) Austrália e Polinésia

 

e) Austrália e Micronésia

 

 

 

Sugestão: O professor(a) usando o mesmo objeto de conhecimento, pode trabalhar uma outra opção atividade .

 

                                                    

                                                                    3º AULA

ETAPA 1 e 2: Dando continuidade, solicitar aos estudantes a leitura compartilhada sobre “Panorama Econômico da Oceania: Desafios e Oportunidades "promovendo um momento de questionamento, discussão e tirá dúvidas. Em seguida orientar os estudantes a fazer a atividade disponível na apostila ou outra proposta pelo professor(a).

Texto:

                                  Panorama Econômico da Oceania: Desafios e Oportunidades

 A Oceania, vasto continente insular composto por países como Austrália, Nova Zelândia e diversas nações do Pacífico, apresenta uma diversidade econômica marcante. Este texto explorará os principais aspectos da economia oceânica, destacando seus desafios e oportunidades.

 A Oceania, embora seja geograficamente remota, desempenha um papel significativo na economia global. Seus países variam desde economias desenvolvidas até nações em desenvolvimento, enfrentando desafios singulares em decorrência de sua localização geográfica peculiar.

Economias Desenvolvidas: Destacam-se Austrália e Nova Zelândia como as principais economias desenvolvidas da Oceania. Ambas têm forte ênfase no setor primário, com destaque para a produção de commodities como minerais, agricultura e pecuária.

Desafios Ambientais: Apesar do potencial econômico, a Oceania enfrenta desafios ambientais, como a mudança climática e o aumento do nível do mar, que afetam diretamente setores como pesca e turismo.

Economias Emergentes: Nas ilhas do Pacífico, diversas nações buscam o desenvolvimento econômico, muitas vezes enfrentando limitações de recursos e infraestrutura. O turismo e a pesca sustentável emergem como vetores econômicos promissores.

Setor de Serviços: O setor de serviços, incluindo turismo e educação, desempenha um papel crucial na economia da Oceania. A Austrália, por exemplo, é um destino popular para estudantes internacionais.

Relações Econômicas Internacionais: A Oceania mantém laços econômicos estreitos com a Ásia e outras regiões. Acordos de comércio e cooperação são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento econômico.

Sugestão de Atividade

1. **Quais são as principais economias desenvolvidas da Oceania?**

   - a) Austrália e Papua-Nova Guiné

   - b) Nova Zelândia e Fiji

   - c) Austrália e Nova Zelândia

   - d) Vanuatu e Samoa

 

2. **Qual setor é enfatizado nas economias da Austrália e Nova Zelândia?**

   - a) Setor de Serviços

   - b) Setor Primário

   - c) Setor Secundário

   - d) Setor Quaternário

 

3. **Quais desafios ambientais a Oceania enfrenta?**

   - a) Desmatamento e poluição do ar

   - b) Aquecimento global e aumento do nível do mar

   - c) Secas e terremotos

   - d) Poluição da água e desertificação

 

4. **Em que setor as nações do Pacífico veem potencial de desenvolvimento econômico?**

   - a) Tecnologia da Informação

   - b) Agricultura de subsistência

   - c) Pesca sustentável e turismo

   - d) Indústria pesada

 

5. **Qual é o papel do setor de serviços na economia da Oceania?**

   - a) Desempenha um papel secundário

   - b) É insignificante para o desenvolvimento econômico

   - c) É crucial, incluindo turismo e educação

   - d) Concentra-se apenas no comércio interno

 

6. **Como as mudanças climáticas afetam a economia oceânica?**

   - a) Não têm impacto significativo

   - b) Afetam apenas o setor agrícola

   - c) Afetam setores como pesca e turismo

   - d) Beneficiam a produção de energia renovável

 

7. **Quais são os laços econômicos destacados na Oceania?**

   - a) Apenas com a Europa

   - b) Principalmente com a América do Norte

   - c) Estreitos com a Ásia e outras regiões

   - d) Isolados, sem relações econômicas internacionais

 

8. **Qual país é um destino popular para estudantes internacionais na Oceania?**

   - a) Fiji

   - b) Nova Zelândia

   - c) Samoa

   - d) Vanuatu

 

9. **Quais recursos naturais são destacados na economia da Oceania?**

   - a) Petróleo e gás natural

   - b) Minerais, agricultura e pecuária

   - c) Energia solar e eólica

   - d) Diamantes e ouro

 

10. **O que impulsiona o desenvolvimento econômico nas nações do Pacífico?**

   - a) Exportação de alta tecnologia

   - b) Agricultura intensiva

   - c) Turismo e pesca sustentável

   - d) Indústria automobilística

 

Gabarito

1. c) Austrália e Nova Zelândia

2. b) Setor Primário

3. b) Aquecimento global e aumento do nível do mar

4. c) Pesca sustentável e turismo

5. c) É crucial, incluindo turismo e educação

6. c) Afetam setores como pesca e turismo

7. c) Estreitos com a Ásia e outras regiões

8. b) Nova Zelândia

9. b) Minerais, agricultura e pecuária

10. c) Turismo e pesca sustentável

 

 

                                                     

                                                                4º AULA           

ETAPA1 e 2: Iniciar a etapa com levantamento prévio da aula anterior, dando seguimento com a leitura e interpretação do texto a seguir e após a leitura e interpretação solicitar a atividade e correçãoda mesma.

 

 **Título: Dinâmica Demográfica na Oceania: Uma Análise da Formação da População**

 

A Oceania, com sua vastidão geográfica, abriga uma população diversificada, composta por diferentes grupos étnicos e culturas. Este texto explorará a formação da população oceânica, destacando os fatores que influenciam sua dinâmica demográfica.

A população da Oceania é moldada por uma interação complexa de fatores históricos, geográficos e culturais. Composta por povos indígenas, colonizadores europeus e imigrantes de diversas origens, a formação demográfica da região é fascinante e multifacetada.

**Formação Étnica:**

A Oceania é lar de uma rica diversidade étnica. Os povos indígenas, como os aborígenes na Austrália e os maoris na Nova Zelândia, contribuem significativamente para a composição demográfica. A influência colonial também se reflete nas populações euro descendentes em várias nações oceânicas.

**Migração e Imigração:**

A história da Oceania é marcada por movimentos migratórios. Desde as migrações dos povos polinésios até a colonização europeia e as correntes migratórias contemporâneas, a região testemunhou uma mistura constante de culturas e tradições.

**Urbanização:**

Os centros urbanos na Austrália e Nova Zelândia experimentaram um rápido crescimento populacional devido à urbanização e industrialização. Esse fenômeno contrasta com as comunidades mais rurais nas ilhas do Pacífico, onde a população mantém uma forte ligação com a vida rural e práticas tradicionais.

 

Sugestão de Atividade

 

1. **Quais fatores influenciam a dinâmica demográfica na Oceania?**

   - a) Apenas fatores climáticos

   - b) Fatores históricos, geográficos e culturais

   - c) Apenas migração interna

   - d) Apenas urbanização recente

2. **Quem são os povos indígenas na Austrália e na Nova Zelândia?**

   - a) Aborígenes e maoris

   - b) Polinésios e europeus

   - c) Euro descendentes e africanos

   - d) Asiáticos e latinos

3. **Como a colonização europeia influenciou a população da Oceania?**

   - a) Reduziu a diversidade étnica

   - b) Contribuiu para a diversidade étnica

   - c) Não teve impacto significativo

   - d) Exterminou a população indígena

4. **O que caracteriza as comunidades mais rurais nas ilhas do Pacífico?**

   - a) Urbanização rápida

   - b) Forte ligação com a vida rural e práticas tradicionais

   - c) Influência eurodescendente

   - d) Ênfase na industrialização

5. **Quais são as correntes migratórias mencionadas no texto?**

   - a) Apenas migrações europeias

   - b) Migrações polinésias e europeias

   - c) Apenas migrações contemporâneas

   - d) Migrações africanas e asiáticas

 

Gabarito

1. b) Fatores históricos, geográficos e culturais

2. a) Aborígenes e maoris

3. b) Contribuiu para a diversidade étnica

4. b) Forte ligação com a vida rural e práticas tradicionais

5. b) Migrações polinésias e europeias

 

 

 Sugestão: O professor(a) pode promover uma revisão dos conteúdos do 3º Trimestre e aproveitar como recuperação.

 

RECURSOS: (59 a 71e 74 a 79 ) Livro didático; ( x) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( x ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; (x ) Outros.

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (x ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 73  )

( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

( x ) Atividade escrita; (  x) Avaliação da participação; Outro.

 

Referencia:

 Livro didático Araribá Mais Geografia.

 <http://asiapacific.anu.edu.au/mapsonline/base-maps/pacific-nations>. Acesso em: 11 nov. 2018.

 Vídeo: Austrália Aspectos Físicos: https://www.youtube.com/watch?v=O64AdeQuhQk 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                             Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

                                                                                                                         


 

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