SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
Tema:
Ancestralidade
Preta: diversidades, saberes e conhecimento na construção da auto-afirmação
da identidade e protagonista afro-brasileiro. Subtema: Geografia e conhecimento na construção da
auto afirmação da identidade e protagonista afro-brasileiro. |
Unidade
Temática: Natureza Ambientes e Qualidade de Vida. Objetos
do conhecimento: Diversidade cultural e territorial dos
povos originários da América". |
Ano: 8º Período:07 /10 a 09/11/24 Nº
de Aulas: 8 |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1. Utilizar
os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e
exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer
conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a
importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres
humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. 3.
Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do
raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço,
envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição,
extensão, localização e ordem. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1.Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. 6:Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência
socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro
,sem preconceito de qualquer natureza. 7:Agir pessoal e
coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade
,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões
socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e
solidários. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; autoestima;
autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de
buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
OBS: Professores,
essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida
de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas
atividades realizadas. |
Sugestão
:
O
professor(a) usando o mesmo objeto de
conhecimento, pode trabalhar uma outra opção
de atividade.
Sugetão: Abordar
sobre o tema”
Ancestralidade Preta: diversidades, saberes e
conhecimento na construção da auto-afirmação da identidade e protagonista
afro-brasileiro que será trabalhado durante a aplicação
da sequência didática.
Obs. Trabalhar a xenofobia na América Anglo-
saxônica.
Sugestão: o professor(a) pode promover
uma roda de conversa dando a oportunidade do estudante através de
questionamento e soialização. Em seguida orientar aos estudantes a fazer uma
paródia sobre o conteúdo abordado , ou uma pesquisa com apresentação de pessoas
muito conhecidas no Brasil que sofreu algum tipo de xenofobia.
Obs. O professor(a) pode usar o
mesmo objeto de conhecimento para
trabalhar outra sugestão de atividade.
1º Aula: Aspectos naturais da América
Objeto de conhecimento: Os diferentes contextos e os meios
técnico e tecnológico na produção EF08GE13 Objetivo: ·
Identificar aspectos
territoriais, populacionais e socioeconômicos do Canadá, para compreender
quais são as atividades econômicas, as áreas de produção e ocupação humana no
território canadense. ·
Compreender aspectos da relação entre
sociedade e natureza no espaço geográfico do Canadá, reconhecendo atividades
econômicas desenvolvidas. ·
Identificar aspectos territoriais,
populacionais e socioeconômicos dos Estados Unidos, para compreender a
formação e a organização territorial e política do país. |
Metodologia: ·
Aula expositiva utilizando o livro didático Geografia espaço e
interação. ·
Iniciar a aula fazendo a exposição do conteúdo “Aspectos
naturais da América”. |
Habilidade: |
:Desenvolvimento: 1º Etapa,
fazer a exposição do objeto de conhecimento sobre “Aspectos naturais da
América ” iniciando com as perguntas de sondagem. 2º Etapa,
realizar a leitura compartilhada das páginas 92 e 93 com a turma, com momento
de questionamento, discussão e Solicitar que os estudantes
analisem o mapa da página 92 e a imagem da página 93. Perguntar o que puderam
observar e pedir que respondam a atividade da página 93, fazer a correção e socialização. Avaliação: Participação nas discussões /. Reflexão final sobre o aprendizado da
aula. |
Objeto de conhecimento: Diversidade e dinâmica da população mundial e local. |
|||
Metodologia:. ·
Sondagem dos conhecimentos
prévios através de imagens, ou, atividades práticas; ·
Resolução de atividades
individuais e/ou em grupos. |
|||
Habilidade: (EF08GE03) Analisar aspectos
representativos da dinâmica demográfica, considerando características da
população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial). Uma
na pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no
município de Itamaraju. (EF08GE04)
Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e
força dos, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais
políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional e
baiana. (EF08GE04IT)
Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e
forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais
políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional,
baiana da mesorregião do Extremo Sul da Bahia especialmente no Município de
Itamaraju. |
|||
Desenvolvimento: 1º Etapa,
dando continuidade ao objeto de conhecimento sobre “Aspectos
naturais da América ” com as perguntas de sondagem. 2º Etapa,
realizar a leitura compartilhada das páginas 94,95,96,97,98
e 99, com a turma,
com momento de questionamento,
discussão e socialização. 3º Etapa: Após a
leitura e interpretação coletiva com questionamentos e discussão. Solicitar
aos estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da página 100, 101
e 103.Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual e se
possível realizar uma correção coletiva.
|
|||
3ºAula : América Anglo- Saxônica - CANADÁ |
|||
Objeto de conhecimento: : Diversidade e dinâmica da população
mundial e local. Objetivo: ·
Reconhecer as principais civilizações
pré-colombianas, como os Maias, Astecas e Incas. ·
Relacionar os povos originários com suas
respectivas localizações geográficas. |
|||
Metodologia: Introdução do objeto de conhecimento o
professor(a) orienta os estudantes a ler as informações trazidas pelo livro
didático nas páginas 104, 105, 106,107,108, 109, 110 e 111 sobre
América Anglo- Saxônica - CANADÁ e colocar dentro deste debate seus pontos de vista
criando autonomia para realizar atividades e posteriormente socializar. |
|||
Habilidade: (EF08GE03) Analisar aspectos
representativos da dinâmica demográfica, considerando características da
população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial). Uma
na pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no
município de Itamaraju. (EF08GE04)
Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e
força dos, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais
políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional e
baiana. (EF08GE04IT)
Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e
forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais
políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional,
baiana da mesorregião do Extremo Sul da Bahia especialmente no Município de
Itamaraju. |
|||
Desenvolvimento: 1º
Etapa: Acolhida
aos estudantes, logo após a acolhida e a frequência , iniciar a aula fazendo
uma breve revisão sobre o que foi estudado na aula anterior. Correção da atividade da aula anterior. Promover
a leitura coletiva do texto da página 106 a 111, com
questionamentos e discussão. 2º Etapa:
Após a correção, fazer a introdução do objeto do conhecimento, América Anglo-
Saxônica. Utilizando o livro didático para leitura compartilhada das páginas
106 á 111 (Canadá) ou pode ser utilizado o resumo para explanação e
compreensão do conteúdo. 3º Etapa:
Realizar uma correção coletiva.
|
Aula 4: ANGLO-SAXONICA
( CANADÁ) |
Objeto de conhecimento: : Diversidade e dinâmica da população
mundial e local. |
|
Habilidade: (EF08GE01IT) Descrever as rotas de
dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios
em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e
condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana
pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no
município de Itamaraju. |
Desenvolvimento: 1º
Etapa: Acolhida
aos estudantes, logo após a acolhida e a frequência , iniciar a aula fazendo
uma breve revisão sobre o que foi estudado na aula anterior. Correção da atividade da aula anterior. Promover
a leitura coletiva do texto da página 90 e 91, com
questionamentos e discussão. 2º Etapa:
Após a correção, fazer a introdução do objeto do conhecimento, América Anglo-
Saxônica. Utilizando o livro didático para leitura compartilhada das páginas
106 á 111 (Canadá) ou pode ser utilizado o resumo para explanação e
compreensão do conteúdo. 3º Etapa:
Realizar uma correção coletiva. Participação nas discussões / Qualidade na
resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da
aula. Aula 5: ANGLO-SAXONICA
( ESTADOS UNIDOS)
Objeto de conhecimento: Distribuição
da população mundial e deslocamentos populacionais. Habilidade: (EF08GE01IT) Descrever as rotas de
dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios
em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e
condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana
pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no
município de Itamaraju.
Desenvolvimento: 1º
Etapa: Acolhida
aos estudantes, logo após a acolhida e a frequência , iniciar a aula fazendo
uma breve sondagem da aula anterior. 2º Etapa: Roda de conversa
com leitura compartilhada e explicação para sanar dúvidas do objeto do
conhecimento sobre Estados Unidos. Utilizar
o livro didático para a realização da leitura compartilhada, iniciando na
página 112 ou a 117 um breve resumo
sobre os principais aspectos dos estados Unidos e atividade. . 3º Etapa:
Realizar uma correção coletiva. 6º Aula: ESTADOS UNIDOS - Negros e hispânicos nos Estados Unidos. Objeto de conhecimento: Distribuição da
população mundial e deslocamentos populacionais. Habilidade: (EF08GE20) Analisar
características de países e grupos de países da América e da África no que se
refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e
discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza
e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que
resulta na espoliação desses povos. 1º Etapa: Utilizar o livro didático para a
realização da leitura compartilhada, iniciando na página 118 a 121 um breve
resumo sobre os principais aspectos dos estados Unidos. Em seguida atividade
da página 121. 3º Etapa:
Realizar uma correção coletiva. AVALIAÇÃO:
Participação nas discussões / Qualidade na
resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da
aula.
7º Aula : ESTADOS
UNIDOS –MOVIMENTOS NEGROS NAS MÍDIAS SOCIAIS Objeto de conhecimento: Distribuição
da população mundial e deslocamentos populacionais. Habilidade: (EF08GE20) Analisar
características de países e grupos de países da América e da África no que se
refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e
discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza
e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que
resulta na espoliação desses povos. Desenvolvimento: 1º Etapa, acolhida aos
estudantes, logo após a acolhida e a frequência , iniciar a aula fazendo uma
breve sondagem da aula anterior. 2º Etapa, Leitura compartilhada das páginas 122 a 127, destacar os
“inimigos” dos Estados Unidos durante a Guerra Fria e no final do século XX,
assim como as ações da potência estadunidense para “defender os princípios
democráticos”, que culminaram em guerras, conflitos ideológicos, intervenções
militares e, com isso, o surgimento de “novos
inimigos” para o século XXI. 3º Etapa, se possível o professor(a) pode
trabalhar “Música americana ou afro- americana” que esta presente nas páginas
128 a 129. AVALIAÇÃO:
Participação nas discussões / Qualidade na
resolução de atividades individuais / Reflexão final sobre o aprendizado da
aula.
8º Aula : ESTADOS UNIDOS – RELAÇÕES INTERNACIONAIS Objeto de conhecimento: Distribuição da
população mundial e deslocamentos populacionais. Habilidade: (EF08GE20) Analisar
características de países e grupos de países da América e da África no que se
refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e
discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza
e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que
resulta na espoliação desses povos. Desenvolvimento: 1º Etapa, Leitura compartilhada das páginas 130 a 133 do livro Geografia espaço e interação. Destacar
os “inimigos” dos Estados Unidos durante a Guerra Fria e no final do século
XX, assim como as ações da potência estadunidense para “defender os
princípios democráticos”, que culminaram em guerras, conflitos ideológicos,
intervenções militares e, com isso, o
surgimento de “novos inimigos” para o século XXI. 3º Etapa, o professor(a) pode orientar
os estudantes a copiar e responder no caderno a atividade que esta presente
nas páginas 134 a 135. Obs. O professor(a) é livre fazer
modificações ou utilizar outro material complementar desde que trabalhe o
objeto de conhecimento. AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( ) Trabalho; ( x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 104 a 135) ( ) Seminários; (x )
Apresentação oral; ( ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; ( X) Atividade escrita; ( X ) Avaliação da
participação; Outros: REFERENCIAS: Livro didático
Geografia Espaço e Interação. Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/canada.htm https://www.monteirolobatomaceio.com.br/repository/files/geopolitica.pdf https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/586001/2/Geografia%20da%20popula%C3%A7%C3%A3o%20mundial%20xenofobia.pdf slide
sobre Xenofobia file:///D:/MATERIAL%20PARA%20ARTICULA%C3%87%C3%83O%202024/XENOFOBIA%20-1ae72-tema-5-xenofobia-no-brasil-os-desafios-da-aceitacao-do-diferente-em-um-pais-multicultural.pdf XENOFOBIA NO BRASIL. |
SUGESTÕES DE TEXTOS :
Canadá
O
Canadá é um país que fica na América do Norte e consiste no segundo maior
país do mundo em extensão territorial, ficando atrás apenas da Rússia. Possui
um terreno acidentado e climas que variam do Temperado, mais ao sul, ao Ártico,
ao norte. A população canadense é hoje de pouco mais de 37,7 milhões de
habitantes, os quais se concentram nas porções meridionais do território. O
país possui elevados indicadores sociais e econômicos, sendo atualmente uma das
maiores economias do planeta."
Clima
do Canadá
Dois
tipos climáticos são predominantes no território canadense: o Temperado, que
ocorre nas terras ao sul, e o Ártico (e as suas subclasses), que se distribui
pelas porções mais ao norte. Sob influência da maritimidade e do relevo, as
províncias das costas leste e oeste experimentam os maiores índices de
precipitação na forma de chuva durante o outono e o inverno."
Relevo
do Canadá
Mais
da metade do Canadá está inserida no Escudo Canadense, abrangendo tanto as
terras continentais quanto o conjunto de ilhas ao norte. Trata-se de uma
formação muito antiga e intensamente transformada pela ação dos agentes
erosivos. Os terrenos centrais são, por conta disso, marcados pelo relevo
acidentado, com altitudes médias de 600 metros e as maiores elevações nas
bordas."
Vegetação
do Canadá
A
partir do Norte, seguindo o padrão de distribuição climática, a cobertura
vegetal do Canadá é formada pelas espécies características de Tundra, Taiga e
Pradaria. Estima-se que a área florestada no país seja de 38,7% do seu
território (ONU, 2017)."
Hidrografia
do Canadá
O
Canadá possui uma grande quantidade de lagos naturais e rios que formam sua
vasta rede de drenagem. Seu rio mais extenso é o Mackenzie, com 4241 km.
O
país abriga também parte dos Grandes Lagos na sua fronteira sudeste com os
Estados Unidos. Fica em Déline, nos Territórios do Noroeste, o maior lago do
país, o Grande Lago do Urso, com 31.153 km².
Demografia
do Canadá
A
população canadense é de 37.742.000 habitantes, com a maior parte se concentrando
nas áreas meridionais do país. O território do Canadá pode ser considerado
pouco povoado, com densidade de 4,2 hab/km².
Quase
82% da população se encontram em áreas urbanas. A cidade mais populosa do
Canadá é Toronto, a sudoeste da capital, com 6,2 milhões de habitantes na sua
região metropolitana. Ottawa, por sua vez, reúne 1.378.200 habitantes.
O
Canadá possui uma das mais elevadas expectativas de vida do mundo, que é de
82,2 anos.
Economia
do Canadá
A
economia canadense é a nona maior do mundo. Dados do Fundo Monetário
Internacional (FMI) indicam que o PIB do país a preços correntes é atualmente
de 1,76 trilhões de dólares, cuja maior parcela é referente ao setor de
serviços em conjunto com a indústria."
O
subsolo canadense é rico em recursos naturais, como petróleo e gás natural,
minério de ferro, cobre, zinco, urânio, potássio, entre outros, o que orienta
muitos setores econômicos, notadamente a indústria. O país se destaca também na
produção de papel e celulose e em equipamentos de transporte.
O
setor agropecuário é voltado para a pesca, além da produção de carne de porco e
leite. Apesar da diminuta quantidade de terras agricultáveis (4,7%), o Canadá
produz milho, cevada, trigo, soja e colza, além de vegetais voltados ao consumo
interno."
Referência: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/canada.htm
Estados Unidos
Estados Unidos ou Estados Unidos da
América (EUA), como é chamado oficialmente, são um país localizado no
continente americano (subcontinente América do Norte). O país é considerado o
mais influente do mundo e exerce forte domínio político, econômico, militar e
cultural.
"Os EUA participam de diversas
organizações, como o Conselho das Nações Unidas; o Acordo Estados
Unidos-México-Canadá (USMCA), antigo Nafta; a Otan, dentre outros. A nação
mantém relações diplomáticas com a maioria dos países em todas as regiões do
mundo.
Os Estados Unidos são também considerados
uma nação multicultural. A grande extensão territorial confere ao país uma
elevada biodiversidade e o encontro de diversas etnias, contribuindo para uma
cultura riquíssima, repleta de particularidades em cada região do país.
Seus aspectos naturais são também
bastante diversificados, seja no relevo, no clima, na vegetação, na fauna e na
flora, dando ao país o status de “megadiverso” (país que abriga a maioria das
espécies da Terra)."
"Economia dos
Estados Unidos
Conhecido como a maior potência do mundo,
os Estados Unidos ostentam a primeira posição quando o assunto é Produto
Interno Bruto, que representa a soma de todos os bens produzidos no país ao
longo de um período. O país tem um PIB de US$ 19,39 trilhões, segundo o Fundo
Monetário Internacional, estando à frente de países como China e Japão. A
economia em 2018 cresceu 2,9% se comparada ao ano anterior."
"A economia estadunidense
baseia-se nos setores agropecuário, industrial e de serviços é "importante
também destacar a produção de petróleo no país, bem como a de gás natural.
População dos Estados
Unidos
A população estadunidense conta com,
aproximadamente, 326.766.748 habitantes, segundo o IBGE. Boa parte da população
é composta por imigrantes, vindos de países da América Latina e do continente
asiático especialmente. Segundo o relatório de 2017 elaborado pelo Centro para
Estudos de Imigração, o número de imigrantes nos EUA ultrapassou 43 milhões,
sendo os mexicanos os que mais migram para esse país."
Potência mundial
Assim como os países europeus, os
Estados Unidos também se lançaram na corrida imperialista no final do século
XIX após terem completado a expansão para o Oeste.
Os principais fatores que contribuíram
para o domínio de territórios pelos estadunidenses ao redor do mundo foram:
• o imenso território, rico em
recursos naturais que ajudaram a impulsionar a industrialização e o
desenvolvimento econômico;
• a saída para os oceanos Atlântico e
Pacífico, que favorece o comércio internacional com Europa e Ásia e o
posicionamento estratégico de navios militares. A Marinha estadunidense tem a
maior e mais bem equipada frota do planeta, com bases para operar em várias
regiões do mundo.
Influência global
Embora tenham passado por crises
econômicas e enfrentado a competição de outros países, como a China, os Estados
Unidos ainda exercem grande influência econômica, política, militar e cultural
no espaço mundial.
Relações
internacionais
Liberdade de expressão, direito de ir
e vir, direito de escolher os governantes, liberdade de imprensa, entre outros,
são princípios democráticos declarados pelos Estados Unidos. A grande potência
utilizou, em muitas ocasiões, a defesa da democracia como justificativa para
realizar intervenções militares e aplicar sanções políticas e econômicas a
diversos países, criando “inimigos” e tornando-se alvo de atentados
terroristas.
Referencias:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estados-unidos.htm
livro didático: Espaço e Interação geográfica.
SUGESTÃO: Para o Projeto de
História com o tema “Ancestralidade
Preta: diversidades, saberes e conhecimento na construção da autoafirmação da
identidade e protagonista afro-brasileiro”. O professor(a) pode solicitar aos estudantes pesquisar sobre Xenofobia
com brasileiros no Estados Unidos” ou culinária afro- brasileiro. Estimule
o estudante a fazer a pesquisa em casa e levar para a escola todo material
apurado para montagem da maleta. Em continuidade divida a sala em grupos e
oriente-os a da início aos trabalhos.
Apresentação com explicação dos grupos.
Obs. Utilizar material reciclado.
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário