SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
TEMA: Pluralismo
Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões
étnicas e culturais Subtema: Diversidade
Cultural no espaço geográfico. |
Unidade Temática: Natureza Ambientes e Qualidade de Vida. Objetos do
Conhecimento: Atividades
Humanas e Dinâmica Climática. |
Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre
e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca
entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode
ser uma prática humana
de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
|
Ano: 6° Período: 14/11/2022 a
10/12/2022 Nº de Aulas: 3 |
|
HABILIDADES |
|
(EF06GE05IT) Relacionar padrões
climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais identificando estes
aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua importância. (EF06GE11: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com
base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as
transformações da biodiversidade local e do mundo. (EF06GE06) Identificar as
características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do
desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização. (EF06GE06BA) Identificar as
características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do
desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização e ofertas
de diversos serviços, partindo de sua realidade. (EF06GE06IT) Identificar as
características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do
desenvolvimento da agropecuária, com destaque para a cultura do café, pimenta-do-reino
e eucalipto e para criação do gado e ofertas de diversos serviços, como
aqueles ligados à expansão urbana partindo da realidade do município de
Itamaraju. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2. Estabelecer conexões entre
diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos
objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem
uso dos recursos da natureza ao longo da história. Construir argumentos com base
em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que
respeitem e promovam a consciênciassocioambiental e o respeito à
biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
6. Construir argumentos com
base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista
que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza.
7. Agir pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia
, responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação, propondo
ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos
,democráticos , sustentáveis e solidários. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de uma semana para melhor agilizar a vida de vocês e dos
alunos, assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais
fácil a avaliação de desempenho da participação
nas aulas e nas atividades realizadas.
1ªAula PLURALISMO CULTURAL E MULTICULTURALISMO NA
FORMAÇÃO DO SER: ESPAÇO PARA DISCUSSÕES ÉTNICAS E CULTURAIS
ETAPA1:
Introduza
o assunto pedindo aos alunos que falem o que sabem sobre diversidade
cultural: significado da palavra, do que se trata, origens, etc. Vá
dialogando com a classe levando-os ao conceito proposto sobre “A diversidade
cultural no espaço geográfico brasileiro” . ETAPA 2: Orientar os alunos a fazer a leitura do texto
disponível na apostila. Leitura do texto:
A pluralidade cultural do Brasil
A
cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias,
mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir,
entre outros fatores. É uma característica muito importante de uma
comunidade, pois a cultura é transmitida de geração em geração e demonstra
aspectos locais de uma população. Por Wagner de Cerqueira e Francisco
ETAPA 2: O professor pode
orientar os alunos a pesquisar com seus familiares sobre sua origem. E
seguida o professor segue orientando os alunos a fazer um poema de acordo as
pesquisas.
ETAPA 3: Nesta etapa
apresentação das pesquisas e socialização.
2ªAula ETAPA 1: Iniciar a aula com um
bom dia ou boa tarde e chamada. Em seguida levantamento prévio da aula
anerior , retomando os conteúdos trabahados promovendo um momento de
questionamentos e tira possíveis dúvidas. Sugestão: Se possível o
professor(a) disponibilizar para os estudantes assistir o vídeos disponível
na apostila. ·
Clima
e Vegetação: https://youtu.be/rLiaIGI3OUQ ·
Domínios
Morfoclimáticos: https://youtu.be/Fz2Ga-sdP-o ·
Vegetação
do Brasil: https://youtu.be/79TskLUQBqk ETAPA 2: Após levantamento
prévio e questionamento, orientar os estudantes a fazer uma atividade de
revisão , retomando algumas habilidades necessárias.
Atividade de revisão sobre
Clima e Vegetação Essa prática favorece o aprendizado,
ajuda a manter o foco nos estudos e pode ser feita em diferentes espaços.
Ou seja, todo mundo pode desfrutar dos benefícios da retomada dos assuntos,
conceitos, fórmulas e discussões presenciadas no ambiente de ensino.
https://blogcarreiras.cruzeirodosuleducacional.edu.br/revisao-de-conteudo/#:~:text=Essa%20pr%C3%A1tica%20favorece%20o%20aprendizado,presenciadas%20no%20ambiente%20de%20ensino[CdM1] . 1)
Leia as frases e marque V para
verdadeiro e F para falso.
( ) As
vegetações da terra não apresentam variados aspectos e conjuntos de espécies. ( ) O clima, o solo, o relevo e a hidrografia
influenciam na diversidade das vegetações presentes no planeta. ( ) O planeta possui poucos tipos de florestas. ( ) Florestas Equatorial e
Tropicais , estão presentes nas faixas de clima Equatorial e tropical. ( ) As Florestas Temperadas e
Subtropicais ,localizam-se em regiões de clima polar.
( ) As Taigas ou Mata de
Coníferas, são típicas das florestas Normais.
2)
Marque a alternativa correta,
sobre a vegetação Mediterrânea:
A)
Possui verões chuvosos e
invernos secos. B)
Ocorre principalmente na América
do Sul e Japão. C)
Clima Mediterrâneo,com verões quentes e
secos e invernos chuvosos. D)
A vegetação típica são os cactos.
3) Marque a alternativa
incorreta sobre as Savanas :
A)
Vegetação típica no Japão e
Canadá. B)
São características de regiões
tropicais que apresentam uma estação seca. C)
A fauna é diversificada e abriga
grandes animais. D)
Ocorrem principalmente, na
América do Sul, na África e na Austrália.
4) Complete as frases sobre
Pradarias e Estepes:
A)
As Pradarias são características
de áreas de pouca ______________ . B)
São formadas basicamente por
___________,mas também podem apresentar alguns _____________ . C)
Presentes em regiões
___________. D)
As ____________ são vegetações
__________ constituídas por gramíneas.
5) A vegetação de Deserto ocorre em que tipos
de regiões?
______________________________________
6) Quais são os tipos de
vegetação presentes no planeta terra?
3ªAula
ETAPA 1: Nesta etapa sondagem da aula
anterior e em seguida orientar os estudantes a copiar e responder no caderno
a atividade complementar disponível na apostila.
ATIVIDADE 1.Leia com
bastante atenção:
ETAPA 2:Continuação da
atividade, correção e socialização.
Sugestão : O professor(a) é
livre para trabalhar outra atividade se assim preferir, desde que não fuja do
objeto de conhecimento.
RECURSOS: ( 134 a 159)Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (158 a 159) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros: Referencias:
Livro
didático Araribá Mais Geografia páginas 134 a 159. Recursos
naturais e fonte de energia link: https://www.youtube.com/watch?v=7WOUnUgE1wo Recursos
naturais e fonte de energia link:https://www.youtube.com/watch?v=EQfLuryJY5E
Referencias:
Imagem/ Diversidade cultural:https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.todamateria.com.br%2Fdiversidade-cultural%2F&psig=AOvVaw3w7q0enSMji2yVLDixGUCT&ust=1667925019724000&source=images&cd=vfe&ved=0CAoQjRxqFwoTCKDqxK2_nPsCFQAAAAAdAAAAABAI . ·
Clima
e Vegetação: https://youtu.be/rLiaIGI3OUQ ·
Domínios
Morfoclimáticos: https://youtu.be/Fz2Ga-sdP-o ·
O Vegetação do Brasil: https://youtu.be/79TskLUQBqk o
Que Deus continue
protegendo e abençoando a todos nós...
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário