SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: Pluralismo Cultural e
Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e
culturais Subtema: Diversidade Cultural na Geografia. |
Unidade Temática: Natureza Ambientes e Qualidade de Vida. Objetos do
Conhecimento:
Biodiversidade Brasileira. |
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Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre
e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação
recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas
também pode ser uma prática
humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
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Ano: 7° Período: 20/11/2023 a
01/12/2023 Nº de Aulas:6 |
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HABILIDADES |
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(EF07GE04)
Analisar a distribuição territorial da população brasileira e baiana,
considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e
asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões
brasileiras. (EF07GE04BA) Analisar a distribuição territorial da população
brasileira e baiana, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena,
africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade
nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado. (EF07GE04IT) Analisar a distribuição territorial da população
brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana,
europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões
brasileiras e nos territórios de identidade do estado, como Itamaraju. (EF07GE10IT) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos
de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões
brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia e do Município de
Itamaraju (EF07GE11) Caracterizar
dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como
sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrado , Caatingas,
Campos Sulinos e Matas de Araucária). |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2. Estabelecer conexões entre
diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos
objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem
uso dos recursos da natureza ao longo da história. Construir argumentos com base
em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que
respeitem e promovam a consciênciassocioambiental e o respeito à
biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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6. Construir argumentos com
base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista
que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7. Agir pessoal e coletivamente com respeito
,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação,
propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios
éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS:
Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor
agilizar a vida de vocês e dos alunos, assim teremos uma visão do aprendizado
dos alunos ,ficando mais facil a
avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.
1ª Aula ETAPA
1:Levantamento da aula anterior , em seguida explanação sobre a “Região Sul”, abordando as
características principais dos aspectos físicos da Região Sul: clima, relevo,
vegetação e hidrografia. O professor(a) pode
fazer a leitura compartilhada das páginas 164 a 172, ou o texto
disponível na apostila.
Região Sul Na Região Sul do Brasil, devido à
localização latitudinal, predomina o clima subtropical, relacionado à
vegetação composta principalmente da Mata dos Pinhais e dos Campos, cuja
ocorrência está vinculada a boa parte das atividades econômicas primárias. A
região é caracterizada por bons indicadores socioeconômicos em relação às
médias brasileiras. A ocupação espacial foi fortemente marcada pela presença
de imigrantes, que influenciaram a cultura, as tradições locais e as edificações.
A Região Sul é formada
pelos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A participação da
população da Região Sul na população total do Brasil tem dimi nuído:
de 17,7%, em 1970, passou para 14,26%, em 2016. Entre as justificativas
para essa queda percentual, pode ser apontada a mudança de grande número de
habitantes do Sul para outras regiões do país. O que você conhece
sobre a cultura das populações que vivem na Região Sul do Brasil? ETAPA
2: Após a leitura compartilhada, orientar os estudantes a copiar e
responder no caderno a atividade da página 173 do livro didático Araribá Mais
Geografia ou a atividade que esta disponível na apostila.
ATIVIDADE 1.
Quais os Estados e capitais da Região Sul?
Complete o quadro abaixo:
2. Qual o clima
predominante da região Sul? ___________________________________________________________________________________________________. 3. Observe
o mapa ao lado. a)
Se
você percorresse um trajeto do ponto A ao ponto B do mapa, que tipos de
vegetação encontraria? b) Indique as principais
características dessas formações vegetais?______________________________________________________ 2ª
Aula ETAPA 1e 2: Levantamento prévio da aula
anterior, em continuidade se possível
disponibilizar para os estudantes assistirem o vídeo presente no link:
https://youtu.be/kjbYHe9MaRg?si=hDqfsSBLCOwuudNG
sobre
a região Sul, estimulando os estudantes a um momento de questionamento e
socialização.
3ª Aula ETAPA
1e 2:Iniciar
a etapa com um levantamento prévio da aula anterior. Em seguida se possível
disponibilizar para os estudantes assistir o vídeo presente neste link: https://youtu.be/1HVeQqk1hEI?si=zp8oUVzNpP-ROrtc
Região Sudeste (Resumo) e
promover um momento de questionamentos e socialização.
4ª Aula ETAPA
1: Nesta etapa após os
estudantes assistirem o vídeo, o professor(a) deverá sonda-los a fim de
perceber o nível de conhecimento dos mesmos a respeito sobre a “Região
Sudeste”. Com base nos conhecimentos prévio do estudantes. Professor(a)
instigue -os a refletirem e expressarem sobre a organização do espaço,
população e paisagem de Itamaraju.
Região
Sudeste Região Sudeste se destaca por concentrar
grande parte da população brasileira e da produção de riqueza no país,
agregando o maior parque industrial e as duas maiores metrópoles nacionais.
Assim como nas outras regiões do Brasil, no Sudeste também há profundas
desigualdades sociais, especialmente nas grandes áreas urbanas. Em geral, as
áreas centrais apresentam maior infraestrutura e as periféricas são mais
carentes de serviços urbanos. A Região Sudeste, com superfície de
924 596 km2 , é formada pelos estados do Espírito Santo, de Minas
Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo. Entre os elementos
naturais que caracterizam as paisagens da região, destacam-se as formas do
relevo. As elevações do terreno nessa porção do território brasileiro se
configuram principalmente por altitudes médias e formas arredondadas,
compondo o domínio dos “mares de morros”. ·
O
que você sabe sobre o dinamismo econômico e populacional dessa região? ·
Como
você considera que essa região influencia as demais regiões brasileiras?
Livro didático
Araribá Mais Geografia/ Capítulo- 16 pag.182,184. ATIVIDADE 1. Quais os Estados e capitais que compõe a Região Sudeste? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ 2. Caracterize o clima,
vegetação da Região sudeste? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ETAPA 2: Correção da atividade e
questionamento, promovendo um momento de
escuta, discussão tira dúvidas.
5ª Aula ETAPA 1 e 2: Com base nos conhecimentos
prévio dos estudantes. Professor(a) instigue -os a refletirem e expressarem
sobre “As Regiões do Brasil”.Em seguida orientar a fazerem uma atividade
complementar e correção.
Sugestões de atividade
:
As Regiões do Brasil
As regiões brasileiras são: Norte,
Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. As Regiões do Brasil são
as grandes divisões do território do país. Elas reúnem as características
físicas ou naturais, do relevo, do clima, da vegetação, da hidrografia, como
também das atividades econômicas.
Considerando que o território
brasileiro possui dimensões continentais, com 8 515 767,049 km², o IBGE
(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dividiu o país nessas
cinco grandes regiões. ATIVIDADE COMPLEMENTAR Observe o mapa abaixo que representa a regionalização do Brasil e escreva o número correspondente na legenda. 2. Boa parte da população brasileira se concentra nos grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com essas informações, a região mais populosa do Brasil é: (a) Norte. (b) Nordeste. (c) Centro Oeste. (d) Sudeste. 3. Quais são as sub-regiões do Nordeste?
6ª Aula ETAPA 1 e 2: Nesta etapa o professor (a) é livre para promover a atividade avaliativa que seja viável a seu estudante. Sugestão de atividade de Recuperação: Tema:
Brasil
Recuperação final de Geografia 1. Observe o mapa abaixo que representa a regionalização do Brasil e escreva o número correspondente na legenda.
2. Boa parte da população brasileira se concentra nos grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com essas informações, a região mais populosa do Brasil é: (a) Norte. (b) Nordeste. (c) Centro Oeste. (d) Sudeste. 3. Leia o texto a seguir: “No Brasil, a Mata dos Pinhais cobria
originalmente uma área superior a 100.000 km² ou 100.000.000 de hectares.
Atualmente calcula-se que sobraram apenas cerca de 300km² ou 300.000 hectares
desse domínio vegetal, ou seja, apenas 0,3% da cobertura original.” (Melhem Adas) 1. Esse domínio vegetal brasileiro reflete, na Região Sul, um domínio climático mencionado na Alternativa a) Temperado Oceânico b) Tropical c) Frio d) Subtropical e) Temperado Continental 4. Observe o mapa das sub-regiões do Nordeste e crie uma legenda o nome de cada uma.
1._____________________ 2_____________________ 3_____________________ 4_____________________ 5. O Pantanal é uma formação vegetacional complexa, considerado uma das maiores riquezas naturais do planeta Terra. Esse importante bioma está localizado em qual região brasileira? a) Norte. b) Sudeste. c) Nordeste. d) Centro-Oeste. e) Sul.
6. Ao dizer que o Brasil é um “país tropical”, o trecho acima está, em uma perspectiva geográfica: a) correto, pois o território brasileiro é cortado por ambos os trópicos da Terra. b) incorreto, pois nenhum trópico, de fato, corta a área do país. c) correto, pois a maior parte do país encontra-se em uma zona intertropical. d) incorreto, pois não existe o “clima tropical” na classificação climática do Brasil. RECURSOS: (
capítulo- 14 e 16 )Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 185) ( ) Seminários; (X) Apresentação
oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( )
Relatórios; (X) Atividade escrita; (X )
Avaliação da participação; Outros: Referencias: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.coladaweb.com%2Fgeografia-do-brasil%2Fregiao-sul&psig=AOvVaw0ir4S4WVoK04gdKE7m3L5x&ust=1700433396940000&source=images&cd=vfe&opi=89978449&ved=0CBMQjhxqFwoTCIicv5nOzoIDFQAAAAAdAAAAABA
Imagem do mapa da Região Sul. Livro Didático de Geografia Araribá Mais Geografia nas páginas 218 a 231. Aspectos
culturais do Brsail: https://www.pmbraganey.pr.gov.br/images/media/11960265915f3c0c74a19b3.pdf 5 Regies do Brasil: https://www.todamateria.com.br/regioes-brasileiras/
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós.. |
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