9º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 6º ANO - 2022

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais

 Subtema: Diversidade Cultural no espaço geográfico.

Unidade Temática:  Natureza Ambientes e Qualidade de Vida.

Objetos do Conhecimento: Atividades Humanas e Dinâmica Climática.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 6°                                   Período: 14/11/2022  a  10/12/2022                             Nº de Aulas: 3

                            HABILIDADES

(EF06GE05IT) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais identificando estes aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua importância.

(EF06GE11: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

(EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

(EF06GE06BA) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização e ofertas de diversos serviços, partindo de sua realidade.

(EF06GE06IT) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária, com destaque para a cultura do café, pimenta-do-reino e eucalipto e para criação do gado e ofertas de diversos serviços, como aqueles ligados à expansão urbana partindo da realidade do município de Itamaraju.

                 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciênciassocioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.

                   COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

 

7. Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação, propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS                              

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de uma semana  para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos, assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.                                                                                 

                                                                                      1ªAula

 

   PLURALISMO CULTURAL E MULTICULTURALISMO NA FORMAÇÃO DO SER: ESPAÇO PARA DISCUSSÕES ÉTNICAS E CULTURAIS

 

ETAPA1:  Introduza o assunto pedindo aos alunos que falem o que sabem sobre diversidade cultural: significado da palavra, do que se trata, origens, etc. Vá dialogando com a classe levando-os ao conceito proposto sobre  “A diversidade cultural no espaço geográfico brasileiro” .

ETAPA 2: Orientar os alunos a fazer a leitura do texto disponível na apostila.

 

Leitura do texto:

 

                                                                                                A pluralidade cultural do Brasil

 

Diversidade Cultural: o que é e no Brasil - Toda Matéria

mapa brasil infantil | Ilustrações com mapas, Mapa brasil, Mapa  A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores. É uma característica muito importante de uma comunidade, pois a cultura é transmitida de geração em geração e demonstra aspectos locais de uma população.
O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo.
Esse é um tema de extrema importância e deve ser abordado em sala de aula, pois os alunos devem ter conhecimento da diversidade cultural do país e saberem a origem de festas folclóricas, culinária, crenças e todos os tipos de manifestações culturais, fortalecendo ainda mais o processo de valorização dos costumes locais, contrapondo a tentativa de unificação de uma cultura de massa imposta pelos meios de comunicação.

 Ao abordar a pluralidade cultural do Brasil, o professor deve promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra.
Deve-se esclarecer o conceito de cultura e citar os principais elementos que configuram a cultura de um determinado local.  Questione os alunos sobre os aspectos culturais do Brasil e os principais povos responsáveis pela disseminação cultural.
Feito isso, divida a turma em cinco grupos, sendo cada um responsável por uma Região do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul), onde aspectos culturais de cada Região deverão ser pesquisados. Os alunos deverão realizar estudos sobre a culinária típica, danças, festas populares, manifestações religiosas, de forma que o potencial de cada grupo seja explorado ao máximo.
Posteriormente, promova apresentações dos grupos, abordando as principais manifestações culturais e os povos responsáveis pela propagação cultural de cada região pesquisada. Se possível apresente vídeos das atividades realizadas.
Após as apresentações reúna os trabalhos de cada grupo e monte uma revista, de forma que os alunos tenham material sobre a cultura brasileira, e o que é mais importante, produzido por eles mesmos.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

 

ETAPA 2: O professor pode orientar os alunos a pesquisar com seus familiares sobre sua origem.

E seguida o professor segue orientando os alunos a fazer um poema de acordo as pesquisas.

 

ETAPA 3: Nesta etapa apresentação das pesquisas e socialização.

                                                                                     2ªAula

ETAPA 1: Iniciar a aula com um bom dia ou boa tarde e chamada. Em seguida levantamento prévio da aula anerior , retomando os conteúdos trabahados promovendo um momento de questionamentos e tira possíveis dúvidas.

Sugestão: Se possível o professor(a) disponibilizar para os estudantes assistir o vídeos disponível na apostila.

·         Clima e Vegetação: https://youtu.be/rLiaIGI3OUQ

·         Domínios Morfoclimáticos:  https://youtu.be/Fz2Ga-sdP-o

·         Vegetação do Brasil: https://youtu.be/79TskLUQBqk

ETAPA 2: Após levantamento prévio e questionamento, orientar os estudantes a fazer uma atividade de revisão , retomando algumas habilidades necessárias.

 

                                                         Atividade de revisão sobre Clima e Vegetação

  

              Essa prática favorece o aprendizado, ajuda a manter o foco nos estudos e pode ser feita em diferentes espaços. Ou seja, todo mundo pode desfrutar dos benefícios da retomada dos assuntos, conceitos, fórmulas e discussões presenciadas no ambiente de ensino.

 

https://blogcarreiras.cruzeirodosuleducacional.edu.br/revisao-de-conteudo/#:~:text=Essa%20pr%C3%A1tica%20favorece%20o%20aprendizado,presenciadas%20no%20ambiente%20de%20ensino[CdM1] .

1)      Leia as frases e marque V para verdadeiro e F para falso.

 

(  )  As vegetações da terra não apresentam variados aspectos e conjuntos de espécies.

(  ) O clima, o solo, o relevo e a hidrografia influenciam na diversidade das vegetações presentes no planeta.

( )  O planeta possui poucos tipos de florestas.

( ) Florestas Equatorial e Tropicais , estão presentes nas faixas de clima Equatorial e tropical.

( ) As Florestas Temperadas e Subtropicais ,localizam-se em regiões de clima polar.

 

( ) As Taigas ou Mata de Coníferas, são típicas das florestas Normais.

 

2)      Marque a alternativa correta, sobre a vegetação Mediterrânea:

 

A)     Possui verões chuvosos e invernos secos.

B)      Ocorre principalmente na América do Sul e Japão.

C)       Clima Mediterrâneo,com verões quentes e secos e invernos chuvosos.

D)      A vegetação típica são os cactos.

 

3) Marque a alternativa incorreta sobre as Savanas :

 

A)     Vegetação típica no Japão e Canadá.

B)      São características de regiões tropicais que apresentam uma estação seca.

C)      A fauna é diversificada e abriga grandes animais.

D)     Ocorrem principalmente, na América do Sul, na África e na Austrália.

 

4) Complete as frases sobre Pradarias e Estepes:

 

A)     As Pradarias são características de áreas de pouca ______________ .

B)      São formadas basicamente por ___________,mas também podem apresentar alguns _____________ .

C)      Presentes em regiões ___________.

D)     As ____________ são vegetações __________ constituídas por gramíneas.

 

5)  A vegetação de Deserto ocorre em que tipos de regiões?

 

______________________________________

 

6) Quais são os tipos de vegetação presentes no planeta terra?

 

                                                                                             3ªAula

 

 

 ETAPA 1: Nesta etapa sondagem da aula anterior e em seguida orientar os estudantes a copiar e responder no caderno a atividade complementar disponível na apostila.

                                                                              ATIVIDADE

 1.Leia com bastante atenção:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhS5wybLvFLrzGCNOhCsHiLB5D8kGL3IfnC8iTABuEjcVNKJAASjg3OX0v6Es09I4YWICDjJcIostSEHstKcO0Ve427A8JFTWGg1vhbyG3P5FzAFFY0Y9UuKmSv2lNYgbzwTqZ9MQpiIsPi/s1600/12.jpg

 

 

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivVD7buwPcMcQ_kzGG7dgNxTZDUAcPk1tw4o3SeI7icISFbXyH3V-HlIbkwwfcgj6pRAoMYpLmyWxosqBENbdGaJWr_BoucY8wTtv8Eg0xYCOqbIRk1qgJtcIhvYfJllKU4RUyIbd2gPgK/s1600/13.jpg

 

ETAPA 2:Continuação da atividade, correção e socialização.

 

Sugestão : O professor(a) é livre para trabalhar outra atividade se assim preferir, desde que não fuja do objeto de conhecimento.

 

RECURSOS: ( 134 a 159)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (158 a 159)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

 

Livro didático Araribá Mais Geografia páginas 134 a 159.

Recursos naturais e fonte de energia link: https://www.youtube.com/watch?v=7WOUnUgE1wo

Recursos naturais e fonte de energia link:https://www.youtube.com/watch?v=EQfLuryJY5E

 

    Referencias:

 

 Imagem/ Diversidade cultural:https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.todamateria.com.br%2Fdiversidade-cultural%2F&psig=AOvVaw3w7q0enSMji2yVLDixGUCT&ust=1667925019724000&source=images&cd=vfe&ved=0CAoQjRxqFwoTCKDqxK2_nPsCFQAAAAAdAAAAABAI .

·         Clima e Vegetação: https://youtu.be/rLiaIGI3OUQ

·         Domínios Morfoclimáticos:  https://youtu.be/Fz2Ga-sdP-o

·         O  Vegetação do Brasil: https://youtu.be/79TskLUQBqk

o   Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 [CdM1]


Nenhum comentário:

Postar um comentário