9º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 7º ANO - 2023

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais

 Subtema: Diversidade Cultural na Geografia.

 

Unidade Temática:  Natureza Ambientes e Qualidade de Vida.

Objetos do Conhecimento: Biodiversidade Brasileira.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 7°                                   Período: 20/11/2023  a  01/12/2023                       Nº de Aulas:6

                            HABILIDADES

 (EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.

(EF07GE04BA) Analisar a distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado.

(EF07GE04IT) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado, como Itamaraju.

(EF07GE10IT) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia e do Município de Itamaraju

(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrado , Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

                 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciênciassocioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.

                   COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

 

7. Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação, propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos, assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

                                                                                 1ª Aula

 ETAPA 1:Levantamento da aula anterior , em seguida explanação sobre a “Região Sul”, abordando as características principais dos aspectos físicos da Região Sul: clima, relevo, vegetação e hidrografia. O professor(a) pode  fazer a leitura compartilhada das páginas 164 a 172, ou o texto disponível na apostila.

                                                                                               Região Sul

Região Sul - Geografia do Brasil - Cola da Web

           Na Região Sul do Brasil, devido à localização latitudinal, predomina o clima subtropical, relacionado à vegetação composta principalmente da Mata dos Pinhais e dos Campos, cuja ocorrência está vinculada a boa parte das atividades econômicas primárias. A região é caracterizada por bons indicadores socioeconômicos em relação às médias brasileiras. A ocupação espacial foi fortemente marcada pela presença de imigrantes, que influenciaram a cultura, as tradições locais e as edificações.

A Região Sul é formada pelos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

A participação da população da Região Sul na população total do Brasil tem dimi ­ nuído: de 17,7%, em 1970, passou para 14,26%, em 2016. Entre as justificativas para essa queda percentual, pode ser apontada a mudança de grande número de habitantes do Sul para outras regiões do país.

 

O que você conhece sobre a cultura das populações que vivem na Região Sul do Brasil?

 

 

                                                                            

ETAPA 2: Após a leitura compartilhada, orientar os estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da página 173 do livro didático Araribá Mais Geografia ou a atividade que esta disponível na apostila.

                                                                            ATIVIDADE

        

1.      Quais os Estados e capitais da Região Sul? Complete o quadro abaixo:

 

                Estados

                 

                   Capital

 

 

                        Siglas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2.      Qual o clima predominante da região Sul?

___________________________________________________________________________________________________.

 

 

 

 

 

 

3.      Blog de Geografia: Mapa - Região Sul: vegetaçãoObserve o mapa ao lado.

a)      Se você percorresse um trajeto do ponto A ao ponto B do mapa, que tipos de vegetação encontraria?

 

b)      Indique as principais características dessas formações vegetais?______________________________________________________

                                                                              2ª Aula

 

 ETAPA 1e 2: Levantamento prévio da aula anterior, em continuidade se possível  disponibilizar para os estudantes assistirem o vídeo presente no link:      https://youtu.be/kjbYHe9MaRg?si=hDqfsSBLCOwuudNG sobre a região Sul, estimulando os estudantes a um momento de questionamento e socialização.                                                                  

                                                                              3ª Aula

 

ETAPA 1e 2:Iniciar a etapa com um levantamento prévio da aula anterior. Em seguida se possível disponibilizar para os estudantes assistir o vídeo presente  neste link: 

https://youtu.be/1HVeQqk1hEI?si=zp8oUVzNpP-ROrtc Região Sudeste (Resumo) e promover um momento de questionamentos e socialização.

                                                                                                                                                   

                                                                               4ª Aula

                                                     

ETAPA 1: Nesta etapa após os estudantes assistirem o vídeo, o professor(a) deverá sonda-los a fim de perceber o nível de conhecimento dos mesmos a respeito sobre a “Região Sudeste”. Com base nos conhecimentos prévio do estudantes. Professor(a) instigue -os a refletirem e expressarem sobre a organização do espaço, população e paisagem de Itamaraju.

                                                                                                                                                                                                                                           Região Sudeste

 

  Brasil - Mapas das regiões brasileiras para imprimir e colorir: Região  Sudeste, Região Norte, Regiã… | Mapa brasil regiões, Estados e capitais,  Atividades com mapas Região Sudeste se destaca por concentrar grande parte da população brasileira e da produção de riqueza no país, agregando o maior parque industrial e as duas maiores metrópoles nacionais. Assim como nas outras regiões do Brasil, no Sudeste também há profundas desigualdades sociais, especialmente nas grandes áreas urbanas. Em geral, as áreas centrais apresentam maior infraestrutura e as periféricas são mais carentes de serviços urbanos. A Região Sudeste, com superfície de 924 596 km2 , é formada pelos estados do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Entre os elementos naturais que caracterizam as paisagens da região, destacam-se as formas do relevo. As elevações do terreno nessa porção do território brasileiro se configuram principalmente por altitudes médias e formas arredondadas, compondo o domínio dos “mares de morros”.

 

·         O que você sabe sobre o dinamismo econômico e populacional dessa região?

·         Como você considera que essa região influencia as demais regiões brasileiras?

 

                                                                                                                            Livro didático Araribá Mais Geografia/ Capítulo- 16 pag.182,184.

 

                                                                           ATIVIDADE

        

1.      Quais os Estados e capitais que compõe a Região Sudeste?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

2.      Caracterize o clima, vegetação da Região sudeste?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  ETAPA 2: Correção da atividade e questionamento, promovendo um momento de escuta, discussão tira dúvidas.

                                                                           5ª Aula

 

 ETAPA 1 e  2: Com base nos conhecimentos prévio dos estudantes. Professor(a) instigue -os a refletirem e expressarem sobre “As Regiões do Brasil”.Em seguida orientar a fazerem uma atividade complementar e correção.

                                                                                                                                                                                                                                           

 Sugestões de atividade :

                                                                As Regiões do Brasil                   

 

  As regiões brasileiras são: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. As Regiões do Brasil são as grandes divisões do território do país. Elas reúnem as características físicas ou naturais, do relevo, do clima, da vegetação, da hidrografia, como também das atividades econômicas.

   Considerando que o território brasileiro possui dimensões continentais, com 8 515 767,049 km², o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dividiu o país nessas cinco grandes regiões.

 

                    ATIVIDADE COMPLEMENTAR

 

Observe o mapa abaixo que representa a regionalização do Brasil e escreva o número correspondente na legenda.

        

2. Boa parte da população brasileira se concentra nos grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com essas informações, a região mais populosa do Brasil é:

(a) Norte.

(b) Nordeste.

(c) Centro Oeste.

(d) Sudeste.

3. Quais são as sub-regiões do Nordeste?

 

 

 

                                                                                        6ª Aula

 

 ETAPA 1 e  2: Nesta etapa o professor (a) é livre para promover a atividade avaliativa que seja viável a seu estudante.

 

Sugestão de atividade de Recuperação:

 

Tema: Brasil

                                                    Recuperação final de Geografia

1.       Observe o mapa abaixo que representa a regionalização do Brasil e escreva o número correspondente na legenda.

2. Boa parte da população brasileira se concentra nos grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com essas informações, a região mais populosa do Brasil é:

(a) Norte.

(b) Nordeste.

(c) Centro Oeste.

(d) Sudeste.

3. Leia o texto a seguir: “No Brasil, a Mata dos Pinhais cobria originalmente uma área superior a 100.000 km² ou 100.000.000 de hectares. Atualmente calcula-se que sobraram apenas cerca de 300km² ou 300.000 hectares desse domínio vegetal, ou seja, apenas 0,3% da cobertura original.” (Melhem Adas)

1. Esse domínio vegetal brasileiro reflete, na Região Sul, um domínio climático mencionado na

Alternativa

a) Temperado Oceânico     b) Tropical      c) Frio      d) Subtropical     e) Temperado Continental

4. Observe o mapa das sub-regiões do Nordeste e crie uma legenda o nome de cada uma.

1._____________________                   2_____________________

3_____________________                     4_____________________

5. O Pantanal é uma formação vegetacional complexa, considerado uma das maiores riquezas naturais do planeta Terra. Esse importante bioma está localizado em qual região brasileira?

a) Norte.                        

b) Sudeste.         

c) Nordeste.

d) Centro-Oeste.          

e) Sul.

“Moro num país tropical, abençoado por Deus

    E bonito por natureza, mas que beleza

     Em fevereiro (em fevereiro) tem carnaval (tem carnaval)”.

            (JOR, J. B. ; SIMONAL, W. País Tropical. Intérprete: Jorge Ben Jor).

 

6. Ao dizer que o Brasil é um “país tropical”, o trecho acima está, em uma perspectiva geográfica:

a) correto, pois o território brasileiro é cortado por ambos os trópicos da Terra.

b) incorreto, pois nenhum trópico, de fato, corta a área do país.

c) correto, pois a maior parte do país encontra-se em uma zona intertropical.

d) incorreto, pois não existe o “clima tropical” na classificação climática do Brasil.

 

 

 

 

                                                      

RECURSOS: ( capítulo- 14 e 16 )Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X )   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 185)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.coladaweb.com%2Fgeografia-do-brasil%2Fregiao-sul&psig=AOvVaw0ir4S4WVoK04gdKE7m3L5x&ust=1700433396940000&source=images&cd=vfe&opi=89978449&ved=0CBMQjhxqFwoTCIicv5nOzoIDFQAAAAAdAAAAABA  Imagem do mapa da Região Sul.

Livro Didático de Geografia Araribá Mais Geografia nas páginas 218 a 231.

Aspectos culturais do Brsail: https://www.pmbraganey.pr.gov.br/images/media/11960265915f3c0c74a19b3.pdf

5 Regies do Brasil: https://www.todamateria.com.br/regioes-brasileiras/  

                                                                                              Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós..

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário