9º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 8º ANO - 2024

 

                                               SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Tema: Ancestralidade Preta: diversidades, saberes e conhecimento na construção da auto-afirmação da identidade e protagonista afro-brasileiro.

Subtema:  Geografia e conhecimento na construção da auto afirmação da identidade e protagonista afro-brasileiro.

Unidade Temática:  Natureza Ambientes e Qualidade de Vida.

Objetos do conhecimento:   Diversidade cultural e territorial dos povos originários da América".

Ano:                         Período:07 /10 a 09/11/24                                         Nº de Aulas: 8

              COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

                  COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

       COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

                                               ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. 

Sugestão : O professor(a)  usando o mesmo objeto de conhecimento, pode trabalhar uma outra opção  de atividade.                                                                        

 Sugetão: Abordar sobre o tema”   

Ancestralidade Preta: diversidades, saberes e conhecimento na construção da auto-afirmação da identidade e protagonista afro-brasileiro que será trabalhado durante a aplicação da sequência didática.

Obs. Trabalhar a xenofobia na América Anglo- saxônica.

Sugestão: o professor(a) pode promover uma roda de conversa dando a oportunidade do estudante através de questionamento e soialização. Em seguida orientar aos estudantes a fazer uma paródia sobre o conteúdo abordado , ou uma pesquisa com apresentação de pessoas muito conhecidas no Brasil que sofreu algum tipo de xenofobia.

Obs. O professor(a) pode usar o mesmo  objeto de conhecimento para trabalhar outra sugestão de atividade.

 

 

1º Aula: Aspectos naturais da América

Objeto de conhecimento: Os diferentes contextos e os meios técnico e tecnológico na produção EF08GE13

 

Objetivo:

·         Identificar aspectos territoriais, populacionais e socioeconômicos do Canadá, para compreender quais são as atividades econômicas, as áreas de produção e ocupação humana no território canadense. 

·          Compreender aspectos da relação entre sociedade e natureza no espaço geográfico do Canadá, reconhecendo atividades econômicas desenvolvidas. 

·          Identificar aspectos territoriais, populacionais e socioeconômicos dos Estados Unidos, para compreender a formação e a organização territorial e política do país. 

Metodologia:

·         Aula expositiva utilizando o livro didático Geografia espaço e interação.

·         Iniciar a aula fazendo a exposição do conteúdo Aspectos naturais da América”.

Habilidade:

 

:Desenvolvimento:

Etapa, fazer a exposição do objeto de conhecimento sobre “Aspectos naturais da América  iniciando com as perguntas de sondagem.

Etapa, realizar a leitura compartilhada das páginas 92 e 93 com a turma, com momento de questionamento,  discussão e Solicitar que os estudantes analisem o mapa da página 92 e a imagem da página 93. Perguntar o que puderam observar e pedir que respondam a atividade da página 93, fazer a correção e socialização.

Avaliação:

Participação nas discussões /. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

2ºAula :  Aspectos naturais da América  (Continuação).

Objeto de conhecimento: Diversidade e dinâmica da população mundial e local.

Metodologia:.

·         Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

Habilidade:

(EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial). Uma na pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no município de Itamaraju.

(EF08GE04) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e força dos, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional e baiana.

 (EF08GE04IT) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional, baiana da mesorregião do Extremo Sul da Bahia especialmente no Município de Itamaraju.

Desenvolvimento:

Etapa, dando continuidade ao objeto de conhecimento sobre “Aspectos naturais da América   com as perguntas de sondagem.

Etapa, realizar a leitura compartilhada das páginas 94,95,96,97,98 e 99, com a turma, com momento de questionamento,  discussão e socialização.

3º Etapa: Após a leitura e interpretação coletiva com questionamentos e discussão. Solicitar aos estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da página 100, 101 e 103.Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual e se possível realizar uma correção coletiva.    

Avaliação:

Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

3ºAula : América Anglo- Saxônica - CANADÁ

Objeto de conhecimento: :  Diversidade e dinâmica da população mundial e local.             

Objetivo:      

·         Reconhecer as principais civilizações pré-colombianas, como os Maias, Astecas e Incas.

·         Relacionar os povos originários com suas respectivas localizações geográficas.

Metodologia:

 Introdução do objeto de conhecimento o professor(a) orienta os estudantes a ler as informações trazidas pelo livro didático nas páginas 104, 105, 106,107,108, 109, 110 e 111 sobre América Anglo- Saxônica - CANADÁ e colocar dentro deste debate seus pontos de vista criando autonomia para realizar atividades e posteriormente socializar.

Habilidade:

(EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial). Uma na pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no município de Itamaraju.

(EF08GE04) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e força dos, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional e baiana.

 (EF08GE04IT) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional, baiana da mesorregião do Extremo Sul da Bahia especialmente no Município de Itamaraju.

 

Desenvolvimento:

1º Etapa: Acolhida aos estudantes, logo após a acolhida e a frequência , iniciar a aula fazendo uma breve revisão sobre o que foi estudado na aula anterior.

Correção da atividade da aula anterior.

           Promover a leitura coletiva do texto da página 106 a 111, com questionamentos e discussão.

2º Etapa: Após a correção, fazer a introdução do objeto do conhecimento, América Anglo- Saxônica. Utilizando o livro didático para leitura compartilhada das páginas 106 á 111 (Canadá) ou pode ser utilizado o resumo para explanação e compreensão do conteúdo.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.                            

Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

 

                                   

Aula 4: ANGLO-SAXONICA ( CANADÁ)

Objeto de conhecimento: :  Diversidade e dinâmica da população mundial e local.

 

Habilidade:

(EF08GE01IT) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no município de Itamaraju.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Acolhida aos estudantes, logo após a acolhida e a frequência , iniciar a aula fazendo uma breve revisão sobre o que foi estudado na aula anterior.

Correção da atividade da aula anterior.

           Promover a leitura coletiva do texto da página 90 e 91, com questionamentos e discussão.

2º Etapa: Após a correção, fazer a introdução do objeto do conhecimento, América Anglo- Saxônica. Utilizando o livro didático para leitura compartilhada das páginas 106 á 111 (Canadá) ou pode ser utilizado o resumo para explanação e compreensão do conteúdo.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.    

   Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.    

  Aula 5: ANGLO-SAXONICA ( ESTADOS UNIDOS)  

   Objeto de conhecimento: Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais.

Habilidade:

(EF08GE01IT) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no município de Itamaraju.   

  Desenvolvimento:

1º Etapa: Acolhida aos estudantes, logo após a acolhida e a frequência , iniciar a aula fazendo uma breve sondagem da aula anterior.

2º Etapa: Roda de conversa com leitura compartilhada e explicação para sanar dúvidas do objeto do conhecimento sobre Estados Unidos.

Utilizar o livro didático para a realização da leitura compartilhada, iniciando na página 112 ou  a 117 um breve resumo sobre os principais aspectos dos estados Unidos e atividade.

.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.   

 6º Aula: ESTADOS UNIDOS - Negros e hispânicos nos Estados Unidos.

Objeto de conhecimento: Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais.

Habilidade:

 (EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

1º Etapa: Utilizar o livro didático para a realização da leitura compartilhada, iniciando na página 118 a 121 um breve resumo sobre os principais aspectos dos estados Unidos. Em seguida atividade da página 121.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva. 

 

AVALIAÇÃO:   

   Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.   

 

7º Aula : ESTADOS UNIDOS –MOVIMENTOS NEGROS NAS MÍDIAS SOCIAIS

  Objeto de conhecimento: Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais.

Habilidade:

 (EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

 

Desenvolvimento:

1º Etapa, acolhida aos estudantes, logo após a acolhida e a frequência , iniciar a aula fazendo uma breve sondagem da aula anterior.

2º Etapa, Leitura compartilhada das páginas 122 a  127, destacar os “inimigos” dos Estados Unidos durante a Guerra Fria e no final do século XX, assim como as ações da potência estadunidense para “defender os princípios democráticos”, que culminaram em guerras, conflitos ideológicos, intervenções militares e, com isso, o surgimento de “novos inimigos” para o século XXI.

 3º Etapa, se possível o professor(a) pode trabalhar “Música americana ou afro- americana” que esta presente nas páginas 128 a 129.

 AVALIAÇÃO:   

   Participação nas discussões / Qualidade na resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da aula.   

 

 

 8º Aula : ESTADOS UNIDOS – RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Objeto de conhecimento: Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais.

Habilidade:

 (EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

Desenvolvimento:

1º Etapa, Leitura compartilhada das páginas 130 a  133 do livro Geografia espaço e interação. Destacar os “inimigos” dos Estados Unidos durante a Guerra Fria e no final do século XX, assim como as ações da potência estadunidense para “defender os princípios democráticos”, que culminaram em guerras, conflitos ideológicos, intervenções militares e, com isso, o surgimento de “novos inimigos” para o século XXI.

 3º Etapa, o professor(a) pode orientar os estudantes a copiar e responder no caderno a atividade que esta presente nas páginas 134 a 135.

 

 Obs. O professor(a) é livre fazer modificações ou utilizar outro material complementar desde que trabalhe o objeto de conhecimento.

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 104 a 135)

( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios;

( X) Atividade escrita; ( X ) Avaliação da participação; Outros:

REFERENCIAS:

 

Livro didático Geografia Espaço e Interação.

Fonte:  https://brasilescola.uol.com.br/geografia/canada.htm

https://www.monteirolobatomaceio.com.br/repository/files/geopolitica.pdf

https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/586001/2/Geografia%20da%20popula%C3%A7%C3%A3o%20mundial%20xenofobia.pdf slide sobre Xenofobia

file:///D:/MATERIAL%20PARA%20ARTICULA%C3%87%C3%83O%202024/XENOFOBIA%20-1ae72-tema-5-xenofobia-no-brasil-os-desafios-da-aceitacao-do-diferente-em-um-pais-multicultural.pdf XENOFOBIA NO BRASIL.

 

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

 SUGESTÕES DE TEXTOS :

 

Canadá

 

O Canadá é um país que fica na América do Norte e consiste no segundo maior país do mundo em extensão territorial, ficando atrás apenas da Rússia. Possui um terreno acidentado e climas que variam do Temperado, mais ao sul, ao Ártico, ao norte. A população canadense é hoje de pouco mais de 37,7 milhões de habitantes, os quais se concentram nas porções meridionais do território. O país possui elevados indicadores sociais e econômicos, sendo atualmente uma das maiores economias do planeta."

Clima do Canadá

Dois tipos climáticos são predominantes no território canadense: o Temperado, que ocorre nas terras ao sul, e o Ártico (e as suas subclasses), que se distribui pelas porções mais ao norte. Sob influência da maritimidade e do relevo, as províncias das costas leste e oeste experimentam os maiores índices de precipitação na forma de chuva durante o outono e o inverno."

Relevo do Canadá

Mais da metade do Canadá está inserida no Escudo Canadense, abrangendo tanto as terras continentais quanto o conjunto de ilhas ao norte. Trata-se de uma formação muito antiga e intensamente transformada pela ação dos agentes erosivos. Os terrenos centrais são, por conta disso, marcados pelo relevo acidentado, com altitudes médias de 600 metros e as maiores elevações nas bordas."

Vegetação do Canadá

A partir do Norte, seguindo o padrão de distribuição climática, a cobertura vegetal do Canadá é formada pelas espécies características de Tundra, Taiga e Pradaria. Estima-se que a área florestada no país seja de 38,7% do seu território (ONU, 2017)."

Hidrografia do Canadá

O Canadá possui uma grande quantidade de lagos naturais e rios que formam sua vasta rede de drenagem. Seu rio mais extenso é o Mackenzie, com 4241 km.

O país abriga também parte dos Grandes Lagos na sua fronteira sudeste com os Estados Unidos. Fica em Déline, nos Territórios do Noroeste, o maior lago do país, o Grande Lago do Urso, com 31.153 km².

Demografia do Canadá

A população canadense é de 37.742.000 habitantes, com a maior parte se concentrando nas áreas meridionais do país. O território do Canadá pode ser considerado pouco povoado, com densidade de 4,2 hab/km².

Quase 82% da população se encontram em áreas urbanas. A cidade mais populosa do Canadá é Toronto, a sudoeste da capital, com 6,2 milhões de habitantes na sua região metropolitana. Ottawa, por sua vez, reúne 1.378.200 habitantes.

O Canadá possui uma das mais elevadas expectativas de vida do mundo, que é de 82,2 anos.

Economia do Canadá

A economia canadense é a nona maior do mundo. Dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) indicam que o PIB do país a preços correntes é atualmente de 1,76 trilhões de dólares, cuja maior parcela é referente ao setor de serviços em conjunto com a indústria."

O subsolo canadense é rico em recursos naturais, como petróleo e gás natural, minério de ferro, cobre, zinco, urânio, potássio, entre outros, o que orienta muitos setores econômicos, notadamente a indústria. O país se destaca também na produção de papel e celulose e em equipamentos de transporte.

O setor agropecuário é voltado para a pesca, além da produção de carne de porco e leite. Apesar da diminuta quantidade de terras agricultáveis (4,7%), o Canadá produz milho, cevada, trigo, soja e colza, além de vegetais voltados ao consumo interno."

 

Referência:  https://brasilescola.uol.com.br/geografia/canada.htm

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

 

Estados Unidos

Estados Unidos ou Estados Unidos da América (EUA), como é chamado oficialmente, são um país localizado no continente americano (subcontinente América do Norte). O país é considerado o mais influente do mundo e exerce forte domínio político, econômico, militar e cultural.

"Os EUA participam de diversas organizações, como o Conselho das Nações Unidas; o Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA), antigo Nafta; a Otan, dentre outros. A nação mantém relações diplomáticas com a maioria dos países em todas as regiões do mundo.

 

Os Estados Unidos são também considerados uma nação multicultural. A grande extensão territorial confere ao país uma elevada biodiversidade e o encontro de diversas etnias, contribuindo para uma cultura riquíssima, repleta de particularidades em cada região do país.

 

Seus aspectos naturais são também bastante diversificados, seja no relevo, no clima, na vegetação, na fauna e na flora, dando ao país o status de “megadiverso” (país que abriga a maioria das espécies da Terra)."

 

"Economia dos Estados Unidos

Conhecido como a maior potência do mundo, os Estados Unidos ostentam a primeira posição quando o assunto é Produto Interno Bruto, que representa a soma de todos os bens produzidos no país ao longo de um período. O país tem um PIB de US$ 19,39 trilhões, segundo o Fundo Monetário Internacional, estando à frente de países como China e Japão. A economia em 2018 cresceu 2,9% se comparada ao ano anterior."

"A economia estadunidense baseia-se nos setores agropecuário, industrial e de serviços é "importante também destacar a produção de petróleo no país, bem como a de gás natural.

População dos Estados Unidos

A população estadunidense conta com, aproximadamente, 326.766.748 habitantes, segundo o IBGE. Boa parte da população é composta por imigrantes, vindos de países da América Latina e do continente asiático especialmente. Segundo o relatório de 2017 elaborado pelo Centro para Estudos de Imigração, o número de imigrantes nos EUA ultrapassou 43 milhões, sendo os mexicanos os que mais migram para esse país."

 

Potência mundial

Assim como os países europeus, os Estados Unidos também se lançaram na corrida imperialista no final do século XIX após terem completado a expansão para o Oeste.

Os principais fatores que contribuíram para o domínio de territórios pelos estadunidenses ao redor do mundo foram:

• o imenso território, rico em recursos naturais que ajudaram a impulsionar a industrialização e o desenvolvimento econômico;

• a saída para os oceanos Atlântico e Pacífico, que favorece o comércio internacional com Europa e Ásia e o posicionamento estratégico de navios militares. A Marinha estadunidense tem a maior e mais bem equipada frota do planeta, com bases para operar em várias regiões do mundo.

Influência global

Embora tenham passado por crises econômicas e enfrentado a competição de outros países, como a China, os Estados Unidos ainda exercem grande influência econômica, política, militar e cultural no espaço mundial.

Relações internacionais

Liberdade de expressão, direito de ir e vir, direito de escolher os governantes, liberdade de imprensa, entre outros, são princípios democráticos declarados pelos Estados Unidos. A grande potência utilizou, em muitas ocasiões, a defesa da democracia como justificativa para realizar intervenções militares e aplicar sanções políticas e econômicas a diversos países, criando “inimigos” e tornando-se alvo de atentados terroristas.

 

Referencias:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estados-unidos.htm

livro didático: Espaço e Interação geográfica.

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUW0WDPD-sMuuVCrXYm7e6qxo7a9dvdLVibyLwhhxK8OzkLit2Psxo0CYlegb6gT4wSQ7Zx9EKL5HPUo950W6J0FkoC8KK49DUtJFOP6yaMTy5IYGVkczAKjmtrGnVYqUGpY780NlaPak/s1600/jogodoscontinentes.jpg Jogo com as palavras.

 

SUGESTÃO: Para o Projeto de História com o tema “Ancestralidade Preta: diversidades, saberes e conhecimento na construção da autoafirmação da identidade e protagonista afro-brasileiro”. O professor(a) pode solicitar aos estudantes pesquisar sobre Xenofobia com brasileiros no Estados Unidos” ou culinária afro- brasileiro. Estimule o estudante a fazer a pesquisa em casa e levar para a escola todo material apurado para montagem da maleta. Em continuidade divida a sala em grupos e oriente-os a da início aos trabalhos.

Apresentação com explicação dos grupos.

Obs. Utilizar material reciclado.

 

 

 

 

 

 

 

                                                                

 

                                                                   

 

 

 

                                                  Que Deus continue protegendo e abençoando a todos  nós...    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário