Habilidade:
EF06GE04BA)
Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente
urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das
bacias e das redes hidrográficas do Brasil e da Bahia e a sua localização
no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
(EF06GE04IT) Descrever o ciclo da
água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural,
reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes
hidrográficas do Brasil, da Bahia e do município de Itamaraju e a sua
localização no modelado da superfície terrestre destacando planaltos e
morros de Itamaraju e da cobertura vegetal de mata Atlântica.
(EF06GE05) Relacionar padrões
climáticos, tipos desolo, relevo e formações vegetais.
(EF06GE05IT) Relacionar padrões
climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais identificando estes
aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua importância.
Desenvolvimento:
1º Etapa, iniciar com exposição do objeto de conhecimento
sobre a Formas de relevo terrestre, promovendo a leitura compartilhada da
página 134 e 141 do livro didático de Geografia espaço e interação.
2º Etapa, orientar
aos estudantes a fazer a atividade da página 135,137 e 141 do livro didático , ou outra
atividade elaborada pelo professor(a).
Aula 04 : FORMAS DO RELEVO TERRESTRE (
CONTINUAÇÃO).
|
Objeto de
conhecimento:
Relações
entre os componentes físico--naturais
|
Metodologia:
·
Sondagem dos
conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;
·
Resolução de
atividades individuais e/ou em grupos.
Habilidade:
EF06GE04BA)
Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no
ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da
morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil e da Bahia e a
sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura
vegetal.
(EF06GE04IT) Descrever o ciclo da
água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural,
reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das
redes hidrográficas do Brasil, da Bahia e do município de Itamaraju e a
sua localização no modelado da superfície terrestre destacando planaltos
e morros de Itamaraju e da cobertura vegetal de mata Atlântica.
(EF06GE05) Relacionar padrões
climáticos, tipos desolo, relevo e formações vegetais.
(EF06GE05IT)
Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais
identificando estes aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua
importância.
|
Desenvolvimento:
1º Etapa: O professor(a) pode copiar no quadro branco e orientar os
estudantes a copiar e responder a atividade no caderno disponível na
apostila .
2º Etapa: Continuação da atividade e correção e momento de
questionamento e socialização.
Avaliação
- Participação
nas discussões;
- Qualidade na resolução de atividades
individuais;
Clareza e
organização na apresentação dos trabalhos.
AULA 05: Solo
Objeto de
conhecimento:
Relações
entre os componentes físico-naturais
|
Metodologia:
·
Levantamento dos
conhecimentos prévios através de imagens, leitura e interpretação ou,
atividades práticas;
·
Resolução de
atividades individuais e/ou em grupos.
Habilidade:
EF06GE04BA)
Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no
ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da
morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil e da Bahia e a
sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura
vegetal.
(EF06GE04IT) Descrever o ciclo da
água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural,
reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das
redes hidrográficas do Brasil, da Bahia e do município de Itamaraju e a
sua localização no modelado da superfície terrestre destacando planaltos
e morros de Itamaraju e da cobertura vegetal de mata Atlântica.
(EF06GE05) Relacionar padrões
climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
(EF06GE05IT)
Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais
identificando estes aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua
importância.
|
Desenvolvimento:
1º Etapa: O professor(a) pode copiar no quadro branco e orientar os
estudantes a copiar e responder a atividade no caderno disponível na
apostila .
2º Etapa: Continuação da atividade e correção e momento de
questionamento e socialização.
Para
abordar a formação dos solos, retoma conteúdo de rochas e minerais para
que os estudantes estabeleça conexões entre os temas abordados.
Fazer uso
do livros páginas 142 e 143 (leitura compartilhada e atividade relacionada
a estas páginas).
01. O que é solo?
02. Como se forma o
solo?
03. O que é a
rocha-mãe?
04. Como são
formados os solos arenosos e de o cor avermelhada?
05. Como são
formados os solos em regiões de clima quente e úmido?
06. O que acontece
com os relevos inclinados e em terrenos planos?
07. O que acontece quando animais, plantas e
outros organismos morrem e sofrem de compoisção?
08. Cite exemplos de
animais pequenos que tornam o solo mais fértil e arejado.
AULA 06: (Aula
assíncrona) – Vídeo: “Formação e composição do solo” ou “Tipos de Solo”, a
critério do professor.
https://youtu.be/AKyywp76eZo?si=SrhDRAqWY3xnUmfk
https://youtu.be/Pxkeb9dvwOc?si=1cbUL53JOIHMPjcv
Sugestão:
O professor(a) pode colocar o vídeo no Google Formulário e criar questões
sobre o mesmo).
Avaliação
- Participação
nas discussões;
- Qualidade na resolução de atividades
individuais;
Clareza e
organização na apresentação dos trabalhos.
AULA 07: Discursão sobre
o vídeo e correção de atividades pendentes.
AULA 08: Importância do
solo (leitura complementar e atividades das páginas 144 e 145 Geografia
espaço e interação ).
AULA 09: Relevo, Solo e
Agricultura
Objeto de
conhecimento:
Relações
entre os componentes físico--naturais
|
Metodologia:
·
Sondagem dos
conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;
·
Resolução de
atividades individuais e/ou em grupos.
Habilidade:
EF06GE04BA)
Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no
ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da
morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil e da Bahia e a
sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura
vegetal.
(EF06GE04IT) Descrever o ciclo da
água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural,
reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das
redes hidrográficas do Brasil, da Bahia e do município de Itamaraju e a
sua localização no modelado da superfície terrestre destacando planaltos
e morros de Itamaraju e da cobertura vegetal de mata Atlântica.
(EF06GE05) Relacionar padrões
climáticos, tipos desolo, relevo e formações vegetais.
(EF06GE05IT)
Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais
identificando estes aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua
importância.
|
Para
desenvolver o tema apresentar variadas formas de se prática agricultura ao
redor do mundo, destacando as técnicas e tecnologias de acordo com o
relevo e as características do solo e do clima.
Solicitar
leitura compartilhado do texto e fotografias, com pausas para comentários e
esclarecimentos de dúvidas.
Realizar
atividade da página 147 do livro didático Geografia espaço e interação.
AULA 10: Relevo, Solo e
Moradia
Ressaltar
o fato de que as enchentes e os deslizamentos de terra são fenômenos
naturais, agravados pelas alterações que os seres humanos realizam nas
paisagens.
Leitura
participativa das páginas 150 e 151.
AULA 11: Realização das
atividades das páginas 152 a 155 (o professor é livre para quais questões
aplicar ao seus estudantes.
AULA 12: Aula abordando sobre o projeto “Consciência Negra”
Video:
“Conheça O Baobá, árvore
que veio da África para o Brasil”.
https://youtu.be/LAC_5Ze7JGw?si=PfYSpAtmkiiVr-ks
ANEXO: O professor(a)
pode escolher algumas atividades abaixo:
Aula 12 : Projeto
Consciência Negra
Objeto de conhecimento:
Relações entre os componentes físico--naturais
Metodologia:
·
Sondagem dos
conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;
·
Resolução de atividades
individuais e/ou em grupos.
Habilidade
(EF07GE02BA)
Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação
socioeconômica e territorial da Bahia e do Brasil, compreendendo os
conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
(EF07GE02IT)
Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação
socioeconômica e territorial do local, da Mesorregião do Extremo Sul da
Bahia e do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e
contemporâneas com destaque para a questão fundiária entre os fazendeiros
latifundiários, os indígenas Pataxó e os povos do Movimento Sem-terra-MST
na região do Extremo Sul da Bahia e no município de Itamaraju.
Desenvolvimento:
Utilizar a abordagem em
torno do Baobá, árvore símbolo do continente africano, criando um paralelo
aos modos de conceber as práticas do homem ocidental sobre a natureza e as
consequências de tais ações nas mudanças climáticas.
1º
Etapa: Apresente slides
detalhados que mostrem as
lendas de origem africanas sem estereótipos e dessa forma aproximá-los
desse universo diverso que forma a sociedade brasileira, desenvolvendo o
senso de pertencimento e o lugar de cada um no mundo.
Aula sobre Baobá
https://pt.slideshare.net/slideshow/aula-sobre-o-baob-53524528/53524528 link dos slides.
2º
Etapa:
Promover uma roda de conversa sobre o temas abordado. O professor(a)
está livre para criar seus questionamentos.
Avaliação
- Os estudantes
serão avaliados através de participação e interesse nas atividades
propostas
- Qualidade na resolução de atividades
individuais;
Clareza e
organização na apresentação dos trabalhos.
·
O projeto será avaliado pelo nível de interesse despertado nos
estudantes.
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