9º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 6º ANO - 2024

 

                                                     SEQUÊNCIA DIDÁTICA GEOGRAFIA

Tema: Ancestralidade Preta: diversidades, saberes e conhecimento na construção da autoafirmação da identidade e protagonista afro-brasileiro.

Subtema: Escola lugar de saberes, protagonismo afro-brasileiro e conhecimento geográfico.

UNIDADE TEMÁTICA: Natureza Ambientes e Qualidade de Vida.

Objetos do conhecimento: Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras  /Relações entre os componentes físico-natural.

 

Ano:     Período:  07/10 a 09/11/2024                   de Aulas: 12

    

Objetivos :

·         Valorizar o uso de fontes de energia renováveis, que causam menores impactos ambientais, para reconhecer a importância de pesquisas e investimentos nesse tipo de recurso.

·         Aprender o conceito de relevo para relacionar as diversas atividades humanas à ocupação dos terrenos com diferentes formas.

·         Compreender que os conceitos de relevo, altura e altitude estão relacionados e interferem nas diferentes atividades humanas

                                                 COMPETÊNCIAS  ESPECÍFICA

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

   COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

                                            COMPETÊNCIAS   SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo

 

estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

  Sugestão: Iniciar abordando o tema “Ancestralidade Preta: diversidades, saberes e conhecimento na construção da autoafirmação da identidade e protagonista afro-brasileiro”.

  que será trabalhado durante a aplicação da sequência didática.

Sugestão: O professor(a), pode promover um roteiro  em busca do Olhar Geográfico e artístico para as serras baixas, que contornam Itamaraju!

Um roteiro geográfico para observar o relevo de Itamaraju.

Qual é a forma de relevo que mais se destaca em Itamaraju?

 

Sugestão de fonte de pesquisa: a revista  A GEOGRAFIA DE GEOGRAFIA.

 

Aula 1: RELEVO

Objeto de conhecimento:  

Relações entre os componentes físico--naturais

Metodologia:

·          Resolução de atividades individuais utilizando a atividade disponível nas páginas 124 a 129.

·         Resolução de atividades individuais utilizando a atividade das páginas 126, 127 e 129.

·         Discussão e reflexão em sala.

HaEF06GE06BA) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização e ofertas de diversos serviços, partindo de sua realidade.

(EF06GE06IT) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária, com destaque para a cultura do café, pimenta-do-reino e eucalipto e para criação do gado e ofertas de diversos serviços, como aqueles ligados à expansão urbana partindo da realidade do município de Itamaraju.

(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

(EF06GE11IT) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade do bioma da Mata Atlântica em Itamaraju local e do mundo.

Desenvolvimento:

1º Etapa: O professor(a) pode copiar no quadro branco e orientar os estudantes a copiar e responder a atividade no caderno disponível nas páginas 126, 127 e 129 do livro didático.

 2º Etapa: Continuação da atividade e correção e momento de questionamento e socialização.

  

Avaliação:

Participação nas discussões /. Qualidade na resolução de atividades individuais/. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

Aula 2: RELEVO  (CONTINUAÇÃO)

Objeto de conhecimento: Relações entre os componentes físico--naturais

 

Metodologia:

·         Levantamento prévio e sondagem dos conteúdos estudados.

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

 

Habilidade:

HaEF06GE06BA) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização e ofertas de diversos serviços, partindo de sua realidade.

(EF06GE06IT) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária, com destaque para a cultura do café, pimenta-do-reino e eucalipto e para criação do gado e ofertas de diversos serviços, como aqueles ligados à expansão urbana partindo da realidade do município de Itamaraju.

(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

(EF06GE11IT) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade do bioma da Mata Atlântica em Itamaraju local e do mundo.

Desenvolvimento:

1º Etapa, iniciar com exposição do objeto de conhecimento sobre Relevo, promovendo a leitura do mapa e análise na página 130,131, 132 e 133 do livro didático de Geografia espaço e interação.

 

Etapa, orientar aos estudantes a fazer a atividade da página 130 e 133 do livro didático , ou outra atividade elaborada pelo professor(a).

Avaliação

  • Participação nas discussões;
  • Qualidade na resolução de atividades individuais;
  • Clareza e organização na apresentação dos trabalhos.

 

Aula 03 : FORMAS DO RELEVO TERRESTRE

Objeto de conhecimento:

Relações entre os componentes físico--naturais

Metodologia:

·         Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

Habilidade:

EF06GE04BA) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil e da Bahia e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

(EF06GE04IT) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil, da Bahia e do município de Itamaraju e a sua localização no modelado da superfície terrestre destacando planaltos e morros de Itamaraju e da cobertura vegetal de mata Atlântica.

(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos desolo, relevo e formações vegetais.

(EF06GE05IT) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais identificando estes aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua importância.

 

Desenvolvimento:

1º Etapa, iniciar com exposição do objeto de conhecimento sobre a Formas de relevo terrestre, promovendo a leitura compartilhada da página 134 e 141 do livro didático de Geografia espaço e interação.

 

Etapa, orientar aos estudantes a fazer a atividade da página 135,137 e 141 do livro didático , ou outra atividade elaborada pelo professor(a).

Aula 04 : FORMAS DO RELEVO TERRESTRE ( CONTINUAÇÃO).

Objeto de conhecimento:

Relações entre os componentes físico--naturais

Metodologia:

·         Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

Habilidade:

 

EF06GE04BA) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil e da Bahia e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

(EF06GE04IT) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil, da Bahia e do município de Itamaraju e a sua localização no modelado da superfície terrestre destacando planaltos e morros de Itamaraju e da cobertura vegetal de mata Atlântica.

(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos desolo, relevo e formações vegetais.

(EF06GE05IT) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais identificando estes aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua importância.

Desenvolvimento:

1º Etapa: O professor(a) pode copiar no quadro branco e orientar os estudantes a copiar e responder a atividade no caderno disponível na apostila .

 2º Etapa: Continuação da atividade e correção e momento de questionamento e socialização.

Avaliação

  • Participação nas discussões;
  • Qualidade na resolução de atividades individuais;

Clareza e organização na apresentação dos trabalhos.

 

AULA 05: Solo

Objeto de conhecimento:

Relações entre os componentes físico-naturais

Metodologia:

·         Levantamento dos conhecimentos prévios através de imagens, leitura e interpretação ou, atividades práticas;

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

Habilidade:

 

EF06GE04BA) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil e da Bahia e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

(EF06GE04IT) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil, da Bahia e do município de Itamaraju e a sua localização no modelado da superfície terrestre destacando planaltos e morros de Itamaraju e da cobertura vegetal de mata Atlântica.

(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

(EF06GE05IT) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais identificando estes aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua importância.

Desenvolvimento:

1º Etapa: O professor(a) pode copiar no quadro branco e orientar os estudantes a copiar e responder a atividade no caderno disponível na apostila .

 2º Etapa: Continuação da atividade e correção e momento de questionamento e socialização.

Para abordar a formação dos solos, retoma conteúdo de rochas e minerais para que os estudantes estabeleça conexões entre os temas abordados.

Fazer uso do livros páginas 142 e 143 (leitura compartilhada e atividade relacionada a estas páginas).

01. O que é solo?

02. Como se forma o solo?

03. O que é a rocha-mãe?

04. Como são formados os solos arenosos e de o cor avermelhada?

05. Como são formados os solos em regiões de clima quente e úmido?

06. O que acontece com os relevos inclinados e em terrenos planos?

07.  O que acontece quando animais, plantas e outros organismos morrem e sofrem de compoisção?

08. Cite exemplos de animais pequenos que tornam o solo mais fértil e arejado.

AULA 06: (Aula assíncrona) – Vídeo: “Formação e composição do solo” ou “Tipos de Solo”, a critério do professor.

https://youtu.be/AKyywp76eZo?si=SrhDRAqWY3xnUmfk 

https://youtu.be/Pxkeb9dvwOc?si=1cbUL53JOIHMPjcv

Sugestão: O professor(a) pode colocar o vídeo no Google Formulário e criar questões sobre o mesmo).

Avaliação

  • Participação nas discussões;
  • Qualidade na resolução de atividades individuais;

Clareza e organização na apresentação dos trabalhos.

AULA 07: Discursão sobre o vídeo e correção de atividades pendentes.

AULA 08: Importância do solo (leitura complementar e atividades das páginas 144 e 145 Geografia espaço e interação ).

AULA 09: Relevo, Solo e Agricultura

Objeto de conhecimento:

Relações entre os componentes físico--naturais

Metodologia:

·         Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

Habilidade:

 

EF06GE04BA) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil e da Bahia e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

(EF06GE04IT) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil, da Bahia e do município de Itamaraju e a sua localização no modelado da superfície terrestre destacando planaltos e morros de Itamaraju e da cobertura vegetal de mata Atlântica.

(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos desolo, relevo e formações vegetais.

(EF06GE05IT) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais identificando estes aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua importância.

 

Para desenvolver o tema apresentar variadas formas de se prática agricultura ao redor do mundo, destacando as técnicas e tecnologias de acordo com o relevo e as características do solo e do clima.

Solicitar leitura compartilhado do texto e fotografias, com pausas para comentários e esclarecimentos de dúvidas.

Realizar atividade da página 147 do livro didático Geografia espaço e interação.

AULA 10: Relevo, Solo e Moradia

Ressaltar o fato de que as enchentes e os deslizamentos de terra são fenômenos naturais, agravados pelas alterações que os seres humanos realizam nas paisagens.

Leitura participativa das páginas 150 e 151.

AULA 11: Realização das atividades das páginas 152 a 155 (o professor é livre para quais questões aplicar ao seus estudantes.

AULA 12: Aula abordando sobre o projeto “Consciência Negra”

Video: “Conheça O Baobá, árvore que veio da África para o Brasil”.

https://youtu.be/LAC_5Ze7JGw?si=PfYSpAtmkiiVr-ks

 

ANEXO: O professor(a) pode escolher algumas atividades abaixo:

Aula 12 : Projeto Consciência Negra

Objeto de conhecimento: Relações entre os componentes físico--naturais

Metodologia:

·         Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

Habilidade 

(EF07GE02BA) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial da Bahia e do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

  (EF07GE02IT) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do local, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia e do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas com destaque para a questão fundiária entre os fazendeiros latifundiários, os indígenas Pataxó e os povos do Movimento Sem-terra-MST na região do Extremo Sul da Bahia e no município de Itamaraju.

Desenvolvimento:

Utilizar a abordagem em torno do Baobá, árvore símbolo do continente africano, criando um paralelo aos modos de conceber as práticas do homem ocidental sobre a natureza e as consequências de tais ações nas mudanças climáticas.

 

                                                  Óleo de Baobá - Focus Química Focus Química

 

1º Etapa: Apresente slides detalhados que mostrem as lendas de origem africanas sem estereótipos e dessa forma aproximá-los desse universo diverso que forma a sociedade brasileira, desenvolvendo o senso de pertencimento e o lugar de cada um no mundo.

Aula sobre Baobá

https://pt.slideshare.net/slideshow/aula-sobre-o-baob-53524528/53524528 link dos slides.

2º Etapa:  Promover uma roda de conversa sobre o temas abordado. O professor(a) está livre para criar seus questionamentos.

Avaliação

  • Os estudantes serão avaliados através de participação e interesse nas atividades propostas
  • Qualidade na resolução de atividades individuais;

Clareza e organização na apresentação dos trabalhos.

·         O projeto será avaliado pelo nível de interesse despertado nos estudantes.

 



                                                                 

Obs. O professor (a) é livre para utilizar outro material desde que não fuja do objeto de conhecimento.

 

Referencia:

 

Livro didático de Geografia espaço e interação.

Retirado do site: https://www.planejamentosdeaula.com/plano-de-aula-regiao-norte-ensino-fundamental-2-7o-ano/#gsc.tab=0

 

 

                                               

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                             Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...


 

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